Newton Ramalho
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O que está em cartaz
Agosto se
vai, com seus ventos fortes, que bem poderiam levar junto as mazelas que
vivemos, nestes tempos tão intolerantes. Enquanto isso, nos cinemas, as
estreias da semana são a ação "Hitman - Agente 47", a comédia
"Ted 2", o drama futurista "O Expresso do Amanhã", e o
terror "Corrente do Mal". Nesta semana teremos a reexibição do
clássico "Os Intocáveis", de Brian DePalma e a animação "Mulan".
Continuam em cartaz a animação "O Pequeno Príncipe", a comédia
nacional "Linda de Morrer", o terror "Exorcistas do
Vaticano", a ação “Missão Impossível – Nação Secreta”, a ficção “Quarteto
Fantástico”, e “Carrossel – O Filme”. Nas programações exclusivas, o Moviecom
exibe “Meu Passado Me Condena 2”, enquanto o Natal Shopping mantém o drama
francês “Sobre Amigos, Amor e Vinho”. Na seção Especial, análise da evolução
dos equipamentos de filmagem domésticos.
Estreia 1: “Hitman: Agente 47”
Agente 47 (Rupert Friend) é um assassino de
elite geneticamente modificado criado para ser a máquina de matar perfeita.
Agora, ele precisa caçar uma mega operação que pretende usar o segredo de sua
criação para a formação de um exército imbatível. Ao juntar forças com uma
misteriosa jovem, que pode ser o diferencial para o sucesso desta missão, ele
vai descobrir segredos de sua origem em uma batalha épica contra seu maior
inimigo. A direção é de Aleksander Bach. “Hitman: Agente 47” está em exibição
na Sala 1 do Moviecom, Sala 1 do Cinemark, Salas 5 e 6 do Natal Shopping, e Sala 5 do Partage Norte Shopping. Classificação
indicativa 16 anos. Cópias dubladas e legendadas. (T. O.: “Hitman: Agent 47”)
Estreia 2: “Ted 2”
Completamente apaixonado, Ted (voz de Seth
MacFarlane) decide se casar com Tami-Lynn (Jessica Barth). Entretanto, não
demora muito para que o casal entre em crise. Querendo evitar um possível
divórcio, Ted resolve ter um filho. Tami-Lynn logo fica empolgada com a ideia,
o que faz com que o casal inicie uma busca sobre quem poderia ser o doador de
esperma ideal para o bebê. Seu grande amigo John (Mark Wahlberg) o ajuda na
tarefa, mas logo Ted descobre que não pode ter um filho porque, legalmente, ele
não é uma pessoa, e sim uma propriedade. Começa então uma batalha judicial em
que o urso de pelúcia tenta provar que merece ser considerado um cidadão como
qualquer outro ser humano. “Ted 2” será exibido na Sala 4 do Moviecom, Sala 2
do Cinemark, Salas 5 e 6 do Natal Shopping, e Sala 4 do Partage Norte Shopping.
Classificação indicativa 16 anos. Cópias dubladas e legendadas. (T. O.: “Ted 2”)
Estreia 3: “Que Horas Ela Volta?”
A pernambucana Val (Regina Casé) se mudou para
São Paulo a fim de dar melhores condições de vida para sua filha Jéssica. Com
muito receio, ela deixou a menina no interior de Pernambuco para ser babá de
Fabinho, morando integralmente na casa de seus patrões. Treze anos depois,
quando o menino (Michel Joelsas) vai prestar vestibular, Jéssica (Camila
Márdila) lhe telefona, pedindo ajuda para ir à São Paulo, no intuito de prestar
a mesma prova. Os chefes de Val recebem a menina de braços abertos, só que
quando ela deixa de seguir certo protocolo, circulando livremente, como não
deveria, a situação se complica. A direção é de Anna Muylaert. “Que Horas Ela
Volta?” será exibido na Sala 4 do Cinemark, Sala 3 do Natal Shopping.
Classificação indicativa 12 anos. Nacional. (T. O.: “Que Horas Ela Volta?”)
Estreia 4: “O Expresso do Amanhã”
Quando um experimento para impedir o
aquecimento global falha, uma nova era do gelo toma conta do planeta Terra. Os
únicos sobreviventes estão a bordo de uma imensa máquina chamada Snowpiercer.
Lá, os mais pobres vivem em condições terríveis, enquanto a classe rica é
repleta de pessoas que se comportam como reis. Até o dia em que um dos
miseráveis resolve mudar o status quo, descobrindo todos os segredos deste
intrincado maquinário. A direção é de Joon-ho Bong. “O Expresso do Amanhã” será
exibido na Sala 3 do Moviecom. Classificação indicativa 16 anos. Cópia dublada.
(T. O.: “Snowpiercer”)
Estreia 5: “Corrente do Mal”
A jovem Jay (Maika Monroe) leva uma vida
tranquila entre escola, paqueras e passeios no lago. Após uma transa, o garoto
com quem passou a noite explica que ele carregava no corpo uma força maligna,
transmissível às pessoas apenas pelo sexo. Jay tem a decisão de carregar esta
sina consigo, ou passá-la adiante. Enquanto isso, a jovem começa a ser
perseguida por figuras estranhas que tentam matá-la, e que não podem ser vistas
por mais ninguém. Jay enfrenta um dilema: como explicar o caso às pessoas ao
redor, e como interromper esta corrente? A direção é de David Robert Mitchell.
“Corrente do Mal” será exibido na Sala 6 do Partage Norte Shopping.
Classificação indicativa 14 anos. Cópia dublada. (T. O.: “It Follows”)
Clássicos Cinemark: “Os Intocáveis”
Na Chicago dos anos 30, o jovem agente federal
Eliot Ness (Kevin Costner) tenta acabar com o reinado de terror e corrupção
instaurado pelo gângster Al Capone (Robert De Niro). Para isso, ele recruta um
pequeno time de corajosos e incorruptíveis homens e conta com a ajuda do
experiente policial Jim Malone (Sean Connery). Versão para os cinemas de uma
famosa série da televisão, por sua vez baseada em fatos reais. Filme ganhador
do Oscar 1988 na categoria Ator Coadjuvante (Connery), sendo indicado também
para Melhor Direção de Arte, Melhor Figurino, e Melhor Música A direção é de Brian
De Palma. “Os Intocáveis” será exibido no Cinemark no domingo às 12h30 (Sala
6), e na quarta-feira às 20h40 (Sala 4). Classificação indicativa 14 anos. (T.
O.: “The Untouchables”)
O Maravilhoso Mundo da Disney: “Mulan”
Quando os mongóis invadem a China, o imperador
decreta que cada família ceda um homem para o exército imperial. Com isso, uma
jovem fica angustiada ao ver seu velho e doente pai ser convocado, por ser o
único homem da família. Ele precisa ir, mesmo sabendo que certamente morrerá,
para manter a honra da família. Assim, sua filha rouba sua armadura e espada,
se disfarça de homem e se apresenta no lugar do pai, mas os espíritos dos
ancestrais decidem protegê-la e ordenam a um dragão, que havia caído em
desgraça, que convença a jovem a abandonar seu plano. Ele concorda, mas quando
conhece a jovem descobre que ela não pode ter dissuadida e, assim, decide
ajudá-la a cumprir sua perigosa missão de ir para a guerra e voltar viva. “Mulan”
será exibido no Cinemark no sábado e domingo
às 12h30 na Sala 6.
Classificação indicativa livre. Cópia dublada. (T. O.: “Mulan”)
Especial: Fazendo cinema em casa
Ao longo da história encontramos
muitas tentativas de exibir a imagem em movimento, sempre baseado no princípio
de o cérebro consegue ser "enganado" com uma sequência de figuras que
quando projetadas a uma determinada velocidade, produzem a ilusão de
continuidade.
Contudo, foi apenas no final de
1895, em Paris, os irmãos Auguste Marie Louis Nicholas Lumière e Louis Jean
Lumière fizeram uma apresentação pública dos produtos de seu invento ao qual
chamaram Cinematógrafo. Os próprios inventores consideravam sua criação uma
mera curiosidade, não tendo ideia da dimensão que tomaria nos anos seguintes, criando
uma indústria planetária e bilionária.
A máquina criada pelos Lumière
tanto servia para filmar quanto para projetar, e eles enveredaram por uma
vertente que seria próxima do cine jornalismo, filmando eventos e lugares
exóticos para a exibição nos grandes centros europeus.
Quem trouxe um novo status para o
cinema foi o também francês Georges Méliès, um ilusionista de sucesso nos
palcos de teatro, e que percebeu a potencialidade do novo invento para a
ficção, e foi o criador dos efeitos especiais na nova indústria. Méliès fez
mais de 500 filmes, entre eles o que talvez seja a primeira ficção-científica
do cinema, "Le Voyage Dans la Lune" ("Viagem à Lua").
O que era feito com um único equipamento logo evoluiu para um
impressionante cabedal de câmeras sofisticadas, iluminação artificial,
cenários, figurinos, e locações internas e externas, além de um imenso quadro
de atores, diretores, cenógrafos, roteiristas e mil e uma profissões de apoio.
Claro que sempre existiram
pioneiros que tentaram fazer cinema com os poucos recursos que dispunham, mas a
distância entre o resultado alcançado e o da indústria formal era imensa, pois
mesmo com o surgimento das filmadoras portáteis.
A criatividade ganhou um aliado
forte com o advento do videocassete, e as câmeras para gravação em fita
magnética. Embora a qualidade da imagem estivesse a anos-luz da do cinema, era
muito melhor do que o da televisão aberta, por exemplo.
O cinema continuou evoluindo, os
equipamentos tornando-se mais sofisticados, e ganhando o reforço da computação
gráfica, quando efeitos especiais que antes requeriam um enorme esforço de
animatrônica e trucagem nos negativos passou a ser feita por meio de programas
de computador. Filmes como "Matrix" e "Avatar" até hoje
impressionam com os efeitos alcançados, e na maioria das cenas, os atores
contracenavam com painéis de fundo verde.
O mundo da exibição, que passou
mais de um século dependendo de filmes em película, passou para um novo patamar
com os projetores digitais, quando os filmes são exibidos a partir de poderosos
discos rígidos ou por transmissão de dados via satélite.
Mas, esta evolução também se
refletiu para o usuário final. Se antes ele usava uma pesada filmadora de
videocassete para registrar uma viagem ou as festas de aniversário, com o advento
da mídia digital houve uma grande convergência, não sendo mais necessário ter
um aparelho para escutar música, outro para registrar o som, outro para tirar
foto, gravar um filme da TV, e, como não poderia deixar de ser, fazer uma
filmagem.
É possível que quem tem menos de
vinte anos não entenda bem o que estou falando, pois a sua geração já nasceu
digital. Melhor ainda, observa-se uma grande evolução nos aparelhos destinados
ao usuário final.
Hoje qualquer aparelho celular é
capaz de fazer excelentes fotos, gravar e reproduzir vídeos, reproduzir música
com grande qualidade, fazer troca de informações, imagem e som em tempo real,
mesmo que as pessoas estejam do outro lado do mundo. Acreditem, dá até para
telefonar com estes bichinhos!
As câmeras fotográficas e
filmadoras também convergiram, há muito abandonando a película, e alcançando
níveis de gravação de imagem altamente sofisticados, não apenas em Full HD, que
é a resolução do Blu-Ray, e até em 4K, que como o nome sugere, é quatro vezes
mais que o Full HD.
Embora não possa concorrer nem de
longe com o cinema tradicional, o vídeo documental hoje pode ser feito por
qualquer um, em qualquer lugar, a qualquer tempo, e logo torna-se disponível
para o mundo através da internet, do jeito que foi gravado, ou após uma edição
no computador de casa, quando podem ser adicionados efeitos que fariam Cecil B.
DeMille ficar boquiaberto.
Embora existam filmes produzidos
até com gravação em celular, e os equipamentos pessoais estejam altamente
sofisticados, fazer um filme ou um documentário ainda exige o insumo mais
importante, que é o cérebro de quem está por trás da câmera!
Livros de
cinema:
Filosofando no cinema: 25 filmes para entender o
desejo
Para o filósofo Ollivier Pourriol,
o cinema é a arte que expressa os desejos. Na tela grande vemos refletidos
nossos anseios retratados e vivenciados pelos personagens. “Durante o tempo de
um filme, partilhamos uma modificação global da consciência de um personagem e
vemos o mundo através de seus olhos, ou melhor, através de seu olhar: entramos
no mundo de seu desejo”, explica Pourriol em Filosofando no cinema. O autor
segue a linha de sucesso de seu Cinefilô, publicado pela Zahar em 2009, e
utiliza a sétima arte para desenvolver questões da filosofia. O
desejo é o objeto de suas buscas em cenas de filmes como De olhos bem fechados,
Beleza americana e Toy Story. Cada um dos longas é utilizado para refletir e
exemplificar um aspecto específico. 149 p. Editora Zahar.
Lançamentos
em DVD/Blu-Ray:
“O Exótico
Hotel Marigold 2”
Sonny Kapoor (Dev Patel) tenta encontrar tempo para
expandir os negócios enquanto se prepara para o casamento com Sunaina (Tena
Desae). O Hotel Marigold tem lotação praticamente esgotada e ele precisa de uma
nova propriedade para receber novos hóspedes. Continuação de "O Exótico
Hotel Marigold", de 2011, onde um grupo de aposentados ingleses decide ir
morar na Índia, atraídos pela propaganda de um magnífico, mas, irreal hotel. O
disco traz o filme com tela widescreen anamórfico e Áudio em Dolby Digital. (T.
O.: “The Second Best Exotic Marigold Hotel”)
“Uma Longa
Jornada”
Aos 91 anos, com a saúde debilitada e sozinho no mundo, Ira
Levinson (Alan Alda) sofre um acidente de carro e se vê abandonado em um lugar
isolado. Ele luta para manter a consciência e passa a ver sua amada esposa Ruth
(Oona Chaplin), que faleceu há nove anos. A poucos quilômetros de distância, a
bela Sophia Danko (Britt Robertson) conhece o jovem cowboy Luke (Scott
Eastwood), que a apresenta a um mundo de aventuras e riscos. De forma inesperada,
os dois casais vão ter suas vidas cruzadas. O disco traz o filme com tela
widescreen anamórfico e Áudio em Dolby Digital. (T. O.: “The Longest Ride”)
“Crimes
Ocultos”
Durante o governo stalinista na União Europeia, um oficial
da segurança ouve falar de um país onde o número de assassinatos de crianças é
muito alto, a ponto de se considerar a existência de um serial killer. O Estado
não quer saber do caso, que pode ter conexões com altos funcionários do
governo, e exila o oficial para que ele não possa prosseguir com a análise dos
fatos. No entanto, este homem obstinado decide chamar a sua esposa para
investigarem o caso por conta própria. Filme com formato de tela widescreen
anamórfico e áudio em Dolby Digital. (T. O.: “Child 44”)
“O Homem
Que Elas Amavam Demais”
1976, Riviera Francesa. Renée Le Roux (Catherine Deneuve) é
a dona do Palácio Mediterrâneo, um luxuoso cassino que enfrenta problemas
financeiros. Disposta a tudo para que o local não seja vendido ao seu grande
rival, Fratoni (Jean Corso), ela conta com a ajuda do advogado Maurice Agnelet
(Guillaume Canet) e de sua filha, Agnes (Adèle Haenel), para assumir a
presidência do conselho. Após a eleição, Maurice fica desapontado por não
conseguir uma posição de destaque na nova organização do cassino e, com isso,
deixa de assessorar Renée. Não demora muito para que ele se envolva
romanticamente com Agnes e lhe apresente uma inusitada proposta: que vote
contra sua própria mãe no conselho, recebendo uma alta quantia de Fratoni. Filme
com formato de tela widescreen anamórfico e áudio em Dolby Digital. (T. O.: “L'Homme
Qu'On Aimait Trop”)
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