quarta-feira, 6 de junho de 2012

Coluna Claquete – 08 de junho de 2012


  

Newton Ramalho

 

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O que está em cartaz

Enquanto as fogueiras e fogos não são acesos, dá tempo de conferir a boa fase da programação nos cinemas. Neste final de semana, as estreias são a animação “Madagascar 3 – Os Procurados”, o sensível drama francês “O Porto”, na Sessão Cine Cult do Cinemark, e a pré-estreia da ficção-científica “Prometheus”, de Ridley Scott. Continuam em cartaz a aventura “Branca de Neve e o Caçador” (vejam na Sessão Filme da Semana), com Kristen Stewart, a ficção “Homens de Preto 3”, com Will Smith e Tommy Lee Jones, e a ação “Os Vingadores – The Avengers”. Nas programações exclusivas, o Moviecom mantém o drama nacional “Paraísos Artificiais”.

 

 

Estreia 1: “Madagascar 3 – Os Procurados


Os amigos Alex (Ben Stiller/Alexandre Moreno), Marty (Chris Rock/Felipe Grinnan), Melman (David Schwimmer/Ricardo Juarez), Gloria (Jada Pinkett Smith/Heloísa Périssé), rei Julien (Sacha Baron Cohen/Guilherme Briggs) e os pinguins deixam o continente africano rumo à Europa. Eles vão parar em Mônaco, onde passam a ser perseguidos pela capitã Chantal Dubois (Frances McDormand/Monica Rossi), uma obcecada agente de controle animal. Em plena fuga, o grupo encontra abrigo em um circo em crise. Logo, eles passam a ajudá-lo, iniciando um processo de revitalização que poderá levá-los a uma turnê nos Estados Unidos e, consequentemente, de volta para casa. A direção é de Eric Darnell, Tom McGrath, e Conrad Vernon. “Madagascar 3 – Os Procurados” estreia nesta sexta-feira, nas Salas 1, 2 e 6 do Cinemark, e nas Salas 1, 4 e 6 do Moviecom. Classificação indicativa livre. Cópias dubladas e legendadas, em 2D e 3D.
(T.O.: “Madagascar 3: Europe's Most Wanted”)

 

Pré-Estreia: “Prometheus


Uma equipe de exploradores descobre novos indícios sobre as origens da humanidade na Terra, levando-os a uma aventura impressionante pelas partes mais sombrias do universo. Eles deverão vencer uma batalha cruel para salvar o futuro da raça humana. O nome do filme, Prometheus, é também o nome da aeronave utilizada por um grupo seleto de pessoas para investigar os fragmentos do "DNA alienígena". Esta aventura baseia-se no ponto de partida de “Alien – O 8º Passageiro”, outra ficção científica de 1979, do mesmo Ridley Scott, e que se passa quase inteiramente no espaço. No elenco estão Charlize Theron, Noomi Rapace, Michael Fassbender, Idris Elba e Guy Pearce. “Prometheus” terá pré-estreia neste final de semana, na Sala 6 do Cinemark, na sessão de 22h10. Classificação indicativa 14 anos. Exibição em 3D.
(T.O.: “Prometheus”)

Sessão Cine Cult: “O Porto


"O Porto" conta a história de Marcel Marx (André Wilms), um escritor aposentado que se exilou voluntariamente na cidade portuária de Le Havre, onde exerce a profissão de engraxate de sapatos. Ele abandonou toda e qualquer ambição literária e vive em um mundo reduzido, formado pelo restaurante da esquina, seu trabalho e sua esposa Arletty (Katy Outinen). Inesperadamente, o destino coloca bruscamente em seu caminho um jovem imigrante africano ao mesmo tempo em que sua esposa fica gravemente doente. Novamente Marcel deve combater o muro frio da indiferença humana para tentar ajudar o jovem imigrante. A direção é de Aki Kaurismäki. “O Porto” será exibido na terça-feira e na quinta-feira, na Sala 4 do Cinemark, na sessão de 17h50. Classificação indicativa 16 anos.
(T.O.: “Le Havre”)



Filme da Semana: “Branca de Neve e o Caçador”

A história da Branca de Neve, originária da tradição oral alemã, ganhou inúmeras versões e adaptações ao longo dos séculos, e continua, nos dias atuais, a inspirar novas manifestações, principalmente nas telas dos cinemas. A versão mais recente é “Branca de Neve e o Caçador”, que estreou recentemente em nossas salas.
 Ao contrário de outros contos de fadas, cujas primeiras versões eram assustadoras e serviam como exemplos das consequências de atitudes erradas, Branca de Neve pode ter sido originada na Idade Média, mantendo-se viva graças à tradição oral, tendo sido publicada pela primeira vez no início do século 19, pelos Irmãos Grimm, entre os anos de 1812 e 1822, num livro com vários outras fábulas, intitulado Contos de Fada para Crianças e Adultos.
Com o advento do cinema, muitas versões foram feitas, a primeira delas em 1902, mais de cem anos atrás. Existem dezenas de referências à personagem em diversos filmes, alguns bem exóticos como “Branca de Neve: Um Conto de Terror”, com Sigourney Weaver, ou comédias eróticas como “As Histórias Que Nossas Babás Não Contavam” e a animação francesa “Blanche Neige, La Suite”.
Mas, a versão mais famosa, sem dúvida é “Branca de Neve e os Sete Anões”, da Disney, de 1937, o desenho animado que projetou os Estúdios Disney mundialmente, e cujas imagens são as que mais estão ligadas à dos personagens.
Ao contrário de “Espelho, Espelho Meu”, outra versão da história levada às telas este ano na forma de comédia, “Branca de Neve e o Caçador” optou por um caminho mais diverso, resgatando um pouco do tom sombrio original, e mesclando-o com muitas cenas de ação e efeitos visuais, características bem aceitas pelo público atual.
No início do filme, conhecemos a origem da Branca de Neve, quando sua mãe fura o dedo no espinho de uma rosa que resistia ao frio do inverno, e deseja que ela seja bela e corajosa como aquela rosa.
Branca de Neve nasce linda e muito querida, mas, sua mãe morre quando ela era ainda criança. Mesmo mortificado pela dor, o Rei precisa defender o reino de um misterioso exército que invade a Floresta Proibida, devastando tudo à sua volta. Após derrotar o exército invasor, o Rei encontra uma prisioneira, a bela Ravenna (Charlize Theron), por quem se apaixona à primeira vista e propõe casamento.
Mas, tudo não passa de um engodo. Ravenna assassina o Rei e abre os portões para a entrada de seu exército, comandado por seu irmão. Dominada por seu desejo de manter-se sempre jovem e bela, Ravenna consome todas as energias ao seu redor, transformando o reino em uma terra inóspita, e os súditos em pessoas egoístas e más.
A beleza da rainha é mantida graças a uma magia negra, que faz com que ela roube – literalmente – a juventude das outras mulheres. Quando ela descobre que a magia pode tornar-se permanente, se ela devorar o coração de Branca de Neve (Kristen Stewart), ela não hesita em mandar matá-la.
Mas, a moça consegue escapar, rumando em direção à misteriosa floresta que todos temem, até os mais corajosos soldados da Rainha. Ela decide, então, recorrer ao único homem que se sabia que havia entrado – e saído com vida – da tal floresta. Esse homem era o Caçador (Chris Hemsworth), um homem amargurado pela morte da esposa, pela qual ele se culpa.
Iludido pela falsa promessa que sua mulher seria trazida de volta do mundo dos mortos, o Caçador concorda em caçar a Branca de Neve. Mas, quando descobre que fora enganado, ele decide ajudá-la a encontrar refúgio nas terras do Duque Hammond (Vincent Regan), cujo filho, William (Sam Claflim) fora amigo de infância da moça.
Enquanto são caçados pelos homens da Rainha, Branca de Neve e o Caçador precisam se entender com os sete anões, salteadores que viviam escondidos na Floresta. Arredios e desconfiados, os pequeninos descobrem que Branca de Neve é uma pessoa especial quando ao levam ao seu refúgio, um lugar mágico escolhido pelas fadas para viver.
Mas, a Rainha não desiste, e não haverá paz enquanto uma das duas for viva. Tudo parece favorecer Ravenna, que usa de um ardil para fazer Branca de Neve comer uma maçã envenenada. Será o fim para ela e todos os que sonham uma vida melhor?
Embora tenha respeitado muitos elementos da história original, “Branca de Neve e o Caçador” explora muitos outros ângulos, lembrando filmes épicos de cavalaria, além das inúmeras cenas de ação e lutas, com belas imagens das cavalgadas à beira mar, além de quebrar um pouco o paradigma do príncipe encantado.
Kristen Stewart consegue sair um pouco da heroína insossa de “Crepúsculo”, enquanto Charlize Theron faz uma Rainha Má absolutamente magistral. Chris Hemsworth, que teve atuações inexpressivas em “Thor” e “Os Vingadores – The Avengers”, pôde usar mais sua capacidade cênica, dando credibilidade ao seu personagem.
“Branca de Neve e o Caçador” é um filme mais indicado ao público juvenil e adulto, em função das cenas de violência.
(Título original: “Snow White and the Huntsman”)

Eventos


“Nove Rainhas” no Ciclo America Latina no Cinema

Na próxima semana, o projeto América Latina no Cinema, realização da UFRN e UERN, promoverá mais uma exibição, desta vez com a produção argentina “Nove Rainhas”, dirigido por Fabián Bielinsky. Marcos (Ricardo Darín) e Juan (Gastón Pauls) são dois picaretas que estão prestes a dar o golpe de suas vidas. O problema é que, a cada passo que dão encontram novos ladrões e farsantes, sendo que não poderão confiar em ninguém, nem mesmo um no outro. A exibição será na Biblioteca Central Zila Mamede (UFRN), na terça-feira, dia 12/06, às 18.30 h. Depois do filme, como sempre, sorteio de brindes e debate. (T.O.: “Nueve Reinas”)

Lançamentos em DVD/Blu-Ray

“O Despertar”

1921, pouco após a Primeira Guerra Mundial. Assombrada pela morte de seu noivo, Florence Cathcart (Rebecca Hall) resolveu dedicar sua vida a investigar supostos casos paranormais, usando a lógica para explicá-los. Ela aceita o convite para ir a uma escola onde um garoto foi encontrado morto e, segundo rumores, seu fantasma assombra o local. Logo ela começa a buscar evidências científicas que expliquem a situação, só que suas descobertas aos poucos colocam em dúvida tudo o que sabe até então. A direção é de Nick Murphy. Disco com formato de tela widescreen anamórfico e áudio em DTS-HD, e, como Extras, Making Of. (T.O.: “The Awakening”).

“Margin Call – O Dia Antes do Fim”

A trama envolve funcionários de uma empresa de investimento durante um período de 24 horas, na fase inicial da crise financeira de 2008. Quando o analista de operações Peter Sullivan acessa informações que podem revelar a queda da empresa, uma montanha russa de decisões financeiras e morais empurra a vida de todos os envolvidos para a beira de um desastre. Com Kevin Spacey, Paul Bettany, Jeremy Irons, Demi Moore, e Stanley Tucci. O disco traz o filme com formato de tela widescreen anamórfico e áudio em Dolby Digital 5.1. (T.O.: “Margin Call”).

“A Águia Pousou”
 
John Sturges dirige esta magnífica adaptação do thriller de Jack Higgins sobre a tentativa de sequestro de Winston Churchill pelo alto comando alemão durante a Segunda Guerra Mundial. Quando foi descoberto que em novembro de 1943 o Primeiro Ministro havia programado passar um fim de semana em Norfolk, interior da Inglaterra, os alemães elaboram um audacioso plano para sequestrá-lo. Os coronéis Max Radl (Robert Duvall), Kurt Steiner (Michael Caine) e Liam Devlin (Donald Sutherland) levam suas tropas de a uma pequena cidade próxima de Norfolk, disfarçados de soldados poloneses. O plano era perfeito. Ele só não era capaz de prever uma paixão no meio da operação. O disco traz o filme com formato de tela widescreen e áudio Dolby Digital 5.1. (T.O.: “The Eagle Has Landed”).

“A Estalagem Vermelha”

Um grupo de viajantes, entre eles um monge, se hospeda em uma pequena pousada. Durante uma confissão, a dona diz ao monge que ela e o marido costumam envenenar os hóspedes para roubá-los, e ele agora terá que ajudar a salvar seus companheiros, sem poder revelar o que ouviu. Inspirado num conto de Honoré de Balzac, por sua vez baseado em fatos reais. A direção é de Claude Autant-Lara. Disco com formato de tela standard, e som Dolby Digital, e, como Extras, Ficha Técnica, Biografia, Galeria de Fotos, e Catálogo Digital Cult Classic. (T.O.: “L’auberge Rouge”).

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