quinta-feira, 28 de junho de 2012

Coluna Claquete – 29 de junho de 2012


  

Newton Ramalho

 

colunaclaquete@gmail.comwww.colunaclaquete.blogspot.com  - @colunaclaquete


 

O que está em cartaz

Chegamos ao dia de São Pedro, o santo dos pescadores, primeiro papa, e padroeiro do Alecrim, dia de reverência para alguns, e de folia para muitos. Na dúvida entre o sacro e o profano, confira as estreias do final de semana, com a animação “A Era do Gelo 4”, o drama “Para Roma Com Amor”, de Woody Allen, e o romance “As Idades do Amor”, na Sessão Cine Cult do Cinemark. Continuam em cartaz “Sombras da Noite” (vejam na Sessão Filme da Semana), nova parceria de Tim Burton com Johnny Depp, a comédia nacional “E Aí, Comeu?”, a ficção-científica “Prometheus”, de Ridley Scott, e a animação “Madagascar 3 – Os Procurados.

 

Estreia 1: “A Era do Gelo 4


Sempre em busca de sua cobiçada noz, o esquilo Scrat provoca, sem querer, a separação dos continentes. A situação provoca mudanças no terreno de vários locais, entre eles onde os amigos Manny (Ray Romano/Diego Vilela), Diego (Denis Leary/Márcio Garcia) e Sid (John Leguizamo/Tadeu Mello) estão alojados. Um terremoto faz com que o trio fique preso em um iceberg, enquanto que Ellie (Queen Latifah/Carla Pompílio) e a pequena Amora (Keke Palmer/Bruna Laynes) permanecem no continente. Em alto mar, Manny promete que irá encontrá-las a qualquer custo, mas, para tanto, precisará enfrentar perigosos piratas e o canto das sereias. A direção é de Steve Martino e Mike Thurmeier. “A Era do Gelo 4” estreia nesta sexta-feira, nas Salas 1, 2 e 6 do Cinemark, e nas Salas 4, 6 e 7 do Moviecom. Classificação indicativa livre. Cópias dubladas, em 2D e 3D. (T.O.: “Ice Age: Continental Drift”)

Estreia 2: “Para Roma Com Amor


“Para Roma Com Amor” é uma comédia romântica, livremente baseada em 'Decamerão', uma saga literária que Giovanni Boccaccio escreveu entre 1348 e 1353. Quatro casais, americanos e italianos, têm suas histórias cruzadas ao longo da trama. Um casal americano (Woody Allen e Judy Davis) viaja para Roma para conhecer a família do noivo de sua filha. Outra história envolve Leopoldo (Roberto Benigni), um homem comum que é confundido com uma estrela de cinema. Um terceiro episódio retrata um arquiteto da Califórnia (Alec Baldwin) que visita a Itália com um grupo de amigos. Por último, temos dois jovens recém-casados que se perdem pelas confusas ruas de Roma. A direção é de Woody Allen. “Para Roma Com Amor” estreia nesta sexta-feira, na Sala 5 do Cinemark, e  na Sala 1 do Moviecom. Classificação indicativa 12 anos.

Sessão Cine Cult: “As Idades do Amor


Roberto (Riccardo Scarmacio) é um jovem advogado ambicioso, que está prestes a se casar com Sara (Valeria Solarino). Ao cuidar de uma desapropriação ele conhece a bela Micol (Laura Chiatti), que vem de uma pequena vila da Toscana e balança seu coração. Nos últimos 25 anos Fabio (Carlo Verdone) tem sido o marido perfeito. Ele é um apresentador de TV de sucesso e, numa festa, conhece Eliana (Donatella Finocchiari). Eles passam a noite juntos, mas o problema maior é que, no dia seguinte, ela se recusa a ir embora. Adrian (Robert De Niro) é um professor de história da arte americano que se mudou para Roma logo após se divorciar. Amigo de Augusto (Michele Placido), o porteiro do prédio onde mora, ele passa a ter sua libido novamente despertada graças a Viola (Monica Bellucci), a filha do colega. A direção é de Giovanni Veronesi. “As Idades do Amor” será exibido na terça-feira e na quinta-feira, na Sala 4 do Cinemark, na sessão de 21h00. Classificação indicativa 14 anos. (T. O.: “Manuale d'Amore 3”)

Pré-Estreia: “O Espetacular Homem-Aranha


Peter Parker (Andrew Garfield) é um rapaz tímido e estudioso, que inicou há pouco tempo um namoro com a bela Gwen Stacy (Emma Stone), sua colega de colégio. Ele vive com os tios, May (Sally Field) e Ben (Martin Sheen), desde que foi deixado pelos pais, Richard (Campbell Scott) e Mary (Embeth Davidtz). Certo dia, o jovem encontra uma misteriosa maleta que pertenceu a seu pai. O artefato faz com que visite o laboratório do dr. Curt Connors (Rhys Ifans) na Oscorp. Parker está em busca de respostas sobre o que aconteceu com os pais, só que acaba entrando em rota de colisão com o perigoso alter-ego de Connors, o vilão Lagarto. A direção é de Marc Webb. “O Espetacular Homem-Aranha” será exibido na próxima quinta-feira, nas Salas 2 (dublado) e 7 (legendado) do Cinemark, na sessão de 23h55. Classificação indicativa dez anos. (T. O.: “The Amazing Spider-Man”)


Filme da Semana: “Sombras da Noite”

Se há um filme que parece ter despertado reações de rejeição tanto de público quanto da crítica, é a mais nova realização de Tim Burton, “Sombras da Noite”, estrelado por seu ator favorito, Johnny Depp. Os argumentos são inúmeros, mas, se analisarmos com calma, veremos que a decepção deve-se mais à expectativa dos espectadores do que do filme em si.
A primeira dificuldade fica por conta da classificação de gênero, já que o filme não pode ser enquadrado como terror, comédia, suspense, policial, ou drama. O que seria, então? “Sombras da Noite”, além de resgatar um obscuro seriado de televisão exibido entre 1966 e 1971, realizou uma divertida transgressão de todos os gêneros, sem se levar muito a sério, o que é ótimo.
Num breve prólogo, vemos a família Collins deixando a Inglaterra para fixar-se nos Estados Unidos, no estado do Maine, onde montam uma próspera indústria pesqueira, e ajudam a criar uma cidade, que leva o seu nome. O jovem Barnabas (Johnny Depp) cresce usufruindo da fortuna e do poder do pai, mas, uma sombra o persegue desde a infância, na forma da sensual Angelique (Eva Green).
Quando ele a rejeita de vez, Angelique usa poderes de magia negra para matar os pais dele. E, quando ele se apaixona pela jovem Josette Dupres (Bella Heathcote), Angélica fica possessa e enfeitiça a moça, para que ela se jogue de um penhasco. Para completar a vingança, ela transforma Barnabas em vampiro, e o aprisiona em um caixão, no qual ficará confinado por quase dois séculos.
Nessa época, 1972, o mundo está bem diferente do que Barnabas conhecera. Sua belíssima mansão está praticamente em ruínas, o negócio de pesca está falido, e a família Collins hoje resume-se à matriarca, Elizabeth (Michelle Pffeifer), a filha adolescente Carolyn (Chloë Moretz), o cunhado Roger (Jonny Lee Miller), e o filho deste, David (Gulliver McGrath).
A população da mansão é completada com o faz-tudo Willie (Jackie Earle Haley), a esclerosada Sra Johnson, a pinguça psiquiatra que cuida de David, Dra Julia Hoffman (Helena Bonham Carter), e a recém chegada preceptora do menino, Victoria (Bella Heathcote).
Esse grupo de pessoas tão díspares mal se suportam debaixo do mesmo teto. Quando Barnabas chega, pronto para retomar o controle de sua família, é confundido por Elizabeth como mais um charlatão. Quando, porém, ele lhe revela o tesouro oculto que estava o tempo todo na casa, ela começa a acreditar que ele é quem diz ser.
Mas, a vida de Barnabas não será nada fácil. A cidade é dominada pela poderosa Angie, que domina com mão de ferro toda a indústria pesqueira da Costa Leste. Na verdade, Angie é a própria Angelique, que utiliza os seus poderes de bruxa para manter-se sempre jovem e bonita.
Se Angelique ainda exerce uma poderosa atração sobre Barnabas, ele reconhece em Victoria a sua amada Josette, e devota a ela todo o seu amor. Mais uma vez, ele entrará em confronto com Angelique, nessa alucinante relação de amor e ódio, e que não terminará sem que um dos dois sobreviva.
Como disse anteriormente, o filme não se leva a sério, e se o espectador fizer o mesmo, vai se divertir bastante. Se num filme de vampiros tradicionais eles não podem sair à luz do dia, na série Crepúsculo eles brilham mais do destaque de escola de samba. Aqui, Barnabas chega a incendiar-se numa réstia de sol, mas, participa de eventos diurnos, embora pareça a personificação do Michael Jackson.
É pena que algumas piadas se percam na tradução, como na cena em que a personagem de Chloë Moretz pergunta a Barnabas se ele está sob efeito de drogas (“stoned”), e ele diz que muitas pessoas atiraram pedras nele (também “stoned”).
Algumas referências mais clássicas também estão presentes, como a levantada do caixão de “Nosferatu”, ou a mão do vampiro empurrando a laje sobre a tumba, remetendo aos filmes de terror da Hammer. Aliás, uma belíssima homenagem aos filmes clássicos de vampiros foi a participação de Christopher Lee, que já viveu Drácula mais de uma vez.
Outra coisa curiosa foi a escolha da data “futura” para 1972, já que a maioria dos espectadores que irão aos cinemas nem era nascida neste ano. Mas, essa data representa não só uma ruptura com o passado para Barnabas, como também para a maioria das pessoas daquela época, já que foi um momento de grandes transformações no mundo.
Tim Burton é famoso por seus filmes extravagantes, com personagens estranhos, e talvez por isso mesmo tenha se dado tão bem com Johnny Depp, com quem já fez oito filmes, e a sua própria mulher, Helena Bonham Carter, a inesquecível Bellatrix de Harry Potter.
O resto do elenco está muito bem, principalmente Michelle Pffeifer, em um dos mais contidos papéis de sua carreira. Destaque também para Chloë Moretz, que despontou em “A Invenção de Hugo Cabret”, e faz uma divertida versão da jovem rebelde dos anos 70.
“Sombras da Noite” não é indicado para todos os públicos, principalmente o infantil, mas, é um filme divertido, para quem gosta de coisa um pouco fora do padrão da normalidade.
(Título original: “Dark Shadows”)


Lançamentos em DVD/Blu-Ray

“A Invenção de Hugo Cabret”

Hugo Cabret (Asa Butterfield) é um menino de 12 anos que vive escondido em uma estação de trem na Paris dos anos 30, onde cuida da manutenção de gigantescos relógios, função anteriormente exercida por seu tio desaparecido. À noite, usando peças de brinquedos que ele furta de uma loja da estação, o menino tenta consertar um autômato, única lembrança que herdou do pai, para desvendar um enigma. Seus planos, porém, correm perigo quando ele é descoberto pelo dono da loja e pela curiosa Isabelle (Chloë Moretz). Disco com formato de tela widescreen anamórfico e áudio em DD 5.1. (T. O.: Hugo)

“Entre Segredos e Mentiras”

1971. David Marks (Ryan Gosling) é filho de um influente empresário, Sanford Marks (Frank Langella), mas nada quer com as empresas da família. Ele conhece e posteriormente se casa com Katie Mars (Kirsten Dunst), com quem abre uma loja de produtos orgânicos em uma cidade no interior dos Estados Unidos. O problema é que David não se sustenta e ainda depende da mesada da família. Um dia, ao receber a visita do pai, David recebe uma nova proposta para trabalhar em Nova York. Desta vez acompanhada com uma ameaça velada, de que Katie pode abandoná-lo caso mantenha o atual nível de vida. Temendo perdê-la, ele aceita o emprego e ambos se mudam mais uma vez. É o início dos problemas de relacionamento entre David e Katie, já que ele passa a querer agradá-la de todas as formas, mesmo que isto o torne infeliz. O disco traz o filme com formato de tela widescreen anamórfico e áudio em Dolby Digital 5.1. (T.O.: “All Good Things”).

“Um Método Perigoso”
 
Dirigido pelo cultuado David Cronenberg, o longa é uma mostra de como a relação entre Carl Jung (Michael Fassbender) e Sigmund Freud (Viggo Mortensen) faz nascer a psicanálise. A história se baseia na peça The Talking Cure, de Christopher Hampton, que romanceia fatos e acompanha a relação dos pais da psicanálise, Jung e Freud, com a russa Sabina Spielrein (Keira Knightley), uma das primeiras mulheres psicanalistas da história, que foi paciente no hospital onde Jung trabalhava, em Zurique. O filme foi exibido em primeira mão no Festival de Veneza de 2011 e conquistou uma indicação ao Globo de Ouro de Melhor Ator Coadjuvante para Mortensen.  O disco traz o filme com formato de tela widescreen anamórfico e áudio Dolby Digital 5.1. (T.O.: “A Dangerous Method”).

“A Festa de Babette”

Duas adolescentes vivem com o pai, um rigoroso pastor luterano, em um pequeno vilarejo da costa dinamarquesa. Em uma noite de 1871, bate à sua porta uma parisiense pedindo refúgio - Babette, que foge da repressão à Comuna de Paris e se oferece para ser a cozinheira e faxineira da família. Muitos anos depois, ainda trabalhando na casa, ela recebe a notícia de que ganhara uma fortuna numa loteria em Paris. Em vez de voltar à terra natal, resolve ficar e gastar o dinheiro em um autêntico jantar francês que oferece à comunidade, aproveitando para comemorar o centésimo aniversário do pastor.  Disco com formato de tela cheia, e som Dolby Digital 2.0. (T.O.: “Babettes Gæstebud”).

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