quinta-feira, 24 de maio de 2012

Coluna Claquete – 25 de maio de 2012


Newton Ramalho

 

colunaclaquete@gmail.comwww.colunaclaquete.blogspot.com  - @colunaclaquete


 

O que está em cartaz

Help! As salas dos cinemas foram invadidas por ETs! Calma, é só a estreia de “Homens de Preto 3”, com Will Smith e Tommy Lee Jones. A outra estreia da semana é a ópera “Royal Opera House: Macbeth”. Continuam em cartaz o suspense “O Corvo” (vejam na Sessão Filme da Semana), com John Cusack, o policial “Plano de Fuga”, com Mel Gibson, a ação “Vingadores”, o drama nacional “Paraísos Artificiais”, a ficção-científica “Battleship – A Batalha dos Mares”, com Liam Neeson, e o divertido infantil “Piratas Pirados”. Nas programações exclusivas, o Cinemark exibe a comédia francesa “Faça-me Feliz”, na Sessão Cine Cult.

 

 

Estreia 1: “Homens de Preto 3


O malvado Boris (Jemaine Clement) deseja acabar com o mundo. Para isso, deverá viajar no tempo para assassinar o agente K (Tommy Lee Jones). Sabendo disso, o agente J (Will Smith) viaja até o ano de 1969 e encontra a versão mais jovem de K (Josh Brolin). Juntos, eles recebem a ajuda da agente Oh (Alice Eve) para combater o vilão, uma ameaça alienígena que coloca em risco a vida na Terra. Dirigido por Barry Sonnenfeld, o longa é o terceiro da franquia Homens de Preto, iniciada em 1997. A série passou dez anos longe das telonas, uma vez que MIB 2 é de 2002. Emma Thompson, Bill Hader e a cantora Lady Gaga completam o elenco. “Homens de Preto 3” estreia nesta sexta-feira, nas Salas 1, 2 e 6 do Cinemark, e nas Salas 4, 6 e 7 do Moviecom. Classificação indicativa dez anos. Cópias dubladas e legendadas, em 2D e 3D. (T. O.: “Men In Black III”).

 

Estreia 2: “Royal Opera House: Macbeth


A paixão de uma vida de Verdi pela obra de Shakespeare materializou-se inicialmente com Macbeth, em 1847. A produção de Phyllida Lloyd, apresentada anteriormente pelo The Royal Opera em 2006, utiliza a revisão que Verdi fez em 1865, a qual se destaca pela grande ária “La Luce Langue”, de Lady MacBeth, e pela magnífica abertura do coral no Ato IV. Simon Keenlyside e Liudmyla Monastryrska interpretam o aristocrata escocês e sua ambiciosa e malvada esposa, que incentiva o marido a cometer um assassinato para impulsionar sua carreira. O baixo-barítono americano Raymond Aceto assume o papel de Banquo, vítima de assassinato e símbolo da consciência. “Royal Opera House: Macbeth” terá sessões sábado, às 14h, domingo, às 18h, e Terça, às 19h, na Sala 7 do Cinemark. Classificação indicativa 14 anos.



Filme da Semana: “O Corvo”

A vida de Poe, por si só já seria uma odisseia trágica. O pai abandonou a família quando Edgar tinha um ano, e a mãe faleceria em seguida, após o nascimento da irmã mais nova. O jovem órfão foi criado por um comerciante de tabaco que nunca o adotou legalmente, embora tenha lhe dado o sobrenome.
Por seu comportamento boêmio e aventureiro, e uma total aversão à autoridade, Poe foi expulso da universidade da Virgínia e, mais tarde, da renomada academia militar de West Point. Após ser banido pelo pai, Poe mudou-se para Baltimore, para a casa de uma tia viúva, que vivia com uma filha, Virginia. Algum tempo depois os dois se casaram, ele com vinte e cinco anos, e ela com treze.

O casal morou entre Filadélfia e Nova York, onde Virginia viria a falecer de tuberculose, fato que aumentaria mais a instabilidade emocional de Poe e a sua dependência do álcool. Em 1849, Poe foi encontrado nas ruas de Baltimore, com roupas que não eram as suas, em estado de delirium tremens, vindo a morrer quatro dias depois, sem que se conseguisse estabelecer a causa de sua morte, ou mesmo a mensagem que ele tentava transmitir.
Estes aspectos trágicos da vida do escritor serviram de inspiração para a obra ficcional “O Corvo”, onde o ator John Cusack interpreta o desafortunado escritor.
Na Baltimore de 1849, Edgar Allan Poe vive aos trancos e barrancos, desentendendo-se com amigos e inimigos, devido ao seu comportamento excêntrico e irascível, além de uma penúria financeira absoluta, apesar de já ter diversos livros publicados.
Mas, mesmo enfrentando todas estas dificuldades, Poe ainda consegue sonhar, pois a bela Emily (Alice Eve) mantém um namoro escondido com o excêntrico escritor. O problema é que ela é filha de um dos homens mais poderosos de Baltimore, Hamilton (Brendan Gleeson), que, obviamente, detesta Poe e seus escritos.
 Enquanto o escritor sofre com suas agruras amorosas, a cidade é sacudida por um crime chocante. Três mulheres de uma mesma família, incluindo uma menina, são brutalmente assassinadas dentro de casa. Mas, não apenas ninguém é encontrado, como a casa estava totalmente fechada. Quando o inspetor Fields (Luke Evans), ele não apenas descobre o truque utilizado pelo assassino para fugir, como também a rigorosa semelhança do assassinato com o conto “Os Crimes da Rua Morgue”, de Poe.
Pressionado pela polícia, Poe não faz a menor ideia de por que alguém faria isso. Não há dúvida que é um maníaco que está por trás disso, e um novo crime acontece, desta vez com um homem cortado ao meio por uma lâmina acionada por um pêndulo, exatamente como no conto “O Pêndulo e o Poço”, também de Poe.

A cada crime, o assassino propositalmente deixa pistas sobre o próximo ato. Desta vez, ele agirá na casa do pai de Emily, durante um baile de máscaras. A contragosto, Hamilton deixa a polícia vigiar a festa, mas, mesmo assim, o impensável acontece, e a jovem é sequestrada pelo bandido, em pleno baile.
A partir daí, começa um jogo de gato e rato entre o assassino e a polícia, com a ajuda de um desesperado Poe, que é obrigado a escrever e publicar um conto a cada dia, que servirá de modelo para o bandido.
Em meio a tantas banalidades repletas de explosões e efeitos especiais, é muito bom ver um suspense à moda antiga, sem as deturpações que transformam filmes de época em situações moderninhas.
Embora seja uma narrativa bem linear, o mistério permanece até o final. O filme tem uma edição ágil e bem feita, que mantém a atenção do espectador sempre presa, o que é ajudado pela excelente trilha sonora.
O elenco está muito bem, embora o grande mérito seja de Cusack, que nos traz toda a amargura e desespero de Poe. Embora nunca tenha sido um astro de primeira grandeza, sempre atuou com muito talento em todos os filmes que participou.
O filme foi rodado na Sérvia e na Hungria, onde existem cidades que mantém as características de séculos atrás. É notável a cena do cerco ao assassino na igreja, onde nos sentimos realmente como se fosse outro mundo.
Embora não seja um filme para todos os públicos, “O Corvo” nos dá a chance de redescobrir a obra de Edgar Allan Poe, um escritor à frente de seu tempo, e que deixou um legado memorável, sendo considerado um dos melhores escritores norte-americanos de todos os tempos.
E para os caçadores de erros em filmes, duas “pérolas”: a heroína toca uma peça no piano que Claude Debussy só viria compor muitos anos após os eventos do filme, que se passa em 1849 (ele nasceu em 1862). A outra é o termo serial killer, que é usado no filme, mas que só começou a ser utilizado pela imprensa nos anos 1960.
(Título original: “The Raven”)


Eventos

“A Que Distância” no Ciclo America Latina no Cinema

Na próxima semana, o projeto América Latina no Cinema, realização da UFRN e UERN, promoverá mais uma exibição, desta vez com a produção equatoriana “A Que Distância”, dirigida por Tania Hermida. Na história, a estudante equatoriana Tristeza (Celilia Vallejo) e a turista espanhola Esperanza (Tania Martinez) se encontram casualmente em um ônibus que se dirige à cidade de Cuenca. Devido a uma rebelião da população indígena, o transporte rodoviário é interrompido, e elas decidem pegar carona na estrada, mesmo sendo difícil, para chegar ao destino final. A exibição será no Auditório do NEPSA/CCSA da UFRN, na terça-feira, dia 29/5, às 18.30 h. Depois do filme, como sempre, sorteio de brindes e debate.


Lançamentos em DVD/Blu-Ray

“Sentidos do Amor”

Susan (Eva Green) é uma cientista em busca de respostas a perguntas importantes. Tão importantes que renunciou a outras cosas, incluindo o amor - até que conhece Michael (Ewan McGregor), um talentoso chefe de cozinha. De repente, tudo começa a mudar. Enquanto Susan e Michael estão experimentando o amor, em todo o mundo as pessoas estão começando a se sentirem estranhas – uma terrível e estranha epidemia está afetando os sentidos e as emoções das pessoas, e o mundo começa a desmoronar. Filme inédito nos cinemas brasileiros. Disco com formato de tela widescreen anamórfico e áudio Dolby Digital 5.1, e, como Extras, Ficha Técnica e Trailers. (T.O.: “Perfect Sense”).

“Conan o Bárbaro”
O maior e mais lendário bárbaro de todos os tempos está de volta. A busca feroz do guerreiro cimério começa como uma vingança pessoal, mas logo se transforma em uma batalha épica contra seus rivais hukking, monstros, e situações impossíveis, Conan é a única opção para salvar as grandes nações da Hyboria de uma invasão sobrenatural. Criado pelo escritor texano Robert E. Howard em 1932, o guerreiro imortalizado por Arnold Schwarzenegger nos anos 1980 volta às telas com novo diretor, mais nudez, violência explícita e um novo ator no lugar do ex-governador da Califórnia. O disco traz o filme com formato de tela widescreen e áudio em Dolby Digital 2.0, e, como Extras, Entrevistas, No Set de Conan, e Trailers. (T.O.: “Conan The Barbarian”).

“As Melhores Intenções”
 
Na Suécia do início do século, um pastor protestante se apaixona por uma moça de família rica. Apesar da oposição de seus pais, ela acaba desposando-o, e os dois enfrentarão alegrias e desentendimentos nos anos seguintes. Vencedor da Palma de Ouro e do prêmio de melhor atriz (Pernilla August) no Festival de Cannes em 1992, o filme de Bille August é baseado na história dos pais do mestre Ingmar Bergman, autor do roteiro. No elenco, destaque para a participação do também bergmaniano Max von Sydow. O disco traz o filme com formato de tela letterbox e áudio Dolby Digital 2.0. (T.O.: “Den goda viljan”).

“Trio Infernal”

Marselha, 1919. Georges Sarret é um advogado renomado e respeitado, recentemente homenageado pelos seus serviços na Primeira Guerra Mundial. Ele toma como sua amante Philomène Schmidt, uma jovem alemã, que acaba de perder seu trabalho e sua casa. Para habilitar Philomène a permanecer na França, Georges encontra seu marido - que morreu de causas naturais convenientemente um mês após o casamento. Com Michel Piccoli, Romy Schneider, e Mascha Gonska, e direção de Francis Girod. Disco com formato de tela widescreen, e som Dolby Digital, e, como Extras, Biografia, Filmografia e Trailers. (T.O.: “Le Trio Infernal”).



Film de la semaine: "L'ombre du mal"

L'écrivain américain Edgar Allan Poe est considéré, à-côté du français Jules Verne, l'un des pionniers de la littérature fantastique mondiale. Poe, écrivain et romancier, également occupait les activités de critique littéraire et éditeur de journal, et il a lancé aussi les fondements de la fiction policière avec des créations comme "Double Assassinat dans la Rue Morgue". Beaucoup de ses creations ont utilisés comme thèmes de films, et maintenant, la vie et les œuvres de l'écrivain sont l'inspiration pour "L'ombre du mal", en première dans nos théâtres.
La vie de Poe, par elle-même serait une odyssée tragique. Son père a abandonné la famille quand Edgar avait un an et sa mère est décédée, puis après la naissance de sa sœur cadette. Le jeune orphelin a été créé par un marchand de tabac qui n'ont jamais adopté légalement, mais, étant le donné le nom de famille.
Par leur comportement bohème et aventureuse, et une aversion totale à l'autorité, Poe a été renvoyé de l'Université de Virginie et, plus tard, de la renommée académie militaire de West Point. Après avoir été banni par son père, Poe déménagé à Baltimore, à la maison d'un tante veuf, qui vivait avec une jeune fille, Virginie. Quelque temps plus tard les deux se sont mariés, quand il avait vingt-cinq ans, et elle avait treize ans.
Le couple a vécu entre Philadelphie et New York, oú Virginie mourrait de la tuberculose, ce qui augmenterait en plus l'instabilité émotionnelle de Poe et sa dépendance à l'alcool. En 1849, Poe a été trouvé dans les rues de Baltimore, avec des vêtements qui n'étaient pas les sienes, dans un état de delirium tremens, et mourrait quatre jours plus tard, sans que personne pouvait établir la cause de sa mort, ou même le message qu'il tentait de transmettre.
Ces aspects tragiques de la vie de l'écrivain a servi d'inspiration pour le travail de fiction "L'ombre du mal", où l'acteur John Cusack joue le malheureux écrivain .
À Baltimore, 1849, Edgar Allan Poe vécut à pas de géant, en s'encrassent avec des amis et des ennemis à cause de son comportement excentrique et irascible, et une misère financière considerable, malgré plusieurs livres publiés.
Mais même face à toutes ces difficultés, Poe peut toujours rêver, parce que la belle Emily (Alice Eve) a une liaison amoureuse secrète avec l'excentrique écrivain. Le problème, c'est qu'elle est la fille de l'un des hommes les plus puissants à Baltimore, Hamilton (Brendan Gleeson), qui, évidemment, haïssait Poe et ses écrits.
Alors que l'écrivain souffre avec leurs difficultés amoureuses, la ville est secouée par un crime choquant. Trois femmes de la même famille, dont une petite fille, est sauvagement assassinée dans sa maison. Mais non seulement personne est trouvé, comme la maison a été complètement fermée. Lorsque le inspecteur Fields (Luke Evans) arrive, il ne découvre pas seulement l'astuce utilisée par le tuer pour s'échapper, mais aussi la similitude stricte avec le conte "Double Assassinat dans la Rue Morgue", de Poe.
Pressé par la police, Poe n'a pas la moindre idée de pourquoi quelqu'un ferait cela. Il est certainement un maniaque qui est derrière tout cela, et un nouveau crime se produit, cette fois avec un homme coupé en deux par une lame entraînée par un pendule, tout comme dans l'histoire "Le Puits et le Pendule, de Poe aussi.
À chaque crime, le tueur laisse volontairement des indices sur son prochain acte. Cette fois, il agira à la maison du père d'Emily, au cours d'une mascarade. À contrecœur, Hamilton laisse la police pour surveiller le parti, mais même alors, l'impensable se produit, et la jeune fille est kidnappée par le méchant, juste dans la balle.
A partir de là commence un jeu du chat et de souris entre le tueur et la police, avec l'aide du désespéré Poe, qui est obligé d'écrire et de publier une histoire tous les jours pour servir de modèle pour le méchant.
Au milieu de toutes ces platitudes remplies avec des explosions et des effets spéciaux, il est formidable de voir un thriller à l'ancienne, sans les distorsions qui transforment un filme d'époque en situations modernes.
Bien qu'il soit un récit très linéaire, le mystère demeure jusqu'à la fin. Le film a un montage souple et bien fait, qui maintient l'attention du spectateur toujours proie, ce que est aidé par l'excellente bande sonore .
Le casting est super, même si c'est le grand mérite de Cusack, qui nous apporte toute l'amertume et le désespoir de Poe. Bien qu'il n'ait jamais une étoile de première grandeur, il a toujours agi avec beaucoup de talent dans tous les films qui a participé.
Le film a été tourné en Serbie et en Hongrie, où il ya des villes qui maintient les caractéristiques anciennes. Il est remarquable de la scène du siège du tueur dans l'église, où nous avons vraiment l'impression d'un autre monde.
Bien que n'étant pas un film pour tous les publics, «L'ombre du mal» nous donne une chance de redécouvrir l'oeuvre d'Edgar Allan Poe, un écrivain en avance sur son temps et qui a laissé un héritage remarquable, étant l'un des meilleurs écrivains du Nord Américains de tous les temps.
Et pour les chasseurs d'erreurs dans les films, il y a deux «perles»: l'héroïne joue une musique au piano que Claude Debussy composerait seulement beaucoup d'années après les événements du film, qui a lieu en 1849 (il est né en 1862). L'autre est le expression "serial killer', qui est utilisé dans le film, mais que seulement commencé à être utilisé par la presse dans les années 1960.
(Titre original: "The Raven")


Movie of the Week: "The Raven"

The American writer Edgar Allan Poe is considered, alongside the frenchman Jules Verne, one of the pioneers of world fantastic literature. Poe, in addition of being a writer and novelist, also held the activities of literary critic and newspaper editor, and launched the foundations of detective fiction with creations like "The Murders in the Rue Morgue." Many of his works were movie themes, and now, the life and work of the writer were the inspiration for "The Raven", premier in our theaters.
The life of Poe, by itself would be a tragic odyssey. His father abandoned the family when Edgar was one year old and his mother passed away soon after the birth of his younger sister. The young orphan was created by a tobacco merchant who never legally adopted him, although had given his surname to the boy.
By his bohemian and adventurous behavior, and a total aversion to authority, Poe was expelled from the University of Virginia and, later, from the renowned military academy of West Point. After being banished by his father, Poe moved to Baltimore, to the house of a widowed aunt, who lived with her young daughter, Virginia. Some time later the two were married, he was twenty-five years old, and she was thirteen.

The couple lived between Philadelphia and New York, Virginia where he died of tuberculosis, a fact that would increase over the emotional instability of Poe and his dependence on alcohol. In 1849, Poe was found on the streets of Baltimore, with clothes that were not his, in a state of delirium tremens, and died four days later, and no one could establish the cause of his death, or even the message he was trying to transmit.
These tragic aspects of the writer's life served as inspiration for the fictional work "The Raven", where the actor John Cusack plays the hapless writer.
In Baltimore, 1849, Edgar Allan Poe lived by leaps and bounds, fighting with friends and enemies because of his eccentric and irascible behavior, besides an absolute financial hardship, despite having several books published.
But even facing all these difficulties, Poe can still dream, because the beautiful Emily (Alice Eve) maintain a hidden relationship with the eccentric writer. The problem is that she is the daughter of one of the most powerful men of Baltimore, Hamilton (Brendan Gleeson), who obviously hates Poe and his writings.
While the writer suffers from romantic troubles, the city is rocked by a shocking crime. Three women from the same family, including a girl, are brutally murdered in their house. But no person alive is found, as the house was fully closed. When the Inspector Fields (Luke Evans) arrives, he not only discovers the trick used by the murderer to escape, but also the strict similarity with the crime tale "The Murders in the Rue Morgue", written by Poe.
Pressed by police, Poe has not the faintest idea why someone would do this. It certainly is a maniac who is behind it, and a new crime happens, this time with a man cut in half by a blade driven by a pendulum, just like in the story "The Pit and the Pendulum", from Poe also.
On every crime, the killer purposely leaves clues about his next act. This time, he will act at the home of Emily's father, during a masked ball. Reluctantly, Hamilton leaves the police to monitor the party, but even then, the unthinkable happens, and the girl is kidnapped by the villain, right in the ball.
From there begins a game of cat and mouse between the killer and the police, with the help of a desperate Poe, who is obliged to write and publish a story every day to serve as a model for the villain.
Amidst all these platitudes filled with explosions and special effects, it is great to see an old-fashioned thriller, without the distortions like modern situations in a story that takes place in the last century, for example.
Although it is a very linear narrative, the mystery remains until the end. The film has an agile and well done edition, which keeps the viewer's attention all the time, what is helped by the excellent soundtrack.
The cast is good, although the great merit is for Cusack, who brings us all the bitterness and despair of Poe. Even never being a star of first magnitude, he has always acted with great talent in all the films that participated.
The film was shot in Serbia and Hungary, where there are cities that maintains the characteristics of centuries ago. It is remarkable the scene of the siege the killer in the church, where we really feel like another world.
Although not a film for all audiences, "The Raven" gives us a chance to rediscover the work of Edgar Allan Poe, a writer ahead of his time, who has left a remarkable legacy, being one of the best North Americans writers of all time.
And for the hunters of errors in films, two "pearls": the heroine plays a piece on the piano that Claude Debussy would compose many years after the events of the film, which takes place in 1849 (he was born in 1862). The other is the term serial killer, which is used in the film, but that only began to be used by the press in the 1960s.
(Original title: "The Raven")

Nenhum comentário: