colunaclaquete@gmail.com – www.colunaclaquete.blogspot.com - @colunaclaquete
O que está em cartaz
Festas juninas, molecada de férias, muita chuva, é a situação ideal para apreciar um bom cineminha, cuja programação é predominantemente para o público infanto-juvenil. Neste final de semana, estreiam a ficção-científica “Transformers: O Lado Oculto da Lua”, e a comédia “Os Pinguins do Papai”, com Jim Carrey. Continuam em cartaz a animação “Carros 2” (Vejam na Sessão Filme da Semana), a animação “Kung-Fu Panda 2” , o romance nacional “Qualquer Gato Vira-Lata”, com Cleo Pires, e o ótimo “X-Men: Primeira Classe”, o quinto filme da série X-Men. Nas apresentações exclusivas, o Cinemark exibe “Meia-Noite em Paris”, de Woody Allen, e “127 Horas”, na Sessão Cine Cult, enquanto o Moviecom mantém a comédia “Se Beber Não Case! Parte 2” .
Estreia 1: “Transformers: O Lado Oculto da Lua”
Os Autobots, liderados por Optimus Prime (Peter Cullen), participam de missões secretas ao lado dos humanos, onde tentam exterminar os Decepticons existentes no planeta. Um dia, Optimus descobre que os humanos esconderam algo ocorrido no lado oculto da Lua. Trata-se da queda de uma espaçonave vinda de Cyberton, comandada por Sentinel Prime (Leonard Nimoy), que desencadeou a corrida espacial entre Estados Unidos e União Soviética na década de 60. Os Autobots resolvem ir à Lua para resgatar o antigo líder, além das cápsulas que ainda estão no local. Paralelamente, Sam Witwicky (Shia LaBeouf) vive com sua nova namorada, Carly (Rosie Huntington-Whiteley), e está à procura de emprego. Ele sente-se diminuído, já que salvou o planeta duas vezes e ganhou uma medalha do presidente Barack Obama, mas nada disto parece ajudá-lo a se estabelecer no mercado de trabalho. Para piorar, Carly ganha bem e é assediada pelo chefe, o bilionário Dylan Gould (Patrick Dempsey). A morte de um amigo faz com que Sam procure mais uma vez os Autobots, mas apesar de seus feitos do passado ele encontra resistência da nova comandante, Marissa Faireborn (Frances McDormand). A direção é de Michael Bay. “Transformers: O Lado Oculto da Lua” estreia nesta sexta-feira nas Salas 2 e 4 do Cinemark, e nas Salas 4 e 6 do Moviecom. Classificação indicativa 12 anos. Cópias em 2D e 3D.
Estreia 2: “Os Pinguins do Papai”
Tom Popper (Jim Carrey) é um especialista em comprar imóveis antigos, para que sejam demolidos de forma que sua empresa possa construir modernos edifícios. Ele almeja se tornar sócio da empresa, mas para atingir o objetivo precisa cumprir uma última missão: convencer a senhora Van Gundy (Angela Lansbury), dona de um tradicional restaurante localizado no centro de Nova York, a vender o imóvel. Algo que não será nada fácil, já que ela apenas aceita vender o local para alguém que tenha princípios. Paralelamente, Popper recebe a notícia de que seu pai, um aventureiro que rodou o mundo cujo contato quase sempre foi através do rádio, faleceu na Antártida. No testamento ele deixa para o filho um pinguim, entregue em uma caixa refrigerada. Sem saber o que fazer, Popper resolve ficar com ele após perceber a afeição que seus filhos nutrem pelo animal. A direção é de Mark Waters. “Os Pinguins do Papai”estréia nesta sexta-feira na Sala 7 do Cinemark. Classificação indicativa livre.
Sessão Cine Cult: “127 Horas”
“127 Horas” conta a história real da luta de um homem para sobreviver apesar da gigantesca improbabilidade. Aron Ralston (James Franco) é apaixonado por atividades ao ar livre. Mas, quando uma rocha cai e prende-o num cânion remoto de Utah, a aventura do viciado em adrenalina torna-se o desafio da sua vida. Durante os cinco dias seguintes, Ralston embarca numa memorável jornada pessoal, na qual ele revive as lembranças de sua família e amigos, bem como analisa sua própria coragem e ingenuidade - até conseguir transformar a adversidade num triunfo. A direção é de Danny Boyle. “127 Horas” está em cartaz a partir desta sexta-feira, na Sala 7 do Cinemark, na sessão de 11h00. Classificação indicativa 16 anos.
Filme da Semana: “Carros 2”
Já mencionei, em colunas anteriores, a dificuldade de se fazer uma continuação no cinema, principalmente se o filme original tiver sido um sucesso. A solução mais arriscada é mudar a fórmula, mas, pelo menos no caso de “Carros 2” , a ideia parece ter dado certo.
O filme “Carros”, de 2006, foi realizado pela Pixar, sob encomenda dos Estúdios Disney, e, além de trazer o primor técnico da animação computadorizada, era sustentado por uma história humana, sobre as dificuldades de relacionamento. Os personagens, claro, eram todos carros vivos, onde a estrela era o corredor Relâmpago McQueen, que aprendeu a deixar de lado a ambição e o individualismo em favor da amizade e do espírito de equipe.
“Carros 2” , produzido ainda pela Pixar, mas, agora parte dos Estúdios Disney, segue em outra direção, e, embora a maioria dos personagens originais esteja presente, o protagonista maior é o desajeitado Mate, o guincho caipira, quase se desmanchando de tanta ferrugem.
No início do filme somos apresentados a um personagem novo, o super espião inglês Finn McMissil (Michael Caine, na versão original). Finn investiga uma organização que explora petróleo, e é controlada por um cientista alemão, Professor Z (Thomas Kretschmann) e por um chefão misterioso, que nunca aparece.
Enquanto isso, depois de mais uma temporada de sucessos, Relâmpago McQueen (Owen Wilson) volta para Radiator Spring, para descansar ao lado dos amigos Mate (Larry the Clabe Guy) e Sally (Bonnie Hunt).
Mas, um novo desafio surge, quando o milionário Miles Eixodarroda (Eddie Izzard) lança o Grand Prix Mundial, onde competirão carros de todas as categorias, utilizando um novo combustível obtido de fontes renováveis. Graças à esnobação de Francesco (John Turturro), um carro de Fórmula 1, e à precipitação de Mate, McQueen decide aceitar o desafio. Assim, ele e sua equipe embarcam para o Japão, onde ocorrerá a primeira corrida.
Finn também está lá, onde encontra a colega Holley Caixadibrita (Emily Mortimer). Eles deverão entrar em contato com um agente americano que trará uma foto reveladora do poderoso e desconhecido chefão da organização.
Mate termina sendo confundido com o agente americano, que é surpreendido pelos bandidos, mas, consegue esconder a foto no nosso simpático guincho.
A partir daí, a ação se desenvolve em um crescente de peripécias e confusões, que ora são resolvidas pelas habilidades de Finn e Holley, ou pelo conhecimento prático do humilde e ingênuo Mate.
Alguns críticos tem levantado a voz contra o que consideram heresia da Pixar, em abandonar as fórmulas que levaram “Toy Story”, “Wall-E”, “Ratatouille”, e outros aos píncaros das bilheterias.
“Carros 2” inovou ao privilegiar a ação, acrescentando inúmeros clichês de filmes de espionagem (as perseguições alucinantes, que são uma marca registrada dos filmes de 007, por exemplo), além de mudar o herói, deixando de lado o lustroso McQueen e centrando os holofotes no sucateado Mate.
Bem, se forçarmos um pouco a memória, podemos ver que um certo pato, vestido de marinheiro, numa breve aparição nos anos 30 roubou a cena do heróico camundongo Mickey, que era o favorito de Walt Disney, e ainda hoje é o símbolo da empresa.
O filme atual trouxe elementos que agradarão espectadores de todas as idades. Os simpáticos, com olhos e bocas, continuam uma gracinha, e fica difícil pensar neles como carros, e não como pessoas. A trama mais complexa, aliada às cenas de ação à la 007 certamente agradam os meninos mais velhos (inclusive os da minha idade...).
Por outro lado, o primor técnico da animação continua cada vez melhor, embora os efeitos tridimensionais não sejam tão impressionantes. A ótima trilha sonora está perfeitamente alinhada com a história, completando o ambiente de ação.
Mas, são os detalhes que mais surpreendem no filme. A adaptação de cenas corriqueiras ao universo dos carros é muito divertida. Um exemplo é os carros passando na segurança do aeroporto e tendo que tirar as rodas. No Japão, aparece uma luta de sumô e o teatro Kabuki estilizados, bem como a divertida ida ao banheiro de Mate.
Se “Carros 2” não é uma produção surpreendente como as demais da Pixar, isso não é motivo para deixar de assistir e se divertir com a história. Na introdução, é exibido um curta-metragem “Férias no Havaí”, onde os personagens de Toy Story fazem o possível para não decepcionar Ken, que sonhava viajar para se declarar à Barbie.
Lançamentos em DVD/Blu-Ray
“Rio”
Blu é um exótico pássaro de extinção que acredita que é o último de sua espécie. Mas, quando sua dona fica sabendo sobre Jade, uma fêmea da espécie de Blu no Rio de Janeiro, eles iniciam a aventura de suas vidas. Apesar de nunca ter aprendido a voar, Blu torna-se amigo de um grupo esperto de pássaros da cidade que o ajudam a encontrar coragem de abrir sua asas e seguir seu destino. A direção é do brasileiro Carlos Saldanha. O disco traz o filme com formato de tela widescreen anamórfico e áudio em Dolby Digital 5.1, e, como extras, Cena Excluída, Banca de Frutas, Explore o Mundo de RIO, Salvando a Espécie: Uma Voz por Vez, O Making of de "Hot Wings", Bum Bum Tcham Tcham: Os Sons de RIO, Dançando no Carnaval, Bem-Vindos ao Clipe Musical de RIO, Taio Cruz-Telling The World, Clipe Musical, Caixa de Música de RIO, O verdadeiro RIO, e Trailer.
“Em Teu Nome”
No início dos anos 70, Boni, um estudante de engenharia, entra na luta contra a ditadura que havia se instalado no Brasil. Entre conflitos e convicções, é preso e expulso do país. Cecília, sua namorada, vai encontrá-lo no exílio e os dois passam a viver em vários países - Chile, Argélia e, finalmente, a França, de onde retornam ao Brasil. Com elenco desconhecido, o drama político de Paulo Nascimento (“Valsa para Bruno Stein”) tem como diferencial o exílio de militantes brasileiros no Chile, onde encaram novamente a repressão do Estado após a queda do presidente Salvador Allende, em 1973. O disco traz o filme com formato de tela widescreen e áudio em Dolby Digital 5.1, e, como extras, Making of, Bona Garcia e Cenas excluídas.
“O Monstro do Mundo Proibido”
Última obra da Trilogia dos gorilas da equipe de "King Kong" (Schoedsack, Cooper, O 'Brien e Armstrong) e também ganhou o Oscar de Melhor Efeito Especial. Nesta aventura, um enorme gorila, chamado Joe, é encontrado na África e levado para Hollywood para ser exibido em um Night Club. Seguindo os passos dos sucessos de: King Kong e de O Filho de King Kong, este surrealista e exótico filme, também foi dirigido pelo mestre Schoedsack. O disco traz o filme com formato de tela standard e áudio Dolby Digital 2.0, e, como extras, biografias, filmografias, galeria de pôsteres, e lançamentos.
“Meu Primeiro Amor”
Um delicioso e leve drama sobre infância e adolescência. Uma história irresistível sobre um primeiro amor e sobre a perda. Vada (Anna Chlumsky) é uma garota de 11 anos, obcecada pela morte, tem um pai viúvo (Dan Aykroyd) que é dono de uma funerária, e que contrata uma sensual maquiadora (Jamie Lee Curtis) para ser sua funcionária. As aventuras de verão, com o amigo e vizinho (Macaulay Culkin) que idolatra a garota, vão do primeiro beijo ao adeus final, e levam Vada a cruzar o difícil portal da adolescência. O disco traz o filme com formato de tela widescreen e áudio em Dolby Digital 5.1.
Confira na TV
“Surf Sangrento”, no SBT
Além das ondas perfeitas, os surfistas Bog e Jeremy adoram também o perigo! Desta vez, acompanhados de câmeras, embarcam rumo a uma paradisíaca ilha deserta infestada de tubarões. Mas ao atracarem na ilha, se deparam com uma terrível criatura: um enorme e perigoso crocodilo de águas salgadas que passa a caçá-los. Como escapar de uma criatura que ataca tanto no mar quanto na terra? Sexta-feira, às 23h.
“Pior é Impossível”, no SBT
Após o assassinato de um governador mexicano, Daryl Chase, um executivo júnior de um banco, desconfia de uma transação para o México com características de lavagem de dinheiro e acaba envolvido e sendo perseguido por uma organização criminosa. Para se livrar dos marginais, ele tenta atravessar a fronteira com a ajuda de uma figura estranha que se apresenta como agente do FBI... Mas será mesmo uma ajuda? Sábado, às 23h.
“Marido Por Acaso”, na Globo
Emma Lloyd tem um programa de rádio de sucesso. Lá, ela dá conselhos sentimentais. Um dia, Emma aconselha a sua ouvinte Sofia que termine o namoro com Patrick que ouve o programa e, para se vingar, ele pede a um amigo que mude os dados cadastrais de Emma. Agora Emma está casada com Patrick. A ideia não agrada Emma, que está prestes a se casar com seu editor. Sábado, às 23h15.
“Por Água Abaixo”, na Globo
Um rato de estimação acaba sendo expulso de sua cobertura de luxo pela descarga. Ele vai parar nos esgotos de Londres, onde tem que aprender um meio de vida inteiramente diferente enquanto luta para voltar ao confortável lar. Domingo, às 13h55.
Natalie, Dylan e Alex são chamadas para resolver um possível caso de espionagem industrial, envolvendo um revolucionário software de reconhecimento de voz que em mãos erradas coloca em risco a privacidade e a segurança de todo o mundo. Tudo vai bem, até que Bosley é seqüestrado e a sede da agência de investigações é destruída. Domingo, às 23h40.
“Tudo Por Dinheiro”, na Globo
O responsável pelo maior serviço de esportes dos Estados Unidos decide contratar um ex-jogador de futebol americano frustrado por acreditar que ele pode detectar o resultado das partidas antes de elas acontecerem. Domingo, às 01h20.
“Quarteto Fantástico e o Surfista Prateado”, na Globo
Reed Richards (Ioan Gruffudd) e Susan Storm (Jessica Alba) estão prestes a se casar. Porém, durante a cerimônia, algo estranho surge nos céus de Nova York. Trata-se do Surfista Prateado (Doug Jones), um ser alienígena que possui grandes poderes e que trabalha como arauto de Galactus, o destruidor de planetas. Segunda-feira, às 22h20.
Nenhum comentário:
Postar um comentário