Newton Ramalho
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O que está em cartaz
Sexta-feira imprensada e preguiçosa, com cara de segunda, mas, com um
monte de jogos da Copa, e outro tanto de estreias nos cinemas. As novidades são
a animação “Como Treinar o Seu Dragão2”, a ficção “Transcendence – A
Revolução”, com Johnny Depp, o policial “13º Distrito”, último filme de Paul
Walker, a comédia “Vizinhos”, e a produção portuguesa “Florbela”, na Sessão
Cine Cult do Cinemark. Teremos também a re-exibição de “Os Embalos de Sábado à
Noite”, marco da Era Disco. Continuam em cartaz o sensível drama “A Culpa É das
Estrelas”, a aventura “Malévola”, “Os Homens São de Marte... E É Pra Lá Que Eu
Vou”, e “X-Men: Dias de um Futuro Esquecido”. Nas programações exclusivas, o
Moviecom exibe a ficção “No Limite do Amanhã”, com Tom Cruise. Lembro que a
programação agora muda nas quintas-feiras.
Estreia 1: “Como Treinar o Seu Dragão 2”
Cinco anos
após convencer os habitantes de seu vilarejo que os dragões não devem ser
combatidos, Soluço convive com seu dragão Fúria da Noite, e estes animais
integraram pacificamente a rotina dos moradores da ilha de Berk. Entre viagens
pelos céus e corridas de dragões, Soluço descobre uma caverna secreta, onde
centenas de novos dragões vivem. O local é protegido por Valka, mãe de Soluço,
que foi afastada do filho quando ele ainda era um bebê. Juntos, eles precisarão
proteger o mundo que conhecem do perigoso Drago Bludvist, que deseja controlar
todos os dragões existentes. A direção é de Dean DeBlois. “Como Treinar o Seu
Dragão 2” está em exibição nas Salas 4 e 6 do Moviecom, nas Salas 2 e 7 do
Cinemark, Salas 1, 2 e 5 do Natal Shopping, e Salas 1 e 4 do Norte Shopping. Cópias
dubladas, exibição em 3D. Classificação indicativa livre. (T. O.: “How to Train
Your Dragon 2”)
Estreia 2: “Transcendence – A Revolução”
Will
Caster (Johnny Depp) é o mais famoso pesquisador sobre inteligência artificial
da atualidade. No momento ele está trabalhando na construção de uma máquina
consciente que conjuga informações sobre todo tipo de conteúdo com a grande
variedade de emoções humanas. O fato de se envolver sempre em projetos
controversos fez com que Caster ganhasse notoriedade, mas ao mesmo tempo o
tornou o inimigo número 1 dos extremistas que são contra o avanço da tecnologia
- e por isso mesmo tentam detê-lo a todo custo. Só que um dia, após uma
tentativa de assassinato, Caster convence sua esposa Evelyn (Rebecca Hall) e
seu melhor amigo Max Waters (Paul Bettany) a testar seu novo invento nele
mesmo. Só que a grande questão não é se eles podem fazer isto, mas se eles
devem dar este passo. A direção é de Wally Pfister. “Transcendence – A
Revolução” está em exibição na Sala 3 do Cinemark, Sala 3 do Natal Shopping.
Classificação indicativa 12 anos. (T. O.: “Transcendence”)
Estreia 3: “13º Distrito”
Brick
Mansions é uma área da cidade de Detroit onde a violência tem índices
altíssimos. Lá, o traficante Tremaine Alexander (RZA) tem status e poder,
enquanto Lino (David Belle) tenta erradicar as drogas do local. Lino tem
problemas com a polícia, corrompida pelo crime organizado, o que faz com que
seja preso. Damien Collier (Paul Walker), um dos poucos policiais honestos
recebe como missão entrar em Brick Mansions para resgatar uma bomba que pode
matar milhões. Para tanto, ele precisa contar com a ajuda de Lino, que deseja
retornar ao local para resgatar Lola (Catalina Denis), sua namorada, que foi
raptada pelos capangas de Tremaine. A direção é de Camille Delamarre. “13º
Distrito” está em exibição na Sala 6 do Norte Shopping. Cópia dublada.
Classificação indicativa 14 anos. (T. O.: “Brick Mansions”)
Estreia 4: “Vizinhos”
Mac (Seth
Rogen) e Kelly Radner (Rose Byrne) acabaram de se mudar para uma casa nova,
junto com o filho recém-nascido deles. Aparentemente trata-se do local perfeito
para criar uma família, mas logo o casal percebe que as aparências enganam.
Especialmente quando um dos vizinhos é Teddy Sanders (Zac Efron), o presidente
de uma fraternidade que organiza festas dia sim e no outro também, e que lidera
os jovens das redondezas nas confusões aprontadas por eles. A direção é de Nicholas
Stoller. “Vizinhos” está em exibição nas Salas 2 e 6 do Cinemark, Sala 3 do
Natal Shopping. Cópias dubladas e legendadas. Classificação indicativa 16 anos.
(T. O.: “Neighbors”)
Estreia 5: “Os Embalos de Sábado à Noite”
Tony
Manero (John Travolta), um jovem do Brooklyn e um excelente dançarino de disco
music, só encontra significado na vida quando dança, pois passar a semana
trabalhando em uma loja de tintas não o gratifica de forma nenhuma. Assim ele
se perfuma, se veste de um jeito fashion e vai para a discoteca no final de
semana. Sob a influência de seu irmão, um padre frustrado, e de Stephanie
(Karen Lynn Gorney), sua parceira de dança, começa a questionar a maneira como
encara a vida e a limitação de suas perspectivas. Paralelamente Tony vive uma
crise amorosa, enquanto se prepara para participar de um concurso em uma
discoteca. A direção é de John Badham. “Os Embalos de Sábado à Noite” será
exibido na Sala 3 do Cinemark, no sábado às 23h55m, domingo
às 12h30m e quarta-feira às 19h30.
Classificação indicativa 12 anos. (T. O.: “Saturday Night Fever”)
Sessão Cine Cult: “Florbela”
A poetisa
Florbela Espanca (Dalila Carmo) não consegue levar uma vida de dona de casa e
esposa em uma região rural. Seu desejo de descobertas leva-a a acompanhar o
irmão Apeles (Ivo Canelas) na grande Lisboa, onde pode enfim conhecer tudo o
que desejava: festas, amantes, movimentos populares... Embora o marido tente
trazê-la de volta, e o irmão seja obrigado a partir, Florbela sente que
encontrou seu lugar. Nesta cidade surge a inspiração para os seus maiores
poemas. A direção é de Vicente Alves do Ó. “Florbela” será exibido na Sala 7 do
Cinemark, na segunda-feira (23/6), e terça-feira (24/06), na sessão de 20h00.
Classificação indicativa 14 anos. (T. O.: “Florbela”)
Filme da Semana: “O Homem Duplicado”
Devido
ao lado comercial da indústria do cinema, a maioria dos filmes, principalmente
os que são feitos em Hollywood, obedecem a receitas simplistas, com histórias
lineares, com clímax e finais felizes. Mesmo o cinema francês, famoso por seus
filmes com finais abertos, tem se rendido à tentação das bilheterias fartas,
seguindo o modelo hollywoodiano. Por isso, filmes como “O Homem Duplicado”, do
diretor canadense Denis Villeneuve, constituem-se em honrosas exceções no
momento atual.
Villeneuve
tem em seu currículo dois filmes impactantes e bastante elogiados, “Incêndios”,
de 2010, e “Os Suspeitos”, de 2013. O primeiro mostra uma odisseia familiar que
começa no Canadá e termina nos territórios palestinos, enquanto o segundo traz
Hugh Jackman e Terrence Howard como pais desesperados, fazendo justiça com as
próprias mãos.
Mostrando
gostar de histórias complicadas, o diretor enfrentou a dura tarefa de levar às
telas o livro homônimo de José Saramago, produto fiel do escritor, conhecido
por suas obras complexas e repletas de simbolismos. Longe de se tornar uma
adaptação incompreensível, o filme ficou bem interessante, embora exija do
espectador algo que normalmente não lhe é exigido: pensar e buscar a sua
interpretação do filme.
O
protagonista é Adam Bell (o ótimo Jake Gyllenhaal, que já trabalhou com o
diretor em “Os Suspeitos”), um professor universitário que ensina Ciência
Política ou algo parecido e tedioso, para alunos que não parecem muito
interessados. Tediosa parece ser a palavra que descreve bem a vida de Adam, que
obedece a um padrão bem repetitivo, sempre casa, aula, casa, sexo. Até a
namorada de Adam, Mary (Mélanie Laurent) participa da rotina imutável.
Um
dia, um colega do trabalho sugere a Adam que assista a um filme de que ele
gostara. Aceitando a sugestão, ele resolve alugar o filme, e é surpreendido ao
descobrir que um dos atores é um sósia perfeito dele.
Adam
fica obcecado sobre esta pessoa, que parece ser uma cópia fiel dele, e passa a
investigar pela internet e até fica de plantão na porta da agência do ator.
Descobre que ele chama-se Anthony St. Claire (Jake Gyllenhaal), é casado com
Helen (Sarah Gadon), que está grávida, e fica intrigada com os telefonemas misteriosos
do homem que tem a mesma voz do marido. Ela fica chocada quando o procura na
universidade e descobre que é idêntico ao marido.
Os
dois chegam a encontrar-se, mas, a coisa não flui bem, e há uma animosidade
entre os dois homens, com suspeitas de parte à parte, e uma atitude mais
agressiva de Anthony, que suspeita do outro, e quer passar-se por ele para sair
com Mary.
Essa
história poderia até ser contada como comédia, ou ficar perdida num drama vazio
não fosse a impressionante construção do filme, com uma tensão sempre
crescente, e uma trilha sonora por vezes angustiante.
Certamente
cada um que assistir o filme irá desenvolver a sua teoria sobre qual é a
verdade por trás da história, se são gêmeos separados no berço, se são a mesma
pessoa, se são delírios de um ou do outro. Para alimentar essas teorias,
diversas pistas surgem ao longo da história, nos diálogos com as mulheres, e na
breve, mas, importante aparição de Isabella Rossellinni como a mãe de Adam.
Para
dar mais sabor à história, existem diversas aparições surrealista de aranhas,
de minúsculas a monumentais, cujo lugar e sentido ficarão a cargo da imaginação
do espectador.
“O
Homem Duplicado” não é um blockbuster para ser assistido com pipoca e guaraná.
É um filme que exige atenção e mente aberta, para desenvolver a sua própria
teoria, e quem sabe dar lugar a uma saudável e prolongada discussão de mesa de
bar.
Livros de cinema:
A Narrativa
Cinematográfica
O
cinema é uma poderosa forma de arte com grande capacidade de trazer ao público
histórias fascinantes. Porém, quais são as estruturas, seja em um filme de
arte, seja em um filme comercial, que fundamentam o ato audiovisual de contar
histórias? A obra Narrativa Cinematográfica procura esmiuçar o que fica oculto
para o espectador a maneira como o ato de narrar pode se configurar dentro de
uma articulação entre som e imagem. Para isso, os autores vão em busca das
instâncias fundamentais da narrativa (o narrador, o tempo, o espaço e o ponto
de vista) para desvendar as peripécias e artimanhas da narrativa audiovisual. 228
p – Editora UnB.
Lançamentos em DVD/Blu-Ray:
“Caçadores de Obras-Primas”
Durante o declínio de Hitler na
Alemanha, um grupo de 13 especialistas vindos de países diferentes é reunido
para reencontrar obras de arte roubadas pelos nazistas durante a Segunda Guerra
Mundial. George Stout (George Clooney), um oficial americano e conservador de
obras de arte, lidera a equipe. O elenco conta ainda com Matt
Damon, Bill Murray, Cate Blachett, John Goodman, e Jean Dujardin. O disco traz o filme com tela
widescreen anamórfico e Áudio em Dolby Digital 5.1. (T. O.: “The Monuments Men”)
“Justin e a Espada da Coragem”
Justin sempre quis ser um
cavaleiro, mas seu pai, conselheiro-chefe da Rainha, quer que o filho siga seus
passos e se torne um advogado. Em busca de ajuda, o garoto procura a avó e
descobre que seu avô, Sir Roland, foi o mais nobre cavaleiro do reino e
protetor do Rei, até que ambos foram traídos e mortos pelo terrível Sir
Heraclio. Contra o desejo de seu pai, Justin decide ir em busca de seu sonho e
começa uma jornada para tornar-se cavaleiro. Filme com formato de tela
widescreen anamórfico e áudio em Dolby Digital 5.1. (T. O.: “Justin and the
Knights of Valour”)
“Toque de Mestre”
Antes da apresentação que marca seu
retorno, o pianista Tom Selznick (Elijah Wood), que sofre de medo do palco,
descobre um bilhete assustador entre suas partituras. A ameaça afirma que ele
terá que fazer o melhor concerto de sua vida, sem um único erro, se quiser
salvar a si mesmo e também sua esposa, Emma (Kerry Bishe). O disco traz o filme
com formato de tela widescreen anamórfico e Áudio em Dolby Digital 5.1. (T. O.:
“Grand Piano”)
“25ª Hora”
Segunda Guerra Mundial, Johann
Moritz (Anthony Quinn) um simples camponês romeno e Suzana (Virna Lisi), sua
linda esposa são envolvidos num emaranhado de situações, que não conseguem
entender. O chefe de polícia deseja sua mulher e sob a falsa alegação de ser
ele judeu, é enviado a um campo de concentração. Entre as incoerências da era
nazista, tem início sua terrível saga. Porém em uma avaliação pelos nazistas de
seu biotipo, Johann é considerado um "exemplar-modelo da raça
Ariana". Em sua busca para conseguir de volta sua esposa e sua família e
sem entender as verdadeiras razões do conflito, ele luta contra os dois lados
da guerra. Filme com formato de tela standard e Áudio em Dolby Digital 2.0. (T.
O.: “The 25th Hour”)
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