sexta-feira, 19 de agosto de 2011

Coluna Claquete – 19 de agosto de 2011





Newton Ramalho

 

colunaclaquete@gmail.comwww.colunaclaquete.blogspot.com  - @colunaclaquete



O que está em cartaz

Neste final de semana teremos estreias bem variadas, a começar pela ficção “Lanterna Verde”, com Ryan Reynolds, passando pelo romance nacional “Onde Está a Felicidade”, com Bruna Lombardi, e fechando com “Professora Sem Classe”, com Cameron Diaz. Continuam em cartaz a ficção-científica “Super 8” (vejam na Sessão Filmes da Semana), o suspense “Dylan Dog e as Criaturas da Noite”, o infantil “Os Smurfs”, a aventura “Capitão América: O Primeiro Vingador”, o policial nacional “Assalto ao Banco Central”, e a comédia “Quero Matar Meu Chefe”.

Estreia 1: “Lanterna Verde”


Hal Jordan (Ryan Reynolds) é um audacioso piloto de aviões que foge de qualquer responsabilidade. É assim que mantém a amizade com Carol Ferris (Blake Lively), colega de infância e também piloto, que está prestes a assumir o comando da empresa do pai. Hal e Carol tiveram um caso no passado, que não seguiu em frente por causa dele. Um dia, a vida de Hal muda ao ser envolto em uma redoma verde e levado até um alienígena prestes a morrer, chamado Abin Sur (Temuera Morrison). O extraterrestre lhe entrega um estranho anel e diz que ele foi escolhido, além de alertar sobre as responsabilidades de possuí-lo. Ao usá-lo Hal torna-se o Lanterna Verde, tendo condições de moldar a luz verde da forma como sua imaginação permitir. É apenas o início da jornada do herói, que viaja até o planeta Oa para aprender a usar suas novas habilidades e tem como grande teste o temido Parallax. A direção é de Martin Campbell. “Lanterna Verde” estréia nesta sexta-feira, na Sala 2 do Cinemark, e na Sala 6 do Moviecom. Classificação indicativa dez anos. Cópias dubladas e legendadas em 3D.

Estreia 2: “Onde Está a Felicidade?”


Até onde você iria para ser feliz? Nessa deliciosa comédia, a chef de cozinha Teodora (Bruna Lombardi) embarca em uma jornada de descobertas que farão dela uma nova mulher. Crises no amor e na vida profissional a levarão – junto com o amigo Zeca (Marcello Airoldi) e a espanhola Milena (Marta Larralde) – a percorrer o Caminho de Santiago de Compostela, cenário ideal para encontros, reencontros e aventuras. O longa conta com participações especiais de Marcelo Adnet, Dani Calabresa, Dan Stulbach, Sandra Corveloni, Luis Zahera, Berta Ojea e Pedro Alonso. A direção é de Carlos Alberto Riccelli. “Onde Está a Felicidade?” estréia nesta sexta-feira, na Sala 3 do Moviecom. Classificação indicativa 12 anos.

Estreia 3: “Professora Sem Classe”


Elizabeth Halsey (Cameron Diaz) é uma professora totalmente fora do padrão. É desbocada, cruel e imprópria. Bebe, fuma e não vê a hora de casar com o seu noivo, de modo a poder deixar de trabalhar. No entanto, quando este termina a relação, o objetivo de Elizabeth passa a ser conquistar o novo professor substituto, o bonito e rico Scott Delacorte (Justin Timberlake). O que ela não contava era com a concorrência da sua colega Amy (Lucy Punch) e com as constantes investidas do professor de ginástica Russell (Jason Segel). Determinada a ter sucesso, os esquemas de Elizabeth vão chocar todos: alunos, colegas... e até ela própria. A direção é de Jake Kasdan. “Professora Sem Classe” estréia nesta sexta-feira, na Sala 1 do Cinemark, e na Sala 7 do Moviecom. Classificação indicativa 14 anos.

Sessão Cine Cult: “O Mágico”


Com roteiro original de Jacques Tati e direção de Sylvain Chomet, de “As Bicicletas de Belleville”, “O Mágico” conta a história de um artista que está em decadência, cuja fase de glória está sendo roubada por estrelas emergentes do rock. Forçado a aceitar tarefas cada vez mais obscuras, como se apresentar em bares falidos e festas no jardim, ele conhece uma jovem fã que muda sua vida para sempre. A direção é de Sylvain Chomet. “O Mágico” estréia nesta sexta-feira, na Sala 5 do Cinemark, Na sessão de 14h00. Classificação indicativa 12 anos.


Filmes da Semana: “Super 8” e “Dylan Dog e as Criaturas da Noite”

No último final de semana as estreias se renderam ao mundo fantástico, embora de gêneros diferentes. Do criador de “Lost”, J. J. Abrams, tivemos a ficção científica “Super 8”, enquanto “Dylan Dog e as Criaturas da Noite” veio diretamente das páginas dos populares quadrinhos do italiano Tiziano Sclavi.
Ao ler a sinopse de “Super 8”, não pude deixar de sentir uma sensação de déjà vu, imaginando se este filme seria um cruzamento de “Os Goonies” com “ET, o Extraterrestre”. Bem, após assistir ao filme, a resposta é sim, mas, não há prejuízo algum com isso.
Tudo é visto pela ótica de Joe Lamb (Joel Courtney) um garotinho que recentemente perdera a mãe em um acidente de trabalho na siderúrgica local. A perda da mãe e esposa apenas piorou a já difícil relação de Joe com seu pai, Jackson (Kyle Chandler), um policial dedicado e rigoroso.
No verão de 1979, apenas quatro meses após a morte da mãe, Joe se fechava cada vez mais para o mundo, e as únicas atividades que gostava era montar miniaturas e ajudar o amigo Charles (Riley Griffiths) num filme amador que este pretendia levar a um festival. Joe adorava cinema, principalmente filmes de terror, e demonstrava grande habilidade em maquiagem e efeitos.
Na calada da noite, Joe, Charles, Martin (Gabriel Basso) e Cary (Ryan Lee) escapam sorrateiramente de casa, para filmar algumas cenas na estação de trens da cidade. O que deixou Joe mais entusiasmado foi saber que Alice Dainard (Elle Fanning) também participaria do filme.
Tudo ia bem, todos ensaiando para a cena que seria filmada quando o trem passasse. O que eles não podiam esperar era uma caminhoneta aparecer do nada e se chocar de frente com a composição, causando um tremendo desastre.
Duas coisas ainda surpreenderia mais os meninos. Primeiro, é que o causador do acidente era um conhecido deles, o professor de ciências do colégio, o senhor Woodward (Glynn Turman). A outra coisa, absolutamente inexplicável, era alguma coisa monstruosa que fugira de dentro de um vagão.
No dia seguinte, a pequena cidade estava repleta de soldados da Força Aérea Americana. Sem dar explicações, nem mesmo à polícia local, eles investigavam minuciosamente toda a cidade, recolhendo todo o material que se espalhara no acidente.
Para completar o mistério, todos os cães da cidade fugiam, aterrorizados, e algumas pessoas também desaparecem sem deixar vestígios, inclusive o próprio xerife!
Para Joe, entretanto, toda aquela confusão trouxe-lhe a oportunidade de uma amizade com Alice que ele mesmo consideraria improvável. O problema é que os seus respectivos pais pareciam se odiar, e ambos proibiram os jovens de se encontrarem.
Quando Joe e Charles revelaram o filme super-8 que haviam filmado na noite do acidente, percebem que havia alguma coisa extremamente assustadora ali. Uma criatura misteriosa aparecia no filme fugindo do vagão e não se assemelhava a nada que tivessem visto antes.
Os soldados, comandados pelo implacável coronel Nelec (Noah Emmerich), apertam o cerco cada vez mais, e não hesitam em provocar um incêndio de grandes proporções só para obrigar os moradores a ficar isolados em um quartel, enquanto eles procuram o misterioso ser.
Quando Joe descobre que Alice foi sequestrada pelo monstro, ele e seus amigos decidem voltar para a cidade, que virou um verdadeiro campo de guerra, para encontrar a amiga e desvendar o mistério. Nesse momento será revelada a verdadeira intenção do alienígena.
Como toda produção com a mão de Spielberg, que participou como produtor, os efeitos especiais são fenomenais, principalmente na cena do desastre do trem. Contudo, o que dá a esta produção um sabor todo especial é resgatar o espírito dos filmes dos anos 80, onde os pequenos aventureiros enfrentavam perigos e resolviam mistérios, como os já citados “Goonies” e “E.T. – O Extraterrestre”.
O filme inteiro transpira saudosismo, com as bikes BMX, walkman, e as próprias câmeras Super 8, todos ícones de consumo da época. Para os desavisados, Super 8 era um filme em película, com bitola de 8 mm, destinado ao mercado amador, e que permitia a gravação de som junto com a imagem. Assim como o velho slide, ao ser revelado em um laboratório próprio, o filme já estava pronto para ser exibido em um projetor.
“Super 8” é um filme delicioso, apropriado para toda a família, e certamente deverá agradar tanto as crianças de hoje quanto aquelas dos anos 80. Um detalhe importante a ser lembrado: não saia imediatamente do cinema ao começarem os créditos, pois ainda haverá a exibição de um filme inteiro, com final surpresa!
Se “Super 8” é um filme para a família, “Dylan Dog e as Criaturas da Noite” já foi feito para um outro público, adolescente e o adulto jovem, mais afeito aos filmes de ação e de vampiros e lobisomens.
O filme “Dylan Dog e as Criaturas da Noite” é baseado na revista em quadrinhos Dylan Dog, de autoria de Tiziano Sclavi, lançado em 1986, e até hoje de grande sucesso na Itália, com uma tiragem de um milhão de exemplares ao mês. Dylan Dog, conhecido como o Detetive do Pesadelo, é um investigador e tem um inseparável parceiro chamado Groucho, que está sempre pronto a fazer piadinhas sobre qualquer tema, assunto ou acontecimento.
No filme, os mortos-vivos, zumbis, vampiros, lobisomens e outras espécies convivem no mundo com os humanos, numa harmonia que se deve mais à ignorância destes últimos sobre as criaturas sobrenaturais.
Essa harmonia, porém, parece ter sido quebrada quando um homem é assassinado em casa por uma criatura misteriosa. A filha da vítima, Elizabeth (Anita Briem), procura a ajuda do detetive Dylan Dog (Brandon Routh), que se recusa a ajudá-la.
Antes uma figura importante no mundo dos mortos-vivos, Dylan afastara-se deles após o assassinato de sua noiva pelos vampiros. Ele não quer mais se envolver com esses casos, mas, termina sendo forçado, ao ver o seu fiel companheiro Marcus (Sam Hutington) ser morto e transformado em um zumbi.
Com a ajuda de Elizabeth, e a relutância de Marcus em convencer-se de que estava morto, Dylan vai avançando em meio a uma selva de mentiras, onde é atacado por todos, e parece não chegar a canto nenhum.
Uma coisa, porém, parece ser a chave de tudo: um misterioso objeto em forma de cruz, e que contém o sangue de um antigo demônio, é o objeto de desejo de quem está por trás de tudo isso.
Quando o seu amigo lobisomem Gabriel (Peter Stormare) é assassinado, Dylan descobre que foi usado por seu verdadeiro inimigo, o vampiro Vargas (Taye Diggs), e é com ele que terá que decidir o destino de todos, vivos e mortos-vivos.
Embora trate de vampiros, zumbis e lobisomens, “Dylan Dog e as Criaturas da Noite” mantém o humor negro característico deste gênero, como a dieta dos zumbis e o grupo de auto-ajuda a que Marcus recorre.
Apesar da violência constante, esta é muita gráfica, mais parecida com a linguagem dos desenhos animados, onde o herói é jogado e pisoteado o tempo todo, e não sofre um arranhão.
O filme agradará mais o público adolescente, por ser cheio de cenas de ação e tratar de embates entre vampiros e lobisomens, assunto tão em voga para a geração amante de “Crepúsculo”.


Lançamentos em DVD/Blu-Ray


“Fúria Sobre Rodas: Vingança Sem Freios”

Para os amantes da velocidade um filme repleto de ação e muita emoção... Milton (Nicolas Cage) é um criminoso que sai do inferno para a última chance de redenção. Ele tem a missão de acabar com um culto de magia negra liderado por Jonas King (Billy Burke), que assassinou sua filha. Mas ele tem três dias para detê-los antes que também sacrifiquem sua neta. Disco com formato de tela widescreen anamórfico e áudio Dolby Digital 5.1, e, como extras, A Mutilação de Milton, e Cenas Deletadas.

“Marte Precisa de Mães”
 
O jovem Milo reclama e briga constantemente com sua mãe por achar que ela é excessivamente severa. Mas, após marcianos visitaram o planeta Terra para raptá-la, o garoto passa a dar muito mais valor à mãe, embarcando em uma viagem até Marte para tentar trazê-la de volta. Lá, ele contará com a duvidosa ajuda de um astronauta maluco, e de uma marciana rebelde, que é apaixonada pelo movimento hippie. O disco traz o filme com formato de tela widescreen e áudio em Dolby Digital 5.1, e, como extras, Diversão com Seth, e Curiosidades Marcianas.

“O Leopardo”

Baseando-se no premiado romance de Giuseppe Tomasi Di Lampedusa, Visconti conta a história do Don Fabrizo Salina (Burt Lancaster no grande papel de sua carreira), um refinado príncipe da Sicília que testemunha a decadência da nobreza e a ascensão da burguesia, durante a unificação italiana, em 1860. Vencedor da Palma de Ouro no Festival de Cannes, O Leopardo é uma superprodução suntuosa, com figurinos e direção de arte impecáveis. O disco traz o filme com formato de tela standard, e, como extras, Documentário inédito sobre O Leopardo, Uma Viagem na Memória: especial sobre a produção, Especial sobre a restauração, Cinejornais da época, Trailer italiano, O Leopardo em Cannes.

“Caçada Implacável”

Steve Austin é Jim Rhodes, um patrulheiro da fronteira dos Estados Unidos. Divorciado, ele está de luto pela morte de seu parceiro, que foi assassinado. Ao mesmo tempo, Rhodes tenta criar sua filha rebelde. Mas, quando um grupo de guerreiros fugitivos pega Rhodes e sua filha como refém, um desejo imenso de vingança vai dominar seu território. E ele, não vai ter dó de quem ousar cruzar seu caminho.  O disco traz o filme com formato de tela cheia e áudio em Dolby Digital 5.1.








Confira na TV

“O Cavaleiro das Trevas”, no SBT

Além do amigo Lucius Fox e do apoio de seu fiel mordomo Alfred, Batman conta com a ajuda do tenente Jim Gordon e do promotor público Harvey Dent. O incansável trabalho do trio é ameaçado quando o vilão Coringa, dono de uma mente brilhante, porém doentia, lança em Gothan uma onda de caos e anarquia como nunca antes vista. Sexta-feira, às 23h.

“A Bússola de Ouro”, no SBT

Num universo paralelo onde as pessoas têm "dimon", uma manifestação externa de sua alma em forma animal, a jovem órfã Lyra tem sua vida virada de cabeça para baixo depois de descobrir a existência do "Pó", ver seu protetor caçado e ter seu melhor amigo seqüestrado. Com a ajuda da Bússola de Ouro, Lyra parte em uma maravilhosa aventura atrás de seus amigos! Sábado, às 21h00.

“O Curioso Caso de Benjamim Button”, no SBT

Em 1918, na cidade de Nova Orleans nasce, em circunstância incomum, Benjamin Button, que pela aparência envelhecida, faz seu pai abandoná-lo num lar assistencial de idosos! Intrigantemente, o Sr. Button rejuvenesce a cada dia. Ao conhecer Daisy, a paixão invadirá sua alma, porém o conflito entre sua idade cronológica e a aparente pode ameaçar o futuro do romance! Sábado, às 23h00.

“Se Eu Fosse Você”, na Globo

Casados há anos, Cláudio (Tony Ramos) e Helena (Glória Pires) ainda não conseguem entender a forma de pensar e os sentimentos do outro. Porém, na véspera do aniversário de 50 anos de Cláudio, em meio a uma discussão em que ambos dizem ao mesmo tempo “Se eu fosse você...”, tudo muda. Na manhã seguinte, para surpresa e pânico do casal,  Helena acorda no corpo de Cláudio e vice-versa. Domingo, às 13h45.


Professora solitária e dominadora, que controla seus alunos com mão de ferro, registra seu cotidiano num diário. Vivendo sozinha com seu gato, sem amigos ou confidentes, ela vê na nova professora de artes uma amiga leal que sempre buscou. Mas quando descobre que a amiga está tendo um relacionamento com um de seus alunos, a amizade que parece florescer ganha contornos perigosos. Domingo, às 01h00.




Nenhum comentário: