sexta-feira, 3 de junho de 2011

Coluna Claquete – 03 de junho de 2011

colunaclaquete@gmail.com – colunaclaquete.blogspot.com - @colunaclaquete



 

O que está em cartaz


Já começaram a ensaiar as quadrilhas? Enquanto não começa o arrasta-pé, confira a estreia de “X-Men: Primeira Classe”, o quinto filme da série X-Men. Neste final de semana teremos, também, a pré-estreia da animação “Kung-Fu Panda 2”. Continuam em cartaz a comédia “Se Beber Não Case! Parte 2” (vejam na Sessão Filme da Semana), com a mesma equipe do filme original, a aventura “Piratas do Caribe: Navegando em Águas Misteriosas”, com Johnny Depp, Penélope Cruz e Geoffrey Rush, e o policial “Velozes e Furiosos 5 – Operação Rio”, com Vin Diesel e Paul Walker. Nas programações exclusivas, Cinemark mantém o drama “Tetro”, de Francis Ford Coppola, na Sessão Cine Cult, e o romance “O Noivo da Minha Melhor Amiga”, com Ginnifer Goodwin e Kate Hudson.

Estreia 1: “X-Men: Primeira Classe”

Anos 60. Charles Xavier (James McAvoy) é formado em teologia e filosofia e realiza um trabalho de pós-graduação junto às Nações Unidas. Na universidade de Oxford, ele conhece Erik Lehnsherr (Michael Fassbender), filho de judeus que foram assassinados pelos nazistas durante a 2ª Guerra Mundial. Erik apenas escapou graças ao seu poder mutante de controlar metais, que permitiu que fugisse para a França. Ao término da guerra, Erik passou a trabalhar como intérprete para a inteligência britânica, ajudando judeus a irem para um país recém fundado, hoje chamado Israel. Charles e Erik logo se tornam bons amigos, mantendo um respeito mútuo pela inteligência e ideais do outro. Em 1965, Charles decide usar seus poderes psíquicos para ensinar jovens alunos mutantes a usarem seus dons para fins pacíficos. Nasce a Escola para Jovens Superdotados, gerenciada pelos dois amigos. A direção é de Matthew Vaughn. “X-Men: Primeira Classe” estreia nesta sexta-feira, nas Salas 4 e 7 do Moviecom, e nas Salas 2 e 5 do Cinemark. Classificação indicativa 12 anos. Cópias dubladas e legendadas.

 Pré-Estreia: “Kung-Fu Panda 2”
Po (Jack Black) vive o sonho de ser um dragão guerreiro, protegendo o Vale da Paz ao lado dos mestres Shifu (Dustin Hoffman), Tigresa (Angelina Jolie), Macaco (Jackie Chan), Víbora (Lucy Liu), Louva-deus (Seth Rogen) e Garça (David Cross). Sua vida pacata chega ao fim quando surge um novo inimigo, que possui uma arma secreta capaz de permitir a conquista da China e provocar o fim do kung fu. Para impedi-lo, Po e os Cinco Furiosos precisam cruzar o país e derrotá-lo. Outras vozes que estarão na versão original são Jean-Claude Van Damme, Michelle Yeoh e Victor Garbe. A direção é de Jennifer Yuh. “Kung Fu Panda 2” estreia nesta sexta-feira, na Sala 2 do Moviecom e na Sala 4 do Cinemark. Classificação indicativa livre.

Sessão Cine Cult: “Tetro”

O ingênuo Bennie (Alden Ehreinreich), de 17 anos, chega a Buenos Aires devido a um problema no navio onde trabalha. Ele aproveita o ocorrido para encontrar seu irmão mais velho, Angelo (Vincent Gallo), que resolveu tirar um ano sabático e nunca mais entrou em contato com a família. Bennie consegue encontrá-lo, mas Angelo não é mais a mesma pessoa. Ele abandonou seu nome de batismo e agora atende apenas por Tetro, tendo se tornado uma pessoa de temperamento difícil e que esconde seu passado. Entretanto, o período em que Bennie vive com ele e sua namorada Miranda (Maribel Verdú) faz com que relembre experiências do passado. A direção é de Francis Ford Coppola. “Tetro” está em cartaz na Sala 1 do Cinemark, na sessão de 14h. Classificação indicativa 12 anos.


Sessão Filme da Semana: “Se Beber, Não Case – Parte 2”

Já tive a oportunidade de manifestar, mais de uma vez, a minha opinião negativa em relação a comédias do tipo “Se Beber, Não Case”. Contudo, os números mostram que opiniões como a minha pertencem a uma minoria, e não há dúvidas de que a sequência, “Se Beber, Não Case – Parte 2”, será um mais um sucesso de audiência, tanto nos Estados Unidos quanto no resto do mundo.
O filme original, lançado em 2009, arrecadou quase quinhentos milhões de dólares em cinemas do mundo todo, sendo 277 milhões apenas no mercado americano. O custo do filme, estimado em 35 milhões, foi superado no final de semana de estréia, com uma arrecadação de 45 milhões de dólares. O filme chegou a ganhar o respeitado prêmio Globo de Ouro de Melhor Filme – Comédia ou Musical.
“Se Beber, Não Case – Parte 2” já superou – e muito! – o seu antecessor, passando dos 100 milhões de dólares só no final de semana de estréia no mercado americano. O mesmo se espera do resto do mundo, inclusive no Brasil, onde os ávidos pagantes tupiniquins deixaram R$ 4.709.401,00 nas bilheterias apenas nos dias 27, 28 e 29 de maio, segundo o site Filme B.
Mas, o que tem de tão interessante esse filme, para conseguir tantos espectadores? O filme atual segue a mesma linha do primeiro, onde quatro amigos que fazem uma farra para a despedida de solteiro de um deles, acordam sem lembrar-se de nada e vão refazendo os passos da noite anterior para descobrir – e tentar desfazer – as besteiras que fizeram.
Vamos encontrar os mesmos personagens do primeiro filme preparando-se para um novo casamento, desta vez, de Stu (Ed Helms), que vai casar com uma linda tailandesa, Lauren (Jamie Chung). Para atender a tradição da família, o casamento será na Tailândia, em um luxuoso resort.
Stu não quer nenhum problema no casamento, como os que aconteceram em Vegas, antes do casamento de Doug (Justin Bartha). Por isso, ele convidou apenas Doug e Phil (Bradley Cooper), mas, termina cedendo aos apelos dos amigos e estendendo o convite ao inconveniente Alan (Zach Galifianakis), o maior responsável pelas confusões ocorridas no primeiro filme.
Alan continua o mesmo, amante das drogas, irresponsável, ignorante, sem o menor traço de respeito com quem quer que seja, orgulha-se de manter a amizade com o traficante Chow (Ken Jeong), que os ameaçou de morte em Vegas.
Mas, logo o grupo viaja para a Tailândia, e são acompanhados por Teddy (Mason Lee), o irmão de Lauren, um brilhante adolescente que já está na universidade, e que é o orgulho do severo e desconfiado Fohn (Nirut Sirichanya), o futuro sogro de Stu.
As coisas parecem ir normalmente, mas, quando os quatro amigos e Teddy vão tomar uma cerveja na beira da praia, as coisas, mais uma vez, fogem de controle.
Quando eles acordam, estão no quarto de um hotel barato em Bangkok. Todos estão com uma ressaca tremenda, e não se lembram de nada da noite anterior. E, o pior, não há sinal de Teddy, apenas um dedo decepado com o anel do rapaz. Além disso, Stu está com uma tatuagem no rosto, Alan tem a cabeça raspada e um macaco muito malandro está na companhia deles. Aliás, o macaquinho é o melhor ator do filme e faz as caras e bocas mais engraçadas de todo o elenco...
Logo, eles descobrem que a culpa – mais uma vez – é de Alan, que colocou droga no marshmellow que eles comeram na noite anterior. Também foi dele a ideia de chamar Chow para comemorar com eles, coisa que fizeram em grande estilo, embora nada lembrem.
O resto do filme consiste em uma série de confusões que envolvem monges budistas que praticam o voto de silêncio – mesmo que seja na porrada! – traficantes de armas, travestis, mafiosos russos e um misterioso gângster, Kingsley (Paul Giamatti), que exige a transferência de uma grande soma de dinheiro para uma conta em um paraíso fiscal.
Obviamente, tudo acaba bem, e os laços de amizade são renovados e garantidos, pois, afinal de contas, já está mais do que confirmada a sequência “Se Beber, Não Case – Parte 3”, e, a depender do bom desempenho da grife, outras partes virão.
Quando falei, no início, que não gostava deste tipo de comédia, alguns leitores poderão estranhar, mas, a crítica cinematográfica é uma das poucas áreas do jornalismo onde o gosto pessoal tem um peso tão forte quanto a análise dos critérios técnicos.
Fazer comédia deve ser muito mais difícil do que qualquer outro gênero, pois sempre vai agradar alguns e desagradar outros. É difícil, para mim, achar graça nos atos irresponsáveis de um drogado, que, para satisfazer as suas necessidades, envolve os outros em situações de risco.
Claro, não vou exigir que todas as comédias tenham a sutileza de “Um Peixe Chamado Wanda” e “Ou Tudo Ou Nada”, a originalidade da trupe Monty Python, ou a genialidade dos filmes de Buster Keaton, Charlie Chaplin e Harold Lloyd. Contudo, mesmo pastelões no estilo consagrado pelos Trapalhões me parecem mais divertidos do as comédias escatológicas que proliferam nos cinemas atuais.
É importante deixar claro para o leitor a diferença entre a comédia que faz graça do absurdo, como as séries “Apertem os Cintos, o Piloto Sumiu...” e “Corra Que a Polícia Vem Aí”, para os filmes que fazem apologia às drogas e ao comportamento absolutamente irresponsável.
Que atire a primeira pedra quem nunca fez bobagens quando estava bêbado e acordou com uma ressaca monumental – física e moral. Contudo, querer transformar isso em algo lindo – e engraçado – é que não combina bem.
Quanto ao filme, não saia imediatamente ao começarem os créditos. Como no filme anterior, as fotos que revelam as peripécias dos personagens são mais engraçadas do que todo o resto.

Lançamentos em DVD/Blu-Ray
  
“Cisne Negro”

Estrelado pela vencedora do Oscar Natalie Portman e dirigido por Darren Aronofsky (“O Lutador”). Natalie Portman interpreta Nina, uma bailarina extremamente talentosa, mas, perigosamente instável emocionalmente, e que está às portas do estrelato. Instigada ao máximo por seu determinado diretor artístico (Vincent Cassel) e ameaçada por uma sedutora bailarina rival (Mila Kunis), o tênue laço que prende Nina à realidade se desfaz, arremessando-a num pesadelo de olhos abertos. O disco traz o filme com formato de tela widescreen anamórfico e áudio em Dolby Digital 5.1.

“Caça às Bruxas”
 
Behmen (Nicolas Cage) é um cavaleiro que, depois de vários anos lutando nas Cruzadas, perdeu algumas batalhas, muitos amigos e até a fé. De volta à sua terra natal, ele encontra uma Europa devastada pela fome e a peste negra. Neste cenário de destruição ele se une a um grupo de guerreiros encarregados de levar uma garota, suspeita de ser bruxa, para um monastério distante. Não leva muito tempo até que o grupo perceber que a jovem possui forças sobrenaturais, e que eles estão prestes a enfrentar um mal além da nossa compreensão. O disco traz o filme com formato de tela widescreen e áudio em Dolby Digital 5.1.

“Sonhos e Desejos”

O amor e a Luta pela Liberdade se misturam nessa bela produção que se passa nos tempos da ditadura, Saulo (Felipe Camargo), vivem uma intensa história de amor repleta de ímpetos revolucionários. Enquanto ele se mete em operações externas, ela sonha com um mundo ideal, até que finalmente surge uma missão: cuidar de um militante ferido. Para proteger sua namorada, Saulo ordena que ele fique o tempo inteiro com um capuz. Porém, aos poucos, outros sentimentos surgem entre o militante e a garota, e nasce um tórrido triângulo amoroso. O disco traz o filme com formato de tela widescreen e áudio Dolby Digital 5.1.

“Atividade Paranormal 3: Tóquio”

Uma moça começa a conviver com a presença constante de uma entidade sobrenatural. Ao perceber algo estranho, o irmão dela passa a filmar tudo o que acontece enquanto eles dormem. E o que eles descobrem cada que assistem aos vídeos é apavorante e está totalmente ligado com a história de “Atividade Paranormal 1”. Agora, o terror vai destruir uma família e todos que tentarem se aproximar deles. O disco traz o filme com formato de tela widdescreen e áudio em Dolby Digital 5.1.










Confira na TV

“Desafio Final”, no SBT

Kim, policial expulso da corporação, vai para os ringues de Taekwondo para sobreviver. Sua dedicação à nova carreira o leva ao sucesso! Quando Kim decide abandonar as lutas apenas para se dedicar à educação da sua filha, mafiosos a sequestram e o obrigam a lutar contra o grande campeão, Jack Miller! Sexta-feira, às 23h.

“Maratona do Amor”, no SBT

Cinco anos após ter abandonado sua noiva grávida no altar, o gordinho Dennis, ao saber que ela irá se casar com o mau caráter Whit, resolve tomar uma atitude! Competirá na mesma maratona que Whit, para reconquistar Libby! Sábado, às 22h45.


“Rede de Intrigas”, na Globo

Escritor é perseguido por criminosos que acreditam que ele está escondendo milhões de dólares em diamantes, roubados por sua falecida noiva. Sábado, às 23h15.

“E Se Fosse Verdade”, na Globo

David alugou um belo apartamento em São Francisco. Logo surge uma bela jovem, Elizabeth, que insiste que o apartamento é seu. David imagina que houve um grande mal entendido. Ele muda a fechadura mas isto não impede que Elizabeth ressurja. David fica convencido de que ela é um fantasma e passa a ajudá-la a passar para o "outro lado". Domingo, às 13h55.

“A Família Savage”, na Globo

Wendy e Jon Savage sempre buscaram escapar do jeito dominador de seu pai. Para isso, cada um saiu de casa e foi viver sua própria vida. Wendy trabalha como dramaturga e Jon como professor universitário. Um dia eles recebem um telefonema que os informa que seu pai, Lenny, está muito doente e que apenas eles podem ajudá-lo. Isto faz com que Jon e Wendy voltem a morar juntos. Domingo, às 01h15.

“Quebrando Regras”, na Globo

Novato numa escola da Flórida, Jake Tyler, rapaz rebelde, mas de bom coração, entra para uma academia de luta para se vingar do pit boy que o surrou e humilhou na frente de todos. Segunda-feira, às 22h25.






















Nenhum comentário: