quinta-feira, 11 de fevereiro de 2010

Coluna Claquete – 12 de fevereiro de 2010


Newton Ramalho - colunaclaquete@gmail.com – colunaclaquete.blogspot.com


O que está em cartaz

Uma boa notícia para os não-foliões é o bom número de estreias nos cinemas neste final de semana. As novidades são “O Lobisomem”, com Benicio Del Toro, a aventura “Percy Jackson – O Ladrão de Raios”, o concorrente ao Oscar “Guerra ao Terror” e “Abraços Partidos”, de Pedro Almodóvar. Continuam em cartaz o musical “High School Musical – O Desafio”, o terror “Premonição 4”, o thriller “O Fim da Escuridão”, com Mel Gibson, o ótimo drama “Amor Sem Escalas”, com George Clooney, o infantil “O Fada dos Dentes”, a ficção-científica “Avatar”, de James Cameron, e o infantil “Alvin e os Esquilos 2”. Nas programações exclusivas, o Moviecom exibe o nacional “Xuxa em O Mistério de Feiurinha”, enquanto o Cinemark mantém “Sherlock Holmes”, com Robert Downey Jr e Jude Law, e o drama peruano “A Teta Assustada”, na Sessão Cult.



Estreia 1: “O Lobisomem”

Lawrence Talbot (Benicio Del Toro) deixou a aldeia de Blackmoor na noite em que sua mãe morreu. Ele levou décadas tentando esquecer o ocorrido, na tentativa de superá-lo. Um dia, ele recebe uma carta de Gwen Conliffe (Emily Blunt), sua futura cunhada, contando que seu irmão desaparecera. Talbot retorna para casa, na intenção de cooperar com as buscas. Logo, ele descobre que algo brutal, com uma sede insaciável por sangue, está matando os aldeões. Talbot é, então, alertado de uma antiga maldição, que faz com que homens em noite de lua cheia se transformem em lobos. Apesar dos perigos envolvidos, Talbot enfrenta a ameaça na intenção de também proteger a mulher que passou a amar. A direção é de Joe Johnston, e o elenco conta, ainda, com Anthony Hopkins, Geraldine Chaplin e Hugo Weaving. “O Lobisomem” estreia nesta sexta-feira, na Sala 6 do Moviecom, e, na Sala 2 do Cinemark. Classificação indicativa 16 anos.


Estreia 2: “Percy Jackson – O Ladrão de Raios”

Percy Jackson (Logan Lerman) é um jovem que vive se metendo em encrenca, especialmente na escola. Um dia ele descobre que seu verdadeiro pai é Poseidon (Kevin McKidd), o deus dos mares, o que o torna um semideus, ou seja, alguém metade humano e metade deus. Simultaneamente Zeus (Sean Bean), o rei de todos os deuses, acusa Percy de roubar seu raio, a primeira e maior arma de destruição em massa existente. Para salvar sua mãe (Catherine Keener), devolver o raio de Zeus, e prevenir uma guerra entre os deuses, ele embarca em uma jornada por toda a América de hoje com seus amigos, Annabeth Chase (Alexandra Daddario), também uma meio-sangue, e Grover Underwood (Brandon T. Jackson), um sátiro. A direção é de Chris Columbus, e o elenco conta, ainda, com Uma Thurman, Joe Pantoliano, Pierce Brosnan e Rosario Dawson. “Percy Jackson – O Ladrão de Raios” estreia nesta sexta-feira, na Sala 4 do Moviecom e na Sala 7 do Cinemark. Classificação indicativa livre. Cópias dubladas.

Estreia 3: “Guerra ao Terror”


Para um grupo de soldados americanos, alguns dias os separam do retorno para casa. Um período relativamente curto, se não fosse por tantas ocorrências que transformassem esse fim de jornada em um verdadeiro inferno. As forças armadas precisam de especialistas não só nos campos de combate, mas também no dia a dia, na proteção do grupo contra insurgentes que promovem atentados, matando milhares de cidadãos. Concorrente ao Oscar de Melhor Filme e Diretor. A direção é de Kathryn Bigelow, e o elenco conta, ainda, com Brian Geraghty, Guy Pearce, David Morse, Evangeline Lilly e Ralph Fiennes. “Guerra ao Terror” estreia nesta sexta-feira, na Sala 3 do Moviecom. Classificação indicativa 14 anos.

Estreia 4: “Abraços Partidos”

O cineasta Mateo Blanco [Luís Homar] sofreu um acidente trágico de carro há 14 anos. Como conseqüência, ele perde simultaneamente a visão e seu grande amor, Lena [Penélope Cruz]. Ele também sofre com perda de memória. Depois disso, o cineasta abandona sua posição de cineasta e preserva apenas seu lado escritor, cujo pseudônimo é Harry Caine. Passado algum tempo Diego [Tamar Novas] que é filho de sua antiga diretora de produção, sofre um acidente, e Harry a socorre. O jovem indaga Harry sobre sua profissão de cineasta e, comovido e amargurado, o homem revela se lembrar de fatos marcantes de sua vida e do acidente. A direção é de Pedro Almodóvar. “Abraços Partidos” estreia nesta sexta-feira, na Sala 3 do Moviecom. Classificação indicativa 14 anos.

Sessão Cult: “A Teta Assustada”

Vencedor do urso de Ouro no Festival de Berlim de 2009, “La Teta Asustada” é a metáfora do rompimento. A história de Fausta, que tem uma doença chamada "teta assustada", que se transmite pelo leite materno de mulheres violadas durante a guerra terrorista do Peru. Um país reprimido que só pode se expressar através do inconsciente: seus mitos, seus medos, seus traumas. O corpo de uma mulher expressa o vazio que precisa ser preenchido; a angústia que precisa se acalmar; o pavor de encontrar algo diferente, de perder o controle. A direção é de Claudia Llosa. A partir desta sexta-feira, na Sala 5 do Cinemark, na sessão de 14h. Classificação indicativa 16 anos.




Confira na TV

“Pânico em Nova York”, no SBT

N.Y. é surpreendida por um forte e prolongado abalo sísmico: avenidas afundam, prédios gigantescos caem, o metrô descarrila e nem a Estátua da Liberdade é poupada! Sexta-feira, às 21h.

“Inimigo Íntimo”, no SBT
Frankie McGuire (Brad Pitt), um jovem líder terrorista do Ira, enviado para os EUA em missão, se hospeda na casa do policial Tom O`meara (Harrison Ford) que apesar da origem irlandesa, nem desconfia que esteja dando moradia a um perigoso terrorista. Sábado, às 21h.


“A Máscara do Zorro”, na Globo

Após perder sua filha e sua esposa, Don Diego (Anthony Hopkins) é preso. Vinte anos se passaram desde que lutou como o legendário Zorro, e depois de fugir da prisão, Don Diego planeja transformar Alejandro Murrieta (Antonio Banderas) em um novo herói Zorro. Domingo, às 12h.




Lançamentos em DVD

“Distrito 9”, em DVD

Uma nave alienígena chega à Terra, mas, seus ocupantes, doentes e enfraquecidos, acabaram exilados em uma favela nos limites de Johanesburgo, na África do Sul. Um solitário homem se envolve no misterioso segredo da tecnologia bélica extraterrestre. Caçado e acuado pelas estranhas vielas da favela alienígena, ele descobre o que significa ser um completo estranho em seu próprio planeta. O disco traz o filme com formato de tela widescreen e áudio em Dolby Digital 5.1.

“Sobrevivendo Com Lobos”

A menina Misha, de sete anos de idade, começa uma viagem desesperada, para escapar dos nazistas e encontrar seus pais. Sozinha, traumatizada, terrivelmente vulnerável, sua salvação chega na forma de uma família de lobos, que a adota. Um amor único e poderoso se desenvolve gradualmente entre a menina e seus protetores. Misha passa por muitos episódios – alguns trágicos, alguns engraçados – mas, todos intensamente comoventes. Os lobos vão ajudar a menina a sobreviver e dar-lhe forças para continuar sua missão. O disco traz o filme com formato de tela widescreen e áudio em Dolby Digital 5.1.

“Pasqualino Sete Belezas”, em DVD

Durante a Segunda Guerra Mundial, Pasqualino Frafuso, napolitano, deserta do exército, mas é capturado pelos alemães e enviado para um campo de concentração, onde faz qualquer coisa para sobreviver. Em flashbacks seu passado é revelado: suas sete irmãs (as sete belezas), o assassinato acidental do amante de uma irmã, sua confissão e prisão, sua calculada troca para um asilo, seu estupro por um paciente e como decidiu voluntariamente ser um soldado para escapar da prisão. Para sobreviver como prisioneiro, Pasqualino seduz a comandante do campo, uma obesa carcereira tedesca, que o considera fraco e covarde. No entanto, é esta atitude que permitirá que sobreviva e, terminada a guerra, volte para Nápoles. O disco traz o filme com formato de tela widescreen e áudio em Dolby Digital 5.1.

“Te Amarei Para Sempre”, em DVD

Henry DeTamble (Eric Bana) sofre de uma rara modificação genética, que o faz viajar pelo tempo involuntariamente. Numa de suas viagens, ele conhece a pequena Clare (Rachel McAdams), que se apaixona por ele imediatamente. Anos após anos ela espera sempre no mesmo lugar que este estranho viajante retorne. Até que os dois finalmente se encontram e a paixão começa. Porém, o curso da vida de Clare é normal e quando ela menos espera seu grande amor desaparece, sem data para retornar. Como poderia um romance suportar estas indas e vindas? O disco traz o filme com formato de tela letterbox e áudio em Dolby Digital 5.1.



Eventos

Abertas inscrições para o 3º MIAU

Estão abertas, até 10 de março de 2010, as inscrições para o 3º MIAU – Mostra Independente do Audiovisual Universitário.Serão aceitas produções audiovisuais brasileiras universitárias em curta-metragem, finalizadas a partir de 2008, em qualquer formato, com duração máxima de 20 minutos. O festival, que acontece de 5 a 9 de maio de 2010 na cidade de Goiânia/GO, visa contribuir para o enriquecimento do cenário cultural goianiense e promover o cinema universitário nacional trazendo o que ele oferece de inovador e criativo. Mais informações no site http://www.mostramiau.com.br/.

Abertas inscrições para o DIVERCINE

Estão abertas, até 1° de abril, as inscrições para o Festival Internacional de Cinema para Crianças e Jovens (Divercine), que acontece de 12 a 18 de julho em Montevidéu, capital do Uruguai, e em diversos países da América do Latina. Confira o material aqui: http://www.cultura.gov.br/site/2010/01/29/19°-divercine/.




Especial: Blu-Ray e TV Full HD, a dupla de área ideal


A pergunta mais frequente que os meus colegas tem feito ultimamente é se vale à pena comprar um leitor de Blu-Ray, ou, uma TV Full HD. Eu sempre colocava um DEPENDE em caixa alta, porque, se a pessoa só assiste novela e futebol, era jogar dinheiro fora. Mas, como os preços de ambos os equipamentos estão caindo bastante, já dá para começar a pensar em turbinar o seu home theater.

O mercado nacional está repleto de televisores Full HD, que tem capacidade de exibir imagens com uma resolução de 1080p, ou, 1920 x 1080 pixels. Fale em português, Newton. Ok, um TV de tubo comum exibe 480 linhas horizontais, enquanto um Full HD chega a 1080.

A diferença sugerida por estes números é brutal, mas, o resultado final depende da combinação das suas fontes de imagem. Explicando: o sinal da TV aberta analógica continuará ruim, o DVD e a futura TV Digital ficarão muito bons e com um Blu-Ray a imagem ficará perfeita. Claro que, se você ligar tudo com os cabinhos RCA, a imagem será uma droga, mas, é o mesmo que chupar bala com o papel.

O grande diferencial nas ligações entre os equipamentos modernos é o cabo HDMI. A conexão HDMI, ou High-Definition Multimedia Interface (HDMI) é uma interface totalmente digital, capaz de transportar sinais de áudio e vídeo puros. O melhor é que ela está presente em todos os televisores de plasma ou LCD, nos DVDs mais modernos, e, em todos os modelos de Blu-Ray. Para obter a resolução que o fabricante apregoa, tem que usar essa conexão. Ponto.

Os televisores Full HD disponíveis são, com larga maioria, da tecnologia LCD, inclusive os novíssimos LED. Os modelos de Plasma Full HD, praticamente todos da Panasonic não conseguem atender a demanda de um grupo menor, mas, aficionado pela tecnologia.

E o tal Blu-Ray, o que tem de mais, além de ser um DVD metido a besta? Embora ainda não ameace, nem de longe, a supremacia do DVD, o disquinho azul vai ganhando espaço, sendo encontrados muitos exemplares nas locadoras, que quase não conseguiam sobreviver em face da concorrência desleal da pirataria.

Para os colecionadores, uma curiosidade. Um Blu-Ray novo, no Brasil, custa menos do que o mesmo DVD para locadora (rental). Mesmo assim, ainda está muito caro. A dica é comprar nos sites internacionais, pois existem muitos filmes legendados em português.

O leitor de Blu-Ray, mesmo os de fabricantes de menor tradição, são equipamentos tecnologicamente avançados, em relação aos leitores de DVD. Além da já mencionada resolução maior, esses leitores já nasceram em uma era de convergência digital.

Assim, esse leitores, além da capacidade de ler CD, DVD e Blu-Ray, possuem entradas USB, que permitem exibir fotos, músicas e filmes em formatos comuns na internet, como mp4, avi e até mkv, de alta resolução.

A maioria dos modelos permite conexão à internet, seja através de cabos Ethernet, esses tradicionais cabos de rede, seja através de conexão wireless, como os da Samsung. É possível assistir vídeos do Youtube, por exemplo. Como nada é de graça, além de um roteador mais veloz, é necessário um adaptador sem fio para o Blu-Ray.

Com a TV Full HD ligada ao Blu-Ray através do cabo HDMI, o espectador poderá assistir a um filme com a imagem no melhor nível para um sistema doméstico. Contudo, para ter uma satisfação completa, não se deve esquecer o som.

Qualquer receiver, mesmo os modelos com mais de dez anos, já recebem o som em forma digital, através do cabo ótico ou coaxial digital. Isso não muda com a chegada do Blu-Ray, que também possui estas saídas.

Contudo, para obter os novíssimos padrões de codificação de som Dolby TrueHD e DTS-HD Master Áudio, será preciso um receiver capaz de interpretar esses formatos, além de exigir a conexão através da HDMI.

Obviamente, ninguém precisa jogar fora os equipamentos atuais para comprar tudo novo, a não ser que tenha tirado na Megasena, ou, seja afilhado do Bill Gates. Com paciência e um bom planejamento, é possível manter-se tecnologicamente atualizado, sem precisar hipotecar a alma.

O importante é construir um lugar agradável para assistir seus filmes e shows ao lado das pessoas queridas, pois isso é que torna o ambiente valioso. Bons filmes!

Nenhum comentário: