Newton Ramalho - colunaclaquete@gmail.com
O que está em cartaz
Chega o mês de junho, com mais um motivo para as festas juninas, já que ganhamos o direito de ser uma das sedes da Copa. Entre controvérsias técnicas e políticas, é melhor conferir as estréias do final de semana, com “O Exterminador do Futuro: A Salvação”, com Christian Bale, e, “A Mulher Invisível”, com Selton Mello e Luana Piovani. Continuam em cartaz a animação “Donkey Xote”, a aventura “Uma Noite no Museu 2”, com Ben Stiller, o thriller “Anjos e Demônios”, com Tom Hanks, e a ação “X-Men Origens: Wolverine”, com Hugh Jackman. Nas programações exclusivas, o Cinemark exibe o drama nacional “Divã”, com Lília Cabral, e, “O Fim da Picada”, na Sessão Cult. Neste final o Cinemark também promove a pré-estréia da animação “Romeu, o Vira-Lata Atrapalhado”. Veja também, no Filme da Semana, a resenha de “Alien, o 8º Passageiro”, que completa trinta anos.
Estréia 1: “O Exterminador do Futuro: A Salvação”

Estréia 2: “A Mulher Invisível”

Pré-Estréia: “Romeu – O Vira-lata Atrapalhado”

Confira na TV
“O Guarda-Costas”, no SBT
Após receber uma série de cartas ameaçadoras, uma estrela da música pop resolve contratar um guarda-costas para protegê-la. Mas a situação se complica quando eles acabam se apaixonando. Com Kevin Costner e Whitney Houston. Sexta-feira, às 23h15.
“Amor à Toda Prova”, no SBT
Após ser abandonada por seu marido, uma mulher deposita sua paixão em um famoso cantor romântico, do qual é fã. Porém, a morte dele faz com que ela inicie um relacionamento inesperado com um desconhecido. Com Kathy Bates e Rupert Everett. Sábado, às 0h15.
“Sou Espião”, na Globo
Após o protótipo de um sofisticado avião de combate ser roubado, um espião é enviado para recuperá-lo, com a ajuda de um arrogante pugilista. Com Eddie Murphy e Owen Wilson. Sábado, às 23h.
“Flashbacks Eróticos”, na Band
Justine é raptada por desconhecidos, é dopada e interrogada, lembrando de alguns dados, através de eróticos “flashbacks”. Sábado, às 2h30.
“O Encantador de Cavalos”, na Globo
Após sua filha sofrer um acidente de cavalo, uma editora resolver ir a um rancho que lhe foi indicado, para que consiga domar o animal, que ficou arredio após o acidente. Com Kristin Scott Thomas e Robert Redford. Sábado, às 3h10.
“Férias no Trailer”, na Globo
Desejando descansar, um homem decide levar sua família para uma viagem pelo Colorado a bordo de um trailer. Só que sua família não gosta da idéia. Com Robin Williams e Jeff Daniels. Domingo, às 13h05.
“Simplesmente Irresistível”, na Band
Um caranguejo mágico ajuda uma jovem dona de restaurante a fazer pratos fabulosos e conquistar o grande amor de sua vida. Com Sarah Michelle Gellar e Sean Patrick Flanery. Domingo, às 21h.
“Rocky Balboa”, na Record
Dono de um restaurante, Rocky (Sylvester Stalone) vive insatisfeito com sua vida, e resolve retornar aos ringues, num desafio ao campeão mundial de pesos-pesados. Domingo, às 22h30.
“O Ataque das Víboras”, no SBT
Um lote de víboras geneticamente modificadas escapa de um laboratório e aterroriza uma pequena cidade. Com Tara Reid. Após o Domingo Legal.
“Jogo Duro”, na Globo
Um ladrão recém-saído da prisão deseja largar o crime, mas, é forçado a participar de um roubo na véspera de Natal. Com Ben Affleck, Gary Sinise e Charlize Theron. Domingo, às 23h10.
“Em Busca do Dólar”, na Band
Uma simples nota de vinte dólares é roubada, perdida, emprestada e usada numa transação ilegal, e a questão é sempre a mesma: o que a nota pode fazer com as pessoas e o que as pessoas podem fazer com ela? Domingo, às 1h.
“Arrebentando em Nova York”, na Globo
Um perito em artes marciais mal chega a Nova York e já compra briga com motoqueiros e mafiosos. Com Jackie Chan. Domingo, às 0h05.
“Minha Super Ex-Namorada”, na Globo
Um homem acaba o namoro com uma super-heroína, que decide usar seus poderes para se vingar da dispensa. Com Uma Thurman, Luke Wilson e Anna Faris. Segunda-feira, às 22h05.
Lançamentos em DVD
“O Menino do Pijama Listrado”, em DVD

“Dúvida”, em DVD

“Mary Poppins: Edição de 45º Aniversário”, em DVD duplo

“Faça o Que eu Digo, Não Faça o Que eu Faço”, em DVD

Dois vendedores e envolvem em um acidente, e o tribunal os condena a uma pena alternativa, como mentores de adolescentes. Quando a diretora percebe que eles não estão se esforçando, ameaça mandá-los para a prisão, o que faz com que tenham que usar a sua imaturidade em prol do interesse dos seus alunos. Com Seann William Scott e Paul Rudd. O disco traz o filme com formato de tela widescreen e áudio Dolby Digital 5.1.
Eventos
“A Viagem do Capitão Tornado” na Sessão Cine Café

Claquete na web
Quem tiver interesse em rever qualquer assunto ou resenha que tenha sido apresentado na Coluna Claquete, tem, à sua disposição, todo o acervo publicado, no blog colunaclaquete.blogspot.com. São mais de 270 resenhas de filmes, além das tradicionais notas sobre estréias nos cinemas e em DVDs. Comentários, críticas e sugestões serão muito bem vindos, como sempre.
Inscrições abertas para o Filma Brasil
Estão abertas, até 31 de julho, as inscrições para o Filma Brasil, concurso de produção de filmes de curtas e médias metragens, em formato digital, com foco em produção de conteúdo sobre qualidade de vida. Os valores dos prêmios são de R$40 mil e R$70 mil para os projetos de curta e média metragem, respectivamente. Para a definição dos dois projetos vencedores, serão analisados o cronograma de execução, a viabilidade da produção e a qualidade artística expressada no roteiro apresentado. Mais informações no site http://www.filmabrasil.com/.
A misteriosa morte do Gafanhoto
Às vezes, a Vida imita a Arte. O ator David Carradine foi encontrado morto, em circunstâncias não esclarecidas, em seu quarto de hotel na Tailândia, onde filmava. David é o filho mais velho do lendário John Carradine e ficou famoso ao interpretar o papel principal na série televisiva “Kung Fu”, de grande sucesso nos anos 70. Um dos últimos e mais lembrados papéis do ator foi no filme “Kil Bill”, de Tarantino, onde interpretava o próprio Bill.
Filme da Semana: “Alien, o 8º Passageiro”
A pobreza das estréias da semana passada me fez vasculhar minha coleção, em busca de um título significativo para comentar. A escolha terminou recaindo sobre “Alien, o 8º Passageiro”, não apenas por estar completando exatos trinta anos de seu lançamento nos cinemas, mas, também, por ser um marco, tanto no gênero ficção-científica, quanto de suspense/terror.

A história do filme é de uma simplicidade que dói. Ao retornar para a Terra, uma gigantesca nave repleta de minérios tem a sua trajetória interrompida devido a um chamado misterioso, provindo de um pequeno planeta. A tripulação, composta de sete membros, que vinha em hibernação artificial, é despertada para investigar esse sinal estranho.
O comandante Dallas (Tom Skerritt), a navegadora Lambert (Verônica Cartwright) e o pesquisador Kane (John Hurt) vão até uma nave abandonada, de onde vinha o sinal. Lá, Kane é atacado por um ser estranho, que gruda em seu rosto.
De volta à nave, apesar dos protestos de Ripley (Sigourney Weaver), Kane é trazido a bordo, com o bicho grudado nele. De uma hora para outra, o ser morre e Kane volta ao normal, parecendo que tudo tinha passado. Mas, um novo e simpático bichinho literalmente explode o peito de Kane e desaparece na imensa nave.
O que parecia ser um pequeno animal logo mostra ser um animal perfeito, praticamente indestrutível, com ácido orgânico em vez de sangue e com capacidade para resistir às piores condições de sobrevivência. E, para azar dos tripulantes da Nostromo, mostrou ser extremamente hostil e perigoso. Começa, então, um jogo de gato e rato para garantir a sobrevivência dos humanos, que ainda tem a desvantagem de que a companhia acha mais interessante o alienígena do que a própria tripulação.

Como disse acima, antes de “Alien, o 8º Passageiro”, o cinema já havia vivenciado muitos filmes de ficção-científica. A própria realização do filme foi facilitada pelo sucesso de “Guerra na Estrelas”, que levara milhões de pessoas aos cinemas, dois anos antes.
Mas, “Alien, o 8º Passageiro” resultou da soma de diversos fatores, um roteiro inteligente, escrito por Dan O’Bannon, uma criação de arte inédita, a partir da imaginação delirante de um pintor suíço, H. R. Giger, que fizera um livro, Necrominum, que pode ser considerado o pai de todos os “aliens”, e que trabalharia na produção do filme, a utilização de ótimos atores, todos desconhecidos no cinema, mas, com grande experiência de teatro, e a direção segura de um diretor, Ridley Scott, que tinha feito um único filme anteriormente (“Os Duelistas”).
Embora não tivesse o rigor científico de Stanley Kubrick em “2001: Uma Odisséia no Espaço”, nem as liberdades rocambolescas de “Guerra nas Estrelas”, em “Alien, o 8º Passageiro”, o ambiente futurista apenas cria o cenário necessário para o que realmente importa, que é a história que se desenrola. Deve se fazer a ressalva, porém, que, a menos dos (hoje) ridículos terminais de computadores, o cenário do filme é primoroso, e continua atual, tanto que mereceu um Oscar de Efeitos Especiais (sem o uso de computação gráfica) e uma indicação para Melhor Direção de Arte.
Mas, o melhor deste filme, sem dúvida alguma, é o clima hitchcockiano, de puro suspense, claustrofóbico e envolvente, que proporciona momentos de surpresa até neste cronista, que já o assistiu inúmeras vezes. Outro aspecto interessantíssimo é como as personagens femininas são retratadas, sem distinção dos outros, bem diferentes das frágeis donzelas que precisavam ser salvas pelos mocinhos.

No documentário é possível saber, por exemplo, que todos os cenários foram construídos e decorados com restos de sucatas de aviões militares comprados em um ferro-velho, que, em algumas cenas foram utilizadas crianças (os filhos do próprio diretor) para aumentar a sensação de grandiosidade do cenário, e que boa parte das aparições do alienígena foi construída com entranhas de vaca, ostras e outros produtos de um açougue.

Muita bobagem filosófica se falou sobre “Alien”, insinuando que era uma alegoria à infiltração comunista no Ocidente, ou, à burocracia que ia matando as pessoas e empresas. O fato é que foi um filme inovador, que uniu dois gêneros, o da ficção-científica e o do suspense, favorecendo a produção de mais três filmes ainda estrelados por Sigourney Weaver (“Aliens, o Resgate”, “Alien 3” e “Alien – A Ressurreição”), dois com o Predador, outro ícone famoso, que surgiu na esteira de “Alien”, e mais uma infinidade de imitações de todos os graus de qualidade.
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