sexta-feira, 25 de novembro de 2011

Coluna Claquete – 25 de novembro de 2011


Newton Ramalho

 

colunaclaquete@gmail.comwww.colunaclaquete.blogspot.com  - @colunaclaquete


 

O que está em cartaz

De vampiro a pinguim, neste final de semana temos de tudo um pouco. Nas estreias, teremos a comédia “Não Sei Como Ela Consegue”, com Sarah Jessica Parker, a animação “Happy Feet: O Pinguim 2”, e o documentário “Prova de Artista”. Continuam em cartaz, “Amanhecer – Parte 1” (vejam na Sessão Filmes da Semana), com Kristen Stewart, Robert Pattinson e Taylor Lautner, e o drama nacional “O Palhaço”, com Selton Mello. Nas programações exclusivas, o Cinemark exibe a comédia “Diário de um Banana 2: Rodrick é o cara”, o musical nacional “Palavra Cantada”, e o drama “Balada do Amor e do Ódio”, na Sessão Cine Cult, enquanto o Moviecom mantém o terror “11-11-11”.

 

 

Estreia 1: “Não Sei Como Ela Consegue


Kate Reddy (Sarah Jessica Parker) é o modelo da mulher moderna. Divide habilmente seu tempo entre os afazeres domésticos, de mãe de família, e os profissionais, decorrentes de seu trabalho como analista financeira. Quando a grande oportunidade de ascender na carreira aparece, vê sua vida virar do avesso por causa das inúmeras viagens que tem de fazer ao lado de Jack Abelhammer (Pierce Brosnan), um charmoso banqueiro com quem passa a desenvolver um projeto. Kate se vê então diante de um dilema: como conciliar amor, trabalho e família e não sucumbir aos encantos do colega de trabalho bonitão? Será que ela consegue? A direção é Douglas McGrath. “Será Que Ela Consegue?” estréia nesta sexta-feira, na sala 5 do Cinemark, e na sala 2 do Moviecom. Classificação indicativa 14 anos.

 

 

Estreia 2: “Happy Feet: O Pinguim 2

Sequência do sucesso ganhador do Oscar de Melhor Animação, “Happy Feet:  2 leva o público de volta às paisagens geladas da Antártica e os reúne com o pinguim sapateador mais famoso do mundo, Mano (Elijah Wood), o amor de sua vida, Gloria (Alecia Moore - Pink) e seus velhos amigos Ramon & Lovelace (Robin Williams). Mano e Gloria agora tem um filho, Erik (EG Daly), que se esforça para encontrar seus próprios talentos no mundo do Pinguim Imperador. Porém, novos perigos ameaçam a nação pinguim e todos vão precisar trabalhar – e dançar – para salvá-la. A direção é de George Miller. “Happy Feet: O Pinguim 2” estréia nesta sexta-feira, na sala 7 do Cinemark, e na sala 5 do Moviecom. Classificação indicativa livre. Cópias dubladas.

 

 

Estreia 3: “Prova de Artista

"Prova de Artista” acompanha alguns jovens representantes do meio artístico musical, registrando a rotina de cinco integrantes das principais orquestras sinfônicas do país. A partir do registros de ensaios e dos momentos que antecedem e sucedem as várias audições, o documentário registra os conflitos, a paixão e a disciplina que envolvem a vida profissional dos músicos que escolhem esse ofício. Através dessa aproximação, o filme revela também as relações que se estabelecem nesse ambiente de trabalho, entre solistas, maestro e orquestra. Nos personagens do filme fica evidente, além do amor absoluto pela música, a batalha pela estabilidade financeira e a dificuldade em obtê-la através da arte que escolheram. A direção é de José Joffily. “Prova de Artista” estréia nesta sexta-feira, na sala 3 do Moviecom. Classificação indicativa livre.


Sessão Cine Cult: “Balada do Amor e do Ódio


Durante a Guerra Civil espanhola , o Palhaço Branco, recrutado a força pela milícia destrói a foiçadas os soldados do Exercito Nacional sempre vestido de palhaço. Muitos anos depois, Xavier, o filho do palhaço vai trabalhar como o Palhaço Triste num circo onde encontra figuras das mais extraordinárias. Ali ele encontra Sergio, outro palhaço. É o início da historia dos dois na luta pelo amor da mais bonita e sedutora mulher do circo. A direção é de Alex de la Iglesia.Balada do Amor e do Ódio  está em cartaz na Sala 5 do Cinemark, sempre na sessão de 14h05. Classificação indicativa 16 anos.

 



Filmes da Semana: “Amanhecer – Parte 1” e “One Week”
Neste final de semana assisti dois filmes absolutamente diferentes, mas, com algo em comum me chamou a atenção, de modo que os dois estarão em foco nesta Claquete. Os filmes são o esperado capítulo (quase) final da saga “Crespúsculo”, “Amanhecer – Parte 1”, e uma produção canadense pouco conhecida intitulada “One Week”. O ponto em comum foi a atitude das pessoas frente à morte certa e iminente.
“Crepúsculo” é uma quadrilogia escrita pela autora Stephenie Meyer, voltada para o público adolescente, onde vampiros e lobisomens convivem com seres humanos em um rincão chuvoso dos Estados Unidos. No centro de tudo, uma heroína anti-social, indecisa e sem nenhum ambição na vida, a não ser se tornar vampira e desfrutar da beleza e juventude eternas.
Nos três primeiros episódios, a humana Bella (Kristen Stewart) se envolve com o vampiro Edward Cullen (Robert Pattinson), vira objeto de desejo e vingança de outros vampiros, além de despertar também o amor do ardente Jake (Taylor Lautner), amigo de infância e lobisomem recém-promovido.
No início do filme atual encontramos Bella meio perdida – como sempre – em meio aos preparativos do casamento com Edward, organizados pela sofisticada vampira Alice (Ashley Greene). O casamento é um exercício de diplomacia sobrenatural, já que se coloca sobre o mesmo teto vampiros, lobisomens e humanos.
O barraco da festa fica por conta de Jake, que descobre que Bella continuará humana por mais tempo, e ele teme que ela seja morta por Edward. Mas, a festa é que vale, e a lua de mel será no Rio de Janeiro, generosamente custeada com a verba de 500 mil dólares pagos pela RioFilme, onde as dúvidas remanescentes sobre a masculinidade de Edward são desfeitas, junto com a cama do casal. Bella ainda ganhou vários hematomas, mas, nem de longe pensou em apelar para a lei Maria da Penha.
No meio do idílio, Bella começa a passar mal, e eles descobrem que ela, contra todos os prognósticos, engravidara. Começa, então, uma luta contra o tempo para salvar a vida da moça, e, se possível, do bebê.
Logo, se descobre que a criança protege a si mesma. Machucando a mãe a cada movimento, ela só se acalma quando recebe uma dieta extra de sangue humano. À medida que se aproxima a data do parto, as coisas vão se complicando, e Bella, cada vez mais fraca, parece cada vez mais próxima da morte.
Como nada que é complicado não pode deixar de piorar, a tribo dos lobisomens resolve partir para o ataque, pois considera que os Cullen romperam o tratado, ao gerar uma criança vampira. Isso faz com que Jake rompa com os outros, criando uma situação inusitada, de um lobisomem unindo-se aos vampiros contra outros lobisomens.
O filme é repleto de gente bonita, quase uma propaganda de pasta de dentes coletiva, e o grande lance dramático é a batalha pela vida de Bella. Mas, o detalhe mais importante, e que marca a mudança da heroína é a sua postura perante a morte, e em função da filha não-nascida.
A heroína sem sal, que nunca sabia se casava ou comprava uma bicicleta, frente à morte, encontra a razão de ser de sua existência. Mesmo enfrentando todos, até mesmo o amado Edward, ela se descobre mãe, e decide ter a criança, ainda que isso custe a sua própria vida. De certo modo, é isso que acontece, embora a morte, num filme de vampiros, nem sempre signifique o fim de tudo.
Mesmo com uma história rasa, com personagens estereotipados e previsíveis, “Amannhecer – Parte 1” agradou os fãs da série, sendo considerado o episódio mais fiel ao livro. Embora não tenha visto ninguém sair chorando do filme, todos os espectadores mostraram-se ansiosos pela segunda parte do filme, que ficou para o próximo ano.
Certamente uma reação diferente poderia ser observada no público de “One Week”, filme canadense produzido de maneira quase artesanal, escrito e dirigido por Michael McGowan, realizado com um orçamento de 2 milhões de dólares canadenses, valor ridículo para os padrões do cinema do primeiro mundo.
O filme inicia com a pergunta do narrador, “o que você faria se soubesse que só tem um dia, uma semana, ou um mês de vida?”.  Essa é a dúvida que passa na cabeça de Ben Tyler (Joshua Jackson), ao ser informado pelo médico que foi diagnosticado um câncer extremamente agressivo, com chance de sobrevivência de 10%, e uma sobrevida de no máximo dois anos.
Até aquele momento, a vida de Ben não tinha nada de emocionante. Sua vida dividia-se entre um noivado que se arrastava por anos e um emprego que ele mal suportava. Ele ainda se ressentia pela reação de uma professora de música, que, quando ele ainda era criança, dissera que ela não tinha jeito para cantar. Mais tarde, já adulto, tivera um livro escrito por ele rejeitado por uma editora.
Ao sair do consultório, ainda aturdido pela notícia, Ben encontra um senhor vendendo uma motocicleta antiga, uma Norton 850 Commando 1973. Diante da insistência do senhor, ele experimenta a moto, e decide comprá-la, sem saber bem o porquê.
Quando informa a sua situação para a namorada, Samantha (Liane Balaban), ela insiste para que ele inicie o tratamento de imediato. Mas, para sua surpresa, Ben a informa que quer fazer uma viagem de moto, por dois dias, apenas, saindo de Toronto, no leste do Canadá, indo em direção ao oeste.
Contra a vontade da noiva, ele cai na estrada, desfrutando, pela primeira vez na vida, de uma aventura. Ao longo do caminho, ele visita pontos notáveis do país, e, à medida que vai viajando, conhece pessoas que lhe dão perspectivas diferentes da vida.
Na sua bagagem ele encontra um caderno onde anotara histórias que o pai contara quando criança, inclusive sobre a mítica figura do Grumps, que a lenda dizia que dava sorte a quem o encontrasse.
Sua jornada termina no ponto mais oeste do Canadá, em Tofino, na Colúmbia Britânica, uma semana depois, com o encontro com uma enorme baleia em pleno Pacífico.
“One Week” é um road-movie que certamente teve inspiração na vida de Terry Fox, um atleta canadense que teve câncer ósseo com 18 anos, e teve a perna direita amputada. Ainda assim, ele decidiu empreender uma corrida de um lado a outro do Canadá para angariar fundos para a luta contra o câncer. Após 153 dias e 5300 km depois, ele foi obrigado a interromper a corrida, pois o câncer chegara aos pulmões. Um dos momentos mais tocantes do filme é a parada de Ben em um monumento dedicado a Terry.
Michael McGowan fez, com o seu filme, uma belíssima declaração de amor ao Canadá, mostrando pontos inusitados de seu país, mas, principalmente, lembrando o espírito desbravador dos que ali resolveram morar. A bela trilha sonora – toda composta por músicos canadenses – é a envoltória perfeita para as belíssimas locações realçadas pela ótima fotografia do filme.
Mas, talvez a maior mensagem do filme seja a de que todos nós temos o direito ao livre-arbítrio, seja sobre a maneira como vamos morrer, ou, mais importante ainda, como vamos viver.

Lançamentos em DVD/Blu-Ray

“Harry Potter e as Relíquias da Morte – Parte 2”
Aventura final da série de filmes Harry Potter, o aguardado filme é a segunda parte da produção cinematográfica dividida em dois longas-metragens. Harry Potter, Ron Weasley e Hermione Granger continuam sua missão de acabar com o mal tentando descobrir as outras 3 Horcruxes faltantes que são as fontes da irmortalidade de Lorde Valdemort. Ao descobrir o plano do bruxo de Hogwarts, Voldemort começa a maior batalha de todas e a vida deles nunca mais será a mesma. Disco com formato de tela widescreen anamórfico e áudio Dolby Digital 5.1, e, como extras, Pontos Principais, Quando Harry deixou Hogwarts, Os Dublês: O Elenco de Harry Potter que Você Nunca Conheceu, e Os Goblins de Gringotes.

Coleção Stanley Kubrick (Box 8 Discos + Livro)
A Coleção Stanley Kubrick em Blu-Ray chega em uma embalagem preta e vermelha que conta com um livro cheio de informações e fotos da vida e obra desse famoso diretor da sétima arte assim como os seus mais clássicos e melhores filmes: Disco 01 - Spartacus (1960), + Extras; Disco 02 - Lolita (1962); Disco 03 - Dr. Fantástico (Dr. Strangelove) (1964), + Extras; Disco 04 - 2001: Uma Odisséia no Espaço (2001: A Space Odyssey) (1968), + Extras; Disco 05 - Laranja Mecânica (A Clockwork Orange (1971), + Extras; Disco 06 - Barry Lyndon (1975); Disco 07 - O Iluminado (The Shining ), (1980) + Extras; Disco 08 - Nascido Para Matar (Full Metal Jacket ) (1987), + Extras; Disco 09 - De Olhos Bem Fechados (Eyes Wide Shut) (1999), + Extras; Disco 10 - Stanley Kubrick: Uma vida em filmagens e Malcom Sortudo (Stanley Kubrick: A Life in Pictures and Lucky Malcom).

“Se Enlouquecer, Não Se Apaixone”

O que um rapaz de 16 anos faz tocando música e jogando tênis de mesa com pacientes psiquiátricos adultos em um dia de escola? É a nova comédia dramática dos aclamados diretores Ryan Fleck e Anna Boden. São cinco da manhã em um domingo no Brooklin. Carig Gilner, interpretado por Keir Gilchrist, decide se internar numa clínica psiquiátrica por causa dos dramas estressantes que enfrenta ao passar pela adolescência. Na ala adulta, conhece Bobby (Zach Galifianakis), que logo se torna seu mentor e protetor. O garoto também conhece uma jovem, a sensitiva Noelle (Emma Roberts), que o faz esquecer de um antigo amor não correspondido. Com a ajuda de seus familiares e pacientes do hospital o jovem garoto aprende a entender melhor a vida, o amor e as pressões em torno de se tornar adulto.

“Mistério da Rua 7”

Quando um apagão mergulha Detroit na escuridão total, só resta um pequeno grupo de pessoas. A população da cidade desapareceu no ar, deixando para trás roupas e carros abandonados. Logo, a luz do dia começa a desaparecer completamente. Reunidos em uma taberna abandonada, os sobreviventes percebem que a escuridão está do lado de fora para pegá-los e, apenas as fontes de luz podem mantê-los seguros. O filme “Mistério da Rua 7” é inspirado em um incidente histórico do início da colonização norte-americana: o misterioso desaparecimento de 113 colonos na ilha de Roanoke (hoje parte da Carolina do Norte) em 1587. O disco traz o filme com formato de tela widescreen e áudio em Dolby Digital 5.1.
 



Confira na TV

Sepultado Vivo”, no SBT

Joanna, esposa do Rico Clint, se envolve com um médico. Pouco tempo de romance foi o suficiente para desejarem o dinheiro de Clint, bem como a sua morte! Joanna o envenena e, achando que ele estava morto, o enterra! Ao acordar, Clint se vê desesperado e, de dentro do caixão, cava sua saída! Clint então se esconde e, de perto, acompanha os passos da dupla, na tentativa de se vingar. Sexta-feira, às 22h00.

Looney Tunes: De Volta à Ação”, no SBT

Patolino está cansado de ser um eterno coadjuvante de Pernalonga, e por isso decide abandonar Hollywood. Para azar da sua vida profissional, Kate, uma alta executiva da Warner, aceita a demissão do famoso pato. Patolino e seu novo amigo, um atrapalhado segurança, partem numa aventura ao redor do mundo em busca de um diamante azul, enquanto driblam Pernalonga e Kate. Sábado, às 20h15.

Diamante de Sangue”, no SBT

Serra Leoa - anos 90 - durante a sangrenta guerra civil, o pescador Solomon tem que confiar num contrabandista de diamantes, Danny Archer, para recuperar um enorme diamante rosa que encontrou quando estava preso num campo rebelde de mineração.  Sábado, às 22h15.

Marcas da Violência”, na Globo

Tom leva uma vida tranquila e feliz na pequena cidade de Millbrook, no estado de Indiana, onde mora com sua esposa e seus dois filhos. Um dia esta rotina de calmaria é interrompida quando Tom consegue impedir um assalto em seu restaurante, salvando seus clientes e matando dois criminosos. Ele passa a ser perseguido pela mídia que deseja falar com ele regularmente. Sábado, às 22h25.


Na Teia da Aranha”, na Globo

Alex Cross volta à ativa, com a ajuda de uma agente do serviço secreto americano, para enfrentar um psicopata que planeja seus passos com precisão. Cross estava afastado, se recuperando da morte brutal de seu parceiro, mas é convocado a voltar depois que um criminoso sequestra a filha de um senador americano de dentro do internato em que ela estuda. Domingo, às 22h10.

Haven”, na Globo

Durante um final de semana, dois empresários vigaristas fogem para um paraíso fiscal para evitar um processo federal. Mas a fuga dos dois dá início a uma reação em cadeia que leva um outro britânico a cometer um crime que mudará seu país. Domingo, às 0h00.

O Ex-namorado da Minha Mulher”, na Globo

Homem convence sua mulher a abandonar um excelente emprego para cuidar do filho que vai nascer, mas fica desempregado e tem que trabalhar na agência de publicidade do pai dela. Lá, ele conhece o ex-namorado de sua esposa, um publicitário paraplégico que tenta de todas as formas boicotar o seu trabalho. Segunda-feira, às 21h25.




Nenhum comentário: