Newton Ramalho
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O que está em cartaz
Outubro começa bem, com
muitos títulos em nossos cinemas. Neste final de semana estreiam a animação
“Hotel Transilvânia”, o thriller “Busca Implacável 2”, com Liam Neeson, o
nacional “Até Que a Sorte nos Separe”, e o drama francês “My Way, o Mito Além
da Música”. Continuam em cartaz a ficção “Looper: Assassinos do Futuro” (vejam na Sessão Filme da Semana), com
Bruce Willis, a ficção “Residente Evil 5: Retribuição”, o drama “E a Vida Continua...”, e “Ted”. Nas programações
exclusivas, o Cinemark exibe “As Aventuras de Agamenon, o Repórter”, “Tinker
Bell – O Segredo das Fadas”, e “O Que Eu Mais Desejo”, na Sessão Cine Cult, enquanto
o Moviecom mantém o drama “Na Estrada”, “Os Mercenários 2”, “O Diário de Tati”,
e “E Aí, Comeu?”.
Estreia 1: “Hotel Transilvânia”
Bem-vindos ao Hotel Transilvânia, o pródigo
resort cinco estacas do Drácula, onde monstros e suas famílias podem viver
livres para ser os monstros que são, sem os seres humanos para incomodá-los. Em
um fim de semana especial, Drácula convidou alguns dos monstros mais famosos do
mundo para celebrar o aniversário de 118 anos de sua filha Mavis. Para Drác, a
presença de todos esses monstros lendários não é um problema – mas, o seu mundo
pode desabar quando um cara normal vai parar no Hotel e se encanta por Mavis. A
direção é de Genndy Tartakovsky. “Hotel Transilvânia” estreia nesta
sexta-feira, na Sala 2 do Cinemark, e na Sala 6 do Moviecom. Classificação indicativa livre. Cópias dubladas,
exibição em 3D. (T. O.: “Hotel Transylvania”)
Estreia 2: “Busca Implacável 2”
Após salvar sua filha Kim (Maggie Grace) dos
sequestradores albaneses em Paris, o agente aposentado da CIA Bryan Mills (Liam
Neeson) resolveu tirar férias ao lado da esposa Lenore (Famke Janssen) em
Istambul, na Turquia. O que ele não esperava era que o pai de um dos
sequestradores resolvesse se vingar pelo que aconteceu com o filho,
sequestrando Bryan e Lenore durante a viagem. Agora ele precisa contar com a
ajuda de Kim para que possam escapar. A direção é de Olivier Megaton. “Busca
Implacável 2” estreia nesta sexta-feira, na Sala 3 do Cinemark, e na Sala 7 do
Moviecom. Classificação indicativa 14 anos.
(T. O.: “Taken 2”)
Estreia 3: “Até Que a Sorte nos Separe”
Tino (Leandro Hassum) é um pai de família comum
que vê sua vida virar de ponta a cabeça após ganhar na loteria, e gasta todo o
dinheiro em 10 anos. Ao se ver quebrado, Tino aceita a ajuda do vizinho Amauri
(Kiko Mascarenhas), um consultor de finanças super. Tentando evitar que Jane
descubra a nova situação financeira, afinal ela está grávida do terceiro filho
não pode passar por fortes emoções, Tino se envolve em várias confusões para
fingir que tudo continua bem. Para isso, conta com ajuda do melhor amigo,
Adelson (Aílton Graça), e dos filhos. A direção é de Roberto Santucci. “Até Que
a Sorte nos Separe” estreia nesta sexta-feira, nas Salas 1 e 6 do Cinemark, e
na Sala 4 do Moviecom. Classificação
indicativa 12 anos. (T. O.: “Até Que a Sorte nos Separe”)
Estreia 4: “My Way, o Mito Além da Música”
O ídolo da música francesa Claude François,
morto aos 39 anos de idade, sempre fascinou os fãs. Ele conseguiu combinar uma
imagem complexa e multifacetada, oscilando entre o amante ciumento e
possessivo, o patrão tirânico da própria empresa de discos, o filho inseguro e
o artista com medo constante de perder a fama. Internacionalmente, ele ficou
conhecido pela canção original "Comme d'Habitude", que se tornou conhecida
internacionalmente como o clássico “My Way” na voz de Frank Sinatra. A direção
é de Florent Emilio Siri. “My Way, o Mito Além da Música” estreia nesta
sexta-feira, na Sala 3 do Moviecom. Classificação
indicativa 14 anos. (T. O.: “Cloclo”)
Filme da Semana:
“Looper: Assassinos do Futuro”
Quando aparece um filme com viagens
no tempo, a reação dos espectadores depende do grupo ao qual pertence: os
amantes de ficção-científica adoram, e as pessoais “normais” não entendem muito
essas idas e vindas no tempo. Essa poderia ser a reação a “Looper: Assassinos
do Futuro”, não fosse o detalhe de o filme ser fora do lugar comum.
Seguindo a narração do herói, Joe
(Joseph Gordon-Levitt), em 2042, o mundo parece estar um pouco pior, com muito
mais pobres, alguns ricos, e os criminosos que se aproveitam da situação.
Joe é um looper, um assassino
recrutado por uma organização criminosa para matar pessoas indesejadas pelo
grupo. A diferença é que estas pessoas são enviadas do futuro, trinta anos mais
tarde, quando as viagens no tempo foram inventadas, e a polícia é muito mais
eficaz para investigar os crimes. A solução? Enviá-los para o passado, onde
serão mortos e destruídos.
O grupo é chefiado por Abe (Jeff
Daniels), que veio do futuro para recrutar os loopers e mantê-los sob controle.
Os loopers cumprem o seu papel até o dia em que são dispensados, recebem uma
pequena fortuna para matar a si mesmos, trinta anos mais velhos, e vão viver
uma vida folgada, sabendo que tem um prazo de validade.
O esquema começa a ficar estranho
quando os loopers começam a ser demitidos em massa, e chegam rumores de que um
novo líder, no futuro, está implantando um regime de terror, com extermínio de
pessoas em massa.
Quando chega a sua vez, o jovem Joe
é surpreendido por sua versão mais velha (Bruce Willis), que consegue escapar
da execução, e tenta avisá-lo do que está para acontecer no futuro.
O velho Joe tomou para si a missão
de matar o novo líder ainda quando criança, para modificar o futuro, e assim
evitar a morte da mulher com quem ele casou. Mas, as coisas não são fáceis,
pois mesmo o jovem Joe não está nem um pouco convencido dos planos de sua
versão mais velha.
Como três crianças nasceram no
mesmo dia e hora, há dúvidas sobre qual deles será o líder do futuro. O jovem fica encarregado de ir a um dos
endereços, enquanto o velho Joe vai procurar os outros.
No endereço indicado, uma fazenda,
o jovem Joe encontra apenas Sara (Emily Blunt), uma jovem mãe solteira que vive
com o seu filho Cid (Pierce Gagnon). Embora Sara procure viver da forma mais
reclusa possível, ela aceita, a contragosto, que Joe permanece em sua
propriedade para proteger o menino.
Logo descobrimos que Cid não é tão
desprotegido e inocente como aparenta ser, já que possui alguns poderes que
podem ter causado a morte da mãe de criação, a irmã de Sara.
Mas, o confronto é inevitável, pois
embora tenha que enfrentar todo um exército de bandidos e policiais, o velho
Joe está disposto a tudo para salvar a mulher que ama – e que salvou a sua
vida, ensinando-lhe um caminho diferente do ódio e violência.
É curioso como este filme, com um
argumento tão diferente, praticamente tenha passado despercebido na grande
imprensa. O mais incrível é ter sido produzido com um orçamento de apenas
trinta milhões de dólares – isso, para Hollywood, é mixaria.
Mas, apesar de alguns efeitos
especiais e a ambientação futurista, o ponto forte do filme está no roteiro,
muito bem escrito, e na ótima atuação do elenco, sem exageros, mesmo Bruce
Willis tem uma participação discreta.
O tema “viagem do tempo” segue a
linha do futuro alterável, seguindo a filosofia de que o seu futuro é
determinado por suas ações no passado.
Mas, a abordagem mais interessante
mesmo – e que passa quase despercebida – é a clara mensagem de que a violência
gera mais violência, e só quebrando este paradigma é possível transformar o
círculo vicioso em virtuoso.
“Looper: Assassinos do Futuro” é,
sem dúvida, um dos melhores filmes do ano, e merece ser assistido, discutido, e
pensado, pois não é preciso muito exercício filosófico para reconhecer o nosso
próprio mundo nele – e sem nenhuma máquina do tempo.
Lançamentos em DVD/Blu-Ray
“Um Homem de Sorte”
Em meio a uma batalha em plena
Guerra do Iraque, o fuzileiro Logan Thibault (Zac Efron) encontra no chão a foto
de uma mulher desconhecida. Ele a guarda e passa a cuidá-la como se fosse um
talismã, prometendo que, caso sobreviva à guerra, irá encontrá-la. Meses
depois, ele retorna aos Estados Unidos e consegue encontrar a moça, que mantém
um canil. Ele passa a trabalhar com ela, sem revelar o motivo de sua vinda. Disco
com formato de tela widescreen anamórfico e áudio em Dolby Digital 5.1, e como
extras, Zac Efron becomes a marine; Watch the sparks fly: the romantic world of
The Lucky One; Zac and Taylor's amazing chemistry. (T. O.: “The Lucky One”)
“Filha do Mal”
Maria Rossi (Susan Crowley)
assassinou três pessoas durante um ritual de exorcismo que estava sendo
realizado com ela e a igreja resolveu interná-la em um manicômio situado em
Roma. Sua filha Isabella (Fernanda Andrade), além de preocupada em saber se
existe algo genético que possa ter herdado, quer entender o que aconteceu com a
mãe e segue para o local em busca de explicações. Acompanhada de uma câmera que
vai documentar toda a sua jornada investigativa, ela recebe a orientação dos
padres Ben (Simon Quarterman) e David (Evan Helmuth) de que seria melhor
presenciar um exorcismo de verdade para evoluir em sua pesquisa. O disco traz o
filme com formato de tela widescreen e áudio Dolby Digital 5.1. (T.O.: “The Devil Inside”).
“A Difícil Vingança”
Remake do faroeste estrelado por
John Wayne em 1935. Quando o pai do atirador John Mason (Christian Slater) é
morto por bandidos mascarados, ele vai com toda a fúria caçar aqueles que o
mataram. Durante sua missão, Mason se vê envolvido em um amargo triângulo
amoroso, quando se apaixona pela bela e decidida Alice (Jill Hennessy), também
adorada por seu melhor amigo. O disco traz o filme com formato de tela widescreen
e áudio em Dolby Digital
5.1. (T.O.: “Dawn Rider”).
“De Volta ao Terror”
Aspirante a diretor de cinema,
Julian (Johnny Pacar) decide fazer um projeto escolar com filmes de terror
baseados nos assassinatos do maníaco Harlan Diehl. Mas quando ele e seu amigo
Nate (Jonathan Keltz) passam a assistir ao conteúdo das imagens,
inconscientemente desbloqueiam um mal que possui as suas vítimas, ameaçando
expor o segredo mais profundo e secreto da cidade. O disco traz o filme com
formato de tela widescreen anamórfico e áudio Dolby Digital 5.1. (T.O.: “Playback”).
Film de la semaine: «Looper»
Lorsque il y a n'importe quel film
sur voyage dans le temps, la réaction des téléspectateurs dépend du groupe
auquel ils appartient: les amoureux de science-fiction, et le personnel
"normal", qui ne comprend pas vraiment ces allées et venues dans le
temps.Cela pourrait être une réaction à «Looper», n'était pas le détail du film
étant hors du commun.
Après l'histoire du héros, Joe
(Joseph Gordon-Levitt), en 2042, le monde semble un peu plus pire, avec
beaucoup des très pauvres, quelques riches et des criminels qui profitent de la
situation.
Joe
est un looper, un assassin professionel, recruté par une organisation
criminelle pour tuer des gens indésirables par le groupe. La différence est que
ces personnes sont envoyées à partir de l'avenir, trente ans plus tard, quand
les voyages dans le temps sont déjà inventés, mais la police est beaucoup plus
efficace pour enquêter sur les crimes. La solution? Envoyez-les au passé, où
ils seront abattus et détruits.
Le
groupe est dirigé par Abe (Jeff Daniels), qui est venu du futur pour recruter
les loopers et de les garder sous contrôle. Les loopers remplissent leur rôle
jusqu'au jour où ils sont déchargés, ils reçoivent une petite fortune pour se
tuer ils mêmes âgés de trente ans, et vivrent une vie facile, sachant que ça vas
avoir un temps limité.
Le
système commence à devenir bizarre quand les loopers commencent à être
licenciés en masse et viennent des rumeurs selon lesquelles un nouveau leader
dans l'avenir, met en œuvre un système de terreur, avec d'extermination de masse
de la population.
Quand
c'est son tour, le jeune Joe est surpris par son ancienne version (Bruce
Willis), qui parvient à échapper à la exécution, et tente de l'avertir l'autre
de ce qui se passera dans le futur.
Le
vieux Joe s'est donné pour mission de tuer le nouveau leader tout comme un
enfant, pour changer l'avenir, et d'éviter ainsi la mort de la femme qu'il a
épousée. Mais les
choses ne sont pas faciles, parce que même le jeune Joe n'est même pas un peu
convaincu des plans de sa version agée.
Comme trois enfants sont été nés le
même jour et l'heure, il y a doute sur qui sera le leader de l'avenir. Le jeune homme est chargé d'aller à l'une des
adresses que le vieux Joe cherchera d'autres.
À l'adresse, une ferme, le jeune
Joe conais Sara (Emily Blunt), une jeune mère célibataire qui vit avec son fils
Cid (Pierce Gagnon). Bien que Sara cherche vivre le plus solitaire possible,
elle accepte, à contrecoeur, que Joe reste sur sa propriété, a fin de protéger
le garçon.
Nous découvrons rapidement que Cid
n'est pas aussi innocente qu'il apparaît et, il a certains pouvoirs qui peuvent
avoir causé la mort de la sœur de sa mère.
Mais la confrontation est
inévitable, parce que même si a besoin de faire face à toute une armée de
voyous et policiers, le vieux Joe est prêt à faire n'importe quoi pour sauver
la femme qu'il aime - et qui lui a sauvé la vie, en l'enseignent un autre
chemin, diferent de la haine et violence.
Il
est curieux de voir comment ce film avec un argument tellement différent, a
pratiquement passé inaperçu dans la presse traditionnelle. Le plus étonnant,
c'est qu'il a été produit avec un budget de seulement 30 millions de dollars -
que, pour Hollywood, est presque rien.
Mais
en dépit de quelques effets spéciaux et décor futuriste, le point fort du film
est le scénario, magnifiquement écrit pour Rian Johnson, et la bonne
performance du casting, sans exagération, même Bruce Willis a une participation
discrète.
Le
thème du "voyage dans le temps" suit la ligne du futur variable,
suivant la philosophie que votre avenir est déterminé par vos actions dans le
passé.
Mais,
l'approche encore plus intéressant - et qui passe presque inaperçue - est le
message clair que la violence engendre plus de violence, et seulement en
brisent ce paradigme est possible de transformer le cercle vicieux en vertueux.
«Looper»
est sans aucun doute l'un des meilleurs films de l'année, et mérite d'être vu,
discuté, et pensé, car il faut peu d'exercice philosophique pour reconnaître
notre propre monde - et sans aucune machine du temps .
Movie of the Week: "Looper"
When
we see a movie with time travel, the reaction of viewers depends on the group
to which they belong: the sci-fi lovers adore, and the "normal"
people do not really understand these comings and goings in time.This could be
a reaction to "Looper", if there was not the detail of the movie
being out of the commonplace.
Following
the story of the hero, Joe (Joseph Gordon-Levitt), in 2042, the world seems a
little worse, with many poor people, some rich, and criminals who take
advantage of the situation.
Joe
is a looper, a killer recruited by a criminal organization to kill people
unwanted by the group. The difference is that these people are sent from the
future, thirty years later, when time travel were invented, and the police is
much more effective to investigate the crimes. The solution? Send them to the
past, where they will be killed and destroyed.
The
group is headed by Abe (Jeff Daniels), who came from the future to recruit the
loopers and keep them under control. The loopers fulfill their role until the
day they are discharged, they receive a small fortune to kill themselves,
thirty years older, and go live an easy life, knowing that will have an final
date.
The
scheme starts to get weird when loopers start being laid off en masse, and
there are rumors that a new leader in the future is implementing a regime of
terror, with mass extermination of people.
When
it is hisr turn, the young Joe is surprised by his older version (Bruce
Willis), who manages to escape from execution, and tries to warn him of what is
happening in the future.
The
Old Joe took on the mission to kill the new leader even as a child, to change
the future, and so prevent the death of the woman he married. But things are
not easy, because even the young Joe is not even slightly convinced of the
plans of his older version.
As
three children was born on the same day and time, there is doubt about which
one will be the leader of the future.
The young man is instructed to go to one of the addresses as the old Joe
go seek the others.
In
the address, a farm, the young Joe knows Sara (Emily Blunt), a young single
mother who lives with her son Cid (Pierce Gagnon). Although Sara looks to live
as recluse as possible, she accepts, grudgingly, that Joe remains on her
property, to protect the boy.
We
soon discover that Cid is not as innocent and unprotected as it appears, as he
has some powers that may have caused the death of Sara's sister.
But
the confrontation is inevitable, and even facing a whole army of thugs and
policemen, the old Joe is willing to do anything to save the woman he loves -
and that saved his life, teaching him a different path far from hate and
violence.
It
is curious how this movie with an argument so different, has virtually gone
unnoticed in the mainstream press. The most amazing is that it was produced
with a budget of only thirty million dollars - that, for Hollywood, is almost
nothing.
But
despite some special effects and futuristic setting, the strong point of the
film is the script, beautifully written by Rian Johnson, and great acting from
the cast, without exaggeration, even Bruce Willis has a discrete participation.
The
theme of "time travel" follows the line of the changeable future,
following the philosophy that your future is determined by your actions in the
past.
But,
the more interesting approach - and that goes almost unnoticed - is the clear
message that violence begets more violence, and only breaking this paradigm is
possible to turn the vicious circle into a virtuous one.
"Looper"
is undoubtedly one of the best films of the year, and deserves to be seen,
discussed, and thought, because it requires little philosophical effort to
recognize our own world in it - and with no time machine .
Película de la Semana: "Looper"
Cuando se muestra una película con
viajes en el tiempo, la reacción de los espectadores depende del grupo al que
pertenece: los amantes de la ciencia ficción, y las personas
"normales", que no entienden muy bien estas idas y venidas en el
tiempo. Esto podría ser la reacción a "Looper", no fuera el detalle
de que esta película está fuera del hogar común.
De acuerdo com la narration del
héroe, Joe (Joseph Gordon-Levitt), en 2042, el mundo parece un poco peor, con
muy pobres, algunos ricos y criminales que se aprovechan de la situación.
Joe es un looper, un asesino
contratado por una organización criminal para matar a personas no deseadas por
el grupo. La diferencia es que estas personas son enviados desde el futuro,
treinta años más tarde, cuando se inventaron los viajes en el tiempo, y la policía
es mucho más eficaz para investigar los crímenes. ¿La solución? Enviarlos al
pasado, donde serán ejecutados y destruidos.
El grupo es dirigido por Abe (Jeff
Daniels), que vino desde el futuro para reclutar a los loopers y mantenerlos
bajo control. Los loopers cumplen su función hasta el día en que son
dispensados, reciben una pequeña fortuna para matar a sí mismos, treinta años
más viejos, y van a vivir una vida fácil, sabiendo que esta tendrá un período
de validez.
El plan empieza a quedar sospecho
cuando loopers son despedidos en masa, y vienen los rumores de que un nuevo
líder en el futuro, está implementando un régimen de terror, con el exterminio
masivo de personas.
Cuando llega su turno, el joven Joe
es sorprendido por su versión más vieja (Bruce Willis), que logra escapar de la
ejecución, y trata de advertirle de lo que va a suceder en el futuro.
El viejo Joe asumió la misión de
matar al líder nuevo, como niño, para cambiar el futuro, y así evitar la muerte
de la mujer con quien se casó. Pero las cosas no son fáciles, ya que mismo el
joven Joe no es ni siquiera un poco convencido de los planes de su versión
mayor.
Como tres niños nacieron el mismo
día y hora, hay duda acerca de cuál va a ser el líder del futuro. El joven es instruido para ir a una de las
direcciones, mientras que el viejo Joe buscará los otros.
En la dirección, una granja, el
joven Joe encuentra Sara (Emily Blunt), una joven madre soltera que vive con su
hijo Cid (Pierce Gagnon). Aunque Sara prefiere vivir tan recluso que sea
posible, ella acepta, de mala gana, de que Joe se queda en su propiedad para
proteger al niño.
Pronto descubrimos que Cid no es
tan desprotegido y inocente como parece ser, ya que tiene algunos poderes que
pudo haber causado la muerte de la hermana de Sara.
Pero la confrontación es
inevitable, porque aunque tengas que enfrentar a todo un ejército de matones y
policías, el viejo Joe está dispuesto a hacer cualquier cosa para salvar a la
mujer que ama - y que le salvó la vida, enseñándole un camino diferente del odio
y violencia.
Es curioso cómo esta película con
un argumento tan diferente, prácticamente ha pasado desapercibido en la prensa
generalista. El más sorprendente es que fue producida con un presupuesto de
sólo treinta millones de dólares - que, por Hollywood, es casi nada.
Pero a pesar de algunos efectos
especiales y ambientación futurista, el punto fuerte de la película es el
guión, escrito maravillosamente por Rian Johnson, y gran actuación del elenco,
sin exageración, incluso Bruce Willis que tiene una participación discreta.
El tema de "viaje en el
tiempo" sigue la línea de un futuro cambiante, siguiendo la filosofía de
que su futuro es determinado por sus acciones en el pasado.
Sin embargo, el enfoque aún más
interesante - y que pasa casi desapercibido - es el claro mensaje de que la
violencia engendra más violencia, y sólo rompiendo este paradigma es posible
transformar el círculo vicioso en virtuoso.
"Looper" es sin duda una
de las mejores películas del año, y que merece ser visto, discutido, y el pensado,
porque se necesita poco ejercicio filosófico para reconocer nuestro propio
mundo en él - y sin máquina del tiempo .
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