sexta-feira, 26 de agosto de 2011

Coluna Claquete – 26 de agosto de 2011





Newton Ramalho


 


colunaclaquete@gmail.comwww.colunaclaquete.blogspot.com  - @colunaclaquete





O que está em cartaz

Neste final de semana teremos opções para gregos, troianos e potiguares. A estreia mais esperada é a ficção “Planeta dos Macacos – A Origem”. Temos ainda a comédia romântica “Amor a Toda Prova”, com Steve Carell, e o documentário da Disney “Reino dos Felinos”. Acontece também a pré-estreia de “O Homem do Futuro”, com Wagner Moura, e a exibição do show “Kylie 3D: Aphrodite Les Folies”. Continuam em cartaz “Lanterna Verde” (vejam na Sessão Filme da Semana), com Ryan Reynolds, “Professora Sem Classe”, com Cameron Diaz, “Os Smurfs”, e “Assalto ao Banco Central”. Nas programações exclusivas, o Cinemark exibe “Capitão América: O Primeiro Vingador”, “Cilada.com” e “O Mágico”, enquanto o Moviecom mantém “Super 8”, e “Onde Está a Felicidade”, com Bruna Lombardi,

Estreia 1: “Planeta dos Macacos – A Origem”


Em São Francisco, nos dias atuais, vários cientistas fazem experimentos genéticos com os macacos. Will Rodman (James Franco) é um jovem cientista que desenvolve uma nova espécie, mistura de homem e macaco, ao procurar uma cura para o mal de Alzheimer. Entretanto, o macaco César (Andy Serkis) obtém uma inteligência fora do comum e, ao ser levado por um dos cientistas para casa ainda bebê para não ser sacrificado no laboratório, espalha sua modificação genética entre os outros macacos, fomentando então uma revolução e iniciando uma guerra contra os humanos a fim de conseguirem sua liberdade. A direção é de Rupert Wyatt. “Planeta dos Macacos – A Origem” estréia nesta sexta-feira, nas Salas 1 e 6 do Cinemark, e nas Salas 4 e 7 do Moviecom. Classificação indicativa 12 anos. Cópias dubladas e legendadas.

Estreia 2: “Amor a Toda Prova”


O quarentão Cal Weaver (Steve Carell) tem a vida dos sonhos: bom emprego, boas condições de vida, é casado com seu amor da adolescência, filhos bem comportados... Mas essa vida perfeita desaba depois da descoberta de que Emily (Julianne Moore), sua esposa, está tendo um caso e quer o divórcio. Desamparado, Cal conhece Jacob Palmer (Ryan Gosling), um cara que vai ensiná-lo a ter estilo, beber e paquerar mulheres. A direção é de Glenn Ficarra e John Requa. “Amor a Toda Prova” estréia nesta sexta-feira, na Sala 5 do Moviecom. Classificação indicativa 14 anos.

Estreia 3: “Reino dos Felinos”


A Disneynature, dos Estúdios Disney, explora o mundo selvagem em sua mais recente aventura da vida selvagem, o documentário “Reino dos Felinos”, que conta as fantásticas histórias de duas famílias: os leões, os reis da savana africana, e os guepardos, os felinos mais velozes do mundo. O filme captura o amor, o humor e a determinação dos verdadeiros e majestosos felinos. Uma incrível aventura que mescla a intimidade e os laços familiares com o poder e perspicácia da natureza. A direção é de Alastair Fothergill e Keith Scholey. “Reino dos Felinos” estréia nesta sexta-feira, na Sala 4 do Cinemark. Classificação indicativa livre. Cópias dubladas.

Pré-Estreia: “O Homem do Futuro”


Zero (Wagner Moura) é um cientista genial, mas infeliz porque há 20 anos foi humilhado publicamente na faculdade e perdeu Helena (Alinne Moraes) o grande amor de sua vida. Certo dia, uma experiência acidental com um de seus inventos faz com que ele viaje no tempo, mais precisamente, ao passado. Depois da chance de mudar a sua história, Zero retorna ao presente totalmente modificado e se descobre um tremendo canalha, o que só o afastou ainda mais de Helena. Agora, sua chance é voltar novamente no tempo e impedir que ele mesmo altere o presente. A direção é de Cláudio Torres. “O Homem do Futuro” terá pré-estréia neste sábado, na Sala 4 do Cinemark (sessão de 0h10), e na Sala 3 do Moviecom (sessão de 21h05). Classificação indicativa dez anos.

Especial: “Kylie 3D: Aphrodite Les Folies”


“Kylie 3D: Aphrodite Les Folies” é uma produção da ‘Blink TV’, apresentada pela Darenote e Parlophone em parceria com a Sky 3D. O espetáculo com duração de 120 minutos, dirigido por William Baker e Marcus Viner, mostra o registro completo do show da cantora, compositora e atriz australiana Kylie Minogue, gravado em Londres no O2 Arena nos dias 11 e 12 de abril de 2011. O show inclui os hits “Can’t Get You Out of My Head”, “Spinning Around” e “Slow”. “Kylie 3D: Aphrodite Les Folies” duas sessões, uma na sexta-feira e outra no sábado, na Sala 6 do Moviecom (sessão de 23h45). Classificação indicativa livre.

Sessão Cine Cult: “O Mágico”


Com roteiro original de Jacques Tati e direção de Sylvain Chomet, de “As Bicicletas de Belleville”, “O Mágico” conta a história de um artista que está em decadência, cuja fase de glória está sendo roubada por estrelas emergentes do rock. Forçado a aceitar tarefas cada vez mais obscuras, como se apresentar em bares falidos e festas no jardim, ele conhece uma jovem fã que muda sua vida para sempre. A direção é de Sylvain Chomet. “O Mágico” estréia nesta sexta-feira, na Sala 3 do Cinemark, Na sessão de 14h00. Classificação indicativa 12 anos.


Filme da Semana: “Lanterna Verde”

Sempre que Hollywood resolve fazer um filme baseado em um herói oriundo das revistas em quadrinhos, já se pode prever um coro de choros e ranger de dentes de um nicho do público, exatamente o dos fãs das revistas. Como seria de se esperar, o recente “Lanterna Verde” despertou mais protestos do que o usual.
Esse embate sempre acontece porque, além de terem linguagens diferentes, os produtores precisam tornar o produto palatável para os frequentadores dos cinemas, muitos deles que nunca leram os quadrinhos daquele personagem. Para alcançar um público maior, é preciso, muitas vezes, sacrificar alguma característica mais violenta do quadrinho, para não tornar o produto economicamente inviável.
O personagem da vez, o Lanterna Verde, ainda tem uma diferenciação, pois, ao contrário de muitos outros heróis, como Superman e Batman, que sempre tem Clark Kent e Bruce Wayne como alterego, ao longo de sua história, tiveram pessoas diferentes assumindo o título. Além disso, muitos personagens das histórias do Lanterna Verde mudam de herói a vilão por força de algum evento anômalo.
Criado por Martin Nodell e Bill Finger, o Lanterna Verde original estreou na revista All-American Comics nº16 (1940). Reformulado como um novo super-herói com o mesmo nome nos anos 60, o personagem original ficou conhecido por Lanterna Verde Alan Scott e por um tempo adotou a identidade de Sentinela (Brasil).
O Lanterna Verde atual foi lançado nos quadrinhos da década de 60, e também é conhecido como "O Lanterna Verde da Era de Prata". Sua identidade era a de Hal Jordan, membro fundador da Liga da Justiça da América.
O filme “Lanterna Verde” apresenta um breve prólogo, onde é apresentada a origem dos Lanternas Verdes, uma espécie de xerifes espaciais, que foram criados pelos Guardiões do Universo. Os Guardiões são seres imortais, muito antigos e poderosos, que têm a missão de zelar pela manutenção da paz intergaláctica. O poder do anel provém da matéria energética do planeta Oa, lar dos Guardiões, que fica no centro do universo.
Um dos inimigos mais poderosos dos Guardiões, cuja origem está ligada a eles é Parallax, um ser que se encontra aprisionado em um planeta remoto. Um acidente faz com que alguns viajantes caiam lá, e encontrem Parallax. Como este extrai o seu poder do medo das pessoas, ele consegue energia para se libertar e fugir.
Um dos Lanternas Verdes que o enfrentam é Abin Sur (Temuera Morrison), que consegue fugir após ser gravemente ferido, e aterrissa na Terra. Conforme a tradição, um novo Lanterna Verde deverá ocupar o seu lugar, mas, a escolha deverá ser feita pelo próprio anel. Como a energia verde é suprida pela coragem, a escolha será baseada pelo ausência do medo.
Nesse meio tempo, o espectador já foi apresentado a Hal Jordan (Ryan Reynolds), um atrevido piloto de testes de uma indústria de aviões. Apesar de ser um excelente piloto, Hal é mal visto na empresa por suas atitudes quase irresponsáveis, embora muito disso tenha a ver com um trauma de infância, quando presenciou a morte do pai em um acidente com um avião.
Uma apresentação para observadores do Pentágono piora ainda mais a situação de Hal perante a empresa. O único suporte de Hal na empresa é Carol Ferris (Blake Lively), sua amiga de infância e atual namorada.
Nessa altura do campeonato, é quando Hal é selecionado pelo anel. Levado até o moribundo Abin Sur, este o informa de que for escolhido para ser um Lanterna Verde. Hal recebe o presente, sem entender o que acontecia, e foge, quando os homens do governo chegam.
Hal é levado para Oa, onde é submetido a um duro treinamento conduzido por Sinestro (Mark Strong) e Kilowog. Lá ele descobre a missão dos Lanternas Verdes e a origem do seu poder, e é também onde questiona a sua escolha, já que não se identifica com os objetivos do grupo.
Enquanto isso, na Terra, o jovem cientista Hector Hammond (Peter Sarsgaard) é convocado para analisar o corpo de Abin Sur, em uma secretíssima instalação do governo. Tímido, recluso e sentindo-se eternamente rejeitado pelo pai, o senador Hammond (Tim Robbins), Hector preferia o isolamento dos laboratórios.
Ao examinar o corpo do alienígena morto, porém, ele é contaminado pelas células amarelas de Parallax, que passam a deformar o seu corpo e a sua já conturbada mente. Assim, ele se torna uma extensão humana do malévolo alienígena, e transfere todo o seu ódio e frustração contra Hal, que considera que roubou o amor de Carol e a admiração do seu próprio pai.
Hal precisará enfrentar os dois inimigos, e ainda convencer os Guardiões a não abdicar da energia verde, que simboliza a vontade de viver, em detrimento da amarela, que se alimenta do medo. Só assim ele poderá salvar a Terra de um destino de aniquilação total.
O filme traz uma discussão interessante, que parece ter saído das páginas do “Príncipe”, de Maquiavel. É melhor ser amado ou temido? Qual a melhor energia, a da vontade de viver, ou do medo que bloqueia e enfraquece as pessoas?
Filosofismos à parte, “Lanterna Verde” traz uma história mais suavizada, embalada por riquíssimos efeitos especiais, mas, que foge bastante dos quadrinhos originais. A recepção fria do público americano talvez ameace a continuação, sugerida por uma cena extra que apresentada durante os créditos finais.
O elenco, de uma maneira geral, cumpre apenas o feijão-com-arroz. O destaque mesmo foi Peter Sarsgaard, que deu vida especial ao atormentado vilão Hector.

  


Lançamentos em DVD/Blu-Ray


“Água Para Elefantes”

Os vencedores do Oscar Reese Witherspoon e Christoph Waltz trabalham ao lado de Robert Pattison nesta lenda épica sobre um amor proibido, baseada no consagrado romance escrito por Sara Gruen. Num acaso do destino, o estudante de veterinária e uma linda artista de circo se encontram e se apaixonam, mas o romance secreto é ameaçado pela ira do perigoso e instável marido da moça. Disco com formato de tela widescreen anamórfico e áudio Dolby Digital 5.1, e, como extras, “Robert Pattinson em Destaque”, e “A Artista Reese Witherspoon”.

“A Morte e Vida de Charlie”
 
Charlie (Zac Efron) é um jovem que não consegue superar a morte de seu irmão mais novo. Tanto é que ele aceita um emprego como zelador do cemitério onde seu irmão está enterrado. Todas as noites Charlie encontra-se com o espírito do irmão e juntos os dois se divertem e matam as saudades. Mas Charlie conhece uma menina, Tess (Amanda Crew), e se apaixona por ela. Agora Charlie precisa escolher entre continuar com seu irmão ou ir atrás da garota que ele ama. O disco traz o filme com formato de tela widescreen e áudio em Dolby Digital 5.1.

“Jean de Florette”

França, 1920, um vilarejo da região da Provença. Na disputa por uma nascente abandonada, o dono da terra morre e dois gananciosos fazendeiros tentam enganar seu herdeiro, bloqueando a nascente para que este não possa usá-la, a fim de forçá-lo a vendê-la por um baixo valor. Com uma história envolvente, ótimos diálogos e linda fotografia, Berri realizou um filme memorável que traduz toda a riqueza do universo literário inconfundível de Marcel Pagnol. O disco traz o filme com formato de tela widescreen, e, como extras, Making Of, e Trailers.

“Hotel Atlântico”

Um ator desempregado embarca numa viagem sem destino, um voo cego sem instrumentos. Durante a jornada, se depara com situações absurdas, contraditórias e inesperadas, sem relações de causa e efeito. Encontra pessoas bizarras, amores suspeitos e quase a morte. Sempre no fio da navalha, “Hotel Atlântico” faz da realidade uma farsa e apresenta o absurdo da vida, onde os eventos ocorrem inesperados, muitas vezes sem explicações lógicas. Eles se desdobram fragmentados, desconectados entre si, culminando num final inesperado e instigante.  O disco traz o filme com formato de tela widescreen e áudio em Dolby Digital 5.1, e, como extras, biografia e filmografia.

sexta-feira, 19 de agosto de 2011

Coluna Claquete – 19 de agosto de 2011





Newton Ramalho

 

colunaclaquete@gmail.comwww.colunaclaquete.blogspot.com  - @colunaclaquete



O que está em cartaz

Neste final de semana teremos estreias bem variadas, a começar pela ficção “Lanterna Verde”, com Ryan Reynolds, passando pelo romance nacional “Onde Está a Felicidade”, com Bruna Lombardi, e fechando com “Professora Sem Classe”, com Cameron Diaz. Continuam em cartaz a ficção-científica “Super 8” (vejam na Sessão Filmes da Semana), o suspense “Dylan Dog e as Criaturas da Noite”, o infantil “Os Smurfs”, a aventura “Capitão América: O Primeiro Vingador”, o policial nacional “Assalto ao Banco Central”, e a comédia “Quero Matar Meu Chefe”.

Estreia 1: “Lanterna Verde”


Hal Jordan (Ryan Reynolds) é um audacioso piloto de aviões que foge de qualquer responsabilidade. É assim que mantém a amizade com Carol Ferris (Blake Lively), colega de infância e também piloto, que está prestes a assumir o comando da empresa do pai. Hal e Carol tiveram um caso no passado, que não seguiu em frente por causa dele. Um dia, a vida de Hal muda ao ser envolto em uma redoma verde e levado até um alienígena prestes a morrer, chamado Abin Sur (Temuera Morrison). O extraterrestre lhe entrega um estranho anel e diz que ele foi escolhido, além de alertar sobre as responsabilidades de possuí-lo. Ao usá-lo Hal torna-se o Lanterna Verde, tendo condições de moldar a luz verde da forma como sua imaginação permitir. É apenas o início da jornada do herói, que viaja até o planeta Oa para aprender a usar suas novas habilidades e tem como grande teste o temido Parallax. A direção é de Martin Campbell. “Lanterna Verde” estréia nesta sexta-feira, na Sala 2 do Cinemark, e na Sala 6 do Moviecom. Classificação indicativa dez anos. Cópias dubladas e legendadas em 3D.

Estreia 2: “Onde Está a Felicidade?”


Até onde você iria para ser feliz? Nessa deliciosa comédia, a chef de cozinha Teodora (Bruna Lombardi) embarca em uma jornada de descobertas que farão dela uma nova mulher. Crises no amor e na vida profissional a levarão – junto com o amigo Zeca (Marcello Airoldi) e a espanhola Milena (Marta Larralde) – a percorrer o Caminho de Santiago de Compostela, cenário ideal para encontros, reencontros e aventuras. O longa conta com participações especiais de Marcelo Adnet, Dani Calabresa, Dan Stulbach, Sandra Corveloni, Luis Zahera, Berta Ojea e Pedro Alonso. A direção é de Carlos Alberto Riccelli. “Onde Está a Felicidade?” estréia nesta sexta-feira, na Sala 3 do Moviecom. Classificação indicativa 12 anos.

Estreia 3: “Professora Sem Classe”


Elizabeth Halsey (Cameron Diaz) é uma professora totalmente fora do padrão. É desbocada, cruel e imprópria. Bebe, fuma e não vê a hora de casar com o seu noivo, de modo a poder deixar de trabalhar. No entanto, quando este termina a relação, o objetivo de Elizabeth passa a ser conquistar o novo professor substituto, o bonito e rico Scott Delacorte (Justin Timberlake). O que ela não contava era com a concorrência da sua colega Amy (Lucy Punch) e com as constantes investidas do professor de ginástica Russell (Jason Segel). Determinada a ter sucesso, os esquemas de Elizabeth vão chocar todos: alunos, colegas... e até ela própria. A direção é de Jake Kasdan. “Professora Sem Classe” estréia nesta sexta-feira, na Sala 1 do Cinemark, e na Sala 7 do Moviecom. Classificação indicativa 14 anos.

Sessão Cine Cult: “O Mágico”


Com roteiro original de Jacques Tati e direção de Sylvain Chomet, de “As Bicicletas de Belleville”, “O Mágico” conta a história de um artista que está em decadência, cuja fase de glória está sendo roubada por estrelas emergentes do rock. Forçado a aceitar tarefas cada vez mais obscuras, como se apresentar em bares falidos e festas no jardim, ele conhece uma jovem fã que muda sua vida para sempre. A direção é de Sylvain Chomet. “O Mágico” estréia nesta sexta-feira, na Sala 5 do Cinemark, Na sessão de 14h00. Classificação indicativa 12 anos.


Filmes da Semana: “Super 8” e “Dylan Dog e as Criaturas da Noite”

No último final de semana as estreias se renderam ao mundo fantástico, embora de gêneros diferentes. Do criador de “Lost”, J. J. Abrams, tivemos a ficção científica “Super 8”, enquanto “Dylan Dog e as Criaturas da Noite” veio diretamente das páginas dos populares quadrinhos do italiano Tiziano Sclavi.
Ao ler a sinopse de “Super 8”, não pude deixar de sentir uma sensação de déjà vu, imaginando se este filme seria um cruzamento de “Os Goonies” com “ET, o Extraterrestre”. Bem, após assistir ao filme, a resposta é sim, mas, não há prejuízo algum com isso.
Tudo é visto pela ótica de Joe Lamb (Joel Courtney) um garotinho que recentemente perdera a mãe em um acidente de trabalho na siderúrgica local. A perda da mãe e esposa apenas piorou a já difícil relação de Joe com seu pai, Jackson (Kyle Chandler), um policial dedicado e rigoroso.
No verão de 1979, apenas quatro meses após a morte da mãe, Joe se fechava cada vez mais para o mundo, e as únicas atividades que gostava era montar miniaturas e ajudar o amigo Charles (Riley Griffiths) num filme amador que este pretendia levar a um festival. Joe adorava cinema, principalmente filmes de terror, e demonstrava grande habilidade em maquiagem e efeitos.
Na calada da noite, Joe, Charles, Martin (Gabriel Basso) e Cary (Ryan Lee) escapam sorrateiramente de casa, para filmar algumas cenas na estação de trens da cidade. O que deixou Joe mais entusiasmado foi saber que Alice Dainard (Elle Fanning) também participaria do filme.
Tudo ia bem, todos ensaiando para a cena que seria filmada quando o trem passasse. O que eles não podiam esperar era uma caminhoneta aparecer do nada e se chocar de frente com a composição, causando um tremendo desastre.
Duas coisas ainda surpreenderia mais os meninos. Primeiro, é que o causador do acidente era um conhecido deles, o professor de ciências do colégio, o senhor Woodward (Glynn Turman). A outra coisa, absolutamente inexplicável, era alguma coisa monstruosa que fugira de dentro de um vagão.
No dia seguinte, a pequena cidade estava repleta de soldados da Força Aérea Americana. Sem dar explicações, nem mesmo à polícia local, eles investigavam minuciosamente toda a cidade, recolhendo todo o material que se espalhara no acidente.
Para completar o mistério, todos os cães da cidade fugiam, aterrorizados, e algumas pessoas também desaparecem sem deixar vestígios, inclusive o próprio xerife!
Para Joe, entretanto, toda aquela confusão trouxe-lhe a oportunidade de uma amizade com Alice que ele mesmo consideraria improvável. O problema é que os seus respectivos pais pareciam se odiar, e ambos proibiram os jovens de se encontrarem.
Quando Joe e Charles revelaram o filme super-8 que haviam filmado na noite do acidente, percebem que havia alguma coisa extremamente assustadora ali. Uma criatura misteriosa aparecia no filme fugindo do vagão e não se assemelhava a nada que tivessem visto antes.
Os soldados, comandados pelo implacável coronel Nelec (Noah Emmerich), apertam o cerco cada vez mais, e não hesitam em provocar um incêndio de grandes proporções só para obrigar os moradores a ficar isolados em um quartel, enquanto eles procuram o misterioso ser.
Quando Joe descobre que Alice foi sequestrada pelo monstro, ele e seus amigos decidem voltar para a cidade, que virou um verdadeiro campo de guerra, para encontrar a amiga e desvendar o mistério. Nesse momento será revelada a verdadeira intenção do alienígena.
Como toda produção com a mão de Spielberg, que participou como produtor, os efeitos especiais são fenomenais, principalmente na cena do desastre do trem. Contudo, o que dá a esta produção um sabor todo especial é resgatar o espírito dos filmes dos anos 80, onde os pequenos aventureiros enfrentavam perigos e resolviam mistérios, como os já citados “Goonies” e “E.T. – O Extraterrestre”.
O filme inteiro transpira saudosismo, com as bikes BMX, walkman, e as próprias câmeras Super 8, todos ícones de consumo da época. Para os desavisados, Super 8 era um filme em película, com bitola de 8 mm, destinado ao mercado amador, e que permitia a gravação de som junto com a imagem. Assim como o velho slide, ao ser revelado em um laboratório próprio, o filme já estava pronto para ser exibido em um projetor.
“Super 8” é um filme delicioso, apropriado para toda a família, e certamente deverá agradar tanto as crianças de hoje quanto aquelas dos anos 80. Um detalhe importante a ser lembrado: não saia imediatamente do cinema ao começarem os créditos, pois ainda haverá a exibição de um filme inteiro, com final surpresa!
Se “Super 8” é um filme para a família, “Dylan Dog e as Criaturas da Noite” já foi feito para um outro público, adolescente e o adulto jovem, mais afeito aos filmes de ação e de vampiros e lobisomens.
O filme “Dylan Dog e as Criaturas da Noite” é baseado na revista em quadrinhos Dylan Dog, de autoria de Tiziano Sclavi, lançado em 1986, e até hoje de grande sucesso na Itália, com uma tiragem de um milhão de exemplares ao mês. Dylan Dog, conhecido como o Detetive do Pesadelo, é um investigador e tem um inseparável parceiro chamado Groucho, que está sempre pronto a fazer piadinhas sobre qualquer tema, assunto ou acontecimento.
No filme, os mortos-vivos, zumbis, vampiros, lobisomens e outras espécies convivem no mundo com os humanos, numa harmonia que se deve mais à ignorância destes últimos sobre as criaturas sobrenaturais.
Essa harmonia, porém, parece ter sido quebrada quando um homem é assassinado em casa por uma criatura misteriosa. A filha da vítima, Elizabeth (Anita Briem), procura a ajuda do detetive Dylan Dog (Brandon Routh), que se recusa a ajudá-la.
Antes uma figura importante no mundo dos mortos-vivos, Dylan afastara-se deles após o assassinato de sua noiva pelos vampiros. Ele não quer mais se envolver com esses casos, mas, termina sendo forçado, ao ver o seu fiel companheiro Marcus (Sam Hutington) ser morto e transformado em um zumbi.
Com a ajuda de Elizabeth, e a relutância de Marcus em convencer-se de que estava morto, Dylan vai avançando em meio a uma selva de mentiras, onde é atacado por todos, e parece não chegar a canto nenhum.
Uma coisa, porém, parece ser a chave de tudo: um misterioso objeto em forma de cruz, e que contém o sangue de um antigo demônio, é o objeto de desejo de quem está por trás de tudo isso.
Quando o seu amigo lobisomem Gabriel (Peter Stormare) é assassinado, Dylan descobre que foi usado por seu verdadeiro inimigo, o vampiro Vargas (Taye Diggs), e é com ele que terá que decidir o destino de todos, vivos e mortos-vivos.
Embora trate de vampiros, zumbis e lobisomens, “Dylan Dog e as Criaturas da Noite” mantém o humor negro característico deste gênero, como a dieta dos zumbis e o grupo de auto-ajuda a que Marcus recorre.
Apesar da violência constante, esta é muita gráfica, mais parecida com a linguagem dos desenhos animados, onde o herói é jogado e pisoteado o tempo todo, e não sofre um arranhão.
O filme agradará mais o público adolescente, por ser cheio de cenas de ação e tratar de embates entre vampiros e lobisomens, assunto tão em voga para a geração amante de “Crepúsculo”.


Lançamentos em DVD/Blu-Ray


“Fúria Sobre Rodas: Vingança Sem Freios”

Para os amantes da velocidade um filme repleto de ação e muita emoção... Milton (Nicolas Cage) é um criminoso que sai do inferno para a última chance de redenção. Ele tem a missão de acabar com um culto de magia negra liderado por Jonas King (Billy Burke), que assassinou sua filha. Mas ele tem três dias para detê-los antes que também sacrifiquem sua neta. Disco com formato de tela widescreen anamórfico e áudio Dolby Digital 5.1, e, como extras, A Mutilação de Milton, e Cenas Deletadas.

“Marte Precisa de Mães”
 
O jovem Milo reclama e briga constantemente com sua mãe por achar que ela é excessivamente severa. Mas, após marcianos visitaram o planeta Terra para raptá-la, o garoto passa a dar muito mais valor à mãe, embarcando em uma viagem até Marte para tentar trazê-la de volta. Lá, ele contará com a duvidosa ajuda de um astronauta maluco, e de uma marciana rebelde, que é apaixonada pelo movimento hippie. O disco traz o filme com formato de tela widescreen e áudio em Dolby Digital 5.1, e, como extras, Diversão com Seth, e Curiosidades Marcianas.

“O Leopardo”

Baseando-se no premiado romance de Giuseppe Tomasi Di Lampedusa, Visconti conta a história do Don Fabrizo Salina (Burt Lancaster no grande papel de sua carreira), um refinado príncipe da Sicília que testemunha a decadência da nobreza e a ascensão da burguesia, durante a unificação italiana, em 1860. Vencedor da Palma de Ouro no Festival de Cannes, O Leopardo é uma superprodução suntuosa, com figurinos e direção de arte impecáveis. O disco traz o filme com formato de tela standard, e, como extras, Documentário inédito sobre O Leopardo, Uma Viagem na Memória: especial sobre a produção, Especial sobre a restauração, Cinejornais da época, Trailer italiano, O Leopardo em Cannes.

“Caçada Implacável”

Steve Austin é Jim Rhodes, um patrulheiro da fronteira dos Estados Unidos. Divorciado, ele está de luto pela morte de seu parceiro, que foi assassinado. Ao mesmo tempo, Rhodes tenta criar sua filha rebelde. Mas, quando um grupo de guerreiros fugitivos pega Rhodes e sua filha como refém, um desejo imenso de vingança vai dominar seu território. E ele, não vai ter dó de quem ousar cruzar seu caminho.  O disco traz o filme com formato de tela cheia e áudio em Dolby Digital 5.1.








Confira na TV

“O Cavaleiro das Trevas”, no SBT

Além do amigo Lucius Fox e do apoio de seu fiel mordomo Alfred, Batman conta com a ajuda do tenente Jim Gordon e do promotor público Harvey Dent. O incansável trabalho do trio é ameaçado quando o vilão Coringa, dono de uma mente brilhante, porém doentia, lança em Gothan uma onda de caos e anarquia como nunca antes vista. Sexta-feira, às 23h.

“A Bússola de Ouro”, no SBT

Num universo paralelo onde as pessoas têm "dimon", uma manifestação externa de sua alma em forma animal, a jovem órfã Lyra tem sua vida virada de cabeça para baixo depois de descobrir a existência do "Pó", ver seu protetor caçado e ter seu melhor amigo seqüestrado. Com a ajuda da Bússola de Ouro, Lyra parte em uma maravilhosa aventura atrás de seus amigos! Sábado, às 21h00.

“O Curioso Caso de Benjamim Button”, no SBT

Em 1918, na cidade de Nova Orleans nasce, em circunstância incomum, Benjamin Button, que pela aparência envelhecida, faz seu pai abandoná-lo num lar assistencial de idosos! Intrigantemente, o Sr. Button rejuvenesce a cada dia. Ao conhecer Daisy, a paixão invadirá sua alma, porém o conflito entre sua idade cronológica e a aparente pode ameaçar o futuro do romance! Sábado, às 23h00.

“Se Eu Fosse Você”, na Globo

Casados há anos, Cláudio (Tony Ramos) e Helena (Glória Pires) ainda não conseguem entender a forma de pensar e os sentimentos do outro. Porém, na véspera do aniversário de 50 anos de Cláudio, em meio a uma discussão em que ambos dizem ao mesmo tempo “Se eu fosse você...”, tudo muda. Na manhã seguinte, para surpresa e pânico do casal,  Helena acorda no corpo de Cláudio e vice-versa. Domingo, às 13h45.


Professora solitária e dominadora, que controla seus alunos com mão de ferro, registra seu cotidiano num diário. Vivendo sozinha com seu gato, sem amigos ou confidentes, ela vê na nova professora de artes uma amiga leal que sempre buscou. Mas quando descobre que a amiga está tendo um relacionamento com um de seus alunos, a amizade que parece florescer ganha contornos perigosos. Domingo, às 01h00.




sexta-feira, 12 de agosto de 2011

Coluna Claquete – 12 de agosto de 2011



 

colunaclaquete@gmail.comwww.colunaclaquete.blogspot.com  - @colunaclaquete



O que está em cartaz

Parece que foi ontem, mas, já se vão nove anos desde a primeira Claquete, com muito orgulho e prazer! Neste final de semana teremos a estreia da ficção-científica “Super 8” e do suspense “Dylan Dog e as Criaturas da Noite”. Continuam em cartaz o infantil  “Os Smurfs”, a aventura “Capitão América: O Primeiro Vingador”, o policial nacional “Assalto ao Banco Central”, e a fantasia “Harry Potter e as Relíquias da Morte – Parte 2”. Nas apresentações exclusivas, o Cinemark exibe o drama “Lope”, na Sessão Cine Cult, enquanto o Moviecom mantém as comédias “Não Se Preocupe, Nada Vai Dar Certo” e “Quero Matar Meu Chefe” (vejam na Sessão Filmes da Semana).

Estreia 1: “Super 8”


A trama se passa no verão de 1979, quando um grupo de seis garotos, em uma cidade industrial de Ohio, testemunha uma catastrófica colisão noturna de um caminhão com um trem de carga. Eles registram tudo com a câmera Super-8 com a qual estavam tentando fazer um filme. Não tarda para que eles comecem a desconfiar que aqui não fora apenas um acidente, quando misteriosos desaparecimentos começam a acontecer e o exército tenta encobrir a verdade - algo muito mais terrível do que eles poderiam imaginar. A direção é de J. J. Abrams, e no elenco estão Elle Fanning, Kyle Chandler, Noah Emmerich e Joel Courtney. “Super 8” estréia nesta sexta-feira, na Sala 1 do Cinemark, e na Sala 4 do Moviecom. Classificação indicativa dez anos.

Estreia 2: “Dylan Dog e as Criaturas da Noite”


Dylan Dog (Brandon Routh) é investigador do mundo paranormal, que se muda para New Orleans para escapar de uma vida feita de pesadelos. No entanto, os pesadelos vão encontrá-lo novamente. Depois de ter deixado o mundo sobrenatural para trás, após a morte da sua mulher, Dylan é obrigado a voltar à ação para resolver um misterioso assassinato. Juntamente com Marcus, o seu assistente zumbi, vê-se no meio de uma batalha entre clãs de vampiros, lobisomens e zumbie, pela posse de um raro artefato que permite controlar tanto o mundo mortal como o mundo do sobrenatural. A direção é de Kevin Munroe. “Dylan Dog e as Criaturas da Noite” estréia nesta sexta-feira, na Sala 3 do Moviecom. Classificação indicativa 12 anos. Cópias dubladas.

Sessão Cine Cult: “Lope”


Cinebiografia do espanhol Félix Lope de Vega, um dos maiores dramaturgos e poetas de todos os tempos, autor de obras como "Amarílis" e "La Arcádia", o filme traz a fase jovem do artista. Lope (o argentino Alberto Ammann) é um poeta ambicioso e um eterno apaixonado. Vivendo mais o presente do que pensando no futuro, ele se entrega ao amor de duas mulheres, uma casada e outra noiva de um marquês, e desafia regras que podem transformá-lo de herói a vilão, trazendo a desgraça ou a glória. A direção é de Andrucha Waddington, e no elenco estão Selton Mello, Sonia Braga, Pilar López de Ayala e Leonor Watling. “Lope” estreia nesta sexta-feira na Sala 1 do Cinemark, na sessão de 14h00. Classificação indicativa 14 anos.


Filmes da Semana: “Quero Matar Meu Chefe” e “Não Se Preocupe, Nada Vai Dar Certo”

Quando vi que iriam estrear duas comédias, no final de semana passado, já tremi nas bases, pois minhas experiências com comédias, americanas e nacionais, tem sido traumatizantes. Para minha surpresa, fui agradavelmente surpreendido – e em dose dupla, com “Quero Matar Meu Chefe” e “Não Se Preocupe, Nada Vai Dar Certo”.
Ultimamente, quando sou obrigado, por força da profissão, a assistir uma comédia, trinco os dentes e aguento firme na poltrona, exercitando a paciência para não sair no meio da sessão, o que já fiz uma vez, tenho que admitir.
Mas, ao ver o elenco que compunha o filme “Quero Matar Meu Chefe”, resolvi dar uma chance ao azar. É claro que o besteirol e as insinuações de sexo estão sempre presentes, como na maioria das comédias americanas, mas, pelo menos a escatologia das situações de baixo nível foi deixada de lado.
Os protagonistas do filme são Nick Hendricks (Jason Bateman), Kurt Buckman (Jason Sudeikis) e Dale Arbus (Charlie Day). O que os três tem em comum, além da amizade é o fato de sofrerem nas mãos dos seus respectivos chefes.
Nick é executivo em uma financeira comandada por Dave Harken (Kevin Spacey), que não perde a chance de humilhar e sacanear o subordinado, sugando todas as suas energias, e ameaçando-o como se fosse um escravo. A única coisa que o tira do sério é a suspeita de ser traído pela mulher.
Kurt é gerente em uma empresa e se dá muito bem com o dono, Jack (Donald Sutherland). Mas, quando este morre, a firma vai para as mãos de Bobby Pellit (Colin Farrell), um viciado em cocaína que só pensa em gastar dinheiro.
Dale é que está na situação mais inusitada. Apaixonado pela noiva, ele só pensa em se casar. Mas, vive sob intenso assédio da chefe, a dentista Julia Harris (Jennifer Aniston), que o chantageia para conseguir que ele transe com ela.
A situação fica tão desesperadora, que eles chegam a pensar em matar os respectivos chefes. Quando resolvem procurar a ajuda de um profissional do crime, vão ao bairro mais barra pesada da cidade, e encontram um ex-presidiário que parece ser a solução de seus problemas.
Mas, obviamente, nada sai como eles estavam planejando, e eles terminam sendo envolvidos num assassinato de verdade, e terão que se esforçar muito para sair dessa ilesos.
O que este filme trouxe de diferente é não ter caracterizado os protagonistas como débeis mentais, a exemplo de “Se Beber Não Case”, ou “Um Parto de Viagem”. Apesar de não serem os heróis de outros gêneros de filmes, o trio central lembra muito “Os Três Patetas”, comediantes que fizeram muito sucesso no cinema e na TV americana.
Se os atores centrais não são lá essas coisas, o mesmo não se pode dizer do ótimo elenco de apoio, que fez pontas hilárias, como a dentista tarada vivida por Jennifer Aniston ou o executivo sacana de Kevin Spacey.
O roteiro segue mais ou menos fluido, ganhando destaque com o desfecho policial, e as piadas - menos grosseiras do que o padrão - divertem mais do que agridem a inteligência do espectador. Embora não seja indicado para crianças, essa mistura de “Pacto Sinistro” e “Como Eliminar Seu Chefe” vai agradar o público adolescente e adulto.
Da Califórnia para o Ceará. A história de “Não Se Preocupe, Nada Vai Dar Certo” inicia nas bucólicas paisagens do litoral cearense, onde Lalau Velasco (Gregório Duvivier) se apresenta com um show humorístico nas pequenas cidades, enquanto o seu pai, Ramon (Tarcisio Meira) vive se metendo nas mais diversas confusões.
Em meio a mais uma trapalhada de Ramon, Lalau decide que é a hora de cada um seguir o seu caminho. A oportunidade surge quando ele conhece Flora (Flavia Alessandra), a relações públicas de um importante grupo comandado por Carol Gomide (Ângela Vieira) e seu marido Rodolfo (Herson Capri).
Flora confessa para Lalau que estão com problemas, pois contrataram um guru empresarial para um workshop, mas, ele foi preso por pedofilia em Miami. Acontece que Lalau é muito parecido com o tal guru, e ela propôs a ele que tomasse o seu lugar. Em troca, ela lhe daria cem mil dólares!
Lalau resolve aceitar a proposta, e parte para o Rio de Janeiro com Flora. Quando descobre que o filho o deixou, Ramon fica desolado, mas, ao descobrir a armação de Lalau, resolve segui-lo e tentar tirar proveito também.
Mas, as coisas se complicam quando Carol é assassinada, e todas as provas incriminam Lalau. Sua única esperança vem da pessoa menos improvável, o seu próprio pai, que assume uma investigação paralela para descobrir a verdade e salvar o filho!
Eu tenho falado, nesta mesma coluna, como os filmes recentes do cinema brasileiro, em especial as comédias, parecem, na  verdade, meros programas televisivos projetados em uma tela maior. Não que isso seja um demérito, só não é linguagem de cinema, mesmo. Claro, existem exceções, como “Cilada.com”, que só parece se espelhar no que existe de pior das comédias americanas, mas, deixa pra lá, tem muita gente que gosta.
“Não Se Preocupe, Nada Vai Dar Certo”, por sua vez, tem cara de teatro do começo ao fim do filme. Claro, a maior parte do elenco tem o teatro na sua formação, a começar do diretor Hugo Carvana, que tem duas excelentes participações na história.
Não foi só essa mudança de linguagem que tornou este filme algo interessante. Na contramão do citado “Cilada.com”, que abusou das piadas de baixo nível, o filme de Carvana é extremamente leve, com situações divertidas, com pouquíssimos palavrões (nada que o espectador não escute na sua própria casa), e com um elenco magistral e totalmente afinado.
Ângela Vieira e Herson Capri dão um show de beleza e sensualidade na maturidade, além de um domínio cênico impressionante, que dá pena ao confrontar com a atuação dos atores mais jovens do elenco.
Mas, o filme é mesmo de Tarcísio Meira, há um bom tempo afastado da telona. Com uma energia impressionante, este jovem senhor de 74 anos vive com naturalidade o papel do velho malandro, bem diferente da clássica figura de galã que sempre o acompanhou ao longo de sua vasta carreira. No cinema, o retorno vem após um hiato de duas décadas, tendo sido sua última aparição em “Boca de Ouro”, em 1990.
Como disse no início, o espectador tem a rara chance de poder assistir duas comédias bem diferentes, mas, com o diferencial de um bom gosto e leveza que pouco tem se visto ultimamente. Recomendo a todos.







Lançamentos em DVD/Blu-Ray


“Padre”

O mundo foi devastado por uma guerra entre humanos e vampiros que durou séculos. Mas, tudo muda quando sua sobrinha é sequestrada por um grupo de sanguinários vampiros, que estão voltando a atacar após o breve período de paz. Contrariando as ordens da Igreja, o Padre parte em busca de sua familiar, contando com a ajuda do namorado da garota e de uma poderosa Padre Guerreira, especialista em combate. Disco com formato de tela widescreen anamórfico e áudio Dolby Digital 5.1.

“Reencontrando a Felicidade”
 
Becca (Nicole Kidman) e Howie Corbett (Aaron Eckhart) formavam uma família feliz juntamente com Danny (Phoenix List), mas suas vidas viram do avesso quando Danny sofre um acidente de carro fatal. Depois de largar a carreira de executiva para virar dona de casa, Becca tenta redefinir sua vida cercando-se de amigos e pessoas bem intencionadas para superar a dor da perda. É nessa ocasião que desenvolve uma estranha amizade com o jovem Jason (Milles Teller) motorista do fatídico acidente. O disco traz o filme com formato de tela widescreen e áudio em Dolby Digital 5.1.

“Sem Novidades no Front”

Estudantes alemães se apresentam como voluntários para servirem durante a Primeira Guerra Mundial, iludidos com a visão que tinham sobre guerra. Lá, eles descobrem que na verdade estão no inferno e que suas vidas jamais serão as mesmas. Baseado no conto homônimo de Erich Maria Remarque. O filme se divide em quatro partes: treinamento, guerra, retorno para as casas e retorno à guerra. Premiado com os Oscar de Melhor Filme e Diretor. O disco traz o filme com formato de tela standard, e, como extras, Biografia, Filmografia e Galeria de Pôsteres.

“Ondine”

Ondine é um conto de fadas moderno que narra a história de Syracuse (Colin Farrell), um pescador cuja vida se transforma quando ele encontra uma mulher linda e misteriosa (Alicja Bachleda) em sua rede de pesca. Sua filha Annie (Alison Barry) passa a acreditar que a mulher é uma criatura mágica, enquanto Syracuse apaixona-se desesperadamente por ela. No entanto, como todos os contos de fadas, a magia e a escuridão caminham lado a lado. Escrito e dirigido pelo premiado Neil Jordan (Valente) e fotografado pelo aclamado Christopher Doyle (Paris, Te Amo) nas belas costas irlandesas, Ondine é uma história de amor e esperança. O disco traz o filme com formato de tela widescreen e áudio em Dolby Digital 5.1.



Confira na TV

“Meu Pai é Mãe de Equipe”, no SBT

Eddie Serrano é um extrovertido advogado de muito sucesso, mas já como pai, o viuvo é um fracasso que mau convive com a filha. Quando Eddie é obrigado chefiar a equipe da menina, no acampamento anual de primavera na montanha Hulka, num evento só de meninas, ele vê a oportunidade de reconquistar o coração de sua filhinha, mas a vida no campo não será nada fácil. Sexta-feira, às 23h.

“O Homem Duplo”, no SBT

Num futuro não muito distante, o governo só se preocupa em vigiar e controlar seus cidadãos, já que uma parcela da população é viciada na substancia D. É neste cenário que o policial Bob arctor investiga seus amigos mais próximos usando um sistema de disfarce inovador, porém sua vida vira um paranóia sem fim quando seu chefe pede que ele investigue sua própria vida. Sábado, às 22h45.

“A Casa Caiu”, na Globo

Um advogado solitário e divorciado marca um encontro pela internet com uma suposta colega. Mas quem surge é uma ex-presidiária que insiste em ter sua ajuda para provar sua inocência. Sábado, às 23h20.

“Quarteto Fantástico”, na Globo

Um desastre atinge uma nave espacial, fazendo com que seus quatro tripulantes sofram modificações em seu organismo de forma a ganharem poderes especiais. Rede Richards, o líder do grupo, passa a ter a capacidade de esticar seu corpo feito borracha. Sue Storm, sua ex-namorada, ganha poderes de invisibilidade. Johnny Storm pode aumentar o calor do seu corpo e Ben tem seu corpo transformado em pedra. Surge assim, o Quarteto Fantástico. Domingo, às 13h55.


Dois policiais negros (Shawn Wayans e Marlon Wayans) decidem se disfarçar de ‘patricinhas’ louras, herdeiras de milhões, para investigar uma denúncia de sequestro e, assim, tentar salvar seus empregos. Domingo, às 23h05.

“Virgem em Apuros”, na Globo

Depois de ficar bêbada pela primeira vez na vida, uma universitária que jurou se preservar até o casamento acaba caindo em uma noite de farra. Ela não lembra o que aconteceu, mas é filmada embriagada e corre o risco de perder sua bolsa de estudos. Segunda-feira, às 22h25.