Newton Ramalho
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O que está em cartaz
Sexta-feira,
13, dia de azar? Nada disso, é dia da primeira Claquete de 2012, com ótimas
estreias no final de semana. Para começar, “Sherlock Holmes – O Jogo das
Sombras”, com Robert Downey Jr e Jude Law, “As Aventuras de Tintim – O Segredo
do Licorne”, de Steven Spielberg, e a ficção “A Hora da Escuridão”, com Emile
Hirsch. Continuam em cartaz a comédia “As Aventuras de Agamenon, o Repórter”, o
épico “Imortais”, a ação “Missão Impossível: Protocolo Fantasma, com Tom
Cruise, o infantil “Alvin e os Esquilos 3” , e a animação “O Gato de Botas”. Nas
programações exclusivas, o Cinemark exibe “Late Bloomers – O Amor Não Tem Fim”,
na Sessão Cine Cult, enquanto o Moviecom mantém o drama “Compramos um Zoológico”,
com Matt Damon. Na Sessão Filmes da
Semana, resenha dos filmes “Ágora” e “Escalada ao Poder”.
Estreia 1: “Sherlock Holmes – O Jogo das Sombras”
Sherlock Holmes (Robert Downey Jr.)
continua desenvolvendo novos disfarces e maneiras de ludibriar seus oponentes,
enquanto seu fiel companheiro John Watson (Jude Law) está prestes a casar e
sair em lua de mel dos com sua amada Mary Morstan (Kelly Reilly). A única coisa
que Watson não contava era que seu amigo Holmes apareceria com uma nova teoria
conspiratória de que o ardiloso Professor Moriarty (Jarred Harris) estaria por
trás de uma série de assassinatos, visando desestabilizar a paz mundial. Quando
a amiga Irene Adler (Rachel McAdams) desaparece, depois de prestar um serviço
sujo para Moriarty, Holmes descobre que a cigana Simza (Noomi Rapace) pode ser
a chave para desvendar todo o mistério por trás das mortes. A questão é:
conseguirá Holmes superar a esperteza do terrível Moriarty? A direção é de Guy
Ritchie. “Sherlock Holmes – O Jogo das Sombras” estreia nesta sexta-feira, na
sala 6 do Cinemark, e na sala 4 do Moviecom. Classificação indicativa dez anos.
Estreia 2: “As Aventuras de
Tintim – O Segredo do Licorne”
Tintim (Jamie Bell) é um jovem
repórter, que está sempre atrás de boa matéria. Um dia, ele compra para o amigo
Haddock (Andy Serkis) o modelo de um galeão antigo, que por coincidência é a
réplica do navio de um antepassado do próprio Haddock. Mas, a casa de Tintim é
invadida, toda revirada e a cópia do barco desapareceu. Sem entender direito o
que está acontecendo, Haddock encontra no sótão um livro com as memórias do
capitão, seu antepassado, que servem de guia para a dupla de amigos embarcar
numa incrível aventura. A direção é de Steven Spielberg, entusiasta do clássico
personagem dos quadrinhos criado pelo belga Hergé, em 1929. “As Aventuras de
Tintim – O Segredo do Licorne” estreia nesta sexta-feira, na sala 7 do Cinemark,
e na sala 6 do Moviecom. Classificação
indicativa dez anos. Exibição em 3D.
Estreia 3: “A Hora da
Escuridão”
Quatro jovens amigos passavam as
férias de seus sonhos na Rússia, na maior curtição, quando o mundo começa viver
um incrível pesadelo. É quando Sean (Emile Hirsch), Natalie (Olivia Thirlby),
Ben (Max Minghella) e Anne (Rachael Taylor) descobrem que seres de outro
planeta invadiram a Terra. O mais assustador é que ninguém consegue ver o
inimigo, que se alimenta de energia, e tem planos de destruir a humanidade.
Agora, eles precisam encontrar uma maneira de enfrentá-los, para garantir a
própria sobrevivência, antes que seja tarde demais. A direção é de Chris Gorak.
“A Hora da Escuridão” estreia nesta sexta-feira, na sala 7 do Cinemark, e na
sala 3 do Moviecom. Classificação indicativa 12 anos.
Sessão Cine Cult: “Late Bloomers – O Amor Não
Tem Fim”
Casados há 30 anos, Mary (Isabella
Rossellini) e Adam (William Hurt) passaram mais da metade de suas vidas juntos,
criando os filhos e aguardando a chegada de uma fase mais tranquila. No
entanto, percebem que estão envelhecendo e começam, cada uma à sua maneira, a enfrentar
essa nova realidade. Adam vê sua carreira e situação financeira não serem tão
prósperas como antes e Mary começa a apresentar indícios de senilidade. Num
mundo de relações fugazes e imediatistas, esta história é uma bela parábola
sobre uma vida a dois vivida com os encantos de todas as idades. A direção é de
Julie Gravas. “Late Bloomers – O Amor Não Tem Fim” estréia na Sessão Cine Cult
do Cinemark, na sessão de 18h50, na sala 3 do Cinemark. Classificação indicativa
14 anos.
Filmes
da Semana: “Ágora” e “Escalada ao Poder”
O feriado de Reis
permitiu que eu revirasse as pilhas de filmes que ainda tenho por assistir, de
modo que consegui colocar alguma coisa em dia. Dois filmes, contudo, me
causaram um maior impacto, cada um por seus motivos, e me inspiraram a compartilhá-los
com os meus leitores: “Ágora” e “Escalada ao Poder”.
O filme “Ágora” é uma
produção espanhola dirigida por Alejandro Amenábar, mas que chegou ao grande
mercado como produção hollywoodiana, com direito a dublagem em inglês e a presença
de estrelas americanas famosas, como Rachel Weisz, que interpreta a
protagonista, a filósofa e matemática Hipátia.
A história mostrada na
tela apresenta alguns acontecimentos não muito conhecidos, que se sucederam na
cidade de Alexandria, no Egito, que era um importante pólo de ciência no início
da era Cristã, reunindo inúmeros estudiosos de diversas nacionalidades.
O momento histórico,
contudo, era delicado, pois acontecia a inversão da posição do cristianismo,
que passara de religião perseguida e condenada, para uma posição de poder, em
392, quando o imperador Teodósio I combate o paganismo, proibindo o seu culto e
proclamando o cristianismo religião oficial do Império Romano.
Hipátia (Rachel Weisz)
preferia dedicar-se à ciência e a filosofia, considerando que estas disputas
eram coisas de "baderneiros e escravos”. Seu pai e grande mentor, Téon
(Michael Lonsdale) a estimulava a prosseguir seus estudos.
Alguns de seus antigos
alunos viriam a ocupar posições de destaque, como Orestes (Oscar Isaac), que se
tornaria o prefeito de Alexandria, e Sinésio (Rupert Evans), que foi sagrado
bispo de Cirene.
Os conflitos religiosos
dominaram o final do século 5 em Alexandria, e culminaram com a invasão do
templo de Serapis, que no filme é mostrado – erradamente – como a invasão e
destruição da Biblioteca e Museu de Alexandria. A famosa biblioteca sofreu
inúmeros incêndios ao longo de sua existência, vários deles durante as várias
campanhas militares que invadiram a cidade.
Apesar desta e outras
liberdades poéticas, o filme foca na figura de Hipátia, uma mulher muito à
frente do seu tempo, que se distinguiu na matemática, na astronomia, na física
e foi ainda responsável pela escola de filosofia neoplatônica, numa época em
que as mulheres eram pouco mais que donas de casa e produtoras de filhos.
Hipátia, por sua vez,
decantada como mulher de grande beleza, recusou inúmeros pedidos de casamento,
assegurando que era casada com a Verdade. O filme a mostra como objeto de
paixão de Orestes e também do seu ex-escravo Davus (Max Minghella), a quem ela
concedera alforria.
No ano de 390, o bispo
Teófilo, inimigo declarado do paganismo, ordenou a destruição dos templos
gregos, inclusive a maravilhosa Biblioteca, com todo o seu conteúdo de livros
“ímpios”. Seu sobrinho e herdeiro Ciril prosseguiria a sua obra, transformando
Hipátia na grande inimiga da Igreja.
Muito criticado pelas
comunidades cristãs em todo o mundo, o filme tem uma importância muito grande
ao mostrar o tenebroso lado da religião quando se mistura com a política, numa
equação onde o resultado é o fanatismo. Prova disso é que o filme teve
dificuldades de distribuição nos Estados Unidos por pressão de grupos
religiosos.
Seria muito bom se os
fatos mostrados em “Ágora” pertencessem apenas à História, mas, quando vemos os
países árabes dominados pelo fundamentalismo religioso, ou mesmo a influência
perniciosa que grupos conservadores tem na política americana, percebemos que
esse lado sombrio continua vivo e presente mesmo nos nossos dias.
O título do filme, “Ágora”,
significa a praça principal na constituição da pólis, a cidade grega da
Antiguidade clássica. É nela que o cidadão grego convivia com o outro para
comprar coisas nas feiras, onde ocorriam as discussões políticas e os tribunais
populares: era, portanto, o espaço da cidadania.
O outro filme que
escolhi para apresentar-lhes tem, para mim, um delicioso toque de saudosismo. O
filme “Escalada ao Poder”, de 1974, dirigido por Michel Deville, cujo roteiro é
baseado em romance de Roger Blondel, mostra as aventuras de um alpinista
social, vivido magistralmente pelo galã francês Jean-Louis Trintignant.
O elenco reúne uma
coleção de notáveis da época, entre os quais, a austríaca Romy Schneider, que
ficou famosa com a série “Sissi”, a inglesa Jane Birkin, que protagonizou um
escândalo com a gravação de “Je t’aime moi non plus”, com seu marido Serge
Gainsbourg, e a brasileira Florinda Bolkan.
O filme conta a história
de Nicolás Mallet (Jean-Louis Trintignant), um humilde bancário que vivia uma
vida rotineira e sem expectativas, mas, que desperta a atenção de um amigo,
Fabre (Jean-Pierre Cassel), ao cometer uma pequena transgressão, quando conhece
a garota de programa Marie-Paule (Jane Birkin).
Fabre era um escritor
frustrado, que sobrevivia dando aulas particulares e tinha as obras
continuamente recusadas pelas editoras. Ele começa a dirigir a vida de Nicolás,
planejando os passos com frieza e cinismo, ajudando-o a subir na vida, sem se
importar se os meios eram éticos ou honestos.
O primeiro encargo de
Nicolás é conquistar Roberte (Rommy Schneider), a mulher de um professor
universitário amigo de Fabre. Ela será uma das muitas mulheres que passarão
pelas mãos (e cama) de Nicolás.
A angelical Marie-Paule
servirá como primeiro impulso para Nicolás, quando ela vira amante de Lourceuil
(Georges Wilson), um rico empresário com ambições políticas. Posteriormente,
outras pessoas serão usadas por Nicolás em sua jornada, sendo a principal delas
a poderosa e arisca Flora (Florinda Bolkan).
O mais notável neste
inteligente roteiro é como uma história de aparente cinismo e ambição é
construída em cima de personagens cujas motivações beiram a ingenuidade. É
deliciosa a explicação de Nicolás, quando diz que “quer ficar muito rico para
poder transar com muitas mulheres”.
O mais trágico, contudo,
é o que move Fabre, o grande mentor intelectual da escalada social de Nicolás.
Suas motivações remetem ao tempo de estudante pobre, quando gastava todo o
dinheiro comprando aspirinas, só para poder falar com a bonita filha do
farmacêutico.
Considerado ousado, para
a sua época, vemos que a história mostrada em “Escalada ao Poder” é quase
ingênua e até amadora, considerando os casos de ganância e crueldade que os
verdadeiros “alpinistas” de hoje protagonizam, em suas ascensões sociais.
Esta é uma rara oportunidade
de presenciar um filme excelente, com roteiro bem feito, elenco maravilhoso,
trilha sonora de qualidade, e direção impecável, qualidades que mostram que,
para se fazer uma obra-prima não é necessário um orçamento milionário. Para
mim, um dos pontos altos do filme é a chance de ver três das mais importantes
musas dos anos 70 em um mesmo filme.
Um fato curioso é o nome
original do filme “Le Mouton Enragé”, algo como a ovelha enfurecida, é uma
expressão francesa que serviu de apelido para um político francês, Nicolas de
Condorcet. O título brasileiro, “Escalada ao Poder”, se aproximou mais do
conteúdo do filme do que o americano, “Love at the Top”.
A má notícia, para os
cinéfilos, é que este filme não foi lançado em DVD no Brasil. Para assisti-lo,
só importando o disco – sem legendas, ou optando pela rede P2P, o que mesmo
assim é bem difícil.
Lançamentos em DVD/Blu-Ray
“Com Amor...Da Idade da Razão”
Quando faz 40 anos,
Margarida (Sophie Marceau), uma mulher de negócios, recebe uma carta que ela
mesma escreveu quando criança. O intuito é refrescar a memória da quarentona
sobre as promessas que ela fazia para si, ela quer, no futuro, relembrar os
planos que fazia. Ao ler o que escrevera quando criança, Margarida descobre que
se tornou uma adulta muito diferente daquilo com que sonhara. Disco com formato
de tela widescreen anamórfico e áudio Dolby Digital 5.1.
“Westworld – Onde Ninguém Tem Alma”
Dois amigos, Peter
Martin (Richard Benjamin) e John Blane (James Brolin), resolvem passar as
férias no hipermoderno centro de diversões de Delos, que cobra US$ 1000 por
pessoa ao dia. Lá foram criados os ambientes da Roma Imperial, Idade Média e do
Velho Oeste, todos povoados por robôs perfeitos. Eles optam por este último
"mundo", onde enfrentariam em duelos "terríveis bandidos" e
seduziriam "belas mulheres". Os andróides foram programados para
satisfazer os clientes e nunca os ferir, mas devido a problemas técnicos os
robôs dos três "mundos" se tornam assassinos. Enquanto vários
visitantes são mortos a dupla de amigos tenta fugir dos robôs, principalmente
de um pistoleiro eletrônico (Yul Brynner) que quer matá-los de qualquer jeito. O
disco traz o filme com formato de tela widescreen e áudio Dolby Digital 2.0, e,
como extras, Bio-Filmogafia, Galeria de Pôsteres e Trailer.
“Rango”
Rango (voz de Johnny
Depp) é um camaleão da cidade grande que vai parar, após um acidente, em pleno
velho oeste, na cidade de Poeira. De uma hora para outra, sua rotina de animal
de estimação mudou radicalmente e agora ele precisa deixar a vida
"camuflada" para enfrentar os perigos existentes no mundo real,
fazendo com que ele vivencie a experiência de fazer amigos, conhecer inimigos e
até, quem sabe, se tornar um herói O disco traz o filme com formato de tela
widescreen e áudio Dolby Digital 5.1, e, como extras, Comentários do diretor e
da equipe, Quebrando as Regras: Fazendo Uma História de Animação - O palco está
montado (parte 1) e - Agora montamos (parte 2), As Verdadeiras criaturas de Poeira,
Storyboard, Uma viagem pela Cidade Poeira, Dez Cenas Inéditas - Incluindo um
final alternativo inédito, e trailers.
“Fort Saganne – O
Heroi do Deserto”
Em 1911, o tenente
Saganne (Depardieu) parte para o Sahara, onde guerreiros nômades ainda resistem
ao exército francês, e sob o calor causticante do exército, descobre a dura
verdade sobre sua a cultura colonial que ele representa. No Oasis, conhece
Madeleine, uma linda e ingênua garota de 16 anos. Sob o comando do Coronel
Dubreuilh, viverá aventuras inimagináveis, sempre à frente dos “meharistas
chaamba”. Enviado em missão à Paris, o Tenente se vê envolvido pelas intrigas
do Partido Colonial, e descobre através de Louise Tissot, por quem passa a
nutrir uma grande paixão, o Universo podre da política. O disco traz o filme
com formato de tela widescreen e áudio em Dolby Digital 5.1,
e, como extras, Biografias, Filmografia, Galeria de Pôsteres e Trailer.
Confira na TV
“Ele Não Está Tão a Fim de Você”, no SBT
A romântica Gigi, sempre que leva um fora dos paqueras, prefere
acreditar nas desculpas do que perceber que eles não estavam a fim dela. Depois
de mais uma decepção, ela encontra Alex, seu melhor amigo, que, com uma visão
realista sobre relacionamentos afetivos, tenta mostrar pra ela como a mente dos
homens funciona. Sexta-feira,
às 22h00.
“Aeon Flux”, no SBT
2415 - Bregna é a última cidade da terra, povoada com os
sobreviventes de um vírus que dizimou 99% da população mundial no ano de 2011.
Neste cenário futurista, a rebelde e misteriosa Aeon Flux (Charlize Theron) é enviada numa perigosa missão contra o grupo de cientistas que
governa Bregna, ao mesmo tempo em que ela busca vingar a morte de sua irmã. Sábado, às 20h15.
“Cidade dos Anjos”, no SBT
Seth
(Nicolas Cage), um anjo enviado para confortar o homem
que morria diante da dedicada Dra. Maggie (Meg Ryan), se
apaixona instantaneamente por ela. Quando ele entra na vida da médica, o amor
entre eles cresce de maneira que nenhum dos dois poderia imaginar. Mas Seth
terá que escolher entre a eternidade e seu amor por Maggie! Sábado,
às 22h15.
“As Crônicas de Nárnia – O Leão, a Feiticeira e o Guarda-Roupa”, na Globo
Quatro irmãos em uma de suas brincadeiras encontram um misterioso
guarda-roupa que leva quem o atravessa ao mundo mágico de Nárnia. Este novo
mundo é habitado por seres estranhos, como animais falantes e criaturas
místicas. O local já foi dominado pela paz, mas hoje vive sob o comando da
maldição da feiticeira branca. Domingo, às 12h40.
“Cidade dos Homens”, na Globo
Laranjinha e Acerola são amigos, que cresceram juntos em uma favela
do Rio de Janeiro e agora estão com 18 anos. Acerola tem um filho de 2 anos
para cuidar, mas sente-se preso pelo casamento e lamenta a paternidade precoce.
Já Laranjinha está decidido a encontrar seu próprio pai, que não conhece.
Paralelamente o morro em que vivem é sacudido pelo mundo do tráfico. Domingo, às 21h50.
“A Duquesa”, na Globo
Ambientado na Inglaterra aristocrática do século XVIII, o filme faz
uma crônica da vida real de Georgiana, duquesa de Devonshire, que foi vítima de
calúnia e injúria por causa de sua extravagância pública e privada. Com Keira Knightley, Ralph Fiennes,
e Charlotte Rampling. Domingo, às 0h45.
“Código de Conduta”, na Globo
Clyde
(Gerard Butler) é um dedicado pai de família que
testemunha sua esposa e filha serem mortas. Um dos culpados ganha liberdade
graças a um acordo feito com o ambicioso promotor Nick (Jamie Foxx). Anos
depois, o assassino é encontrado morto e Clyde é preso mesmo sem provas contra
ele. Seu único objetivo é denunciar o corrupto sistema judicial nem que para
isso tenha que cometer crimes. Segunda-feira, às 21h50.
Films de la
semaine: «Ágora» et «Le Mouton Enragé»
Le férié des Rois m'a
permis chercher des tas de films que j'ai encore à regarder, de sorte que je
puisse rattraper le delay.Deux films, cependant, m'ont causé un impact majeur,
chacun pour certains motives, et ils m'ont inspirée pour les partager avec mes
lecteurs: «Ágora» et «Le Mouton Enragé»
Le film «Ágora» est une
production espagnole dirigée par Alejandro Amenabar, mais qui est venu au grand
marché comme une production hollywoodienne, avec doublage en anglais et la
présence de grandes stars américaines telles que Rachel Weisz, qui joue la
protagoniste, la philosophe et la mathématicienne Hypatie.
L'histoire montré sur
l'écran présente quelques événements peu connus qui ont eu lieu dans la ville
d'Alexandrie, en Egypte, qui était un centre très important de la science au
debut de l'ère chrétienne, réunissant des érudits de diverses nationalités.
Le moment historique,
cependant, était délicate, parce que se passait le renversement de la position
du christianisme, non plus une religion persécuté et condamné, mais, élévé à
une position de pouvoir, lorsque l'empereur Théodose interrdisait le paganisme
en 392 et proclamait le christianisme la religion officielle de l'Empire
romain.
Hypatia (Rachel Weisz)
préférait se consacrer à la science et la philosophie, en considérant que ces
conflits étaient "chose des inoccupés et des esclaves." Son grand
mentor et père, Théon (Michael Lonsdale) l'a stimulée à poursuivre ses études.
Certains de ses anciens
élèves viennent à occuper des positions de l'importance, comme Orestes (Oscar
Isaac), qui est devenu le maire d'Alexandrie, et Synésius (Rupert Evans), qui
fut consacré évêque de Cyrène.
Les conflits religieux
ont dominé la fin du cinquième siècle à Alexandrie, et a abouti à l'invasion du
temple de Sérapis, ce qui est montré dans le film - à tort - par l'invasion et
la destruction de la Bibliothèque et du Musée d'Alexandrie. La célèbre bibliothèque
a souffert de nombreux incendies au long de son existence, plusieurs d'entre
eux au cours des différentes campagnes militaires qui ont envahi la ville.
Malgré cela et d'autres
libertés poétiques, le film se concentre sur la figure d'Hypatie, une femme
très en avance sur son temps, qui s'est distingué en mathématiques,
l'astronomie, la physique et était également responsable de l'école
néoplatonicienne de la philosophie, à un moment oú les femmes étaient un peu
plus que maîtresses de maison et productrices des enfants.
Hypatie, à son tour,
vanté comme une femme de grande beauté, a refusé de nombreuses demandes de
mariage, en assurant qu'elle a été mariée avec la Vérité. Le film la montre
comment l'objet de la passion d'Oreste et son ex-esclave Davus (Max Minghella),
a qui elle a accordé la liberté.
En l'an 390, l'évêque
Théophile, ennemi juré du paganisme, a ordonné la destruction des temples
grecs, y compris la bibliothèque merveilleuse, avec tout son contenu des livres
«impies».Son neveu et héritier, Ciril, continuerait son travail, en tournant
Hypatie la grande ènemie d'Eglise.
Beaucoup critiquée par
les communautés chrétiennes du monde entier, le film a une grande importance en
montrant le côté obscur de la religion lorsqu'il est mélangé avec la politique,
dans une équation où le résultat est le fanatisme. La preuve en est que le
propre film avait des difficultés de distribution aux Etats-Unis en raison de
la pression des groupes religieux.
Ce serait bien si les
événements décrits dans «Ágora» appartenaient seulement à l'histoire, mais
quand on voit les pays arabes dominés par le fondamentalisme religieux, ou même
l'influence pernicieuse que les groupes conservateurs ont dans la politique
américaine, nous nous rendons compte que ce côté sombre est toujours vivant et
présent même aujourd'hui.
Le titre du film,
«Ágora» désigne la place principale dans la constitution de la polis, la cité
grecque de l'antiquité classique.C'est là que le citoyen grec vivait avec un
autre pour acheter des choses à la foire, où les discussions politiques ont eu
lieu et les tribunaux du peuple: il était donc l'espace de la citoyenneté.
L'autre film que j'ai
choisi de les présenter est pour moi une délicieuse pièce de nostalgie.Le film
«Le Mouton Enragé», de 1974, réalisé par Michel Deville, avait le scénario basé
sur le roman de Roger Blondel, et il a montré les aventures d'un grimpeur
sociale, joué magistralement par le comédien français Jean-Louis Trintignant.
Le casting réunit une
remarquable collection des notables, y compris l'autrichienne Romy Schneider,
qui devint célèbre avec la série "Sissi", l'anglaise Jane Birkin, qui
a joué dans un scandale avec l'enregistrement de la musique "Je t'aime,
moi non plus ", avec son mari, Serge Gainsbourg, et la brésilienne
Florinda Bolkan.
Le film raconte
l'histoire de Nicolás Mallet (Jean-Louis Trintignant), une modeste bancaire qui
ont vécu une vie de routine, sans attentes, qui a attiré l'attention d'un ami,
Fabre (Jean-Pierre Cassel), en commettant une transgression mineure quand il
rencontre la jeune fille Marie-Paule (Jane Birkin).
Fabre était un écrivain
frustré qui a survécu en donnent des leçons privées et qui a vu ses livres
continuellement rejetés par les éditeurs. Il commence à mener la vie de
Nicolas, planant des étapes avec froideur et le cynisme, l'aidant à prendre de
l'avance, indépendamment de savoir si les moyens étaient éthiques ou honnêtes.
La première mission de
Nicolás est de conquérir Robert (Rommy Schneider), l'épouse d'un professeur ami
de Fabre. Elle sera l'une des nombreuses femmes qui passeront par les mains (et
lit) de Nicolás.
L'angélique Marie-Paule
servira pour la première impulsion à Nicolás, quand elle se tourne amant de
Lourceuil (Georges Wilson), un riche homme d'affaires avec des ambitions
politiques. Plus tard, d'autres personnes seront utilisés par Nicolás dans son
périple, le principal étant la puissante et insaisissable Flora (Florinda
Bolkan).
La
caractéristique la plus remarquable de ce intelligent script est comme une
histoire de apparent cynisme et ambition est construite sur des personnages
dont les motivations s'approchent de la naïveté. C'est délicieuse l'explication
de Nicolas, quand il dit qu'il "veut être très riche pour être en mesure
d'avoir sex avec plusieurs des femmes".
Plus
tragique, cependant, est ce qui bouge Fabre, le cerveau de l'escalade sociale
de Nicolás.Leurs motivations se référer à l'étudiant pauvres en temps, quand
tout l'argent etait dépensé l'achat d'aspirine, juste pour parler avec la jolie
fille du pharmacien.
Considéré audacieuse
pour l'époque, nous voyons que l'histoire montré dans Le Mouton Enragé» est
presque naïve, et même amateurs, en considérant le cas de la cupidité et la
cruauté que les vrais "grimpeurs" d'aujourd'hui utilisent dans ses
ascensions sociales.
C'est une
occasion rare de voir un excellent film, avec un scenario bien fait, le group
de comediens merveilleuse, la bande sonore de qualité, et direction impeccable,
les qualités qui montrent que, pour faire un œuvre d'art n'a pas besoin d'un
budget millionaire.Pour moi, un des points forts du film est la chance de voir
trois des muses les plus importantes des années 70 dans le même film.
Un fait
curieux est le nom original du film «Le Mouton Enragé», quelque chose comme le
mouton en colère, est une expression française qui était le surnom d'un homme
politique français Nicolas de Condorcet. Le titre brésilien, «Escalada ao
Poder», était plus proche de contenu du film que l'Américain, «Love at the
Top».
La mauvaise
nouvelle pour les cinéphiles brésiliens, c'est que ce film n'était pas sorti en
DVD au Brésil. Pour vous le regarder, reste la importation du disque - sans
sous-titres, ou en optant pour le réseau P2P, qui est encore assez difficile.
Movies of the Week:
"Agora" and "Love at the Top"
The holiday
of Kings allowed me turning the piles of movies that I still have waiting to
watch, so I could reduce my debt.Two films, however, caused me a major impact,
each by their motives, and inspired me to share them with my readers:
"Agora" and "Love At The Top".
The film
"Agora" is a spanish production directed by Alejandro Amenabar, but
that came to market as a major Hollywood production, with English dubbing and
the presence of famous American stars such as Rachel Weisz, who plays the
protagonist, the philosopher and mathematician Hypatia.
The story
appears on the screen presents some poorly known events that have taken place,
in early days of Christianity, in the city of Alexandria in Egypt, which was an
important center of science, bringing together scientists from many different
nationalities.
The
historical moment, however, was delicate, with the reversal of the position of
Christianity, that changed of a religion persecuted and condemned to a
situation of power in 392 a.C., when Emperor Theodosius fought paganism by
forbidding their worship and proclaiming Christianity the official religion of
the Roman Empire.
Hypatia
(Rachel Weisz) preferred to devote himself to science and philosophy,
considering that these disputes were "matters of troublemakers and slaves".
His father and great mentor, Theon (Michael Lonsdale) stimulated her to pursue
her studies.
Some of his
former students would come to occupy positions of prominence, as Orestes (Oscar
Isaac), who became the mayor of Alexandria, and Synesius (Rupert Evans), who
was consecrated Bishop of Cyrene.
The
religious conflict dominated the end of the fifth century in Alexandria, and
culminated in the invasion of the temple of Serapis, which is shown in the film
- wrongly - as the invasion and destruction of the Library and Museum of
Alexandria. The famous library has suffered numerous fires throughout its
existence, several of them during the various military campaigns that have
invaded the city.
Despite
this and other poetic freedoms, the film focuses on the figure of Hypatia, a
woman far ahead of his time, who distinguished himself in mathematics,
astronomy, physics and was also responsible for the Neoplatonic school of
philosophy, at a time women were little more than housewives and child
producers.
Hypatia, in
its turn, told as a woman of great beauty, declined numerous requests for
marriage, assuring that she was married with the Truth. The film shows her as
object of passion of Orestes and also her ex-slave Davus (Max Minghella), to
whom she had granted freedom.
In the year
390, Bishop Theophilus, sworn enemy of paganism, ordered the destruction of
Greek temples, including the wonderful library, with its entire contents of
"heretics" books.His nephew and heir Ciril would continue his work,
turning Hypatia the great enemy of the Church.
Much
criticized by the Christian communities around the world, the film has a great
importance in showing the dark side of religion when mixed with politics, an
equation where the result is fanaticism. The proof is that the film had
distribution difficulties in the United States because of pressure from
religious groups.
It would be
nice if the events portrayed in "Agora" belonged only to History, but
when we see the Arab countries dominated by religious fundamentalism, or even
the pernicious influence that conservative groups have in American politics, we
realize that this dark side is still alive and present even today.
The film's
title, "Agora" means the main square in the constitution of the
polis, the greek city of classical antiquity.It is there that the greek citizen
met with another peoples to buy things at the fair, where political discussions
took place and the people's courts: it was therefore the space of citizenship.
The other
film I have chosen to present has, to me, a delicious touch of nostalgia.The
film "Love At The Top", 1974, directed by Michel Deville, whose
script is based on the novel by Roger Blondel, shows the adventures of a social
climber, played masterfully by frenchman Jean-Louis Trintignant.
The cast brings
a remarkable number of notables, including the austrian Romy Schneider, who
became famous with the series "Sissi", the english Jane Birkin, who
starred in a scandal with the recording of "Je t'aime, moi non plus
", with her husband Serge Gainsbourg, and the brazilian Florinda Balkan.
The film
tells the story of Nicolas Mallet (Jean-Louis Trintignant), a humble bank clerk
who lived a routine life without expectations, but that wakes the attention of
a friend, Fabre (Jean-Pierre Cassel), after committing a minor transgression
when he dates the call girl Marie-Paule (Jane Birkin).
Fabre was a
frustrated writer who survived was giving private lessons and had his works
continually been rejected by publishers. He begins to lead the life of
Nicholas, planning the steps with coldness and cynicism, helping him to get
ahead, regardless of whether the means were ethical or honest.
The first
charge for Nicolas was to seduce Roberte (Rommy Schneider), the wife of a
professor friend of Fabre. She is one of the many women who passed through the
hands (and bed) of Nicolas.
The angelic
Marie-Paule serves as the first impulse to Nicolas when she turns lover of
Lourceuil (Georges Wilson), a wealthy businessman with political ambitions.
Later, others will be used by Nicholas in his journey, the main one being the
powerful and elusive Flora (Florinda Balkan).
The most
remarkable feature of this script is how as a history of apparent cynicism and
ambition is built upon characters whose motivations border on naivete. It is
delightful the explanation of Nicholas, when he says he "wants to be very
rich to be able to have sex with many women".
Most
tragic, however, is what moves Fabre, the great mastermind of Nicolas' social
escalade.His motivations refer to the time of poor student, when all his money
was spent buying aspirin, just to talk to the beautiful daughter of a
pharmacist.
Considered
daring for its time, we see that the story shown in "Love At The Top"
is almost naive and even amateur, considering the cases of greed and cruelty of
the real "climbers" in their social ascent nowadays.
This is a
rare opportunity to see an excellent movie, well done script, wonderful cast,
soundtrack of quality, and impeccable direction, qualities that show that to
make a masterpiece does not need a millionaire budget.For me, one of the
highlights of the film is a chance to see three of the most important muses of
the 70's in the same film.
A curious
fact is the original name of the movie "Le Mouton Enragé", something
like the angry sheep, is a french expression which was the nickname for a
french politician Nicolas de Condorcet. The brazilian title, "Escalada ao
Poder" was closer to the movie's content than the american one, "Love
at the Top".
The bad
news for the cinephiles, is that this film was not released on DVD in Brazil.
To watch this movie, only importing the DVD - without subtitles, or opting for
the P2P network, which is still quite difficult.
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