quinta-feira, 27 de novembro de 2014

Coluna Claquete – 28 de novembro de 2014

 

Newton Ramalho

 

colunaclaquete@gmail.comwww.colunaclaquete.blogspot.com  - @colunaclaquete

 

 O que está em cartaz

Novembro se despede com a Black Friday ou Black Fraude, a depender da localização geográfica. Enquanto isso, nos cinemas, as estreias são o thriller “De Volta ao Jogo”, com Keanu Reeves, a comédia “Quero Matar Meu Chefe 2”, e os dramas nacionais “Boa Sorte”, com Deborah Secco, e “Trinta”, com Matheus Nachtergaele. Neste final de semana teremos também a re-exibição do clássico “Uma Linda Mulher”, com Richard Gere e Julia Roberts, e a ópera “Manon” da Royal Opera House. Continuam em cartaz as ficções-científicas “Jogos Vorazes: A Esperança – Parte 1” (vejam na seção Filme da Semana), e “Interestelar”, a cinebiografia “Irmã Dulce”, “Debi & Loide 2”, e “Drácula – A História Nunca Contada”. Nas programações exclusivas o Moviecom exibe “O Candidato Honesto”, “Made in China”, e “Tim Maia”.

Estreia 1: “De Volta ao Jogo”


John Wick (Keanu Reeves) já foi um dos assassinos mais temidos da cidade de Nova York, trabalhando em parceria com a máfia russa. Um dia, ele decide se aposentar, e neste período tem que lidar com a triste morte de sua esposa. Vítima de uma doença grave, ela já previa a sua própria morte, e deu de presente ao marido um cachorro para cuidar em seu período de luto. No entanto, poucos dias após o funeral, o cachorro é morto por ladrões que roubam o seu carro. John Wick parte em busca de vingança contra estes homens que ele já conhecia muito bem, e que roubaram o último símbolo da mulher que ele amava. A direção é de David Leitch e Chad Stahelski. “De Volta ao Jogo” está em exibição nas Salas 4 e 6 do Cinemark, Sala 2 do Natal Shopping, e Sala 3 do Norte Shopping. Classificação indicativa 18 anos. Cópias dubladas e legendadas. (T. O.: “John Wick”)

 

Estreia 2: “Quero Matar Meu Chefe 2”


Após o trauma vivido no filme anterior, os amigos Nick (Jason Bateman), Dale (Charlie Day) e Kurt (Jason Sudeikis) resolvem abrir seu próprio negócio, de forma que eles mesmos sejam seus chefes. O problema é que, quando a companhia começa a deslanchar, eles sofrem um golpe do investidor (Christoph Waltz) que bancou o negócio. Sem o controle da empresa e sem ter como recorrer através dos meios legais, o trio decide partir para um ato desesperado: sequestrar o filho do investidor (Chris Pine), de forma a convencê-lo a devolver aos amigos o comando da companhia. A direção é de Sean Anders. “Quero Matar Meu Chefe 2” está em exibição na Sala 3 do Cinemark, Sala 5 do Natal Shopping, e Sala 6 do Norte Shopping. Classificação indicativa 14 anos. Cópias dubladas e legendadas. (T. O.: “Horrible Bosses 2”)

 

Estreia 3: “Boa Sorte”


O adolescente João (João Pedro Zappa) tem uma série de problemas comportamentais: ele é ignorado pelos pais e se torna agressivo com os amigos de escola. Quando é diagnosticado com depressão, seus familiares decidem interná-lo em uma clínica psiquiátrica. No local, ele conhece Judite (Deborah Secco), paciente HIV positivo e dependente química, em fase terminal. Apesar do ambiente hostil, os dois se apaixonam e iniciam um romance. Mas Judite tem medo que a sua morte abale a saúde de João. Adaptação do conto "Frontal com Fanta", de Jorge Furtado. A direção é de Carolina Jabor. “Boa Sorte” está em exibição na Sala 6 do Moviecom, Sala 5 do Cinemark, Sala 4 do Natal Shopping, e Sala 5 do Norte Shopping. Classificação indicativa 16 anos. (T. O.: “Boa Sorte”)

 

Estreia 4: “Trinta”


Cinebiografia do carnavalesco Joãosinho Trinta (Matheus Nachtergaele), o filme traça o retrato do artista a partir de um recorte no tempo. Dos anos 1960, quando se mudou do Maranhão para o Rio de Janeiro a fim de se tornar bailarino do Theatro Municipal; até 1974, ano em que assume o posto de carnavalesco da Acadêmicos do Salgueiro, tradicional escola de samba do carnaval carioca. Do anonimato à consagração, Trinta aborda a amizade e o rompimento de Joãosinho Trinta com o cenógrafo e carnavalesco Fernando Pamplona (Paulo Tiefenthaler), o preconceito sofrido dentro da própria família e a inveja despertada no barracão. A direção é de Paulo Machline. “Trinta” está em exibição na Sala 3 do Natal Shopping, e Sala 6 do Norte Shopping. Classificação indicativa 14 anos. (T. O.: “Trinta”)

 

Estreia 5: “Royal Opera House: Manon”


“Manon”, de Kenneth MacMillan, foi montado pela primeira vez em 1974 está comemorando seu 40º aniversário e agora é um espetáculo indispensável do repertório do The Royal Ballet. A história trágica de amor de Manon Lescaut e Des Grieux é baseada no romance do escritor francês Abbé Prévost. Com a cenografia de Nicholas Georgiadis, que exibe um mundo de ostentação e luxúria poluído pela pobreza, o pas de deux apaixonado de Manon e Des Grieux faz desse balé um dos dramas mais envolventes e emocionantes de Kenneth MacMillan. “Manon” será exibido na Sala 3 do Cinemark no sábado às 12h30, no domingo às 15h30, e na quinta-feira às 18h30. Classificação indicativa 12 anos. (T. O.: “Royal Opera House: Manon”)

 

Clássicos Cinemark: “Uma Linda Mulher”


Magnata perdido (Richard Gere) pede ajuda uma prostituta (Julia Roberts) que "trabalha" no Hollywood Boulevard e acaba contratando-a por uma semana. Neste período, ela se transforma em uma elegante jovem para poder acompanhá-lo em seus compromissos sociais, mas os dois começam a se envolver e a relação patrão/empregado se modifica para um relacionamento amoroso que trará desafios como os preconceitos e as diferenças sociais. Julia Roberts ganhou o Globo de Ouro e teve uma indicação ao Oscar de Melhor Atriz por seu papel neste filme. A direção é Garry Marshall. “Uma Linda Mulher” será exibido na Sala 4 do Cinemark no sábado às 23h55, no domingo às 12h30, e na quarta-feira às 19h30. Classificação indicativa 12 anos. (T. O.: “Pretty Woman”)

 

Maravilhoso Mundo de Disney: “Carros 2”


Após ganhar a Copa Pistão pela quarta vez, Relâmpago McQueen e sua equipe retornam a Radiator Springs para descansar. Lá ele reencontra Mate, seu maior amigo, que aguarda ansioso pelo retorno. Pouco após sua chegada Relâmpago toma conhecimento do Grand Prix Mundial, evento organizado pelo empresário Miles Eixodarroda onde todos os competidores usarão Alinol, um combustível alternativo. Após ser provocado em um programa de TV por Francesco Bernouilli, um adversário, Relâmpago resolve também competir. Ele decide levar Mate para acompanhá-lo nas corridas, mas logo ele é confundido com um espião americano. Desta forma Mate precisa lidar com Finn McMíssil e Holly Caixadibrita, que tentam descobrir qual é o plano do professor Z e seu enigmático chefe para a competição. “Carros 2” terá sessão única na Sala 1 do Cinemark, no sábado às 11h00. Classificação indicativa livre. Cópias dubladas. (T. O.: “Cars 2”)

 

Filme da semana: 

“Jogos Vorazes: A Esperança – Parte 1”

A estreia recente de “Jogos Vorazes: A Esperança – Parte 1” deixou em polvorosa milhões de fãs no mundo inteiro, pela expectativa do desfecho de uma das mais empolgantes trilogias literárias voltadas para o público juvenil. Ao contrário de outras trilogias com romance e ação explícitos, este filme despertou reações diversas, tanto dos fãs dos livros quanto os que só viram os filmes.
No filme “Jogos Vorazes”, de 2012, fomos apresentados a um mundo pós-apocalíptico, onde os restos do que fora os Estados Unidos tornara-se Panem, uma nação formada por doze distritos e uma Capital, que dominava os demais com mão de ferro.
Para lembrar os distritos de uma revolta sufocada sangrentamente pela Capital, todo ano aconteciam os Jogos Vorazes, onde um casal de cada distrito era forçado a lutar até a morte em uma arena, até que só restasse um sobrevivente.
Katniss Everdeen (Jennifer Lawrence) e Peeta Melark (Josh Hutcherson) são escolhidos para representar o distrito 12, e seguem para a Capital onde enfrentam os demais competidores em uma arena repleta de perigos e armadilhas.
Quando só os dois sobrevivem, ela propõe que ambos morram, e são salvos no segundo final, para desprazer do poderoso presidente Snow (Donald Sutherland), que percebe um perigo potencial na figura de Katniss.
No segundo filme, “Jogos Vorazes: Em Chamas”, o surdo confronto entre Katniss e Snow continua, e o novo organizador dos Jogos, Plutarch Heavensbee (Philip Seymour Hoffman), recebe a incumbência de eliminar a moça, desmoralizando-a como uma futura líder rebelde.
Para realizar este intento, as regras dos Jogos são modificadas, e a versão atual será especial, onde só lutarão os antigos campeões, de modo que Katniss e Peeta serão novamente forçados a entrar na arena infernal. Novamente, eles contam com o apoio de Haymitch (Woody Harrelson), Effie (Elizabeth Banks) e Cina (Lenny Kravitz).
Para sobreviver eles precisarão aliar-se a outros competidores, como Finnick (Sam Caflin), Mags (Lynn Cohen), Johanna (Jena Malone) e Beetee (Jeffrey Wright). Só muito tarde Katniss descobrirá que há uma revolução em andamento, e que todos acreditam que cabe a ela o papel mais importante.
No filme atual, “Jogos Vorazes: A Esperança – Parte 1”, Katniss está no Distrito 13, que todos pensavam ter sido exterminado há décadas, mas que se mantinha escondido em um bunker no interior de uma montanha, preparando-se para o dia em que enfrentariam a Capital.
Katniss está em frangalhos, psíquica e emocionalmente, após todos os sofrimentos na arena, e mais ainda quando descobre que o seu distrito foi bombardeado, e milhares de pessoas inocentes morreram. Ela culpa-se por estas mortes, já que Snow praticara o extermínio por conta dela ter desafiado a Capital de novo na arena. Mas, o que ainda a martiriza mais é saber que Peeta foi feito prisioneiro por Snow.
Embora os combates estejam acontecendo, a batalha maior trava-se na televisão, onde Katniss encarna a figura simbólica do Tordo, e Peeta, não se sabe por que motivos, defende a Capital em hábeis conversas conduzidas pelo apresentador Caesar Flickerman (Stanley Tucci).
Katniss não acredita em uma traição de Peeta, que sempre agiu inteligentemente para protegê-la na arena. Ela precisa enfrentar a sua própria líder, Alma Coin (Julianne Moore), para garantir que Peeta e Johanna sejam resgatados e inocentados.
Muitos espectadores reclamaram deste filme ter poucas cenas de ação, mas, além de trabalhar o lado emocional dos personagens, pela primeira vez se enxerga com clareza os jogos de manipulação das massas e utilização da mídia como uma arma poderosa.
Embora o colorido esfuziante da Capital tenha sido substituído neste filme pelas cores mais discretas e sombrias do distrito 13, ainda é possível perceber os jogos de poder que se desenham nas sombras.
A segunda parte do capítulo final, que virá em 2015 irá satisfazer os mais afeitos às cenas de ação, pois o livro descreve obstáculos e armadilhas que Katniss e seus amigos precisarão enfrentar que farão as arenas parecer brincadeira de criança.
Embora as plateias juvenis estejam mais propensas aos romances-com-ação, a trilogia Jogos Vorazes talvez seja um libelo dos mais críticos ao nosso mundo atual, onde somos manobrados a todo instante pela perigosa dobradinha dos poderosos e da mídia, sempre com intenções que nem sempre visam o bem estar da Humanidade.   
 (T.O.: “The Hunger Games - Mockingjay : Part 1”)




Eventos:

Festival Cine Natal 2014

Na programação do Natal em Natal, promovido pela prefeitura de nossa cidade, acontece neste final de semana a segunda edição do Festival Cine Natal 2014, que será realizada integralmente no Mercado de Petrópolis. A programação contém palestras, debates, oficinas e exibições de curtas metragens realizados no ano passado. O tema deste Cine Natal é “O Cinema Nordestino na Arte Contemporânea” e terá nomes como Rosemberg Cariry, Sérgio Ricardo e Jean-Claude Bernadet. No encerramento do festival haverá uma homenagem Sérgio Ricardo, autor da trilha sonora de “Deus e o Diabo na Terra do Sol”.


Livros de cinema:

Atmosfera Rarefeita: A Ficção Científica no Cinema Brasileiro

Novo título de não ficção é estudo original e inédito, sem par na história das pesquisas de cinema ou de ficção científica no Brasil e no exterior. Seu autor, Alfredo Suppla, é autoridade reconhecida internacionalmente. Atmosfera Rarefeita oferece pela primeira vez uma história crítica do cinema brasileiro de ficção científica em curta e longa-metragem, das primeiras manifestações do gênero na filmografia brasileira até os casos mais contemporâneos. Nesse percurso, o livro investiga um mosaico de questões relativas ao desenvolvimento do gênero ficção científica no cinema brasileiro, seus principais obstáculos, desafios, superações e especificidades. 400 p – Editora Devir.




Lançamentos em DVD/Blu-Ray:

“Divergente”

Na futurística Chicago, quando a adolescente Beatrice (Shailene Woodley) completa 16 anos ela tem que escolher entre as diferentes facções que a cidade está dividida. Elas são cinco, e cada uma representa um valor diferente, como honestidade, generosidade, coragem e outros. Beatrice surpreende a todos e até a si mesma quando decide pela facção dos destemidos, escolhendo uma diferente da família, e tendo que abandonar o lar. Ao entrar para a Dauntless, ela torna-se Tris e vai enfrentar uma jornada para afastar seus medos e descobrir quem é de verdade. Além disso, Tris conhece Four, um rapaz mais experiente na facção que ela, e que consegue intrigá-la e encantá-la ao mesmo tempo. O disco traz o filme com tela widescreen anamórfico e Áudio em Dolby Digital 5.1. (T. O.: “Divergent”)

“Jogos Vorazes: Em Chamas”

Este é o segundo volume da trilogia Jogos Vorazes, baseada nos romances de Suzanne Collins. A saga relata a aventura de Katniss (Jennifer Lawrence), jovem escolhida para participar aos "jogos vorazes", espécie de reality show em que um adolescente de cada distrito de Panem, considerado como "tributo", deve lutar com os demais até que apenas um saia vivo. Neste segundo episódio da série, após a afronta de Katniss à organização dos jogos, ela deverá enfrentar a forte represália do governo local, lutando não apenas por sua vida, mas por toda a população de Panem. Filme com formato de tela widescreen anamórfico e áudio em Dolby Digital 5.1. (T. O.: “The Hunger Games - Catching Fire”)

“O Menino no Espelho”

Belo Horizonte, anos 1930. Fernando (Lino Facioli) é um garoto de 10 anos que está cansado de fazer as coisas chatas da vida. Seu sonho era criar um sósia, que ficasse com estas tarefas enquanto ele poderia se divertir à vontade. Até que, um dia, é exatamente isto que acontece, quando o reflexo de Fernando deixa o espelho e ganha vida. Baseado no livro "O Menino no Espelho", de Fernando Sabino. Lançado em 1982, o livro já teve mais de 70 edições publicadas. O disco traz o filme com formato de tela widescreen anamórfico e Áudio em Dolby Digital 5.1. (T. O.: “O Menino no Espelho”)

“3 Homens e uma Noite Fria”

Matti, um inspetor de polícia, Erkki, um fotógrafo e Rauno, ator, são amigos de infãncia que não se vêem há muito tempo e acabam se encontrando acidentalmente na véspera do Natal em Helsinki e resolvem passar a noite juntos num bar de karaokê. Entre bebidas e música, eles acabam dividindo suas alegrias e arrependimentos, revelando experiências dolorosas. No meio da noite uma misteriosa mulher entra no bar e acaba se envolvendo com os três amigos. Filme com formato de tela widescreen e Áudio em Dolby Digital 2.0. (T. O.: “Kolme Viisasta Miestä”)



Nenhum comentário: