sexta-feira, 29 de abril de 2011

Coluna Claquete – 29 de abril de 2011

 

colunaclaquete@gmail.com – colunaclaquete.blogspot.com - @colunaclaquete




O que está em cartaz


 Depois de uma overdose de feriados, onde até a Claquete ficou de folga, ainda bem que o primeiro de maio vai cair num domingo... Enquanto isso, nos cinemas, as estreias do final de semana são a aventura “Thor”, o drama “Agua Para Elefantes”, com Robert Pattinson e Reese Whiterspoon, e “Biutiful”, com Javier Barden, na Sessão Cine Cult do Cinemark. Continuam em cartaz a ficção-científica “Eu Sou o Número Quatro”, da Disney, o terror “Pânico 4”, e o infantil “HOP – Rebelde Sem Páscoa”. Nas programações exclusivas, o Cinemark exibe o terror “Sobrenatural”, enquanto o Moviecom mantém a ótima fantasia “A Garota da Capa Vermelha” (vejam na Sessão Filme da Semana), com Amanda Seyfried,.

Estreia 1: “Thor”

Após se desentender com Odin (Anthony Hopkins), Thor (Chris Hemsworth) é enviado para a Terra. Desmemoriado, ele leva uma vida como se fosse um homem comum. Logo ele conhece Jane Foster (Natalie Portman), por quem se apaixona. Só que a morte de Odin faz com que o reino de Asgard fique nas mãos de Loki (Tom Hiddleston), o irmão de Thor. Querendo eliminar o irmão, uma ameaça constante ao seu poder, Loki elabora um plano para atacá-lo na Terra. Baseado no deus Thor da mitologia nórdica, ele foi criado por Stan Lee, Larry Lieber e Jack Kirby, e sua primeira aparição foi na revista Journey into Mystery #83, em 1962. A direção é de Kenneth Branagh. “Thor” estreia nesta sexta-feira, nas Salas 4 e 6 do Moviecom, e nas Salas 1 e 2 do Cinemark. Classificação indicativa dez anos. Cópias em 2D e 3D, dubladas e legendadas.

 

Estreia 2: “Água Para Elefantes”

 Baseado no aclamado best-seller, Waters For Elephants, apresenta um inesperado romance, em um local único e irresistível. Durante a Grande Depressão, o estudante de medicina veterinária Jacob (Robert Pattinson), conhece e se apaixona por Marlena (Reese Whiterspoon), uma estrela em um circo de uma época passada. Eles se descobrem no meio da beleza do mundo da lona, e se unem através de sua compaixão por um elefante especial. Contra todas as probabilidades – incluindo a ira de August (Christoph Waltz), o marido carismático e perigoso da moça, Jacob e Marlena encontram o amor para toda a vida. A direção é de Francis Lawrence. “Água Para Elefantes” estreia nesta sexta-feira, na Sala 7 do Moviecom, e na Sala 5 do Cinemark. Classificação indicativa 12 anos.

Sessão Cine Cult: “Biutiful”

 Catalunha. Uxbal (Javier Bardem) coordena vários negócios ilícitos, que incluem a venda de produtos nas ruas da cidade e a negociação do trabalho de um grupo de chineses, cujo custo é bem menor por não serem legalizados e viverem em condições precárias. Além disto, ele possui o dom de falar com os mortos e usa esta habilidade para cobrar das pessoas que desejam saber mais sobre seus entes que partiram há pouco tempo. Uxbal precisa conciliar sua agitada vida com o papel de pai de dois filhos, já que a mãe deles, Marambra (Maricel Álvarez), é instável. Até que, após sentir fortes dores por semanas, ele resolve ir ao hospital. Lá descobre que está com câncer e que tem poucos meses de vida. A direção é de Alejandro Gonzalez-Inarritu. “Biutiful” estréia nesta sexta-feira, na Sala 5 do Cinemark, na sessão de 14h. Classificação indicativa 16 anos.


Filme da Semana: “A Garota da Capa Vermelha”

Quando Charles Perrault escreveu, entre outros, o conto da Chapeuzinho Vermelho, no final do Século 17, não poderia imaginar que sua aterrorizante e moralista história ganharia inúmeras versões, bem mais suaves, e chegaria até nós em uma nova roupagem, como é mostrada no filme “A Garota da Capa Verrmelha”, que estreou em Natal na semana passada.
O conceito da Chapeuzinho Vermelho já havia passado pelos cinemas, na hermética visão de Neil Jordan, em “Companhia dos Lobos”, de 1984, e também na divertida animação “Deu a Louca na Chapeuzinho”, de 2005, ambos fugindo tanto da versão tradicional de Perrault, quanto das versões suavizadas de Hans Christian Andersen e dos Irmãos Grimm. Existem 63 referências no site IMDB de filmes sobre a famosa personagem.
O filme atual, dirigido por Catherine Hardwicke, manteve frouxamente os principais elementos do conto de fadas, e acrescentou um novo elemento sobrenatural à história, turbinando o lobo na figura do lobisomem.
Em uma pequena aldeia na floresta, provavelmente em algum lugar da Europa, uma pequena comunidade vive em seu pequeno universo, totalmente isolado do resto do mundo.
É neste mundinho que vive Valerie (Amanda Seyfried), uma jovem alegre e aventureira, que adora desafiar as regras de sua pequena sociedade. Valerie, desde criança, gosta de Peter (Shiloh Fernandez), que sempre foi o seu companheiro de traquinagens.
Mas, a alegria de Valerie se desfaz, quando ela descobre que seus pais combinaram o seu casamento com Henry (Max Irons), o filho do ferreiro, cuja família mantém um status social mais elevado dentro da aldeia.
Se essa notícia já era ruim, a situação fica ainda pior quando a moça descobre que sua irmã mais velha foi assassinada pelo Lobo, um ser monstruoso que ronda a aldeia na época de lua cheia, e cuja sanha sempre fora aplacada com a oferta de animais dos aldeões.
Atendendo a um pedido do padre local, a aldeia recebe a pomposa visita de um religioso, o padre (?) Solomon (Gary Oldman), que se tornou um caçador de lobisomens, após a sua mulher ter sido morta por um deles. Solomon revela que o monstro não é um lobo comum, mas, um humano, um vizinho ou parente, que se transforma durante a lua cheia.
Os métodos de Solomon são próprios da Inquisição, com soldados armados invadindo as casas e procurando qualquer sinais de malignidade e bruxaria – ou seja, qualquer coisa fora do normal.
O monstro invade a aldeia, enfrentando os soldados e espalhando o pânico entre os habitantes, que se refugiam na igreja, o único local onde o lobisomem não pode entrar. Quando o lobisomem encontra Valerie, ele insiste em que ela saia da aldeia e fuja. O problema é que só ela entende o que ele diz.
Esse simples fato transforma Valerie em suspeita de bruxaria, e a jovem é presa e julgada, condenada por todos pela culpa de ter atraído o monstro para a aldeia.
Nesse meio tempo, os dois jovens que disputam o amor de Valerie decidem se unir para salvá-la. Henry usará os seus conhecimentos como ferreiro para abrir os cadeados, e Peter a conduzirá em segurança para fora da aldeia.
Mas, as coisas se complicam, e a vida de Valerie tanto é ameaçada pelo lobisomem quanto por Solomon e seus homens. Conseguirá ela provar a sua inocência e salvar a sua vida?
A tradicional historinha de contos de fadas foi adaptada para os tempos atuais, mantendo os principais elementos da história original, mas montada com uma formatação dinâmica, que oscila entre o filme de suspense e o mistério do gênero policial que remete ao mundo hitchcockiano.
Um outro aspecto também associado à personagem, a sensualidade, também está presente no filme, embora não haja nada que possa ofender qualquer espectador mais conservador.
O elenco, a maior parte jovem, não compromete o desenvolvimento do filme, e dois ótimos atores maduros ocupam os papéis secundários, Gary Oldman, como o inquisidor fanático, e Julie Christie, vivendo a avó misteriosa.
Amanda Seyfried vive brilhantemente a personagem central, emprestando a sensualidade necessária, ao mesmo tempo em que fornece ao espectador o ponto de vista de alguém que vive a crise e tenta descobrir o que está acontecendo.
A maior parte do filme foi gravado no Canadá, onde as belíssimas imagens de inverno ganham destaque com a ótima fotografia. É memorável a cena de Valerie andando na neve com a imensa capa vermelha. A trilha sonora também merece destaque, enriquecendo as cenas de impacto.
“A Garota da Capa Vermelha” conseguiu a notável façanha de unir uma conhecidíssima história infantil e monstros sobrenaturais em uma montagem dinâmica, bem ao gosto das plateias atuais, transformando-o em um bom produto do cinema contemporâneo.
E, um último lembrete: só saia da sala ao final dos créditos, pois ainda há uma última cena surpresa.  

Lançamentos em DVD/Blu-Ray


“À Prova de Morte”
 
Ao cair da noite, Jungle Julia, a DJ mais sexy de Austin, pode enfim se divertir com as suas duas melhores amigas. As três garotas saem noite adentro, atraindo a atenção de todos os freqüentadores masculinos dos bares e boates do Texas. Mas, nem toda a atenção é inocente. Cobrindo de perto seus movimentos, está Stuntman Mike, um rebelde inquieto e temperamental, que se esconde atrás do volante do seu carro indestrutível. Segunda parte de Grindhouse, um filme duplo realizado em parceria com Robert Rodriguez. O disco traz o filme com formato de tela widescreen e áudio em Dolby Digital 5.1.

“Força Oculta”

Ben ganha uma máquina antiga e resolve mostrá-la para seus amigos, que ficam impressionados com os poderes sobrenaturais que ela possui. Um dia, ela desaparece misteriosamente. Não demora muito para que os amigos de Ben sejam mortos por um assassino invisível. A partir daí, Ben se reúne com seu irmão para que juntos possam encontrar a máquina e descobrir a identidade do assassino, antes que eles também se tornem vítimas. O disco traz o filme com formato de tela cheia e áudio em Dolby Digital 5.1.

“O Ciúme Mora ao Lado”
 É verão na Finlândia e os casais se divertem em jantares ao ar livre ou em banhos de lago noturnos. Mas a consultora de negócios Tuula e o terapeuta familiar Juhani estão em pé de guerra. Por mais que tenham concordado em se divorciar de forma civilizada, antes de venderem a casa, os dois fazem de tudo para provocar ciúmes um no outro. Assim, Tuula convida um charmoso piloto de avião para um jantar na casa deles, e Juhani, por sua vez, se vinga contratando uma prostituta para se passar por sua amante. Sentimentos antigos afloram e os dois embarcam numa disputa sem fim.
.
 
“Atividade Paranormal 2”
 
Assim que Daniel e Kristi recebem um recém-nascido em sua casa, uma presença demoníaca começa a aterrorizá-los, destruindo seu mundo perfeito e transformando-o num pesadelo inescapável. Câmeras de segurança captam o tormento, fazendo com que cada minuto se torne horrivelmente real. Os críticos avisam “diga adeus ao sono” pois Atividade Paranormal 2 vai assombrar a todos muito além de sua chocante cena final. O disco traz o filme com formato de tela widescreen e áudio em Dolby Digital 5.1, e, como extras, Trailer, Teaser e Cenas Recuperadas.


Nenhum comentário: