quinta-feira, 2 de agosto de 2012

Coluna Claquete – 03 de agosto de 2012


Newton Ramalho

 

colunaclaquete@gmail.comwww.colunaclaquete.blogspot.com  - @colunaclaquete

 

O que está em cartaz

Agosto começa com Mensalão no Supremo e Olimpíadas em Londres, com muita notícia do primeiro e quase nenhuma do segundo. Enquanto isso, nas salas de cinema, as estreias são o documentário “Katy Perry Part Of Me 3D”, o infantil chileno-brasileiro “31 Minutos”, e o drama “Deus da Carnificina”, na Sessão Cine Cult do Cinemark. Continuam em cartaz o blockbuster “Batman – O Cavaleiro das Trevas” (vejam na Sessão Filme da Semana), a animação “Valente” da Pixar, “O Espetacular Homem-Aranha”, com o reboot do herói, e a animação “A Era do Gelo 4”. Nas programações exclusivas, o Cinemark exibe a comédia nacional “E Aí, Comeu?”.

 

Estreia 1: “Katy Perry Part Of Me 3D


Quem é fã de Katy Perry não pode perder “Katy Perry Part Of Me 3D”, um documentário sobre a vida da cantora, onde mostra todas as vivências da Katy durante sua turnê mundial, além de exibir suas experiências por de trás das câmeras. O filme traz a magia de The Calirfonia Dreams Tour com um documentário sobre a vida de Katy, e inclui imagens de shows, além de mostrar a história real da cantora desde seu começo até se tornar uma sensação global. O projeto foi realizado em segredo, quando Katy Perry fez sua turnê no final do ano passado, toda filmada com câmeras 3D. A direção é de Dan Cutforth e Jane Lipsitz. “Katy Perry Part Of Me 3D” estreia nesta sexta-feira, na Sala 7 do Cinemark, e na Sala 6 do Moviecom. Classificação indicativa livre. Exibição em 3D. (T. O.: “Katy Perry Part Of Me 3D”)

Estreia 2: “31 Minutos


Juanín (Daniel Oliveira) atua como produtor no famoso noticiário de TV 31 Minutos. Ele é o último de sua espécie, uma raridade que desperta o interesse de uma malvada colecionadora de animais em extinção conhecida como Cachirula (Mariana Ximenes). Ela só precisa dele para completar sua exótica coleção, com último membro dos juanines. Juanín acaba raptado e levado até o fantástico castelo da vilã, onde são mantidos todos os animais de sua coleção. Tulio (Márcio Garcia) e a atrapalhada equipe do programa irão procurar pelo amigo, sem saber que acabarão enfrentando um verdadeiro exército. A direção é de Alvaro Díaz e Pedro Peirano. “31 Minutos” estreia nesta sexta-feira, na Sala 5 do Cinemark, e na Sala 3 do Moviecom. Classificação indicativa livre. Cópias dubladas. (T. O.: “31 Minutos”)

Sessão Cine Cult: “Deus da Carnificina


Em Nova York, o casal Nancy e Alan Cowan (Kate Winslet e Christoph Waltz) vai até a casa de Penelope (Jodie Foster) e Michael (John C. Reilly). O motivo do encontro: o filho do primeiro casal agrediu o filho do segundo. Eles tentam resolver o assunto dentro das normas da educação e civilidade, mas, aos poucos, cada um perde o controle diante da situação. O quarteto é composto de personalidades muito diferentes: Nancy Cowan é mulher acostumada à elegância e à cordialidade, tendo sempre que se desculpar pelo comportamento inadequado de seu cínico marido, Alan. O outro casal é composto por Michael Longstreet, um homem acostumado à imagem de bondoso, mas, que esconde um temperamento mais forte do que se esperava, enquanto Penélope é uma mulher guiada por rígidos princípios morais. Então a luta psicológica começa...  A direção é de Roman Polanski. “Deus da Carnificina” será exibido na terça-feira e na quinta-feira, na Sala 2 do Cinemark, na sessão de 20h20. Classificação indicativa 14 anos. (T. O.: “Carnage”)


Filme da Semana: “Batman: O Cavaleiro das Trevas Ressurge”

Desde 1932, quando é creditada a sua primeira aparição na revista em quadrinhos Detective Comics, o herói Batman, o Homem-Morcego, tem amealhado fãs no mundo inteiro, o que propiciou séries, desenhos animados, brinquedos, games, e vários filmes, chegando à trilogia dirigida por Chistopher Nolan, ele próprio capaz de despertar aplausos e vaias com a mesma intensidade.
Respondendo à primeira pergunta que todos me fazem: “Batman: O Cavaleiro das Trevas Ressurge” é um bom filme, no mesmo estilo sombrio e cheio de ação das partes anteriores. A segunda questão, porém, se dá pra assistir esse sem ter visto os outros, merece um categórico não.
Uma trilogia não é só porque são três filmes. Existe um fio condutor que liga os três episódios, e – obviamente – tem a sua conclusão no filme atual. Portanto, recomendo assistir aos outros filmes antes de se aventurar na sala do cinema.
No filme atual, vamos encontrar uma Gotham City bem diferente do que era no passado. No primeiro episódio, a cidade era tão dominada pelos mafiosos que se tornou alvo de destruição da Liga das Sombras, um grupo de mercenários assassinos comandados por Ra’s Al Gul (Liam Neeson). Bruce Wayne (Christian Bale), o milionário que criara um personagem secreto, o Batman, para lutar contra o crime, uniu forças com o comissário Gordon (Gary Oldman), o único policial íntegro de Gotham, para enfrentar essa nova ameaça.
No segundo filme, Bruce Wayne sonha em encontrar alguém que se torne um símbolo na luta contra o crime, para que possa aposentar o Batman e ter uma vida normal. Mas, uma nova ameaça surge na forma do perigoso Coringa (Heath Ledger). O homem que poderia ser o seu substituto, o promotor público Harvey Dent (Aaron Eckhart) sofre um atentado onde fica deformado, e assume uma identidade assassina como o Duas-Caras, cometendo vários crimes. Para evitar que a imagem do promotor seja manchada, Batman assume a culpa por seus crimes e desaparece, talvez para sempre.
Assim, oito anos após estes acontecimentos, Gotham é uma cidade pacificada, praticamente sem crimes. A morte do promotor Harvey Dent inspirou severas penalidades que encheram as prisões com bandidos perigosos. Batman, por sua vez, sumiu de cena, e mesmo o milionário Bruce Wayne não é mais visto em parte alguma.
Uma noite, porém, durante uma festa, uma garçonete vai à parte reservada da mansão Wayne e arromba o cofre, que era considerado inviolável. Ao ser surpreendida por Bruce Wayne, Selina Kyle (Anne Hathaway) consegue fugir, levando com ela o precioso colar da mãe dele, e também as suas impressões digitais.
Um personagem sombrio, Bane (Tom Hardy), invade a cidade e provoca muito alarido, principalmente por seus métodos brutais. Seu alvo é um reator de fusão nuclear desenvolvido pelas empresas Wayne, mas que nunca foi dado como concluído por medo de que pudesse ser transformado em uma arma.
Ao investigar essa nova ameaça, o comissário Gordon sofre um atentado, sendo salvo da morte por John Blake (Joseph Gordon-Levitt), um policial jovem e questionador, que se torna o braço direito do comissário.
Num plano bem executado, Bane toma conta da cidade, ao se apossar do reator nuclear e isolar a cidade, enquanto os policiais ficam presos nos esgotos subterrâneos. Bane institui a lei do terror, e há uma inversão total de valores, quando os presos são libertos e armados, enquanto os cidadãos são despejados e perseguidos nas ruas.
Apenas Batman, Gordon, Blake e mais um punhado de policiais terão que enfrentar todo o exército de Bane, para evitar que Gotham City seja reduzida a cinzas.
Embora a linguagem seja outra, a trilogia de Nolan foi mais fiel aos quadrinhos originais, fugindo totalmente do ridículo Batman dos anos 60, vivido por Adam West, e mesmo dos quatro filmes da década de 90.
No quesito atuação, todo o elenco principal foi excepcional, não só Christian Bale, Gary Oldman e Michael Caine, que repetiram seus personagens, como também Tom Hardy, que apesar da máscara no rosto ainda conseguiu ser extremamente expressivo, e Anne Hathaway, que foi a melhor Mulher-Gato do cinema, superando muito Michelle Pfeiffer e Hale Berry, suas antecessoras na vilã felina.
Sem ceder ao modismo do 3D, o filme de Nolan impressiona nas cenas de ação, principalmente no clímax, que é praticamente a meia hora final do filme. O diretor tem uma legião de fãs e de detratores, mas, é inegável o seu talento, principalmente em filmes como “A Origem” e “Amnésia”.
“Batman: O Cavaleiro das Trevas Ressurge” é um grande filme, um digno final para a trilogia, e merece ser assistido na telona, principalmente pelos fãs do gênero.
(Título original: “The Dark Knight Rises”)


Lançamentos em DVD/Blu-Ray

“Jekyll - O Médico e o Monstro (BBC)”

Cada vez mais fraco, ele não consegue lutar contra seu jovem e forte lado escuro e se desespera ao imaginar que sua mulher e dois filhos estão em perigo. Ele faz um acordo com seu próprio diabo e conta com a ajuda da mais alta tecnologia de vigilância para tentar manter tudo sob controle. O que as duas personalidades não sabem é que uma antiga organização, com riqueza e poder ilimitado, está monitorando seus movimentos em um misterioso plano. Disco com formato de tela widescreen anamórfico e áudio em Dolby Digital 2.0.  (T. O.: “Jeckyll”)

“O Sorgo Vermelho”

Prêmio de melhor filme no Festival de Berlim de 1988, essa produção autobiográfica sobre a China dos anos 20 tem as atrocidades da invasão japonesa como pano de fundo. A ação se passa numa região remota no nordeste da China. Prometida a um próspero dono de destilaria, uma jovem de 18 anos é violentada no percurso de sua cerimônia nupcial. Mesmo assim, o casamento acontece e ela toma a frente da destilaria. Sob seu vigoroso comando será organizada a resistência aos invasores japoneses. O disco traz o filme com formato de tela widescreen e áudio em Dolby Digital 5.1, e, como Extras, Bio-Filmografia, Galeria de Pôsteres, e Trailer. (T.O.: “Hong Gao Liang”).

“Tempo de Viver”
 
Polêmico filme chinês que resultou em censura e no afastamento de Zhang Yimou e Gong Li da China por dois anos. Um retrato político da China dos anos 40 à década de 80, através de um casal que passa por diversos problemas e acontecimentos ao longo dos anos, e que acaba vendo seu padrão de vida cair. Do mesmo diretor de Lanternas Vermelhas, Tempo de Viver é um filme que retrata de forma esplêndida o período histórico pelo qual passava a China. O disco traz o filme com formato de tela letterbox e áudio Dolby Digital 5.1, e, como extras, Biografia, Filmografia, Galeria de Pôsteres, e Trailer. (T.O.: “Huozhe”).

“Operação Xangai”

Em 1931, tio Liu traz para Xangai seu sobrinho Shuisheng, um garoto pobre do interior, para trabalhar para Tang um poderoso traficante de ópio e amante da dançarina mais cobiçada da cidade. Shuisheng, um garoto simples do interior, fica deslumbrado com a imensa riqueza em que se vê cercado. Ele deverá servir Jingbao Xiao, a nova amante do "Chefão". Enquanto ele se atrapalha com as tarefas de seu novo posto, muitas intrigas acontecem ao seu redor, bem além de sua confusa percepção. A linda Jingbao está tendo um tumultuado caso, Yu Fat está iniciando uma guerra entre gangues e o "Chefão" começa a suspeitar que um de seus homens de confiança não é leal...Sobrevivendo a um atentado, o traficante isola-se em uma pequena ilha onde o garoto ingenuamente entrega os responsáveis: seu principal guarda-costas e sua amante. Disco com formato de tela standard, e som Dolby Digital 2.0, e, como extras, Biografia, Filmografias, Trailer, e Galeria de pôsteres. (T.O.: “Yao A Yao Yao Dao Waipo Qiao”).

Nenhum comentário: