quinta-feira, 17 de setembro de 2015

Coluna Claquete – 17 de setembro de 2015


Newton Ramalho

 

colunaclaquete@gmail.comwww.colunaclaquete.blogspot.com  - @colunaclaquete

 

 O que está em cartaz

Terremoto, tsunami, incêndios florestais, aquecimento global, isso tudo é fichinha comparado aos políticos brasileiros, esses sim, verdadeiros cataclismos. Enquanto isso, nos cinemas, as estreias da semana são a ficção-científica "Maze Runner - Prova de Fogo", o nacional "A Esperança é a Última Que Morre", e o documentário "Ouro, Suor e Lágrimas". Nesta semana teremos a reexibição do clássico "O Bebê de Rosemary", e a animação "Lilo & Stitch", além da pré-estreia de "Evereste". Continuam em cartaz "Férias Frustradas", "Carga Explosiva - O Legado", "Que Horas Ela Volta?", "A Entidade 2", "Entrando Numa Roubada","O Pequeno Príncipe", "Linda de Morrer", “Missão Impossível – Nação Secreta”, “Carrossel – O Filme”, e "Barbie in Rock'n Royals". Nas programações exclusivas, o Natal Shopping exibe o drama "Love", e o Partage Norte Shopping, "Você Acredita?", e "Ted 2".

Estreia 1: “Maze Runner - Prova de Fogo”


Após escapar do labirinto, Thomas (Dylan O'Brien) e os garotos que o acompanharam em sua fuga da Clareira precisam agora lidar com uma realidade bem diferente: a superfície da Terra foi queimada pelo sol e eles precisam lidar com criaturas disformes chamadas Cranks, que desejam devorá-los vivos. Além de uma penosa travessia no deserto, eles, devem lidar com zumbis, rebeldes, tempestades de raios e muitas máquinas e armadilhas mortais, além de um intrincado jogo psicológico que parece querer levá-los à loucura total. Baseado no segundo volume da trilogia Maze Runner, de James Dashner. A direção é de Wes Ball. “Maze Runner - Prova de Fogo” está em cartaz nas Salas 4 e 6 do Moviecom, Salas 2 e 6 do Cinemark, Salas 1, 2, e 5 do Natal Shopping, e Salas 1 e 4 do Partage Norte Shopping. Classificação indicativa 12 anos. Cópias dubladas e legendadas, exibição em 2D e 3D. (T. O.: “Maze Runner: The Scorch Trials”)

 

Estreia 2: “A Esperança é a Última Que Morre”


Hortência (Dani Calabresa) é uma repórter de TV dedicada, sonhadora, que alimenta a esperança de deixar de fazer reportagens fuleiras e tornar-se âncora do telejornal local, comandado por JP (Augusto Madeira). Quando fica sabendo que Vivian (Adriana Garambone), a âncora do jornal, está para ser demitida por seu chefe, ela se anima com a grande oportunidade, mas a jornalista Vanessa (Katiuscia Canoro) também quer essa vaga. Precisando arrumar um jeito de garantir seu novo posto, Hortência inventa um assassino em série e passa a "investigar" o caso, o que aumenta seu destaque. Ela conta com a ajuda de dois amigos (Danton Mello e Rodrigo Sant’anna) que trabalham no Instituto Médico Local, mas logo a mentira foge do controle. A direção é de Calvito Leal. “A Esperança é a Última Que Morreestá em exibição na Sala 3 do Moviecom. Classificação indicativa 12 anos. (T. O.: “A Esperança é a Última Que Morre”)

Estreia 3: “Ouro, Suor e Lágrimas”


A história da década mais vitoriosa das seleções brasileiras de voleibol de quadra. Um convívio íntimo com os atletas e os técnicos Bernardinho e Zé Roberto Guimarães que buscam revelar o segredo do sucesso das seleções. O documentário acompanha a história das gerações vitoriosas da seleção masculina, que conquistou duas medalhas de ouro nas Olimpíadas de Barcelona (1992) e Atenas (2004); e três de prata em Los Angeles (1984), Pequim (2008) e Londres (2012). Já a seleção feminina conquistou duas medalhas de ouro nos Jogos Olímpicos de Pequim (2008) e Londres (2012); e duas de bronze em Sydney (2000) e Atlanta (1996). A direção é de Helena Sroulevich. “Ouro, Suor e Lágrimas” será exibido na Sala 3 do Natal Shopping. Classificação indicativa dez anos. (T. O.: “Ouro, Suor e Lágrimas”)

 

Pré-estreia: “Evereste”


Inspirado nos incríveis acontecimentos em torno da montanha mais alta do mundo, Evereste documenta a inspiradora jornada de dois diferentes grupos de expedição que são desafiados além de seus limites quando são acometidos por uma das maiores avalanches já registradas. Com a coragem testada por um dos fenômenos mais severos do planeta, os escaladores terão de enfrentar obstáculos quase impossíveis em busca de sobrevivência. O elenco traz Keira Knightley, Jake Gyllenhaal, Robin Wright, Josh Brolin, Sam Worthington, e Emily Watson, entre outros. A direção é de Baltasar Kormákur. “Evereste” terá pré-estreia no Cinemark (sábado e domingo, 22h20, Sala 7), e no Natal Shopping (sexta e sábado, 22h30, Sala 2), e Partage Norte Shopping (sábado e domingo, 20h45, Sala 2, dublado). Classificação indicativa 12 anos. (T. O.: “Everest”)

Clássicos Cinemark: “O Bebê de Rosemary”


Um jovem casal, Rosemary (Mia Farrow) e Guy Woodhouse (John Cassavetes), se muda para um prédio habitado por estranhas pessoas, onde coisas bizarras acontecem. Quando ela engravida, passa a ter estranhas alucinações e vê o seu marido se envolver com os vizinhos, uma seita de bruxas que quer que ela dê luz ao Filho das Trevas. Este filme ganhou o Oscar de Melhor Atriz Coadjuvante (Ruth Gordon), e a indicação para Melhor Roteiro Adaptado. Mia Farrow ganhou o prêmio de Melhor Atriz do BAFTA.  A direção é de Roman Polanski. “O Bebê de Rosemary” será exibido no Cinemark no domingo às 12h00 (Sala 2), e na quarta-feira às 22h15 (Sala 4). Classificação indicativa 14 anos. (T. O.: “Rosemary's Baby”)

 

O Maravilhoso Mundo da Disney: “Lilo & Stitch”


Lilo (Daveigh Chase) é uma pequena garota havaiana de 5 anos que adora cuidar de animais menos favorecidos e vive com sua irmã Nani (Tia Carrere). Lilo tem o costume de coletar lixo reciclável nas praias para, com o dinheiro recebido, comprar comida para peixes e nadar até o alto-mar para alimentá-los. Até que, num belo dia, ela encontra um cachorro e decide adotá-lo. Entretanto, este cachorro na verdade é Stitch (Chris Sanders), um ser alienígena que é um dos criminosos mais perigosos da galáxia. Stitch foi preso em um planeta distante pela polícia interplanetária, mas ao ser encaminhado para um planeta-prisão consegue escapar, caindo acidentalmente na Terra. Agora, para escapar da polícia que ainda o persegue, Stitch esconde quatro de suas seis pernas e decide se fazer passar por um cachorro comum, desenvolvendo com o tempo um laço de amizade com Lilo. “Lilo & Stitch” será exibido na Sala 2 do Cinemark no sábado e domingo às 11h50. Classificação indicativa livre. Cópia dublada. (T. O.: “Lilo & Stitch”)


Filme da Semana: "O Espelho Tem Duas Faces"

As duas faces do casamento

Pode existir um casamento sem sexo? Sim, segundo a teoria de Gregory Larkin (Jeff Bridges), um professor de matemática da Universidade de Columbia. Fascinado pela beleza da simetria matemática, ele achava que o sexo provocava fortes reações emocionais nas pessoas e por isso mesmo, seria mais duradoura uma relação onde o maior atrativo fosse a amizade e não o amor. Claro que isso acontece no filme “O Espelho Tem Duas Faces”, dirigido e estrelado pela musa Barbra Streisand.
Barbra interpreta Rose, uma professora de literatura inglesa que vive sufocada entre a mãe e a irmã, que ao contrário dela, sempre tiveram a beleza entre os principais objetivos. Rose, o patinho feio, é gordinha e retraída, fugindo dos encontros como o diabo foge da cruz. Ela refugia-se no trabalho e nos rituais de sua vida, como o elaborado preparo da primeira e perfeita garfada.
Quando Gregory publica um anúncio procurando uma companheira, onde a candidata deve ter mais de 35 anos, ser PhD e “a aparência não é importante”, recebe uma pilha de respostas, onde se destaca a de Rose. Na verdade, quem mandara a carta fora a irmã dela, Claire.
Curioso, Gregory assiste uma aula de Rose, onde fica fascinado pela atenção que a professora consegue manter nos alunos e com o tema da aula, o amor romântico dos contos de cavalaria, que vê cair como uma luva em sua teoria do amor sublime.
Gregory consegue sair com Rose, e os dois descobrem existir muito em comum entre eles. Depois de muitos encontros, e até uma importante ajuda para que Gregory melhore suas aulas, eles resolvem casar-se, seguindo o propósito da união casta.
Dividida entre o que sente por Gregory e sua própria concepção de amor, Rose aceita o casamento, embora a necessidade do sexo termine sendo um ponto de ruptura entre os dois.  Gregory afasta-se por três meses para conferencias na Europa, enquanto Rose resolve dar uma guinada em sua maneira de ser e agir. Deixando os doces e tortas de lado, lança-se em academias, regimes, salão de beleza e outros oráculos da beleza, deixando os homens de sua vida de queixo caído.
A verossimilhança desta moderna versão da gata borralheira não é o mais importante, assim como a criticada onipresença de Streisand. O ponto mais importante aqui é o ponto de mutação de Rose e as reações às suas mudanças.
Uma mudança radical não é novidade na vida de ninguém. Uma separação, um novo emprego, uma casa nova, tudo isso pode provocar grandes mudanças nas pessoas envolvidas. O principal abalo não acontece com o elemento causador da mudança. Afinal de contas, o marido ou mulher que sai de casa, que muda de emprego ou de casa, teve (mais ou menos) o tempo e as razões para amadurecer sua decisão. Contudo, as pessoas que estão em sua órbita não esperam tal mudança, e são muito mais afetados por ela.
A rejeição de Gregory faz com que Rose questione sua vida e seus valores e resolva ir à luta para mudar tudo. Ela faz isso, não por Gregory, mas por si própria. A rejeição da condição de patinha feia leva todos a repensarem suas relações com Rose e até as suas próprias maneiras de encarar o mundo.
Poderia existir o tal casamento sem amor e sexo, com duas pessoas jovens, saudáveis e maduras? Difícil dizer, pois o sexo faz parte da condição humana, e é o que nos faz sentir vivos, de garotos adolescentes a pessoas septuagenárias. Por outro lado, uma relação baseada apenas no sexo dificilmente será duradoura.
Mas, as relações humanas são únicas e infinitamente complexas, pois há demasiados fatores e incógnitas nesta equação. Contudo, parafraseando o nosso saudoso Vinícius de Morais, “que seja infinito enquanto dure”. Ou como diz Rose no final de sua aula, “enquanto dura, é bom pra caramba!”.
Além da trama alegre e romântica, o filme traz a rara oportunidade de ver em ação alguns dos monstros sagrados do cinema, como Lauren Bacall e George Segal. Isso e mais a fantástica fotografia do filme já justificam revisitar esta delicada pérola da Sétima Arte.

Título Original: " The Mirror Has Two Faces"  
  

Livros de cinema:

Story. Substancia, Estrutura, Estilo E Os Princípios Da Escrita De Roteiro

Diferente de outros livros, Story é sobre forma, não fórmula. Empregando exemplos de mais de cem filmes, Robert Mckee usa uma filosofia que vai além das regras rígidas para identificar os elementos mais elucidativos que distinguem histórias de qualidade das outras. Começando com definições básicas, McKee não apenas desvenda os mistérios da estrutura padrão de três atos, mas desmistifica estruturas incomuns como as de dois, sete e oito atos. Expõe as limitações de cada gênero, ressaltando a importância do tema, ambiente e atmosfera, e enfatiza a diferença de personagem versus caracterização. Recheado com exemplos de filmes como 'Casablanca' e 'Chinatown', Story disseca cenas clássicas, guiando-nos passo a passo para revelar não somente como uma cena funciona, mas por que ela funciona. 432 p. Editora Arte & Letra.


Lançamentos em DVD/Blu-Ray:


“Vingadores: Era de Ultron”

Tentando proteger o planeta de ameaças como as vistas no primeiro Os Vingadores, Tony Stark busca construir um sistema de inteligência artificial que cuidaria da paz mundial. O projeto acaba dando errado e gera o nascimento do Ultron (voz de James Spader). Capitão América (Chris Evans), Homem de Ferro (Robert Downey Jr.), Thor (Chris Hemsworth), Hulk (Mark Ruffalo), Viúva Negra (Scarlett Johansson) e Gavião Arqueiro (Jeremy Renner) terão que se unir para mais uma vez salvar o dia. O disco traz o filme com tela widescreen anamórfico e Áudio em Dolby Digital. (T. O.: “The Avengers: Age of Ultron”)

“Jogada de Mestre”

Amsterdã, 1982. Cor (Jim Sturgess), Willem (Sam Worthington), Cat (Ryan Kwanten), Spikes (Mark van Eeuwen) e Brakes (Thomas Cocquerel) são amigos que tentam, de alguma forma, se dar bem na vida. Após fracassarem na tentativa de obter um empréstimo bancário, eles elaboram um plano para sequestrar o milionário Freddy Heineken (Anthony Hopkins) e receber um resgate de US$ 35 milhões. Para tanto o grupo realiza um assalto, de forma a ter a quantia necessária para organizar o cativeiro e todos os detalhes do golpe. Entretanto, após a realização do sequestro, a inevitável tensão decorrente da investigação da polícia faz com que a amizade do grupo, e o próprio golpe, fique por um fio. O disco traz o filme com tela widescreen anamórfico e Áudio em Dolby Digital. (T. O.: “Kidnapping Mr. Heineken”)

“O Vendedor de Passados”

O que você faria se pudesse alterar erros ou lembranças dolorosas do passado? Esta é a profissão de Vicente (Lázaro Ramos): ele vende passados às pessoas, criando documentos, fotos e outros indícios necessários para reescrever a história. Esta trama é uma adaptação do livro de mesmo nome, escrito pelo angolano José Eduardo Agualusa. Filme com formato de tela widescreen anamórfico e áudio em Dolby Digital. (T. O.: “O Vendedor de Passados”)


“Dois Lados do Amor”

Nova York, Estados Unidos. Connor Ludlow (James McAvoy) e Eleanor Rigby (Jessica Chastain) são casados, mas a incurável dor de um trágico acontecimento a faz deixar repentinamente o marido e a vida que levava até então. Enquanto ela tenta recomeçar e busca novos interesses, ele tenta reencontrar o amor desaparecido e entender o que de fato aconteceu. Filme com formato de tela widescreen anamórfico e áudio em Dolby Digital. (T. O.: “' The Disappearance Of Eleanor Rigby: Them”)



Nenhum comentário: