sexta-feira, 31 de julho de 2009

Claquete – 31 de julho de 2009



Newton Ramalho - colunaclaquete@gmail.com

O que está em cartaz

Embora a maioria das salas ainda esteja dividida entre Harry Potter e a Era do Gelo, já é possível encontrar programação para os adultos. Assim são as estréias da semana, o thriller “Trama Internacional”, com Clive Owen e Naomi Watts, o drama “Budapeste”, com Leonardo Medeiros e Giovanna Antonelli, e a produção independente “Valsa Com Bashir”, na Sessão Cult do Cinemark. Continuam em cartaz o drama “Inimigos Públicos” (vejam em Filme da Semana), onde Johnny Depp e Christian Bale revivem a história do mítico John Dillinger, “Harry Potter e o Enigma do Príncipe”, a comédia “A Proposta”, com Sandra Bullock, e a animação “A Era do Gelo 3”. Nas programações exclusivas, o Cinemark exibe a comédia “17 Outra Vez”, com Zac Efron.

Estréia 1: “Trama Internacional”

O agente da Interpol, Louis Salinger (Clive Owen), e a assistente da promotoria de Manhattan, Eleanor Whitman (Naomi Watts), estão determinados a obter provas incriminadoras contra um dos bancos mais poderosos do mundo. Investigando inúmeras operações ilícitas e censuráveis, Salinger e Whitman seguem o rastro do dinheiro de Berlim a Milão, de Nova York a Istambul. Levados numa perseguição perigosa pelo planeta, sua obstinação inabalável representa um alto risco para suas vidas, uma vez que seus alvos estão dispostos a tudo – inclusive matar – para seguir financiando o terrorismo e a guerra. O filme é inspirado no caso BCCI, ou Bank of Credit & Commerce International, escândalo financeiro ocorrido no final dos anos 80. A direção é de Tom Tykwer. “Trama Internacional” estreia nesta sexta-feira, na Sala 2 do Moviecom e na sala 7 do Cinemark. Classificação indicativa 14 anos.

Estréia 2: “Budapeste”

José Costa (Leonardo Medeiros) é um ghost-writer, escritor especialista em escrever livros para terceiros sob a condição de permanecer anônimo. Na volta de um congresso, Costa é obrigado a fazer uma escala imprevista na cidade de Budapeste, o que desencadeará uma série de eventos envolvendo-o em uma surpreendente história. Casado com Vanda (Giovanna Antonelli), uma famosa apresentadora de telejornais, Costa conhece Kriska (Gabriella Hámori) em Budapeste. Com ela aprende húngaro, que segundo dizem, "é a única língua que o diabo respeita". Durante as diversas idas e vindas entre o Rio de Janeiro e Budapeste, Costa se alterna entre o seu fascínio pela língua húngara transformada em paixão por Kriska e suas raízes pessoais ancoradas no amor por Vanda. Baseado no livro de Chico Buarque, “Budapeste” nos leva a um homem separado entre dois continentes e dividido entre duas mulheres. A direção é de Walter Carvalho. “Budapeste” estreia nesta sexta-feira, na Sala 3 do Moviecom. Classificação indicativa 16 anos.

Sessão Cult: “Valsa Com Bashir”

Em um bar, um amigo conta ao diretor Ari Folman sobre um sonho constante que tem, no qual é perseguido por 26 cães ferozes. Através da conversa, eles concluem que a imagem tem ligação com sua missão na primeira Guerra do Líbano, ocorrida no início dos anos 80, quando defendia o exército de Israel. Como Ari nada se lembra sobre o evento, ele passa a buscar e entrevistar seus velhos companheiros da época, para reconstituir as suas memórias. Ganhou o Globo de Ouro de Melhor Filme Estrangeiro. A partir desta sexta-feira, na Sala 3 do Cinemark, na sessão de 14h. Classificação indicativa 18 anos.




Confira na TV


“A Fantástica Fábrica de Chocolate”, no SBT

Um concurso mundial é realizado para que Willy Wonka possa escolher seu sucessor na maior fábrica de chocolate do planeta. Com Johnny Depp, Helena Bonham Carter e Christopher Lee. Sexta-feira, às 22h45.

“Scooby-Doo 2 - Monstros à Solta”, no SBT

Fred, Velma, Salsicha, Daphne e Scooby-Doo partem para uma pequena cidade, onde um homem mascarado ameaça usar uma máquina criadora de monstros. Sábado, às 23h45.

“De Repente É Amor”, na Globo

Dois jovens se conhecem em um vôo, sendo ele extremamente organizado e ela bastante espontânea. Durante os anos seguintes eles se encontram periodicamente, apesar de sempre haver algo que os mantenha separados. Sábado, às 22h55.

“O Colar Mágico”, na Band

Duas mulheres viajam até Viena à procura de um colar mágico que tem poderes sexuais fabulosos. Sábado, às 02h15.

“Robôs”, na Globo

Um jovem robô com dom para inventar máquinas decide partir para a cidade grande e conhecer seu ídolo, o Grande Soldador. Com as vozes de Reynaldo Gianecchini, Marina Person e Mauro Ramos. Domingo, às 13h05.

“Ela Dança, Eu Danço”, na Record

Após depredar um colégio, Tyler Gage é enviado para fazer serviços comunitários em uma escola de artes. Lá, ele conhece uma bela aluna de dança moderna que precisa de um novo parceiro. Aos poucos, ele aceita a idéia e passa a se envolver com Nora. Domingo, às 22h30.

“Happy Feet – O Pinguim”, no SBT

Um jovem pinguim canta muito mal, o que é um desastre para a comunidade em que vive. Ele sabe sapatear muito bem, mas isto não é considerado importante. Vencedor do Oscar de Melhor Filme de Animação. Domingo, às 22h.

“A Maldição de Quicksilver”, na Band

Quicksilver é um homem que tem o estranho poder de prever o futuro das pessoas. Suas visões são sempre apavorantes. Com Christopher Lloyd. Domingo, às 1h.





Lançamentos em DVD





“X-Men Origens: Wolverine”, em DVD

Após o sucesso da franquia “X-Men”, “X-Men - Origens: Wolverine” - escrito por David Benioff - chega para contar a história do passado violento e romântico de Wolverine, de seu complexo relacionamento com Dentes de Sabre, e do ameaçador programa Arma-X. Wolverine encontra muitos mutantes pelo seu caminho, tanto familiares quanto novos, incluindo aparições surpresas de várias lendas do universo dos X-Men. Com Hugh Jackman, Liev Schreiber, Ryan Reynolds e Danny Huston no elenco. O disco traz o filme com formato de widescreen e áudio Dolby Digital 5.1.





“Velozes e Furiosos 4”, em DVD

Dominic "Dom" Toretto (Vin Diesel) reaparece na República Dominicana praticando seus golpes ao lado de sua namorada Letty (Michelle Rodriguez) e sua gangue. Com o FBI na sua cola, Dom decide fugir para não comprometer seus comparsas. Contudo, um assassinato cometido por um traficante de drogas acende nele uma sede de vingança que o faz cruzar novamente com o agente Brian O'Conner (Paul Walker) numa perigosa missão. O disco traz o filme com formato de tela widescreen e áudio Dolby Digital 5.1.






“Anjos da Noite”, em DVD

Uma sanguinária batalha milenar explode entre duas tribos poderosas e imortais, em “Anjos da Noite - A Rebelião”. O terceiro filme da saga Anjos da Noite retorna no tempo para contar as origens do conflito entre os aristocráticos Vampiros conhecidos como Mercadores da Morte e os bárbaros Lycans, uma linhagem de lobisomens inteligentes, usados como escravos pelos sugadores de sangue. O disco traz o filme com formato de tela widescreen e áudio Dolby Digital 5.1.











“Milagre em Sta Anna”, em DVD

Região da Toscana, Itália, durante a 2ª Guerra Mundial. Cercados por milhares de alemães, quatro soldados pertencentes a um batalhão de negros se perdem, até que um deles resolve arriscar sua própria vida para salvar um garoto italiano, perdido e traumatizado pelos horrores da guerra. Dirigido por Spike Lee e com Derek Luke, John Turturro, Michael Ealy, Laz Alonso, Omar Benson Miller e Valentina Cervi. O disco traz o filme com formato de tela widescreen e áudio Dolby Digital 5.1.





Eventos

V Mostra de Vídeo Nordestino


A segunda etapa do Festival de Cinema de Natal – FestNatal, edição 2009, será a V Mostra do Vídeo Nordestino, que se realizará nos dias 4 (terça), 5 (quarta) e 6 (quinta) de agosto, no auditório do SEBRAE, Av. Lima e Silva, 76, Lagoa Nova. As exibições serão em sessões únicas, sempre às 18 horas, com entrada franca. A Mostra de curtas-metragens produzidos nos estados nordestinos terá 16 competidores, sendo sete de Alagoas, quatro de nosso estado, três de Pernambuco e dois do Ceará. No Júri Oficial, já estão confirmados Michelle Ferret; Arnóbio Fernandes, Iaperi Araújo, Sônia Santos e este vosso colunista.

CINESESC inicia exibições em agosto

O Serviço Social do Comércio fechou uma parceria com a “Programadora Brasil” para exibições do Cinema Brasileiro em todos os CineSESC do Brasil, a partir de agosto de 2009. A programação do CineSesc em Natal inicia no dia 03 de agosto (segunda-feira) com “Alma Corsária”, de Carlos Reichenbach, prosseguindo, no dia 05 (quarta-feira), com “Amarelo Manga”, de Cláudio Assis, e no dia 07 (sexta-feira), com “Amores”, de Domingos de Oliveira. As exibições serão em sessões únicas, às 12h, no SESC Restaurante, na Avenida Rio Branco, 375, Cidade Alta.



Filme da Semana: “Inimigos Públicos”

Já vem de longe, dos tempos do mítico salteador inglês Robin Hood, a aura de ídolo das massas que certos bandidos adquirem, embora sejam reconhecidamente autores de crimes diversos. Ao longo da história, várias figuras assumiram essa fama, e um dos mais simbólicos é John Dillinger, notório assaltante de bancos do início dos anos 30, vivido por Johnny Depp em “Inimigos Públicos”, que estreou semana passada.

O mais curioso é como ele atingiu essa simpatia popular, em uma época onde a televisão ainda não existia, e os meios de comunicação eram os jornais, o rádio e o cinema. Para entender um pouco dessa aura, e, da dificuldade em capturá-lo, é preciso entender um pouco o que acontecia naquele momento histórico.

Após a Primeira Guerra Mundial, a indústria americana era responsável por quase 50% da produção mundial. Essa fartura gerou um estilo de vida baseado no consumo de automóveis, eletrodomésticos e toda sorte de produtos industrializados. Com a recuperação dos países europeus, ocorreu uma superprodução do mundo capitalista, forçando as empresas reduzirem o ritmo e provocando demissões. As ações despencaram, perdendo quase todo o seu valor. Como a bolsa de valores sempre foi um instrumento de poupança para o americano comum, o prejuízo estendeu-se a todos os lares.

O período que se seguiu, chamado de Grande Depressão, representou miséria e desemprego para o mundo inteiro, e causou mais impacto nos Estados Unidos, que passaram da extrema fartura para a extrema pobreza.

Foi nesse ambiente que surgiram algumas das figuras mais icônicas da história americana, como os andarilhos (tramps), que rodavam o país pegando caronas nos trens, e os assaltantes de bancos, ousados e atrevidos, que utilizavam carros potentes e armas modernas e automáticas.

O filme “Inimigos Públicos” mostra, com maior detalhe, John Dillinger (Depp), e cita alguns outros assaltantes famosos, como “Baby Face” Nelson (Stephen Graham), “Pretty Boy” Floyd (Channing Tatum), John “Red” Hamilton (Jason Clarke), e Walter Dietrich (James Russo), entre outros. Uma atenção maior é dada a Billie Frechette (Marion Cotillard), o grande amor de Dillinger.

Uma das razões para o sucesso de Dillinger e outros assaltantes de bancos daquela época se devia à confusa organização política americana e do sistema policial do país. Ao contrário do Brasil, que já nasceu como um país federativo, os Estados Unidos da América eram realmente isso – estados unidos -, cada um com a sua constituição e leis próprias.

Bem diferente do Brasil e de outros países, onde uma pessoa que cometa um crime pode ser presa em qualquer parte do país, lá, se alguém cometesse um crime em um estado, se cruzasse a fronteira, não poderia ser preso, a menos que quebrasse alguma lei local. Some-se a isso a organização em condados, onde um grupo de cidades está sob a autoridade policial de um xerife, e ninguém de outro condado pode interferir, era o paraíso para Dillinger, que estabelecia sua base em Saint Paul, e mantinha uma relação incestuosa com a polícia local: ele não fazia nada ilegal, e ninguém mexia com ele.

O incipiente Bureau de Investigações, comandado por J Edgar Hoover (Billy Crudup), lutava contra as correntes políticas para conseguir verbas para o combate ao crime, sem muito sucesso. A maioria das forças policiais era despreparada, com armas comuns e usando os populares Ford modelo T, além de estar engessada nos limites de jurisdição do condado ou do estado.

O crescimento de Dillinger e outros assaltantes provocou o surgimento de leis que tipificavam um crime como federal se fosse cruzada a fronteira de um estado. Um exemplo seria o de alguém que rouba um carro e vai para outro estado. Foram classificados como crimes federais o roubo a banco e seqüestro, o que possibilitou o recém criado Bureau Federal de Investigações, o atual FBI, a perseguir Dillinger e seus colegas, com melhores equipamentos e técnicas.

O filme retrata essa fase de transição, quando J Edgar Hoover designa o agente Melvin Purvis (Christian Bale) para comandar a força federal em Chicago. Ele era advogado, e, como vários colegas, contadores e veteranos militares, foi convidado por Hoover para formar o novo padrão profissional do FBI em 1927, o que implicava em certo distanciamento da experiência policial tradicional. Purvis conseguiu notoriedade como agente de campo, principalmente na participação da morte de “Pretty Boy” Floyd, fato que é mostrado no filme.

Dillinger foi capturado, praticou uma fuga espetacular e voltou à vida de crimes, sendo perseguido pelo FBI, liderado por Purvis. Este concentrou-se na vigilância a Billie Frechette, a companheira de Dillinger, que posteriormente foi presa por associação ao criminoso, embora nunca participasse efetivamente das operações dele, ao contrário de outras criminosas famosas da época, como Ma Baker ou Bonnie Parker (da dupla Bonnie & Clyde).

O desfecho da vida criminosa de Dillinger é mostrado no filme com rigor histórico, inclusive sobre a participação da romena Anna Sage (Branca Katic) e da garota de programas Polly Hamilton (Leelee Sobieski), a indecisão do lugar correto e a tensão do momento do ataque.

Tecnicamente, o filme “Inimigos Públicos” é impecável, não apenas pela aproximação da realidade histórica, como pela ambientação de época, perfeita. Muitas cenas foram filmadas em áreas externas, o que deve ter dado um tremendo trabalho de produção, com dezenas de extras com os figurinos de época e os carros da década de 20, todos em perfeito estado.

O elenco, principalmente o trio central, Depp, Bale e Cotillard, dão um show de interpretação, sem excessos ou trejeitos. Só para ser chato, é preciso dizer que o verdadeiro Purvis não era, nem de longe, bonito com Christian Bale, mas, para compensar, o jeitão sedutor de Dillinger e a inocência de Billie Frechette foram bem absorvidas pelo casal de protagonistas.

“Inimigos Públicos”, embora careça um pouco de contextualização para quem não é americano, é um filme importante por retratar um momento histórico interessante, que marcou o fim do banditismo “romântico” para a consolidação das grandes organizações criminosas que perpetuam até os nossos dias.

Nenhum comentário: