sexta-feira, 17 de julho de 2009

Claquete – 17 de julho de 2009



Newton Ramalho - colunaclaquete@gmail.com

O que está em cartaz

Mais uma vez chegamos ao tradicional ponto do ano onde os adultos são persona non grata nos cinemas, já que a programação é toda dirigida ao público infanto-juvenil. Mas, não se aflijam, maiores abandonados, este colunista estará lá, firme e forte, no meio da garotada, para conferir a estréia de “Harry Potter e o Enigma do Príncipe”, a única novidade da semana. Continuam em cartaz as comédias “A Proposta”, com Sandra Bullock, e “17 Outra Vez”, com Zac Efron, a animação “A Era do Gelo 3”, dirigido pelo brasileiro Carlos Saldanha, e a ficção-científica “Transformers: A Vingança dos Derrotados”. Nas programações exclusivas, o Cinemark exibe o drama “Rio Congelado”, na Sessão Cult, enquanto o Moviecom traz a animação “Cocoricó – As Aventuras na Cidade” em sua Sessão MOVIEMOBZ.

Estréia 1: “Harry Potter e o Enigma do Principe”

Lorde Voldemort (Ralph Fiennes) é uma ameaça real, tanto para o mundo dos bruxos quanto o dos trouxas. Harry Potter (Daniel Radcliffe) suspeita que o perigo esteja dentro da Escola de Artes e Bruxaria de Hogwarts, mas Alvo Dumbledore (Michael Gambon) está mais preocupado em prepará-lo para o confronto final com o Lorde das Trevas. Dumbledore convida seu colega Horácio Slughorn (Jim Broadbent) para ser o novo professor de Poções, já que Severo Snape (Alan Rickman) enfim alcançou o sonho de ministrar as aulas de Defesa Contra as Artes das Trevas. Paralelamente, Harry começa a ter um interesse cada vez maior por Gina Weasley (Bonnie Wright), irmã de seu melhor amigo Rony (Rupert Grint), que também é alvo de interesse de Dino Thomas (Alfie Enoch). “Harry Potter e o Enigma do Príncipe” está em cartaz nas Salas 4, 6 e 7 do Moviecom e nas salas 2, 3 e 6 do Cinemark. Classificação indicativa 12 anos.

Sessão MOVIEMOBZ: “Cocoricó – As Aventuras na Cidade”

Depois de 13 anos na TV Cultura, Júlio e a turma do Cocoricó chegam aos cinemas, num filme em cinco episódios. Nas histórias da fazenda, são criadas situações para introdução de conceitos, junto com o cavalo Alípio, a vaca Mimosa, o papagaio Caco, as galinhas Lola, Zazá e Lilica, o galo Galileu, o morcego Toquinho, a índia Oriba e porquinho Astolfo. Nesta nova temporada, Júlio vai passar as férias na casa de seu primo João, na cidade grande, junto com o cavalo Alípio, a galinha Zazá e a galinha Lili. A turma da fazenda Cocoricó vai conhecer lugares, pessoas e tribos diferentes, como punks e emos, e a temporada contará com novos personagens: Noel e Dora, os pais de João, primo de Júlio, Dorivaldo, o porteiro do prédio, Vitória, uma amiga do João pelo qual o Júlio se interessa, o cachorro Esfarrapado e o rato Roto. “Cocoricó – As Aventuras na Cidade” será exibido no sábado e domingo, na Sala 3 do Moviecom, na sessão de 11h45. Classificação indicativa livre.

Sessão Cult: “Rio Congelado”

Ray Eddy (Melissa Leo) vive em um trailer no interior do estado de Nova York. Tímida e reservada, ela enfrenta problemas para manter a família unida após seu marido ter sumido com o dinheiro que seria usado como entrada para a compra da casa de seus sonhos. Para conseguir a quantia Ray se une a Lila Littlewolf (Misty Upham), uma contrabandista, e passa a atravessar ilegalmente imigrantes pela fronteira entre o Canadá e os Estados Unidos. A partir desta sexta-feira, na Sala 4 do Cinemark, na sessão de 15h15. Classificação indicativa 16 anos.


Confira na TV


“No Balanço do Amor”, no SBT

Uma adolescente usa a dança como refúgio de suas desilusões e solidão no novo bairro em que vive, até que conhece um jovem que compartilha a mesma paixão pela dança que ela possui. Com Julia Stiles e Sean Patrick Thomas. Sexta-feira, às 22h45.

“Ronin”, no SBT

Uma misteriosa maleta é o alvo de espiões de várias partes do planeta, que empreendem uma alucinante missão na Europa. Com Robert De Niro, Jean Reno e Jonathan Pryce. Sábado, às 22h45.

“Um Tira Acima da Média”, na Globo

Um detetive (Nick Cannon) com aparência de colegial é enviado para uma escola particular de elite para se fazer passar por aluno. Chegando lá, descobre com um esquema de roubo internacional de carros que é liderado por um de seus rivais no colégio. Sábado, às 22h55.

“Sonhos Eróticos”, na Band

Justine e o professor Robson vão à Escócia em busca de um livro raro, e são ameaçados por Carlotta, uma diabólica mulher. Sábado, às 01h45.

“Os Amores de Moll Flanders”, na Globo

Na Inglaterra do século XVIII, Moll Flanders, uma moça de origem pobre, tenta ganhar a vida. Mais tarde, conhece seu grande amor, um pintor que esconde sua origem aristocrata. Com Robin Wright e Morgan Freeman. Sábado, às 3h.

“Peter Pan”, na Globo

Novo filme baseado na peça escrita por James Matthew Barrie, em 1904. Conta a história de Peter Pan, um menino que não queria crescer. Com Jason Isaacs, Jeremy Sumpter e Rachel Hurd-Wood. Domingo, às 13h05.

“Babe – O Porquinho Atrapalhado na Cidade”, na Record

Quando descobre que seus donos estão prestes a perder sua fazenda, Babe parte para a cidade junto com sua dona. Com a ajuda de seus amigos animais, ele tentará levantar fundos para salvar a propriedade. Domingo, às 23h.

“Efeito Colateral”, no SBT

O bombeiro Gordon perde sua família em um ataque terrorista e, não vendo a agilidade da polícia com relação ao caso, resolve fazer justiça com as próprias mãos, indo até a Colômbia, para chegar até o culpado. Domingo, às 22h.

“Assalto Sobre Trilhos”, na Globo

John (Wesley Snipes) e Charlie (Woody Harrelson) são policiais, melhores amigos e irmãos de leite, que trabalham disfarçados no metrô de Nova York. Um dia, Charlie decide roubar o "trem pagador", e cabe a John parar seu irmão bandido... ou juntar-se a ele. Domingo, às 23h55.

“Acerto Final”, na Band

Após seis anos, o homem responsável por um acidente que matou uma menina é procurado pelo pai dela, informando que irá matá-lo em uma semana. Domingo, às 1h.

“Quarteto Fantástico”, na Globo

Desastre atinge uma nave espacial, fazendo com que seus quatro tripulantes sofram modificações genéticas e ganhem poderes especiais. Com Ioan Gruffudd, Michael Chiklis, Jessica Alba e Chris Evans. Segunda-feira, às 21h55.





Lançamentos em DVD

“Gran Torino”, em DVD


Walt Kowalski (Clint Eastwood) é um inflexível veterano da Guerra da Coréia, que está agora aposentado. Para passar o tempo ele faz consertos em casa, bebe cerveja e discute com o jovem pároco. Sua vida é alterada quando passa a ter como vizinhos imigrantes hmong, vindos do Laos, os quais Walt despreza. Um dia, Thao (Bee Vang), seu tímido vizinho adolescente, é obrigado por uma gangue a roubar o carro de Walt, um Gran Torino. Walt consegue impedir o roubo, o que faz com que se torne uma espécie de herói local. O disco traz o filme com formato de widescreen e áudio Dolby Digital 5.1.






“Os Delírios de Consumo de Becky Bloom”, em DVD

Rebecca Bloomwood (Isla Fisher) é uma garota que adora fazer compras. Seu grande sonho é um dia trabalhar em sua revista de moda preferida, mas ela no máximo consegue chegar à porta do local. Até que um dia ela consegue emprego como colunista em uma revista de finanças publicada pela mesma editora. Quando enfim seu sonho está prestes a ser realizado, ela faz de tudo para que seu passado não venha à tona. O disco traz o filme com formato de tela widescreen e áudio Dolby Digital 5.1.

“As Noivas de Copacabana”, em DVD

O detetive Jorge França é o encarregado de desvendar uma série de crimes que acontecem no bairro carioca de Copacabana. Um serial killer está matando, por estrangulamento, mulheres das mais diferentes classes sociais. Todas elas têm em comum o fato de terem anunciado a venda de um vestido de noiva e estarem vestidas como noivas no momento do crime. O detetive, que passa por um momento de crise em seu próprio casamento, conta com a ajuda de Leiloca, com quem está emocionalmente envolvido, para desvendar o mistério. Com Miguel Falabella, Reginaldo Faria e Patrícia Pillar. O disco traz o filme com formato de tela cheia e áudio stereo.

“Frost/Nixon”, em DVD

Richard Nixon (Frank Langella) permaneceu em silêncio por três anos após renunciar à presidência dos Estados Unidos. Em 1977 ele concordou em dar uma entrevista, visando esclarecer pontos obscuros do período em que esteve no governo e usá-la para uma possível volta à política. O entrevistador do programa foi o jovem David Frost (Michael Sheen), o que fazia com que Nixon acreditasse que seria fácil dobrá-lo. Entretanto o que ocorreu foi uma grande batalha entre os dois, que resultou em um confronto assistido por 45 milhões de pessoas ao longo de quatro noites. O disco traz o filme com formato de tela widescreen e áudio Dolby Digital 5.1.





Eventos

Gripe suína atrasa estréia de Harry Potter na Argentina


Harry Potter, quem diria, encontrou seu maior adversário na Argentina. Nossos vizinhos, onde a incidência da gripe tem sido mais forte, não se sentem atraídos pelos ambientes fechados do cinema, onde a possibilidade de contrair o vírus se torna maior. Por conta da sensível queda de freqüentadores dos cinemas portenhos, a estréia do mais novo filme de Harry Potter foi adiada para o dia 23 de julho.

9º Festival do Vídeo Potiguar

Parte integrante do FestNatal 2009, será realizado, nos dias 21 e 22 de julho, a 9ª edição do Festival de Vídeo Potiguar. O evento será realizado no auditório do SEBRAE, com sessões únicas, às 18h. De acordo com o jornalista Valério Andrade, diretor geral do FestNatal, o júri será presidido pelo médico Iaperi Araújo, e contará com a participação dos jornalistas Rejane Cardoso, Michele Ferret, Jânio Vidal e Cristóvão Pereira, além do crítico de cinema Arnóbio Fernandes.

Inscrições abertas para o CURTA NORDESTINO

Estão abertas, até 24 de julho, as inscrições para a 5ª Mostra do CURTA NORDESTINO, evento integrante do FestNatal. Somente poderão concorrer filmes produzidos nos Estados Nordestinos, com duração até 30 minutos. Todos os filmes serão exibidos exclusivamente em DVD. Serão aceitos filmes premiados em outros festivais, mas, que não tenham participado de edições anteriores do FestNatal. Mais informações estão disponíveis no site http://www.festnatal.com/ ou pelo email contato@festnatal.com.


Especial: O fenômeno Harry Potter

Entre todos os detalhes curiosos que envolvem o fenômeno de Harry Potter, o momento de sua concepção é atribuído ao atraso de um trem que Joanne Kathleen Rowling ia pegar, de Manchester para Londres, e que a obrigou a uma espera de quatro horas. O simples atraso já seria um fenômeno raro no rígido sistema de transportes inglês, mas, foi naquele momento que a autora idealizou todo o universo mágico do bruxinho de óculos remendados.

Os seis anos seguintes, que envolveram o nascimento da primeira filha de Joanne, o divórcio e uma mudança para Portugal, também foram dedicados à escrita do primeiro livro, “Harry Potter e a Pedra Filosofal”, e todo o arcabouço da saga do bruxinho, com o planejamento dos personagens, locais e acontecimentos.

O livro, concluído em 1996, foi rejeitado por oito editoras (que devem estar arrependidas até hoje), sendo aceita pela Bloomsbury, que adiantou a módica quantia de três mil libras para a autora, e colocou-o no mercado no ano seguinte.

A saga de Harry Potter tem traços muito comuns na literatura infantil inglesa, principalmente o ambiente de internatos e a redundância dos mistérios, bem ao estilo Sherlock Holmes. A mitologia e as lendas estão presentes em todos os livros, cheios de criaturas fantásticas, como gnomos, duendes, dragões, fênix, etc.. O uso de expressões latinas, com um significado óbvio, levou os mais ignorantes a considerar os livros como “verdadeiros manuais de bruxaria”. Eu adoraria acender a luz só dizendo “Lúmen!”, mas, ainda não consegui encontrar uma filial da loja de varinhas mágicas do senhor Olivaras em Natal...

Os sete livros escritos por Joanne, ou, JK Rowling, o pseudônimo escolhido, já foram publicados em 67 línguas, com mais de 400 milhões de cópias em todo o mundo, quebrando todos os recordes de vendagens, principalmente das vendas antecipadas. Para se ter idéia, o último livro da série, “Harry Potter e as Relíquias da Morte”, vendeu onze milhões de exemplares só nas primeiras 24 horas do lançamento.

O sucesso da série já gerou oito videogames e até um parque temático em Orlando, na Flórida entrará em funcionamento em 2010, “O Mágico Mundo de Harry Potter”, que custou a bagatela de quinhentos milhões de dólares para a Warner.

Tamanho sucesso no mundo literário, numa época em que os garotos detestam ler, fatalmente levaria o bruxinho às telas do cinema, o que aconteceu em 2001, com “Harry Potter e a Pedra Filosofal”, dirigido por Chris Columbus (de “Esqueceram de Mim”), que recebeu muitas críticas por ter feito uma obra longa, infantil e ter deixado de fora muita coisa.

Esqueceram-se os detratores de que os livros também foram assim, crescendo junto com os leitores, iniciando com o personagem aos dez anos. Além disso, é impossível fazer uma transcrição completa da literatura para o cinema, pois são linguagens bem diferentes. Críticas, ou, não, o filme alcançou a arrecadação de 974 milhões de dólares, levando ao estrelato os jovens atores Daniel Radcliffe, Rupert Grint e Emma Watson.

Quatro outros filmes se seguiram: “Harry Potter e a Câmara Secreta”, em 2002 (US$ 878 milhões), “Harry Potter e o Prisioneiro de Azkaban”, em 2004 (US$ 795 milhões), “Harry Potter e o Cálice de Fogo”, em 2005 (US$ 896 milhões) e “Harry Potter e a Ordem da Fênix”, em 2007 (US$ 938 milhões).

O filme mais recente, “Harry Potter e o Enigma do Príncipe”, estreou quarta-feira passada, em mais uma estratégia da Warner para impactar o mercado. A empresa já havia surpreendido ao adiar a estréia do filme, prevista para o final do ano passado, sem uma explicação concreta.

No filme atual, o mundo bruxo já está consciente da volta do poderoso Voldemort, o maligno feiticeiro das trevas que se julgava morto há muitos anos. Voldemort, junto com os seus fiéis Comensais da Morte ameaça levar a sua guerra ao mundo dos não-bruxos, a quem pretende dominar.

Alvo Dumbledore, o diretor da escola de Hogwarts e grande mentor de Harry, preocupa-se em instruir o discípulo para o confronto final com o Lorde das Trevas. Além de enfrentar esse poderoso inimigo, Harry ainda se vê às voltas com o antipático professor Snape, e com seus hormônios em ebulição, sofrendo dos males de amor.

Os livros e os filmes de Harry Potter tem despertado as mais controversas reações na sociedade. Os mais conservadores, que não conseguem dissociar a fantasia da realidade, associam a saga com satanismo e práticas ocultas, levando a comentários ridículos como o “manual de bruxaria” já mencionado, sendo os mais extremados algumas linhas de cristãos novos.

A reação mais interessante é a da Igreja Católica, cujo chefe maior não é exatamente um fã de Harry Potter. Em 2003, quando era cardeal, Joseph Ratzinger escreveu uma carta às mulheres alemãs descrevendo o bruxinho como passível de corromper os jovens cristãos. Contudo, um artigo recente do Observatore Romano, o jornal do Vaticano, publicou uma crítica favorável ao filme atual por sua luta clara entre o bem e o mal. O filme é considerado pelo jornal o melhor da série, apesar de faltar aos livros uma “referencia ao transcendente”, ou seja, não tem nenhuma conotação religiosa, seja de que tipo for.

Harry Potter deve ser entendido e aceito como é, uma obra de ficção, destinada a divertir, e, de quebra, ensinar a prática dos bons valores, do Bem contra o Mal, sem chifrinhos nem auréolas.

Nenhum comentário: