Newton Ramalho - colunaclaquete@gmail.com – colunaclaquete.blogspot.com - @colunaclaquete
O que está em cartaz
2010 vai minguando, e entre uma compra e outra, confira as estreias nos cinemas. Neste final de semana é a vez da ficção “Tron – O Legado”, com Jeff Bridges e Garret Hedlund, do drama nacional “Aparecida – O Milagre”, com Murilo Rosa, o romance “Você Vai Conhecer o Homem dos Seus Sonhos”, de Woody Allen, e o drama “The Runaways – Garotas do Rock”, na Sessão Cine Cult do Cinemark. Continuam em cartaz a aventura “As Crônicas de Nárnia 3: A Viagem do Peregrino da Alvorada”, terceiro episódio da série, o drama “A Rede Social”, a animação “Megamente”, e a aventura juvenil “Harry Potter e as Relíquias da Morte – Parte 1”. Nas programações exclusivas, o Cinemark exibe a comédia nacional “Muita Calma Nessa Hora” e o campeão de bilheteria “Tropa de Elite 2”, com Wagner Moura, enquanto o Multicine mantém a ficção “Skyline – A Invasão” e o terror “Demônio”.
Estreia 1: “Tron – O Legado”
Sam Flynn (Garrett Hedlund), o especialista em tecnologia de 27 anos, filho de Kevin Flyn (Jeff Bridges), investiga o desaparecimento do pai e se vê preso no mesmo mundo povoado por programas ferozes e jogos fatais onde seu pai vive há 25 anos. Junto com sua fiel confidente (Olivia Wilde) Kevin, pai e filho embarcam em uma jornada de vida e morte por um universo cibernético visualmente deslumbrante que se tornou muito mais avançado e extremamente perigoso. Após quase 30 anos do filme original, a Walt Disney Pictures promete uma continuação tão revolucionária quanto foi o seu predecessor. A direção é de Joseph Kosinski. “Tron – O Legado” estreia nesta sexta-feira, na Sala 6 do Moviecom, nas Salas 4 e 6 do Cinemark, e na Sala 3 do Multicine (Mossoró). Classificação indicativa 12 anos.
Estreia 2: “Aparecida – O Milagre”
Devoto de Nossa Senhora Aparecida, o menino Marcos (Vinicius Franco) tem uma infância humilde, mas, feliz ao lado dos pais. Contudo, a morte do pai (Rodrigo Veronese) em um acidente na Basílica que tanto cultuavam provoca uma dupla perda: a do familiar e a da fé. Trinta e cinco anos mais tarde, Marcos (Murilo Rosa) é um empresário de sucesso, vive separado de Sonia (Leona Cavalli), com quem se casou e teve Lucas (Jonatas Faro), e mantém uma relação afetiva ruim com Beatriz (Maria Fernanda Cândido). Após um sério acidente com o filho, Marcos revive a infância e a convivência com o pai, relembrando a fé daquele homem simples. É quando ele recorre a sua mãe Julia (Bete Mendes) e ela revela a misteriosa graça que norteou a vida de toda a família. A direção é de Tizuka Yamasaki. “Aparecida – O Milagre” estreia nesta sexta-feira, na Sala 4 do Moviecom, na Sala 3 do Cinemark, e na Sala 4 do Multicine (Mossoró). Classificação indicativa livre.
Estreia 3: “Você Vai Conhecer o Homem dos Seus Sonhos”
Alfie (Anthony Hopkins) e Helena (Gemma Jones) estão casados há 40 anos, até que um dia ele resolve que precisa recuperar a juventude perdida e decide pedir o divórcio. Helena fica destroçada com a notícia e, com o apoio da filha, Sally (Naomi Watts), passa a consultar periodicamente Crystal (Pauline Collins), uma vidente. Paralelamente, Sally precisa lidar com o desejo crescente por seu novo chefe, Greg (Antonio Banderas), e com a crise em seu casamento com Roy (Josh Brolin), um escritor que apenas fez sucesso em seu livro de estreia e enfrenta dificuldades em concluir seu novo trabalho. A direção é de Woody Allen. “Você Vai Conhecer o Homem dos Seus Sonhos” estreia nesta sexta-feira, na Sala 3 do Moviecom. Classificação indicativa 12 anos.
Sessão Cine Cult: “The Runaways – Garotas do Rock”
Los Angeles, 1975. Joan Jett (Kristen Stewart) tinha o sonho de montar uma banda de rock, formada apenas por mulheres. Ela encontra apoio em Cherrie Currie (Dakota Fanning), que integra a banda, e no empresário Kim Fowley (Michael Shannon). Com ele, as integrantes da banda The Runaways levam uma vida desajustada e, apesar de apresentarem um som cru, alcançam o sucesso graças ao talento de Joan e o visual sensual de Cherie. A direção é de Flora Sigismondi. “The Runaways – Garotas do Rock” estreia nesta sexta-feira na Sala 5 do Cinemark, na sessão de 19h. Classificação indicativa 16 anos.
Confira na TV
“O Natal do Pimentinha”, no SBT
O levado Dennis Mitchel, 6 anos, não para de aprontar. Mesmo assim, se julga merecedor de uma bicicleta que pediu ao Papai Noel. Enquanto espera o Natal, Dennis tenta achar o presente ideal para seu "amigo", o vizinho Rabugento, Sr. Wilson. Para sorte do pestinha, um anjo que está na terra parece que o ajudará nesta difícil tarefa. Sexta-feira, às 23h10.
“Menores Desacompanhados”, no SBT
É véspera de Natal e, após uma grande nevasca, o aeroporto de Chicago é fechado para pousos e decolagens. Um grupo de adolescentes que viajavam desacompanhados, ficam presos no aeroporto e, sem opções, eles decidem fugir. Só que, para conquistar a liberdade, eles terão que passar pelo desagradável chefe da segurança do aeroporto. Sábado, às 23h10.
“Operação Limpeza”, na Globo
Jake Rodgres (Cedric The Entertainer) acorda em uma linda suíte de hotel com uma terrível dor de cabeça, o corpo de um agente do FBI ao seu lado e uma pasta com 250 mil dólares. Com os agentes da CIA nos seus calcanhares, Jake terá pouco tempo para resolver todos esses problemas. Sábado, às 23h05.
“O Diabo Veste Prada”, na Globo
O filme conta a história de uma jovem (Anne Hathaway) que sonha em se tornar uma jornalista respeitada. A moça acaba trabalhando na revista de moda mais conceituada de Nova York, onde precisa lidar uma chefe exageradamente exigente, a editora Miranda Priestly (Meryl Streep). Domingo, às 14h40.
“Anjos da Vida – Mais Bravos Que o Mar”, na Globo
Após fracassar em um acidente, legendário nadador de resgates passa a dar aulas para jovens recrutas. Ele vê potencial em um dos alunos, mas enfrenta problemas com a arrogância dele. No entanto, em sua primeira missão de resgate, nas turbulentas águas do mar de Bering, no Alasca, o rapaz saberá o que significa realmente arriscar tudo no trabalho. Domingo, às 23h25.
“Um Natal Brilhante”, na Globo
Steve Finch (Matthew Broderick) adora comemorar o Natal. Todo ano ele segue uma série de curiosas tradições natalinas, que muitas vezes desagradam sua esposa Kelly (Matthew Broderick) e seus filhos Madison (Alia Shawkat) e Carter (Dylan Blue). Porém a alegria natalina de Steve é destruída quando Buddy Hall (Danny Devito), um vendedor de carros, torna-se seu vizinho. Segunda-feira, às 22h05.
Lançamentos em DVD/Blu-Ray
“Um Professor em Apuros”
A vida acadêmica não se tornou aquilo que o professor de inglês Charlie Thurber (Luke Wilson) sonhou que seria. Ele é uma inspiração para seus alunos, mas a sua notável falta de habilidade política deixou sua carreira meio estagnada. Quando parecia que Charlie finalmente estaria prestes a subir em degrau mais alto, uma PhD de Yale (Gretchen Mol), junta-se ao pessoal da pequena faculdade e ameaça fazer sombras às aspirações de Charlie. Enquanto isso, a irmã de Charlie o pressiona para passar mais tempo com o velho pai, um antigo professor que não consegue esconder sua decepção pela carreira estagnada do filho. Para complicar ainda mais, Charlie se vê atraído pela nova concorrente. O disco traz o filme com formato de tela widescreen e áudio em Dolby Digital 5.1.
“Um Cara Acima da Média”
Um garoto genial, subestimado e completamente incompreendido, vivendo com sua família problemática, atravessa uma serie de desafios na sua vida e acha muito difícil se fixar em algo. Ele encontra sua verdadeira vocação quando seu caminho se cruza com o da professora de teatro que percebe seu dom especial e seu potencial para se tornar um ator excepcional. Ele tenta realizar seu sonho mesmo tendo que enfrentar a descrença e o desprezo de sua família e seus amigos. Com Sharon Stone, Tara Reid e Whoopi Goldberg. O disco traz o filme com formato de tela widescreen e áudio em Dolby Digital 5.1, e, como Extras, Sinopse, Trailers e Ficha Técnica.
“Engraçadinha”
Engraçadinha (Lucélia Santos), a sensual noiva de Zózimo (Daniel Dantas), quer o único homem que não a deseja: Sílvio (Luiz Fernando Guimarães), noivo de sua prima Letícia (Nina de Pádua). No noivado de Sílvio e Letícia ela o atrai para a biblioteca, onde o espera nua. Após ceder à tentação, Sílvio vê sua vida transformar-se. Romance, paixão e desejo: “Engraçadinha” é uma das maiores obras de Nelson Rodrigues. O disco traz o filme com formato de tela widescreen e áudio em Dolby Digital, e, como Extras, Trailer, Clipe, Entrevista com o Diretor Haroldo Marinho Barbosa e Filmografias.
“Louco Amor”
O amor simplesmente acontece. Não há regras. Dói profundamente. Às vezes pode parecer doentio. “Louco Amor” fala sobre Kiki e Alex, duas meninas romenas que se encontram na faculdade. Sua amizade gradualmente se transforma em amor, mas para aqueles ao seu redor são apenas duas boas amigas. “Louco Amor” também fala do relacionamento entre Kiki e seu irmão, Sandu, atormentado pelo ciúme que ele sente em relação a nova amizade de sua irmã. Tudor Giurgiu investiga a vida deste triângulo, a inveja e a ambigüidade das relações, e o amor de duas mulheres. O disco traz o filme com formato de tela letterbox e áudio em Dolby Digital, e, como Extras, Sinopse, Ficha Técnica e Trailers.
Home Theater: O que há de novo?
Nesta época do ano, em que o décimo-terceiro parece fervilhar no bolso, sempre recebo pedido de ajuda dos amigos, interessados em atualizar suas salas para o prazer de assistir filmes com melhor qualidade.
Não há dúvida de que a alta definição veio para ficar. A TV Digital já é uma realidade, já existe a oferta de canais de assinatura em HD, a oferta de Blu-Ray é grande, e os televisores chegam a preços nunca dantes alcançados.
A grande vedete de 2010, sem dúvida, foi a tecnologia 3D para televisores domésticos. Antes restrita a algumas salas de cinema, a tecnologia que permite visualizar os filmes em três dimensões pode ser utilizada em casa, com a ajuda de televisores 3D e óculos especiais.
A novidade, contudo, ainda restringe-se ao campo da curiosidade. Os motivos são diversos. O primeiro é o preço dos novos televisores, que variam de seis a onze mil reais. Para aproveitar o efeito 3D é necessário o uso dos tais óculos, que custam a bagatela de 200 reais cada um. Ainda são poucos (e muito caros) os discos Blu-Ray adaptados para a nova tecnologia. Para completar, o uso dos óculos por longos períodos implica em fadiga visual e outros incômodos.
Mas, se o 3D ainda está engatinhando, o resto vai muito bem, obrigado. Os leitores de Blu-Ray, que custavam setecentos reais um ano atrás, já podem ser encontrados pela metade do preço, com possibilidade de acesso à internet, além de poder assistir filmes em diversos formatos de arquivos de vídeo digital, como avi e mkv.
Os discos também caíram bastante de preço. Embora algumas lojas ainda insistam em cobrar noventa reais por filmes de catálogo, é possível encontrar bons títulos entre 29 e 49 reais, principalmente nas lojas online. E, se a pessoa dispuser de um cartão de crédito internacional, é possível encontrar títulos excelentes por uma média de dez dólares, nas lojas online que enviam para o Brasil.
As melhores pechinchas, contudo, estão nos televisores. Embora ainda se encontre jurássicos aparelhos de tubo à venda, os televisores finos dominam totalmente o mercado. Os televisores LCD Full Hd dominam o mercado, cada vez mais leves, mais baratos, com freqüência de 120 e até 240 Hz, reprodução de vídeos a partir de um pen drive, etc..
Os televisores de plasma estão restritos a um público seleto, que adora este tipo de tecnologia, devido a um nível de preto mais puro, uma gama de cores muito maior que a da LCD, além de uma imagem mais suave, que se assemelha mais à do cinema. Contudo, com a redução e criação do nicho de mercado, os preços subiram muito, ficando um plasma Full HD acima de cinco mil reais.
A consolidação do mercado de televisores ficou mesmo com o LED. Tecnologia mais moderna, que é a base para o mercado 3D, o LED venceu velhos problemas da LCD, conseguindo um nível de preto bem melhor e boa definição de cores. Agora, quer saber se o vendedor entende mesmo do produto? Pergunte para ele se essa LED é Full-LED ou Edge-LED... Se ele gaguejar ou insistir que é Full HD (TODAS LED são Full HD), procure outra loja. Depois explicarei melhor a diferença dessas tecnologias.
2010 ainda não foi o ano em que os filmes online se consolidaram. O mercado ainda continua fortemente dominado pelo DVD (embora a maioria ainda assista as versões piratas), com o download de filmes crescendo na mesma proporção em que aumentam as velocidades de acesso à internet. O uso de Blu-Ray ainda se restringe à locadoras, embora já se tenha notícias da venda de BD piratas em São Paulo, de qualidade desconhecida.
O próximo ano certamente trará novidades na área de conteúdo 3D, além de um possível barateamento dos discos de Blu-Ray, com a maior disponibilidade (e menor preço) dos disquinhos azuis.
Nenhum comentário:
Postar um comentário