sexta-feira, 27 de maio de 2011

Coluna Claquete – 27 de maio de 2011

 

colunaclaquete@gmail.com – colunaclaquete.blogspot.com - @colunaclaquete





O que está em cartaz



Bêbados, vampiros ou argentinos? Neste final de semana teremos as estreias da comédia “Se Beber Não Case! Parte 2”, com a mesma equipe do filme original, o terror “Deixe-me Entrar”, refilmagem do sueco “Let Her In”, e o drama “Tetro”, de francis Ford Coppola, na Sessão Cine Cult do Cinemark. Continuam em cartaz a aventura “Piratas do Caribe: Navegando em Águas Misteriosas” (vejam na Sessão Filme da Semana), com Johnny Depp, Penélope Cruz e Geoffrey Rush, a ficção-científica “Padre”, com Paul Betanny, o romance “O Noivo da Minha Melhor Amiga”, com Ginnifer Goodwin e Kate Hudson, o policial “Velozes e Furiosos 5 – Operação Rio”, com Vin Diesel e Paul Walker, a aventura “Thor”, com Natalie Portman, e a animação “Rio”.



Estreia 1: “Se Beber Não Case! – Parte 2”


Em “Se Beber, Não Case! Parte 2”, Phil (Bradley Cooper), Stu (Ed Helms), Alan (Zach Galifianakis) e Doug (Justin Bartha) viajam à exótica Tailândia para o casamento de Stu. Após uma inesquecível despedida de solteiro em Las Vegas, Stu não quer correr riscos e escolhe um seguro e tranquilo brunch de pré-casamento. No entanto, as coisas nem sempre saem como planejadas. O que acontece em Las Vegas pode até ficar em Las Vegas, mas, o que acontece em Bangcoc não pode nem ser imaginado. Desta vez, o quarteto acorda da farra, sem ter a menor ideia de qual cidade se encontram, e, o pior: simplesmente “perderam” o futuro cunhado de Stu! Mais uma vez, eles terão de repetir os passos e descobrir o que aprontaram na noite anterior... A direção é de Todd Phillips, que também dirigiu o filme original, que chegou a ganhar o Globo de Ouro de Melhor Filme – Comédia. “Se Beber Não Case! Parte 2” estreia nesta sexta-feira, na Sala 4 do Moviecom, e na Sala 7 do Cinemark. Classificação indicativa 16 anos.




Estreia 2: “Deixe-me Entrar”


Adaptação do romance "Låt den rätte komma in" (Deixe-me Entrar), do sueco John Ajvide Lindqvist, que conta a história de Owen (Kodi Smit-McPhee), um garoto tímido e solitário, que vive com a mãe e é sempre provocado pelos valentões da escola. Um dia, ele conhece, perto de sua casa, Abby (Chloe Moretz). Sempre nas sombras, ela aos poucos de aproxima de Owen e logo se tornam amigos. Só que Abby possui um segredo: ela é muito mais velha que sua aparência indica e necessita de sangue para sobreviver. Para consegui-lo, seu acompanhante (Richard Jenkins) realiza assassinatos na surdina, de forma a retirar o sangue das vítimas e levá-lo para Abby. A direção é de Matt Reeves. “Deixe-me Entrar” estreia nesta sexta-feira, na Sala 5 do Moviecom. Classificação indicativa 14 anos.



Sessão Cine Cult: “Tetro”


O ingênuo Bennie (Alden Ehreinreich), de 17 anos, chega a Buenos Aires devido a um problema no navio onde trabalha. Ele aproveita o ocorrido para encontrar seu irmão mais velho, Angelo (Vincent Gallo), que resolveu tirar um ano sabático e nunca mais entrou em contato com a família. Bennie consegue encontrá-lo, mas Angelo não é mais a mesma pessoa. Ele abandonou seu nome de batismo e agora atende apenas por Tetro, tendo se tornado uma pessoa de temperamento difícil e que esconde seu passado. Entretanto, o período em que Bennie vive com ele e sua namorada Miranda (Maribel Verdú) faz com que relembre experiências do passado. A direção é de Francis Ford Coppola. “Tetro” está em cartaz na Sala 5 do Cinemark, na sessão de 14h. Classificação indicativa 12 anos.





SessãoFilme da Semana: 
“Piratas do Caribe: Navegando em Águas Misteriosas”


Desde o início, o cinema tem se valido de muitas fontes de inspiração para realizar os filmes, além dos argumentos e roteiros originais. Os livros sempre foram a fonte mais procurada, embora, em tempos mais recentes, revistas em quadrinhos, seriados de televisão e até videogames também tenham servido para isso. O curioso é a fonte da saga “Piratas do Caribe”, cuja ideia original partiu de um popular brinquedo dos parques da Disney, e que chegam, agora, à quarta sequência, “Piratas do Caribe: Navegando em Águas Misteriosas”.

Se formos interpretar a coisa ao pé da letra, é difícil imaginar que aquele passeio de barco bobinho, parando em cenários com efeitos especiais seja de fato a inspiração para uma saga que já rendeu quatro filmes, a um custo total de um bilhão de dólares, e arrecadação de mais de dois bilhões, considerando cinemas do mundo todo.

Se a grife tem um rosto, certamente é o do capitão Jack Sparrow, vivido brilhantemente por Johnny Depp, com uma figura andrógina, irreverente, quase sempre bêbado, cheio de trejeitos, com uma personalidade altamente dúbia, indo da extrema covardia à ousadia total. Sparrow, mesmo sendo um personagem totalmente diferente do mocinho insosso vivido por Orlando Bloom, foi sempre o preferido das platéias, e é graças a ele que a saga sobreviveu, principalmente depois do fraco terceiro episódio.

Encontramos nosso pirata em Londres, quando o seu amigo e fiel companheiro Gibbs (Kevin McNally) está sendo julgado em um tribunal. Sparrow empreende uma fuga com o amigo, mas, os dois são presos e levados à presença do rei da Inglaterra. O rei desconfia que os rivais espanhóis estão à procura da famosa Fonte da Juventude, descoberta por Ponce de León, e quer também usufruir dos seus benefícios.

Jack fica surpreso quando descobre que o seu antigo primeiro oficial, Barbossa (Geoffrey Rush), não apenas deixou a vida do crime como passou a navegar sob a bandeira da Inglaterra, com uma carta de corso concedida pelo rei. Essa, porém, não foi a única mudança em sua vida, pois ele agora usa uma perna de pau.

Todos acham que Sparrow também está à procura da Fonte, pois os rumores na cidade é que ele está reunindo uma tripulação para a viagem. Intrigado, o pirata empreende mais uma fuga espetacular, decidido a descobrir quem é o impostor que está usando o seu nome.

A investigação o leva até Angélica (Penélope Cruz), uma espanhola que Sparrow conhecera em um convento, e que seduzira, abandonando-a, depois, à própria sorte. Angélica confirma que usou o nome dele para reunir uma tripulação, mas, também para atraí-lo, pois sabe que ele possui um mapa para chegar até a fonte.

Por mais que tente se livrar do assédio de Angélica e da ação dos soldados ingleses, Sparrow termina sendo levado à força à bordo do “Vingança da Rainha Ana”, nada menos do que o navio do temido e misterioso pirata Barba Negra (Ian McShane), que, por acaso, é o pai da linda Angélica.

Sparrow descobre que chegar à fonte não é o único obstáculo. Eles precisarão também encontrar as duas taças de Ponce de León, e conseguir um item dificílimo, a lágrima de uma sereia. Para complicar ainda mais, eles terão que enfrentar a concorrência dos espanhóis, que partiram na frente, e de um grupo de soldados ingleses, comandados por Barbossa.

A captura das sereias, apesar de toda a astúcia de Barba Negra, é infrutífera, pois as lindas moças, metade mulher e metade peixe, mostram ser predadoras implacáveis, quando ameaçadas. Apenas um golpe de sorte faz com que uma delas, Syrena (Astrid Berges-Frisbey), fique presa na praia, após o encontro com o inocente e religioso Philip (Sam Caflin).  

As peripécias se sucedem, com os objetos trocando de dono, e a busca pela misteriosa fonte. Os objetivos de cada um são revelados ao encontrar o destino final, e cada um encontrará o que procura.

Como não poderia deixar de ser, o filme é repleto de belos efeitos especiais, que são realçados pela exibição em 3D. São freqüentes as cenas em que os objetos são direcionados para a plateia, mostrando que a filmagem já aconteceu com a intenção da exibição tridimensional.

Se a história não é muito profunda, pelo menos não ofende a inteligência de ninguém, provando que algum dinheiro foi gasto com o roteiro, e não apenas com os efeitos especiais.

O elenco, por sua vez, faz a sua parte, e a ausência de Orlando Bloom e Keira Knightley não faz a menor falta. Por sua vez, a presença de Penélope Cruz traz muita vida ao filme, com sua personagem brigona e sedutora, que deve reaparecer em outros filmes da série.

A ótima surpresa ficou por conta do personagem Barbossa, vivido brilhantemente por Geoffrey Rush, ganhador de dois Oscars, o último deles pelo aclamado “Discurso do Rei”, Oscar de Melhor Filme de 2011.

Como todas as produções dos estúdios Disney, “Piratas do Caribe: Navegando em Águas Misteriosas” é um filme para a família, sem sangue ou violência excessiva, sem nenhum sexo ou nudez, mesmo das sereias. É um divertido filme de aventuras, um belo exercício para olhos e ouvidos, podendo o cérebro ser mantido em ponto-morto.

Ah! Como a maioria dos filmes hoje em dia, não saia antes de passarem todos os créditos para uma cena surpresa no final. Boa diversão!



Lançamentos em DVD/Blu-Ray





“Malone – Puxando o Gatilho”


Esta é a história de Malone, um ex-investigador particular que se torna um matador de aluguel depois de assistir ao assassinato de sua mulher, seu filho e seu irmão. Ele é contratado por um chefão para resgatar uma pasta. Para isso, Malone tem que matar um batalhão de capangas. É quando descobre que entrou numa enorme fria. A pasta vem acompanhada dos muitos problemas, entre eles a estonteante Evelyn, uma garota prá lá de suspeita, o matador Bouder e seu companheiro Faísca, um psicopata piromaníaco, e muitas rajadas de balas. O disco traz o filme com formato de tela widescreen anamórfico e áudio em Dolby Digital 5.1, e, como extras, versão em mp4.


“Quinteto”

 

A terra vive uma nova era glacial. Um estranho jogo,no qual cinco participantes se degladeiam até à morte, aponte um único sobrevivente, que enfrentará um inimigo ainda mais poderoso. De Robert Altman (“MASH”), traz Vittorio Gassman, Fernando Rey, Bibi Andersson e Paul Newman no elenco. O disco traz o filme com formato de tela widescreen e áudio em Dolby Digital 5.1, e, como extras, Biografia, Filmografia, Trailers e Coleção Lume.



“O Primeiro Amor”


Durante a segunda série Bryce e Juli tem seu primeiro encontro, Juli sabe que é amor. Bryce já não tem tanta certeza. Nos dias e anos seguintes, Bryce (Callan McAuliffe) faz de tudo para manter a sua possível namorada à distância - enquanto a inteligente e independente Juli (Madeline Carroll) continua a dar-lhe o benefício da dúvida. Essa comédia romântica do diretor Rob Reiner acompanha do primário ao ginásio o casal através de vitórias, perdas dramas familiares e o primeiro amor, enquanto eles fazem descobertas que definiram quem são. O disco traz o filme com formato de tela widescreen, áudio Dolby Digital 5.1, e, como extras, “O Primeiro Amor: Anatomia de Um Quase Beijo”.



“Human Zoo - Vida, Paixão e Fúria”


O filme se passa em dois momentos na vida de uma mesma personagem, uma garota sérbia-albanesa que em um universo enfrenta a guerra armada em Kosovo e em outro, momentos íntimos de romance em Marselha. Dirigido pela fotógrafa e artista plástica dinamarquesa Rie Rasmussen, o filme retrata as dificuldades de uma imigrante de Kosovo, refugiada na França. No elenco, destaque para a atriz israelense Hiam Abbass (de “O Visitante” e “Lemon Tree”) e a própria cineasta, no papel principal. O disco traz o filme com formato de tela letterbox e áudio em Dolby Digital 5.1, e, como extras, versão mp4.












Confira na TV

“A Hora do Rush 2”, no SBT

Jackie Chan e Chris Tucker estão de volta. Os detetives Lee e James Carter entram em ação em Hong Kong, onde Carter pretendia tirar férias mas acaba investigando a explosão de uma bomba na embaixada americana. Sexta-feira, às 23h.

“Comboio do Terror”, no SBT

Ray e seu filho se mudam para uma cidade no interior dos EUA, conhecida pelas aparições de UFOS! De repente a cidade é invadida por caminhões que se movem por conta própria, querendo destruir tudo e todos que estão em seu caminho. Mas por alguma razão Ray é "respeitado" por eles. Isso será suficiente para ele salvar as pessoas que ama daquele pavoroso cenário? Sábado, às 22h30.


“Traídos Pelo Destino”, na Globo

Professor universitário perde o filho de dez anos em um atropelamento. Inconformado, ele busca o responsável, que nem sequer prestou socorro no momento do acidente. A surpresa: o advogado que o professor contrata para ajudá-lo no caso é o homem que atropelou seu filho. Sábado, às 23h20.

“A Família do Futuro”, na Globo

Lewis é um jovem responsável por invenções brilhantes e surpreendentes. Seu mais recente trabalho é o rastreador da memória, uma máquina que o ajudará a encontrar sua mãe biológica. Porém, a máquina é roubada antes mesmo de ser utilizada. Lewis recebe, então, a visita do jovem misterioso Wilbur Robinson que o leva a uma viagem no tempo. Domingo, às 13h55.

“Carga Explosiva 2”, na Globo

Frank Martin (Jason Statham) é um ex-agente das forças especiais que atualmente trabalha como transportador de itens valiosos. Como favor a um amigo, concorda em trabalhar para uma poderosa família como guarda-costas de um garoto de 6 anos, a quem leva e traz da escola. Quando o menino é sequestrado, ele se vê obrigado a colocar suas habilidades em prática mais uma vez. Domingo, às 23h05.

“A Condessa Branca”, na Globo

A China é o cenário para este drama sobre exílio, lembranças nostálgicas e o triunfo do amor sobre as adversidades, escrito pelo premiado autor Kazuo Ishiguro. O filme acontece na glamorosa, corrupta e bombardeada atmosfera de Xangai dos anos 30, que em breve seria totalmente destruída pelo exército japonês e a guerra civil. Domingo, às 0h35.

“Loucas Por Amor, Viciadas em Dinheiro”, na Globo

Bridget Cardigan é surpreendida ao saber que está prestes a perder sua confortável vida e casa, quando seu marido é demitido. Ela sai, então, em busca de um emprego. Após ter ficado anos sem trabalhar, ela consegue uma vaga no banco da reserva federal americana. Aos poucos, descobre que tem muito em comum com suas novas companheiras de trabalho. Segunda-feira, às 22h20.












Nenhum comentário: