sexta-feira, 22 de novembro de 2013

Coluna Claquete – 22 de novembro de 2013

Newton Ramalho

 

colunaclaquete@gmail.comwww.colunaclaquete.blogspot.com  - @colunaclaquete

 

O que está em cartaz

Ainda sob o impacto dos blockbusters em cartaz, não há estreias significativas neste final de semana, além do especial “Doctor Who: The Day of the Doctor” e o drama francês “Adeus Minha Rainha” na Sessão Cine Cult. Continuam em cartaz a ficção-científica “Jogos Vorazes: Em Chamas” (vejam na seção Filme da Semana), com Jennifer Lawrence, o drama “Capitão Phillips”, com Tom Hanks, a animação “Bons de Bico”, o blockbuster “Thor – O Mundo Sombrio”, e a comédia nacional “Meu Passado Me Condena”. Nas programações exclusivas, o Moviecom mantém o drama “Blue Jasmine”, com Cate Blanchett, e direção de Woody Allen.

 

Estreia 1: “Doctor Who: The Day of the Doctor


“Doctor Who” é uma premiada série de ficção científica britânica, produzida e transmitida pela BBC de Londres. A série mostra as aventuras de um Senhor do Tempo - humanoide alienígena viajante do tempo que possui dois corações - conhecido apenas como "O Doutor" ("The Doctor"). Estreando em 23 de novembro de 1963, o seriado já teve 26 temporadas, sendo interrompido em 1989 e retornando à telinha em 2005, com novas temporadas, e episódios especiais de final de ano. Amanhã, quando a série completa 30 anos, será exibido um episódio especial, “Doctor Who: The Day of the Doctor”, simultaneamente para vários países, incluindo o Brasil. A direção é de David Yates. “Doctor Who: The Day of the Doctor” terá uma sessão única, neste sábado, às 16h50, na Sala 7 do Cinemark. Classificação indicativa dez anos. (T. O.: “Doctor Who: The Day of the Doctor”)

 

Sessão Cine Cult: “Adeus Minha Rainha


Julho de 1789, alvorecer da Revolução Francesa. A vida no Palácio de Versalhes continua imprudente e descontraída, distante do tumulto que reina em Paris. Quando a notícia da tomada da Bastilha chega à Corte, nobres e servos fogem desesperados, abandonando o Rei Luís XVI (Xavier Beauvois) e Maria Antonieta (Diane Kruger). Sidonie Laborde (Léa Seydoux), jovem leitora totalmente devotada à Rainha, não acredita no que ouve e permanece perto de sua adorada, confiante de que nada lhes acontecerá. A direção é de Benoît Jacquot. “Adeus Minha Rainha” será exibido na terça-feira (26/11) e quinta-feira (28/11), na Sala 4 do Cinemark, na sessão de 19h30. Classificação indicativa 14 anos. (T. O.: “Les Adieux à la Reine”)

 

Filme da Semana: “Jogos Vorazes: Em Chamas”

Após o enorme sucesso do primeiro filme da franquia “Jogos Vorazes”, baseado na trilogia da escritora Suzanne Collins, a sequencia, “Jogos Vorazes: Em Chamas”, era aguardado com muita ansiedade pelos fãs. Sendo um produto pensado para os fãs, reside aí um problema para os que não viram ou lembravam do primeiro filme, uma contextualização inicial.
Em um futuro indefinido, em um mundo pós-apocalíptico, o que resta da civilização está em um país chamado Panem, formado por doze Distritos e a Capital. Setenta e cinco anos antes, uma grande rebelião fora esmagada brutalmente, e os Distritos são mantidos isolados, cercados e controlados pela Capital, para quem enviam os seus produtos e serviços.
Enquanto na Capital todos vivem num mundo high-tech, cercados por luxo, fausto e desperdício, os Distritos vivem em extrema pobreza. A cada ano acontecem os Jogos Vorazes, onde um casal de cada Distrito é sorteado para participar. Nesses Jogos, eles lutam até a morte contra os outros, restando apenas um vencedor.
No filme anterior, Katniss Everdeen (Jennifer Lawrence) e Peeta Mellark (Josh Hutcherson) são os sobreviventes dos Jogos, e recusam-se a matar o outro, o que era proibido. Simulando um romance, por pressão dos espectadores, os dois são considerados vencedores, para profunda irritação do ditador de Panem, o presidente Snow (Donald Sutherland).
Snow está particularmente inquieto com a imagem de independência que Katniss parece despertar nos habitantes dos Distritos, ensejando-os a rebelar-se contra a Capital. Por isso, ele faz uma clara ameaça a Katniss, para que ela mantenha o seu papel.
Mas, à medida que ela visita os Distritos e constata a pobreza e a repressão que ali impera, fica mais difícil não se envolver. O presidente Snow anuncia que, para o novo "Massacre Quaternário", Jogos Vorazes especiais que ocorrem a cada vinte e cinco anos, os enviados de cada distrito serão vinte e quatro antigos vencedores.
Como é a única vencedora do Distrito 12, Katniss é enviada, e, quando Haymitch (Woody Harrelson) é sorteado como o tributo masculino, Peeta se voluntaria para ir em seu lugar. Em sua entrevista com Ceasar Flickerman (Stanley Tucci), Katniss usa um vestido de noiva, criado por seu estilista Cinna (Lenny Kravitz). Ao mostrar o vestido para a plateia, este queima revelando um vestido com a aparência de um Tordo, o símbolo de Katniss. A Capital entende isso como mais um ato de rebelião, o que faz o estilista criador do vestido, Cinna, ser morto antes de Katniss entrar na arena.
Como nos primeiros jogos que participou, Katniss faz amigos e inimigos. Alguns são previsíveis, como o brilhante casal Beetee (Jeffrey Wright) e Wiress (Amanda Plummer) ou a experiente Mags (Lynn Cohen). Mais improvável é a adesão da briguenta Johanna Mason (Jena Malone) ou o imprevisível Finnick (Sam Clafin).
A nova arena é formada por uma área de praia e floresta, cercada por campos de força. Mais tarde, depois de receberem diversos ataques planejados pelos Idealizadores comandados por Plutarch Heavensbee (Philip Seymour Hoffman), eles descobrem que funciona como um relógio, em que em cada hora há um ataque em uma parte diferente. Na verdade, apesar da competição ser contra os outros jogadores, é preciso lembrar quem é o verdadeiro inimigo.
Numa metáfora bem escancarada, “Jogos Vorazes: Em Chamas” mostra bem a dominação do cidadão, no caso pelo Estado, mas, que em nosso mundo atual nem sempre é assim. Controlados, ora pela propaganda, ora pela violência, os habitantes de Panem são forçados a sustentar com seu sacrifício os privilégios de alguns.
Embora recheado de efeitos especiais primorosos, o filme é bem sustentado pelos jovens talentos de Jennifer Lawrence, Josh Hutcherson e Jena Malone, com a ótima participação dos “jurássicos” Donald Sutherland, Woody Harrelson, Stanley Tucci e Philip Seymour Hoffman.
“Jogos Vorazes: Em Chamas” é um produto dirigido ao público amante dos filmes de ação, notadamente o infanto-juvenil, dosando cuidadosamente a violência para não ferir nenhum olhar mais crítico. Vale à pena conferir os livros originais, já que o terceiro volume, “Jogos Vorazes: A Esperança”, será desdobrado em dois filmes, com lançamento previsto para 2014 e 2015, respectivamente.

Livros de Cinema

“Carmen”, de Ruy Castro
 
“Carmen: Uma Biografia - A vida de Carmen Miranda, a brasileira mais famosa do século XX”, de autoria de Ruy Castro, é a maior biografia de um artista já publicada no Brasil. Ano a ano, o autor acompanha a vida da brasileira mais famosa do século XX - do nascimento da menina Maria do Carmo, numa aldeia em Portugal (e a vinda ao Rio de Janeiro, em 1909, com dez meses de idade), à consagração brasileira e internacional de Carmen Miranda e sua morte em Beverly Hills, aos 46 anos, vítima da carreira meteórica e dos muitos soníferos e estimulantes que massacraram seu organismo em pouco tempo.


Lançamentos em DVD/Blu-Ray


“O Verão da Minha Vida”
 
Duncan (Liam James) é um garoto de 14 anos que vive com a mãe e não suporta o namorado dela, Trent (Steve Carell), que volta e meia o menospreza. Eles viajam para uma casa de praia durante o verão, juntamente com a filha de Trent, Laura (Devon Werden). Deslocado em meio aos amigos de Trent e até mesmo com a própria mãe, Duncan passa os dias pedalando pelas redondezas. Num de seus passeios ele conhece Owen (Sam Rockwell), um cara despojado que trabalha no parque de diversões aquático local. Não demora muito para que o garoto se aproxime dele, especialmente quando consegue um emprego de verão no próprio parque. O disco traz o filme com formato de tela widescreen anamórfico e áudio em DD 5.1. (T.O.: “The Way, Way Back”).

“Conexão Perigosa”

Adam Cassidy (Liam Hemsworth) é um ambicioso funcionário junior que não vê a hora de subir de posição dentro da empresa em que trabalha, a gigantesca Wyatt Corporation. Entretanto, após cometer um erro que custou bastante caro à empresa, Adam entra na lista negra de Nicholas Wyatt (Gary Oldman), o CEO da corporação. Para compensar o problema causado, Nicholas chantageia Adam de forma que ele seja empregado na maior concorrente da empresa, comandada por Jock Hoddard (Harrison Ford), o antigo mentor de Wyatt. A tarefa de Adam é que ele seja um espião dentro da empresa de Hoddard, passando a Wyatt todas as informações internas que julgue interessantes. Sem saída, Adam aceita a tarefa. Disco com formato de tela widescreen e áudio DD 5.1. (T. O.: “Paranoia”)

“Augustine”

Inverno de 1885, Paris. O professor Jean-Martin Charcot (Vincent Lindon), do Hospital Pitié-Salpêtriere, está estudando uma doença misteriosa, a histeria, que atinge apenas as mulheres. Devido à pouca informação sobre a doença e suas características peculiares, os ataques de histeria por vezes são confundidos com possessões demoníacas, o que faz com que Charcot tenha que provar a seriedade de sua pesquisa. Um dia, chega ao hospital a jovem Augustine (Soko), de apenas 19 anos, que teve um ataque durante o trabalho. Logo ela se torna objeto de estudo de Charcot, que passa a dedicar um bom tempo à garota. Augustine acredita que Charcot possa curá-la e, aos poucos, desenvolve uma relação especial com o médico.  O disco traz o filme com formato de tela widescreen e áudio Dolby Digital 5.1. (T. O.: “Augustine”)

“Zarafa”

Sob um baobá, um velho conta às crianças a história da amizade entre Maki, de apenas 10 anos, e Zarafa, uma girafa órfã. O animal foi dado ao rei francês Charles X por Muhammad Ali, do Egito. Em meio a uma longa jornada que vai do Sudão até Paris, Maki e Zarafa vivem diversas aventuras. Animação fraco-belga dirigida por Rémi Bezançon e Jean-Christophe Lie O disco traz o filme com formato de tela widescreen e áudio Dolby Digital. (T. O.: “Zarafa”)

Nenhum comentário: