quinta-feira, 27 de agosto de 2015

Coluna Claquete – 27 de agosto de 2015


 

Newton Ramalho

 

colunaclaquete@gmail.comwww.colunaclaquete.blogspot.com  - @colunaclaquete

 

 

O que está em cartaz

Agosto se vai, com seus ventos fortes, que bem poderiam levar junto as mazelas que vivemos, nestes tempos tão intolerantes. Enquanto isso, nos cinemas, as estreias da semana são a ação "Hitman - Agente 47", a comédia "Ted 2", o drama futurista "O Expresso do Amanhã", e o terror "Corrente do Mal". Nesta semana teremos a reexibição do clássico "Os Intocáveis", de Brian DePalma e a animação "Mulan". Continuam em cartaz a animação "O Pequeno Príncipe", a comédia nacional "Linda de Morrer", o terror "Exorcistas do Vaticano", a ação “Missão Impossível – Nação Secreta”, a ficção “Quarteto Fantástico”, e “Carrossel – O Filme”. Nas programações exclusivas, o Moviecom exibe “Meu Passado Me Condena 2”, enquanto o Natal Shopping mantém o drama francês “Sobre Amigos, Amor e Vinho”. Na seção Especial, análise da evolução dos equipamentos de filmagem domésticos.

Estreia 1: “Hitman: Agente 47”


Agente 47 (Rupert Friend) é um assassino de elite geneticamente modificado criado para ser a máquina de matar perfeita. Agora, ele precisa caçar uma mega operação que pretende usar o segredo de sua criação para a formação de um exército imbatível. Ao juntar forças com uma misteriosa jovem, que pode ser o diferencial para o sucesso desta missão, ele vai descobrir segredos de sua origem em uma batalha épica contra seu maior inimigo. A direção é de Aleksander Bach. “Hitman: Agente 47” está em exibição na Sala 1 do Moviecom, Sala 1 do Cinemark, Salas 5 e 6 do Natal Shopping, e Sala 5 do Partage Norte Shopping. Classificação indicativa 16 anos. Cópias dubladas e legendadas. (T. O.: “Hitman: Agent 47”)

Estreia 2: “Ted 2”


Completamente apaixonado, Ted (voz de Seth MacFarlane) decide se casar com Tami-Lynn (Jessica Barth). Entretanto, não demora muito para que o casal entre em crise. Querendo evitar um possível divórcio, Ted resolve ter um filho. Tami-Lynn logo fica empolgada com a ideia, o que faz com que o casal inicie uma busca sobre quem poderia ser o doador de esperma ideal para o bebê. Seu grande amigo John (Mark Wahlberg) o ajuda na tarefa, mas logo Ted descobre que não pode ter um filho porque, legalmente, ele não é uma pessoa, e sim uma propriedade. Começa então uma batalha judicial em que o urso de pelúcia tenta provar que merece ser considerado um cidadão como qualquer outro ser humano. “Ted 2” será exibido na Sala 4 do Moviecom, Sala 2 do Cinemark, Salas 5 e 6 do Natal Shopping, e Sala 4 do Partage Norte Shopping. Classificação indicativa 16 anos. Cópias dubladas e legendadas. (T. O.: “Ted 2”)

Estreia 3: “Que Horas Ela Volta?”


A pernambucana Val (Regina Casé) se mudou para São Paulo a fim de dar melhores condições de vida para sua filha Jéssica. Com muito receio, ela deixou a menina no interior de Pernambuco para ser babá de Fabinho, morando integralmente na casa de seus patrões. Treze anos depois, quando o menino (Michel Joelsas) vai prestar vestibular, Jéssica (Camila Márdila) lhe telefona, pedindo ajuda para ir à São Paulo, no intuito de prestar a mesma prova. Os chefes de Val recebem a menina de braços abertos, só que quando ela deixa de seguir certo protocolo, circulando livremente, como não deveria, a situação se complica. A direção é de Anna Muylaert. “Que Horas Ela Volta?” será exibido na Sala 4 do Cinemark, Sala 3 do Natal Shopping. Classificação indicativa 12 anos. Nacional. (T. O.: “Que Horas Ela Volta?”)

Estreia 4: “O Expresso do Amanhã”


Quando um experimento para impedir o aquecimento global falha, uma nova era do gelo toma conta do planeta Terra. Os únicos sobreviventes estão a bordo de uma imensa máquina chamada Snowpiercer. Lá, os mais pobres vivem em condições terríveis, enquanto a classe rica é repleta de pessoas que se comportam como reis. Até o dia em que um dos miseráveis resolve mudar o status quo, descobrindo todos os segredos deste intrincado maquinário. A direção é de Joon-ho Bong. “O Expresso do Amanhã” será exibido na Sala 3 do Moviecom. Classificação indicativa 16 anos. Cópia dublada. (T. O.: “Snowpiercer”)

Estreia 5: “Corrente do Mal”


A jovem Jay (Maika Monroe) leva uma vida tranquila entre escola, paqueras e passeios no lago. Após uma transa, o garoto com quem passou a noite explica que ele carregava no corpo uma força maligna, transmissível às pessoas apenas pelo sexo. Jay tem a decisão de carregar esta sina consigo, ou passá-la adiante. Enquanto isso, a jovem começa a ser perseguida por figuras estranhas que tentam matá-la, e que não podem ser vistas por mais ninguém. Jay enfrenta um dilema: como explicar o caso às pessoas ao redor, e como interromper esta corrente? A direção é de David Robert Mitchell. “Corrente do Mal” será exibido na Sala 6 do Partage Norte Shopping. Classificação indicativa 14 anos. Cópia dublada. (T. O.: “It Follows”)

Clássicos Cinemark: “Os Intocáveis”


Na Chicago dos anos 30, o jovem agente federal Eliot Ness (Kevin Costner) tenta acabar com o reinado de terror e corrupção instaurado pelo gângster Al Capone (Robert De Niro). Para isso, ele recruta um pequeno time de corajosos e incorruptíveis homens e conta com a ajuda do experiente policial Jim Malone (Sean Connery). Versão para os cinemas de uma famosa série da televisão, por sua vez baseada em fatos reais. Filme ganhador do Oscar 1988 na categoria Ator Coadjuvante (Connery), sendo indicado também para Melhor Direção de Arte, Melhor Figurino, e Melhor Música A direção é de Brian De Palma. “Os Intocáveis” será exibido no Cinemark no domingo às 12h30 (Sala 6), e na quarta-feira às 20h40 (Sala 4). Classificação indicativa 14 anos. (T. O.: “The Untouchables”)

 

O Maravilhoso Mundo da Disney: “Mulan”


Quando os mongóis invadem a China, o imperador decreta que cada família ceda um homem para o exército imperial. Com isso, uma jovem fica angustiada ao ver seu velho e doente pai ser convocado, por ser o único homem da família. Ele precisa ir, mesmo sabendo que certamente morrerá, para manter a honra da família. Assim, sua filha rouba sua armadura e espada, se disfarça de homem e se apresenta no lugar do pai, mas os espíritos dos ancestrais decidem protegê-la e ordenam a um dragão, que havia caído em desgraça, que convença a jovem a abandonar seu plano. Ele concorda, mas quando conhece a jovem descobre que ela não pode ter dissuadida e, assim, decide ajudá-la a cumprir sua perigosa missão de ir para a guerra e voltar viva. “Mulan” será exibido no Cinemark no sábado e domingo às 12h30 na Sala 6. Classificação indicativa livre. Cópia dublada. (T. O.: “Mulan”)


Especial: Fazendo cinema em casa

Ao longo da história encontramos muitas tentativas de exibir a imagem em movimento, sempre baseado no princípio de o cérebro consegue ser "enganado" com uma sequência de figuras que quando projetadas a uma determinada velocidade, produzem a ilusão de continuidade.
Contudo, foi apenas no final de 1895, em Paris, os irmãos Auguste Marie Louis Nicholas Lumière e Louis Jean Lumière fizeram uma apresentação pública dos produtos de seu invento ao qual chamaram Cinematógrafo. Os próprios inventores consideravam sua criação uma mera curiosidade, não tendo ideia da dimensão que tomaria nos anos seguintes, criando uma indústria planetária e bilionária.
A máquina criada pelos Lumière tanto servia para filmar quanto para projetar, e eles enveredaram por uma vertente que seria próxima do cine jornalismo, filmando eventos e lugares exóticos para a exibição nos grandes centros europeus.
Quem trouxe um novo status para o cinema foi o também francês Georges Méliès, um ilusionista de sucesso nos palcos de teatro, e que percebeu a potencialidade do novo invento para a ficção, e foi o criador dos efeitos especiais na nova indústria. Méliès fez mais de 500 filmes, entre eles o que talvez seja a primeira ficção-científica do cinema, "Le Voyage Dans la Lune" ("Viagem à Lua").
  O que era feito com um único equipamento logo evoluiu para um impressionante cabedal de câmeras sofisticadas, iluminação artificial, cenários, figurinos, e locações internas e externas, além de um imenso quadro de atores, diretores, cenógrafos, roteiristas e mil e uma profissões de apoio.
Claro que sempre existiram pioneiros que tentaram fazer cinema com os poucos recursos que dispunham, mas a distância entre o resultado alcançado e o da indústria formal era imensa, pois mesmo com o surgimento das filmadoras portáteis.
A criatividade ganhou um aliado forte com o advento do videocassete, e as câmeras para gravação em fita magnética. Embora a qualidade da imagem estivesse a anos-luz da do cinema, era muito melhor do que o da televisão aberta, por exemplo.
O cinema continuou evoluindo, os equipamentos tornando-se mais sofisticados, e ganhando o reforço da computação gráfica, quando efeitos especiais que antes requeriam um enorme esforço de animatrônica e trucagem nos negativos passou a ser feita por meio de programas de computador. Filmes como "Matrix" e "Avatar" até hoje impressionam com os efeitos alcançados, e na maioria das cenas, os atores contracenavam com painéis de fundo verde.
O mundo da exibição, que passou mais de um século dependendo de filmes em película, passou para um novo patamar com os projetores digitais, quando os filmes são exibidos a partir de poderosos discos rígidos ou por transmissão de dados via satélite.
Mas, esta evolução também se refletiu para o usuário final. Se antes ele usava uma pesada filmadora de videocassete para registrar uma viagem ou as festas de aniversário, com o advento da mídia digital houve uma grande convergência, não sendo mais necessário ter um aparelho para escutar música, outro para registrar o som, outro para tirar foto, gravar um filme da TV, e, como não poderia deixar de ser, fazer uma filmagem.
É possível que quem tem menos de vinte anos não entenda bem o que estou falando, pois a sua geração já nasceu digital. Melhor ainda, observa-se uma grande evolução nos aparelhos destinados ao usuário final.
Hoje qualquer aparelho celular é capaz de fazer excelentes fotos, gravar e reproduzir vídeos, reproduzir música com grande qualidade, fazer troca de informações, imagem e som em tempo real, mesmo que as pessoas estejam do outro lado do mundo. Acreditem, dá até para telefonar com estes bichinhos!
As câmeras fotográficas e filmadoras também convergiram, há muito abandonando a película, e alcançando níveis de gravação de imagem altamente sofisticados, não apenas em Full HD, que é a resolução do Blu-Ray, e até em 4K, que como o nome sugere, é quatro vezes mais que o Full HD.
Embora não possa concorrer nem de longe com o cinema tradicional, o vídeo documental hoje pode ser feito por qualquer um, em qualquer lugar, a qualquer tempo, e logo torna-se disponível para o mundo através da internet, do jeito que foi gravado, ou após uma edição no computador de casa, quando podem ser adicionados efeitos que fariam Cecil B. DeMille ficar boquiaberto.
Embora existam filmes produzidos até com gravação em celular, e os equipamentos pessoais estejam altamente sofisticados, fazer um filme ou um documentário ainda exige o insumo mais importante, que é o cérebro de quem está por trás da câmera!
  

Livros de cinema:

Filosofando no cinema: 25 filmes para entender o desejo

Para o filósofo Ollivier Pourriol, o cinema é a arte que expressa os desejos. Na tela grande vemos refletidos nossos anseios retratados e vivenciados pelos personagens. “Durante o tempo de um filme, partilhamos uma modificação global da consciência de um personagem e vemos o mundo através de seus olhos, ou melhor, através de seu olhar: entramos no mundo de seu desejo”, explica Pourriol em Filosofando no cinema. O autor segue a linha de sucesso de seu Cinefilô, publicado pela Zahar em 2009, e utiliza a sétima arte para desenvolver questões da filosofia. O desejo é o objeto de suas buscas em cenas de filmes como De olhos bem fechados, Beleza americana e Toy Story. Cada um dos longas é utilizado para refletir e exemplificar um aspecto específico. 149 p. Editora Zahar.


Lançamentos em DVD/Blu-Ray:


“O Exótico Hotel Marigold 2”

Sonny Kapoor (Dev Patel) tenta encontrar tempo para expandir os negócios enquanto se prepara para o casamento com Sunaina (Tena Desae). O Hotel Marigold tem lotação praticamente esgotada e ele precisa de uma nova propriedade para receber novos hóspedes. Continuação de "O Exótico Hotel Marigold", de 2011, onde um grupo de aposentados ingleses decide ir morar na Índia, atraídos pela propaganda de um magnífico, mas, irreal hotel. O disco traz o filme com tela widescreen anamórfico e Áudio em Dolby Digital. (T. O.: “The Second Best Exotic Marigold Hotel”)

“Uma Longa Jornada”

Aos 91 anos, com a saúde debilitada e sozinho no mundo, Ira Levinson (Alan Alda) sofre um acidente de carro e se vê abandonado em um lugar isolado. Ele luta para manter a consciência e passa a ver sua amada esposa Ruth (Oona Chaplin), que faleceu há nove anos. A poucos quilômetros de distância, a bela Sophia Danko (Britt Robertson) conhece o jovem cowboy Luke (Scott Eastwood), que a apresenta a um mundo de aventuras e riscos. De forma inesperada, os dois casais vão ter suas vidas cruzadas. O disco traz o filme com tela widescreen anamórfico e Áudio em Dolby Digital. (T. O.: “The Longest Ride”)

“Crimes Ocultos”

Durante o governo stalinista na União Europeia, um oficial da segurança ouve falar de um país onde o número de assassinatos de crianças é muito alto, a ponto de se considerar a existência de um serial killer. O Estado não quer saber do caso, que pode ter conexões com altos funcionários do governo, e exila o oficial para que ele não possa prosseguir com a análise dos fatos. No entanto, este homem obstinado decide chamar a sua esposa para investigarem o caso por conta própria. Filme com formato de tela widescreen anamórfico e áudio em Dolby Digital. (T. O.: “Child 44”)


“O Homem Que Elas Amavam Demais”

1976, Riviera Francesa. Renée Le Roux (Catherine Deneuve) é a dona do Palácio Mediterrâneo, um luxuoso cassino que enfrenta problemas financeiros. Disposta a tudo para que o local não seja vendido ao seu grande rival, Fratoni (Jean Corso), ela conta com a ajuda do advogado Maurice Agnelet (Guillaume Canet) e de sua filha, Agnes (Adèle Haenel), para assumir a presidência do conselho. Após a eleição, Maurice fica desapontado por não conseguir uma posição de destaque na nova organização do cassino e, com isso, deixa de assessorar Renée. Não demora muito para que ele se envolva romanticamente com Agnes e lhe apresente uma inusitada proposta: que vote contra sua própria mãe no conselho, recebendo uma alta quantia de Fratoni. Filme com formato de tela widescreen anamórfico e áudio em Dolby Digital. (T. O.: “L'Homme Qu'On Aimait Trop”)

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