Newton Ramalho
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O que está em cartaz
Chegamos ao dia de São
Pedro, o santo dos pescadores, primeiro papa, e padroeiro do Alecrim, dia de
reverência para alguns, e de folia para muitos. Na dúvida entre o sacro e o
profano, confira as estreias do final de semana, com a animação “A Era do Gelo 4” , o drama “Para Roma Com
Amor”, de Woody Allen, e o romance “As Idades do Amor”, na Sessão Cine Cult do
Cinemark. Continuam em cartaz “Sombras da Noite” (vejam na Sessão Filme da Semana), nova parceria de Tim Burton com
Johnny Depp, a comédia nacional “E Aí, Comeu?”, a ficção-científica
“Prometheus”, de Ridley Scott, e a animação “Madagascar 3 – Os Procurados.
Estreia 1: “A Era do Gelo 4”
Sempre em busca de sua cobiçada noz, o esquilo
Scrat provoca, sem querer, a separação dos continentes. A situação provoca
mudanças no terreno de vários locais, entre eles onde os amigos Manny (Ray
Romano/Diego Vilela), Diego (Denis Leary/Márcio Garcia) e Sid (John
Leguizamo/Tadeu Mello) estão alojados. Um terremoto faz com que o trio fique
preso em um iceberg, enquanto que Ellie (Queen Latifah/Carla Pompílio) e a
pequena Amora (Keke Palmer/Bruna Laynes) permanecem no continente. Em alto mar,
Manny promete que irá encontrá-las a qualquer custo, mas, para tanto, precisará
enfrentar perigosos piratas e o canto das sereias. A direção é de Steve Martino
e Mike Thurmeier. “A Era do Gelo 4”
estreia nesta sexta-feira, nas Salas 1, 2 e 6 do Cinemark, e nas Salas 4, 6 e 7
do Moviecom. Classificação indicativa livre. Cópias dubladas, em 2D e 3D. (T.O.:
“Ice Age: Continental Drift”)
Estreia 2: “Para Roma Com Amor”
“Para Roma Com Amor” é uma comédia romântica,
livremente baseada em 'Decamerão', uma saga literária que Giovanni Boccaccio
escreveu entre 1348 e 1353. Quatro casais, americanos e italianos, têm suas
histórias cruzadas ao longo da trama. Um casal americano (Woody Allen e Judy
Davis) viaja para Roma para conhecer a família do noivo de sua filha. Outra
história envolve Leopoldo (Roberto Benigni), um homem comum que é confundido
com uma estrela de cinema. Um terceiro episódio retrata um arquiteto da
Califórnia (Alec Baldwin) que visita a Itália com um grupo de amigos. Por
último, temos dois jovens recém-casados que se perdem pelas confusas ruas de
Roma. A direção é de Woody Allen. “Para Roma Com Amor” estreia nesta
sexta-feira, na Sala 5 do Cinemark, e na Sala 1 do Moviecom. Classificação
indicativa 12 anos.
Sessão Cine Cult: “As Idades do Amor”
Roberto (Riccardo Scarmacio) é um jovem
advogado ambicioso, que está prestes a se casar com Sara (Valeria Solarino). Ao
cuidar de uma desapropriação ele conhece a bela Micol (Laura Chiatti), que vem
de uma pequena vila da Toscana e balança seu coração. Nos últimos 25 anos Fabio
(Carlo Verdone) tem sido o marido perfeito. Ele é um apresentador de TV de
sucesso e, numa festa, conhece Eliana (Donatella Finocchiari). Eles passam a
noite juntos, mas o problema maior é que, no dia seguinte, ela se recusa a ir
embora. Adrian (Robert De Niro) é um professor de história da arte americano
que se mudou para Roma logo após se divorciar. Amigo de Augusto (Michele
Placido), o porteiro do prédio onde mora, ele passa a ter sua libido novamente
despertada graças a Viola (Monica Bellucci), a filha do colega. A direção é de Giovanni
Veronesi. “As Idades do Amor” será exibido na terça-feira e na quinta-feira, na
Sala 4 do Cinemark, na sessão de 21h00. Classificação indicativa 14 anos. (T.
O.: “Manuale d'Amore 3”)
Pré-Estreia: “O Espetacular Homem-Aranha”
Peter Parker (Andrew Garfield) é um rapaz tímido
e estudioso, que inicou há pouco tempo um namoro com a bela Gwen Stacy (Emma
Stone), sua colega de colégio. Ele vive com os tios, May (Sally Field) e Ben
(Martin Sheen), desde que foi deixado pelos pais, Richard (Campbell Scott) e
Mary (Embeth Davidtz). Certo dia, o jovem encontra uma misteriosa maleta que
pertenceu a seu pai. O artefato faz com que visite o laboratório do dr. Curt
Connors (Rhys Ifans) na Oscorp. Parker está em busca de respostas sobre o que
aconteceu com os pais, só que acaba entrando em rota de colisão com o perigoso
alter-ego de Connors, o vilão Lagarto. A direção é de Marc Webb. “O Espetacular
Homem-Aranha” será exibido na próxima quinta-feira, nas Salas 2 (dublado) e 7
(legendado) do Cinemark, na sessão de 23h55. Classificação indicativa dez anos.
(T. O.: “The Amazing Spider-Man”)
Filme da Semana:
“Sombras da Noite”
Se há um filme que parece ter
despertado reações de rejeição tanto de público quanto da crítica, é a mais
nova realização de Tim Burton, “Sombras da Noite”, estrelado por seu ator
favorito, Johnny Depp. Os argumentos são inúmeros, mas, se analisarmos com
calma, veremos que a decepção deve-se mais à expectativa dos espectadores do
que do filme em si.
A primeira dificuldade fica por
conta da classificação de gênero, já que o filme não pode ser enquadrado como
terror, comédia, suspense, policial, ou drama. O que seria, então? “Sombras da
Noite”, além de resgatar um obscuro seriado de televisão exibido entre 1966 e
1971, realizou uma divertida transgressão de todos os gêneros, sem se levar
muito a sério, o que é ótimo.
Num breve prólogo, vemos a família
Collins deixando a Inglaterra para fixar-se nos Estados Unidos, no estado do
Maine, onde montam uma próspera indústria pesqueira, e ajudam a criar uma
cidade, que leva o seu nome. O jovem Barnabas (Johnny Depp) cresce usufruindo
da fortuna e do poder do pai, mas, uma sombra o persegue desde a infância, na
forma da sensual Angelique (Eva Green).
Quando ele a rejeita de vez, Angelique
usa poderes de magia negra para matar os pais dele. E, quando ele se apaixona
pela jovem Josette Dupres (Bella Heathcote), Angélica fica possessa e enfeitiça
a moça, para que ela se jogue de um penhasco. Para completar a vingança, ela
transforma Barnabas em vampiro, e o aprisiona em um caixão, no qual ficará
confinado por quase dois séculos.
Nessa época, 1972, o mundo está bem
diferente do que Barnabas conhecera. Sua belíssima mansão está praticamente em
ruínas, o negócio de pesca está falido, e a família Collins hoje resume-se à
matriarca, Elizabeth (Michelle Pffeifer), a filha adolescente Carolyn (Chloë
Moretz), o cunhado Roger (Jonny Lee Miller), e o filho deste, David (Gulliver
McGrath).
A população da mansão é completada
com o faz-tudo Willie (Jackie Earle Haley), a esclerosada Sra Johnson, a pinguça
psiquiatra que cuida de David, Dra Julia Hoffman (Helena Bonham Carter), e a
recém chegada preceptora do menino, Victoria (Bella Heathcote).
Esse grupo de pessoas tão díspares
mal se suportam debaixo do mesmo teto. Quando Barnabas chega, pronto para retomar
o controle de sua família, é confundido por Elizabeth como mais um charlatão.
Quando, porém, ele lhe revela o tesouro oculto que estava o tempo todo na casa,
ela começa a acreditar que ele é quem diz ser.
Mas, a vida de Barnabas não será
nada fácil. A cidade é dominada pela poderosa Angie, que domina com mão de
ferro toda a indústria pesqueira da Costa Leste. Na verdade, Angie é a própria
Angelique, que utiliza os seus poderes de bruxa para manter-se sempre jovem e
bonita.
Se Angelique ainda exerce uma
poderosa atração sobre Barnabas, ele reconhece em Victoria a sua amada Josette,
e devota a ela todo o seu amor. Mais uma vez, ele entrará em confronto com
Angelique, nessa alucinante relação de amor e ódio, e que não terminará sem que
um dos dois sobreviva.
Como disse anteriormente, o filme
não se leva a sério, e se o espectador fizer o mesmo, vai se divertir bastante.
Se num filme de vampiros tradicionais eles não podem sair à luz do dia, na
série Crepúsculo eles brilham mais do destaque de escola de samba. Aqui,
Barnabas chega a incendiar-se numa réstia de sol, mas, participa de eventos
diurnos, embora pareça a personificação do Michael Jackson.
É pena que algumas piadas se percam
na tradução, como na cena em que a personagem de Chloë Moretz pergunta a
Barnabas se ele está sob efeito de drogas (“stoned”), e ele diz que muitas
pessoas atiraram pedras nele (também “stoned”).
Algumas referências mais clássicas
também estão presentes, como a levantada do caixão de “Nosferatu”, ou a mão do
vampiro empurrando a laje sobre a tumba, remetendo aos filmes de terror da
Hammer. Aliás, uma belíssima homenagem aos filmes clássicos de vampiros foi a
participação de Christopher Lee, que já viveu Drácula mais de uma vez.
Outra coisa curiosa foi a escolha
da data “futura” para 1972, já que a maioria dos espectadores que irão aos
cinemas nem era nascida neste ano. Mas, essa data representa não só uma ruptura
com o passado para Barnabas, como também para a maioria das pessoas daquela
época, já que foi um momento de grandes transformações no mundo.
Tim Burton é famoso por seus filmes
extravagantes, com personagens estranhos, e talvez por isso mesmo tenha se dado
tão bem com Johnny Depp, com quem já fez oito filmes, e a sua própria mulher,
Helena Bonham Carter, a inesquecível Bellatrix de Harry Potter.
O resto do elenco está muito bem,
principalmente Michelle Pffeifer, em um dos mais contidos papéis de sua
carreira. Destaque também para Chloë Moretz, que despontou em “A Invenção de
Hugo Cabret”, e faz uma divertida versão da jovem rebelde dos anos 70.
“Sombras da Noite” não é indicado
para todos os públicos, principalmente o infantil, mas, é um filme divertido,
para quem gosta de coisa um pouco fora do padrão da normalidade.
(Título original: “Dark Shadows”)
Lançamentos em DVD/Blu-Ray
“A Invenção de Hugo Cabret”
Hugo Cabret (Asa Butterfield) é um
menino de 12 anos que vive escondido em uma estação de trem na Paris dos anos
30, onde cuida da manutenção de gigantescos relógios, função anteriormente
exercida por seu tio desaparecido. À noite, usando peças de brinquedos que ele
furta de uma loja da estação, o menino tenta consertar um autômato, única
lembrança que herdou do pai, para desvendar um enigma. Seus planos, porém,
correm perigo quando ele é descoberto pelo dono da loja e pela curiosa Isabelle
(Chloë Moretz). Disco com formato de tela widescreen anamórfico e áudio em DD
5.1. (T. O.: Hugo)
“Entre Segredos e Mentiras”
1971. David Marks (Ryan Gosling) é
filho de um influente empresário, Sanford Marks (Frank Langella), mas nada quer
com as empresas da família. Ele conhece e posteriormente se casa com Katie Mars
(Kirsten Dunst), com quem abre uma loja de produtos orgânicos em uma cidade no
interior dos Estados Unidos. O problema é que David não se sustenta e ainda
depende da mesada da família. Um dia, ao receber a visita do pai, David recebe
uma nova proposta para trabalhar em Nova York. Desta vez acompanhada com uma ameaça
velada, de que Katie pode abandoná-lo caso mantenha o atual nível de vida.
Temendo perdê-la, ele aceita o emprego e ambos se mudam mais uma vez. É o
início dos problemas de relacionamento entre David e Katie, já que ele passa a
querer agradá-la de todas as formas, mesmo que isto o torne infeliz. O disco
traz o filme com formato de tela widescreen anamórfico e áudio em Dolby Digital 5.1.
(T.O.: “All Good Things”).
“Um Método Perigoso”
Dirigido pelo cultuado David
Cronenberg, o longa é uma mostra de como a relação entre Carl Jung (Michael
Fassbender) e Sigmund Freud (Viggo Mortensen) faz nascer a psicanálise. A
história se baseia na peça The Talking Cure, de Christopher Hampton, que
romanceia fatos e acompanha a relação dos pais da psicanálise, Jung e Freud,
com a russa Sabina Spielrein (Keira Knightley), uma das primeiras mulheres
psicanalistas da história, que foi paciente no hospital onde Jung trabalhava, em Zurique. O filme foi
exibido em primeira mão no Festival de Veneza de 2011 e conquistou uma
indicação ao Globo de Ouro de Melhor Ator Coadjuvante para Mortensen. O disco traz o filme com formato de tela widescreen
anamórfico e áudio Dolby Digital 5.1. (T.O.: “A Dangerous Method”).
“A Festa de Babette”
Duas adolescentes vivem com o pai,
um rigoroso pastor luterano, em um pequeno vilarejo da costa dinamarquesa. Em
uma noite de 1871, bate à sua porta uma parisiense pedindo refúgio - Babette,
que foge da repressão à Comuna de Paris e se oferece para ser a cozinheira e
faxineira da família. Muitos anos depois, ainda trabalhando na casa, ela recebe
a notícia de que ganhara uma fortuna numa loteria em Paris. Em vez de voltar
à terra natal, resolve ficar e gastar o dinheiro em um autêntico jantar francês
que oferece à comunidade, aproveitando para comemorar o centésimo aniversário
do pastor. Disco com formato de tela cheia,
e som Dolby Digital 2.0. (T.O.: “Babettes Gæstebud”).
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