Newton Ramalho - colunaclaquete@gmail.com
O que está em cartaz
Nas estréias da semana, teremos o suspense “Efeito Borboleta 3” (só no Cinemark), a comédia “Se Beber Não Case”, o documentário “Simonal – Ninguém Sabe o Duro Que Dei” (só no Moviecom), e o cult “Vitus”, no Projeto Moviecom Arte. Continuam em cartaz a animação “Força G”, o terror “Arraste-me Para o Inferno” (vejam em Filmes da Semana), a ação “G.I. Joe – A Origem de Cobra”, com Sienna Miller e Channing Tatum, o romance “Marido Por Acaso”, com Uma Thurman, “Harry Potter e o Enigma do Príncipe”, a comédia “A Proposta”, com Sandra Bullock, e a animação “A Era do Gelo 3”. Nas programações exclusivas, o Moviecom exibe o drama “Inimigos Públicos”, com Johnny Depp, enquanto o Cinemark mantém “W.”, de Oliver Stone, na Sessão Cult do Cinemark.
Estréia 1: “Efeito Borboleta 3”

Estréia 2: “Se Beber, Não Case”

Estréia 3: “Simonal – Ninguém Sabe o Duro Que Dei”

Projeto Moviecom Arte: “Vitus”

Sessão Cult: “W.”

Confira na TV
“Poseidon”, no SBT
Uma onda gigantesca faz com que um transatlântico tombe em alto mar. Um grupo de sobreviventes decide buscar uma saída, enquanto o navio cada vez mais enche de água. Com Kurt Russell e Richard Dreyfuss. Sexta-feira, às 22h45.
“Dança Comigo?”, na Globo
Um homem de meia-idade, entediado com a vida, se inscreve em um curso de dança de salão, após se encantar com uma professora de dança. Com Richard Gere, Susan Sarandon, Jennifer Lopez e Stanley Tucci. Sábado, às 14h55.
“Tróia”, no SBT
Em 1193 A.C., Paris provoca uma guerra contra Tróia, ao fugir com Helena, esposa de Menelaus. Tem início então uma sangrenta guerra, que dura mais de uma década. Com Brad Pitt, Eric Bane, Orlando Bloom e Diane Kruger. Sábado, às 22h45.
“Segurança Nacional”, na Globo
Após serem rejeitados pelo Departamento de Polícia de Los Angeles, dois homens resolvem se unir para trabalhar juntos como guardas de segurança. Com Martin Lawrence e Steve Zahn. Sábado, às 23h55.
“A Maldição Erótica do Cairo”, na Band
O estranho aparelho que exacerba a libido cai nas mãos de um advogado corrupto, que se diverte manipulando as pessoas. Sábado, às 01h45.
“A Era do Gelo”, na Record
Em plena Era Glacial, um grupo de animais encontra uma criança perdida e resolvem procurar a família do garoto. Com as vozes de Marcio Garcia, Diogo Vilela e Tadeu Melo. Domingo, às 12h.
“A Nova Onda do Imperador”, na Globo
Um arrogante imperador é transformado em uma lhama por uma poderosa bruxa e recebe a ajuda de um simples camponês para poder recuperar seu trono. Com as vozes de Selton Mello, Humberto Martins e Marieta Severo. Domingo, às 13h15.
“Alexandre, o Grande”, no SBT
A vida do conquistador Alexandre, o Grande, de garoto à sua morte misteriosa, aos 33 anos, em junho de 323 A.C. na Babilônia, é a razão desta super produção. Com Colin Farrell, Angelina Jolie, Val Kilmer e Anthony Hopkins. Domingo, às 22h.
“A Liga Extraordinária”, na Globo
Grandes nomes da literatura mundial são reunidos pela Rainha Vitória para combater um homem que deseja dominar o planeta. Com Sean Connery. Domingo, às 0h05.
“Agente Vermelho”, na Band
Um grupo de terrorista intercepta um submarino que conduzia uma arma biológica da época da Guerra Fria. Com Dolph Lundgren. Domingo, às 1h30.
“Alta Fidelidade”, na Globo
Comédia envolvendo a paixão de três aficionados por música e suas conquistas amorosas. Com John Cusack, Joan Cusack, Catherine Zeta-Jones e Tim Robbins. Domingo, às 01h55.
Lançamentos em DVD “Uma Noite no Museu 2”, em DVD

“Ardil 22”, em DVD

“Recém Chegada”, em DVD

“A Montanha Enfeitiçada”, em DVD
A montanha enfeitiçada é um local repleto de

início
Eventos Programação do CINESESC
A programação do CineSesc em Natal prossegue, com as exibições em sessões únicas, às 12h, no SESC Restaurante, na Avenida Rio Branco, 375, Cidade Alta. No dia 24 será “Bola na Tela”, de vários diretores, sempre tendo como tema o futebol. No dia 26, serão “Animações Para Adultos”, também de diversos diretores. No dia 28, “Bang Bang” e “Bla bla bla”, do diretor ítalo-brasileiro Andréa Tonacci. No primeiro, Homem neurastênico que, durante a realização de um filme, se vê envolvido em várias situações estranhas. No segundo, um ditador, em meio a uma grave crise nacional, institucional, na busca de uma paz ilusória, faz um longo pronunciamento pela televisão.
Filmes da Semana: “Força G” e “Arraste-me Para o Inferno”
O mês de agosto parece ser uma entressafra de lançamentos no cinema comercial, talvez por causa do fim das férias escolares, talvez pela persistência de alguns títulos mais lucrativos, como Harry Potter e A Era do Gelo. Os dois filmes que estrearam na semana passada não são o que se possa considerar para todos os públicos, embora cada um vá ter o seu público-alvo bem definido. São eles o infantil “Força G”, da Disney e o suspense “Arraste-me Para o Inferno”.

A tal Força G, do título, se refere a um grupo de animais que foi treinado para cumprir missões como agentes secretos. Armados e equipados com o que há de mais moderno no mundo da espionagem, o esquadrão Força-G faz parte de um programa secreto do governo norte-americano. Além de serem treinados, os bichinhos conseguem se comunicar com os humanos, graças a um equipamento tradutor.
O grupo é formado pelos porquinhos-da-índia Darwin, o líder do grupo, determinado a vencer a qualquer custo, Blaster, um perito em armamentos com muita personalidade e paixão por tudo o que é radical, Juarez, a sexy mestre em artes marciais, a mosca Mooch, perita em reconhecimento, e a toupeira Speckles, o especialista em computação e informação.
As coisas se complicam para o grupo quando o governo decide encerra

Os bichinhos fogem do laboratório, e decidem continuar a investigação por conta própria. À medida que vão se aprofundando na missão, descobrem que a verdade é muito mais apavorante, e, o que está em curso, na verdade, é a destruição do Homem na face da Terra. Conseguirão os nossos heróis deter o vilão a tempo?
Mesclando imagens de atores com computação gráfica, “Força G” mostra a excelência que foi alcançada, pois fica difícil distinguir o que é real, do que foi produzido em computador. O resultado fica anos-luz à frente de “Uma Cilada Para Roger Rabitt”, que usou a mesma técnica há apenas vinte anos.
A história, sem grandes aprofundamentos, segue ao longo do filme com direito a inúmeras cenas de ação, inclusive uma perseguição vertiginosa pelas ruas de Los Angeles, onde os bichinhos demonstram as suas habilidades. Como todas as produções da Disney, os valores familiares estarão em discussão.
Se os adolescentes não irão se interessar por “Força G”, certamente irão curtir muito mais “Arraste-me Para o Inferno”, produzido, escrito e dirigido por Sam Raimi, o diretor dos três filmes do Homem-Aranha e que ficou famoso com o terror “Uma Noite Alucinante” (“Evil Dead”).
“Arraste-me Para o Inferno” traz uma história sobrenatural, que é contada pela ótica de Christine Brown (Alison Lohman), uma ambiciosa analista de crédito de uma financeira de Los Angeles. Christine vive uma fase delicada em sua vida, já que, vindo de uma fazenda no meio-oeste, não é aceita pela rica família do namorado, Clay Dalton (Justin Long), que desejava alguém mais importante para o filho.
Christine também está lutando por uma promoção no emprego, vaga que é disputada por Stu (Reggie Lee), um colega pouco ético, que utiliza do puxa-saquismo à desonestidade para marcar pontos na corrida pelo cargo.
O pior é que Christine escuta do chefe que as qualidades que deseja para o novo ocupante do cargo é a capacidade para tomar decisões difíceis. Neste contexto, a moça é procurada por Sylvia Ganush (Lorna Raver), uma senhora idosa de origem cigana, que pede uma extensão do empréstimo para não perder a casa.

Quando Christine recusa o pedido, a mulher perde o controle, faz escândalo e ameaça a moça. Retirada da agência pelos seguranças, ela volta a atacar Christine no estacionamento, agredindo-a e falando estranhas palavras. Quando ela é socorrida pelo namorado, o instinto a faz procurar um vidente, Rham Jas (Dileep Rao), que se assusta ao ler a mão da moça.
Christine, a partir daí, tem a sua vida transformada em um inferno. Perseguida por um ser sobrenatural, e sem a confiança do namorado, ela procura o auxílio de Rham Jas, que lhe revela que ela foi marcada por uma maldição. Durante três dias o espírito maligno irá aterrorizá-la, e depois irá levá-la para o inferno.
Rham Jas leva Christine para Shaun San Dena (Adriana Barraza), uma médium que já enfrentou o ser em outra ocasião. Eles preparam uma armadilha para o demônio, mas, as coisas não acontecem do jeito que previram.
Agora, resta a Christine encontrar uma maneira de se livrar da maldição, nas poucas horas que restam, antes que o demônio venha cumprir a ameaça final.
Depois de duas décadas de mata-mata de adolescentes em “Sexta-feira 13”, ou, dos crimes elaborados de “Jogos Mortais”, é interessante ver que o gênero sobrenatural ainda consegue uma sobrevida, e, com alguma dose de criatividade.

É interessante observar que não há mortes em série, não há vampiros ou lobisomens, e, mesmo se tratando de um demônio, não há nenhuma conotação religiosa, como “O Exorcista” ou “A Profecia”. As cenas de susto, contudo, estão presentes e, diga-se de passagem, excepcionalmente bem feitas.
Se há alguma coisa a reclamar (eu sou um crítico, lembrem-se) é uma quebra de sintonia no final do filme, que preferiu privilegiar a famosa reviravolta final, que já é uma marca registrada dos filmes de suspense e terror das últimas décadas.
Se não é dirigido para um público mais geral, o fã de filmes de suspense e terror irá encontrar um prato cheio de sustos e algumas cenas escatológicas, bem ao gosto da garotada de hoje.
Nenhum comentário:
Postar um comentário