Newton Ramalho - colunaclaquete@gmail.com – colunaclaquete.blogspot.com
O que está em cartaz
Esta sexta-feira, 23, é dia de São Jorge, de Ogum, dia Mundial do Livro e dos Escoteiros, além de deixar esse colunista um pouco mais experiente. As estreias do final de semana são a versão delirante de Tim Burton para “Alice no País das Maravilhas”, com Johnny Depp e o semidocumentário “Nova York, Eu Te Amo”, na Sessão Cult do Cinemark. Continuam em cartaz o romance “Caçador de Recompensas”, com Gerard Butler e Jennifer Aniston, a comédia romântica “Uma Noite Fora de Série”, com Steve Carell, o policial “Dupla Implacável”, o suspense “Caso 39”, com Renée Zellweger, a cinebiografia “Chico Xavier”, e a animação “Como Treinar o Seu Dragão”. Nas programações exclusivas, o Moviecom mantém o suspense “Ilha do Medo”. Já estão à venda os ingressos para “Homem de Ferro 2”.
Estreia 1: “Alice no País das Maravilhas”

Sessão Cult: “Nova York, Eu Te Amo”

Confira na TV
“Pterodactyl: A Ameaça Jurássica”, no SBT
Na fronteira da Turquia com a Armênia, as imponentes florestas abrigam dois grupos distintos: estudiosos paleontólogos e militares caçando terroristas. As duas equipes acabam se conhecendo quando o vulcão entra em erupção e um perigo é liberado: gigantescos e famintos pterodátilos da era jurássica. Como Deter esses gigantescos seres violentos e voadores? Sexta-feira, às 22h15.
“A Casa da Colina”, no SBT
A lendária casa da colina, onde há décadas funcionava o instituto de psiquiatria do Dr. Vannacutt, é palco de uma festa. Há um prêmio de um milhão de dólares para quem conseguir passar uma noite inteira na casa está em jogo. Secretamente, o anfitrião instala na casa equipamentos preparados para assustar os convidados, mas, seus truques acabam sendo deixados em segundo plano quando a mansão começa a criar o seu próprio terror. Sábado, às 23h15.
“Procura Obsessiva”, na Globo
A história real de uma mãe, Luz Cuevas (Judy Reyes), que luta para provar que sua filha não morreu em um incêndio quando era bebê. Seis anos após o desaparecimento de sua filha, Luz a reencontra com outra família e vê que ela foi, de fato, sequestrada. Sábado, às 23h.
“O Terno de Dois Bilhões de Dólares”, na Globo
Jimmy Tong é o simpático chofer do milionário Clark Devlin, que sofre um acidente e é hospitalizado. Tong é enviado para a casa de seu patrão para resolver alguns assuntos. Sem querer, veste o paletó do patrão, sem saber que dá super poderes. E se envolve em uma intriga internacional de espionagem. Domingo, às 13h50.
“Uma Luz na Escuridão”, na Band
Durante a Segunda Guerra Mundial a jovem Linda Voss (Melanie Griffith) tenta arrumar emprego com Ed Leland (Michael Douglas), um oficial do Serviço Secreto. Ele a contrata imediatamente quando descobre que Linda fala alemão fluentemente. Quando precisam de alguém que se infiltre no alto comando alemão, Linda o convence que pode ir até Berlim. Domingo, às 21h.
“Encurralada”, na Globo
Três bandidos raptam uma menina e dão início a uma jornada de angústia para os pais dela. Os bandidos exigem que o resgate seja pago em, no máximo, 24 horas. Com Charlize Theron e Courtney Love. Domingo, às 23h40.
Lançamentos em DVD
“Avatar: O Filme”


Terence (Nicolas Cage) era um bom policial mas se considerava acima da lei. Lutando contra ladrões e traficantes ele acaba por se render à corrupção e às drogas que o cercam. Mas às vezes uma coisa ruim leva à outra...Agora ele e a sua namorada (Eva Mendes) têm apenas um ao outro para se livrar desta armadilha do destino. Assim, juntos eles mergulham num mundo frenético de desejo e corrupção. O disco traz o filme com formato de tela widescreen e áudio em Dolby Digital 5.1. Disponível em DVD e Blu-ray.

A história de Bud (Warren Beatty) e Deanie (Natalie Wood), um casal de estudantes, no estado do Kansas, no final dos anos 1920. Apesar da grande paixão do casal, o romance sofre forte resistência pela repressão sexual da sociedade da época. O "crack" da Bolsa de Nova Iorque, em 1929, atinge as respectivas famílias de diferentes maneiras, dificultando ainda mais o sucesso deste amor. Warren Beatty e Natalie Wood esbanjam beleza, inocência e sensualidade nessa obra-prima de Elia Kazan sobre moralismo e repressão. O disco traz o filme com formato de tela widescreen e som Dolby Digital 5.1, e, como extras, Filmografia, Biografia e Coleção Lume. Ganhou o Oscar de Melhor Roteiro Original.
“Far Cry: Fuga do Inferno”

Eventos
Fassbinder na Sessão Cine Café

Cineclube Natal em parceria com o Nalva Melo Salão Café apresentará o filme “Num Ano de 13 Luas” (“In einem Jahr mit 13 Monden”, 1978), do cultuado diretor alemão Rainer Werner Fassbinder. O filme baseia-se na peça homônima do diretor, contando a história do travesti Erwin/Elvira Weishaupt, que trocou de sexo pelo amor de um homem que, de dono de bordel, transformou-se num dos poderosos figurões da cidade de Frankfurt. A sessão tem início às 20h, e a entrada custa R$ 2,00. A classificação indicativa é dezoito anos.
Especial: Alice(s) no País das Maravilhas

Essa história maluca foi transformada, em 26 de Novembro de 1864, no manuscrito de Alice Debaixo da Terra (título original Alice's Adventures Under Ground) com a finalidade de oferecer a Alice Pleasance Liddell, uma das três garotas, a história transcrita para o papel.

A obra de Carroll, embora pareça eminentemente infantil, era repleta de referências a personagens e situações da época, piadas locais e trocadilhos, que tornam difícil a compreensão para os leitores fora da língua inglesa. Os livros “Alice no País das Maravilhas”, e sua sequencia, “Alice no País do Espelho” continham inúmeros problemas de matemática e lógica ocultos no seu texto.
Uma história tão fantástica e notavelmente aceita pelo público não ficaria fora do cinema. Em 1903, quando o próprio cinema ainda era uma novidade, foi feita uma versão de oito minutos, “Alice in Wonderland”, dirigida por Cecil M. Hepworth e Percy Stow. O site IMDB lista 68 obras relacionadas à personagem, não tendo ficado uma única década sem uma produção, seja no cinema, seja na televisão.

Com o avanço da tecnologia, chegou a vez da história ser lançada novamente, desta vez com exibição em 3D, regida sob a batuta de um diretor que já produziu filmes muito extravagantes, Tim Burton.
Ao contrário da clássica versão da Disney, a Alice de Tim Burton não é mais uma menina, e sim uma jovem de 19 anos, (Mia Wasikowska), embora a história comece anos antes, quando a criança Alice fantasia sobre o País das Marvilhas. Alice vive na Inglaterra governada pela Rainha Vitoria, e foi pedida em casamento por um rapaz por quem ela não tem o mínimo interesse.

Se a imaginação luxuriante de Tim Burton encontrou a história certa para uma explosão de cores, sons e efeitos especiais, principalmente em versão tridimensional, o seu ator favorito, Johnny Depp, é o coração do filme, com a sua visão – absolutamente fiel ao original – do Chapeleiro Maluco.
Se “Avatar” despertou a atenção da indústria para o universo 3D, “Alice no País das Maravilhas” vai permitir a imersão do espectador em um mundo mágico, que chama ainda mais a atenção por ter sido criado há quase um século e meio atrás.
Nenhum comentário:
Postar um comentário