Newton Ramalho
colunaclaquete@gmail.com – www.colunaclaquete.blogspot.com
- @colunaclaquete
O que está em cartaz
Fim de semana interessante,
neste início de mês, com nada menos do que cinco estreias, entre elas, “O
Artista”, o grande vencedor do Oscar 2012. As demais estreias são “Anjos da
Noite – O Despertar”, com Kate Beckinsale, a paródia “A Saga Molusco –
Anoitecer”, a comédia nacional “Billi Pig”, com Grazi e Selton Mello, e a
ficção “Poder Sem Limites”. Continuam em cartaz o suspense “A Mulher de Preto”,
com Daniel Radcliffe, o drama “Tão Forte e Tão Perto”, a ação “Motoqueiro
Fantasma – Espírito de Vingança”, a comédia “Cada um Tem a Gêmea Que Merece”, o
drama “A Dama de Ferro”, com Meryl Streep, e o infantil “Alvin e os Esquilos 3” .
Estreia 1: “O Artista”
Na Hollywood de 1927, o grande astro do cinema
mudo George Valentin (Jean Dujardin) desafia o cinema falado, por considerar
uma onda passageira, e acaba caindo no esquecimento e na decadência financeira
e moral. Enquanto isso, a bela Peppy Miller (Bérénice Bejo), jovem dançarina
por quem ele se sente atraído, se torna uma estrela em ascensão. Será o fim de
sua carreira e de uma paixão? A direção é de Michel Hazanavicius. “O Artista”,
grande vencedor do Oscar 2012, estreia nesta sexta-feira, na Sala 7 do
Moviecom. Classificação indicativa 14 anos.
Estreia 2: “Anjos da Noite – O Despertar”
Após acordar de um coma de mais de 10 anos,
Selene (Kate Beckinsale) vê que o mundo mudou muito desde que
"apagou". Os humanos descobriram a existência dos vampiros e
lobisomens e passaram a caçar essas raças. No meio da eterna disputa, descobre
que possui uma filha adolescente que é metade vampira e metade lobisomem, que
precisará de sua ajuda. A direção é de Måns Mårlind e Björn Stein. “Anjos da
Noite – O Despertar” estreia nesta sexta-feira, na
Sala 6 do Moviecom. Classificação indicativa 16 anos. Exibição em 3D.
Estreia 3: “A Saga Molusco - Anoitecer”
Bella (Heather Ann Davis) está se preparando
para o aguardado casamento com Edward (Eric Callero), um vampiro branquelo. Não
demora muito para ela suspeitar que esteja grávida dele. Paralelamente, precisa
lidar com as trapalhadas de Jacob (Frank Pacheco), seu melhor amigo, que não
para de comer e teima em não largar do pé de Bella. A direção é de Craig Moss. “A Saga Molusco -
Anoitecer” estreia nesta sexta-feira, na
Sala 3 do Moviecom. Classificação indicativa 14 anos.
Estreia 4: “Billi Pig”
Marivalda (Grazi Massafera) sonha ser atriz e
Wanderley (Selton Mello) é um corretor de seguros falido. Ela rotineiramente
sonha com Billi, um porco de plástico que guarda desde a infância, até que um
dia passa a conversar com ele. Marivalda resolve dar um ultimato ao marido, que
fica desesperado em busca de algo que possa manter o casamento. Quando Tenório
(Murilo Grossi), o braço direito do traficante Boca (Otávio Muller), procura o
padre Roberval (Mílton Gonçalves), Wanderley tem uma grande ideia. Ele elabora
um plano com o padre para que possam enganar Boca, que está desesperado em
busca de alguém que consiga fazer com que sua filha saia do coma. A direção é
de José Eduardo Belmonte. “Billi Pig” estreia nesta sexta-feira, na Sala 4 do Moviecom. Classificação indicativa 12
anos.
Estreia 5: “Poder Sem Limites”
Após ingerir uma substância misteriosa, três
amigos são surpreendidos ao ganhar superpoderes. De início eles os usam para
brincar com conhecidos, mas aos poucos ganham a sensação de impunidade e passam
a realizar feitos maiores. Os jovens usam inicialmente seus poderes para fazer
pequenas brincadeiras, até que um deles decide usar o seu poder de maneira
perigosa, culminando na morte de uma pessoa. Filme em estilo documental, como
“Cloverfield” e “Atividade Paranormal”. A direção é de Josh Trank. “Poder Sem
Limites” estreia nesta sexta-feira, na Sala 1
do Moviecom. Classificação indicativa 14 anos.
Especial: Oscar
e outras drogas
Conhecendo a minha paixão pelo
cinema, inúmeros amigos me perguntaram o que tinha achado do resultado do Oscar
2012, e a todos respondi o mesmo: este ano não houve surpresas, e houve
praticamente um empate entre “O Artista” e “A Invenção de Hugo Cabret”. Claro,
os prêmios mais “importantes” ficaram com “O Artista”, mas, considero que a
disputa foi muito equilibrada.
A coisa mais ridícula foi mesmo os
comentários da nossa imprensa, repetindo o chavão de que “o Oscar deste ano
teve sotaque francês”. Bem, se pensarmos que não houve nenhum diálogo sonoro no
filme, que o mesmo foi filmado em Los Angeles, que a maioria do elenco era americana,
e que o tema tratado foi a transição do cinema mudo para o falado em Hollywood,
fica difícil pensar em “O Artista” como um filme francês.
Por outro lado, o vice “A Invenção
de Hugo Cabret”, embora seja falado em inglês, passa-se em Paris, e tem como
tema principal a figura de George Méliès, um francês, pioneiro do cinema
mundial, e o grande incentivador do filme como entretenimento, nos moldes que
estamos acostumados a ver hoje.
Unanimidade mesmo, parece ser
apenas para a premiação de Meryl Streep por seu papel em “A Dama de Ferro”,
aliás, a única coisa que se salva no filme. Mas, quando se pensa no Oscar, será
que alguém sabe como é feita a seleção, a eleição dos indicados e a escolha dos
vencedores?
Oscar, na verdade, é um apelido que
foi dado à estatueta que os vencedores recebem. O prêmio é oficialmente
denominado Prêmio da Academia ao Mérito. Umas das histórias mais difundidas diz
que um membro da academia, e futura diretora executiva, Margaret Herrick, disse
que a estátua lembrava seu tio Oscar e que outras pessoas da Academia começaram
a referir-se a ela como Oscar.
A Academia foi organizada em maio
de 1927 como uma corporação sem fins lucrativos. Douglas Fairbanks Sr. foi seu
primeiro presidente e Robert Rehme é o atual, tendo sido nomeado em 1997.
A Academia é, de certo modo,
autofágica, já que é composta por membros da própria indústria que premia, a
indústria do cinema. São cerca de seis mil membros, que representam os 13 ramos
da indústria: atores, diretores artísticos, fotógrafos, diretores, executivos,
montadores, músicos, produtores, relações públicas, realizadores de
curtas-metragens e animação, especialistas de som, especialistas em efeitos
especiais e roteiristas.
Este é um clube muito fechado. Para
entrar, o candidato precisa ter uma ótima relação com os seus colegas de
especialidade, já que é necessária a indicação de dois membros ativos do grupo
ao qual a pessoa pretende entrar. Esses dois "padrinhos" vão defender
o seu nome e apresentá-lo à diretoria do setor.
Se passar neste primeiro teste, a
candidatura é avaliada pelo Conselho da Academia, um grupo de elite formado
pelo presidente, o vice, e por representantes eleitos. Esse pequeno grupo, que
representa menos de dez por cento dos associados, é que irá decidir se o
candidato tem uma contribuição importante ao cinema, ou tem outros méritos que
justifiquem a sua entrada na Academia.
Essa curiosa seleção leva a uma
lista de membros bem variada, como Vin Diesel, Steve Guttenberg, Jet Li, Neve
Cambell, Pee Wee Herman, e até Rooney Mara, de 26 anos, que ficou conhecida por
seu papel em "Millenium - Os Homens Que Não Amavam as Mulheres”. Outros,
como Viggo Mortensen e Woody Allen, recusaram o convite. Allen, por sinal,
nunca foi nem receber os Oscars que ganhou.
Bem, se acharam a seleção estranha,
esperem para ver a escolha dos vencedores. No final do ano, cada membro envia
para a academia uma lista dos cinco melhores da área à qual ele está ligado:
diretores votam na direção, figurinistas em figurino, músicos em trilhas
sonoras, etc., sempre numa escala de preferência decrescente. Todos podem, no
entanto, informar os seus candidatos a Melhor Filme.
A partir dessa indicação dos
membros, é composta a lista final de indicados que disputam a estatueta para
cada categoria. As exceções são para as categorias de Filme Estrangeiro e
longa-metragem de animação, que são selecionados por comitês específicos.
Em fevereiro, todos os membros da
Academia recebem as cédulas de votação, que deverão ser devolvidas até o dia
22, e, ao contrário da primeira fase, todos podem votar em todas as categorias.
Em apenas cinco categorias é preciso comprovar ter visto todos os concorrentes:
curta-metragem e curta de animação, documentário em longa e curta-metragem e
filme estrangeiro.
Em quase todas as categorias, vence
quem tiver maior número de votos. A partir de 2010, a Academia passou a
adotar, para a categoria de Melhor Filme, um complexo sistema de apuração.
Se o filme mais votado tiver 51%
dos votos, já é automaticamente declarado vencedor. Mas, se não conseguir esse
limite, os votos são empilhados – literalmente – para cada filme, em ordem
decrescente, e os votos do que está em último lugar são distribuídos entre os
outros concorrentes, do segundo até o penúltimo. O processo é repetido até o
final, e pode acontecer do segundo mais votado ser declarado campeão.
Achou estranho esse processo? Pois
isso é utilizado até em algumas eleições nos Estados Unidos, e tudo é feito sob
o olhar rigoroso da renomada empresa de auditoria Pricewaterhouse Coopers. Se
lembrarmos das confusas eleições presidenciais deles, essa escolha do melhor
filme é fichinha.
E os outros prêmios, como são? O
Globo de Ouro é dado a partir de um grupo bem mais seleto, menos de cem
correspondentes estrangeiros que escrevem sobre cinema na Califórnia, mas, para
órgãos de imprensa fora dos Estados Unidos.
Ainda nos Estados Unidos, temos o
Directors Guild Award, que é composto apenas por diretores, Writers Guild of
América, só de roteiristas, os festivais de Sundance e o Independent Spirit
Awards, para as produções independentes, e muitos outros. No Reino Unido, o
mais conhecido é o BAFTA (British Academy of Film and Television Arts), e, na
França, temos o festival mais famoso, o de Cannes, que premia os melhores com a
Palma de Ouro.
O mais irônico e divertido, com
certeza, é o prêmio Framboesa de Ouro, que premia os piores do cinema.
Anteriormente, a “entrega” era na véspera do Oscar, mas, agora está em uma data
mais apropriada, primeiro de abril. O ator Adam Sandler está disparado nas
indicações deste ano – no que concordo plenamente.
Os prêmios para o cinema, quaisquer
que sejam eles, jamais serão uma unanimidade, pois entram no balanço muitos
fatores, e, o principal deles, o gosto, é absolutamente pessoal e
intransferível.
Lançamentos em DVD/Blu-Ray
“O Preço do Amanhã”
Justin Timberlake, Amanda Seyfried
e Olivia Wilde estrelam este intrigante suspense de ficção científica. Estamos
num futuro próximo e a ciência já descobriu a chave para a imortalidade humana,
mas neste mundo, apenas os ricos vivem para sempre, porque tempo é dinheiro.
Quando um jovem pobre (Timberlake) é falsamente acusado de assassinato, ele
precisa descobrir um modo para destruir o sistema e roubar tempo suficiente
para viver mais um dia - ou morrer tentando. A direção é de Andrew Niccol. Disco com formato de tela widescreen anamórfico
e áudio Dolby Digital 5.1, e, como Extras, Cenas Excluídas e Estendidas, e, Os
Minutos.
“Amizade Colorida”
Uma jovem recrutadora de Nova York
(Mila Kunis) convence um cliente em potencial (Justin Timberlake) a deixar seu
emprego em São Francisco para trás e aceitar um emprego na grandiosa e agitada
Big Apple. Apesar de haver uma atração mútua logo de cara, ambos percebem que
tudo de que eles estão fugindo é de um relacionamento. Decidem, então, se
tornar amigos... Mas com alguns benefícios extras! É o arranjo perfeito – até
eles perceberem que não há nada melhor do que estar amarrado. A direção é de
Will Gluck. O disco traz o filme com formato de tela widescreen
e áudio Dolby Digital 5.1, e, como extras, Cenas Excluídas, Cenas Editadas,
Comentários com Will Gluck, Justin Timberlake e Mila Kunis, No Set de Filmagem,
Num Flash: Coreografado um flash Mob, Especial Sexcomédia, e Uma Faixa com
Curiosidades.
“Os 3”
“Os 3” conta a história de três
jovens universitários que, vindos de diferentes pontos do país, decidem morar
juntos e criam uma imensa amizade. Com o fim da faculdade, sem ter recursos
para se sustentar, os três aceitam transformar seu apartamento, e
consequentemente seu dia a dia, num reality show patrocinado por uma grande
loja de departamentos, que vê na juventude deles um excelente produto de
marketing. Tudo o que eles usam no apartamento está à venda na internet. Aos
poucos, com o sucesso, a vida deles se transforma num palco cheio de verdades
baseadas em mentiras e de muitas mentiras que carregam um tanto de verdade. A
ficção criada por eles se embaralha com a realidade e nem eles mesmo conseguem
saber no que acreditar. Disco com formato de tela widescreen anamórfico e áudio
Dolby Digital 5.1.
“O Galante Mr Deeds”
O simplório e honesto Longfellow
Deeds (Gary Cooper), de Mandrake Falls, em Vermont, acaba herdando uma fortuna
imensa. Ele precisará ir para a cidade grande, mas lidará com pessoas que só
pensam em se aproveitar de sua fortuna e humildade. Uma delas é a repórter Babe
Bennett (Jean Arthur), que fica amiga de Deeds somente por estar atrás de uma
boa história para seu jornal. O disco
traz o filme com formato de tela standard e áudio em Dolby Digital 2.0, e, como
extras, Frank Capra Jr. "Mr. Deeds Goes To Town", Comentários em
Áudio de Frank Capra Jr., Materiais Publicitários, Trailers Extras de Cinema, e
Notas de Sobre o Elenco.
Confira na TV
“Um Ato de Coragem”, no SBT
John Quincy é um trabalhador com sérios problemas financeiros. a
situação se complica quando descobre que seu filho Mike, 9, tem um grave
problema cardíaco e precisará de transplante, mas seu seguro não cobre. o pai,
desesperado, invade o hospital e faz reféns para exigir o tratamento adequado
ao filho, mesmo que tenha que dar a sua vida em troca! Sexta-feira, às 22h30.
“Primeiro Impacto”, na
Globo
A CIA e a KGB investigam um traficante de armas, ex-agente da CIA, que
roubou uma arma nuclear. Para esta missão, as agências precisavam de alguém
"novo", alguém que não chamasse atenção mas fosse eficiente... Por
isso, "escalam" o policial Jackie, que vai de Hong Kong à Austrália,
passando por moscou, em meio à explosões, perseguições e muito frio! Sábado, às 21h15.
“A Isca”, na
Globo
O "descolado" e trambiqueiro Alvin, fica por oito horas na
mesma cela de Jaster, preso por roubar uma fortuna em ouro! Jaster conta
detalhes sobre o crime para Alvin. Ao sair da cadeia, Alvin estava disposto a
mudar de vida, mas não sabia que tinha se transformado na isca para a polícia
chegar até o chefão do crime! Sábado, às 23h15.
“Glória”, na
Globo
Glória (Sharon Stone) é uma mulher que pagou por um crime que não
cometeu. Ao descobrir que seu ex-namorado - responsável por sua prisão – está
prestes a matar a testemunha de um assassinato, ela decide arriscar a vida e
fugir com o menino. Sábado, às 23h50.
“O Melhor Amigo da Noiva”, na Globo
Tom é um
homem bem-sucedido que descobre estar apaixonado por sua melhor amiga, Hannah,
enquanto ela viaja a negócios para a Escócia. Decidido a pedi-la em casamento
assim que retorne de viagem, Tom é surpreendido quando ela volta noiva de um
belo e rico escocês. Chamado para ser a “madrinha” do casamento, ele reluta mas
aceita o convite. Domingo, às 13h45.
“X-Men – O Filme”, na
Globo
O filme
se passa nos Estados Unidos num futuro próximo, quando seres humanos mutantes
dotados de superpoderes são discriminados pelo resto da sociedade. Parte deles
se organiza para tentar dominar o mundo, enquanto o professor Xavier (Patrick
Stewart), dono de uma escola especialmente voltada para mutantes, procura
impedir a guerra. Domingo, às 23h55.
“Eu Sei Quem Me Matou”,
na Globo
Aubrey (Lindsay Lohan), uma
estudante promissora, é sequestrada e torturada por um serial killer. Ela
consegue escapar e é salva. Quando acorda no hospital, insiste que não é quem
todos pensam e que a verdadeira Aubrey ainda corre risco de vida. Domingo, às 01h49.
“Loucas Por Amor, Viciadas em Dinheiro”, na Globo
Bridget
Cardigan é surpreendida ao saber que está prestes a perder sua confortável vida
e casa, quando seu marido é demitido. Ela sai, então, em busca de um emprego.
Após ter ficado anos sem trabalhar, ela consegue uma vaga no banco da reserva
federal americana. Aos poucos, descobre que tem muito em comum com suas novas companheiras
de trabalho. Segunda-feira, às 22h45.
Espécial:
Oscars et autres drogues
En connaissant ma passion pour le cinéma, beaucoup d'amis m'ai demandé
ce que je pensait du résultat de l'Oscar 2012, et a tous j'ai dit la même
chose: il n'y avait pas de surprises cette année, et il y avait un équilibre
entre «L'Artiste» et «L'Invention d'Hugo Cabret». Bien sûr, les prix plus
«importants» étaient à «L'Artiste», mais je considère que la lutte a été très
équilibrée.
La chose la plus ridicule, c'est même les commentaires de notre presse,
en répétant le cliché selon lequel "l'Oscar cette année avait un accent
français." Eh bien, si nous pensons qu'il n'y avait pas de dialogue
audible dans le film, qu'il a été filmé à Los Angeles, que la plupart des
acteures étaient américains, et que le sujet était la transition du cinéma muet
au cinéma parlant à Hollywood, il est difficile de penser dans «L'Artiste»
comme un film français.
D'autre part, le vice «L'Invention d'Hugo Cabret», même si elle est
parlée en anglais, aura lieu à Paris, et a pour thème principal la figure de
George Méliès, un pionnier français du cinéma mondial, et grand partisan du
film en tant que divertissement, de la manière que nous sommes habitués à voir
aujourd'hui.
L'unanimité semble même que pour le prix de Meryl Streep pour son rôle
dans "La Dame de Fer", en fait, la seule chose qui sauve le film. Mais quand on pense au Oscar,
quelqu'un sait comment est faite la sélection, l'élection des candidats et le
choix des gagnants?
Oscar est en fait un sobriquet qui
fut donné à la statuette que les gagnants reçoivent. Le prix est officiellement
appelé Prix de l'Academy au Merit. Une des histoires la plus connue dit que une
membre de l'académie, et le future directrice exécutive, Margaret Herrick, a
dit que la statue ressemblait à son oncle Oscar et d'autres personnes à
l'Académie a commencé à se référer au prix comme Oscar.
L'Académie a été organisé en mai
1927 comme une société sans but lucratif. Douglas Fairbanks Sr. fut le premier
président et Robert Rehme est le courant, après avoir été nommé en 1997.
L'Académie est, en quelque sorte, l'autophagique, car il est composé
par des membres de l'industrie qui est primé, l'industrie cinématographique. Il
ya environ six mille membres, qui représentent les 13 branches de l'industrie:
les acteurs, directeurs artistiques, photographes, réalisateurs, monteurs,
musiciens, producteurs, directeurs, relations publiques, réalisateurs de courts
métrages et d'animation, des experts des sons, des spécialistes des effets
spéciales et des écrivains.
C'est un club très fermé. Pour
entrer, les candidats doivent avoir une excellente relation avec leurs
collègues de spécialité, parce que il est nécessaire la indication de deux
membres actifs du groupe à laquelle la personne a l'intention d'entrer. Ces deux «parrains» iront défendre le nom du candidat et le soumettre à
la direction du secteur.
Si le nom passe ce premier test, la demande est évaluée par le Conseil
de l'Académie, un groupe d'élite formé par le président, le vice, et les
représentants élus. Ce petit groupe, ce qui représente moins de dix pour cent
des associés, c'est qui décidera si le candidat a une importante contribution
au cinéma, ou qui possède d'autres mérites qu'ils justifient son entrée à
l'Académie.
Cette curieuse sélection conduit à
une liste des membres très variée, comme Vin Diesel, Steve Guttenberg, Jet Li,
Neve Campbell, Pee Wee Herman, et même Rooney Mara, 26 ans, qui est devenu
connu pour son rôle dans "Millenium - Les hommes qui n'aiment pas les
femmes". D'autres, comme Viggo Mortensen et Woody Allen, ont refusé
l'invitation. Allen, d'ailleurs, n'a jamais été
même à la cérémonie por de recevoir des Oscars qui a gagné.
Eh bien, si vous avez trouvé la sélection étrange, attendez-vous pour
voir comme a été fait le choix des gagnants. A la fin de l'année, chaque membre
envoie à l'Académie une liste des cinq meilleures du domaine à laquel ils sont
attachés: directeurs votent en direction, les créateurs de costumes dans les
costumes, les musiciens sur bandes sonores, etc, toujours sur une échelle de
préférence décroissante.. Tout
le monde peut, toutefois, d'informer leurs candidats pour le Meilleur Film.
A partir de cette déclaration des membres, est composé la liste
définitive des candidats en lice pour la statuette pour chaque catégorie. Les
exceptions sont pour les catégories de Film Étranger et long-métrage
d'animation, qui sont sélectionnés par des comités spécifiques.
En Février, tous les membres de l'Académie reçoivent les bulletins de
vote, qui seront retournées jusqu'à le 22, et, contrairement à la première
phase, tout le monde peut voter dans toutes les catégories. Dans cinq catégories, il doit
prouver de avoir vu tous les concurrents: court-métrage et court métrage
d'animation, documentaire en long métrage et court métrage et film étranger.
Dans presque toutes les catégories,
le vanqueur c'est lequel avec plus de voix. Aprés 2010, l'Académie a commencé à
adopter, pour la catégorie du Meilleur Film, un système complexe de décompte.
Si le film a le plus de votes de 51% des voix, il est automatiquement déclaré
vainqueur. Mais aucun obtenir cette montant, les votes sont empilés -
littéralement - pour chaque film, dans l'ordre décroissant, et les votes de ce
qui est en dernière place sont répartis entre les autres concurrents, du
deuxiéme au avant-dernier. Le processus est répété jusqu'à la fin, et il peut
être que le deuxième plus voté soit déclaré champion.
Trouvez-vous étrange cette processus? Savez-vous que il est utilisé
dans certaines élections américaines, et tout est fait sous le regard rigide de
la renommée entreprise d'audit Pricewaterhouse Coopers.Si nous pensons à leurs
confuses électiones présidentielles, cette choix du meilleur film est jeu
d'enfant.
Et d'autres prix, comme ils sont?
Le Globe D'Or est donné à partir d'un groupe beaucoup plus restreint, moins de
cent correspondants étrangers qui écrivent sur le cinéma en Californie, mais
pour la presse en dehors des États-Unis.
Même aux États-Unis, nous avons le
prix Guilde des Directeurs, qui est composé uniquement de realisateurs, Guilde
des Écrivains d'Amerique, seuls les écrivains, les festivals de Sundance et
Independent Spirit Awards pour les productions indépendantes, et bien d'autres.
Au Royaume-Uni, le plus connu est le BAFTA (British Academy of Film and
Television Arts), et, en France, nous avons le plus célèbre festival, Cannes,
qui récompense les meilleures avec la Palme d'Or.
Le plus ironique et amusant, bien
sûr, c'est le prix Framboise d'Or, qui honore les pires du cinéma. Auparavant,
la «livraison» de cette prix était à la veille de la cérémonie du Oscar, mais,
maintenant, il est à une meilleure date, le premier d'Avril. Adam Sandler est
l'acteur avec plus de indications cette année - et je suis entièrement
d'accord.
Les prix pour le cinéma, quels
qu'ils soient, ne seront jamais un vote unanime, car de nombreux facteurs
entrent dans la balance, et le principal, le goût, est tout à fait personnelle
et non transférable.
Special:
Oscars and other drugs
Knowing
my passion for cinema, many friends asked my opinion about the 2012 Oscar, and
the answer was always the same: there were no surprises this year, and there
was a balance between "The Artist" and "Hugo". Of course,
the awards more "important" were won by "The Artist", but I
consider that the dispute was very balanced.
The
most ridiculous thing was the comments of our press, repeating the cliché that
"the Oscar this year had a French accent." Well, if we think that there
was no audible dialogue in the film, that it was filmed in Los Angeles, that
most of the cast was American, and that the theme was the transition from
silent movies to talkies in Hollywood, it's hard to think in "The
Artist" as a French movie.
On
the other hand, the vice "Hugo", although it is spoken in English,
takes place in Paris, and has, as its main theme, the figure of George Méliès,
a French pioneer of world cinema, and a great supporter of the film as
entertainment, in the manner we are accustomed to seeing today.
Unanimity
even seems to be only for the award of Meryl Streep for her role in "The
Iron Lady", in fact, the only thing that saves the film. But, when we
think about the Oscar, does anyone know how the selection is made, the election
of the nominees and choice of the winners?
Oscar,
actually, is a nickname that was given to the statuette that the winners
receive. The award is officially called the Academy Award of Merit. One of the
most widespread story says that a member of the academy, and future executive
director, Margaret Herrick, said that the statue resembled her uncle Oscar and
others at the Academy began to refer to it as Oscar.
The
Academy was organized in May 1927 as a nonprofit corporation. Douglas Fairbanks
Sr. was its first president and Robert Rehme is the current, having been
appointed in 1997.
The
Academy is, in a way, autophagic, since it is composed by members of the
industry awarded, the film industry. There are about six thousand members,
representing 13 branches of industry: actors, art directors, photographers,
directors, editors, musicians, producers, public relations, directors of short
films and animation, sound experts, special effects specialists and
screenwriters.
This
is a very closed club. To be admitted, applicants must have a great
relationship with their colleagues in the specialty, as is necessary to be
indicated by two active members of the group to which the person intends to
enter. These two "godfathers" will defend his name and submit it to
the direction of the sector.
If
the candidate pass this first test, the application is evaluated by the Council
of the Academy, an elite group forme by the president, vice, and some elected
representatives. This small group, which represents less than ten percent of the
associates is who will decide whether the candidate has an important
contribution to the cinema, or have other merits to justify its entry into the
Academy.
This
curious selection leads to a varied list of members, like Vin Diesel, Steve
Guttenberg, Jet Li, Neve Campbell, Pee Wee Herman, and even Rooney Mara, 26,
who became known for her role in "The Girl with the Dragon Tattoo".
Others, like Viggo Mortensen and Woody Allen, refused the invitation. Allen, by
the way, never even went to receive the Oscars he won.
Well,
if you found this selection a bit strange, wait to see the choice of winners.
At the end of the year, each member sends to the Academy a list of the top five
of the area to which it is attached: Directors vote on the direction, costume
designers in costumes, musicians on soundtracks, etc.., always on a scale of
decreasing preference. Everyone can, however, inform their candidates for Best
Picture.
From
this statement of the members, is comprised the final list of nominees, vying
for the statuette for each category. The exceptions are for the categories of
foreign film and feature film animation, which are selected by specific
committees.
In
February, all members of the Academy receive the ballots, which shall be
returned until the 22th, and, unlike the first phase, everyone can vote in all
categories. In five categories, however, it must prove have seen all
competitors: short film, animated short film, documentary long and short film
and foreign film.
In
almost all categories, the winner is the one who had more votes. Since 2010,
the Academy began to adopt, for the Best Picture category, a complex system of
calculation.
If
the movie has 51% of the votes, it is automatically declared the winner. But if
it is under that limit, the votes are stacked - literally - for each film, in
descending order, and the votes of the one in last place are distributed among
the other competitors, from the second to the penultimate. The process is
repeated until the end, and it may happen that the second most voted be
declared champion.
Thought
it strange that process? For the records, this method is used up in some U.S.
elections, and everything is done under the strict gaze of renowned auditing
firm Pricewaterhouse Coopers.If we remember the confuse american presidential
election, this choice of best film is a child play.
And
the other prizes, how are they? The Golden Globe is chosen by a much more
select group, fewer than one hundred foreign correspondents who write about
movies in California, but for the press outside the United States.
Even
in the United States, we have the Directors Guild Award, which is composed only
of directors, Writers Guild of America, only the screenwriters, the festivals
of Sundance and Independent Spirit Awards for independent productions, and many
others. In the UK, the best known is the BAFTA (British Academy of Film and
Television Arts), and in France have the most famous festival, Cannes, which
awards the bests with the Palme d'Or.
The
most ironic and fun, of course, is the Razzy Award, which honors the worst
movies of the year. Previously, the "cerimony" was on the eve of the
Oscars, but now it is in a better date, April 1st. Actor Adam Sandler is
leading the indications this year - as I fully agree.
The
awards for the movies, whatever they are, will never be a unanimity, because
many factors enter into the balance, and the main one, the personal feeling, is
totally individual and not transferable.
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