Newton Ramalho - colunaclaquete@gmail.com
O que está em cartaz
Dia dos Namorados, adivinhações de Santo Antônio e a sensação de que já passamos a metade de 2009. Para compensar, este final de semana oferece várias estréias. São elas o musical da Disney “Hannah Montana – O Filme”, com Miley Cirus, o thriller político “Intrigas de Estado”, com Russel Crowe e Ben Affleck, a comédia romântica “Minhas Adoráveis Ex-Namoradas”, com Matthew McConaughey, a animação “Romeu – O Vira-Lata Atrapalhado” (só no Cinemark) e a produção francesa “Rumba”, na Sessão Cult do Cinemark. Continuam em cartaz “O Exterminador do Futuro: A Salvação” (veja no Filme da Semana), com Christian Bale, “A Mulher Invisível”, com Selton Mello e Luana Piovani, a aventura “Uma Noite no Museu 2”, com Ben Stiller, e o thriller “Anjos e Demônios”, com Tom Hanks. Nas programações exclusivas, o Cinemark mantém o drama nacional “Divã”, com Lília Cabral.
Estréia 1: “Hannah Montana – O Filme”

Miley Stewart (Miley Cyrus) precisa lidar com a escola, os amigos e ainda as dificuldades com sua personalidade secreta de pop star. Hannah Montana, seu alter-ego, está cada vez mais popular, e Miley está gostando desta nova situação. Para recolocá-la na realidade, seu pai (Billy Ray Cyrus) decide levá-la para uma casa em Crowley Corners, no Tennessee. Produção dos estúdios Walt Disney, o filme é baseado na popular série de TV “Hannah Montana”, lançada em 2006. A direção é de Peter Chelsom. “Hannah Montana – O Filme” estréia nesta sexta-feira, na Sala 6 do Moviecom e na Sala 7 do Cinemark. Classificação indicativa livre. Cópias dubladas.
Estréia 2: “Intrigas de Estado”

Estréia 3: “Minhas Adoráveis Ex-Namoradas”

Estréia 4: “Romeu – O Vira-lata Atrapalhado”

Sessão Cult: “Rumba”

Confira na TV
“A Nova Cinderela”, no SBT
Versão moderna do conto de fadas clássico, estrelado por Hillary Duff, Jennifer Coolidge e Chad Michael Murray. Sexta-feira, às 23h15.
“Diário de uma Paixão”, no SBT
Um diário relembra os momentos de uma grande paixão vivida por uma mulher, que agora está internada em um asilo. Com James Garner, Gena Rowlands, Joan Allen e James Marsden. Sábado, às 23h15.
“A Vingança dos Nerds III: A Nova Geração”, na Band
Os nerds finalmente dominaram Adams College, mas tem sua liderança ameaçada. Para ajudá-los a manter o controle da instituição, buscam a ajuda do tio Lewis, que virou... um yuppie. Sábado, às 22h.
“Wasabi”, na Globo
Após ser afastado da polícia, o detetive Hupert (Jean Reno) decide ir ao Japão para desvendar um crime que envolve a mulher de sua vida e lá descobre uma filha adolescente. Com Jean Reno. Sábado, às 22h55.
“Sequestrada Para o Prazer”, na Band
O professor Robson vai para o deserto à procura de um diamante raro e Justine é raptada por um sheik árabe. Sábado, às 1h45.
“A Casa-Monstro”, na Globo
Três adolescentes buscam um meio de eliminar uma casa que devora tudo que está à sua volta. Domingo, às 13h05.
“O Garoto e Eu”, na Band
Um ator decadente é contratado para escrever a continuação de um filme que o lançou ao mundo dos famosos, mas, descobre que o jovem ator que vai atuar não tem experiência nenhuma. Domingo, às 21h.
“Planeta dos Macacos”, na Record
Após sofrer um acidente na espaçonave em que estava, Leo Davidson (Mark Wahlberg) chega em um planeta estranho e primitivo, onde os macacos dominam os humanos, que são tratados como escravos. Domingo, às 22h30.
“Premonição 3”, no SBT
Prestes a embarcar numa montanha-russa, uma jovem tem a visão de um acidente que matará a todos. Ela consegue deixar o local e o acidente se confirma, mas isto não impede que ela continue correndo perigo. Após o Domingo Legal.
“A Irmandade”, na Globo
Rudy (Jean-Claude Van Damme), aventureiro e ladrão de jóias raras, vai a Jerusalém, à procura de seu pai, que seu pai se meteu numa grande encrenca ao resgatar uma escritura sagrada do Século XI. Domingo, às 23h10.
“Garfield 2”, na Globo
Jon, Garfield e Odie viajam para Londres, onde Jon pretende pedir Liz em casamento. Lá Garfield troca de lugar com um gato da família real, que é idêntico a ele. Segunda-feira, às 22h.
Lançamentos em DVD
“O Curioso Caso de Benjamim Button”, em DVD


Baseado na inacreditável história real do Coronel Claus von Stauffenberg (Tom Cruise) e do engenhoso plano arquitetado para matar Adolph Hitler, este interessante suspense recria a ousada operação cujo objetivo era eliminar um dos mais cruéis tiranos que o mundo já conheceu. O elenco conta, ainda, com Kenneth Branagh, Tom Wilkinson, Bill Nighy e Terence Stamp. O disco traz o filme com formato de tela widescreen e áudio Dolby Digital 5.1.
“Promessas de um Cara-de-Pau”

“Rebobine, Por Favor”, em DVD

Eventos
Inscrições abertas para o Cinema com Farinha
Estão abertas, até 26 de junho, as inscrições para o 3º Festival de Cinema da Farinha, que acontece na cidade de Patos, Paraíba, no período de 20 a 23 de agosto. Poderão participar do concurso trabalhos de curta-metragem com até 20 minutos, incluindo os créditos, feitos por produtores brasileiros. Não há limite de inscrição por participante. Serão conferidos Prêmios Oficiais, Prêmios do Júri Popular e Prêmios Especiais. Além das mostras competitivas, haverá espaço para a exibição de vídeos de média e longa duração, além de oficinas de cinema. Mais informações no site http://www.cinemacomfarinha.com/ ou pelo email contatos@cinemacomfarinha.com.
Inscrições abertas para o Comunicurtas
Estão abertas, até 26 de junho, as inscrições para a IV Edição do Festival Audiovisual de Campina Grande - PB, que acontece naquela cidade, no período de 24 a 28 de agosto. O Comunicurtas consiste na difusão e exibição de Curtas-metragem, locais, regionais e nacionais. Além de abrir um espaço para divulgação e democratização do cinema, o Festival também visa o reconhecimento dos profissionais da publicidade e do telejornalismo no estado da Paraíba. O Festival é composto por palestras, mesas-redondas, oficinas e mostras competitivas de curta-metragem, vídeos publicitários e reportagens, além de mostras de filmes convidados de curta e longa metragem. Mais informações no site http://www.comunicurtas.com.br/.
Filme da Semana: “O Exterminador do Futuro: A Salvação”
Vinte e cinco anos atrás, quando “O Exterminador do Futuro” chegou aos cinemas, parecia ser apenas o veículo ideal para Arnold Schwarzenegger, a montanha de músculos austríaca sem grandes habilidades cênicas. Mas, a série alcançou um sucesso enorme, gerando mais três continuações, a última das quais, “O Exterminador do Futuro: A Salvação”, entrou em cartaz no último final de semana.
A fórmula explorada nos filmes anteriores, a de retorno ao passado para tentar modificar o futuro, não foi seguida no filme atual, pelo menos no sentido literal. Nos três primeiros filmes, robôs exterminadores eram enviados ao passado para eliminar o futuro líder dos rebeldes, John Connor.
No filme recente, a história se passa em 2018, em plena guerra entre os sobreviventes humanos e as máquinas. Numa Terra dizimada e arrasada, os rebeldes que participam da resistência às máquinas da Skynet tentam reagir aos constantes ataques. Entre eles, John Connor (Christian Bale) lidera um grupo de resistentes que procura encontrar pontos fracos na estrutura de defesa dos inimigos.

Em paralelo, iremos encontrar Marcus Wright (Sam Worthington), um homem que fora executado por injeções letais em algum momento do passado, e que desperta em meio à desolação do campo de batalha entre homens e máquinas.
Marcus vaga pelas cidades desertas, e é salvo de um exterminador por um adolescente, Kyle Reese (Anton Yelchin), que, junto com Star (Jadagrace), uma garotinha muda, são os últimos resistentes na desolada Los Angeles. Ajudando-se mutuamente, os três tentam se juntar aos resistentes, mas, os dois garotos são capturados por uma das gigantescas máquinas que seqüestram os humanos e levam para a sede da Skynet.
Marcus quer resgatar os pequenos amigos, mas, ao encontrar Blair Williams (Moon Bloodgood), esta o convence a acompanhá-lo até a sede da Resistência, onde poderão contar com o apoio do líder, John Connor.

Ao chegar ao esconderijo do grupo, Marcus é atingido por uma mina terrestre, e todos – inclusive ele – ficam chocados ao perceber que o recém-chegado é uma mistura de homem e máquina, o que leva Connor a crer que ele é um infiltrador enviado para matá-los.
Para Connor, as horas seguintes serão cruciais, pois, o comando da Resistência quer bombardear a sede da Skynet – onde Kyle se encontra – o que significará a morte do garoto e a total alteração do futuro. Por outro lado, Marcus precisa convencer Connor de que é o único que pode entrar na sede das máquinas para salvar Reese, já que ele mesmo é parte máquina. Conseguirá Connor salvar o seu próprio futuro e, também, o da própria Humanidade?
Todo filme tem pontos fortes e fracos, mas, o maior pecado de “O Exterminador do Futuro: A Salvação” é o de ser dirigido aos fãs da série. Considerando-se que o público adolescente, para o qual o filme é direcionado, ainda não era nascido na época do primeiro filme, merecia uma contextualização melhor. Afinal de contas, os fatos atuais precedem os do primeiro filme, que acontecem no passado, que precisam garantir o futuro. Simples, não é?
Embora o Christian Bale não desaponte, a grande figura do filme é mesmo o Sam Worthington, que rouba todas as cenas em que aparece. Pena que o seu personagem seja mal explicado, não sabemos o porquê de ter sido executado, como foi ressuscitado, ou mesmo, em que época vivia.
Por outro lado, o filme atual é repleto de citações aos dois primeiros filmes (o terceiro é solenemente ignorado). Desde a famosa frase “I’ll be back” (eu voltarei) que está presente nos dois primeiros filmes, à perseguição do caminhão e da moto do segundo, às lutas finais dos dois filmes, e até a explicação de porque Reese usava a espingarda doze amarrada por um barbante no ombro, será um prazer para o fã da série reconhecer esses momentos no filme McG. Até o rosto de Schwarzenegger aparece no robô T-800, aplicado graças ao computador.
Os efeitos especiais, como seria de se esperar, são fenomenais, não só nos objetos criados pela computação gráfica, mas, pelas inúmeras cenas de ação repletas de explosões, tiros e perseguições em alta velocidade.
Esse filme vem confirmar a onda de prequels que domina 2009, somando-se a Wolverine, Star Trek e Anjos da Noite, esticando a sequencia pela ponta inicial, trazendo fatos anteriores aos já exibidos.
Aliás, um programa muito divertido será assistir aos outros dois Exterminadores dirigidos por James Cameron, não só para identificar os pontos homenageados no filme atual, mas, até para rir dos efeitos toscos do filme de 1984.
“O Exterminador do Futuro: A Salvação”, mesmo com as limitações descritas acima, é um filme de ação incessante, que certamente agradará aos teens de hoje, acostumados às produções “desligue-o-cérebro-e-curta”.
Nenhum comentário:
Postar um comentário