sexta-feira, 12 de agosto de 2011

Coluna Claquete – 12 de agosto de 2011



 

colunaclaquete@gmail.comwww.colunaclaquete.blogspot.com  - @colunaclaquete



O que está em cartaz

Parece que foi ontem, mas, já se vão nove anos desde a primeira Claquete, com muito orgulho e prazer! Neste final de semana teremos a estreia da ficção-científica “Super 8” e do suspense “Dylan Dog e as Criaturas da Noite”. Continuam em cartaz o infantil  “Os Smurfs”, a aventura “Capitão América: O Primeiro Vingador”, o policial nacional “Assalto ao Banco Central”, e a fantasia “Harry Potter e as Relíquias da Morte – Parte 2”. Nas apresentações exclusivas, o Cinemark exibe o drama “Lope”, na Sessão Cine Cult, enquanto o Moviecom mantém as comédias “Não Se Preocupe, Nada Vai Dar Certo” e “Quero Matar Meu Chefe” (vejam na Sessão Filmes da Semana).

Estreia 1: “Super 8”


A trama se passa no verão de 1979, quando um grupo de seis garotos, em uma cidade industrial de Ohio, testemunha uma catastrófica colisão noturna de um caminhão com um trem de carga. Eles registram tudo com a câmera Super-8 com a qual estavam tentando fazer um filme. Não tarda para que eles comecem a desconfiar que aqui não fora apenas um acidente, quando misteriosos desaparecimentos começam a acontecer e o exército tenta encobrir a verdade - algo muito mais terrível do que eles poderiam imaginar. A direção é de J. J. Abrams, e no elenco estão Elle Fanning, Kyle Chandler, Noah Emmerich e Joel Courtney. “Super 8” estréia nesta sexta-feira, na Sala 1 do Cinemark, e na Sala 4 do Moviecom. Classificação indicativa dez anos.

Estreia 2: “Dylan Dog e as Criaturas da Noite”


Dylan Dog (Brandon Routh) é investigador do mundo paranormal, que se muda para New Orleans para escapar de uma vida feita de pesadelos. No entanto, os pesadelos vão encontrá-lo novamente. Depois de ter deixado o mundo sobrenatural para trás, após a morte da sua mulher, Dylan é obrigado a voltar à ação para resolver um misterioso assassinato. Juntamente com Marcus, o seu assistente zumbi, vê-se no meio de uma batalha entre clãs de vampiros, lobisomens e zumbie, pela posse de um raro artefato que permite controlar tanto o mundo mortal como o mundo do sobrenatural. A direção é de Kevin Munroe. “Dylan Dog e as Criaturas da Noite” estréia nesta sexta-feira, na Sala 3 do Moviecom. Classificação indicativa 12 anos. Cópias dubladas.

Sessão Cine Cult: “Lope”


Cinebiografia do espanhol Félix Lope de Vega, um dos maiores dramaturgos e poetas de todos os tempos, autor de obras como "Amarílis" e "La Arcádia", o filme traz a fase jovem do artista. Lope (o argentino Alberto Ammann) é um poeta ambicioso e um eterno apaixonado. Vivendo mais o presente do que pensando no futuro, ele se entrega ao amor de duas mulheres, uma casada e outra noiva de um marquês, e desafia regras que podem transformá-lo de herói a vilão, trazendo a desgraça ou a glória. A direção é de Andrucha Waddington, e no elenco estão Selton Mello, Sonia Braga, Pilar López de Ayala e Leonor Watling. “Lope” estreia nesta sexta-feira na Sala 1 do Cinemark, na sessão de 14h00. Classificação indicativa 14 anos.


Filmes da Semana: “Quero Matar Meu Chefe” e “Não Se Preocupe, Nada Vai Dar Certo”

Quando vi que iriam estrear duas comédias, no final de semana passado, já tremi nas bases, pois minhas experiências com comédias, americanas e nacionais, tem sido traumatizantes. Para minha surpresa, fui agradavelmente surpreendido – e em dose dupla, com “Quero Matar Meu Chefe” e “Não Se Preocupe, Nada Vai Dar Certo”.
Ultimamente, quando sou obrigado, por força da profissão, a assistir uma comédia, trinco os dentes e aguento firme na poltrona, exercitando a paciência para não sair no meio da sessão, o que já fiz uma vez, tenho que admitir.
Mas, ao ver o elenco que compunha o filme “Quero Matar Meu Chefe”, resolvi dar uma chance ao azar. É claro que o besteirol e as insinuações de sexo estão sempre presentes, como na maioria das comédias americanas, mas, pelo menos a escatologia das situações de baixo nível foi deixada de lado.
Os protagonistas do filme são Nick Hendricks (Jason Bateman), Kurt Buckman (Jason Sudeikis) e Dale Arbus (Charlie Day). O que os três tem em comum, além da amizade é o fato de sofrerem nas mãos dos seus respectivos chefes.
Nick é executivo em uma financeira comandada por Dave Harken (Kevin Spacey), que não perde a chance de humilhar e sacanear o subordinado, sugando todas as suas energias, e ameaçando-o como se fosse um escravo. A única coisa que o tira do sério é a suspeita de ser traído pela mulher.
Kurt é gerente em uma empresa e se dá muito bem com o dono, Jack (Donald Sutherland). Mas, quando este morre, a firma vai para as mãos de Bobby Pellit (Colin Farrell), um viciado em cocaína que só pensa em gastar dinheiro.
Dale é que está na situação mais inusitada. Apaixonado pela noiva, ele só pensa em se casar. Mas, vive sob intenso assédio da chefe, a dentista Julia Harris (Jennifer Aniston), que o chantageia para conseguir que ele transe com ela.
A situação fica tão desesperadora, que eles chegam a pensar em matar os respectivos chefes. Quando resolvem procurar a ajuda de um profissional do crime, vão ao bairro mais barra pesada da cidade, e encontram um ex-presidiário que parece ser a solução de seus problemas.
Mas, obviamente, nada sai como eles estavam planejando, e eles terminam sendo envolvidos num assassinato de verdade, e terão que se esforçar muito para sair dessa ilesos.
O que este filme trouxe de diferente é não ter caracterizado os protagonistas como débeis mentais, a exemplo de “Se Beber Não Case”, ou “Um Parto de Viagem”. Apesar de não serem os heróis de outros gêneros de filmes, o trio central lembra muito “Os Três Patetas”, comediantes que fizeram muito sucesso no cinema e na TV americana.
Se os atores centrais não são lá essas coisas, o mesmo não se pode dizer do ótimo elenco de apoio, que fez pontas hilárias, como a dentista tarada vivida por Jennifer Aniston ou o executivo sacana de Kevin Spacey.
O roteiro segue mais ou menos fluido, ganhando destaque com o desfecho policial, e as piadas - menos grosseiras do que o padrão - divertem mais do que agridem a inteligência do espectador. Embora não seja indicado para crianças, essa mistura de “Pacto Sinistro” e “Como Eliminar Seu Chefe” vai agradar o público adolescente e adulto.
Da Califórnia para o Ceará. A história de “Não Se Preocupe, Nada Vai Dar Certo” inicia nas bucólicas paisagens do litoral cearense, onde Lalau Velasco (Gregório Duvivier) se apresenta com um show humorístico nas pequenas cidades, enquanto o seu pai, Ramon (Tarcisio Meira) vive se metendo nas mais diversas confusões.
Em meio a mais uma trapalhada de Ramon, Lalau decide que é a hora de cada um seguir o seu caminho. A oportunidade surge quando ele conhece Flora (Flavia Alessandra), a relações públicas de um importante grupo comandado por Carol Gomide (Ângela Vieira) e seu marido Rodolfo (Herson Capri).
Flora confessa para Lalau que estão com problemas, pois contrataram um guru empresarial para um workshop, mas, ele foi preso por pedofilia em Miami. Acontece que Lalau é muito parecido com o tal guru, e ela propôs a ele que tomasse o seu lugar. Em troca, ela lhe daria cem mil dólares!
Lalau resolve aceitar a proposta, e parte para o Rio de Janeiro com Flora. Quando descobre que o filho o deixou, Ramon fica desolado, mas, ao descobrir a armação de Lalau, resolve segui-lo e tentar tirar proveito também.
Mas, as coisas se complicam quando Carol é assassinada, e todas as provas incriminam Lalau. Sua única esperança vem da pessoa menos improvável, o seu próprio pai, que assume uma investigação paralela para descobrir a verdade e salvar o filho!
Eu tenho falado, nesta mesma coluna, como os filmes recentes do cinema brasileiro, em especial as comédias, parecem, na  verdade, meros programas televisivos projetados em uma tela maior. Não que isso seja um demérito, só não é linguagem de cinema, mesmo. Claro, existem exceções, como “Cilada.com”, que só parece se espelhar no que existe de pior das comédias americanas, mas, deixa pra lá, tem muita gente que gosta.
“Não Se Preocupe, Nada Vai Dar Certo”, por sua vez, tem cara de teatro do começo ao fim do filme. Claro, a maior parte do elenco tem o teatro na sua formação, a começar do diretor Hugo Carvana, que tem duas excelentes participações na história.
Não foi só essa mudança de linguagem que tornou este filme algo interessante. Na contramão do citado “Cilada.com”, que abusou das piadas de baixo nível, o filme de Carvana é extremamente leve, com situações divertidas, com pouquíssimos palavrões (nada que o espectador não escute na sua própria casa), e com um elenco magistral e totalmente afinado.
Ângela Vieira e Herson Capri dão um show de beleza e sensualidade na maturidade, além de um domínio cênico impressionante, que dá pena ao confrontar com a atuação dos atores mais jovens do elenco.
Mas, o filme é mesmo de Tarcísio Meira, há um bom tempo afastado da telona. Com uma energia impressionante, este jovem senhor de 74 anos vive com naturalidade o papel do velho malandro, bem diferente da clássica figura de galã que sempre o acompanhou ao longo de sua vasta carreira. No cinema, o retorno vem após um hiato de duas décadas, tendo sido sua última aparição em “Boca de Ouro”, em 1990.
Como disse no início, o espectador tem a rara chance de poder assistir duas comédias bem diferentes, mas, com o diferencial de um bom gosto e leveza que pouco tem se visto ultimamente. Recomendo a todos.







Lançamentos em DVD/Blu-Ray


“Padre”

O mundo foi devastado por uma guerra entre humanos e vampiros que durou séculos. Mas, tudo muda quando sua sobrinha é sequestrada por um grupo de sanguinários vampiros, que estão voltando a atacar após o breve período de paz. Contrariando as ordens da Igreja, o Padre parte em busca de sua familiar, contando com a ajuda do namorado da garota e de uma poderosa Padre Guerreira, especialista em combate. Disco com formato de tela widescreen anamórfico e áudio Dolby Digital 5.1.

“Reencontrando a Felicidade”
 
Becca (Nicole Kidman) e Howie Corbett (Aaron Eckhart) formavam uma família feliz juntamente com Danny (Phoenix List), mas suas vidas viram do avesso quando Danny sofre um acidente de carro fatal. Depois de largar a carreira de executiva para virar dona de casa, Becca tenta redefinir sua vida cercando-se de amigos e pessoas bem intencionadas para superar a dor da perda. É nessa ocasião que desenvolve uma estranha amizade com o jovem Jason (Milles Teller) motorista do fatídico acidente. O disco traz o filme com formato de tela widescreen e áudio em Dolby Digital 5.1.

“Sem Novidades no Front”

Estudantes alemães se apresentam como voluntários para servirem durante a Primeira Guerra Mundial, iludidos com a visão que tinham sobre guerra. Lá, eles descobrem que na verdade estão no inferno e que suas vidas jamais serão as mesmas. Baseado no conto homônimo de Erich Maria Remarque. O filme se divide em quatro partes: treinamento, guerra, retorno para as casas e retorno à guerra. Premiado com os Oscar de Melhor Filme e Diretor. O disco traz o filme com formato de tela standard, e, como extras, Biografia, Filmografia e Galeria de Pôsteres.

“Ondine”

Ondine é um conto de fadas moderno que narra a história de Syracuse (Colin Farrell), um pescador cuja vida se transforma quando ele encontra uma mulher linda e misteriosa (Alicja Bachleda) em sua rede de pesca. Sua filha Annie (Alison Barry) passa a acreditar que a mulher é uma criatura mágica, enquanto Syracuse apaixona-se desesperadamente por ela. No entanto, como todos os contos de fadas, a magia e a escuridão caminham lado a lado. Escrito e dirigido pelo premiado Neil Jordan (Valente) e fotografado pelo aclamado Christopher Doyle (Paris, Te Amo) nas belas costas irlandesas, Ondine é uma história de amor e esperança. O disco traz o filme com formato de tela widescreen e áudio em Dolby Digital 5.1.



Confira na TV

“Meu Pai é Mãe de Equipe”, no SBT

Eddie Serrano é um extrovertido advogado de muito sucesso, mas já como pai, o viuvo é um fracasso que mau convive com a filha. Quando Eddie é obrigado chefiar a equipe da menina, no acampamento anual de primavera na montanha Hulka, num evento só de meninas, ele vê a oportunidade de reconquistar o coração de sua filhinha, mas a vida no campo não será nada fácil. Sexta-feira, às 23h.

“O Homem Duplo”, no SBT

Num futuro não muito distante, o governo só se preocupa em vigiar e controlar seus cidadãos, já que uma parcela da população é viciada na substancia D. É neste cenário que o policial Bob arctor investiga seus amigos mais próximos usando um sistema de disfarce inovador, porém sua vida vira um paranóia sem fim quando seu chefe pede que ele investigue sua própria vida. Sábado, às 22h45.

“A Casa Caiu”, na Globo

Um advogado solitário e divorciado marca um encontro pela internet com uma suposta colega. Mas quem surge é uma ex-presidiária que insiste em ter sua ajuda para provar sua inocência. Sábado, às 23h20.

“Quarteto Fantástico”, na Globo

Um desastre atinge uma nave espacial, fazendo com que seus quatro tripulantes sofram modificações em seu organismo de forma a ganharem poderes especiais. Rede Richards, o líder do grupo, passa a ter a capacidade de esticar seu corpo feito borracha. Sue Storm, sua ex-namorada, ganha poderes de invisibilidade. Johnny Storm pode aumentar o calor do seu corpo e Ben tem seu corpo transformado em pedra. Surge assim, o Quarteto Fantástico. Domingo, às 13h55.


Dois policiais negros (Shawn Wayans e Marlon Wayans) decidem se disfarçar de ‘patricinhas’ louras, herdeiras de milhões, para investigar uma denúncia de sequestro e, assim, tentar salvar seus empregos. Domingo, às 23h05.

“Virgem em Apuros”, na Globo

Depois de ficar bêbada pela primeira vez na vida, uma universitária que jurou se preservar até o casamento acaba caindo em uma noite de farra. Ela não lembra o que aconteceu, mas é filmada embriagada e corre o risco de perder sua bolsa de estudos. Segunda-feira, às 22h25.





Nenhum comentário: