Newton Ramalho - colunaclaquete@gmail.com
O que está em cartaz
Já que o tempo não se decide se chove ou faz sol, resta sempre o bom e velho cinemão. Nas estréias da semana, teremos a animação “Força G”, o terror “Arraste-me Para o Inferno”, o drama japonês “A Partida”, no Projeto Moviecom Arte, e “W.”, de Oliver Stone, na Sessão Cult do Cinemark. Continuam em cartaz a ação “G.I. Joe – A Origem de Cobra” (vejam em Filme da Semana), com Sienna Miller e Channing Tatum, o romance “Marido Por Acaso”, com Uma Thurman, o drama “Inimigos Públicos”, com Johnny Depp e Christian Bale, “Harry Potter e o Enigma do Príncipe”, a comédia “A Proposta”, com Sandra Bullock, e a animação “A Era do Gelo 3”.
Estréia 1: “Força G”
Armados com o que há de mais moderno em equipamentos de espionagem, algumas cobaias de laboratório altamente treinadas descobrem que o destino do mundo está – literalmente - em suas patas. A missão deles é tentar prevenir que um bilionário inescrupuloso domine o mundo. O esquadrão FORÇA-G inclui os porquinhos-da-índia Darwin, o líder do grupo, determinado a vencer a qualquer custo; Blaster, uma perita em armamentos com muita personalidade e paixão por tudo o que é radical; e Juarez, a sexy mestre em artes marciais; e também a mosca Mooch, um perito em reconhecimento, e a toupeira Speckles, o especialista em computação e informação. “Força G” estreia nesta sexta-feira, na Sala 6 do Moviecom e na sala 2 do Cinemark. Classificação indicativa livre. Cópias dubladas.
Estréia 2: “Arraste-me Para o Inferno”
Christine Brown (Alison Lohman) é uma ambiciosa agente de crédito em Los Angeles com um namorado, o professor Clay Dalton (Justin Long) e direção de Sam Raimi. Um dia chega ao banco a misteriosa Sra. Ganush (Lorna Raver) implorando pela extensão do financiamento de sua casa própria. Christine nega o pedido para impressionar o chefe, e acaba ganhando uma das piores maldições que existem, um espírito maligno que a perseguirá por três dias, até que, no quarto, a levará para o inferno. Perseguida, ela busca a ajuda do vidente Rham Jas (Dileep Rao). Começa então um embate místico das forças do mal e do bem pela alma da moça. A direção é de Sam Raimi. “Arraste-me Para o Inferno” estreia nesta sexta-feira, na Sala 4 do Moviecom e na Sala 6 do Cinemark. Classificação indicativa 16 anos.
Projeto Moviecom Arte: “A Partida”
Daigo Kobayashi é um jovem casado que acabou de ser dispensado da orquestra na qual tocava violoncelo. De repente, vagando pelas ruas sem emprego ou mesmo esperanças em relação à carreira, Daigo decide voltar para sua cidade natal na companhia da esposa. Lá, o único trabalho imediato que lhe aparece é como "nokanshi", uma espécie de coveiro especial responsável pela cerimônia de lavagem e vestimenta dos mortos antes que suas almas caminhem para o outro mundo. Daigo comporta-se com seriedade, algo como um burocrata, um porteiro entre o céu e a terra. Ocorre que seu trabalho é simplesmente desprezado pela esposa de Daigo e por todos ao seu redor. Mas, é através da morte que ele finalmente compreende o sentido da vida. Ganhou o Oscar de melhor filme estrangeiro. “A Partida” estreia nesta sexta-feira, na Sala 3 do Moviecom, na sessão de 17h05. Classificação indicativa dez anos.
Sessão Cult: “W.”
George W. Bush (Josh Brolin) entra na faculdade seguindo a tradição de seu pai, George Bush (James Cromwell), um influente político. Apelidado de W pelos amigos, ele vive sob a sombra paterna e deseja apenas curtir a vida. Sem rumo definido na carreira, decide entrar para a política ao concorrer para a Câmara dos Representantes pelo Texas, estado onde vivia desde criança. Na campanha, conhece Laura (Elizabeth Banks), com quem posteriormente se casa. W perde a disputa, mas, se envolve de vez com a política ao ajudar seu pai na campanha presidencial de 1988. A partir desta sexta-feira, na Sala 1 do Cinemark, na sessão de 14h. Classificação indicativa 14 anos.
Confira na TV
“Irmãos Grimm”, no SBT
Dois irmãos viajam através da Europa napoleônica, enfrentando monstros e demônios por dinheiro. Os dois são forçados a enfrentar uma maldição real em uma floresta encantada, onde jovens donzelas desaparecem sob circunstâncias misteriosas. Sexta-feira, às 22h45.
“O Senhor dos Anéis: o Retorno do Rei”, no SBT
A conclusão da saga de J.R.R. Tolkien, quando Frodo enfim chega a Mordor e as forças de Sauron atacam Gondor. Com Viggo Mortensen, Elijah Wood e Ian McKellen. Sábado, às 22h45.
“Dança Com Lobos”, na Band
Um herói da Guerra da Secessão vai servir em um isolado posto de fronteira, onde cria amizade com índios e lobos. Com Kevin Costner Sábado, às 22h.
“Caçados”, na Globo
Enquanto o pai vai inspecionar uma obra, a familia sai de jipe com um guarda florestal e é encurralada por um grupo de leões em um parque. Sábado, às 23h.
“Academia do Prazer”, na Band
Os donos de uma academia de ginástica prestes a fechar descobrem um aparelho que exacerba a libido e decidem usá-lo para salvar o negócio. Sábado, às 02h.
“Sexta-feira Muito Louca”, na Globo
Tess (Jamie Lee Curtis) e Anna (Lindsay Lohan) são mãe e filha que vivem brigando e, repentinamente, trocam de corpos. Agora, cada uma precisa aprender a lidar com a vida da outra, ainda mais que Tess está de casamento marcado. Domingo, às 13h.
“Labirinto do Fauno”, no SBT
Uma garota e sua mãe se mudam para o interior da Espanha durante a Guerra Civil. No jardim da mansão em que mora, a garota encontra um labirinto, que a leva a um mundo de fantasia. Domingo, às 22h.
“Por um Fio”, na Globo
Um agente de artistas usa diariamente a mesma cabine telefônica. Mas um dia ele atende uma ligação no telefone público, e, do outro lado da linha, um homem diz que ele corre risco de vida se desligar. Com Colin Farrell, Kiefer Sutherland e Forest Whitaker. Domingo, às 0h05.
“Um Drinque no Inferno”, na Band
Dois criminosos fugitivos seqüestram uma família e vão parar em uma taberna infestada de vampiros. De Quentin Tarantino. Domingo, às 1h.
“Bandidas”, na Globo
Duas mulheres que aparentemente não têm nada em comum se tornam as mais perigosas assaltantes a banco do México. Com Salma Hayek, Penélope Cruz e Steve Zahn. Segunda-feira, às 22h.
Lançamentos em DVD
“Eu Sou o Senhor do Castelo”, em DVD
Thomas assiste à morte da mãe sem ter o que fazer. Seu relacionamento com o pai, Monsieur Bréaud é frio, o que é acentuado quando o patriarca resolve contratar uma governanta, Madame Vernet, que tem um flho da mesma idade de Thomas: Charles. O encontro do Sr. Bréaud e a senhora Vernet é cortês, cada um atento a solidão do outro. Entretanto, escondido na torre mais alta do castelo, Thomas observa os intrusos e se prepara para defender seu território. A direção é de Régis Wargnier. O disco traz o filme com formato de tela letterbox e áudio em francês 2.0.
“A Coragem de Amar”, em DVD
Diversas histórias se mesclam para falar de questões humanas rotineiras. Entre elas há a esposa de um policial que decide trocá-lo pelo amante casado, um carismático vendedor de rua, uma ladra, a atendente de um clube de jazz que é perseguida pelo chefe, um sem-teto que diz ser Deus, uma dupla de cantores de rua formada por um italiano cinqüentão e uma pós-adolescente e uma empregada doméstica que trabalha para uma atriz extravagante, que está dividida entre o proprietário de uma pequena rede de pizzarias e o motorista da casa. O disco traz o filme com formato de tela widescreen e áudio em francês 2.0.
“A Mulher do Lado”, em DVD
Bernard e Mathilde conheceram-se há sete anos, se amaram loucamente e separaram-se violentamente. O destino vai fazer com que eles se encontrem novamente quando Mathilde, recentemente casada com Philippe, vem instalar-se na casa vizinha daquela onde vivem Bernard e sua mulher Arlette. Inevitavelmente, relações de vizinhança vão se desenvolver entre os dois casais... De François Truffaut, com Gérard Depardieu e Fanny Ardant. O disco traz o filme com formato de tela cheia e áudio em francês 2.0.
“Caché”, em DVD
Georges, um apresentador de um programa literário de TV, recebe um pacote contendo vídeos dele com sua família - feitos secretamente na rua - e desenhos alarmantes cujos significados são obscuros. Gradualmente as filmagens de vídeo tornam-se mais pessoais, mostrando que o remetente é algum conhecido de Georges. Ele sente a ameaça perdurar sobre si e sua família, mas como nenhuma ameaça direta foi feita, os policiais recusam-se a ajudá-lo. De Michael Haneke, com Daniel Auteuil e Juliette Binoche. O disco traz o filme com formato de tela letterbox e áudio Dolby Digital 5.1, e, como extras, Sinopse, Ficha técnica e Trailers.
Eventos
“Tempo de Embebedar Cavalos” na Sessão Vanguarda
Neste domingo, dia 16 de agosto, o Cineclube Natal, em parceria com o Teatro da Cultura Popular, prossegue com o ciclo de filmes iranianos, exibindo “Tempo de Embebedar Cavalos”, de Bahman Ghobadi. O filme mostra a dura realidade de três irmãos órfãos, que precisam trabalhar para sobreviver e ainda arranjar fundos para o pagamento da operação do caçula. A sessão será no TCP - Teatro de Cultura Popular “Chico Daniel”, na Rua Jundiaí, 641, Tirol, com início às 17h00 e contribuição de R$ 2,00.
“Minha Estação Preferida” na Sessão Cinéphilie
Na próxima quinta-feira, dia 20 de agosto, o Cineclube Natal, em parceria com a Aliança Francesa, exibe o filme “Minha Estação Preferida”, de André Téchiné. O filme mostra o relacionamento entre um grupo de pessoas no interior da França, incluindo Berthe, matriarca forte e dominadora, seus filhos Antoine e a bonita e austera tabeliã Emilie, seu resignado marido Bruno e a filha Anne, uma intelectual, e o filho adotivo Lucien, leão-de-chácara forte e desleixado. Com Catherine Deneuve. A sessão será na Aliança Francesa, na Rua Potengi, 459, Petrópolis, com início às 18h30. Entrada franca.
Programação do CINESESC
A programação do CineSesc em Natal prossegue, com as exibições em sessões únicas, às 12h, no SESC Restaurante, na Avenida Rio Branco, 375, Cidade Alta. No dia 17 será “Aleluia, Gretchen”, de Sylvio Back, sobre uma família que foge da Alemanha nazista desembarcando no Brasil, por volta de 1937. No dia 19, o título é “Amor & Cia”, de Helvécio Ratton. Após encontrar sua esposa nos braços de seu sócio, um negociante a envia para o litoral e o desafia para um duelo mortal. No dia 21, 100 anos do “Cinema Natal” (Curta/ Doc.) Mostra Brasil Plural, Câmara Cascudo: o provinciano incurável.
Filme da Semana: “G. I. Joe – A Origem de Cobra”
A necessidade de explorar novos temas leva Hollywood, muitas vezes, a recorrer ao outras mídias além dos livros, a sua fonte de inspiração mais comum. Por isso, quadrinhos, personagens de desenhos e até videogames têm virado filme, alguns com êxito, outros, não. E quando o personagem é um brinquedo? Por incrível que pareça, este é o caso de “G. I. Joe – A Origem de Cobra”.
É possível que este nome G. I. Joe não traga muitas lembranças. Mas, qualquer adulto terá ouvido falar de Falcon ou dos Comandos em Ação. A linha de bonecos G.I. Joe, da empresa americana Hasbro, foi comercializada no Brasil pela Estrela, inicialmente com o boneco Falcon, de cerca de 30 cm, com muitas articulações, o que era legal para implicarmos com as crianças, deixando o boneco machão numa pose bem desmunhecada.
Posteriormente, vieram os Comandos em Ação, bonecos menores, de cerca de dez centímetros, e que vinham com acessórios como armas, capacetes, rádio-transmissores e viseiras, além de carros e tanques. A linha de brinquedos inspirou desenhos animados, quadrinhos e videogames, sendo produzida de 1984 a 1995.
É possível que muita gente assista “G. I. Joe – A Origem de Cobra” sem nunca ter idéia de sua fonte de inspiração – eu mesmo tive pouco contato com os brinquedos, pois só tive filhas que tinham dezenas de Barbies e assemelhadas. Mas, isso não faz falta alguma.
Ao contrário de “Transformers”, que abusou tanto dos efeitos especiais que ninguém conseguia enxergar o que acontecia na tela, “G. I. Joe” investiu mais nas cenas de ação, com várias lutas coreografadas e alguma coisa parecida com uma história.
Tudo começa em uma fábrica de armas no Leste Europeu, pertencente ao poderoso magnata McCullen (Christopher Eccleston). Uma poderosa arma foi desenvolvida nesta indústria, baseada em nanotecnologia, de modo que, ao explodir, milhões de máquinas microscópicas devoram tudo ao seu alcance.
Quando quatro destas armas são transportadas sob a escolta de soldados da OTAN, eles são atacados por um grupo de desconhecidos que portam armas altamente destrutivas, contra as quais os soldados não tem a menor chance de defesa.
Apenas dois soldados conseguem sobreviver, mesmo assim em situação desesperadora, quando chega um auxílio inesperado. Um novo grupo, também provido de poderosos armamentos, combate os assaltantes e os obriga a fugir, sem levar o que queriam.
Para Duke (Channing Tatum), um dos soldados sobreviventes, o dia está cheio de surpresas. Além dos dois grupos de guerreiros desconhecidos, ele reencontrou Ana, sua ex-namorada, comandando os assaltantes, sob o codinome Baronesa.
Duke e Ripcord (Marlon Wayans) são levados por seus salvadores até uma base secreta em pleno deserto egípcio, o quartel-general dos G. I. Joe, um grupo de soldados de várias nações que combate o crime.
O dois soldados se candidatam a participar dos G. I. Joe, tendo que se submeter a um duro treinamento, sob o olhar cético do general Hawk (Dennis Quaid) e dos demais membros do grupo, Scarlett (Rachel Nichols), Snake Eyes (Ray Park), Breaker (Saïd Taghmaoui), Heavy Duty (Adewale Akinnuoye-Agbaje), Cover Girl (Karolina Kurkova) e do Sargento Stone (um ponta de Brendan Fraser).
Numa ação ousada, a Baronesa e Storm Shadow (Byung-hun Lee) invadem o quartel dos G. I. Joe e roubam os mísseis, graças a uma manobra de seu chefe, o próprio fabricante das armas, McCullen – fato que é revelado nos primeiros minutos do filme.
Saindo em perseguição dos ladrões, os G. I. Joe vão até Paris, onde, após uma alucinante perseguição pelas avenidas da cidade, os vilões conseguem destruir a torre Eiffel. Duke consegue impedir a propagação da destruição, mas, é capturado por Storm Shadow e conduzido para o esconderijo do grupo, debaixo das águas geladas da calota do Pólo Norte.
Os G. I. Joe seguem a pista deixada por Duke, e penetram na fortaleza, para salvar o amigo e impedir a destruição de três grandes cidades do mundo, lutando uma batalha feroz contra o exército de robôs humanos criado por McCullen e seu cientista, conhecido apenas como o Doutor (Joseph Gordon-Levitt).
O filme traz uma narrativa bem linear, embora, aqui e ali, traga alguns flashbacks que permitem que o espectador conheça um pouco do passado de alguns personagens. Vários destes são os mesmos dos brinquedos, quadrinhos e desenhos, o que vai agradar os fãs mais radicais.
O elenco está muito bem – o que tem sido raro neste tipo de filme. Dennis Quaid e Jonathan Pryce mostram que antiguidade é posto, enquanto os atores mais jovens também não decepcionam. Channing Tatum e Sienna Miller tem uma boa química e convencem como antigos namorados. O ponto mais fraco fica com Marlon Wayans, que fica mais à vontade nas comédias escrachadas que o levaram à fama. Para compensar, as mulheres estão deslumbrantes, principalmente a já citada Sienna Miller, Rachel Nichols e Karolina Kurkova.
As cenas de ação, como já foi falado, mantiveram um bom equilíbrio entre os efeitos especiais e a atuação dos atores e dublês. As lutas coreografadas estão excelentes, em particular o embate de Scarlett com a Baronesa, e, de Snake Eyes com Storm Shadow.
Se não tem uma história profunda, e ainda alguns furos no roteiro, “G. I. Joe – A Origem de Cobra” consegue manter um ritmo envolvente, prendendo a atenção do espectador até o final. Os efeitos especiais estão muito bem cuidados e certamente torna o filme um bom candidato ao blue-ray. Os meninos de todas as idades gostarão do filme.
Nenhum comentário:
Postar um comentário