sexta-feira, 26 de fevereiro de 2016

Coluna Claquete - 26 de fevereiro de 2016 - Sugestões de livros e filmes



  

Livros de cinema:

História do Cinema Japonês

Na obra de Maria Roberta Novielli são percorridos mais de cem anos do cinema japonês, trazendo ao leitor o desvendar das épocas, a seleção das melhores produções, as grandes obras de ousados pioneiros. São enfocados não apenas nomes famosos no Ocidente, mas também registros menos conhecidos, com a proposta de desvelar uma das mais complexas e importantes filmografias do mundo. Esta obra é um instrumento indispensável de consulta tanto para seguir a gênese das obras-primas de grandes mestres como Ozu, Mizoguchi e Kurosawa, como para se aproximar das recentes tendências e propostas que com freqüência são mostradas pela produção cinematográfica do Japão. São percorridos, entre tantos títulos, os exemplos mais representativos de alguns gêneros de filmes menos exibidos no Ocidente, da atmosfera noir à erótica, da produção underground aos documentários e aos filmes engajados. 456 p. Editora UNB.


Lançamentos em DVD/Blu-Ray:

“Ponte dos Espiões”

Em plena Guerra Fria, o advogado especializado em seguros James Donovan (Tom Hanks) aceita uma tarefa muito diferente do seu trabalho habitual: defender Rudolf Abel (Mark Rylance), um espião soviético capturado pelos americanos. Mesmo sem ter experiência nesta área legal, Donovan torna-se uma peça central das negociações entre os Estados Unidos e a União Soviética ao ser enviado a Berlim para negociar a troca de Abel por um prisioneiro americano, capturado pelos inimigos. O disco traz o filme com tela widescreen anamórfico e Áudio em Dolby Digital. (T. O.: “Bridge of Spies”)

“Retorno a Ítaca”

Havana, Cuba. Tania (Isabel Santos), Eddy (Jorge Perrugoría), Rafa (Fernando Hechavarría) e Aldo (Pedro Julio Diaz Ferran) se reúnem no terraço de uma casa para recepcionar Amadeo (Néstor Jiménez), amigo de longa data que nos últimos 16 anos viveu na Espanha. Juntos, eles relembram os bons tempos de quando eram jovens e idealistas, ao mesmo tempo em que constatam as mudanças ocorridas no país e neles mesmos em decorrência dos problemas existentes em Cuba. O disco traz o filme com tela widescreen anamórfico e Áudio em Dolby Digital. (T. O.: “Retour à Ithaque”)

“Kiriku, os Homens e as Mulheres”

O Homem Sábio da Montanha Proibida conta histórias do heróico Kiriku, que desde a infância sempre esbanjou coragem, inteligência e agilidade. Vivendo em uma aldeia ao lado de sua mãe, Kiriku era capaz de solucionar qualquer tipo de problema, até mesmo questões envolvendo forças ocultas. Terceiro filme de Kirikou, que já havia aparecido em “Kirikou e a Feiticeira” e “Kirikou 2 - Os Animais Silvestres”. Filme com formato de tela widescreen anamórfico e áudio em Dolby Digital. (T. O.: “Kirikou et les Hommes et les Femmes”)

“O Julgamento de Viviane Amsalem”

 Em Israel, somente os rabinos tem o poder de firmar ou dissolver um casamento. Mas esta última opção só se concretizará se houver total consentimento do marido. Viviane Amsalem (Ronit Elkabetz) está pedindo um divórcio há três anos, mas seu marido, Elisha (Simon Abkarian), a nega. A intransigência do marido e a determinação de Viviane em lutar por sua liberdade dão o contorno deste processo. Filme com formato de tela widescreen anamórfico e áudio em Dolby Digital. (T. O.: “Gett”)

quinta-feira, 25 de fevereiro de 2016

Coluna Claquete – 25 de fevereiro de 2016



  

 

Newton Ramalho

 

colunaclaquete@gmail.comwww.colunaclaquete.blogspot.com  - @colunaclaquete

 

O que está em cartaz

Neste final de semana será a grande cerimônia de entrega aos vencedores do Oscar 2016. Mas, ainda dá para conferir alguns filmes que estreiam hoje nos cinemas. As novidades são o épico “Deuses do Egito”, a animação “Anomalisa”, o suspense “Presságios de um Crime”, a comédia “Como Ser Solteira”, e o drama “O Quarto de Jack”, um dos concorrentes ao Oscar. Teremos também a reexibição de “O Silêncio dos Inocentes” e da animação “Frozen – Uma Aventura Congelante”. Continuam em cartaz “Horas Decisivas”, “13 Horas: Os Soldados Secretos de Benghazi”, “Deadpool”, “O Regresso”, e “Os Dez Mandamentos”. Nas programações exclusivas, o Cinemark exibe “Pai em Dose Dupla”, enquanto o Natal Shopping mantém os indicados ao Oscar: “Carol”, e “A Garota Dinamarquesa”.

Estreia 1: “Deuses do Egito”


Bek (Brenton Thwaites) é um mortal pacato que se considera apenas mais um soldado, e que vive em um Egito ancestral dominado por deuses e forças ocultas. Quando o impiedoso Set (Gerard Butler), deus da escuridão, toma o trono da nação e mergulha a sociedade no caos, o jovem se unirá a outros cidadãos e com o poderoso deus Horus (Nikolaj Coster-Waldau), para formar uma expressiva resistência. A direção é de Alex Proyas. “Deuses do Egito” estreia nesta quinta-feira nas Salas 3 e 6 do Moviecom, Salas 1, 2 e 7 do Cinemark, Sala 1 do Natal Shopping, e Salas 1 e 4 do Partage Norte Shopping. Classificação indicativa 12 anos. Cópias dubladas e legendadas, exibição em 2D e 3D. (T. O.: “Gods of Egypt”)

Estreia 2: “Anomalisa”


Michael Stone (voz de David Thewis) é um palestrante motivacional que acaba de chegar à cidade de Connecticut. Ele segue do aeroporto direto para o hotel, onde entra em contato com um antigo caso para que possam se reencontrar. A iniciativa não dá certo, mas Michael logo se insinua para duas jovens que foram ao local justamente para ver a palestra que ele dará no dia seguinte. É quando ele conhece Lisa (voz de Jennifer Jason Leigh), por quem se apaixona. A direção é de Charlie Kaufman e Duke Johnson. “Anomalisa” estreia nesta quinta-feira na Sala 3 do Moviecom. Classificação indicativa 14 anos. (T. O.: “Anomalisa”)

 

Estreia 3: “Presságios de um Crime”


Dois detetives do FBI, Joe Merriwether (Jeffrey Dean Morgan) e Katherine Cowles (Abbie Cornish) perseguem um serial killer conhecido por matar suas vítimas com um objeto perfurante na nuca, sem deixar vestígios na cena do crime. Diante da ausência de provas, Joe pede ajuda ao seu amigo pessoal, o Doutor John Clancy (Anthony Hopkins), um poderoso vidente que vive isolado desde a morte de sua filha. Aos poucos, este novo investigador ajuda os policiais a entender a mente do assassino (Colin Farrell), até fazer uma descoberta importante: o homem responsável pelas mortes também é um vidente, ainda mais esperto que John. Pior do que isso, ele está sempre um passo à frente nas investigações. A direção é de Afonso Poyart. “Presságios de um Crime” estreia nesta quinta-feira na Sala 1 do Moviecom. Classificação indicativa 14 anos. (T. O.: “Solace”)

Estreia 4: “Como Ser Solteira”


Alice (Dakota Johnson) acabou de sair de um relacionamento e não sabe muito bem como agir sem outra metade. Para sua sorte, ela tem uma animada amiga (Rebel Wilson) especialista na vida noturna de Nova York, que passa a ensiná-la como ser solteira. Adaptação do primeiro romance de Liz Tuccillo, "How To Be Single", lançado em 2008. Liz também é autora do livro em que foi baseado “Ele Não Está Tão a Fim de Você”. A direção é de Christian Ditter. “Como Ser Solteira” estreia nesta quinta-feira na Sala 5 do Moviecom, Sala 1 do Cinemark, e Sala 2 do Natal Shopping. Classificação indicativa 14 anos. Cópias dubladas ou legendadas. (T. O.: “How To Be Single”)

Estreia 5: “O Quarto de Jack”


Joy (Brie Larson) e seu filho Jack (Jacob Tremblay) vivem isolados em um quarto. O único contato que ambos têm com o mundo exterior é a visita periódica do Velho Nick (Sean Bridgers), que os mantém em cativeiro. Joy faz o possível para tornar suportável a vida no local, mas não vê a hora de deixá-lo. Para tanto, elabora um plano em que, com a ajuda do filho, poderá enganar Nick e retornar à realidade. Além da indicação para Melhor Filme, “O Quarto de Jack” mereceu também a indicação ao Oscar de Melhor Diretor (Lenny Abrahamson), Melhor Atriz (Brie Larson), e Roteiro Adaptado. A direção é de Lenny Abrahamson. “O Quarto de Jack” estreia nesta quinta-feira nas Salas 3 e 5 do Natal Shopping. Classificação indicativa 14 anos. (T. O.: “Room”)

Clássicos Cinemark: “O Silêncio dos Inocentes”


A agente do FBI, Clarice Starling (Jodie Foster) é ordenada a encontrar um assassino que arranca a pele de suas vítimas. Para entender como ele pensa, ela procura o periogoso psicopata, Hannibal Lecter (Anthony Hopkins), encarcerado sob a acusação de canibalismo. “O Silêncio dos Inocentes” ganhou o Oscar de Melhor Filme, Diretor (Jonathan Demme), Ator (Anthony Hopkins), Atriz (Jodie Foster) e Roteiro Adaptado, além de ser indicado em Melhor Som e Edição. “O Silêncio dos Inocentes” será exibido no Cinemark no sábado às 23h55 (Sala 6), domingo às 12h00 (Sala 3), e na quarta-feira às 21h40 (Sala 3). Classificação indicativa 12 anos. (T. O.: “The Silence of the Lambs”)

O Maravilhoso Mundo da Disney: “Frozen – Uma Aventura Congelante”


A caçula Anna (Kristen Bell/Gabi Porto) adora sua irmã Elsa (Idina Menzel/Taryn Szpilman), mas um acidente envolvendo os poderes especiais da mais velha, durante a infância, fez com que os pais as mantivessem afastadas. Após a morte deles, as duas cresceram isoladas no castelo da família, até o dia em que Elsa deveria assumir o reinado de Arendell. Com o reencontro das duas, um novo acidente acontece e ela decide partir para sempre e se isolar do mundo, deixando todos para trás e provocando o congelamento do reino. É quando Anna decide se aventurar pelas montanhas de gelo para encontrar a irmã e acabar com o frio. “Frozen – Uma Aventura Congelante” será exibido no Cinemark no sábado e domingo às 11h20 na Sala 7. Classificação indicativa livre. Cópia dublada. (T. O.: “Frozen”)

 

terça-feira, 23 de fevereiro de 2016

Coluna Claquete - 23 de fevereiro de 2016



 


Filme da Semana: “13 Horas: Os Soldados Secretos de Benghazi”

Não é novidade alguma os Estados Unidos se envolverem para derrubar o governo de algum país – e depois virem os seus cidadãos encalacrados em alguma situação indesejável. Se não é novidade, serve pelo menos como tema de filme, como é o caso de “13 Horas: Os Soldados Secretos de Benghazi”.
Durante décadas, o ditador líbio Muamar Kadafi dominou a Líbia com mão de ferro, e mesmo sofrendo sanções das potências ocidentais, manteve-se em posição privilegiada graças às exportações de petróleo, riqueza abundante no país. Contudo, após a violenta guerra civil que eclodiu a partir de 2011, a Líbia tornou-se mais um território com muitos donos, e pouca segurança para os estrangeiros.
É nesse contexto que encontramos um grupo de seis ex-militares americanos, contratados pela CIA para fornecer segurança em um posto avançado em Benghazi, segunda maior cidade líbia, após a capital Trípoli. No local, os 25 funcionários civis da agência fazem o seu melhor para obter informações, conseguir informantes, planejar ações contra os inimigos, etc.. Na verdade, o que menos se sabe é quem é amigo ou inimigo, pois neste confuso cenário fica difícil situar as coisas.
Como nada que é ruim não possa ficar pior, o embaixador americano Chris Stevens (Matt Letscher) decide fazer uma visita a Benghazi. O era para ser uma missão discreta é amplamente divulgada pela imprensa local, e o local onde o embaixador fica hospedado é um terror em termos de segurança, uma mansão totalmente devassada, e com apenas dois homens cuidando da segurança.
O local torna-se alvo de ataque de um grupo extremista – não fica claro qual, as opções são fartas. Os seguranças da base da CIA querem intervir, mas são impedidos pelo chefe da base (David Costabile), preocupado com a segurança de seu próprio pessoal.
O grupo de seguranças formado por Jack (John Krasinski), Rone (James Badge Dale), Tanto (Pablo Schreiber), Boon (David Denman), Tig (Dominic Fumusa) e Bub (Toby Stephens) e mais o intérprete líbio Amahl (Peyman Moaadi) seguem para uma missão de resgate, mas, já tarde demais.
Como eles sabem que o próximo alvo será a base da CIA, a volta também é atribulada, como grupos querendo ajudar e outros querendo atacar – e ninguém sabe quem é quem.
As horas seguintes são de tensão e luta, com sucessivas ondas de ataque, pesadas baixas dos atacantes, mas também algumas importantes entre os já reduzidos defensores. Não existe apoio aéreo ou nenhuma outra forma de ajuda do poderoso exército americano, tudo muito longe ou sem condições de fornecer qualquer tipo de apoio.
 Michael Bay parece ter evoluído desde a época dos Transformers, quando entupia os filmes de efeitos especiais a ponto de o espectador não ter a menor ideia do que estava se passando na tela. As cenas de ação do filme atual são muito bem feitas, transmitindo a tensão do começo ao fim. A câmera nervosa e a edição frenética atrapalham um pouco em cenas mais tranquilas.
Em relação ao tema central, vê-se que os americanos continuam com sua confusa política externa, onde as motivações econômicas terminam causando perturbações extremas nos países invadidos, que se perpetuam ad infinitum, como se vê no Iraque, Afeganistão, e a própria Líbia.

Claro que o cinema é ideal para transformar os americanos em heróis, mesmo que isto signifique a matança de centenas de habitantes locais, que – à sua maneira – estão lutando por seu próprio país.
Olhando apenas pela ótica do cinema, “13 Horas: Os Soldados Secretos de Benghazi” é um filme de ação interessante, com muita tensão, e aquele clima de videogames estilo Doom, Quake ou Counter Strike, onde o importante é eliminar o maior número de inimigos.

quinta-feira, 18 de fevereiro de 2016

Coluna Claquete - Programação dos cinemas 18/02/2016

 

 

O que está em cartaz

Dando prosseguimento ao novo formato da Coluna Claquete, a postagem de hoje traz a programação dos filmes que entram hoje em cartaz nos cinemas de Natal. As estreias são a aventura “Horas Decisivas”, da Disney, o thriller “13 Horas: Os Soldados Secretos de Benghazi”, o terror “Boneco do Mal”, a comédia nacional “Um Suburbano Sortudo”, e os indicados ao Oscar: “Carol”, “Brooklyn”, e “A Garota Dinamarquesa”. Teremos também a pré-estreia de “Apaixonados”, e a reexibição de “Forrest Gump – O Contador de Histórias”. Continuam em cartaz “Deadpool”, “O Regresso”, “Os Dez Mandamentos”, e  “Snoopy & Charlie Brown – Peanuts, o Filme”. Nas programações exclusivas, o Cinemark exibe “Pai em Dose Dupla”, enquanto o Moviecom mantém “O Bom Dinossauro”, e “A 5ª Onda”.

Estreia 1: “Horas Decisivas”


Em 1952, uma grande nevasca leva uma plataforma de petróleo a se rachar, lançando 84 tripulantes ao mar. Enquanto a tempestade dificulta a sobrevivência do grupo, uma equipe de guardas costeiros tenta resgatar as vítimas. O filme é inspirado na história real contada no livro de mesmo nome escrito por Casey Sherman, responsável pelo perigoso resgate em 1952. A direção é de Craig Gillespie. “Horas Decisivas” estreia nesta quinta-feira nas Salas 1 e 6 do Moviecom, Sala 2 do Natal Shopping, e Sala 4 do Partage Norte Shopping. Classificação indicativa dez anos. Cópias dubladas e legendadas, exibição em 2D e 3D. (T. O.: “The Finest Hours”)

Estreia 2: “13 Horas: Os Soldados Secretos de Benghazi”


Baseado em fatos reais, o longa conta a história de um grupo de seis soldados privados que trabalham num complexo da CIA em Benghazi, na Líbia, em 2012. Em um aniversário dos atentados de 11 de setembro, eles precisaram defender um posto diplomático que recebe a visita de um embaixador americano, e que, obviamente, será um alvo de terroristas. Baseado no livro "13 Hours: The Inside Account of What Really Happened In Benghazi", de Mitchell Zuckoff. A direção é de Michael Bay. “13 Horas: Os Soldados Secretos de Benghazi” estreia nesta quinta-feira na Sala 5 do Moviecom, e na Sala 6 do Natal Shopping. Classificação indicativa 14 anos. (T. O.: “13 Hours : The Secret Soldiers of Benghazi”)

 

Estreia 3: “Boneco do Mal”


Greta (Lauren Cohan) é uma jovem americana que aceita um trabalho como babá em uma pequena vila inglesa. Porém, o garoto de 8 anos de quem ela tem que cuidar é, na verdade, um boneco de quem o casal cuida como se fosse um menino de verdade, como uma forma de lidarem com a morte do filho, ocorrida 20 anos antes. Após violar uma lista de regras do garoto, uma série de eventos inexplicáveis transforma a vida dela em um pesadelo. A direção é de William Brent Bell. “Boneco do Mal” estreia nesta quinta-feira na Sala 4 do Moviecom, Sala 1 do Cinemark, e Sala 6 do Partage Norte Shopping. Classificação indicativa 14 anos. (T. O.: “The Boy”)

Estreia 4: “Um Suburbano Sortudo”


Denílson (Rodrigo Sant'anna) é um simples camelô do subúrbio, mas sua vida muda quando seu até então desconhecido pai biológico morre, deixando para ele todo o seu legado milionário. Junto com a fortuna, porém, Denílson herda também a família insatisfeita e endividada do falecido, que fará de tudo para colocar as mãos nessa herança.  A direção é de Roberto Santucci e Marcelo Antunez. “Um Suburbano Sortudo” estreia nesta quinta-feira na Sala 3 do Moviecom, Sala 2 do Cinemark, Sala 3 do Cinemark, Salas 3 e 5 do Natal Shopping, e Sala 5 do Partage Norte Shopping. Classificação indicativa 14 anos. Nacional. (T. O.: “Um Suburbano Sortudo”)

Estreia 5: “Carol”


A jovem Therese Belivet (Rooney Mara) tem um emprego entediante na seção de brinquedos de uma loja de departamentos. Um dia, ela conhece a elegante Carol Aird (Cate Blanchett), uma cliente que busca um presente de Natal para a sua filha. Carol, que está se divorciando de Harge (Kyle Chandler), também não está contente com a sua vida. As duas se aproximam cada vez mais e, quando Harge a impede de passar o Natal com a filha, Carol convida Therese a fazer uma viagem pelos Estados Unidos. Adaptação do romance The Price of Salt, escrito por Patricia Highsmith sob o pseudônimo de Claire Morgan. Em 1990, a obra foi republicada com o título "Carol". O filme foi indicado ao Oscar 2016 em seis categorias: Melhor Atriz (Cate Blanchett), Atriz Coadjuvante (Rooney Mara), Roteiro Adaptado, Fotografia, Design de Produção e Trilha Sonora. A direção é de Todd Hatynes. “Carol” estreia nesta quinta-feira na Sala 3 do Natal Shopping. Classificação indicativa 14 anos. (T. O.: “Carol”)

Estreia 6: “Brooklyn”


A jovem irlandesa Ellis Lacey (Saoirse Ronan) se muda de sua terra natal e vai morar em Brooklyn para tentar realizar seus sonhos. No inicio de sua jornada nos Estados Unidos, ela sente falta de sua casa, mas ela vai tentando se ajustar aos poucos até que conhece e se apaixona por Tony (Emory Cohen), um bombeiro italiano. Logo, ela se encontra dividida entre dois países, entre o amor e o dever. O filme foi indicado ao Oscar 2016 nas categorias de Melhor Filme, Melhor Atriz (Saoirse Ronan), e Roteiro Adaptado. A direção é de John Crowley. “Brooklyn” estreia nesta quinta-feira na Sala 5 do Natal Shopping. Classificação indicativa 14 anos. (T. O.: “Brooklyn”)

Estreia 7: “A Garota Dinamarquesa”


Cinebiografia de Lili Elbe (Eddie Redmayne), que nasceu Einar Mogens Wegener e foi a primeira pessoa a se submeter a uma cirurgia de mudança de gênero. Em foco o relacionamento amoroso do pintor dinamarquês com Gerda (Alicia Vikander) e sua descoberta como mulher. O filme foi indicado ao Oscar 2016 nas categorias de Melhor Ator (Eddie Redmayne), Melhor Atriz (Alice Vikander), Figurino e Design de Produção. A direção é de Tom Hooper. “A Garota Dinamarquesa” estreia nesta quinta-feira na Sala 5 do Natal Shopping. Classificação indicativa 14 anos. (T. O.: “The Danish Girl”)

Pré-Estreia: “Apaixonados”


Três casais se encontram e se unem em pleno Carnaval, tentando ficar juntos em meio a diversos conflitos que surgem tendo a maior festa do Brasil como cenário - e muitas vezes como causa. Cássia (Nanda Costa) é a porta-bandeira de uma escola de samba e além de se dividir entre as responsabilidades carnavalescas e a preocupação com o pai, que está internado, ela se envolve com o médico Léo (Raphael Viana). Outro casal improvável se forma com Soraia (Roberta Rodrigues), uma cabeleireira da comunidade, e Hugo (João Baldesserini), jovem abastado. Outro casal é o da rainha de bateria Sabine (Paloma Bernardi), que faz de tudo para projetar uma boa imagem de si própria, e o carnavalesco Charles (Saulo Rodrigues). A direção é de Paulo Fontenelle. “Apaixonados” terá pré-estreia na segunda-feira na Sala 4 do Natal Shopping (21h50). Classificação indicativa 14 anos. Nacional. (T. O.: “Apaixonados”)

Clássicos Cinemark: “Forrest Gump – O Contador de Histórias”


Quarenta anos da história dos Estados Unidos, vistos pelos olhos de Forrest Gump (Tom Hanks), um rapaz com QI abaixo da média e uma alma doce e inocente. Sempre por obra do acaso, ele consegue participar de momentos históricos cruciais, como a Guerra do Vietnã e Watergate, mas continua pensando no seu amor de infância, Jenny Curran (Robin Wright). O filme ganhou o Oscar 1995 de Melhor Filme, Diretor, Ator, Roteiro Adaptado, Efeitos Especiais e Montagem, além de mais sete indicações. A direção é de Robert Zemeckis. “Forrest Gump – O Contador de Histórias” será exibido no Cinemark no sábado às 23h40 (Sala 3), domingo às 11h00 (Sala 5), e na quarta-feira às 22h00 (Sala 5). Classificação indicativa 14 anos. (T. O.: “Forrest Gump”)