sexta-feira, 28 de janeiro de 2011

Coluna Claquete – 28 de janeiro de 2011

colunaclaquete@gmail.com – colunaclaquete.blogspot.com - @colunaclaquete


O que está em cartaz


O mundo do cinema se agita com as indicações do Oscar – e do Framboesa de Ouro. Como não estamos nem lá nem cá, o melhor é conferir as estreias do final de semana. As novidades são o épico “Caça às Bruxas”, com Nicolas Cage, e a animação “As Aventuras de Sammy”. Continuam em cartaz o thriller “O Turista” (vejam na Sessão Filme da Semana), com Angelina Jolie e Johnny Depp, o infantil “Zé Colméia – O Filme”, a aventura “As Viagens de Gulliver”, com Jack Black, o drama “Além da Vida”, de Clint Eastwood, a animação da Disney “Enrolados”, a comédia “Entrando Numa Fria Maior Ainda Com a Família”, e a comédia nacional “De Pernas Pro Ar”, com Ingrid Guimarães. Nas programações exclusivas, o Cinemark exibe o suspense “Incontrolável”, e a animação “Brasil Animado”, enquanto o Moviecom mantém o drama nacional “Desenrola”.



Estreia 1: “Caça às Bruxas”


Behmen (Nicolas Cage) lutou por vários anos nas Cruzadas, perdeu batalhas, amigos e também a fé. Ao voltar para sua terra natal, ele só encontra devastação, fome e a peste negra. Unido com outros guerreiros, ele recebe a missão de levar uma jovem (Claire Foy), suspeita de ser uma bruxa, para um monastério distante. Mas antes de chegar ao destino eles descobrirão que ela possui, realmente, forças sobrenaturais e que o mal que eles enfrentarão está além de toda e qualquer compreensão. A direção é de Dominic Sena, e no elenco estão, também, Ron Perlman e Christopher Lee. “Caça às Bruxas” estreia nesta sexta-feira, na Sala 7 do Moviecom, e na Sala 3 do Cinemark. Classificação indicativa 14 anos.


Estreia 2: “As Aventuras de Sammy”

Conforme passeia pelo oceano pouco tempo após o seu nascimento numa praia da Califórnia, Sammy, a tartaruga marinha, encontra e perde o amor da sua vida, uma linda recém-nascida chamada Shelly. Durante a jornada épica através dos oceanos que todas as tartarugas devem realizar antes de retornar à praia onde nasceram, Sammy dribla todos os perigos na esperança de rever Shelly. O filme conta a história de Sammy desde o seu nascimento em 1959 até a sua maturidade em 2009. Em uma jornada de tirar o fôlego, ele viaja pelos oceanos do mundo inteiro e testemunha as consequências do aquecimento global, assim como as principais alterações que a presença do homem está causando em nosso planeta. A direção é de Ben Stassen. “As Aventuras de Sammy” estreia nesta sexta-feira, na Sala 6 do Moviecom, e na Sala 3 do Cinemark. Classificação indicativa livre. Cópias dubladas.


Confira na TV


“Blade Trinity”, no SBT

Cansados das constantes derrotas para Blade, um grupo de vampiros arma um audacioso plano para difamá-lo e depois matá-lo. Sem muitas opções, Blade se une aos "caçadores noturnos", grupo de humanos que caçam e matam vampiros. Sexta-feira, às 23h.

"Cartas de Iwo Jima”, no SBT

A partir do ponto de vista japonês, a sangrenta batalha de Iwo Jima durante a 2ª guerra mundial, é descrita por emocionantes cartas dos combatentes aos seus familiares! Do diretor Clint Eastwood. Sábado, às 23h.

“Ninguém Segura Esta Garota”, na Globo

Uma jovem (Jessica Simpson) de uma cidade pequena se muda para Nova York, se tornando uma mulher de negócios com uma grande carreira. No caminho, ela passa por situações inusitadas e vive um romance. Sábado, às 23h45.

“O Bicho Vai Pegar”, na Globo

Um feliz urso pardo domesticado tem sua vida perfeita virada de cabeça para baixo depois que conhece um cervo tagarela. O novo amigo decide mostrar a vida ao ar livre para o urso, que acaba indo parar na floresta três dias antes de a temporada de caça começar. Domingo, às 13h50.

“Em Má Companhia”, na Globo

Quando um agente morre em ação, a CIA convoca seu irmão gêmeo para completar a missão. Mas ele é um malandro das ruas, que não tem a menor idéia do que fazer na agência, recebendo, então, ajuda de um agente mais experiente. Domingo, às 23h50.

“Vanilla Sky”, na Globo

Um playboy, dono de um império editorial, descobre o amor, mas tem a vida totalmente modificada quando uma de suas ex-namoradas tem um ataque de ciúmes e provoca um acidente de carro. Ele sobrevive, mas fica com o rosto desfigurado. A partir daí, passa a ter estranhas visões e não sabe mais o que é fantasia ou realidade. Domingo, às 1h58.

“O Reino Proibido”, na Globo

Um jovem fanático por artes marciais sonha regularmente com o rei Macaco, e frequenta uma loja de penhores em Chinatown. Um dia ele encontra um cajado com mais de um metro e um macaco gravado, exatamente igual ao usado pelo rei Macaco em seus sonhos. Quando uma gangue tenta assaltar o local, ele recebe a missão de devolver o cajado ao seu dono verdade. Segunda-feira, às 22h45.


Lançamentos em DVD/Blu-Ray


“Kick-Ass”

Dave (Aaron Johnson) é um adolescente viciado em quadrinhos cansado de apanhar ou ser ameaçado. Até o dia em que ele resolve virar o super herói Kick Ass e mudar esta rotina. Como? Nem ele sabia, mas ao defender fantasiado de herói (e apanhando mais ainda) um cara que levava uma surra, o vídeo com as imagens dele enfrentando os bandidos foi parar na internet e ele virou um fenômeno. Dave só não contava que a sua fama iria envolvê-lo no meio de um plano de vingança de Big Daddy (Nicolas Cage) e Hit Girl (Chloe Moretz) contra Mark D'Amico (Mark Strong), um mafioso da cidade, vivendo uma verdadeira e violenta aventura que mudaria para sempre a sua vida. O filme traz formato de tela widescreen e áudio em Dolby Digital 5.1, e, como extras, Comentário com o Diretor Matthew Vaughn e Chegou! A Origem da História em Quadrinhos de Kick-Ass.

“2019: O Ano da Extinção”


Um misterioso vírus se espalha pela Terra, transformando quase toda a população em vampiros. Agora, as grandes cidades ganham vida quando o sol se põe e o sangue humano é o principal alimento da população. Enquanto os poucos humanos que ainda restaram são caçados e aprisionados numa espécie de fonte de alimento, toda a esperança está nas mãos do cientista Edward Dalton (Ethan Hawke), um vampiro que não quer se entregar à escuridão e luta para manter o lado humano que ainda existe dentro dele. Ed terá que enfrentar sua própria espécie em uma batalha mortal que irá decidir o futuro da raça humana. O disco traz o filme com formato de tela widescreen e áudio em Dolby Digital 5.1, e, como extras, Slide Show, trailer e novidades.


“Tarde Demais”

 
Carlos Bremer é um recluso homem rico, que por uma razão desconhecida, é incapaz de participar do ato de fazer amor. Ao invés disso, encontra satisfação erótica na beleza da arte, das flores e em uma jovem mulher. Um dos grandes filmes australianos de todos os tempos permanecia inédito no Brasil. A direção é de Paul Cox. O disco traz o filme com formato de tela standard e áudio em Dolby Digital 2.0, e, como extras, Biografia, Filmografia, Coleção lume e Trailers.



“O Profeta”

Indicado ao Oscar de Melhor Filme Estrangeiro em 2009, “O Profeta” mostra a dura trajetória de Malik, de dezenove anos (Tahar Rahim, ganhador do prêmio de Melhor Ator do Cinema Europeu em 2009), dentro do sistema carcerário. Ao chegar à prisão, ele é encurralado pelo líder da gangue dominante dos corsos (Niels Arestrup) e forçado a executar várias tarefas perigosas, inclusive tráfico de drogas e assassinatos brutais. Com o tempo, Malik ganha a confiança do líder da gangue e conquista posições privilegiadas dentro da prisão. Enquanto isso ele traça, secretamente, os seus próprios planos. O disco traz o filme com formato de tela widescreen e áudio em Dolby Digital 5.1.



Filme da Semana: “O Turista”



Quando começaram a aparecer as primeiras notícias sobre o filme “O Turista”, os fãs ficaram em polvorosa. Afinal de contas, estariam juntos na tela duas grandes celebridades, Angelina Jolie e Johnny Depp. Angelina, além da beleza exótica, atua tanto em filmes de aventura quanto dramas pungentes, e ainda tem tempo para ser embaixadora das Nações Unidas para refugiados. Depp, por sua vez, tem um currículo variado e exemplar.

Ao ler esse parágrafo, lembrei de uma história sobre Albert Einstein e Marilyn Monroe. Reza a lenda que Marilyn Monroe teria proposto ao Einstein fazerem um filho, que nasceria com a beleza dela e a inteligência dele. Mas, o cientista questionara: e se nascer com a minha “beleza” e sua “inteligência”?

No início do filme, somos introduzidos à noção do criminoso foragido, o misterioso Alexander Pearce, que teria cometido crimes de evasão fiscal, além de ter roubado bilhões de libras esterlinas de um perigoso gângster inglês, Reginald Shaw (Steven Berkoff).

O problema é que ninguém é capaz de reconhecer Pearce, pois se sabe que ele já fez inúmeras operações plásticas, e hoje está totalmente diferente do que era. A única pista que resta à Interpol é Elise Clifton-Ward (Angelina Jolie), com que o criminoso viveu durante um ano.

A investigação é conduzida pelo inspetor inglês John Acheson (Paul Bettany), mesmo indo contra as ordens diretas do inspetor-chefe Jones (Timothy Dalton), que determinara o fim da operação.

Mesmo sob pesada vigilância, Elise consegue despistar os seus seguidores em Paris, ao receber um recado de Pearce. Na carta, ele pedia que ela fosse ao seu encontro em Veneza, de trem, onde deveria procurar alguém que fosse fisicamente assemelhado a ele, para enganar a polícia.

Durante a viagem, Elise procura atender o pedido de Pearce, e sua escolha recai sobre Frank Tupelo (Johnny Depp), um pacato e solitário americano, professor de matemática em uma universidade comunitária, que viaja à Itália para recuperar-se da perda da esposa.

Embora pareça estar vivendo em um sonho romântico, hospedando-se em uma suíte luxuosa junto com Elise, Frank logo vira alvo da polícia e dos homens de Shaw, impiedosos mafiosos russos.

Escapando mais de uma vez da morte certa – e sempre com a ajuda de Elise, Frank recusa-se a deixar Veneza sem ela, e, mais uma vez estará no centro do conflito entre a polícia e os mafiosos, desta vez sem nenhuma saída possível.

É difícil precisar o que ficou faltando no filme, já que é uma produção muito cara, com um bom elenco, uma história interessante e locações belíssimas. As várias cenas de ação são bem feitas, aproveitando a singularidade da paisagem urbana de Veneza, com suas ruas estreitas e os canais que substituem as ruas. Angelina continua linda e Depp sempre versátil, mas, a química entre eles não funciona bem.

O problema maior do filme parece ser o ritmo irregular, muito diferente de “Salt”, para citar um exemplo de outro filme com Angelina. Outra diferença está no próprio tratamento da personagem, onde a sensualidade ficou limitada pelo público ao qual se destina, já que a classificação indicativa é apenas 12 anos. Ou seja, se houve alguma cena mais sensual, ficou no chão da sala de montagem, como se diz na gíria cinematográfica.

“O Turista” é uma refilmagem de “Anthony Zimmer – A Caçada”, produção francesa de 2005, com Sophie Marceau e Yvan Attal nos papéis principais. O filme atual, embora com os problemas que foram citados, é um bom entretenimento, e sempre uma oportunidade para ver dois ícones do atual universo hollywoodiano.


Nenhum comentário: