segunda-feira, 24 de agosto de 2009

Claquete – 21 de agosto de 2009



Newton Ramalho - colunaclaquete@gmail.com

O que está em cartaz

Nas estréias da semana, teremos o suspense “Efeito Borboleta 3” (só no Cinemark), a comédia “Se Beber Não Case”, o documentário “Simonal – Ninguém Sabe o Duro Que Dei” (só no Moviecom), e o cult “Vitus”, no Projeto Moviecom Arte. Continuam em cartaz a animação “Força G”, o terror “Arraste-me Para o Inferno” (vejam em Filmes da Semana), a ação “G.I. Joe – A Origem de Cobra”, com Sienna Miller e Channing Tatum, o romance “Marido Por Acaso”, com Uma Thurman, “Harry Potter e o Enigma do Príncipe”, a comédia “A Proposta”, com Sandra Bullock, e a animação “A Era do Gelo 3”. Nas programações exclusivas, o Moviecom exibe o drama “Inimigos Públicos”, com Johnny Depp, enquanto o Cinemark mantém “W.”, de Oliver Stone, na Sessão Cult do Cinemark.

Estréia 1: “Efeito Borboleta 3”

Depois de se salvar de um incêndio na infância, Sam Reed (Chris Carmack) ganhou de maneira misteriosa a capacidade de viajar no tempo, dom que é utilizado para ajudar na luta contra o crime. Mas, esse estranho dom tem sido, ao mesmo tempo, uma bênção e uma maldição. Se, por um lado, ele pode usar as suas habilidades para ajudar a polícia a resolver os crimes mais horríveis, por outro, ele não pode interferir no que presencia. Ele sabe que fazer isso pode alterar o futuro de maneiras terríveis. Porém, quando uma amiga de infância implora por sua ajuda para encontrar o assassino da sua irmã, os demônios do próprio Sam fazem com que ele quebre essa regra de ouro... E ela existe por um motivo - interferir no passado é uma roleta russa. A direção é de Seth Grossman. “Efeito Borboleta 3” estreia nesta sexta-feira, na sala 7 do Cinemark. Classificação indicativa 18 anos.

Estréia 2: “Se Beber, Não Case”

Dois dias antes do casamento, Doug e três amigos vão de carro para Las Vegas, para passar uma noite inesquecível. Mas, quando os três padrinhos de casamento acordam no dia seguinte, explodindo de dor de cabeça, não conseguem se lembrar de nada. O luxuoso quarto de hotel está um caos e o noivo simplesmente desapareceu. Sem a menor ideia do que pode ter acontecido e correndo contra o tempo, o trio precisa refazer os passos da noite anterior até descobrir quando as coisas começaram a desandar e, de preferência, levar Doug de volta a Los Angeles, a tempo para o casamento. O problema é que, quanto mais eles tomam pé da situação, mais percebem o quanto estão encrencados. A direção é de Todd Phillips. “Se Beber, Não Case” estreia nesta sexta-feira, na Sala 6 do Moviecom e na Sala 2 do Cinemark. Classificação indicativa 14 anos.

Estréia 3: “Simonal – Ninguém Sabe o Duro Que Dei”

História da ascensão e queda de Wilson Simonal (1939-2000), cantor que conseguiu status de estrela em uma época em que, no Brasil, isso era raridade para artistas negros. De origem humilde, ele ganhou destaque na televisão nos anos 60, rivalizando com Roberto Carlos e outros ídolos da Jovem Guarda. No auge da fama, dividiu o palco com a cantora americana Sarah Vaughan, em visita ao Brasil. Acompanhou a seleção brasileira ao México na conquista do tricampeonato de 1970, e até arriscou a reflexão política sobre a negritude, na canção “Tributo a Martin Luther King”. Um incidente, nunca esclarecido, envolvendo agentes do DOPS e um ex-empregado dele, lançaram sobre Simonal um processo criminal e a suspeita de ser um delator na época da ditadura. A direção é de Cláudio Manoel, Micael Langer e Calvito Leal. “Simonal – Ninguém Sabe o Duro Que Dei” estreia nesta sexta-feira, na Sala 3 do Moviecom. Classificação indicativa 12 anos.

Projeto Moviecom Arte: “Vitus”

Vitus é um rapaz que quase parece ser de outro planeta: tem um ouvido perfeito, toca piano admiravelmente e aos cinco anos já devora enciclopédias. Não admira que os seus pais comecem a antecipar-lhe um futuro brilhante. Contudo, o pequeno gênio prefere brincar na oficina excêntrica do avô. Sonha voar e ter uma infância normal. "Vitus" é realizado pelo suíço Fredi M. Murer e interpretado por um autêntico virtuoso do piano, Teo Gheorghiu. “Vitus” estreia nesta sexta-feira, na Sala 3 do Moviecom, na sessão de 17h15. Classificação indicativa livre.

Sessão Cult: “W.”

George W. Bush (Josh Brolin) entra na faculdade seguindo a tradição de seu pai, George Bush (James Cromwell), um influente político. Apelidado de W pelos amigos, ele vive sob a sombra paterna e deseja apenas curtir a vida. Sem rumo definido na carreira, decide entrar para a política ao concorrer para a Câmara dos Representantes pelo Texas, estado onde vivia desde criança. Na campanha, conhece Laura (Elizabeth Banks), com quem posteriormente se casa. W perde a disputa, mas, se envolve de vez com a política ao ajudar seu pai na campanha presidencial de 1988. A partir desta sexta-feira, na Sala 3 do Cinemark, na sessão de 14h. Classificação indicativa 14 anos.






Confira na TV

“Poseidon”, no SBT

Uma onda gigantesca faz com que um transatlântico tombe em alto mar. Um grupo de sobreviventes decide buscar uma saída, enquanto o navio cada vez mais enche de água. Com Kurt Russell e Richard Dreyfuss. Sexta-feira, às 22h45.

“Dança Comigo?”, na Globo

Um homem de meia-idade, entediado com a vida, se inscreve em um curso de dança de salão, após se encantar com uma professora de dança. Com Richard Gere, Susan Sarandon, Jennifer Lopez e Stanley Tucci. Sábado, às 14h55.

“Tróia”, no SBT

Em 1193 A.C., Paris provoca uma guerra contra Tróia, ao fugir com Helena, esposa de Menelaus. Tem início então uma sangrenta guerra, que dura mais de uma década. Com Brad Pitt, Eric Bane, Orlando Bloom e Diane Kruger. Sábado, às 22h45.

“Segurança Nacional”, na Globo

Após serem rejeitados pelo Departamento de Polícia de Los Angeles, dois homens resolvem se unir para trabalhar juntos como guardas de segurança. Com Martin Lawrence e Steve Zahn. Sábado, às 23h55.

“A Maldição Erótica do Cairo”, na Band

O estranho aparelho que exacerba a libido cai nas mãos de um advogado corrupto, que se diverte manipulando as pessoas. Sábado, às 01h45.

“A Era do Gelo”, na Record

Em plena Era Glacial, um grupo de animais encontra uma criança perdida e resolvem procurar a família do garoto. Com as vozes de Marcio Garcia, Diogo Vilela e Tadeu Melo. Domingo, às 12h.

“A Nova Onda do Imperador”, na Globo

Um arrogante imperador é transformado em uma lhama por uma poderosa bruxa e recebe a ajuda de um simples camponês para poder recuperar seu trono. Com as vozes de Selton Mello, Humberto Martins e Marieta Severo. Domingo, às 13h15.

“Alexandre, o Grande”, no SBT

A vida do conquistador Alexandre, o Grande, de garoto à sua morte misteriosa, aos 33 anos, em junho de 323 A.C. na Babilônia, é a razão desta super produção. Com Colin Farrell, Angelina Jolie, Val Kilmer e Anthony Hopkins. Domingo, às 22h.

“A Liga Extraordinária”, na Globo

Grandes nomes da literatura mundial são reunidos pela Rainha Vitória para combater um homem que deseja dominar o planeta. Com Sean Connery. Domingo, às 0h05.

“Agente Vermelho”, na Band

Um grupo de terrorista intercepta um submarino que conduzia uma arma biológica da época da Guerra Fria. Com Dolph Lundgren. Domingo, às 1h30.

“Alta Fidelidade”, na Globo

Comédia envolvendo a paixão de três aficionados por música e suas conquistas amorosas. Com John Cusack, Joan Cusack, Catherine Zeta-Jones e Tim Robbins. Domingo, às 01h55.





Lançamentos em DVD “Uma Noite no Museu 2”, em DVD

Assim como no primeiro filme, Ben Stiller volta nessa sequência no papel do vigia de museu Larry Daley. Mas dessa vez a ação se dá no museu Smithsonian de Washington, na capital dos EUA, onde ganham vida personalidades da história americana - entre eles presidentes, Amelia Earhart (Amy Adams), uma das pioneiras da aviação, além de um improvável faraó, Kah Mun Rah (Hank Azaria), que ameaça se tornar uma ameaça não apenas para seus amigos como para o planeta. O disco traz o filme com formato de tela widescreen e áudio em Dolby Digital 5.1.

“Ardil 22”, em DVD

A história, que se passa em 1944, é sobre um pequeno grupo de pilotos de avião que vive no Mediterrâneo. Existem vencedores e perdedores, oportunistas e sobreviventes. Juntos ou separados, eles são nervosos, assustados, quase sempre profanos e, de vez em quando, patéticos. Com a finalidade de ser enviado para casa, Yossarian (Alan Arkin), um guerrilheiro da Segunda Guerra Mundial, faz de tudo para que a Força Aérea o considere insano. Durante os acontecimentos ele assiste lentamente cada um de seus companheiros morrerem. O disco traz o filme com formato de tela widescreen e áudio Dolby Digital 5.1, e, como extras, Galeria de Fotos e Comentários de Mike Nichols e Steven Soderbergh.

“Recém Chegada”, em DVD

Quando surge a chance de reestruturar uma fabrica, no meio do nada, no gélido estado de Minnesota, Lucy Hill (Renée Zellweger) vê a chance de uma promoção e aceita num estalar de dedos. Mas, o que seria apenas mais um trabalho se transforma numa tremenda roubada. Com seu modo de vida arrogante, a recém-chegada executiva, enfrentará situações hilárias, sendo recebida com frieza pela população da pequena cidade, e, em especial, pelo bonitão sindicalista Ted (Harry Connick, Jr.). O disco traz o filme com formato de tela widescreen e áudio Dolby Digital 5.1.


“A Montanha Enfeitiçada”, em DVD

A montanha enfeitiçada é um local repleto de histórias, apesar de jamais encontrado. A lenda diz que fica localizada no meio do deserto de Nevada, nos Estados Unidos. Jack Bruno (Dwayne Johnson) é um taxista de Las Vegas que um dia conhece Sara (AnnaSophie Robb) e Seth (Alexander Ludwig), dois adolescentes que possuem poderes sobrenaturais e que estão em plena fuga. Precisando protegê-los, Jack passa a acompanhá-los em sua busca pela montanha para que possam salvar o mundo. O disco traz o filme com formato de tela widescreen e áudio Dolby Digital 5.1.
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Eventos Programação do CINESESC

A programação do CineSesc em Natal prossegue, com as exibições em sessões únicas, às 12h, no SESC Restaurante, na Avenida Rio Branco, 375, Cidade Alta. No dia 24 será “Bola na Tela”, de vários diretores, sempre tendo como tema o futebol. No dia 26, serão “Animações Para Adultos”, também de diversos diretores. No dia 28, “Bang Bang” e “Bla bla bla”, do diretor ítalo-brasileiro Andréa Tonacci. No primeiro, Homem neurastênico que, durante a realização de um filme, se vê envolvido em várias situações estranhas. No segundo, um ditador, em meio a uma grave crise nacional, institucional, na busca de uma paz ilusória, faz um longo pronunciamento pela televisão.



Filmes da Semana: “Força G” e “Arraste-me Para o Inferno”

O mês de agosto parece ser uma entressafra de lançamentos no cinema comercial, talvez por causa do fim das férias escolares, talvez pela persistência de alguns títulos mais lucrativos, como Harry Potter e A Era do Gelo. Os dois filmes que estrearam na semana passada não são o que se possa considerar para todos os públicos, embora cada um vá ter o seu público-alvo bem definido. São eles o infantil “Força G”, da Disney e o suspense “Arraste-me Para o Inferno”.

“Força G” é um produto da Disney que reflete a mudança pela qual o tradicional estúdio vem passando nas últimas décadas. Os primeiros filmes do estúdio foram os famosíssimos desenhos de personagens como Branca de Neve, Pinóquio e Cinderela, ao lado de Pato Donald, Mickey Mouse e outros. Ao contrário de outros estúdios, que apostam em um público misto, a Disney continua segmentando os seus produtos para um determinado grupo etário. É o caso deste filme, que agradará às crianças de várias idades, mas, dificilmente irá interessar aos nossos adolescentes.

A tal Força G, do título, se refere a um grupo de animais que foi treinado para cumprir missões como agentes secretos. Armados e equipados com o que há de mais moderno no mundo da espionagem, o esquadrão Força-G faz parte de um programa secreto do governo norte-americano. Além de serem treinados, os bichinhos conseguem se comunicar com os humanos, graças a um equipamento tradutor.

O grupo é formado pelos porquinhos-da-índia Darwin, o líder do grupo, determinado a vencer a qualquer custo, Blaster, um perito em armamentos com muita personalidade e paixão por tudo o que é radical, Juarez, a sexy mestre em artes marciais, a mosca Mooch, perita em reconhecimento, e a toupeira Speckles, o especialista em computação e informação.

As coisas se complicam para o grupo quando o governo decide encerrar o projeto. Eles se revoltam, porque estavam envolvidos na investigação de um bilionário produtor de eletrodomésticos, que, aparentemente, está determinado a dominar o mercado mundial.

Os bichinhos fogem do laboratório, e decidem continuar a investigação por conta própria. À medida que vão se aprofundando na missão, descobrem que a verdade é muito mais apavorante, e, o que está em curso, na verdade, é a destruição do Homem na face da Terra. Conseguirão os nossos heróis deter o vilão a tempo?

Mesclando imagens de atores com computação gráfica, “Força G” mostra a excelência que foi alcançada, pois fica difícil distinguir o que é real, do que foi produzido em computador. O resultado fica anos-luz à frente de “Uma Cilada Para Roger Rabitt”, que usou a mesma técnica há apenas vinte anos.

A história, sem grandes aprofundamentos, segue ao longo do filme com direito a inúmeras cenas de ação, inclusive uma perseguição vertiginosa pelas ruas de Los Angeles, onde os bichinhos demonstram as suas habilidades. Como todas as produções da Disney, os valores familiares estarão em discussão.

Se os adolescentes não irão se interessar por “Força G”, certamente irão curtir muito mais “Arraste-me Para o Inferno”, produzido, escrito e dirigido por Sam Raimi, o diretor dos três filmes do Homem-Aranha e que ficou famoso com o terror “Uma Noite Alucinante” (“Evil Dead”).

“Arraste-me Para o Inferno” traz uma história sobrenatural, que é contada pela ótica de Christine Brown (Alison Lohman), uma ambiciosa analista de crédito de uma financeira de Los Angeles. Christine vive uma fase delicada em sua vida, já que, vindo de uma fazenda no meio-oeste, não é aceita pela rica família do namorado, Clay Dalton (Justin Long), que desejava alguém mais importante para o filho.

Christine também está lutando por uma promoção no emprego, vaga que é disputada por Stu (Reggie Lee), um colega pouco ético, que utiliza do puxa-saquismo à desonestidade para marcar pontos na corrida pelo cargo.

O pior é que Christine escuta do chefe que as qualidades que deseja para o novo ocupante do cargo é a capacidade para tomar decisões difíceis. Neste contexto, a moça é procurada por Sylvia Ganush (Lorna Raver), uma senhora idosa de origem cigana, que pede uma extensão do empréstimo para não perder a casa.

Quando Christine recusa o pedido, a mulher perde o controle, faz escândalo e ameaça a moça. Retirada da agência pelos seguranças, ela volta a atacar Christine no estacionamento, agredindo-a e falando estranhas palavras. Quando ela é socorrida pelo namorado, o instinto a faz procurar um vidente, Rham Jas (Dileep Rao), que se assusta ao ler a mão da moça.

Christine, a partir daí, tem a sua vida transformada em um inferno. Perseguida por um ser sobrenatural, e sem a confiança do namorado, ela procura o auxílio de Rham Jas, que lhe revela que ela foi marcada por uma maldição. Durante três dias o espírito maligno irá aterrorizá-la, e depois irá levá-la para o inferno.

Rham Jas leva Christine para Shaun San Dena (Adriana Barraza), uma médium que já enfrentou o ser em outra ocasião. Eles preparam uma armadilha para o demônio, mas, as coisas não acontecem do jeito que previram.

Agora, resta a Christine encontrar uma maneira de se livrar da maldição, nas poucas horas que restam, antes que o demônio venha cumprir a ameaça final.

Depois de duas décadas de mata-mata de adolescentes em “Sexta-feira 13”, ou, dos crimes elaborados de “Jogos Mortais”, é interessante ver que o gênero sobrenatural ainda consegue uma sobrevida, e, com alguma dose de criatividade.

É interessante observar que não há mortes em série, não há vampiros ou lobisomens, e, mesmo se tratando de um demônio, não há nenhuma conotação religiosa, como “O Exorcista” ou “A Profecia”. As cenas de susto, contudo, estão presentes e, diga-se de passagem, excepcionalmente bem feitas.

Se há alguma coisa a reclamar (eu sou um crítico, lembrem-se) é uma quebra de sintonia no final do filme, que preferiu privilegiar a famosa reviravolta final, que já é uma marca registrada dos filmes de suspense e terror das últimas décadas.

Se não é dirigido para um público mais geral, o fã de filmes de suspense e terror irá encontrar um prato cheio de sustos e algumas cenas escatológicas, bem ao gosto da garotada de hoje.

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