Newton Ramalho
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O que está em cartaz
Enquanto as fogueiras e
fogos não são acesos, dá tempo de conferir a boa fase da programação nos
cinemas. Neste final de semana, as estreias são a animação “Madagascar 3 – Os
Procurados”, o sensível drama francês “O Porto”, na Sessão Cine Cult do
Cinemark, e a pré-estreia da ficção-científica “Prometheus”, de Ridley Scott.
Continuam em cartaz a aventura “Branca de Neve e o Caçador” (vejam na Sessão Filme da Semana), com Kristen Stewart, a ficção “Homens
de Preto 3”, com Will Smith e Tommy Lee Jones, e a ação “Os Vingadores – The
Avengers”. Nas programações exclusivas, o Moviecom mantém o drama nacional
“Paraísos Artificiais”.
Estreia 1: “Madagascar 3 – Os Procurados”
Os amigos Alex (Ben Stiller/Alexandre Moreno),
Marty (Chris Rock/Felipe Grinnan), Melman (David Schwimmer/Ricardo Juarez),
Gloria (Jada Pinkett Smith/Heloísa Périssé), rei Julien (Sacha Baron Cohen/Guilherme
Briggs) e os pinguins deixam o continente africano rumo à Europa. Eles vão parar
em Mônaco, onde passam a ser perseguidos pela capitã Chantal Dubois (Frances
McDormand/Monica Rossi), uma obcecada agente de controle animal. Em plena fuga,
o grupo encontra abrigo em um circo em crise. Logo, eles passam a ajudá-lo,
iniciando um processo de revitalização que poderá levá-los a uma turnê nos
Estados Unidos e, consequentemente, de volta para casa. A direção é de Eric
Darnell, Tom McGrath, e Conrad Vernon. “Madagascar 3 – Os Procurados” estreia
nesta sexta-feira, nas Salas 1, 2 e 6 do Cinemark, e nas Salas 1, 4 e 6 do
Moviecom. Classificação indicativa livre. Cópias dubladas e legendadas, em 2D e
3D.
(T.O.:
“Madagascar 3: Europe's Most Wanted”)
Pré-Estreia: “Prometheus”
Uma equipe de exploradores descobre novos
indícios sobre as origens da humanidade na Terra, levando-os a uma aventura
impressionante pelas partes mais sombrias do universo. Eles deverão vencer uma
batalha cruel para salvar o futuro da raça humana. O nome do filme, Prometheus,
é também o nome da aeronave utilizada por um grupo seleto de pessoas para
investigar os fragmentos do "DNA alienígena". Esta aventura baseia-se
no ponto de partida de “Alien – O 8º Passageiro”, outra ficção científica de 1979,
do mesmo Ridley Scott, e que se passa quase inteiramente no espaço. No elenco
estão Charlize Theron, Noomi Rapace, Michael Fassbender, Idris Elba e Guy
Pearce. “Prometheus” terá pré-estreia neste final de semana, na Sala 6 do
Cinemark, na sessão de 22h10. Classificação
indicativa 14 anos. Exibição em 3D.
(T.O.: “Prometheus”)
Sessão Cine Cult: “O Porto”
"O Porto" conta a história de Marcel
Marx (André Wilms), um escritor aposentado que se exilou voluntariamente na
cidade portuária de Le Havre, onde exerce a profissão de engraxate de sapatos.
Ele abandonou toda e qualquer ambição literária e vive em um mundo reduzido,
formado pelo restaurante da esquina, seu trabalho e sua esposa Arletty (Katy
Outinen). Inesperadamente, o destino coloca bruscamente em seu caminho um jovem
imigrante africano ao mesmo tempo em que sua esposa fica gravemente doente.
Novamente Marcel deve combater o muro frio da indiferença humana para tentar
ajudar o jovem imigrante. A direção é de Aki Kaurismäki. “O Porto” será exibido
na terça-feira e na quinta-feira, na Sala 4 do Cinemark, na sessão de 17h50. Classificação indicativa 16 anos.
(T.O.: “Le Havre”)
Filme da Semana:
“Branca de Neve e o Caçador”
A história da Branca de Neve,
originária da tradição oral alemã, ganhou inúmeras versões e adaptações ao
longo dos séculos, e continua, nos dias atuais, a inspirar novas manifestações,
principalmente nas telas dos cinemas. A versão mais recente é “Branca de Neve e
o Caçador”, que estreou recentemente em nossas salas.
Ao contrário de outros contos de fadas, cujas
primeiras versões eram assustadoras e serviam como exemplos das consequências
de atitudes erradas, Branca de Neve pode ter sido originada na Idade Média,
mantendo-se viva graças à tradição oral, tendo sido publicada pela primeira vez
no início do século 19, pelos Irmãos Grimm, entre os anos de 1812 e 1822, num
livro com vários outras fábulas, intitulado Contos de Fada para Crianças e
Adultos.
Com o advento do cinema, muitas
versões foram feitas, a primeira delas em 1902, mais de cem anos atrás. Existem
dezenas de referências à personagem em diversos filmes, alguns bem exóticos
como “Branca de Neve: Um Conto de Terror”, com Sigourney Weaver, ou comédias
eróticas como “As Histórias Que Nossas Babás Não Contavam” e a animação
francesa “Blanche Neige, La Suite”.
Mas, a versão mais famosa, sem
dúvida é “Branca de Neve e os Sete Anões”, da Disney, de 1937, o desenho
animado que projetou os Estúdios Disney mundialmente, e cujas imagens são as
que mais estão ligadas à dos personagens.
Ao contrário de “Espelho, Espelho
Meu”, outra versão da história levada às telas este ano na forma de comédia,
“Branca de Neve e o Caçador” optou por um caminho mais diverso, resgatando um
pouco do tom sombrio original, e mesclando-o com muitas cenas de ação e efeitos
visuais, características bem aceitas pelo público atual.
No início do filme, conhecemos a
origem da Branca de Neve, quando sua mãe fura o dedo no espinho de uma rosa que
resistia ao frio do inverno, e deseja que ela seja bela e corajosa como aquela
rosa.
Branca de Neve nasce linda e muito
querida, mas, sua mãe morre quando ela era ainda criança. Mesmo mortificado
pela dor, o Rei precisa defender o reino de um misterioso exército que invade a
Floresta Proibida, devastando tudo à sua volta. Após derrotar o exército
invasor, o Rei encontra uma prisioneira, a bela Ravenna (Charlize Theron), por
quem se apaixona à primeira vista e propõe casamento.
Mas, tudo não passa de um engodo.
Ravenna assassina o Rei e abre os portões para a entrada de seu exército,
comandado por seu irmão. Dominada por seu desejo de manter-se sempre jovem e
bela, Ravenna consome todas as energias ao seu redor, transformando o reino em
uma terra inóspita, e os súditos em pessoas egoístas e más.
A beleza da rainha é mantida graças
a uma magia negra, que faz com que ela roube – literalmente – a juventude das outras
mulheres. Quando ela descobre que a magia pode tornar-se permanente, se ela
devorar o coração de Branca de Neve (Kristen Stewart), ela não hesita em mandar
matá-la.
Mas, a moça consegue escapar,
rumando em direção à misteriosa floresta que todos temem, até os mais corajosos
soldados da Rainha. Ela decide, então, recorrer ao único homem que se sabia que
havia entrado – e saído com vida – da tal floresta. Esse homem era o Caçador
(Chris Hemsworth), um homem amargurado pela morte da esposa, pela qual ele se
culpa.
Iludido pela falsa promessa que sua
mulher seria trazida de volta do mundo dos mortos, o Caçador concorda em caçar
a Branca de Neve. Mas, quando descobre que fora enganado, ele decide ajudá-la a
encontrar refúgio nas terras do Duque Hammond (Vincent Regan), cujo filho,
William (Sam Claflim) fora amigo de infância da moça.
Enquanto são caçados pelos homens
da Rainha, Branca de Neve e o Caçador precisam se entender com os sete anões,
salteadores que viviam escondidos na Floresta. Arredios e desconfiados, os
pequeninos descobrem que Branca de Neve é uma pessoa especial quando ao levam
ao seu refúgio, um lugar mágico escolhido pelas fadas para viver.
Mas, a Rainha não desiste, e não
haverá paz enquanto uma das duas for viva. Tudo parece favorecer Ravenna, que
usa de um ardil para fazer Branca de Neve comer uma maçã envenenada. Será o fim
para ela e todos os que sonham uma vida melhor?
Embora tenha respeitado muitos
elementos da história original, “Branca de Neve e o Caçador” explora muitos
outros ângulos, lembrando filmes épicos de cavalaria, além das inúmeras cenas
de ação e lutas, com belas imagens das cavalgadas à beira mar, além de quebrar
um pouco o paradigma do príncipe encantado.
Kristen Stewart consegue sair um
pouco da heroína insossa de “Crepúsculo”, enquanto Charlize Theron faz uma
Rainha Má absolutamente magistral. Chris Hemsworth, que teve atuações
inexpressivas em “Thor” e “Os Vingadores – The Avengers”, pôde usar mais sua
capacidade cênica, dando credibilidade ao seu personagem.
“Branca de Neve e o Caçador” é um
filme mais indicado ao público juvenil e adulto, em função das cenas de
violência.
(Título
original: “Snow White and the Huntsman”)
Eventos
“Nove Rainhas” no Ciclo America Latina no Cinema
Na próxima semana, o projeto
América Latina no Cinema, realização da UFRN e UERN, promoverá mais uma
exibição, desta vez com a produção argentina “Nove Rainhas”, dirigido por Fabián
Bielinsky. Marcos (Ricardo Darín) e Juan (Gastón Pauls) são dois picaretas que
estão prestes a dar o golpe de suas vidas. O problema é que, a cada passo que
dão encontram novos ladrões e farsantes, sendo que não poderão confiar em
ninguém, nem mesmo um no outro. A exibição será na Biblioteca Central Zila
Mamede (UFRN), na terça-feira, dia 12/06, às 18.30 h. Depois do filme, como
sempre, sorteio de brindes e debate. (T.O.: “Nueve Reinas”)
Lançamentos em DVD/Blu-Ray
“O Despertar”
1921, pouco após a Primeira Guerra
Mundial. Assombrada pela morte de seu noivo, Florence Cathcart (Rebecca Hall)
resolveu dedicar sua vida a investigar supostos casos paranormais, usando a
lógica para explicá-los. Ela aceita o convite para ir a uma escola onde um
garoto foi encontrado morto e, segundo rumores, seu fantasma assombra o local.
Logo ela começa a buscar evidências científicas que expliquem a situação, só
que suas descobertas aos poucos colocam em dúvida tudo o que sabe até então. A
direção é de Nick Murphy. Disco com formato de tela widescreen anamórfico e
áudio em DTS-HD, e, como Extras, Making Of. (T.O.: “The Awakening”).
“Margin Call – O Dia Antes do
Fim”
A trama envolve funcionários de uma
empresa de investimento durante um período de 24 horas, na fase inicial da
crise financeira de 2008. Quando o analista de operações Peter Sullivan acessa
informações que podem revelar a queda da empresa, uma montanha russa de
decisões financeiras e morais empurra a vida de todos os envolvidos para a
beira de um desastre. Com Kevin Spacey, Paul Bettany,
Jeremy Irons, Demi Moore, e Stanley Tucci. O disco traz o filme com formato de tela widescreen anamórfico
e áudio em Dolby Digital
5.1. (T.O.: “Margin Call”).
“A Águia Pousou”
John Sturges dirige esta magnífica
adaptação do thriller de Jack Higgins sobre a tentativa de sequestro de Winston
Churchill pelo alto comando alemão durante a Segunda Guerra Mundial. Quando foi
descoberto que em novembro de 1943 o Primeiro Ministro havia programado passar
um fim de semana em Norfolk, interior da Inglaterra, os alemães elaboram um
audacioso plano para sequestrá-lo. Os coronéis Max Radl (Robert Duvall), Kurt
Steiner (Michael Caine) e Liam Devlin (Donald Sutherland) levam suas tropas de
a uma pequena cidade próxima de Norfolk, disfarçados de soldados poloneses. O
plano era perfeito. Ele só não era capaz de prever uma paixão no meio da
operação. O disco traz o filme com formato de tela widescreen e áudio Dolby
Digital 5.1. (T.O.: “The Eagle Has Landed”).
“A Estalagem Vermelha”
Um grupo de viajantes, entre eles
um monge, se hospeda em uma pequena pousada. Durante uma confissão, a dona diz
ao monge que ela e o marido costumam envenenar os hóspedes para roubá-los, e
ele agora terá que ajudar a salvar seus companheiros, sem poder revelar o que
ouviu. Inspirado num conto de Honoré de Balzac, por sua vez baseado em fatos
reais. A direção é de Claude Autant-Lara. Disco com formato de tela standard, e
som Dolby Digital, e, como Extras, Ficha Técnica, Biografia, Galeria de Fotos,
e Catálogo Digital Cult Classic. (T.O.: “L’auberge Rouge”).
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