Newton Ramalho
colunaclaquete@gmail.com – www.colunaclaquete.blogspot.com
- @colunaclaquete
O que está em cartaz
De alienígena
a terráqueo sem noção, este final de semana tem de tudo. Nas estreias nos
cinemas teremos a ficção-científica nacional “Área Q”, a comédia “American Pie:
O Reencontro”, o suspense “A Perseguição”, com Liam Neeson, e o drama argentino
“Um Conto Chinês”, na Sessão Cine Cult do Cinemark. Teremos também a
pré-estreia de “Os Vingadores”. Continuam em cartaz o suspense “12 Horas” (vejam na Sessão Filmes da Semana), o
policial “A Toda Prova”, a comédia romântica “Como Agarrar meu Ex-Namorado”, do
infantil “Espelho, Espelho Meu”, com Julia Roberts, o épico “Fúria de Titãs 2” , a animação “O Lorax: Em
Busca da Trúfula Perdida”, e a versão 3D de “Titanic”. Nas programações exclusivas, o Cinemark exibe a ficção-científica
“Jogos Vorazes”, enquanto o Moviecom mantém o drama nacional “Xingu”.
Estreia 1: : “Área Q”
A vida de Thomas (Isahia Washington)
dá uma guinada quando seu filho Peter desaparece. A busca obsessiva por uma
pista que pudesse explicar o desaparecimento de Peter vira sua vida de cabeça
para baixo. Seu chefe e amigo, Dylan, a fim de ajudar, oferece a ele um projeto
especial em que Thomas
terá que investigar casos de aparições de ÓVNIS, contatos imediatos e até de
abduções. O único problema é que ele terá que ir ao Ceará, no Nordeste do
Brasil. A direção é de Gerson Sanginitto. “Área Q” estreia nesta sexta-feira,
na Sala 5 do Cinemark, e na Sala 3 do Moviecom. Classificação indicativa dez
anos. Nacional.
Estreia 2: “American Pie: O Reencontro”
Jim (Jason Biggs) e Michelle (Alyson
Hannigan) estão casados e têm um filho, Evan (George Christopher Bianchi). A
nova situação como pais fez com que se afastassem sexualmente, apesar de ambos
manterem o apetite sexual. Kevin (Thomas Ian Nicholas) é casado e, segundo Jim,
o "dono de casa perfeito". Oz (Chris Klein) se tornou apresentador de
um programa de esportes na TV e leva uma vida de aparências ao lado da
namorada. Finch (Eddie Kaye Thomas) simplesmente desapareceu e mantém contato
apenas através de sua página no Facebook. Jim, Kevin, Oz e Finch foram
convidados para a festa de reunião da turma de 1999 e, para matar a saudade dos
bons tempos, decidem se encontrar na cidade em que moravam dois dias antes da
festa. A direção é de Jon Hurwitz e Hayden Schlossberg. “American Pie: O
Reencontro” estreia nesta sexta-feira, na Sala 2 do Cinemark, e na Sala 7 do
Moviecom. Classificação indicativa 14 anos. (T.O.: “American Reunion”)
Estreia 3: “A Perseguição”
Ottway (Liam Neeson) trabalha em um
lugar isolado do mundo no Alasca e seu papel é manter os lobos afastados dos
funcionários de sua empresa. Certo dia, quando retornava à cidade grande para
matar a saudade da esposa (Anne Openshaw), o avião caiu e sobraram poucos
passageiros. Feridos e sem alimentos, começa uma verdadeira luta contra o tempo
para se manter vivo e conseguir chegar, de alguma forma, até a civilização. O
que eles não contavam era que o local era dominado por uma matilha de lobos,
igualmente faminta, em número maior e disposta a transformá-los em banquete. Agora , a
sobrevivência está em risco absoluto e Ottway conhece bem o inimigo que tem
pela frente. A direção é de Joe Carnahan. “A Perseguição” estreia nesta
sexta-feira, na Sala 4 do Cinemark, e na Sala 1 do Moviecom. Classificação indicativa
14 anos. (T.O.: “The Grey”)
Estreia 4: “Um Conto Chinês” (Sessão Cine Cult)
Roberto (Ricardo Darín) é um
veterano da Guerra das Malvinas que vive recluso em sua casa há vinte anos e
coleciona manias. Jun (Huang Sheng Huang) é um chinês que apareceu na vida de
Roberto depois de ser roubado e arremessado de um taxi em Buenos Aires. Roberto
não fala chinês e Jun não fala espanhol. Apesar das diferenças e dificuldades
Roberto e Jun descobrirão o real motivo deste encontro inusitado: uma vaca que
caiu do céu. A direção é de Sebastian Borensztein. “Um Conto Chinês” estreia
nesta sexta-feira, na Sala 4 do Cinemark, sempre na sessão de 14h00.
Classificação indicativa 12 anos. (T.O.: “Um Cuento Chino”)
Pré-Estreia: “Os Vingadores”
Loki (Tom Hiddleston) retorna à
Terra, enviado pelos chitauri, uma raça alienígena que pretende dominar os
humanos. Com a promessa de que será o soberano do planeta, ele rouba o cubo
mágico dentro de instalações da S.H.I.E.L.D. e, com isso, adquire grandes
poderes. Loki os usa para controlar o Dr. Erik Selvig (Stellan Skarsgard) e
Clint Barton/Gavião Arqueiro (Jeremy Renner), que passam a trabalhar para ele.
No intuito de contê-los, Nick Fury (Samuel L. Jackson) convoca um grupo de
pessoas com grandes habilidades, mas que jamais haviam trabalhado juntas: Tony
Stark/Homem de Ferro (Robert Downey Jr.), Steve Rogers/Capitão América (Chris
Evans), Thor (Chris Hemsworth), Bruce Banner/Hulk (Mark Ruffalo) e Natasha
Romanoff/Viúva Negra (Scarlett Johansson). A direção é de Joss Whedon. “Os
Vingadores” terá pré-estreia na próxima quinta-feira, na sessão de 23h55, na
Sala 2 do Cinemark. Classificação indicativa 12 anos. Exibição em 3D. (T. O.:
“The Avengers”).
Filmes
da Semana: “12 Horas” e “À Toda Prova”
Curiosamente, a maioria
dos filmes em cartaz esta semana tem uma heroína como protagonista. Pegando
carona nesta onda feminina, vamos falar de dois destes filmes, o suspense “12
Horas”, e o policial “À Toda Prova”.
O que você faria, se
fosse vítima de um sequestro, e por pouco não tivesse morrido nas mãos do
sequestrador? Ficaria com medo de tudo e se trancaria em casa? Não foi esta a
reação de Jill (Amanda Seyfried), que sofreu ainda mais violências das
autoridades, já que ninguém acreditou no que ela passara, sendo internada à
força em um sanatório.
Hoje Jill vive uma
rotina em que tanto pratica artes marciais, quanto vaga incansavelmente por um
parque florestal próximo, onde tenta localizar o cativeiro onde foi mantida em
um poço.
Um dia, Jill descobre
que sua irmã desaparecera, e ninguém consegue descobrir o seu paradeiro, nem
mesmo o namorado. Ao procurar a polícia, é recebida com ceticismo pelos
oficiais, por conta do seu histórico.
Jill fica desesperada,
pois sabe que a vida da irmã tem as horas contadas, pois o assassino mantém suas
vítimas sofrendo com o frio e a fome durante horas, até matá-las com requintes
de crueldade.
Ela decide empreender a
sua própria investigação, pedindo informações aos vizinhos, procurando carros
de empresa que circularam pelo local na hora do desaparecimento, e perturbando
meio mundo.
A notícia dessa
investigação paralela não demora a chegar aos ouvidos da polícia, que resolve
prender a moça por perturbação. Mas, a paranóia de Jill a mantém sempre alerta,
e enquanto foge da polícia – que deveria ajudá-la – ela encontra as suas
próprias pistas, e se encaminha para o confronto com o inimigo.
“12 Horas” é um daqueles
filmes em que se tem a sensação de acontecer quase em tempo real, onde somos
cúmplices da protagonista, mas, sempre com alguma desconfiança se o que está se
passando é verdadeiro, ou acontece apenas na cabeça dela.
Um aspecto interessante
do filme é o preconceito com que se tem ao lidar com alguém com suspeita de
problemas mentais. É curioso, e muito factível, que alguém se preocupe mais com
uma garota desequilibrada portando uma arma do que com o desaparecimento de outra.
Além de trazer uma visão
diferente sobre o tema do serial killer, “12 Horas” tem um ritmo frenético, que
mantém a atenção do espectador sempre presa até o clímax. A tensão do filme é
ampliada pelo ambiente lúgubre e frio das belas florestas geladas do noroeste
americano.
Por ser um filme
praticamente de primeira pessoa, Amanda Seyfried está presente em praticamente
todas as cenas, o que implica em grande responsabilidade para a sua atuação. A
moça, que iniciou nas comédias românticas e séries televisivas, vem assumindo
papéis cada vez mais importantes, à altura do seu talento.
No outro filme em foco,
o talento da protagonista não é oriundo das telas. Gina Carano é um dos nomes
mais conhecidos das artes marciais, chegando a ser campeã feminina peso pena do
Strikeforce.
No filme “À Toda Prova”,
Gina Carano vive Mallory Kane, uma agente de uma empresa que presta serviços à
CIA. A moça trabalha para Kenneth (Ewan McGregor), com quem tivera um
envolvimento afetivo, mas, decide deixar a empresa.
Seu último trabalho é em
Barcelona, onde deverão libertar um dissidente chinês que está em um cativeiro
na cidade. A missão é executada com sucesso, e o refugiado é deixado aos
cuidados de Rodrigo (Antonio Banderas).
Decidida a mudar de
atividades, Mallory recebe a contragosto a visita de Kenneth, que a convida
para um trabalho simples em Dublim, para um contato com um provável colega de
trabalho.
Mallory deverá assumir a
identidade da mulher de Paul (Michael Fassbender), um agente do MI-6, a agência de informações
inglesa. Tudo parece ir conforme planejado, mas, aos poucos a moça vai
percebendo alguns indícios de que nem tudo é o que parece ser.
Quando ela descobre que
tudo não passara de uma armadilha para incriminá-la por um assassinato, começa
a verdadeira epopéia de Mallory, para fugir da polícia irlandesa e conseguir
voltar aos Estados Unidos.
De volta à sua terra, é
a hora de acertar as contas com quem preparou a armadilha, e descobrir o porquê
de tudo isso.
“À Toda Prova” é um
filme de ação bem feito, com participações de nomes famosos, como Ewan
McGregor, Antonio Bandeiras e Michael Douglas. Embora não seja uma atriz
tradicional, Gina não decepciona, e é uma mulher bonita e atraente, mesmo mantendo
uma cara enfezada na maioria das cenas.
Como a maior parte das
lutas foi coreografada, ela certamente não mostrou sua potencialidade marcial,
embora os amantes dos filmes de ação não tenham muito do que reclamar. Mais
para os fãs do gênero.
(Títulos originais: “Gone”
e “Haywire”)
Eventos
América Latina no Cinema: “Guantanamera”
Na próxima semana, o
projeto América Latina no Cinema, realização da UFRN e UERN, promoverá mais uma
exibição, desta vez com a produção cubana “Guantanamera”, segunda parceria
entre os diretores Tomás Gutierrez Alea e Juan Carlos Tabío, depois de “Morango
e Chocolate”. Guantanamera é uma comédia que se passa em Cuba, quando uma grave
crise de combustível se abate sobre a ilha. O transporte de defuntos se torna
um problema, e Afonso na tentativa de recuperar seu prestígio, formula um
intrincado plano para resolver a situação. Serão duas sessões, a primeira na terça-feira,
24, às 18h30, no Auditório da Biblioteca Central/UFRN, e a segunda na quarta-feira,
25, às 18h30, no Complexo Cultural de Natal (Zona Norte). Paralelo à sessão da
Zona Norte será exibido um filme para crianças na sala ao lado. Depois do filme
haverá sorteio de brindes e debate.
Lançamentos em DVD/Blu-Ray
“A Hora da Escuridão”
Um grupo de jovens
americanos em Moscou empreende uma luta desesperada pela sobrevivência depois
de uma invasão alienígena apocalíptica. Feitos de energia pura, os
extraterrestres invisíveis não demonstram nenhuma piedade ao incinerar com
apenas um toque seres humanos indefesos. O pequeno grupo de sobreviventes,
armados apenas com sua coragem e engenhosidade, une forças com um cientista
russo excêntrico, que pode ter descoberto a chave para deter a matança dos
alienígenas. Mas, o tempo esta se esgotando e as esperanças diminuindo, e
talvez eles tenham apenas uma chance de se salvar...e de salvar o planeta.
Disco com formato de tela widescreen anamórfico e áudio Dolby Digital 5.1. (T.O.:
“The Darkest Hour”).
“A Dama de Ferro”
Margaret Thatcher (Meryl
Streep) foi por mais de dez anos a Primeira-Ministra Britânica e teve uma série
de importantes decisões em suas mãos. Algumas delas foram feitas durante a
Guerra das Malvinas, em 1982. O filme mostra, por meio de uma série de
flashbacks, as ações da Dama de Ferro, durante os 17 dias que precederam o
conflito. O disco traz o filme com
formato de tela letterbox 16 x 9 e áudio Dolby Digital 5.1. (T.O.: “The Iron
Lady”).
“Moulin Rouge”
Na agitada Paris do fim
do século 19, o jovem artista Toulouse-Lautrec (José Ferrer) passa as noites no
cabaré Moulin Rouge, onde gosta de beber conhaque e fazer desenhos das
dançarinas de Can-Can. Ele é amigo dos boêmios e artistas da casa. Mas, sua
vida nunca mais será a mesma quando conhece uma mulher na rua, por quem se
apaixona perdidamente. Com uma fotografia espetacular, que traduz para o cinema
o colorido das telas de Lautrec, e uma direção impecável de John Huston,
“Moulin Rouge”, de 1952, é um verdadeiro espetáculo. Disco com formato de tela standard
e áudio Dolby Digital, e, como Extras, Trailer de cinema, e Vida e Obra de John
Huston. (T.O.: “Moulin Rouge”).
“Tudo Pelo Poder”
“Tudo Pelo Poder” é
baseado em peça escrita por Beau Willimon e se passa em Des Moines , Iowa,
algumas semanas antes do partido democrata escolher seu candidato para concorrer
à presidência dos Estados Unidos. A trama é centrada no jovem diretor de
comunicação Stephen Myers (Ryan Gosling) e as trapaças do jogo da política em
que ele precisa se meter para conseguir a indicação para seu candidato, o então
governador Mike Morris (George Clooney). O disco traz o filme com formato de tela widescreen
e áudio em Dolby Digital
5.1, e, como Extras, Ficha Técnica e Trailer. (T.O.: “The Ides of March”).
Films
de la semaine: «Disparue» et «Haywire»
Fait intéressant, la plupart des films dans les
salles cette semaine ont une héroïne en tant que protagoniste. Prenant cette
vague des femmes, nous allons parler de deux films, le thriller «Disparue» et
le policier «Haywire».
Que feriez-vous se vouz ave été la victime d'un
enlèvement, et a failli mourir entre les mains du ravisseur? Feriez vous avec peur de tout et se vous seriez verrouillez
dans votre maison? Ce n'était pas la réaction de Jill (Amanda Seyfried), qui a
subi plus de violence auprès des autorités, puisque personne ne croit ce
qu'elle était venue, étant hospitalisée de force dans un sanatorium.
Jill vit maintenant dans une routine que ele pratique les
arts martiaux, aussi vagues sans relâche pour un parc à proximité de sa ville,
où elle essaye de trouver où elle a été tenue en captivité dans une fosse.
Un jour, Jill découvre que sa sœur avait disparu, et
personne ne peut découvrir où elle se trouvait, pas même son petit ami. Lorsque elle cherche la police, est accueillie avec
scepticisme par les officiers, en raison de son histoire.
Jill est horrifiée car elle sait que la vie de sa
sœur a compté les heures, parce que le tueur garde ses victimes souffrant de
faim et de froid pendant des heures, et après il les tue avec cruauté.
Elle décide d'entreprendre leurs propres recherches,
en demandent aux voisins de l'information, recherchent de voitures qui ont été
par l'heure locale de la disparition, et en troublent la moitié du monde.
Les nouvelles sur cette enquête parallèle arrivent
les oreilles de la police, qui décide arrester la jeune fille pour
perturbation. Mais la paranoïa de Jill le garde, et tout en fuyant la police -
qui devrait l'aider - elle trouve leurs propres morceaux, et se dirige vers une
confrontation avec l'ennemi.
«Disparue» est un de ces films où vous avez l'impression de
se passer en temps réel, où nous sommes complices de la protagoniste, mais
toujours avec une certaine suspicion que ce qui se passe est réel, ou qui se
passe seulement dans sa tête.
Un aspect intéressant du film est le préjudice qui doit
faire face à une personne soupçonnée d'avoir des problèmes mentaux. Il est
curieux, et très faisable pour n'importe qui de se soucier plus avec une fille
déséquilibrée, qu'avec la disparition d'une autre.
Outre que apporter un point de vue différent sur le thème
du tueur en série, «Disparue» a un rythme effréné, ce qui maintient l'attention
du spectateur toujours collé à l'apogée. La
tension du film est renforcée par l'atmosphère étrange et le froid glacial des
belles forêts du Nord-Ouest american.
Pour être un film pratiquement à la première
personne, Amanda Seyfried est présent dans pratiquement chaque scène, ce qui
implique une grande responsabilité pour leur performance. La jeune fille, qui a
commencé dans les comédies romantiques et des séries de TV, a assumé des rôles
de plus en plus importants, a la hauteur de son talent.
Dans l'autre film, le talent de la protagoniste n'est pas à
venir à partir des écrans. Gina Carano
est l'un des noms les plus connus dans les arts martiaux, devenant champion
poids plume féminine de Strikeforce.
Dans le film «Haywire», Gina Carano vit Mallory Kane,
un agent d'une société fournissant des services à la CIA. Elle travaille pour
Kenneth (Ewan McGregor), avec qui elle avait eu une liason émotionnelle, mais
elle avait décide de quitter l'entreprise.
Son dernier ouvrage est à Barcelone, où ils vont
sortir un dissident chinois qui est en captivité dans la ville. La mission est effectuée avec succès, et le réfugié est
laissé aux soins de Rodrigo (Antonio Banderas).
Déterminé à changer d'activité, Mallory reçoit à
contrecoeur une visite de Kenneth, qui l'invite à un travail simple à Dublin,
pour un contact avec un collègue potentiel.
Mallory va assumer l'identité de la femme de Paul (Michael
Fassbender), un agent du MI-6, l'agence de renseignement britannique. Tout
semble aller comme prévu, mais peu à peu la jeune fille se rendra compte
certains éléments de preuve que tout n'est pas qu'il n'y paraît.
Quand elle découvre qu'il était tout juste un piège pour
l'incriminer pour une assassiner, commence la véritable épopée de Mallory, pour
s'échapper de la police irlandaise, et à revenir aux États-Unis.
Apès retourner a son pays, il est temps de régler ses
comptes avec ceux qui fixent le piège, et comprendre pourquoi tout cela.
«Haywire» est un film d'action bien faite, avec des
apparitions par des noms célèbres tels que Ewan McGregor, Antonio Banderas et
Michael Douglas. Bien que
n'étant pas une actrice traditionnelle, Gina ne déçoit pas, et elle est une
femme belle et attrayante, même si conservant une figure sérieuse dans la
plupart des scènes.
Comme la plupart des combats ont été chorégraphiés,
Gina n'a certainement pas démontré son potentiel martiale, bien que les
amateurs de films d'action n'ont pas trop à se plaindre. Plus pour les fans du
genre.
(Titres originals: «Gone» et «Haywire»).
Movies of the Week:
"Gone" and "Haywire"
Curiously,
most movies in theaters this week have a heroine as the protagonist. Taking a
ride this wave of women, let's talk about two of these films, the thrillers
"Gone" and "Haywire".
What would
you do if you were the victim of a kidnapping, and nearly died at the hands of
the kidnapper? Would you be afraid of everything and lock yourself at home?
This was not the reaction of Jill (Amanda Seyfried), who suffered even more
violence from the authorities, since no one believed what she had come, being
hospitalized against her will in a sanatorium.
Jill now
lives a routine that shepractices martial arts, and vagues tirelessly for a
park nearby where she tries to find where she was held captive in a pit.
One day,
Jill discovers that her sister was gone, and no one can discover his
whereabouts, not even her boyfriend. When she goes to the police, she is
greeted with skepticism by the officers, on account of her previous history.
Jill is
horrified because she knows that her sister's life has the hours counted,
because the killer keeps his victims suffering from cold and hunger for hours,
and kills them with cruelty.
She decides
to undertake her own research, asking neighbors for information, looking for
company cars that were circulated by the local time of the disappearance, and
disturbing half the world.
The news
that she takes a parallel investigation reach the ears of the police, and they
decide to arrest the girl to hold a disturbance. But Jill's paranoia keeps her
alert, and while fleeing police - that should help her - she finds their own
tracks, and is heading for confrontation with the enemy.
"Gone"
is one of those movies where you have the feeling it happens almost in real
time, where we are accomplices of the protagonist, but always with some
suspicion if what is happening is real, or only in her head.
An
interesting aspect of the film is the prejudice that people has when dealing
with someone suspected of having mental problems. It is curious, and very
doable for anyone to worry more with a girl with a gun than with the
disappearance of another one.
Besides
bringing a different view on the subject of serial killer, "Gone" has
a frenetic pace, which keeps the viewer's attention always stuck until the
climax. The tension of the film is enhanced by the eerie atmosphere and the icy
cold of the beautiful forests of the american northwest.
Being a
movie practically the first person, Amanda Seyfried is present in virtually
every scene, which implies a great responsibility for her performance. The
girl, who started in romantic comedies and TV series, has assumed increasingly
important roles, the height of his talent.
In the
other film in focus, the talent of the player is not coming from the screens.
Gina Carano is one of the best famous names in martial arts, becoming female
featherweight champion of Strikeforce.
In the film
"Haywire", Gina Carano lives Mallory Kane, an agent of a company
providing services to the CIA. She works for Kenneth (Ewan McGregor), who had
an emotional involvement, but decides to leave the company.
His latest
work is in Barcelona, where they must free a Chinese dissident who is held in
captivity in the city. The mission is successfully performed, and the refugee
is left to the care of Rodrigo (Antonio Banderas).
Determined
to change activities, Mallory reluctantly receives a visit from Kenneth, who
invites her to a simple job in Dublin, for a contact with a potential coworker.
Mallory
should assume the identity of the wife of Paul (Michael Fassbender), an agent
of MI-6, the British intelligence agency. Everything seems to go as planned,
but gradually the girl realizes some evidence that something is not as it
seems.
When she
discovers that it was all just a trap to incriminate her for a murder, it
begins the true epic of Mallory, for escaping from the Irish police and get
back to the United States.
Back to
her, it's time to settle accounts with those who set the trap, and find out the
reasons of it.
"Haywire"
is a well made action film, with appearances by famous names such as Ewan
McGregor, Antonio Banderas and Michael Douglas. Even not being a traditional
actress, Gina does not disappoint, and she is a beautiful and attractive woman.
Like most
of the fights were choreographed, she certainly could not shown her martial
potential, although lovers of action movies do not have much to complain about.
More for fans of the genre.
(Original
Title: "Gone" and "Haywire").
Nenhum comentário:
Postar um comentário