Newton Ramalho
colunaclaquete@gmail.com
colunaclaquete.blogspot.com
O que está em cartaz
Agosto vai embora, sem deixar muitas saudades nos cinemas. Para se redimir, teremos a estréia de “Os Normais 2”, com Fernanda Torres e Luís Fernando Guimarães. Estreiam, também, “Duplicidade”, com Julia Roberts, “Moscou”, no Projeto Moviecom Arte e “A Bela Junie”, na Sessão Cult do Cinemark. Continua em cartaz a comédia “Se Beber Não Case”, a animação “Força G”, o terror “Arraste-me Para o Inferno” o romance “Marido Por Acaso”, com Uma Thurman, e a animação “A Era do Gelo 3”. Nas programações exclusivas, o Moviecom exibe a ação “G.I. Joe – A Origem de Cobra”, enquanto o Cinemark mantém o suspense “Efeito Borboleta 3” e a comédia “A Proposta”.
Estréia 1: “Os Normais 2”
Para quem achava que as confusões de Vani (Fernanda Torres) e Rui (Luís Fernando Guimarães) tinham acabado, eis que eles voltarão com toda em Os Normais 2 - A Noite Mais Maluca de Todas. O casal se vê diante da crise dos 13 anos e resolve tomar uma atitude para apimentar a relação: realizar uma de suas fantasias mais loucas - um ménage à trois. Em sua busca, na noite carioca, por alguém que tope embarcar na aventura, eles encontram as mais diferentes figuras: uma prima de Vani (Drica Moraes), uma frequentadora de karaokê (Danielle Winits), uma bicampeã de kickboxing (Daniele Suzuki), uma bissexual (Claudia Raia), uma francesa (Mayana Neiva) e uma garota de programa (Alinne Moraes). Até o amanhecer, tudo pode acontecer aos atrapalhados Rui e Vani na noite mais maluca de todas. A direção é de José Alvarenga Jr. “Os Normais 2” estreia nesta sexta-feira, nas Salas 3 e 6 do Moviecom e nas salas 1 e 2 do Cinemark. Classificação indicativa 14 anos.
Estréia 2: “Duplicidade”
Claire Stenwick (Julia Roberts) e Ray Koval (Clive Owen) são ex-agentes, ela da agência americana CIA, e ele, do serviço secreto inglês, MI6, que deixaram seus antigos empregos para lucrar com a guerra surda existente entre duas corporações rivais. O objetivo de ambos é encontrar a fórmula de um produto, que renderá uma fortuna a quem anunciá-lo primeiro. Para tanto, eles buscam sempre enganar o outro, usando todos os truques possíveis. A direção é de Tony Gilroy. “Duplicidade” estreia nesta sexta-feira, na Sala 7 do Moviecom e na Sala 4 do Cinemark. Classificação indicativa 12 anos.
Projeto Moviecom Arte: “Moscou”
Depois de deixar a câmera virada para a plateia em “Jogo de Cena”, o diretor Eduardo Coutinho agora foca o palco e as coxias do Galpão Cine Horto, quartel-general do Grupo Galpão, em Belo Horizonte, Minas Gerais. Ali, o diretor Enrique Diaz e seu elenco enfrentaram o desafio de montar, em apenas três semanas, a peça “As Três Irmãs”, de Tchekhov. O diretor Eduardo Coutinho acompanhou essa experiência, registrando fragmentos de workshops, improvisações e ensaios de uma peça que não teve - e nem terá - estreia. Os atores só tomaram conhecimento do texto no dia da filmagem e aceitaram a proposta. O interesse maior era registrar a experiência e não o resultado final. Na peça, três irmãs sonham em voltar para Moscou. “Moscou” estreia nesta sexta-feira, na Sala 3 do Moviecom, na sessão de 18h. Classificação indicativa livre.
Sessão Cult: “A Bela Junie”
Junie (Léa Seydoux) é uma garota de 16 anos que se mudou após a morte de sua mãe. Ela passa a estudar na mesma turma que seu primo Matthias (Esteban Carvajal-Alegria), que a apresenta aos demais colegas. Todos os garotos logo desejam sair com June, mas ela escolhe o mais calado de todos, Otto Clèves (Grégoire Leprince-Ringuet). Porém logo Junie descobre o grande amor de sua vida: Nemours (Louis Garrel), seu professor de italiano. Livremente inspirado no romance La Princesse de Clèves, de Madame de La Fayette, considerado um dos primeiros romances psicológicos da literatura ocidental. A direção é de Christophe Honoré. A partir desta sexta-feira, na Sala 4 do Cinemark, na sessão de 14h. Classificação indicativa 16 anos.
Confira na TV
“Os Infiltrados”, no SBT
Dois jovens policiais vivem em perigo, um infiltrado na máfia irlandesa e outro dentro da própria polícia. Com Leonardo DiCaprio e Matt Damon. Sexta-feira, às 22h45.
“Quatro Amigas e um Jeans Viajante”, no SBT
Quatro amigas inseparáveis encontram uma calça mágica e combinam que cada uma delas ficará uma semana com ela. Sábado, às 22h45.
“Quem Sou Eu?”, na Globo
Soldado perito em artes marciais (Jackie Chan) é traído por agente da CIA (Tom Pompet). Perde a memória, mas ainda se lembra que tem uma importante missão a concluir: impedir que espiões roubem uma importante fonte de energia. Sábado, às 23h05.
“A Máquina do Sexo: A Busca Continua”, na Band
Dr. Fez deseja usar o aparelho com Jasmine, a pintora, mas perde o controle - e o aparelho - iniciando assim uma nova busca cheia de aventuras e eróticas passagens. Sábado, às 01h45.
“A Era do Gelo 2”, na Record
O mamute Manfred (Diogo Vilela), o tigre Diego (Márcio Garcia) e o bicho-preguiça Sid (Tadeu Melo) logo descobrem que toneladas de gelo estão prestes a derreter, o que inundaria o vale em que vivem. Domingo, às 12h.
“Shrek”, na Globo
Ogro tem sua vida invadida por uma série de personagens de contos de fadas que acabam com a tranquilidade de seu lar. Determinado a resolver o problema, faz um acordo com o Lord Farquaad e aceita resgatar uma bela e misteriosa princesa. Domingo, às 13h15.
“A Senha”, no SBT
Um espião (John Travolta) obriga um hacker (Hugh Jackman) a penetrar em um sofisticado sistema, para concretizar um ousado roubo a um banco. Domingo, às 22h.
“Carga Explosiva”, na Globo
Ex-soldado do exército norte-americano, que agora trabalha como transportador, descobre em sua carga uma bela garota, que está presa. Após soltá-la eles precisam fugir de um chefão do crime asiático. Domingo, às 0h05.
“Força Delta”, na Band
A tropa de elite da Força Aérea Americana chamada de Força Delta é enviada para a África para recuperar um vírus mortal roubado por um grupo extremista. Domingo, às 1h.
“Aquamarine”, na Globo
Duas adolescentes encontram uma sereia em sua piscina, após uma forte tempestade e decidem ajudá-la. Segunda-feira, às 22h05.
Lançamentos em DVD
“Férias Frustradas de Verão”, em DVD
James Brennan acaba de se formar na faculdade e está se preparando para suas tão sonhadas férias pela Europa. Mas, ao invés de viajar, ele terá que arrumar um emprego, e rápido! E assim, entre tantas tentativas em descolar um trabalho, ele se prepara para passar as férias de verão dando duro num parque de diversão, ao lado de crianças barulhentas e pais não menos briguentos. Mas, quando sua bela colega de trabalho começa a lhe dar bola, ele percebe que nem tudo está perdido. O disco traz o filme com formato de tela widescreen e áudio em Dolby Digital 5.1, e, como extras, Comentários com Áudio, Cenas Inéditas e Making Of.
“O Lobo da Estepe”, em DVD
Baseado no livro homônimo do escritor Herman Hess, o filme apresenta a saga de um escritor de meia idade em crise, que, desesperado, se encontra em uma busca mística com eventos e situações complexas. A complexidade psicológica, filosófica, e espiritual do romance é transcrita para a tela utilizando recursos inovadores para a época como animações e situações teatrais. No elenco, Max von Sydow, Dominique Sanda e Pierre Clémenti. O disco traz o filme com formato de tela cheia e áudio Dolby Digital 2.0, e, como extras, trailer de cinema.
“Heróis”, em DVD
Uma substância secreta é roubada de uma misteriosa agência, denominada Divisão, por Kira Hudson (Camille Belle), uma jovem americana com poderes telepáticos. Ela busca ajuda de dois jovens com poderes de clarividência, Cassie Holmes (Dakota Fanning), e telecinésia, Nick Grant (Chris Evans). Mas enquanto a Divisão tenta recuperar seu experimento, um grupo oriental, também com poderes paranormais, procura se apoderar do poderoso frasco, colocando em risco a vida de todos os envolvidos. O disco traz o filme com formato de tela widescreen e áudio Dolby Digital 5.1.
“Eu Te Amo, Cara”, em DVD
Peter Klaven (Paul Rudd) é noivo de Zooey (Rashida Jones), a mulher dos seus sonhos. Ao organizar a cerimônia de casamento ele percebe que não tem qualquer amigo mais íntimo o qual possa convidar para ser seu padrinho. Decidido a resolver a situação, ele passa a encontrar vários homens na tentativa de ter uma verdadeira amizade. É assim que conhece Sydney Fife (Jason Segel), com quem se identifica. Eles cada vez se tornam mais amigos, até que esta situação coloca em risco o próprio noivado de Peter. O disco traz o filme com formato de tela widescreen e áudio Dolby Digital 5.1, e, como extras, Comentários do diretor John Hamburg, Paul Rudd e Jason Segel, Making Of, Cenas Originais, Cenas Inéditas e Erros de Gravação.
Eventos
Programação do CINESESC
A programação do CineSesc em Natal, em agosto, se encerra, no dia 31, com a exibição do filme “Assim Era a Atlântida”, do diretor Carlos Manga. Documentário sobre as chanchadas do tempo da Atlântida, com cenas de todos os filmes que a empresa possuía em seu arquivo. O filme reúne uma bela antologia de trechos da produção da Atlântida entre 1942 e 1962. A exibição será em sessão única, às 12h, no SESC Restaurante, na Avenida Rio Branco, 375, Cidade Alta.
Inscrições abertas para o Goiamum Audiovisual
O III Goiamum Audiovisual - 2009, evento cultural que acontecerá em Natal de 14 a 26 de setembro, abriu inscrições para o Concurso de Vinhetas, para a Mostra Nacional de Vídeo Arte e para a Mostra DESENTOCA (curtas potiguares). O Goiamum Audiovisual é uma realização do Cineclube Natal e Zoon Fotografia, em parceria com a Fundação Capitania das Artes e Secretaria do Audiovisual (Minc). Mais informações e inscrições no site do evento: http://www.goiamumaudiovisual.org.br/.
Especial: Blue-Ray e TV Full HD, é hora de comprar?
O título desta matéria é provocativo, pois, como disse Geraldo Vandré, “quem sabe faz a hora, não espera acontecer”. Mais importante do que ter esses equipamentos em sua, meu caro leitor, é saber o que significam, e se você realmente precisa deles.
Para começo de conversa, vamos entender o que significam esses novos atores, que vem aparecendo na mídia nos últimos tempos. O Blue-Ray, também apelidado de BD (de Blu-ray Disk), é um disco do mesmo tamanho físico do DVD e do CD, mas, com uma capacidade de armazenamento de dados muito maior. Para referencial, um CD armazena 700 mega bytes, o DVD, em camada simples, 4.7 giga bytes e BD, 25 giga bytes, podendo chegar ao dobro em camada dupla.
Obviamente que esse espaço disponível serve para armazenar mais informações, que, no caso dos filmes, será uma versão em alta definição. Se já consideramos a imagem do DVD muito melhor, em relação à TV e ao VHS, saiba que, pelo menos em teoria, o BD pode alcançar seis vezes mais. A resolução que o DVD dispõe é de 720 x 480 pixels, o que definido como 480i. O BD pode fornecer uma resolução de 1920 x 1080, padronizado como 1080p, que é a resolução Full HD.
Bem, meu caro Newton, dirá o meu dileto leitor, então, para usufruir o blu-ray, basta comprar uma TV Full HD, e tudo estará resolvido, não é? A verdade, meu caro leitor, é que a coisa não é tão simples assim. Nesse ponto, volto à pergunta inicial.
Hoje nós já dispomos de leitores de BD e de televisores Full HD em grande quantidade nas lojas de eletrônicos, inclusive no mercado local. Os preços, embora ainda sejam um pouco altos, já caíram muito, de dois anos para cá. Curiosamente, paguei, por um leitor de BD o mesmo preço, em reais, do meu primeiro DVD, nos idos de 1997.
É possível que a maioria dos consumidores, ao comprar um destes aparelhos, tenha uma frustração muito grande. O problema é que a maioria das pessoas compra um televisor para uso múltiplo, para ver filmes, mas, também, novelas e noticiários. E, tanto a nossa TV aberta quanto as de assinatura estão numa resolução muito inferior à Full HD.
Mesmo a TV Digital, que ainda não deu as caras por aqui, utilizará a resolução 1080i, que é inferior à Full HD. Aliás, a imensa maioria dos televisores de plasma e LCD existentes já tem a resolução necessária para a nova TV Digital.
Esse Newton é um chato, mesmo, mas, e se eu for como ele, um aficionado por cinema? Bem, neste caso, ainda precisaremos explorar mais alguns detalhes. Os DVDs atuais, em sua maioria, trazem o som decodificado em seis canais, o famoso padrão Dolby Digital 5.1. Quando se liga o DVD direto na TV, o som que sai é apenas estéreo. Para aproveitar o envolvimento acústico disponível será necessário um receiver, que interpretará o som que chega digitalmente e o distribuirá pelas seis caixas de som.
O blu-ray não inovou apenas na imagem, o som também é muito mais sofisticado. Para o novo disco, foram criados os padrões Dolby True HD e DTS Digital Surround, muito mais poderosos. O problema é que poucos receivers atuais estão capacitados para interpretar esses novos padrões. Quem tem um home theater normal escutará “apenas” o som Dolby Digital 5.1.
Se nessa altura o leitor já está desanimado (e eu nem falei que o preço do disco, aqui no Brasil custa, em média, 90 reais), deixe-me introduzir um novo elemento na equação. Hoje, na internet, há uma disponibilidade imensa de material em alta resolução. Com paciência e um ótimo acesso à internet é possível encontrar shows, clipes, documentários, filmes, etc., em uma resolução que fará bonito em sua TV Full HD.
Claro, como nem tudo é perfeito, é preciso lembrar que muito desse material pode ter direitos autorais, e, a depender de como foi produzido, pode ter alguma perda, principalmente no som. Um outro probleminha é como “rodar” isso, pois, muitos formatos de vídeo não são reconhecidos mesmo pelos aparelhos de BD mais modernos. Mas, isso é assunto para conversarmos mais adiante.
Nenhum comentário:
Postar um comentário