sexta-feira, 28 de agosto de 2009

Claquete – 28 de agosto de 2009



Newton Ramalho

colunaclaquete@gmail.com

colunaclaquete.blogspot.com

O que está em cartaz

Agosto vai embora, sem deixar muitas saudades nos cinemas. Para se redimir, teremos a estréia de “Os Normais 2”, com Fernanda Torres e Luís Fernando Guimarães. Estreiam, também, “Duplicidade”, com Julia Roberts, “Moscou”, no Projeto Moviecom Arte e “A Bela Junie”, na Sessão Cult do Cinemark. Continua em cartaz a comédia “Se Beber Não Case”, a animação “Força G”, o terror “Arraste-me Para o Inferno” o romance “Marido Por Acaso”, com Uma Thurman, e a animação “A Era do Gelo 3”. Nas programações exclusivas, o Moviecom exibe a ação “G.I. Joe – A Origem de Cobra”, enquanto o Cinemark mantém o suspense “Efeito Borboleta 3” e a comédia “A Proposta”.

Estréia 1: “Os Normais 2”

Para quem achava que as confusões de Vani (Fernanda Torres) e Rui (Luís Fernando Guimarães) tinham acabado, eis que eles voltarão com toda em Os Normais 2 - A Noite Mais Maluca de Todas. O casal se vê diante da crise dos 13 anos e resolve tomar uma atitude para apimentar a relação: realizar uma de suas fantasias mais loucas - um ménage à trois. Em sua busca, na noite carioca, por alguém que tope embarcar na aventura, eles encontram as mais diferentes figuras: uma prima de Vani (Drica Moraes), uma frequentadora de karaokê (Danielle Winits), uma bicampeã de kickboxing (Daniele Suzuki), uma bissexual (Claudia Raia), uma francesa (Mayana Neiva) e uma garota de programa (Alinne Moraes). Até o amanhecer, tudo pode acontecer aos atrapalhados Rui e Vani na noite mais maluca de todas. A direção é de José Alvarenga Jr. “Os Normais 2” estreia nesta sexta-feira, nas Salas 3 e 6 do Moviecom e nas salas 1 e 2 do Cinemark. Classificação indicativa 14 anos.



Estréia 2: “Duplicidade”

Claire Stenwick (Julia Roberts) e Ray Koval (Clive Owen) são ex-agentes, ela da agência americana CIA, e ele, do serviço secreto inglês, MI6, que deixaram seus antigos empregos para lucrar com a guerra surda existente entre duas corporações rivais. O objetivo de ambos é encontrar a fórmula de um produto, que renderá uma fortuna a quem anunciá-lo primeiro. Para tanto, eles buscam sempre enganar o outro, usando todos os truques possíveis. A direção é de Tony Gilroy. “Duplicidade” estreia nesta sexta-feira, na Sala 7 do Moviecom e na Sala 4 do Cinemark. Classificação indicativa 12 anos.

Projeto Moviecom Arte: “Moscou”

Depois de deixar a câmera virada para a plateia em “Jogo de Cena”, o diretor Eduardo Coutinho agora foca o palco e as coxias do Galpão Cine Horto, quartel-general do Grupo Galpão, em Belo Horizonte, Minas Gerais. Ali, o diretor Enrique Diaz e seu elenco enfrentaram o desafio de montar, em apenas três semanas, a peça “As Três Irmãs”, de Tchekhov. O diretor Eduardo Coutinho acompanhou essa experiência, registrando fragmentos de workshops, improvisações e ensaios de uma peça que não teve - e nem terá - estreia. Os atores só tomaram conhecimento do texto no dia da filmagem e aceitaram a proposta. O interesse maior era registrar a experiência e não o resultado final. Na peça, três irmãs sonham em voltar para Moscou. “Moscou” estreia nesta sexta-feira, na Sala 3 do Moviecom, na sessão de 18h. Classificação indicativa livre.

Sessão Cult: “A Bela Junie”






Junie (Léa Seydoux) é uma garota de 16 anos que se mudou após a morte de sua mãe. Ela passa a estudar na mesma turma que seu primo Matthias (Esteban Carvajal-Alegria), que a apresenta aos demais colegas. Todos os garotos logo desejam sair com June, mas ela escolhe o mais calado de todos, Otto Clèves (Grégoire Leprince-Ringuet). Porém logo Junie descobre o grande amor de sua vida: Nemours (Louis Garrel), seu professor de italiano. Livremente inspirado no romance La Princesse de Clèves, de Madame de La Fayette, considerado um dos primeiros romances psicológicos da literatura ocidental. A direção é de Christophe Honoré. A partir desta sexta-feira, na Sala 4 do Cinemark, na sessão de 14h. Classificação indicativa 16 anos.






Confira na TV






“Os Infiltrados”, no SBT

Dois jovens policiais vivem em perigo, um infiltrado na máfia irlandesa e outro dentro da própria polícia. Com Leonardo DiCaprio e Matt Damon. Sexta-feira, às 22h45.

“Quatro Amigas e um Jeans Viajante”, no SBT

Quatro amigas inseparáveis encontram uma calça mágica e combinam que cada uma delas ficará uma semana com ela. Sábado, às 22h45.


“Quem Sou Eu?”, na Globo

Soldado perito em artes marciais (Jackie Chan) é traído por agente da CIA (Tom Pompet). Perde a memória, mas ainda se lembra que tem uma importante missão a concluir: impedir que espiões roubem uma importante fonte de energia. Sábado, às 23h05.

“A Máquina do Sexo: A Busca Continua”, na Band

Dr. Fez deseja usar o aparelho com Jasmine, a pintora, mas perde o controle - e o aparelho - iniciando assim uma nova busca cheia de aventuras e eróticas passagens. Sábado, às 01h45.

“A Era do Gelo 2”, na Record

O mamute Manfred (Diogo Vilela), o tigre Diego (Márcio Garcia) e o bicho-preguiça Sid (Tadeu Melo) logo descobrem que toneladas de gelo estão prestes a derreter, o que inundaria o vale em que vivem. Domingo, às 12h.

“Shrek”, na Globo

Ogro tem sua vida invadida por uma série de personagens de contos de fadas que acabam com a tranquilidade de seu lar. Determinado a resolver o problema, faz um acordo com o Lord Farquaad e aceita resgatar uma bela e misteriosa princesa. Domingo, às 13h15.


“A Senha”, no SBT

Um espião (John Travolta) obriga um hacker (Hugh Jackman) a penetrar em um sofisticado sistema, para concretizar um ousado roubo a um banco. Domingo, às 22h.


“Carga Explosiva”, na Globo

Ex-soldado do exército norte-americano, que agora trabalha como transportador, descobre em sua carga uma bela garota, que está presa. Após soltá-la eles precisam fugir de um chefão do crime asiático. Domingo, às 0h05.

“Força Delta”, na Band

A tropa de elite da Força Aérea Americana chamada de Força Delta é enviada para a África para recuperar um vírus mortal roubado por um grupo extremista. Domingo, às 1h.

“Aquamarine”, na Globo

Duas adolescentes encontram uma sereia em sua piscina, após uma forte tempestade e decidem ajudá-la. Segunda-feira, às 22h05.






Lançamentos em DVD

“Férias Frustradas de Verão”, em DVD







James Brennan acaba de se formar na faculdade e está se preparando para suas tão sonhadas férias pela Europa. Mas, ao invés de viajar, ele terá que arrumar um emprego, e rápido! E assim, entre tantas tentativas em descolar um trabalho, ele se prepara para passar as férias de verão dando duro num parque de diversão, ao lado de crianças barulhentas e pais não menos briguentos. Mas, quando sua bela colega de trabalho começa a lhe dar bola, ele percebe que nem tudo está perdido. O disco traz o filme com formato de tela widescreen e áudio em Dolby Digital 5.1, e, como extras, Comentários com Áudio, Cenas Inéditas e Making Of.








“O Lobo da Estepe”, em DVD

Baseado no livro homônimo do escritor Herman Hess, o filme apresenta a saga de um escritor de meia idade em crise, que, desesperado, se encontra em uma busca mística com eventos e situações complexas. A complexidade psicológica, filosófica, e espiritual do romance é transcrita para a tela utilizando recursos inovadores para a época como animações e situações teatrais. No elenco, Max von Sydow, Dominique Sanda e Pierre Clémenti. O disco traz o filme com formato de tela cheia e áudio Dolby Digital 2.0, e, como extras, trailer de cinema.

“Heróis”, em DVD

Uma substância secreta é roubada de uma misteriosa agência, denominada Divisão, por Kira Hudson (Camille Belle), uma jovem americana com poderes telepáticos. Ela busca ajuda de dois jovens com poderes de clarividência, Cassie Holmes (Dakota Fanning), e telecinésia, Nick Grant (Chris Evans). Mas enquanto a Divisão tenta recuperar seu experimento, um grupo oriental, também com poderes paranormais, procura se apoderar do poderoso frasco, colocando em risco a vida de todos os envolvidos. O disco traz o filme com formato de tela widescreen e áudio Dolby Digital 5.1.

“Eu Te Amo, Cara”, em DVD










Peter Klaven (Paul Rudd) é noivo de Zooey (Rashida Jones), a mulher dos seus sonhos. Ao organizar a cerimônia de casamento ele percebe que não tem qualquer amigo mais íntimo o qual possa convidar para ser seu padrinho. Decidido a resolver a situação, ele passa a encontrar vários homens na tentativa de ter uma verdadeira amizade. É assim que conhece Sydney Fife (Jason Segel), com quem se identifica. Eles cada vez se tornam mais amigos, até que esta situação coloca em risco o próprio noivado de Peter. O disco traz o filme com formato de tela widescreen e áudio Dolby Digital 5.1, e, como extras, Comentários do diretor John Hamburg, Paul Rudd e Jason Segel, Making Of, Cenas Originais, Cenas Inéditas e Erros de Gravação.












Eventos

Programação do CINESESC

A programação do CineSesc em Natal, em agosto, se encerra, no dia 31, com a exibição do filme “Assim Era a Atlântida”, do diretor Carlos Manga. Documentário sobre as chanchadas do tempo da Atlântida, com cenas de todos os filmes que a empresa possuía em seu arquivo. O filme reúne uma bela antologia de trechos da produção da Atlântida entre 1942 e 1962. A exibição será em sessão única, às 12h, no SESC Restaurante, na Avenida Rio Branco, 375, Cidade Alta.


Inscrições abertas para o Goiamum Audiovisual

O III Goiamum Audiovisual - 2009, evento cultural que acontecerá em Natal de 14 a 26 de setembro, abriu inscrições para o Concurso de Vinhetas, para a Mostra Nacional de Vídeo Arte e para a Mostra DESENTOCA (curtas potiguares). O Goiamum Audiovisual é uma realização do Cineclube Natal e Zoon Fotografia, em parceria com a Fundação Capitania das Artes e Secretaria do Audiovisual (Minc). Mais informações e inscrições no site do evento: http://www.goiamumaudiovisual.org.br/.




Especial: Blue-Ray e TV Full HD, é hora de comprar?

O título desta matéria é provocativo, pois, como disse Geraldo Vandré, “quem sabe faz a hora, não espera acontecer”. Mais importante do que ter esses equipamentos em sua, meu caro leitor, é saber o que significam, e se você realmente precisa deles.

Para começo de conversa, vamos entender o que significam esses novos atores, que vem aparecendo na mídia nos últimos tempos. O Blue-Ray, também apelidado de BD (de Blu-ray Disk), é um disco do mesmo tamanho físico do DVD e do CD, mas, com uma capacidade de armazenamento de dados muito maior. Para referencial, um CD armazena 700 mega bytes, o DVD, em camada simples, 4.7 giga bytes e BD, 25 giga bytes, podendo chegar ao dobro em camada dupla.

Obviamente que esse espaço disponível serve para armazenar mais informações, que, no caso dos filmes, será uma versão em alta definição. Se já consideramos a imagem do DVD muito melhor, em relação à TV e ao VHS, saiba que, pelo menos em teoria, o BD pode alcançar seis vezes mais. A resolução que o DVD dispõe é de 720 x 480 pixels, o que definido como 480i. O BD pode fornecer uma resolução de 1920 x 1080, padronizado como 1080p, que é a resolução Full HD.

Bem, meu caro Newton, dirá o meu dileto leitor, então, para usufruir o blu-ray, basta comprar uma TV Full HD, e tudo estará resolvido, não é? A verdade, meu caro leitor, é que a coisa não é tão simples assim. Nesse ponto, volto à pergunta inicial.

Hoje nós já dispomos de leitores de BD e de televisores Full HD em grande quantidade nas lojas de eletrônicos, inclusive no mercado local. Os preços, embora ainda sejam um pouco altos, já caíram muito, de dois anos para cá. Curiosamente, paguei, por um leitor de BD o mesmo preço, em reais, do meu primeiro DVD, nos idos de 1997.

É possível que a maioria dos consumidores, ao comprar um destes aparelhos, tenha uma frustração muito grande. O problema é que a maioria das pessoas compra um televisor para uso múltiplo, para ver filmes, mas, também, novelas e noticiários. E, tanto a nossa TV aberta quanto as de assinatura estão numa resolução muito inferior à Full HD.

Mesmo a TV Digital, que ainda não deu as caras por aqui, utilizará a resolução 1080i, que é inferior à Full HD. Aliás, a imensa maioria dos televisores de plasma e LCD existentes já tem a resolução necessária para a nova TV Digital.

Esse Newton é um chato, mesmo, mas, e se eu for como ele, um aficionado por cinema? Bem, neste caso, ainda precisaremos explorar mais alguns detalhes. Os DVDs atuais, em sua maioria, trazem o som decodificado em seis canais, o famoso padrão Dolby Digital 5.1. Quando se liga o DVD direto na TV, o som que sai é apenas estéreo. Para aproveitar o envolvimento acústico disponível será necessário um receiver, que interpretará o som que chega digitalmente e o distribuirá pelas seis caixas de som.

O blu-ray não inovou apenas na imagem, o som também é muito mais sofisticado. Para o novo disco, foram criados os padrões Dolby True HD e DTS Digital Surround, muito mais poderosos. O problema é que poucos receivers atuais estão capacitados para interpretar esses novos padrões. Quem tem um home theater normal escutará “apenas” o som Dolby Digital 5.1.

Se nessa altura o leitor já está desanimado (e eu nem falei que o preço do disco, aqui no Brasil custa, em média, 90 reais), deixe-me introduzir um novo elemento na equação. Hoje, na internet, há uma disponibilidade imensa de material em alta resolução. Com paciência e um ótimo acesso à internet é possível encontrar shows, clipes, documentários, filmes, etc., em uma resolução que fará bonito em sua TV Full HD.

Claro, como nem tudo é perfeito, é preciso lembrar que muito desse material pode ter direitos autorais, e, a depender de como foi produzido, pode ter alguma perda, principalmente no som. Um outro probleminha é como “rodar” isso, pois, muitos formatos de vídeo não são reconhecidos mesmo pelos aparelhos de BD mais modernos. Mas, isso é assunto para conversarmos mais adiante.

segunda-feira, 24 de agosto de 2009

Claquete – 21 de agosto de 2009



Newton Ramalho - colunaclaquete@gmail.com

O que está em cartaz

Nas estréias da semana, teremos o suspense “Efeito Borboleta 3” (só no Cinemark), a comédia “Se Beber Não Case”, o documentário “Simonal – Ninguém Sabe o Duro Que Dei” (só no Moviecom), e o cult “Vitus”, no Projeto Moviecom Arte. Continuam em cartaz a animação “Força G”, o terror “Arraste-me Para o Inferno” (vejam em Filmes da Semana), a ação “G.I. Joe – A Origem de Cobra”, com Sienna Miller e Channing Tatum, o romance “Marido Por Acaso”, com Uma Thurman, “Harry Potter e o Enigma do Príncipe”, a comédia “A Proposta”, com Sandra Bullock, e a animação “A Era do Gelo 3”. Nas programações exclusivas, o Moviecom exibe o drama “Inimigos Públicos”, com Johnny Depp, enquanto o Cinemark mantém “W.”, de Oliver Stone, na Sessão Cult do Cinemark.

Estréia 1: “Efeito Borboleta 3”

Depois de se salvar de um incêndio na infância, Sam Reed (Chris Carmack) ganhou de maneira misteriosa a capacidade de viajar no tempo, dom que é utilizado para ajudar na luta contra o crime. Mas, esse estranho dom tem sido, ao mesmo tempo, uma bênção e uma maldição. Se, por um lado, ele pode usar as suas habilidades para ajudar a polícia a resolver os crimes mais horríveis, por outro, ele não pode interferir no que presencia. Ele sabe que fazer isso pode alterar o futuro de maneiras terríveis. Porém, quando uma amiga de infância implora por sua ajuda para encontrar o assassino da sua irmã, os demônios do próprio Sam fazem com que ele quebre essa regra de ouro... E ela existe por um motivo - interferir no passado é uma roleta russa. A direção é de Seth Grossman. “Efeito Borboleta 3” estreia nesta sexta-feira, na sala 7 do Cinemark. Classificação indicativa 18 anos.

Estréia 2: “Se Beber, Não Case”

Dois dias antes do casamento, Doug e três amigos vão de carro para Las Vegas, para passar uma noite inesquecível. Mas, quando os três padrinhos de casamento acordam no dia seguinte, explodindo de dor de cabeça, não conseguem se lembrar de nada. O luxuoso quarto de hotel está um caos e o noivo simplesmente desapareceu. Sem a menor ideia do que pode ter acontecido e correndo contra o tempo, o trio precisa refazer os passos da noite anterior até descobrir quando as coisas começaram a desandar e, de preferência, levar Doug de volta a Los Angeles, a tempo para o casamento. O problema é que, quanto mais eles tomam pé da situação, mais percebem o quanto estão encrencados. A direção é de Todd Phillips. “Se Beber, Não Case” estreia nesta sexta-feira, na Sala 6 do Moviecom e na Sala 2 do Cinemark. Classificação indicativa 14 anos.

Estréia 3: “Simonal – Ninguém Sabe o Duro Que Dei”

História da ascensão e queda de Wilson Simonal (1939-2000), cantor que conseguiu status de estrela em uma época em que, no Brasil, isso era raridade para artistas negros. De origem humilde, ele ganhou destaque na televisão nos anos 60, rivalizando com Roberto Carlos e outros ídolos da Jovem Guarda. No auge da fama, dividiu o palco com a cantora americana Sarah Vaughan, em visita ao Brasil. Acompanhou a seleção brasileira ao México na conquista do tricampeonato de 1970, e até arriscou a reflexão política sobre a negritude, na canção “Tributo a Martin Luther King”. Um incidente, nunca esclarecido, envolvendo agentes do DOPS e um ex-empregado dele, lançaram sobre Simonal um processo criminal e a suspeita de ser um delator na época da ditadura. A direção é de Cláudio Manoel, Micael Langer e Calvito Leal. “Simonal – Ninguém Sabe o Duro Que Dei” estreia nesta sexta-feira, na Sala 3 do Moviecom. Classificação indicativa 12 anos.

Projeto Moviecom Arte: “Vitus”

Vitus é um rapaz que quase parece ser de outro planeta: tem um ouvido perfeito, toca piano admiravelmente e aos cinco anos já devora enciclopédias. Não admira que os seus pais comecem a antecipar-lhe um futuro brilhante. Contudo, o pequeno gênio prefere brincar na oficina excêntrica do avô. Sonha voar e ter uma infância normal. "Vitus" é realizado pelo suíço Fredi M. Murer e interpretado por um autêntico virtuoso do piano, Teo Gheorghiu. “Vitus” estreia nesta sexta-feira, na Sala 3 do Moviecom, na sessão de 17h15. Classificação indicativa livre.

Sessão Cult: “W.”

George W. Bush (Josh Brolin) entra na faculdade seguindo a tradição de seu pai, George Bush (James Cromwell), um influente político. Apelidado de W pelos amigos, ele vive sob a sombra paterna e deseja apenas curtir a vida. Sem rumo definido na carreira, decide entrar para a política ao concorrer para a Câmara dos Representantes pelo Texas, estado onde vivia desde criança. Na campanha, conhece Laura (Elizabeth Banks), com quem posteriormente se casa. W perde a disputa, mas, se envolve de vez com a política ao ajudar seu pai na campanha presidencial de 1988. A partir desta sexta-feira, na Sala 3 do Cinemark, na sessão de 14h. Classificação indicativa 14 anos.






Confira na TV

“Poseidon”, no SBT

Uma onda gigantesca faz com que um transatlântico tombe em alto mar. Um grupo de sobreviventes decide buscar uma saída, enquanto o navio cada vez mais enche de água. Com Kurt Russell e Richard Dreyfuss. Sexta-feira, às 22h45.

“Dança Comigo?”, na Globo

Um homem de meia-idade, entediado com a vida, se inscreve em um curso de dança de salão, após se encantar com uma professora de dança. Com Richard Gere, Susan Sarandon, Jennifer Lopez e Stanley Tucci. Sábado, às 14h55.

“Tróia”, no SBT

Em 1193 A.C., Paris provoca uma guerra contra Tróia, ao fugir com Helena, esposa de Menelaus. Tem início então uma sangrenta guerra, que dura mais de uma década. Com Brad Pitt, Eric Bane, Orlando Bloom e Diane Kruger. Sábado, às 22h45.

“Segurança Nacional”, na Globo

Após serem rejeitados pelo Departamento de Polícia de Los Angeles, dois homens resolvem se unir para trabalhar juntos como guardas de segurança. Com Martin Lawrence e Steve Zahn. Sábado, às 23h55.

“A Maldição Erótica do Cairo”, na Band

O estranho aparelho que exacerba a libido cai nas mãos de um advogado corrupto, que se diverte manipulando as pessoas. Sábado, às 01h45.

“A Era do Gelo”, na Record

Em plena Era Glacial, um grupo de animais encontra uma criança perdida e resolvem procurar a família do garoto. Com as vozes de Marcio Garcia, Diogo Vilela e Tadeu Melo. Domingo, às 12h.

“A Nova Onda do Imperador”, na Globo

Um arrogante imperador é transformado em uma lhama por uma poderosa bruxa e recebe a ajuda de um simples camponês para poder recuperar seu trono. Com as vozes de Selton Mello, Humberto Martins e Marieta Severo. Domingo, às 13h15.

“Alexandre, o Grande”, no SBT

A vida do conquistador Alexandre, o Grande, de garoto à sua morte misteriosa, aos 33 anos, em junho de 323 A.C. na Babilônia, é a razão desta super produção. Com Colin Farrell, Angelina Jolie, Val Kilmer e Anthony Hopkins. Domingo, às 22h.

“A Liga Extraordinária”, na Globo

Grandes nomes da literatura mundial são reunidos pela Rainha Vitória para combater um homem que deseja dominar o planeta. Com Sean Connery. Domingo, às 0h05.

“Agente Vermelho”, na Band

Um grupo de terrorista intercepta um submarino que conduzia uma arma biológica da época da Guerra Fria. Com Dolph Lundgren. Domingo, às 1h30.

“Alta Fidelidade”, na Globo

Comédia envolvendo a paixão de três aficionados por música e suas conquistas amorosas. Com John Cusack, Joan Cusack, Catherine Zeta-Jones e Tim Robbins. Domingo, às 01h55.





Lançamentos em DVD “Uma Noite no Museu 2”, em DVD

Assim como no primeiro filme, Ben Stiller volta nessa sequência no papel do vigia de museu Larry Daley. Mas dessa vez a ação se dá no museu Smithsonian de Washington, na capital dos EUA, onde ganham vida personalidades da história americana - entre eles presidentes, Amelia Earhart (Amy Adams), uma das pioneiras da aviação, além de um improvável faraó, Kah Mun Rah (Hank Azaria), que ameaça se tornar uma ameaça não apenas para seus amigos como para o planeta. O disco traz o filme com formato de tela widescreen e áudio em Dolby Digital 5.1.

“Ardil 22”, em DVD

A história, que se passa em 1944, é sobre um pequeno grupo de pilotos de avião que vive no Mediterrâneo. Existem vencedores e perdedores, oportunistas e sobreviventes. Juntos ou separados, eles são nervosos, assustados, quase sempre profanos e, de vez em quando, patéticos. Com a finalidade de ser enviado para casa, Yossarian (Alan Arkin), um guerrilheiro da Segunda Guerra Mundial, faz de tudo para que a Força Aérea o considere insano. Durante os acontecimentos ele assiste lentamente cada um de seus companheiros morrerem. O disco traz o filme com formato de tela widescreen e áudio Dolby Digital 5.1, e, como extras, Galeria de Fotos e Comentários de Mike Nichols e Steven Soderbergh.

“Recém Chegada”, em DVD

Quando surge a chance de reestruturar uma fabrica, no meio do nada, no gélido estado de Minnesota, Lucy Hill (Renée Zellweger) vê a chance de uma promoção e aceita num estalar de dedos. Mas, o que seria apenas mais um trabalho se transforma numa tremenda roubada. Com seu modo de vida arrogante, a recém-chegada executiva, enfrentará situações hilárias, sendo recebida com frieza pela população da pequena cidade, e, em especial, pelo bonitão sindicalista Ted (Harry Connick, Jr.). O disco traz o filme com formato de tela widescreen e áudio Dolby Digital 5.1.


“A Montanha Enfeitiçada”, em DVD

A montanha enfeitiçada é um local repleto de histórias, apesar de jamais encontrado. A lenda diz que fica localizada no meio do deserto de Nevada, nos Estados Unidos. Jack Bruno (Dwayne Johnson) é um taxista de Las Vegas que um dia conhece Sara (AnnaSophie Robb) e Seth (Alexander Ludwig), dois adolescentes que possuem poderes sobrenaturais e que estão em plena fuga. Precisando protegê-los, Jack passa a acompanhá-los em sua busca pela montanha para que possam salvar o mundo. O disco traz o filme com formato de tela widescreen e áudio Dolby Digital 5.1.
início






Eventos Programação do CINESESC

A programação do CineSesc em Natal prossegue, com as exibições em sessões únicas, às 12h, no SESC Restaurante, na Avenida Rio Branco, 375, Cidade Alta. No dia 24 será “Bola na Tela”, de vários diretores, sempre tendo como tema o futebol. No dia 26, serão “Animações Para Adultos”, também de diversos diretores. No dia 28, “Bang Bang” e “Bla bla bla”, do diretor ítalo-brasileiro Andréa Tonacci. No primeiro, Homem neurastênico que, durante a realização de um filme, se vê envolvido em várias situações estranhas. No segundo, um ditador, em meio a uma grave crise nacional, institucional, na busca de uma paz ilusória, faz um longo pronunciamento pela televisão.



Filmes da Semana: “Força G” e “Arraste-me Para o Inferno”

O mês de agosto parece ser uma entressafra de lançamentos no cinema comercial, talvez por causa do fim das férias escolares, talvez pela persistência de alguns títulos mais lucrativos, como Harry Potter e A Era do Gelo. Os dois filmes que estrearam na semana passada não são o que se possa considerar para todos os públicos, embora cada um vá ter o seu público-alvo bem definido. São eles o infantil “Força G”, da Disney e o suspense “Arraste-me Para o Inferno”.

“Força G” é um produto da Disney que reflete a mudança pela qual o tradicional estúdio vem passando nas últimas décadas. Os primeiros filmes do estúdio foram os famosíssimos desenhos de personagens como Branca de Neve, Pinóquio e Cinderela, ao lado de Pato Donald, Mickey Mouse e outros. Ao contrário de outros estúdios, que apostam em um público misto, a Disney continua segmentando os seus produtos para um determinado grupo etário. É o caso deste filme, que agradará às crianças de várias idades, mas, dificilmente irá interessar aos nossos adolescentes.

A tal Força G, do título, se refere a um grupo de animais que foi treinado para cumprir missões como agentes secretos. Armados e equipados com o que há de mais moderno no mundo da espionagem, o esquadrão Força-G faz parte de um programa secreto do governo norte-americano. Além de serem treinados, os bichinhos conseguem se comunicar com os humanos, graças a um equipamento tradutor.

O grupo é formado pelos porquinhos-da-índia Darwin, o líder do grupo, determinado a vencer a qualquer custo, Blaster, um perito em armamentos com muita personalidade e paixão por tudo o que é radical, Juarez, a sexy mestre em artes marciais, a mosca Mooch, perita em reconhecimento, e a toupeira Speckles, o especialista em computação e informação.

As coisas se complicam para o grupo quando o governo decide encerrar o projeto. Eles se revoltam, porque estavam envolvidos na investigação de um bilionário produtor de eletrodomésticos, que, aparentemente, está determinado a dominar o mercado mundial.

Os bichinhos fogem do laboratório, e decidem continuar a investigação por conta própria. À medida que vão se aprofundando na missão, descobrem que a verdade é muito mais apavorante, e, o que está em curso, na verdade, é a destruição do Homem na face da Terra. Conseguirão os nossos heróis deter o vilão a tempo?

Mesclando imagens de atores com computação gráfica, “Força G” mostra a excelência que foi alcançada, pois fica difícil distinguir o que é real, do que foi produzido em computador. O resultado fica anos-luz à frente de “Uma Cilada Para Roger Rabitt”, que usou a mesma técnica há apenas vinte anos.

A história, sem grandes aprofundamentos, segue ao longo do filme com direito a inúmeras cenas de ação, inclusive uma perseguição vertiginosa pelas ruas de Los Angeles, onde os bichinhos demonstram as suas habilidades. Como todas as produções da Disney, os valores familiares estarão em discussão.

Se os adolescentes não irão se interessar por “Força G”, certamente irão curtir muito mais “Arraste-me Para o Inferno”, produzido, escrito e dirigido por Sam Raimi, o diretor dos três filmes do Homem-Aranha e que ficou famoso com o terror “Uma Noite Alucinante” (“Evil Dead”).

“Arraste-me Para o Inferno” traz uma história sobrenatural, que é contada pela ótica de Christine Brown (Alison Lohman), uma ambiciosa analista de crédito de uma financeira de Los Angeles. Christine vive uma fase delicada em sua vida, já que, vindo de uma fazenda no meio-oeste, não é aceita pela rica família do namorado, Clay Dalton (Justin Long), que desejava alguém mais importante para o filho.

Christine também está lutando por uma promoção no emprego, vaga que é disputada por Stu (Reggie Lee), um colega pouco ético, que utiliza do puxa-saquismo à desonestidade para marcar pontos na corrida pelo cargo.

O pior é que Christine escuta do chefe que as qualidades que deseja para o novo ocupante do cargo é a capacidade para tomar decisões difíceis. Neste contexto, a moça é procurada por Sylvia Ganush (Lorna Raver), uma senhora idosa de origem cigana, que pede uma extensão do empréstimo para não perder a casa.

Quando Christine recusa o pedido, a mulher perde o controle, faz escândalo e ameaça a moça. Retirada da agência pelos seguranças, ela volta a atacar Christine no estacionamento, agredindo-a e falando estranhas palavras. Quando ela é socorrida pelo namorado, o instinto a faz procurar um vidente, Rham Jas (Dileep Rao), que se assusta ao ler a mão da moça.

Christine, a partir daí, tem a sua vida transformada em um inferno. Perseguida por um ser sobrenatural, e sem a confiança do namorado, ela procura o auxílio de Rham Jas, que lhe revela que ela foi marcada por uma maldição. Durante três dias o espírito maligno irá aterrorizá-la, e depois irá levá-la para o inferno.

Rham Jas leva Christine para Shaun San Dena (Adriana Barraza), uma médium que já enfrentou o ser em outra ocasião. Eles preparam uma armadilha para o demônio, mas, as coisas não acontecem do jeito que previram.

Agora, resta a Christine encontrar uma maneira de se livrar da maldição, nas poucas horas que restam, antes que o demônio venha cumprir a ameaça final.

Depois de duas décadas de mata-mata de adolescentes em “Sexta-feira 13”, ou, dos crimes elaborados de “Jogos Mortais”, é interessante ver que o gênero sobrenatural ainda consegue uma sobrevida, e, com alguma dose de criatividade.

É interessante observar que não há mortes em série, não há vampiros ou lobisomens, e, mesmo se tratando de um demônio, não há nenhuma conotação religiosa, como “O Exorcista” ou “A Profecia”. As cenas de susto, contudo, estão presentes e, diga-se de passagem, excepcionalmente bem feitas.

Se há alguma coisa a reclamar (eu sou um crítico, lembrem-se) é uma quebra de sintonia no final do filme, que preferiu privilegiar a famosa reviravolta final, que já é uma marca registrada dos filmes de suspense e terror das últimas décadas.

Se não é dirigido para um público mais geral, o fã de filmes de suspense e terror irá encontrar um prato cheio de sustos e algumas cenas escatológicas, bem ao gosto da garotada de hoje.

sexta-feira, 14 de agosto de 2009

Claquete – 14 de agosto de 2009



Newton Ramalho - colunaclaquete@gmail.com

O que está em cartaz

Já que o tempo não se decide se chove ou faz sol, resta sempre o bom e velho cinemão. Nas estréias da semana, teremos a animação “Força G”, o terror “Arraste-me Para o Inferno”, o drama japonês “A Partida”, no Projeto Moviecom Arte, e “W.”, de Oliver Stone, na Sessão Cult do Cinemark. Continuam em cartaz a ação “G.I. Joe – A Origem de Cobra” (vejam em Filme da Semana), com Sienna Miller e Channing Tatum, o romance “Marido Por Acaso”, com Uma Thurman, o drama “Inimigos Públicos”, com Johnny Depp e Christian Bale, “Harry Potter e o Enigma do Príncipe”, a comédia “A Proposta”, com Sandra Bullock, e a animação “A Era do Gelo 3”.

Estréia 1: “Força G”

Armados com o que há de mais moderno em equipamentos de espionagem, algumas cobaias de laboratório altamente treinadas descobrem que o destino do mundo está – literalmente - em suas patas. A missão deles é tentar prevenir que um bilionário inescrupuloso domine o mundo. O esquadrão FORÇA-G inclui os porquinhos-da-índia Darwin, o líder do grupo, determinado a vencer a qualquer custo; Blaster, uma perita em armamentos com muita personalidade e paixão por tudo o que é radical; e Juarez, a sexy mestre em artes marciais; e também a mosca Mooch, um perito em reconhecimento, e a toupeira Speckles, o especialista em computação e informação. “Força G” estreia nesta sexta-feira, na Sala 6 do Moviecom e na sala 2 do Cinemark. Classificação indicativa livre. Cópias dubladas.

Estréia 2: “Arraste-me Para o Inferno”

Christine Brown (Alison Lohman) é uma ambiciosa agente de crédito em Los Angeles com um namorado, o professor Clay Dalton (Justin Long) e direção de Sam Raimi. Um dia chega ao banco a misteriosa Sra. Ganush (Lorna Raver) implorando pela extensão do financiamento de sua casa própria. Christine nega o pedido para impressionar o chefe, e acaba ganhando uma das piores maldições que existem, um espírito maligno que a perseguirá por três dias, até que, no quarto, a levará para o inferno. Perseguida, ela busca a ajuda do vidente Rham Jas (Dileep Rao). Começa então um embate místico das forças do mal e do bem pela alma da moça. A direção é de Sam Raimi. “Arraste-me Para o Inferno” estreia nesta sexta-feira, na Sala 4 do Moviecom e na Sala 6 do Cinemark. Classificação indicativa 16 anos.

Projeto Moviecom Arte: “A Partida”

Daigo Kobayashi é um jovem casado que acabou de ser dispensado da orquestra na qual tocava violoncelo. De repente, vagando pelas ruas sem emprego ou mesmo esperanças em relação à carreira, Daigo decide voltar para sua cidade natal na companhia da esposa. Lá, o único trabalho imediato que lhe aparece é como "nokanshi", uma espécie de coveiro especial responsável pela cerimônia de lavagem e vestimenta dos mortos antes que suas almas caminhem para o outro mundo. Daigo comporta-se com seriedade, algo como um burocrata, um porteiro entre o céu e a terra. Ocorre que seu trabalho é simplesmente desprezado pela esposa de Daigo e por todos ao seu redor. Mas, é através da morte que ele finalmente compreende o sentido da vida. Ganhou o Oscar de melhor filme estrangeiro. “A Partida” estreia nesta sexta-feira, na Sala 3 do Moviecom, na sessão de 17h05. Classificação indicativa dez anos.

Sessão Cult: “W.”

George W. Bush (Josh Brolin) entra na faculdade seguindo a tradição de seu pai, George Bush (James Cromwell), um influente político. Apelidado de W pelos amigos, ele vive sob a sombra paterna e deseja apenas curtir a vida. Sem rumo definido na carreira, decide entrar para a política ao concorrer para a Câmara dos Representantes pelo Texas, estado onde vivia desde criança. Na campanha, conhece Laura (Elizabeth Banks), com quem posteriormente se casa. W perde a disputa, mas, se envolve de vez com a política ao ajudar seu pai na campanha presidencial de 1988. A partir desta sexta-feira, na Sala 1 do Cinemark, na sessão de 14h. Classificação indicativa 14 anos.






Confira na TV


“Irmãos Grimm”, no SBT

Dois irmãos viajam através da Europa napoleônica, enfrentando monstros e demônios por dinheiro. Os dois são forçados a enfrentar uma maldição real em uma floresta encantada, onde jovens donzelas desaparecem sob circunstâncias misteriosas. Sexta-feira, às 22h45.

“O Senhor dos Anéis: o Retorno do Rei”, no SBT

A conclusão da saga de J.R.R. Tolkien, quando Frodo enfim chega a Mordor e as forças de Sauron atacam Gondor. Com Viggo Mortensen, Elijah Wood e Ian McKellen. Sábado, às 22h45.

“Dança Com Lobos”, na Band

Um herói da Guerra da Secessão vai servir em um isolado posto de fronteira, onde cria amizade com índios e lobos. Com Kevin Costner Sábado, às 22h.

“Caçados”, na Globo

Enquanto o pai vai inspecionar uma obra, a familia sai de jipe com um guarda florestal e é encurralada por um grupo de leões em um parque. Sábado, às 23h.

“Academia do Prazer”, na Band

Os donos de uma academia de ginástica prestes a fechar descobrem um aparelho que exacerba a libido e decidem usá-lo para salvar o negócio. Sábado, às 02h.

“Sexta-feira Muito Louca”, na Globo

Tess (Jamie Lee Curtis) e Anna (Lindsay Lohan) são mãe e filha que vivem brigando e, repentinamente, trocam de corpos. Agora, cada uma precisa aprender a lidar com a vida da outra, ainda mais que Tess está de casamento marcado. Domingo, às 13h.

“Labirinto do Fauno”, no SBT

Uma garota e sua mãe se mudam para o interior da Espanha durante a Guerra Civil. No jardim da mansão em que mora, a garota encontra um labirinto, que a leva a um mundo de fantasia. Domingo, às 22h.

“Por um Fio”, na Globo

Um agente de artistas usa diariamente a mesma cabine telefônica. Mas um dia ele atende uma ligação no telefone público, e, do outro lado da linha, um homem diz que ele corre risco de vida se desligar. Com Colin Farrell, Kiefer Sutherland e Forest Whitaker. Domingo, às 0h05.

“Um Drinque no Inferno”, na Band

Dois criminosos fugitivos seqüestram uma família e vão parar em uma taberna infestada de vampiros. De Quentin Tarantino. Domingo, às 1h.

“Bandidas”, na Globo

Duas mulheres que aparentemente não têm nada em comum se tornam as mais perigosas assaltantes a banco do México. Com Salma Hayek, Penélope Cruz e Steve Zahn. Segunda-feira, às 22h.




Lançamentos em DVD

“Eu Sou o Senhor do Castelo”, em DVD


Thomas assiste à morte da mãe sem ter o que fazer. Seu relacionamento com o pai, Monsieur Bréaud é frio, o que é acentuado quando o patriarca resolve contratar uma governanta, Madame Vernet, que tem um flho da mesma idade de Thomas: Charles. O encontro do Sr. Bréaud e a senhora Vernet é cortês, cada um atento a solidão do outro. Entretanto, escondido na torre mais alta do castelo, Thomas observa os intrusos e se prepara para defender seu território. A direção é de Régis Wargnier. O disco traz o filme com formato de tela letterbox e áudio em francês 2.0.

“A Coragem de Amar”, em DVD

Diversas histórias se mesclam para falar de questões humanas rotineiras. Entre elas há a esposa de um policial que decide trocá-lo pelo amante casado, um carismático vendedor de rua, uma ladra, a atendente de um clube de jazz que é perseguida pelo chefe, um sem-teto que diz ser Deus, uma dupla de cantores de rua formada por um italiano cinqüentão e uma pós-adolescente e uma empregada doméstica que trabalha para uma atriz extravagante, que está dividida entre o proprietário de uma pequena rede de pizzarias e o motorista da casa. O disco traz o filme com formato de tela widescreen e áudio em francês 2.0.

“A Mulher do Lado”, em DVD

Bernard e Mathilde conheceram-se há sete anos, se amaram loucamente e separaram-se violentamente. O destino vai fazer com que eles se encontrem novamente quando Mathilde, recentemente casada com Philippe, vem instalar-se na casa vizinha daquela onde vivem Bernard e sua mulher Arlette. Inevitavelmente, relações de vizinhança vão se desenvolver entre os dois casais... De François Truffaut, com Gérard Depardieu e Fanny Ardant. O disco traz o filme com formato de tela cheia e áudio em francês 2.0.


“Caché”, em DVD

Georges, um apresentador de um programa literário de TV, recebe um pacote contendo vídeos dele com sua família - feitos secretamente na rua - e desenhos alarmantes cujos significados são obscuros. Gradualmente as filmagens de vídeo tornam-se mais pessoais, mostrando que o remetente é algum conhecido de Georges. Ele sente a ameaça perdurar sobre si e sua família, mas como nenhuma ameaça direta foi feita, os policiais recusam-se a ajudá-lo. De Michael Haneke, com Daniel Auteuil e Juliette Binoche. O disco traz o filme com formato de tela letterbox e áudio Dolby Digital 5.1, e, como extras, Sinopse, Ficha técnica e Trailers.






Eventos

“Tempo de Embebedar Cavalos” na Sessão Vanguarda


Neste domingo, dia 16 de agosto, o Cineclube Natal, em parceria com o Teatro da Cultura Popular, prossegue com o ciclo de filmes iranianos, exibindo “Tempo de Embebedar Cavalos”, de Bahman Ghobadi. O filme mostra a dura realidade de três irmãos órfãos, que precisam trabalhar para sobreviver e ainda arranjar fundos para o pagamento da operação do caçula. A sessão será no TCP - Teatro de Cultura Popular “Chico Daniel”, na Rua Jundiaí, 641, Tirol, com início às 17h00 e contribuição de R$ 2,00.


“Minha Estação Preferida” na Sessão Cinéphilie

Na próxima quinta-feira, dia 20 de agosto, o Cineclube Natal, em parceria com a Aliança Francesa, exibe o filme “Minha Estação Preferida”, de André Téchiné. O filme mostra o relacionamento entre um grupo de pessoas no interior da França, incluindo Berthe, matriarca forte e dominadora, seus filhos Antoine e a bonita e austera tabeliã Emilie, seu resignado marido Bruno e a filha Anne, uma intelectual, e o filho adotivo Lucien, leão-de-chácara forte e desleixado. Com Catherine Deneuve. A sessão será na Aliança Francesa, na Rua Potengi, 459, Petrópolis, com início às 18h30. Entrada franca.

Programação do CINESESC

A programação do CineSesc em Natal prossegue, com as exibições em sessões únicas, às 12h, no SESC Restaurante, na Avenida Rio Branco, 375, Cidade Alta. No dia 17 será “Aleluia, Gretchen”, de Sylvio Back, sobre uma família que foge da Alemanha nazista desembarcando no Brasil, por volta de 1937. No dia 19, o título é “Amor & Cia”, de Helvécio Ratton. Após encontrar sua esposa nos braços de seu sócio, um negociante a envia para o litoral e o desafia para um duelo mortal. No dia 21, 100 anos do “Cinema Natal” (Curta/ Doc.) Mostra Brasil Plural, Câmara Cascudo: o provinciano incurável.



Filme da Semana: “G. I. Joe – A Origem de Cobra”

A necessidade de explorar novos temas leva Hollywood, muitas vezes, a recorrer ao outras mídias além dos livros, a sua fonte de inspiração mais comum. Por isso, quadrinhos, personagens de desenhos e até videogames têm virado filme, alguns com êxito, outros, não. E quando o personagem é um brinquedo? Por incrível que pareça, este é o caso de “G. I. Joe – A Origem de Cobra”.

É possível que este nome G. I. Joe não traga muitas lembranças. Mas, qualquer adulto terá ouvido falar de Falcon ou dos Comandos em Ação. A linha de bonecos G.I. Joe, da empresa americana Hasbro, foi comercializada no Brasil pela Estrela, inicialmente com o boneco Falcon, de cerca de 30 cm, com muitas articulações, o que era legal para implicarmos com as crianças, deixando o boneco machão numa pose bem desmunhecada.

Posteriormente, vieram os Comandos em Ação, bonecos menores, de cerca de dez centímetros, e que vinham com acessórios como armas, capacetes, rádio-transmissores e viseiras, além de carros e tanques. A linha de brinquedos inspirou desenhos animados, quadrinhos e videogames, sendo produzida de 1984 a 1995.

É possível que muita gente assista “G. I. Joe – A Origem de Cobra” sem nunca ter idéia de sua fonte de inspiração – eu mesmo tive pouco contato com os brinquedos, pois só tive filhas que tinham dezenas de Barbies e assemelhadas. Mas, isso não faz falta alguma.

Ao contrário de “Transformers”, que abusou tanto dos efeitos especiais que ninguém conseguia enxergar o que acontecia na tela, “G. I. Joe” investiu mais nas cenas de ação, com várias lutas coreografadas e alguma coisa parecida com uma história.

Tudo começa em uma fábrica de armas no Leste Europeu, pertencente ao poderoso magnata McCullen (Christopher Eccleston). Uma poderosa arma foi desenvolvida nesta indústria, baseada em nanotecnologia, de modo que, ao explodir, milhões de máquinas microscópicas devoram tudo ao seu alcance.

Quando quatro destas armas são transportadas sob a escolta de soldados da OTAN, eles são atacados por um grupo de desconhecidos que portam armas altamente destrutivas, contra as quais os soldados não tem a menor chance de defesa.

Apenas dois soldados conseguem sobreviver, mesmo assim em situação desesperadora, quando chega um auxílio inesperado. Um novo grupo, também provido de poderosos armamentos, combate os assaltantes e os obriga a fugir, sem levar o que queriam.

Para Duke (Channing Tatum), um dos soldados sobreviventes, o dia está cheio de surpresas. Além dos dois grupos de guerreiros desconhecidos, ele reencontrou Ana, sua ex-namorada, comandando os assaltantes, sob o codinome Baronesa.

Duke e Ripcord (Marlon Wayans) são levados por seus salvadores até uma base secreta em pleno deserto egípcio, o quartel-general dos G. I. Joe, um grupo de soldados de várias nações que combate o crime.

O dois soldados se candidatam a participar dos G. I. Joe, tendo que se submeter a um duro treinamento, sob o olhar cético do general Hawk (Dennis Quaid) e dos demais membros do grupo, Scarlett (Rachel Nichols), Snake Eyes (Ray Park), Breaker (Saïd Taghmaoui), Heavy Duty (Adewale Akinnuoye-Agbaje), Cover Girl (Karolina Kurkova) e do Sargento Stone (um ponta de Brendan Fraser).

Numa ação ousada, a Baronesa e Storm Shadow (Byung-hun Lee) invadem o quartel dos G. I. Joe e roubam os mísseis, graças a uma manobra de seu chefe, o próprio fabricante das armas, McCullen – fato que é revelado nos primeiros minutos do filme.

Saindo em perseguição dos ladrões, os G. I. Joe vão até Paris, onde, após uma alucinante perseguição pelas avenidas da cidade, os vilões conseguem destruir a torre Eiffel. Duke consegue impedir a propagação da destruição, mas, é capturado por Storm Shadow e conduzido para o esconderijo do grupo, debaixo das águas geladas da calota do Pólo Norte.

Os G. I. Joe seguem a pista deixada por Duke, e penetram na fortaleza, para salvar o amigo e impedir a destruição de três grandes cidades do mundo, lutando uma batalha feroz contra o exército de robôs humanos criado por McCullen e seu cientista, conhecido apenas como o Doutor (Joseph Gordon-Levitt).

O filme traz uma narrativa bem linear, embora, aqui e ali, traga alguns flashbacks que permitem que o espectador conheça um pouco do passado de alguns personagens. Vários destes são os mesmos dos brinquedos, quadrinhos e desenhos, o que vai agradar os fãs mais radicais.

O elenco está muito bem – o que tem sido raro neste tipo de filme. Dennis Quaid e Jonathan Pryce mostram que antiguidade é posto, enquanto os atores mais jovens também não decepcionam. Channing Tatum e Sienna Miller tem uma boa química e convencem como antigos namorados. O ponto mais fraco fica com Marlon Wayans, que fica mais à vontade nas comédias escrachadas que o levaram à fama. Para compensar, as mulheres estão deslumbrantes, principalmente a já citada Sienna Miller, Rachel Nichols e Karolina Kurkova.

As cenas de ação, como já foi falado, mantiveram um bom equilíbrio entre os efeitos especiais e a atuação dos atores e dublês. As lutas coreografadas estão excelentes, em particular o embate de Scarlett com a Baronesa, e, de Snake Eyes com Storm Shadow.

Se não tem uma história profunda, e ainda alguns furos no roteiro, “G. I. Joe – A Origem de Cobra” consegue manter um ritmo envolvente, prendendo a atenção do espectador até o final. Os efeitos especiais estão muito bem cuidados e certamente torna o filme um bom candidato ao blue-ray. Os meninos de todas as idades gostarão do filme.

sexta-feira, 7 de agosto de 2009

Claquete – 07 de agosto de 2009




Newton Ramalho - colunaclaquete@gmail.com

O que está em cartaz

Chegamos em agosto, mês dos ventos, dos Pais e do aniversário da Claquete. Nas estréias da semana, teremos a ação “G.I. Joe – A Origem de Cobra”, para os meninos que brincaram com Comandos em Ação, o romance “Marido Por Acaso”, com Uma Thurman, e o cult “Vocês, os Vivos”, no Projeto Moviecom Arte. Continuam em cartaz o thriller “Trama Internacional” (vejam em Filme da Semana), com Clive Owen e Naomi Watts, o drama “Inimigos Públicos”, com Johnny Depp e Christian Bale, “Harry Potter e o Enigma do Príncipe”, a comédia “A Proposta”, com Sandra Bullock, e a animação “A Era do Gelo 3”. Nas programações exclusivas, o Cinemark exibe a produção independente “Valsa Com Bashir”, na Sessão Cult.

Estréia 1: “G.I. Joe – A Origem de Cobra”

Das montanhas da Ásia Central aos desertos do Egito, passando pelas ruas lotadas de Paris e por baixo da calota do Pólo Norte, o grupo de elite de agentes conhecido como G.I. Joe embarca em uma aventura sem fim usando as mais modernas tecnologias de espionagem e equipamento militar para evitar que o comerciante de armas Destro e a crescente ameaça da misteriosa organização Cobra levem o mundo ao caos. Adaptação dos personagens em quadrinhos, por sua vez inspirados na coleção de bonecos da Hasbro, “Comandos em Ação”. Com Channing Tatum, Sienna Miller, Ray Park, Rachel Nichols, Marlon Wayans e Dennis Quaid. A direção é de Stephen Sommers. “G.I. Joe – A Origem de Cobra” estreia nesta sexta-feira, nas Salas 6 e 7 do Moviecom e nas salas 1 (dublado) e 6 (legendado) do Cinemark. Classificação indicativa 14 anos.

Estréia 2: “Marido Por Acaso”

Trabalhando como consultora sentimental em um programa de rádio, Emma Lloyd (Uma Thurman) aconselha uma de suas ouvintes a terminar o relacionamento com o namorado. Inconformado, o ex da garota, um bombeiro de Nova York chamado Patrick (Jeffrey Dean Morgan), resolve que vai se vingar da radialista: com a ajuda de um jovem hacker, ele muda as informações sobre o estado civil de sua inimiga nos registros sociais. Quando Emma fica noiva de Richard (Colin Firth) e vai dar o próximo passo em sua relação, descobre que, oficialmente, ela já é casada! E, pior, com o próprio Patrick! A direção é de Griffin Dune. “Marido Por Acaso” estreia nesta sexta-feira, na Sala 3 do Moviecom e na Sala 7 do Cinemark. Classificação indicativa 12 anos.

Projeto Moviecom Arte: “Vocês, os Vivos”

“Vocês, os Vivos”, do diretor sueco Roy Andersson, é um filme sobre o ser humano, sobre suas conquistas e misérias, sua alegria e seu sofrimento, sua autoconfiança e ansiedade. Personagens que trazem em comum um aspecto solitário, mesmo quando estão cercados por outras pessoas. Um ser humano de quem se quer rir e também chorar por ele, ou ela. Em 94 minutos, o cineasta reúne 47 vinhetas independentes entre si, cada uma delas com esquetes diferentes, a câmara estática, personagens indo e voltando. A narrativa se passa em Estocolmo e serve universalmente para qualquer lugar ou época. “Vocês, os Vivos” estreia nesta sexta-feira, na Sala 3 do Moviecom, na sessão de 17h30. Classificação indicativa 16 anos.

Sessão Cult: “Valsa Com Bashir”

Em um bar, um amigo conta ao diretor Ari Folman sobre um sonho constante que tem, no qual é perseguido por 26 cães ferozes. Através da conversa, eles concluem que a imagem tem ligação com sua missão na primeira Guerra do Líbano, ocorrida no início dos anos 80, quando defendia o exército de Israel. Como Ari nada se lembra sobre o evento, ele passa a buscar e entrevistar seus velhos companheiros da época, para reconstituir as suas memórias. Ganhou o Globo de Ouro de Melhor Filme Estrangeiro. A partir desta sexta-feira, na Sala 7 do Cinemark, na sessão de 14h. Classificação indicativa 18 anos.






Confira na TV


“Showtime”, no SBT

Após ter perdido o controle no trabalho, um policial ranzinza precisa ajudar uma equipe de TV em um novo reality show para conseguir voltar ao serviço. Com Robert De Niro, Eddie Murphy e Rene Russo. Sexta-feira, às 22h45.

“Um Ato de Coragem”, no SBT

Com seu filho precisando de um transplante de coração e sem ter como pagar a operação, um pai de família toma como refém todo o setor de emergência de um hospital. Com Denzel Washington. Sábado, às 23h45.

“Quando a Vaca Vai Pro Brejo”, na Globo

Depois de cinco anos de namoro, Sarah dá um ultimato a David: casamento ou adeus. É quando David conhece uma mulher misteriosa, ao mesmo tempo em que o chefe bonitão de Sarah tenta conquistá-la. Sábado, às 23h.

“O Prazer da Sedução”, na Band

Justine e o professor Robson se envolvem numa nova aventura e são raptados, ao descobrirem uma bela jóia chamada "Coração de Buddha". Sábado, às 02h.

“O Paizão”, na Globo

Aos 32 anos, a namorada de Sonny (Adam Sandler) o troca por um homem mais velho e maduro. Para provar que está mudado, ele adota um menino de cinco anos. Quando a ex se recusa a reatar o namoro, Sonny é forçado a virar pai solteiro. Domingo, às 13h05.

“Jogos Mortais 2”, na Record

Um grupo de pessoas é trancado por um assassino, de forma que para que elas sobrevivam é necessário matar uns dos outros. Domingo, às 23h.

“Efeito Colateral”, no SBT

Após ter sua família morta em um atentado terrorista, um bombeiro decide ir atrás do causador do desastre, em busca de vingança. Com Arnold Schwarzenegger, John Leguizamo e John Turturro. Domingo, às 22h.

“O Atirador – Apontando Para a Morte”, na Globo

O Atirador (Wesley Snipes) tem como missão resgatar uma planta de usina nuclear da Chechênia, antes que terroristas explodam o reator. Ele indica o alvo para que um míssil o destrua, mas, descobre que isso é que acionara o reator. Domingo, às 0h05.


“Procurando Encrenca”, na Band

Um homem decide partir com sua família para encontrar seus pais biológicos, que nunca conheceu. Com Ben Stiller, Patricia Arquette, Alan Alda e Téa Leoni. Domingo, às 1h.






Lançamentos em DVD

“Massacre no Bairro Chinês”, em DVD

O Japão, no início dos anos 90, passa receber um grande número de imigrantes chineses foragidos de seu país. Um deles é o mecânico Steelhead (Jackie Chan), que entra no Japão ilegalmente para tentar encontrar a namorada Xiu Xiu (Xu Jinglei). Ele descobre que Xiu Xiu casou-se por conveniência com Eguchi (Ken Watanabe), um líder mafioso da Yakuza. Para ficar mais próximo da amada, Steelhead aceita trabalhar para Eguchi. Mas, o que lhe parecia incorreto inicialmente muda de figura quando ele percebe que começa a ganhar poder dentro da Yakuza. O disco traz o filme com formato de tela widescreen e áudio Dolby Digital 5.1.

“Procedimento Operacional Padrão”, em DVD

As fotos tiradas por soldados americanos na prisão de Abu Ghraib transformaram a Guerra do Iraque e mudaram a imagem das forças armadas norte-americanas junto ao público. Uma investigação sobre o que está por trás destas fotografias. Documentário sobre a verdadeira história dos homens e mulheres que atravessaram a tênue linha entre um interrogatório e a tortura. A direção é de Errol Morris. O disco traz o filme com formato de tela widescreen e áudio Dolby Digital 5.1.

“O Menino da Porteira”, em DVD

Anos 50. No vilarejo de Rio Bonito o peão Diogo (Daniel) conduz uma grande boiada até a Fazenda Ouro Fino. Ao passar pelo sítio Remanso ele conhece Rodrigo (João Pedro Carvalho), um garoto que sonha em se tornar um boiadeiro. Logo eles se tornam amigos, sendo também testemunhas das injustiças que ocorrem na região devido à ganância do major Batista (José de Abreu), dono da Fazenda Ouro Fino. A direção é de Jeremias Moreira. O disco traz o filme com formato de widescreen e áudio Dolby Digital 5.1.


“O Ilusionista”, em DVD

Dois irmãos acabam separados por um deles sofrer de esquizofrenia. Enquanto um é internado, o outro segue tentando a carreira de ilusionista após se apaixonar pela bela assistente de um mago. Não há diálogos, apenas grunhidos, risos histéricos em cenas que parecem vir do inconsciente. Conta a trajetória de uma família do interior da Holanda que tenta superar os percalços da vida entre arte, riso e o da vida. A direção é de Jos Stelling. O disco traz o filme com formato de tela letterbox e áudio Dolby Digital 2.0, e, como extras, Filmografia de Jos Stelling, Fotos do filme e Informações técnicas.





Eventos

Claquete faz sete anos


Amanhã, dia 8 de agosto, completarão sete anos desde a publicação da primeira coluna Claquete, em 2002. Esta data, muito importante para mim, representa o compromisso entre o prazer de pesquisar e informar, e a receptividade e o carinho dos leitores ligados à Sétima Arte, a quem agradeço de coração. Os parabéns são extensivos à direção do Jornal de Hoje, que possibilitou essa realização.






V Mostra do Curta Nordestino

Terminou ontem a V Mostra do Curta Nordestino, onde foram exibidos 17 produções realizadas no Nordeste. O Júri Oficial premiou, em primeiro lugar, “A Gente Se Ri”, em segundo, “Vivo”, e, em terceiro, “Tebei”. Foram concedidas Menções Honrosas para “Capoeira dos Negros, a Terra Que o Tempo Esqueceu”, e, para o conjunto de curtas alagoanos, resultado das Oficinas Olhar Circular 2008.





“O Jarro” na Sessão Cine Café

Nesta sexta-feira, dia 07 de agosto, o Cineclube Natal, em parceria com o Nalva Melo Salão Café, inicia um ciclo de filmes iranianos, batizado Flores do Irã, com o premiado “O Jarro”, de Ebrahim Forouzesh. Em meio ao deserto iraniano, o único jarro de água de uma escola racha, e o único capaz de consertá-lo se recusa, alegando que, se deixar de trabalhar para fazer o conserto, não conseguirá levar comida para sua família no fim do dia. A sessão será no Nalva Melo Café Salão, à Av. Duque de Caxias, 110, Ribeira (3212-1655) às 20h00 e custa R$ 2,00.

Programação do CINESESC

A programação do CineSesc em Natal prossegue, com as exibições em sessões únicas, às 12h, no SESC Restaurante, na Avenida Rio Branco, 375, Cidade Alta. No dia 10 será “Baile Perfumado”, de Paulo Caldas e Lírio Ferreira, sobre um cinegrafista que filmou o próprio Lampião e seu bando. No dia 12, o título é “Bebel, a Garota Propaganda”, de Maurício Capovilla, com Rossana Ghessa, John Herbert e Paulo José. No dia 14, um dos melhores filmes dos anos 80, “Bete Balanço”, dirigido por Lael Rodrigues e estrelado por Débora Bloch. Último filme de Lauro Corona, teve a participação do Barão Vermelho, Lobão e Titãs.



Filme da Semana: “Trama Internacional”

A recente crise econômica que ainda estamos atravessando mostrou como as ações de grupos financeiros podem causar sérios problemas e afetar o mundo inteiro. Essa crise e o caso real do banco BCCI serviram de inspiração para o ótimo thriller “Trama Internacional”, que estreou em nossos cinemas.

No filme, um agente da Interpol, Louis Salinger (Clive Owen), e a assistente da promotoria de Nova York, Eleanor Whitman (Naomi Watts), investigam as ações de um poderoso banco internacional, BBCI, procurando encontrar provas que possibilitem a abertura de um processo.

A luta parece inglória, pois, “coincidentemente”, as pessoas envolvidas, tanto os investigadores, quanto os informantes, morrem em acidentes ou de causas naturais, mas, não muito explicadas.

A pista a que Sallinger e Whitman se agarram é descobrir o porquê do banco estar intermediando a negociação de mísseis. Para concretizar o negócio, eles precisam de um sistema de navegação fornecido por uma indústria italiana, comandada por um empresário que não simpatiza muito com o banco, e, por isso, termina sendo assassinado.

Sallinger persegue as pistas do assassino até Nova York, onde o encontro dá lugar a um espetacular tiroteio em pleno Museu Guggenheim, um dos pontos altos do filme. Ele perde o assassino, mas, tem acesso a Wilhelm Wexler (Armin Mueller-Stahl), um ex-oficial da Stasi, a polícia política da antiga Alemanha Oriental, e que agora dá assessoria ao poderoso Jonas Skarssen (Ulrich Thomsen. Skarssen), o presidente do BCCI.

Wexler e Sallinger se confrontam, e, apesar de estarem em lados opostos, descobrem ter opiniões em comum. Para Sallinger, a decisão mais difícil será desistir do modo de fazer as coisas que sempre acreditou, para tentar destruir o inimigo utilizando os seus próprios métodos.

“Trama Internacional” é uma superprodução rodada em locações em diversos lugares do mundo: Nova York, Istambul, Milão e Berlim. Para o tiroteio no Guggenheim, o museu foi recriado em estúdio, com meses de trabalho para uma cena de quinze minutos.

Se a história levada às telas parece fantasiosa, a história do BCCI real foi inacreditável, naquela que é considerada a maior fraude bancária da história, custando bilhões de dólares de prejuízos aos depositantes e investidores, e envolvendo-se em lavagem de dinheiro de traficantes de drogas e financiamento de grupos armados, como o de Bin Laden, na época financiado pelos americanos para combater os russos no Afeganistão.

O BBCI foi fundado em 1972 pelo paquistanês Agha Hassan Abedi como um banco de atendimento a clientes mulçumanos e do terceiro mundo. Os financiadores eram, em sua maioria, donos dos petrodólares, em especial o xeque de Abu Dabi, e tinha até a participação do Bank of America – o mesmo que, recentemente, recebeu alguns bilhões de ajuda do governo americano.

O estilo administrativo de Abedi misturava misticismo mulçumano, idealismo terceiro-mundista e avidez por lucros. O banco expandiu rapidamente, impulsionado pelas fortunas árabes criadas a partir dos primeiros choques de petróleo dos anos 70. Por outro lado, os negócios eram feitos sem grandes exigências quanto à qualidade dos negócios ou dos clientes, o que se mostrou uma prática perigosa, que era maquiada com uma contabilidade confusa, criada com o amparo de filiais em paraísos fiscais.

Entre os clientes do BCCI estavam os barões das drogas latino-americanos, p presidente do Panamá, Manuel Noriega, cambistas do mercado negro, traficantes de armas, agencias de informações de vários países, inclusive o famoso Oliver North, na época de Reagan, e até fornecimento de armas fabricadas em Israel para terroristas árabes. Quando as fraudes não puderam mais ser escondidas, um processo de vários países, liderado pelo Banco da Inglaterra levou ao fechamento do banco em 1991.

Curiosamente, o filme não toca nesses fatos, e nem na origem mulçumana do banco, apresentando-o como uma moderna instituição multinacional. Isso se deve à intenção dos realizadores de mostrar o BCCI não como um caso isolado e encerrado, mas, como exemplo de outras tantas empresas que agem da mesma maneira, disseminadas de tal forma em todos os cantos do mundo que não possibilitam que um único governo consiga enfrentá-las.

Além das belas locações, a complexidade da trama e o roteiro bem amarrado, a atuação do elenco é um show à parte, principalmente Clive Owen, que nos oferece um herói amargurado com a impotência contra os poderosos, mas, que não desiste de sua missão, como se fora um Quixote moderno, a investir contra os inexpugnáveis moinhos de vidro e concreto. Naomi Watts não decepciona, e o experiente Mueller-Stahl confirma o seu talento, nas poucas cenas em que atua.

“Trama Internacional” tanto agradará os que gostam de teorias de conspiração quanto os amantes dos filmes de ação, com os momentos mais movimentados do filme.