Newton Ramalho - colunaclaquete@gmail.com
O que está em cartaz
Começo a coluna me solidarizando com minha filha e todos os colegas jornalistas que, como eu, investiram anos de suas vidas na faculdade de jornalismo, e lamento a decisão do STF sobre a não obrigatoriedade do diploma para o exercício da profissão. As estréias da semana são a comédia “Os Delírios de Consumo de Becky Bloom” (só no Cinemark), “Os Contos de Canterbury”, na Sessão Cult do Cinemark e “Loki – Arnaldo Baptista” no Projeto Moviecom Arte. Continua em cartaz o musical da Disney “Hannah Montana – O Filme”, o thriller político “Intrigas de Estado” (vejam no Filme da Semana), a comédia romântica “Minhas Adoráveis Ex-Namoradas”, “O Exterminador do Futuro: A Salvação”, “A Mulher Invisível” e “Uma Noite no Museu 2”. Nas programações exclusivas, o Cinemark mantém “Divã” e “Romeu – O Vira-Lata Atrapalhado”, enquanto o Moviecom continua com “Anjos e Demônios”. A partir de terça-feira, acontece a pré-estréia de “Transformers: A Vingança dos Derrotados”.
Estréia 1: “Os Delírios de Consumo de Becky Bloom”
Nova York. Rebecca Bloomwood (Isla Fisher) é uma garota que adora fazer compras. Seu grande sonho é um dia trabalhar em sua revista de moda preferida, mas ela no máximo consegue chegar à porta do local. Um dia, ela consegue emprego como colunista em uma revista de finanças publicada pela mesma editora. Quando, enfim, seu sonho está prestes a ser realizado, ela faz de tudo para que seu passado não venha à tona. A direção é de P. J. Morgan. O filme é baseado na série de livros "Delírios de Consumo", de Sophie Kinsella, que vendeu mais de 15 milhões de exemplares em todo o mundo. “Os Delírios de Consumo de Becky Bloom” estréia nesta sexta-feira, na Sala 1 do Cinemark. Classificação indicativa 10 anos.
Pré-Estréia: “Transformers: A Vingança dos Derrotados”
Dois anos se passaram desde que o jovem Sam Witwicky salvou o universo de uma batalha decisiva entre duas raças de alienígenas robóticos em guerra. Justamente quando a vida está quase normal na faculdade de Sam, ele repentinamente é perturbado por visões que brilham em seu cérebro como raios. Com medo de estar sofrendo da demência que atormentava seu avô, Sam mantém suas visões em segredo, até que não consegue mais ignorar as mensagens e símbolos que passam através de sua mente. Apesar de seus melhores planos, Sam está novamente no centro de um cabo de guerra entre os Autobots e os Decepticons com o destino do universo em jogo. Sem que seja do seu conhecimento, somente Sam tem a chave para o resultado da luta entre o mal e o supremo poder do bem. “Transformers: A Vingança dos Derrotados” terá pré-estréia na próxima sexta-feira, na Sala 5 do Cinemark, na sessão de 21h50 e no Moviecom, a partir de terça-feira. Classificação indicativa 12 anos.
Sessão Cult: “Contos de Canterbury”
Segunda parte da "Trilogia da Vida" do aclamado diretor italiano Pier Paolo Pasolini, “Os Contos de Canterbury” é baseado nas obscenas histórias de Geoffrey Chaucer, do século XIV. Mergulhando com prazer em alguns dos mais perversos e lascivos contos, Pasolini celebra de forma ardente quase toda forma imaginável de ato sexual com um humor rico, rude e visual mágico. Filmado em locações na Inglaterra, “Os Contos de Canterbury” traz amplo elenco britânico, incluindo Hugh Griffith, Jenny Runacre e Tom Baker, enquanto o próprio Pasolini interpreta Chaucer. A partir desta sexta-feira, na Sala 1 do Cinemark, na sessão de 15h10. Classificação indicativa 18 anos.
Projeto Moviecom Arte: “Loki – Arnaldo Baptista”
Cinebiografia do músico Arnaldo Baptista, ex-integrante dos Mutantes, contada por meio de um quadro traçado pelo próprio artista. Gênio precoce, criou a banda, envolveu-se com drogas, amargou hospitais até alcançar o equilíbrio. A narrativa é intercalada com imagens históricas que remetem aos principais momentos de sua trajetória artística. A direção é de Paulo Henrique Fontenelle. A partir desta sexta-feira, na Sala 3 do Moviecom, na sessão de 17h20. Classificação indicativa livre.
Confira na TV
“Zoolander”, no SBT
Um ex-modelo, Derek Zoolander passa por uma lavagem cerebral que o transforma em um assassino que tem por missão matar o presidente da Malásia. Com Ben Stiller e Owen Wilson. Sexta-feira, às 23h15.
“Na Teia da Aranha”, no SBT
O detetive Alex Cross (Morgan Freeman) enfrenta Gary Soneji (Michael Wincott), um psicopata esquizofrênico sequestra a filha de um senador americano. Sábado, às 23h15.
“Infidelidade”, na Globo
Após descobrir que sua esposa o estava traindo, um homem mata o amante dela. Entretanto, este ato acaba servindo para revitalizar o casamento. Com Richard Gere e Diane Lane. Sábado, às 23h.
“Rituais do Sexo”, na Band
O professor Robson e Justine vão à Rússia, mas, acabam prisioneiros de uma tribo de selvagens da Birmânia. Sábado, às 1h45.
“O Amor é Cego”, na Globo
Um homem que só se interessa pelo físico das mulheres é hipnotizado de forma a visualizar apenas a beleza interior delas e se apaixona por uma mulher obesa que, aos seus olhos, é simplesmente linda. Com Jack Black e Gwyneth Paltrow. Domingo, às 13h05.
“Um Drink no Inferno”, na Band
Uma dupla de criminosos consegue cruzar a fronteira com o México e, ao comemorar o feito, acabam indo a um bar repleto de vampiros. Com Harvey Keitel, George Clooney e Quentin Tarantino. Domingo, às 1h.
“Desafio Mortal”, na Record
Christopher Dubois (Van Damme) treina com um mestre de Muay Thai para encarar um campeonato secreto que reúne os maiores lutadores do mundo em diferentes modalidades. Domingo, às 22h30.
“Quatro Irmãos”, no SBT
Quatro irmãos adotivos se reúnem no enterro de sua mãe. Após saberem da possibilidade dela ter sido assassinada, eles decidem se vingar. Com Mark Wahlberg e Tyrese Gibson. Após o Domingo Legal.
“Violação de Conduta”, na Globo
Um oficial do departamento antidrogas do governo americano investiga o desaparecimento de soldados em uma floresta colombiana. Com John Travolta e Samuel L. Jackson. Domingo, às 0h05.
“O Crime do Padre Amaro”, na Globo
Logo após ser ordenado, um jovem padre é enviado para trabalhar em uma paróquia, onde passa a lidar com a hipocrisia entre o que prega e como age a Igreja. Com Gael García Bernal. Recebeu uma indicação ao Oscar. Domingo, às 01h45.
Lançamentos em DVD
“Quem Quer Ser um Milionário”, em DVD
O jovem Jamal Malik (Dev Patel) tem 18 anos, vem de uma família das favelas de Mumbai, Índia, e está prestes a experimentar um dos dias mais importantes de sua vida. Visto pela TV por toda a população, Jamal está a apenas uma pergunta de conquistar o prêmio de 20 milhões de rúpias em um programa de TV. No entanto, no auge do programa, a polícia prende o jovem Jamal por suspeita de trapaça, e ele terá de convencê-los de que sabia as respostas. O disco traz o filme com formato de widescreen e áudio Dolby Digital 2.0. Grande vencedor do Oscar, “Quem Quer Ser um Milionário?” obteve oito premiações, incluindo a de Melhor Filme.
“Ele Não Está Tão a Fim de Você”, em DVD
Gigi (Ginnifer Goodwin) é uma romântica incurável, que um dia resolve sair com Conor (Kevin Connolly). Ela espera que ele ligue no dia seguinte, o que não acontece. Gigi resolve ir até o bar onde se conheceram, na esperança de reencontrá-lo. Lá ela conhece Alex (Justin Long), amigo de Conor. Ele tem uma visão bastante realista sobre os relacionamentos amorosos e tenta apresentá-la a Gigi, através de seu ponto de vista masculino. O disco traz o filme com formato de tela widescreen e áudio Dolby Digital 5.1.
“O Inocente” – Edição de Colecionador
“O Inocente” foi o último trabalho do mestre Luchino Visconti e, sem dúvida, um dos seus mais belos filmes. Na alta sociedade italiana de fins do século XX, o aristocrata Tullio trai a esposa Giuliana mantendo um tórrido caso com Tereza. Desprezada Giuliana cai nos braços de um escritor, despertando a fúria do marido. A situação fica ainda pior quando ela anuncia sua gravidez. Com Giancarlo Giannini, Laura Antonelli e Jennifer O' Neil. O disco traz o filme com formato de tela widescreen e áudio Dolby Digital 5.1, e, como extras, Vida e Obra de Luchino Visconti, Galeria de Fotos e Pôsteres, O Inocente, de Gabriele D' Annunzio, Biografias e Filmografias.
“Arn: O Cavaleiro Templário”, em DVD
Um conto de poder, coragem e traição, este filme, ambientado na Suécia, conta a inesquecível história de amor de Arn Magnussson, jovem culto e exímio esgrimista, e Cecilia, separados pela guerra entre cristãos e muçulmanos, quando ele é enviado como cavaleiro templário para a Terra Santa. Ao retornar à sua pátria, Arn tem que lutar por seu amor e pelo que se tornou a missão de sua vida: fazer da Suécia um único reino. O disco traz o filme com formato de tela widescreen e áudio Dolby Digital 5.1.
Eventos
Cinema nos Bairros (I)
O projeto de extensão do curso de Ciências Sociais da UFRN, “Cinema nos Bairros”, exibe, neste final de semana, três filmes em diferentes bairros da cidade de Natal. Neste sábado, dia 20/06, às 14h, haverá a quarta sessão no bairro de Soledade I, na Escola Estadual Rômulo Wanderley. O filme que será exibido é “Crash - no limite”, de 2006, vencedor de três Oscars. O roubo de um carro de luxo provoca o encontro de pessoas das mais variadas classes sociais e origens étnicas em Los Angeles. Com Sandra Bullock, Don Cheadle, Thandie Newton, Ryan Phillippe, Matt Dillon e Brendan Fraser. Entrada franca.
Cinema nos Bairros (II)
Também no sábado, 20/06, às 17h, haverá a quarta exibição da Vila de Ponta Negra do filme “A corrente do bem”, de 2000. Um jovem estudante cria um novo jogo envolvendo troca de favores, estimulado por seu professor, que o desafia a criar algo que possa melhorar o mundo. Com Kevin Spacey, Helen Hunt e Haley Joel Osment. A exibição será no Ponto de Cultura Sons da Vila ( Rua da Campina, 26).
Cinema nos Bairros (III)
Domingo, dia 21/06, às 17h, no bairro de Candelária será exibido o filme “A última parada - 174”, de 2008. Drama baseado em fatos reais. Dois jovens de nomes muito parecidos e idades próximas passam a conviver com freqüência devido à chacina da Candelária. Dirigido por Bruno Barreto. A exibição será na Associação dos Moradores de Candelária (CONACAN).
Filme da Semana: “Intrigas de Estado”
Não poderia ser mais oportuna a estréia de “Intrigas de Estado”, no momento em que acontece uma queda-de-braço entre a Petrobras e os órgãos de imprensa, e o Supremo Tribunal Federal decidiu que jornalista não precisa de diploma. No filme, além de se discutir o papel da imprensa, são mostrados, também, o envolvimento de políticos, a corrupção e o poder assustador da segurança privada no mundo pós 11 de setembro.
Os acontecimentos são mostrados pelo ponto de vista de Cal MacAffrey (Russel Crowe), que exibe uma imagem diferente do galã de outras produções. Com um aspecto desleixado, cabelos que lembram um hippie dos anos 70, uma barriguinha indiscreta e um ambiente de trabalho cheio de papéis e recortes, Cal parece ser uma peça anacrônica, um elemento arcaico perdido em um mar de modernidade.
Mantendo os seus métodos tradicionais, Cal gosta de ir ao campo, usar seus truques para obter informações da polícia e estudar a notícia de todos os ângulos. Em um desses casos, ele investiga o misterioso crime em que um sem-teto viciado em drogas foi morto, e, um entregador de pizza foi deixado mortalmente ferido.
Em outro ambiente, muito mais elegante, outra tragédia acontece. A jovem e bela Sonia Baker, a principal assessora do congressista Stephen Collins (Ben Affleck) morre atropelada no metrô. A morte da jovem afeta fortemente o congressista, que mantinha um relacionamento amoroso com ela, e pode prejudicar o seu trabalho, de investigação dos gastos com empresas privadas de segurança.
No mesmo jornal de Cal, quem fica encarregada de investigar o caso é a jovem jornalista Della Frye (Rachel McAdams), a “blogueira” do jornal. Recém-formada e cheia de energia, Della quer colocar as notícias no ar a todo custo, atitude própria do imediatismo da geração internet. Quando descobre que Cal foi colega de quarto de Collins na universidade, ela tenta arrancar informações dele, recebendo uma gélida recusa.
Mas, os caminhos investigativos irão se cruzar, quando Cal descobre que uma das últimas ligações do telefone do sem-teto foi para a assessora de Collins. Os dois reatam a amizade, que fora estremecida por um caso entre Cal e a mulher de Collins, Anne (Robin Wright Penn). Por tentar aprofundar-se no caso, Della acusa o colega de estar procurando proteger o amigo, mas, Cal consegue convencê-la, e, à editora do jornal, Cameron Lynne (Helen Mirren), de que uma estranha conspiração ligava as duas mortes à poderosa PointCorp, empresa alvo da investigação do congressista Collins.
À medida que as investigações se aprofundam, surgem novos indícios das atividades obscuras da companhia, que, não apenas atuava no Afeganistão e Iraque, mas, também, em inúmeros atos dentro do território americano, obtendo lucros bilionários, à custa do dinheiro público.
O perigo vai chegando perto dos dois jornalistas, que ficam sob a mira do assassino profissional responsável pelas duas mortes iniciais. Sofrendo pressão por parte do jornal, que quer jogar as notícias no ar, para ganhar o furo, e das cobranças sobre comportamento profissional e pessoal, por parte de Della e de Collins, Cal procura juntar todos os fios da meada para levar a verdade ao público.
Para nós, jornalistas, é sempre interessante ver um filme onde se debate o papel da imprensa na sociedade e no contexto atual, já que deixou de ser o principal meio de comunicação para se tornar um coadjuvante. Ao mesmo tempo, como empresa, o jornal impresso parece ser o que mais sofre, já que o seu formato é o mesmo, os custos são cada vez maiores e o apetite voraz por notícias, do consumidor, volta-se cada vez mais para a televisão e a internet.
Mas, a maior denúncia de “Intrigas de Estado” passa meio despercebida, entre as reviravoltas policiais do filme. A empresa PointCorp mostrada no filme é o alterego da poderosa BlackWater, fundada pelo milionário ex-SEAL Erik Prince após o 11 de setembro, quando os falcões da Casa Branca criaram uma série de falácias para cometer as maiores barbáries, sempre em nome do combate ao terror.
Alguns fatos relatados no filme são reais, como a extensa participação da BlackWater na invasão do Iraque, quando manteve o mesmo número (cem mil combatentes) que o exército americano, e a segurança de New Orleans após a passagem do furacão Katrina. Como também é mencionado, a empresa mantém uma imensa sede na Carolina do Norte, com 24 km², considerada a maior base militar privada do mundo, onde são treinados 40 mil pessoas por ano.
A BlackWater ainda mantém milhares de homens em operação em todo mundo, todos ex-soldados regulares (entre eles, vários brasileiros), sem o menor controle que é imposto pelos rígidos códigos militares dos exércitos tradicionais.
“Intrigas de Estado” é um filme repleto de qualidades, e talvez os seus únicos pecados sejam misturar muitos assuntos em um único filme, além de um desenlace não muito bem explicado, onde a lógica foi sacrificada por um final mais emocionante.
Russel Crowe redimiu-se por sua péssima atuação em “Rede de Mentiras”, enquanto Bem Affleck continua tentando provar que é um bom ator. Helen Mirren e Robin Wright Penn, que ocupam papéis secundários, são pouco exigidas e também não repetem suas atuações mais brilhantes.
Mesmo com os problemas mencionados, “Intrigas de Estado” talvez seja o melhor filme do ano, pela atualidade dos problemas expostos, pela ação comedida e pela bela homenagem aos filmes de jornalistas como “Todos os Homens do Presidente” e “O Informante”.
Nenhum comentário:
Postar um comentário