Newton Ramalho - colunaclaquete@gmail.com
O que está em cartaz
Embora a programação dos cinemas ainda esteja dominada pelos títulos da garotada, o fim das férias escolares cede espaço para alguma opção para os adultos. É o caso da única estréia da semana, “Inimigos Públicos”, onde Johnny Depp e Christian Bale revivem a história do mítico John Dillinger. Continuam em cartaz “Harry Potter e o Enigma do Príncipe” (vejam em Filme da Semana), as comédias “A Proposta”, com Sandra Bullock, e “17 Outra Vez”, com Zac Efron, e a animação “A Era do Gelo 3”, dirigida pelo brasileiro Carlos Saldanha. Nas programações exclusivas, o Cinemark exibe o drama “Rio Congelado”, na Sessão Cult, enquanto o Moviecom traz a animação “Cocoricó – As Aventuras na Cidade” em sua Sessão MOVIEMOBZ.
Estréia 1: “Inimigos Públicos”
Ninguém podia deter John Dillinger (Johnny Depp) e sua gangue. Nenhuma prisão o segurava. Seu charme e suas audaciosas fugas ganhavam a afeição de quase todos – desde sua namorada Billie Frechette (Marion Cotillard) até americanos que consideravam que Dillinger estava tirando dos bancos o dinheiro que os bancos haviam tirado indevidamente deles. Mas, enquanto as aventuras da gangue de Dillinger impressionavam muita gente, J. Edgar Hoover (Billy Crudup) planejou explorar a captura do fora-da-lei como forma de elevar seu Bureau de Investigação a uma força policial nacional que mais tarde seria conhecida como FBI. Para isso, ele tornou Dillinger o primeiro Inimigo Público Número 1 dos EUA e colocou o agente Melvin Purvis (Christian Bale) em seu encalço. A história é uma adaptação do livro de não-ficção “Public Enemies: America's Greatest Crime Wave and the Birth of the FBI, 1933-34”, de Brian Burrough, sobre o período imediatamente posterior à quebra da Bolsa de Nova York em 1929. A direção é de Michael Mann, que dirigiu “O Informante” e “Miami Vice”. “Inimigos Públicos” estreia nesta sexta-feira, na Sala 1 do Moviecom e na sala 6 do Cinemark. Classificação indicativa 16 anos.
Sessão MOVIEMOBZ: “Cocoricó – As Aventuras na Cidade”
Depois de 13 anos na TV Cultura, Júlio e a turma do Cocoricó chegam aos cinemas, num filme em cinco episódios. Nas histórias da fazenda, são criadas situações para introdução de conceitos, junto com o cavalo Alípio, a vaca Mimosa, o papagaio Caco, as galinhas Lola, Zazá e Lilica, o galo Galileu, o morcego Toquinho, a índia Oriba e porquinho Astolfo. Nesta nova temporada, Júlio vai passar as férias na casa de seu primo João, na cidade grande. A turma da fazenda Cocoricó vai conhecer lugares e pessoas diferentes, e a temporada contará com novos personagens: Noel e Dora, os pais de João, primo de Júlio, Dorivaldo, o porteiro do prédio, Vitória, uma amiga do João pelo qual o Júlio se interessa, o cachorro Esfarrapado e o rato Roto. “Cocoricó – As Aventuras na Cidade” será exibido no sábado e domingo, na Sala 3 do Moviecom, na sessão de 12h40. Classificação indicativa livre.
Sessão Cult: “Rio Congelado”
Ray Eddy (Melissa Leo) vive em um trailer no interior do estado de Nova York. Tímida e reservada, ela enfrenta problemas para manter a família unida após seu marido ter sumido com o dinheiro que seria usado como entrada para a compra da casa de seus sonhos. Para conseguir a quantia Ray se une a Lila Littlewolf (Misty Upham), uma contrabandista, e passa a atravessar ilegalmente imigrantes pela fronteira entre o Canadá e os Estados Unidos. A partir desta sexta-feira, na Sala 3 do Cinemark, na sessão de 14h. Classificação indicativa 16 anos.
Confira na TV
“Batman & Robin”, no SBT
Batman (George Clooney) e Robin (Chris O'Donnell) enfrentam o gélido Mr. Freeze (Arnold Schwarzenegger) e a perigosa e vingativa Hera Venenosa (Uma Thurman). Sexta-feira, às 22h45.
“Superman – O Filme”, no SBT
O único sobrevivente do planeta Krypton é enviado para a Terra ainda bebê e aqui cresce dotado de incríveis superpoderes. Com Christopher Reeve, Gene Hackman e Marlon Brando. Sábado, às 22h45.
“Starsky & Hutch - Justiça em Dobro”, na Globo
Na década de 70, dois policiais investigam a atuação de um influente traficante de drogas. Com Ben Stiller, Owen Wilson, Juliette Lewis e Vince Vaughn. Sábado, às 23h.
“Escrava Sexual”, na Band
Justine e o professor Robson vão ao Egito à procura de uma tumba, e ela é seqüestrada em uma loja de antiguidades. Sábado, às 01h45.
“A Hora da Virada”, na Globo
O treinador de basquete Roy McCormick está mais interessado em acordos comerciais do que em ganhar jogos. Depois de um desastre na quadra, Roy é obrigado a treinar um time de adolescentes que nunca venceu. Domingo, às 13h15.
“Deu a Louca na Chapeuzinho”, na Record
A tranquilidade da vida na floresta é alterada quando um livro de receitas é roubado. Os suspeitos do crime são Chapeuzinho Vermelho, o Lobo Mau, o Lenhador e a Vovó, mas cada um deles conta uma história diferente sobre o ocorrido. Domingo, às 22h30.
“Superman – O Retorno”, no SBT
Após cinco anos ausente, Superman retorna à Metrópolis e se depara com o aumento da violência, o seu grande amor, Lois Lane, agora tem um filho, e Lex Luthor, solto, usa seus poderes para dominar o mundo. Com Brandon Routh, Kevin Spacey e Kate Bosworth. Domingo, às 22h.
“A Colônia”, na Globo
Van Damme é um experiente contra-terrorista que faz de tudo para capturar o enigmático bandido Stavros (Mickey Rourke). Mas, falha na hora final e acaba na Colônia, uma terrível prisão. Para agravar a situação, sua esposa grávida está na mira do terrorista. Domingo, às 23h55.
“A Guerra dos Winters”, na Globo
Jim Winters tenta lidar com a súbita morte da esposa e ao mesmo tempo se sente inútil enquanto seus dois filhos se debatem na própria tristeza e se distanciam dele. A esperança surge com uma nova vizinha, cuja gentileza traz um pouco de calor a um momento tão difícil na vida da família. Domingo, às 1h40.
“Almas Gêmeas”, na Band
Na Nova Zelândia, duas adolescentes mantém uma amizade obsessiva, que levará a uma tragédia. Com Kate Winslet. Domingo, às 1h.
“Os Incríveis”, na Globo
Um super-herói aposentado tem a chance de voltar à ativa quando recebe um comunicado misterioso sobre uma missão secreta. O retorno à ação termina envolvendo toda a família. Segunda-feira, às 21h55.
Lançamentos em DVD
“Divã”, em DVD
Mercedes (Lília Cabral) é uma mulher de 40 anos, casada com Gustavo (José Mayer) e mãe de dois filhos, que decide procurar um psicanalista. A princípio, a decisão, que seria apenas para matar uma curiosidade, provoca uma série de mudanças em seu cotidiano. No divã, Mercedes questiona seu casamento, a realização profissional e seu poder de sedução. A melhor amiga, Mônica (Alexandra Richter), companheira de todos os momentos, vê de perto a transformação de Mercedes e participa de suas novas experiências e descobertas, apesar de nem sempre concordar com suas escolhas. O elenco conta ainda com Reynaldo Gianecchini e Cauã Reymond. A direção é de José Alvarenga Jr. O disco traz o filme com formato de widescreen e áudio Dolby Digital 5.1.
“Um Ato de Liberdade”, em DVD
Baseado em uma extraordinária história real, “Um Ato de Liberdade” é um épico sobre família, honra, vingança e salvação, durante a 2ª Guerra Mundial. O ano é de 1941 e os judeus do leste europeu estão sendo massacrados aos milhares. Para escapar da morte certa, três irmãos se refugiam numa floresta que conhecem bem desde infância. Ali começa sua desesperada luta contra os nazistas. Daniel Craig, Liev Schreibel e Jamie Bell são irmãos que transformam instintos primitivos de sobrevivência em algo muito mais extraordinário - uma maneira de vingar a morte de seus entes queridos enquanto salvam centenas de pessoas. O disco traz o filme com formato de tela widescreen e áudio Dolby Digital 5.1.
“Che”, em DVD
No dia 26 de novembro de 1956, Fidel Castro navega até Cuba com oito rebeldes. Um deles era Ernesto "Che" Guevara, um médico argentino que dividia com Castro um objetivo comum - derrubar o governo corrupto de Fulgêncio Batista. Che prova ser indispensável na batalha, e rapidamente aprende a arte de guerrilha. Vencedor do prêmio de melhor ator em Cannes, para Benicio Del Toro, “Che” é dirigido por Steven Soderbergh e tem o ator Rodrigo Santoro como Raúl Castro, atual presidente cubano. O disco traz o filme com formato de tela widescreen e áudio Dolby Digital 5.1.
“Ironias do Amor”, em DVD
Charlie (Jesse Bradford) é um cara muito pé no chão e Jordan (Elisha Cuthbert) é seu total oposto, uma mulher linda, mas, totalmente maluca. O amor é à primeira vista. Mas, imagine um relacionamento que começa da forma mais bizarra possível e que passa pelas maiores catástrofes possíveis. Assim é o relacionamento dos dois, algo aparentemente sem o menor sentido e que tem tudo para dar errado naquele momento da vida deles. A grande ironia é que a única chance que lhes restam é dar o famoso tempo ao tempo. O disco traz o filme com formato de tela widescreen e áudio Dolby Digital 5.1.
Eventos
Patativa do Assaré na Siciliano
No próximo sábado, 25 de julho, o Cineclube Natal, em parceria com a Livraria Siciliano, numa realização do Conselho Nacional de Cineclubes, exibirá os documentários Patativa do Assaré: Ave Poesia e Chama Verequete. O primeiro é uma produção de Rosemberg Cariry e foi vencedor do 5º Festival de Belém do Cinema Brasileiro. Já o filme sobre o Mestre Verequete, personagem fundamental da história do ritmo raiz do Pará, o Carimbó, tem direção e roteiro de Luiz Arnaldo Campos e Rogério Parreira. A sessão será às 19 horas, no auditório da Livraria Siciliano, no Midway Mall. Mais informações no telefone 3235-8208. A entrada é gratuita.
Curta Cinema 2009
Estão abertas, até 31 de julho, as inscrições para o Festival Internacional de Curtas do Rio de Janeiro – Curta Cinema 2009 acontecerá de 29 de outubro a 08 de novembro, em circuito de salas na cidade do Rio de Janeiro. O Festival exibe trabalhos finalizados em 35mm, 16mm e suportes digitais e tem caráter competitivo e informativo. Além da exibição de filmes, o Festival também promove Workshops, Palestras e Cursos de formação teórica e prática. As inscrições para competição e todas as atividades paralelas do Curta Cinema são gratuitas. Mais informações no telefone (21) 2553 8918, fax: (21) 2554 9059, email programa@curtacinema.com.br ou no site http://www.curtacinema.com.br/.
Inscrições abertas para o Primeiro Plano
Estão abertas, até 31 de julho, as inscrições para Primeiro Plano - Festival de Cinema de Juiz de Fora e Mercocidades, que acontece naquela cidade mineira, entre os dias 26 de outubro a 01 de novembro de 2009. Serão duas mostras, ambas voltadas a curtas-metragens (até 20 minutos), sendo a Competitiva Nacional para os primeiros curtas em película ou digital realizados por cineastas estreantes, brasileiros, finalizados a partir de janeiro de 2008, nas bitolas 16mm, 35 mm ou digital. Mais informações estão disponíveis no site http://www.primeiroplano.art.br/.
Filme da Semana: “Harry Potter e o Enigma do Príncipe”
O mais novo filme da saga criada por JK Rowling, “Harry Potter e o Enigma do Príncipe”, corresponde ao sexto livro escrito pela autora. Essa informação, por mais que pareça óbvia, ainda é desconhecida por algumas pessoas, que devem ter passado os últimos anos em Marte ou Vênus. Acreditem se quiserem, quando assisti ao filme no cinema, um espectador insatisfeito reclamou do final do filme, dizendo que ainda veríamos “Harry Potter 253”...
Bem, o infeliz cidadão, que deve ter visto um filme da série pela primeira vez, além de não ter entendido nada da história, ainda errou por 245. O próximo e último livro da saga, “Harry Potter e as Relíquias da Morte”, será levado às telas em dois episódios, a primeira parte já em 2010.
Bem, e o que tem isso a ver com o filme atual, além do esclarecimento para o meu confuso companheiro de sessão? Tem a ver é que “Harry Potter e o Enigma do Príncipe” é um filme de passagem, uma preparação para os acontecimentos do último livro, o grande embate entre Harry Potter e o seu arqui-inimigo Voldemort. Já ficaram para trás as dificuldades dos primeiros anos em Hogwarts, pois Harry e sua turma já são veteranos, embora o professor Snape continue a antipatizar o nosso bruxinho.
A situação agora é totalmente diferente do que fora mostrado nos filmes anteriores. O retorno de Voldemort, que vinha sendo sistematicamente negado pelo Ministério da Magia, agora é uma certeza. Os Comensais da Morte, os sádicos seguidores de Voldemort que foram resgatados da prisão de Azkaban atacam o mundo não-mágico, à luz do dia, sem preocupação com a repercussão. O seu alvo é o simpático Beco Diagonal, o reduto bruxo escondido no coração de Londres.
Uma destas agressoras é Bellatrix Lestrange (Helena Bohan Carter), que, no início do filme, acompanha sua irmã, Narcisa Malfoy, em um encontro com o antipático Snape (Alan Rickman). Esse encontro, que confirma a ligação de Snape com Voldemort, tem como objetivo a proteção do jovem Draco (Tom Felton), que foi escolhido pelo Senhor das Trevas para uma obscura missão.
Harry Potter (Daniel Radcliffe), por sua vez, sofre com os ataques dos hormônios da puberdade, e é “resgatado” da companhia de uma bela jovem por Dumbledore (Michael Gambon), para ajudá-lo em alguns estranhos destinos. O orfanato onde Tom Ridle, o futuro Lorde Voldemort, passou a infância, e uma casa abandonada, onde encontram Horácio Slughorn (Jim Broadbent), um antigo professor de Hogwarts.
Mais uma aparatada, e Harry está na Toca, a simpática casa dos Weasley, família do seu melhor amigo, Rony (Rupert Grint), e é onde estão sua grande amiga Hermione (Emma Watson) e a crescente paixão de Harry, Gina (Bonnie Wright).
O mundo bruxo está em pânico com os ataques dos Comensais da Morte, mas, Dumbledore assegura que os alunos de Hogwarts estarão em segurança, pois, além de seus próprios professores, a escola contará com a guarda de vários Aurores, bruxos que são treinados para combater feiticeiros criminosos.
Dumbledore está misterioso, e pede a ajuda de Harry para solucionar um mistério que cerca a vida de Voldemort e sua passagem por Hogwarts. Utilizando uma Penseira, um artefato que permite que alguém conheça a memória de outra pessoa, Harry vai tomando conhecimento de que foi Voldemort desde criança, quando era apenas um menino estranho e abandonado em um orfanato.
As memórias de Dumbledore esbarram em um único ponto, uma conversa do aluno Ridle com o professor Slughorn, e que parece ser a chave do mistério que cerca o poderoso bruxo das Trevas. Dumbledore pede a Harry que consiga essa lembrança do professor.
Enquanto isso, a escola segue um ritmo normal, que é quebrado, de uma forma espetacular, quando Rony mostra-se um craque do quadribol, desempenhando a função de goleiro de maneira surpreendente. Esse sucesso inesperado o transforma em um dos garotos mais populares da escola, e Lilá Brown (Jessie Cave), que já tinha uma queda por Rony, gruda nele – literalmente – para desgosto de Hermione.
Harry, por sua vez, morre de ciúmes cada vez que vê Gina ser assediada pelos outros garotos. Ele fica dividido entre seus sentimentos e a lealdade com o melhor amigo, que acredita que não aceitaria essa paixão por sua irmã.
Entre as idas e vindas amorosas dos adolescentes, continuam acontecendo misteriosos ataques endereçados a Dumbledore. Como nem tudo é negativo, Harry encontra um antigo livro de Poções, que pertenceu a certo Príncipe Mestiço, e que está repleto de valiosas dicas corrigindo erros nas receitas, e até ensinando perigosos feitiços. Contra a vontade dos amigos, Harry estuda o livro exaustivamente, sempre tentando identificar o seu antigo dono, o tal príncipe.
Quando, finalmente, Harry consegue recuperar a memória perdida de Slughorn, ele e Dumbledore partem em uma perigosa jornada, em busca do meio que Voldemort usou para ludibriar a morte – e que é a única maneira pela qual ele poderá ser derrotado. Enquanto isso, Draco Malfoy busca uma maneira de vencer a barreira que protege Hogwarts, e que é a única coisa que impede os Comensais de invadirem o colégio. Os acontecimentos que se seguem são o início do capítulo final, que será visto em 2010.
Como mencionei no início, quem nunca leu os livros ou assistiu aos outros filmes, certamente terá dificuldade em entender o que é mostrado no Enigma do Príncipe. Embora seja ideal que um filme tenha começo, meio e fim, deve-se entender que uma saga como a de Harry Potter não poderia ser exibida em um único filme, assim como “Senhor dos Anéis” e outros.
É interessante observar que, assim como os livros, os filmes amadureceram, como a autora intencionou fazer com os seus leitores. Enquanto os dois primeiros filmes são leves, infantis e coloridos, os subseqüentes vão ficando mais sérios e sombrios, apresentando maior complexidade.
Falando-se em termos técnicos, os efeitos especiais continuam surpreendentes, o elenco coadjuvante sempre dá um banho de interpretação, e os jovens atores principais nunca decepcionam.
Como é freqüente nessas sequências, sugiro aos leitores que passem na locadora ou nas bancas promocionais e revejam os cinco filmes anteriores. Além de alcançar uma continuidade da história, é fascinante acompanhar a evolução dos atores e o seu desempenho atual. Confiram.
Nenhum comentário:
Postar um comentário