quinta-feira, 22 de novembro de 2012

Coluna Claquete – 23 de novembro de 2012


  

Newton Ramalho

 

colunaclaquete@gmail.comwww.colunaclaquete.blogspot.com  - @colunaclaquete

 

O que está em cartaz

Depois do cansaço dos feriados, nada melhor que um cineminha para relaxar... Neste final de semana estreiam a animação “A Origem dos Guardiões”, o thriller “Selvagens”, e a produção francesa “Bem Amadas”, na Sessão Cine Cult do Cinemark. Continuam em cartaz “Saga Crepúsculo: Amanhecer – Parte 2” (vejam na Sessão Filme da Semana), com Robert Pattinson, Kristen Stewart e Taylor Lautner, “007 – Operação Skyfall”, e “Gonzaga de Pai Para Filho”. Nas programações exclusivas, o Cinemark exibe “Diário de um Banana 3”, enquanto o Moviecom mantém o thriller “Argo”, de Ben Affleck, o terror “A Possessão”, e a comédia “Até Que a Sorte nos Separe”.

 

Estreia 1: “A Origem dos Guardiões


Quando o espírito maligno Pitch (Jude Law) decide dominar o mundo, os guardiões imortais decidem se reunir para proteger, com seus poderes extraordinários, as crenças das crianças do mundo inteiro. Liderados pelo Papai Noel (Alec Baldwin), o grupo é também formado pela Fada do Dente (Isla Fisher), Jack Frost (Chris Pine), Coelho da Páscoa (Hugh Jackman) e Sandman. Dirigido por Peter Ramsey (Monstros vs. Alienígenas), o filme traz essas figuras míticas como heróis corajosos e enérgicos, dispostos a tudo para salvar o poder de fantasia das crianças do mundo. “A Origem dos Guardiões” estreia nesta sexta-feira, na Sala 6 do Cinemark, e na Sala 6 do Moviecom. Classificação indicativa livre. Cópias dubladas e em 3D. (T. O.: “Rise of the Guardians”)

 

Estreia 2: “Selvagens


Laguna Beach, Califórnia. Ben (Aaron Johnson) e Chon (Taylor Kitsch) são grandes amigos que dividem a mesma namorada, Ophelia (Blake Lively), e cuidam de um negócio próprio de plantio e distribuição de maconha. A vida do trio segue de vento em popa até o surgimento de um perigoso cartel mexicano, que lhes oferece sociedade. Como Ben e Chon não aceitam a proposta, Ophelia é sequestrada. O resgate equivale a toda a grana que eles ganharam nos últimos cinco anos. Os amigos aceitam pagar a quantia, mas elaboram um plano alternativo para que possam ficar com Ophelia e o dinheiro, contando com a relutante ajuda de um agente federal corrupto (John Travolta). “Selvagens” estreia nesta sexta-feira, na Sala 2 do Moviecom. Classificação indicativa 18 anos. (T. O.: “Savages”)

Estreia 3: “Bem Amadas (Sessão Cine Cult)


De Paris na década de 1960 à Londres nos 2000, “Bem Amadas” retrata a história de vida de Madeleine (Catherine Deneuve e Ludivine Sagnier) e sua filha Vera (Chiara Mastroianni), abordando o relacionamento delas com os homens de suas vidas. O filme busca responder: como resistir à passagem do tempo e resolver os nossos mais profundos sentimentos? Dirigido por Christophe Honoré, o longa-metragem conta ainda com as presenças de Louis Garrel, Milos Forman e Paul Schneider no elenco. “Bem Amadas” será exibido na terça-feira (27/11) e quinta-feira (29/11), na Sala 5 do Cinemark, na sessão de 21h30. Classificação indicativa 16 anos. (T. O.: “Les Bien-Aimés”)


Filme da Semana: “Saga Crepúsculo: Amanhecer – Parte 2”

Um dos aspectos mais fascinantes do cinema é a capacidade de surpreender o espectador, principalmente quando se trata de uma obra bastante conhecida, como é o caso da saga “Crepúsculo”, da autora Stephenie Meyer. “Saga Crepúsculo: Amanhecer – Parte 2” conseguiu a façanha de ser diferente e ao mesmo tempo fiel ao livro!
O final de “Amanhecer – Parte 1” mostra Edward (Robert Pattinson) sendo obrigado a transformar Bella (Kristen Stewart) em vampira, para salvar-lhe a vida, após o nascimento da filha Renesmee.
Bella desperta, linda e maravilhosa, curtindo todas as prerrogativas de sua nova condição de vampira, mas fica possessa quando descobre que a filha tivera um “imprinting” com Jacob (Taylor Launer), uma espécie de laço emocional inquebrável, que acontecia com os lobisomens. Vampira ou não, Bella continuava a mesma.
Acalmados os ânimos, era tempo de pensar em coisas mais sérias. A menina, que era um híbrido de humano e vampiro, crescia de forma acelerada. Isso precipitou as coisas, pois a vampira Irina (Maggie Grace) vê Renesmee e procura os poderosos Volturi para denunciar a existência da criança.
Conhecedor da maneira de agir de Aro Volturi (Michael Sheen) e seus irmãos, Carslile Cullen (Peter Facinelli) decide procurar os seus amigos para conhecer Renesmee e provar-lhes de que ela não é uma aberração, uma criança imortal.
O problema é que ninguém quer se colocar contra os Volturi, o mais poderoso clã do universo dos vampiros. Ainda assim, eles ainda conseguem um bom número de amigos que decidem ficar ao seu lado, mesmo sabendo que poderão ter que lutar até a morte.
As armas mais poderosas de Aro são os irmãos Jane (Dakota Fanning), que tem o poder de invadir a mente dos outros, e Alec (Cameron Bright) que cria um nevoeiro deixando os inimigos sem ver, ouvir ou sentir nada.
Mas, uma esperança surge em um poder ainda incipiente de Bella. Da mesma forma que ela bloqueava a telepatia de Edward, ela poderia estender esse seu campo de proteção para os outros. Para isso, eles treinam à exaustão, até que ela seja capaz de dominar o seu poder.
Quando chega a hora do confronto, as palavras não convencem, e tem lugar uma batalha épica, envolvendo o clã dos Volturi contra os Cullen e seus amigos, ajudados pela matilha de lobisomens de Jacob. Falar do resultado do confronto seria tirar o prazer do espectador em ver com os seus próprios olhos.
Já mencionei em outras críticas as limitações da saga e de seus personagens, que se mantêm fiéis às suas características. Não podemos esquecer que este filme não se destina aos amantes dos filmes de vampiros clássicos, mas, principalmente, para o público juvenil feminino, que se encantou com o estranho triângulo amoroso entre um vampiro, um lobisomem e uma heroína perdida no tempo e no espaço.
Sabendo disso, que for ao cinema não terá do que se queixar, já que o elenco é todo formado por homens e mulheres bonitos, parecendo um imenso comercial de pasta de dentes, uma verdadeira festa para os olhos. Como não são papéis que exigem atuações profundas, não há do que se queixar da direção de um modo geral.
Na parte técnica, os efeitos especiais são magníficos, principalmente nas cenas da grande batalha. As selvagens paisagens canadenses fornecem um belíssimo pano de fundo para as aventuras de nossos heróis.
Os fãs saíram da sala suspirando, tristes por se encerrar uma saga que mexeu com tanta gente. Mas, nada em Hollywood é definitivo, e o final meio aberto da saga pode bem ensejar uma futura continuação. Quem viver, verá.

 

Lançamentos em DVD/Blu-Ray

“Os Acompanhantes”

Quando um vergonhoso incidente força Louis Ives (Paul Dano) a abandonar a exclusiva escola Princeton, ele vai para Nova York e arranja emprego em uma revista de meio-ambiente. Lá, ele conhece a encantadora Mary (Katie Holmes) e aluga um quarto no apartamento de Henry Harrison (Kevin Kline), um brilhante, excêntrico e falido roteirista, que atua como acompanhante de ricas viúvas da alta sociedade de Manhattan. É então que os dois desenvolvem um memorável relacionamento de mentor e aprendiz, cujas aventuras urbanas atenuam sua diferença de idade de mais de quarenta anos. Disco com formato de tela widescreen anamórfico e áudio em Dolby Digital 5.1. (T. O.: “The Extra Man”)

“Infância Nua”

Um garoto rebelde de 10 anos é mandado para um pequeno internato pela própria mãe. Por causa de suas travessuras, ele constantemente muda de casas e também de família adotiva. A sensação de rejeição que ele sofre, o torna cada dia mais agressivo, impedindo-o de socializar-se com o mundo. A semelhança com “Os Incompreendidos” de François Truffaut é clara, que também foi um dos produtores desse triste drama infanto juvenil. O disco traz o filme com formato de tela widescreen e áudio Dolby Digital 5.1.  (T.O.: “L’enfance Nue”).

“Sonhos em Movimento”

Pouco antes de sua morte, a coreógrafa Pina Bausch decide fazer uma nova apresentação de seu célebre famoso espetáculo Kontakthof. Entretanto, ao invés de trabalhar com sua trupe habitual, ela escolhe como bailarinos um grupo de adolescentes entre 14 e 18 anos, que nunca dançaram nem sequer subiram nos palcos, e sem muito contato com a arte dos movimentos corporais. Este documentário apresenta os treinos e as experiências vividas durante este projeto inusitado. O disco traz o filme com formato de tela widescreen e áudio em Dolby Digital 2.0. (T.O.: “Tanzträume”).

“O Mundo dos Pequeninos”
 
Nos subúrbios de Tóquio, sob o assoalho de uma casa velha, Arrietty vive em seu minúsculo mundo com a família, fazendo de tudo para manter em segredo a existência de todos. Sobrevivendo como pequenos ladrões, eles conhecem as regras para que nunca sejam percebidos pelos verdadeiros - e grandes - donos da casa. Para isso, procuram manter a desconfiança deles em cima dos gatos e ratos e tomam todos os cuidados possíveis para evitar serem vistos. Contudo, quando um jovem rapaz se hospeda na casa, a pequenina Arietty acredita que poderá manter uma amizade com ele, apesar da diferença dos tamanhos. O disco traz o filme com formato de tela widescreen anamórfico e áudio DD  2.0, e, como extras, Sinopse, Trailers e Ficha Técnica. (T.O.: “Kari-gurashi no Arietti”).



Film de la semaine: «Twilight : Chapitre 4 - Révélation, 2e partie»


L'un des aspects les plus fascinants du cinéma est la capacité à surprendre le spectateur, surtout quand il s'agit d'une œuvre bien connue, comme c'est le cas de «Twilight», écrit par Stephenie Meyer. «Twilight : Chapitre 4 - Révélation, 2e partie» a réalisé l'exploit d'être différent et au même temps fidèle au livre!
La fin de «Twilight : Chapitre 4 - Révélation, 1e partie» montre Edward (Robert Pattinson) étant obligé de tourner Bella (Kristen Stewart) en vampire pour lui sauver la vie, après la naissance de leur fille Renesmée.
Bella se réveille, belle et merveilleuse, jouissant de tous les avantages de son nouveau statut de vampire, mais elle est possédée quand elle découvre que sa fille a eu une «empreinte» avec Jacob (Taylor Launer), une sorte de lien affectif incassable, ce qui est arrivé aux loups-garous! Vampire ou pas, Bella est resté le même.
Tempère calmé, il était temps de penser à des choses plus sérieuses. Renesmee, la jeune fille, qui était un hybride de l'homme et de vampire, se développe rapidement. Ce précipité les choses, parce que la vampire Irina (Maggie Grace) voit Renesmée et cherce les puissants Volturi pour dénoncer l'existence de l'enfant.
En connaissaint la façon d'agir de Aro Volturi (Michael Sheen) et ses frères, Carslile Cullen (Peter Facinelli) décide chercher ses amis pour savoir Renesmée et de leur prouver que la jeune fille n'est pas une aberration, un enfant immortel.
Le problème est que personne ne veut se présenter contre les Volturi, le clan le plus puissant de l'univers des vampires. Pourtant, ils parviennent encore un bon nombre d'amis qui décident de rester à ses côtés, même si elles peuvent se battre jusqu'à la mort.
Les armes les plus puissantes d'Aro sont les frères Jane (Dakota Fanning), qui a le pouvoir d'envahir l'esprit des autres, et Alec (Cameron Bright) qui crée un brouillard sans laisser les ennemis voir, entendre ou sentir quelque chose.
Mais l'espoir est livré dans un pouvoir naissant de Bella. De même façon qu'elle a bloqué la télépathie d'Edward, elle pourrait étendre cette protection aux autres. Pour ce faire, ils s'entraînent à l'épuisement, jusqu'à ce qu'il soit capable de maîtriser son pouvoir.
Lorsque le moment de la confrontation, les mots ne sont pas convaincantes, et une bataille épique se déroule, impliquant le clan Volturi contre les Cullen et leurs amis, aidés par les loup-garous de Jacob. Parlant de l'issue de la confrontation serait enlever le plaisir du spectateur de voir aver leurs propres yeux.
Je l'ai déjà mentionné dans d'autres critiques les limites de la saga et ses personnages, qui restent fidèles à leurs caractéristiques. N'oubliez pas que ce film n'est pas destiné aux amateurs de films de vampires classiques, mais surtout à un jeune public féminin, qui se plaisait à le triangle amoureux étrange entre un vampire, un loup-garou et une héroïne perdue dans le temps et dans l'espace .
Sachant cela, les spectateurs n'auront pas à se plaindre, parce que le casting est composé de beaux hommes et femmes, ressemblant à un immense commercial de dentifrice, un vrai régal pour les yeux. Depuis il n'y a pas des roles qui nécessitent des performances profondes.
Sur le plan technique, les effets spéciaux sont magnifiques, surtout dans les grandes scènes de bataille. Les paysages sauvages canadiennes offrent une magnifique toile de fond pour les aventures de nos héros.
Les fans ont quitté la salle en soupirant, tristes à la fin d'une saga qui a secoué tant de gens. Mais rien n'est définitif à Hollywood, et la fin ouverte à travers la saga pourrait bien donner lieu une suite à l'avenir. Qui vivra, verra.



Movie of the Week: "The Twilight Saga: Breaking Dawn - Part 2"

One of the most fascinating aspects of the movie is the ability to surprise the viewer, especially when it is a well known subject, as is the case with "Twilight" from Stephenie Meyer. "Twilight Saga: Breaking Dawn - Part 2" achieved the feat of being different and at the same time faithful to the book!
The end of "Breaking Dawn - Part 1" shows Edward (Robert Pattinson) being forced to turn Bella (Kristen Stewart) into a vampire to save her life, after the birth of their daughter Renesmee.
Bella awakes, beautiful and wonderful, enjoying all the benefits of her new status of vampire, but she is possessed when she discovers that her daughter had an "imprinting" with Jacob (Taylor Launer), a kind of emotional bond unbreakable, what happened with werewolves . Vampire or not, Bella remained the same.
Calmed tempers, it was time to think about more serious things. Renesmee, the girl, who was a hybrid of human and vampire, grew rapidly. This precipitated things, because the vampire Irina (Maggie Grace) sees Renesmee and searchs the powerful Volturi to denounce the existence of the child.
Knowing the way Aro Volturi (Michael Sheen) and his brothers act, Carslile Cullen (Peter Facinelli) decides to search his friends, to show Renesmee and prove to them that she is not an aberration, an immortal child.
The problem is that nobody wants to stand against the Volturi, the most powerful clan in the universe of vampires. Yet, they still manage a good number of friends who decide to stay at his side, even though they may have to fight to the death.
The most powerful weapons of Aro are the brothers Jane (Dakota Fanning), who has the power to invade the minds of others, and Alec (Cameron Bright) who creates a fog without letting the enemies see, hear or feel anything.
But hope comes in an incipient power of Bella. Likewise she blocked Edward's telepathy, she could extend that protection to the others. For this, they train to exhaustion, until she is able to master her power.
When the time of the confrontation comes, the words are not convincing, and an epic battle takes place, involving the Volturi clan against the Cullens and their friends, helped by Jacob's werewolf pack. Speaking of the outcome of the confrontation would take the fun out of the viewers, who must see with their own eyes.
I've mentioned in other reviews the limitations of the saga and its characters, who remain faithful to their characteristics. Do not forget that this movie is not intended to lovers of classic vampire movies, but especially to a young female audience, delighted with the strange love triangle between a vampire, a werewolf and a heroine lost in time and space .
Knowing this, the fans of the movies will not have to complain, as the entire cast is made up of beautiful men and women, looking like an immense toothpaste publicity, a true feast for the eyes. Since there are no papers which require deep performances, there to complain about direction either.
On the technical side, the special effects are magnificent, especially in the big battle scenes. The wild Canadian landscapes provide a beautiful backdrop for the adventures of our heroes.
Fans left the room sighing, sads with the end of a saga that rocked so many people. But nothing is definite in Hollywood, and the open end of the saga may well give rise a future sequel. Who will live, will see.


Nenhum comentário: