Tomada 3: Coluna de audiovisual do jornalista Marcelo Barreto publicada no Diário de Natal
NA TELONA – As Crônicas de Nárnia: A Viagem do Peregrino da Alvorada (The Chronicles of Narnia: The Voyage of the Dawn Treader, EUA, 2010) é o terceiro filme da série. A sequencia mostra o regresso de Edmundo e Lúcia à Nárnia. Eles navegam em busca dos sete fidalgos banidos de Nárnia por Miraz. Tendo orçamento generoso, com efeitos de primeira, e tema similar, lembra Harry Porter, sendo melhor. É possível curti-lo de forma isolada e coerente. Um bom filme para crianças que os pais também vão gostar.
Enquanto isso, “Tropa de Elite 2” conseguiu quebrar o grande tabu do cinema nacional que muitos achavam impossível: é o filme brasileiro mais visto de todos os tempos. Deve chegar nesse final de semana à marca de 11 milhões de expectadores, superando os 10.7 de “Dona flor e seus dois maridos” de 1977. O recorde é relativo. Não há dados confiáveis sobre o número de expectadores pré-70. Estima-se que “O Ébrio” de 1946, tenha sido visto por 15 milhões de pessoas. Para contexto, em 1977, o país tinha cerca de 3.300 salas de cinema (grandes) para uma população de 110 milhões. Hoje são 2.200 para 190 milhões. Uma coisa compensa a outra. Um bom filme que merece a marca.
Legenda: Sessão da tarde, com aventura e fantasia.
Créditos: FOX
NA TV – Continuação. Battlestar Galáctica ou BSG (Battlestar Galactica, EUA, 1978-presente) é muito mais que um seriado. No universo BSG já foram exibidos 4 seriados, 3 filmes para cinema, 3 websodes, 2 filmes para tv e uma mini-série; sem contar os quadrinhos, jogos e livros ligados a franquia. Assim temos (excluindo os citados) por ordem de exibição:
Razor Flashbacks (EUA, 2007) que mostra o comandante Adama, quando ainda um jovem piloto na 1ª guerra com os Cylons. Esse websode, com 7 capítlos de 3 minutos cada, foi tão influente que levou ao filme para TV do mesmo nome.
Razor (EUA, 2007) é um filme para tv contando a saga da Batlestar Pegasus até sua missão conjunta com galáctica, cronologicamente situada no final da segunda temporada sendo considerado o melhor filme da franquia até hoje.
A face do inimigo (The Face of the Enemy, EUA, 2009) é um websode com 10 partes de 5 minutos cada. Situada na metade da 4º temporada de BSG, conta a estória de uma nave danificada perdida em território inimigo.
O plano (The Plan, EUA, 2010) é um filme para tv contando o ponto de vista dos Cylons sobre os eventos de BSG, desde a preparação da 2º guerra até a guerra civil das máquinas.
Caprica (EUA, 2010) é um “spin-off” (série que é continuação de uma outra) do remake BSG de 2003. Como é uma pré-sequência, enfoca os eventos na colônia Caprica, que levaram à criação dos Cylons. Apesar de ser uma boa estória, cometeu um deslize. Ao contrário de tudo feito desde a minisérie de 2003, é impossível ver um epísódio separadamente impedindo a formação de novo público. Sendo sucesso apenas de crítica, terá somente uma temporada e seu ultimo capítulo (nos EUA) será exibido dia 30 desse mês. Tendo um dos melhores finais que já vi, Caprica é mais mundana e mostra uma sociedade em que poligamia, droga (todas são legais) e relação homoafetiva (tudo ao mesmo tempo em alguns casos) são lugares-comuns. Lembro de ter visto o piloto dela no piratex vendido como filme comum. Continua
Legenda: pecado é não ver.
Créditos: ©2010, Syfy. A Division of NBC Universal
Nenhum comentário:
Postar um comentário