quinta-feira, 4 de julho de 2013

Coluna Claquete – 05 de julho de 2013


Newton Ramalho

 

colunaclaquete@gmail.comwww.colunaclaquete.blogspot.com  - @colunaclaquete

 

 

O que está em cartaz

Depois de uma semana com fortes chuvas, as férias escolares propiciam o lançamento de várias estreias e pré-estreias interessantes. As novidades são a animação “Meu Malvado Favorito 2”, o policial “Truque de Mestre”, e o drama espanhol “Depois de Lúcia”, na Sessão Cine Cult, e as pré-estreias de “Homem de Aço” e “Cavaleiro Solitário”. Continuam em cartaz a ficção-científica “Guerra Mundial Z” (vejam na Sessão Filme da Semana), com Brad Pitt, o besteirol “Todo Mundo em Pânico 5”, a animação “Universidade Monstros”, e a comédia nacional “Minha Mãe é uma Peça – O Filme”.

 

Estreia 1: “Meu Malvado Favorito 2


Um laboratório secreto, no meio do nada, acaba de ser roubado por um veículo misterioso usando um ímã gigante. A Liga Anti-Vilões (AVL) torna-se suspeita deste caso, pois o laboratório continha um composto químico mutante que pode transformar qualquer coisa em uma máquina de matar indestrutível. A Liga precisa encontrar alguém que entenda a mente dos vilões para encontrar os ladrões. O escolhido é Gru, que volta a ter pela frente seu inimigo Victor, enquanto lida com outro super vilão, El Macho, e seu filho Machito. A direção é de A direção é de Pierre Coffin e Chris Renaud. “Meu Malvado Favorito 2” estreia nesta sexta-feira, nas Salas 1, 2 e 6 do Cinemark, e nas Salas 4 e 6 do Moviecom. Classificação indicativa livre. Exibição em 2D e 3D, cópias dubladas. (T. O.: “Despicable Me 2”)

Estreia 2: “Truque de Mestre


Michael Atlas (Jesse Eisenberg) é o carismático líder do grupo de ilusionistas chamado The Four Horsemen. O que poucos sabem é que, enquanto encanta o público com suas mágicas sob o palco, o grupo também rouba bancos em outro continente e ainda por cima distribui a quantia roubada nas contas dos próprios espectadores. Estes crimes fazem com que o agente do FBI Dylan Hobbs (Mark Ruffalo) esteja determinado a capturá-los de qualquer jeito. Para tanto ele conta com a ajuda de Alma Vargas (Melanie Laurent), uma detetive da Interpol, e também de Thaddeus Bradley (Morgan Freeman), um veterano desmistificador de mágicos. A direção é de Louis Leterrier. “Truque de Mestre” estreia nesta sexta-feira, na Sala 3 do Cinemark, e na Sala 7 do Moviecom. Classificação indicativa 12 anos. (T. O.: “Now You See Me”)

 Estréia 3: “Depois de Lúcia” (Sessão Cine Cult)


Quando a esposa de Roberto (Gonzalo Vega Jr.) morre, a relação dele com a filha Alejandra (Tessa Ia), de 15 anos, fica muito abalada. Para escapar da tristeza que toma conta da rotina dos dois, pai e filha deixam a cidade de Vallarda e rumam para a Cidade do México em busca de uma nova vida. Alejandra ingressa em um novo colégio, e sentirá toda a dificuldade de começar de novo quando passa a sofrer abusos físicos e emocionais. Envergonhada, a menina não conta nada para o pai, e à medida que a violência toma conta da vida dos dois, eles se afastam cada vez mais. A direção é de Michel Franco. “Depois de Lúcia” será exibido somente quinta-feira (11/07), na Sala 5 do Cinemark, na sessão de 19h10. Classificação indicativa 16 anos. (T. O.: “Después de Lucía”)

 Pré-Estréia: “Homem de Aço



Nascido em Krypton, o pequeno Kal-El viveu pouco tempo em seu planeta natal. Percebendo que o planeta estava prestes a entrar em colapso, seu pai (Russell Crowe) o envia ainda bebê em uma nave espacial, rumo ao planeta Terra. Ao chegar ele é criado por Jonathan (Kevin Costner) e Martha Kent (Diane Lane), que passam a chamá-lo de Clark. Com o tempo ele demonstra ter uma força descomunal, o que amedronta seus pais. Eles pedem que ele jamais demonstre seus poderes, já que nem todos conseguirão compreendê-lo por ser diferente das demais pessoas. Ao crescer, Clark (Henry Cavill) se torna uma pessoa isolada e frustrada. Em meio aos seus problemas emocionais, ele resolve usar seus poderes para ajudar a humanidade e se torna o Super-Homem. A direção é de Zack Snyder. “Homem de Aço” terá pré-estreia neste sábado, na Sala 6 do Cinemark, na sessão de meia-noite. Classificação indicativa 12 anos. Exibição em 3D. (T. O.: “Man of Steel”)

 

Pré-Estréia: “Cavaleiro Solitário


Colby, Texas, 1869. John Reid (Armie Hammer) é um advogado que acaba de retornar à sua cidade-natal, disposto a cumprir a justiça ao pé da letra, levando os criminosos ao tribunal. Ao acompanhar o irmão e outros Texas Rangers em uma patrulha pelo deserto, o grupo é atacado pelos capangas de Butch Cavendish (William Fichtner). Todos são assassinados, com exceção de John, que fica à beira da morte. O índio Tonto (Johnny Depp) o encontra e, ao perceber que um cavalo branco escolhe John, passa a ajudá-lo. Tonto acredita que John foi escolhido por um mensageiro espiritual e que, como voltou da morte, não pode mais ser morto. A partir de então John passa a usar uma máscara e, ao lado de Tonto, faz de tudo para reencontrar Cavendish. A direção é de Zack Snyder. “Cavaleiro Solitário” terá pré-estreia neste sábado, na Sala 1 do Cinemark, na sessão de 23h10 (legendado), e todos os dias na Sala 3 do Moviecom, na sessão de 21h30 (dublado). Classificação indicativa 14 anos. (T. O.: “The Lone Ranger”)

 

 

Filme da Semana: “Guerra Mundial Z”

Um tema frequente no gênero apocalíptico são os filmes de zumbis, um ser humano que, após ser morto por outro zumbi, retorna a uma vida inconsciente, onde o único objetivo parece ser atacar outros seres humanos, que irão virar zumbis, por sua vez. Apesar de meio batido, o tema foi utilizado pelo escritor Max Brooks em um livro muito interessante, “Guerra Mundial Z”, que serviu de inspiração para o filme homônimo, que estreou neste final de semana em nossos cinemas.
Se pensarmos com alguma liberdade, até o Frankenstein, escrito por Mary Shelley em 1818, poderia ser classificado com zumbi, mas, as primeiras histórias de zumbis têm origem no sistema de crenças espirituais do Vudu afro-caribenhos, que contam sobre trabalhadores controlados por um poderoso feiticeiro. Reanimados com morte cerebral eles permaneceriam em estado catatônico, criando insegurança, medo e comendo os vivos que capturam.
O site IMDB lista mais de 870 títulos do cinema relacionados com zumbis, vários deles na década de 50, incluindo títulos icônicos, como “Plan 9 From Outer Space”, de Ed Wood, apelidado de “o pior diretor do mundo”. Mas, o filme que revolucionou o tema foi “A Noite dos Mortos-Vivos”, de George Romero, de 1968, mostrando-os como seres que voltam à vida para matar a fome por carne humana.
Dos filmes modernos, a série Resident Evil traz para a tela um famoso videogame, enquanto a comédia romântica “Meu Namorado é um Zumbi” traz uma visão filosófica do zumbi como o homem “desumanizado” e destituído de emoções.
E o que traz de novo “Guerra Mundial Z”? Bem diferente do livro em que se inspirou, e que traz uma forte crítica sobre a condição humana, o filme mostra os zumbis como o resultado de uma epidemia de origem e causa desconhecidas, que reduz os humanos normais a um punhado de seres encurralados, frente a um número exponencial de mortos-vivos.
Em um dia que parecia normal, Gerry Lane (Brad Pitt), um ex-investigador das Nações Unidas sai com a família para um passeio, quando a ameaça que era ignorada ou escondida pelos governantes simplesmente foge de qualquer controle.
Lane e a família são resgatados por soldados da ONU, mas ele terá de se enfronhar nos piores lugares para tentar descobrir como a epidemia surgiu, e auxiliar um cientista a descobrir uma maneira de vencer os mortos-vivos.
Essa busca faz Lane ir a lugares como Coréia do Sul, Israel e Reino Unido, enfrentando zumbis de todo tipo, e recolhendo fragmentos de conhecimento que irão ajudar na sobrevivência da espécie humana.
A produção de “Guerra Mundial Z” passou por diversas dificuldades: mudanças no roteiro, gravação de novas cenas, problemas com os efeitos especiais... Devido a todas essas alterações, o filme teve sua estreia adiada em mais de seis meses, com um orçamento de cerca de 200 milhões de dólares.
Com todos esses contratempos, era de se esperar que o filme fosse mais um lixo milionário, mas, o que se vê nas telas é um filme de ação incessante, com um roteiro bem amarrado, e efeitos especiais absolutamente fantásticos.
É visível a preocupação do estúdio em evitar cenas chocantes, de modo que nunca é mostrado um zumbi devorando alguém, ou mesmo alguma cena de ação mais violenta, mantendo o horror no nível subtendido.
Brad Pitt deixa de lado a figura de galã bonitão e encarna o pai de família consciente e preocupado, mostrando o seu amadurecimento como ator. O resto do elenco é muito diversificado, com pouco tempo de participação.
“Guerra Mundial Z” é um filme de ação para adolescentes e adultos, sem derrapar para o gore ou outras apelações, e sem dúvida é um dos melhores lançamentos de entretenimento do ano


Lançamentos em DVD/Blu-Ray

“O Voo”
 
Whip (Denzel Washington) está separado de sua esposa e filho, é um experiente piloto da aviação comercial, mas tem sérios problemas com bebidas e drogas. Certo dia, ele acabou salvando a vida de diversas pessoas quando a aeronave que pilotava apresentou uma pane, mas sua frieza e conhecimento permitiu que uma aterrissagem, praticamente, impossível acontecesse. Agora, apesar de ser considerado um herói por muitos e contar com o apoio de amigos, ele se vê diante do jogo de empurra na busca pelos culpados da queda e das mortes ocorridas. É quando seus erros e escolhas do passado passam a ser decisivos para definir o que ele irá fazer de seu futuro. O disco traz o filme com formato de tela widescreen anamórfico e áudio em DD 5.1. (T.O.: “Flight”).

“O Amante da Rainha”

Século XVIII. Caroline Mathilde (Alicia Vikander) é uma jovem britânica que se torna rainha da Dinamarca após se casar com o insano rei Christian VII (Mikkel Boe Folsgaard). Em viagem pela Europa, a saúde mental do monarca piora a cada dia e um acompanhamento médico torna-se necessário. O alemão Johann Struensee (Mads Mikkelsen) é escolhido e rapidamente conquista a confiança do rei, tornando-se seu confidente e principal conselheiro. Promovido a médico da corte, Struensee também se aproxima cada vez mais de Caroline. Aproveitando-se da fragilidade de Christian, os dois assumem o poder do país e iniciam uma surpreendente reforma de inspiração iluminista. Disco com formato de tela widescreen e áudio DD 5.1. (T. O.: “En Kongelig Affære”)

“Minha Mãe é uma Viagem”

Andy Brewster (Seth Rogen) está prestes a realizar a viagem de seus sonhos pelo país. Depois de decidir dar início a sua aventura com uma rápida visita a mãe Joyce (Barbra Streisand), Andy se vê forçado a levá-la com na viagem. Por cenários sempre diferentes, ele constantemente se irrita com as artimanhas da mãe, porém, com o tempo, percebe que suas vidas têm mais em comum do que imaginava. Os conselhos de sua mãe podem acabar sendo exatamente aquilo que ele precisa. O disco traz o filme com formato de tela widescreen e áudio Dolby Digital 5.1. (T. O.: “The Guilt Trip”)

“Glória Feita de Sangue”

Em 1916, durante a Primeira Guerra Mundial, Mireau (George Meeker), um general francês, ordena um ataque suicida e como nem todos os seus soldados puderam se lançar ao ataque ele exige que sua artilharia ataque as próprias trincheiras. Mas não é obedecido neste pedido absurdo, então resolve pedir o julgamento e a execução de todo o regimento por se comportar covardemente no campo de batalha e assim justificar o fracasso de sua estratégia militar. Depois concorda que sejam cem soldados e finalmente é decido que três soldados serão escolhidos para servirem de exemplo, mas o coronel Dax (Kirk Douglas) não concorda e decide interceder de todas as formas para tentar suspender esta insana decisão. O disco traz o filme com formato de tela widescreen e áudio Dolby Digital 5.1. (T. O.: “Paths of Glory”)


Nenhum comentário: