colunaclaquete@gmail.com – colunaclaquete.blogspot.com - @colunaclaquete
O que está em cartaz
É sempre de assustar como a vida pode superar a ficção, ao produzir cenas de horror como a da escola de Realengo. Mas, não se sabe o que é pior, se é a loucura do assassino das crianças, ou a demagogia dos políticos, que tentam tirar proveito da publicidade do caso. Enquanto isso, nos cinemas, as estreias do final de semana são a ficção-científica “Eu Sou o Número Quatro”, da Disney, o terror “Pânico 4”, e a aventura “Scott Pilgrim Contra o Mundo”, na Sessão Cine Cult do Cinemark. Continuam em cartaz a ótima animação “Rio” (vejam na Sessão Filme da Semana), dirigido pelo brasileiro Carlos Saldanha, os dramas nacionais “As Mães de Chico Xavier” e “VIPs”, e o romance “Esposa de Mentirinha”. Nas programações exclusivas, o Cinemark exibe a aventura “Fúria Sobre Rodas”.
Estreia 1: “Eu Sou o Número Quatro”
No passado, nove jovens alienígenas fugiram do planeta Lorien, ameaçado pelos Mogadorians, para se esconder na Terra. Uma vez aqui, e na medida em que se tornaram adultos, começaram a desenvolver poderes sobrenaturais. Mas os invasores estão dispostos a pegá-los e isso precisa acontecer na sequência certa, já que eles são reconhecidos por números. Um, Dois e Três já foram assassinados e agora o Número Quatro (Alex Pettyfer), conhecido entre os humanos como John Smith será o próximo alvo. Ele muda-se para Paradise, no estado de Ohio, disfarçado de estudante colegial e lá conhece Sarah Hart (Dianna Agron), por quem se apaixona e começa a acreditar ser ela um bom motivo para deixar de fugir. A direção é de D. J. Caruso. “Eu Sou o Número Quatro” estreia nesta sexta-feira, na Sala 7 do Moviecom, e na Sala 1 do Cinemark. Classificação indicativa 12 anos.
Estreia 2: “Pânico 4”
Sidney Prescott (Neve Campbell) agora é autora de um livro de auto-ajuda, e retorna para Woodsboro na última parada de sua turnê para promover o lançamento de sua obra. Woodsboro, sua cidade natal, foi onde ela sobreviveu a uma série de terríveis assassinatos. Uma vez lá, ela reencontra o xerife Dewey (David Arquette) e a jornalista Gale (Courteney Cox), agora casados, e também a prima Jill (Emma Roberts). Mas, enquanto a cidade comemorava o aniversário dos crimes, novos assassinatos começam a acontecer e o retorno de Ghostface, o assassino da máscara, parece ser uma nova realidade para a cidade, que novamente entra em pânico. A direção é de Wes Craven. “Pânico 4” estreia nesta sexta-feira, na Sala 4 do Moviecom, e na Sala 7 do Cinemark. Classificação indicativa 16 anos.
Sessão Cine Cult: “Scott Pilgrim Contra o Mundo”
Filme da Semana: “Rio”
Sempre que é lançado algum filme de Hollywood e que utiliza o Brasil como tema, é criada uma expectativa sobre o que vai ser mostrado na tela, já que se espera – no mínimo – a verossimilhança. Infelizmente, o que é mostrado, quase sempre, é o que eles pensam que é o Brasil, e aparecem muitas maluquices. A animação “Rio” não deixa de dar umas escorregadas, mas, como filme infantil é excelente.
A expectativa de uma maior fidelidade à realidade em “Rio” deveu-se mais ao fato do diretor ser brasileiro, Carlos Saldanha, que dirigiu as duas últimas sequências de “A Era do Gelo”. Mesmo assim, ainda sobraram na tela alguns absurdos, como ter que passar no Sambódromo da Marquês de Sapucaí para poder chegar ao aeroporto...
Bem, se por um lado foram cometidos essa e outras liberdades poéticas, por outro, temos uma animação de primeira linha, que trata do contrabando de animais exóticos, e principalmente, das relações afetivas.
“Rio”conseguiu o marco da melhor estreia de uma animação no Brasil, levando 1,1 milhão de espectadores aos cinemas, com uma arrecadação de 13,7 milhões de reais, atrás apenas de "Homem-Aranha 3" (R$ 14,8 milhões) e "Tropa de elite 2" (R$ 14 milhões), de acordo com o site Filme B. A mesma fonte informa uma arrecadação mundial de 55 milhões de dólares.
No prólogo do filme, encontramos o pequeno Blu (Jesse Eisenberg/ Gustavo Pereira), um filhote de arara azul ainda no ninho, em algum lugar do Brasil, já encantado com o ritmo do samba e maravilhado com o show dos pássaros vizinhos.
Ao cair do ninho, acidentalmente, ele é capturado pelos contrabandistas e enviado para os Estados Unidos. Uma manobra brusca do caminhão que o transportava faz com que a caixa onde estava caia na rua, onde ele é encontrado pela menina Linda (Leslie Mann/ Sylvia Salustti), que passa a cuidar dele.
Os anos se passam e a amizade entre Blu e Linda se fortalece. Já adulta, Linda mantém uma pequena livraria em uma cidadezinha na fria Minnesota. Um dia, eles recebem a visita de Túlio (Rodrigo Santoro, em ambas as versões). Túlio é um ornitólogo brasileiro, e fica encantado ao saber da existência de Blu. Ele revela que existe uma única fêmea da espécie, no Brasil, e quer levar Blu para acasalar com ela.
Relutante, a princípio, Linda aceita o convite de Túlio, para viajarem ao Brasil, comovida pela solidão de Blu, e sua decepção por não conseguir voar.
Ao chegarem, Blu descobre que sua nova companheira não é lá muito amigável. Jade (Anne Hathaway/ Adriana Torres) é uma ararinha independente e ativa, e o seu único objetivo é fugir e voltar para a natureza.
Enquanto não acontece nem a fuga nem o namoro, o viveiro é invadido por um garoto, que, com a ajuda de Nigel (Jemaine Clement / Guilherme Briggs), uma cruel cacatua, rouba o casal de araras e vários outros pássaros. Os animais são levados para um barraco no alto de uma favela, onde três contrabandistas o aguardam.
Mesmo acorrentados pela perna, Blu e Jade conseguem fugir, refugiando-se na floresta da Tijuca, onde conhecerão um novo amigo, o tucano Rafael (George Lopez / Luiz Carlos Persy), que faz o possível para ajudar o casal. A eles se unem o canário Nico (Jamie Foxx / Alexandre Moreno) e o cardeal Pedro (Will.I.Am / Mauri Ramos).
Eles precisam atravessar a cidade, para chegar a Santa Teresa, onde mora Luiz (Tracy Morgan / Júlio Chaves), um buldogue babão, que adora se fantasiar de Carmen Miranda. Quando, finalmente, as araras conseguem se livrar da corrente, resolvem ir cada um para o seu lado, Blu, à procura de Linda, e Jade, de volta à natureza.
Mas, os contrabandistas continuam a perseguir os pássaros, e Jade é capturada por Nigel. Os bandidos pretendem sair do país de avião com os pássaros aprisionados, para vendê-los no exterior. Começa, então, uma nova epopéia para Blu e seus amigos, para libertar Jade de seus captores.
Além de tocar em um tema importante, o contrabando de animais silvestres, a animação “Rio” não deixa de ser uma fantástica peça de propaganda para o Rio de Janeiro, cidade que hospedará dois eventos mundiais, a Copa do Mundo e 2014 e a Olimpíada de 2016.
É bem verdade que a cidade de verdade é um pouquinho diferente da que foi mostrada na tela, mas, os principais marcos turísticos estão maravilhosamente retratados, como o Pão de Açúcar, o Cristo Redentor, a baía da Guanabara, os Arcos da Lapa, o Sambódromo, a pedra da Gávea, e muitos outros.
Alguns problemas da cidade foram registrados de uma forma mais suave ou engraçada, como do jovem infrator, que se arrepende e ajudar a salvar as aves roubadas, e até mesmo a ação dos ladrões, representados pelos divertidos macacos trombadinhas que “depenam” os turistas desavisados.
Para o filme, foram assumidas muitas liberdades narrativas, que não afetam a história, como o habitat natural da arara-azul, que é na caatinga baiana, e não na mata Atlântica. Afinal de contas, o nome do filme “Rio”, e não Salvador. O pássaro vilão, a cacatua Nigel, é originária da Austrália, e só é encontrada no Brasil em cativeiro. Além disso, ela não é agressiva ou predadora, como é mostrada no filme.
Em termos técnicos, o filme é irrepreensível, principalmente na exibição em 3D. As animações em computação gráfica alcançaram um nível de excelência impressionante, que torna uma produção como esta um espetáculo visual e sonoro.
A trilha sonora é um dos pontos altos do filme, com clássicos como “Samba de Orly”, de Toquinho e Chico Buarque, “Mais Que Nada”, de Jorge Ben, indo a "Hot Wings (I Wanna Party)", de Will.I.Am.. As músicas são interpretadas por Sergio Mendes, Bebel Gilberto, Carlinhos Brown, entre outros.
“Rio” é um filme direcionado para o público infantil, mas, se torna um programa interessante para toda a família, propiciando temas para boas discussões sobre a natureza, contrabando de animais, etc..
Lançamentos em DVD/Blu-Ray
“Harry Potter e as Relíquias da Morte: Parte 1”
Prestes a completar 17 anos, Harry Potter (Daniel Radcliffe) precisa ser transportado até um local seguro. Lorde Voldemort (Ralph Fiennes) e seus comensais da morte sabem que a transferência está prestes a acontecer e aguardam sua realização para atacar. O Ministro da Magia é morto e, em seu lugar, assume um dos asseclas de Voldemort. Harry e seus amigos passam a ser caçados impiedosamente, obrigando que ele, Rony e Hermione fujam. Precisando mudar constantemente de lugar, eles elaboram um plano para encontrar e destruir as horcruxes que podem eliminar Voldemort de uma vez por todas. O disco traz o filme com formato de tela widescreen e áudio em Dolby Digital 5.1, e, como extras, Os 7 Harrys, No gramado com Rupert, Tom, Oliver e James, Cenas adicionais, O mundo mágico de Harry Potter, Trailer promocional, Por trás da trilha sonora e Competição de corrida de Dan, Rupert e Emma.
“Tiras em Apuros”
Jimmy Monroe (Bruce Willis) é um detetive veterano, que está ocupado com os preparativos para o casamento da filha (Michelle Trachtenberg). Juntamente com Paul Hodges (Tracy Morgan), ele precisa investigar o roubo de um raro cartão de baseball de 1952, realizado por um gângster impiedoso. Só que Hodges tem outro motivo para se preocupar: a suposta infidelidade de Debbie (Rachida Jones), sua esposa. O disco traz o filme com formato de tela letterbox e áudio em Dolby Digital 5.1.
“Harry Potter: Anos 1-7 (Box 8 Discos em Blu-ray)”
Box com os sete filmes da série Harry Potter em Blu-Ray, com muitos extras e formato de tela widescreen em alta definição. Os filmes são “Harry Potter e a Pedra Filosofal”, “Harry Potter e a Câmara Secreta”, “Harry Potter e o Prisioneiro de Azkaban”, “Harry Potter e o Cálice de Fogo”, “Harry Potter e a Ordem da Fênix”, “Harry Potter e o Enigma do Príncipe” e “Harry Potter e as Relíquias da Morte Parte 1” . Este último vem com um disco adicional de extras.
.
“Jonah Hex – O Caçador de Recompensas”
Jonah Hex (Josh Brolin) foi mais uma vítima do terrível Quentin Turnbull (John Malkovich) e seus capangas, um homem poderoso que lhe tirou tudo que ele possuía. Mas, por razões misteriosas, Hex que deveria ter morrido num atentado contra sua vida, ressuscitou com poderes sobrenaturais e disposto a conseguir sua vingança. O herói é caracterizado pela metade do rosto desfigurada e pelo uniforme do exército dos Confederados (da guerra Civil Americana). O disco traz o filme com formato de tela widescreen e áudio em Dolby Digital 5.1, e, como extras, Cenas Deletadas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário