sexta-feira, 21 de janeiro de 2011

Coluna Claquete – 21 de janeiro de 2011

colunaclaquete@gmail.com – colunaclaquete.blogspot.com - @colunaclaquete


O que está em cartaz

Chuvas, nevascas, secas, inundações e tornados – e ainda tem gente que não acredita nos efeitos do aquecimento global! As estreias do final de semana são o thriller “O Turista”, com Angelina Jolie e Johnny Depp, “Zé Colméia – O Filme” e “Brasil Animado”, primeira animação nacional em 3D, que será exibido também no Moviecom no formato tridimensional. Continuam em cartaz a aventura “As Viagens de Gulliver”, com Jack Black, o drama “Além da Vida”, de Clint Eastwood, o suspense “Incontrolável”, com Denzel Washington, a animação da Disney “Enrolados”, a comédia “Entrando Numa Fria Maior Ainda Com a Família”, e a comédia nacional “De Pernas Pro Ar”, com Ingrid Guimarães. Nas programações exclusivas, o Cinemark exibe o drama francês “Mademoiselle Chambon”, na Sessão Cine Cult , enquanto o Moviecom mantém o drama nacional “Desenrola” (vejam na Sessão Filme da Semana).



Estreia 1: “O Turista”



Os passos de Elise Clifton-Ward (Angelina Jolie) são acompanhados de perto pela equipe chefiada pelo inspetor John Acheson (Paul Bettany). O motivo é que ela viveu por um ano com Alexander Pearce, procurado pela polícia devido à sonegação de impostos em torno de 700 milhões de libras. Ninguém sabe como é o rosto de Pearce, nem mesmo Elise, já que ele passou por várias operações plásticas. Ele pede para Elise encontrá-lo em Veneza e, que, no caminho, procure alguém com tipo físico parecido com o seu, para enganar a polícia. Elise segue as ordens à risca e, no trem a caminho da cidade italiana, se aproxima do professor de matemática Frank Tupelo (Johnny Depp), que viaja sozinho. Só que logo Frank se torna alvo de Reginald Shaw (Steven Berkoff), um poderoso gângster que teve mais de US$ 2,5 bilhões roubados por Pearce. A direção é de Florian Henckel von Donnersmarck. “O Turista” estreia nesta sexta-feira, na Sala 4 do Moviecom, e na Sala 3 do Cinemark. Classificação indicativa 12 anos.



Estreia 2: “Zé Colméia – O Filme”



O parque Jellystone, casa de Zé Colmeia (Dan Akroyd) e Catatau (Justin Timberlake), está cada vez mais perdendo visitantes. Devido a isto, o prefeito Brown (Andrew Daly) pretende fechá-lo e vender suas terras. Ao saber disto, Zé Colmeia e Catatau unem forças com o guarda Smith (Tom Cavanagh) na tentativa de encontrar uma saída para salvar o parque. A direção é de Eric Brevig. “Zé Colméia – O Filme” estreia nesta sexta-feira, na Sala 1 do Moviecom, e na Sala 4 do Cinemark. Classificação indicativa livre. Cópias dubladas.



Estreia 3: “Brasil Animado”



Stress é um empresário que sempre pensa em novas formas de enriquecer. Relax é um diretor de cinema, que sempre tenta convencer Stress a investir em seus projetos. Um dia Relax propõe que eles encontrem o grande jequitibá rosa, a árvore mais antiga do Brasil. Stress gosta da ideia, pois logo vê a possibilidade de ganhar dinheiro vendendo ingressos para visitá-la. Só que a dupla não tem a menor ideia de onde ela esteja. Desta forma, partem em viagem pelo Brasil, dispostos a encontrá-la. Brasil Animado mistura cenas gravadas com animação, e é o primeiro filme brasileiro lançado em 3D. A direção é de Mariana Caltabiano. “Brasil Animado” estreia nesta sexta-feira, na Sala 6 do Moviecom, e na Sala 6 do Cinemark. Classificação indicativa livre.



Sessão Cine Cult: “Mademoiselle Chambon”



Jean (Vincent Lindon) é uma pessoa do bem: um bom rapaz, um bom filho, um bom pai e um bom marido. E, no seu cotidiano tranquilo, entre a família e trabalho de pedreiro, ele cruza o caminho de Mademoiselle Chambon (Sandrine Kiberlain), a professora substituta que dá aulas aos seus filhos. Ele é um homem de poucas palavras, nascido e criado na província, enquanto ela vem de um mundo diferente, da elegante e sofisticada Paris. Eles irão se surpreender pela evidência de seus sentimentos. A direção é de Stéphane Brizé. “Mademoiselle Chambon”, que concorre para Melhor Filme Estrangeiro no Independent Spirit Awards, estará em cartaz na Sala 1 do Cinemark, na terça e quinta-feira, na sessão de 19h30. Classificação indicativa 12 anos.








Confira na TV



“A Bússola de Ouro”, no SBT



Num universo paralelo onde as pessoas têm "dimon", uma manifestação externa de sua alma em forma animal, a jovem órfã Lyra tem sua vida virada de cabeça para baixo depois de descobrir a existência do "pó", ver seu protetor caçado e ter seu melhor amigo seqüestrado. Com a ajuda da bússola de ouro, Lyra parte em uma maravilhosa aventura atrás de seus amigos! Sexta-feira, às 23h.



“Rede de Corrupção”, no SBT



Orin Boyd (Steven Seagal) é um dedicado detetive que, ao desobedecer seus superiores, é punido e transferido para o pior distrito da cidade, no centro de Detroit. Como detetive atuante, Orin não consegue se manter distante dos problemas... Logo se envolve na luta contra o tráfico de drogas local. Sábado, às 23h.



“American Pie 6: Caindo em Tentação”, na Globo



Erik, Ryan e Cooze entram na universidade e filiam-se a Beta House Fraternity, presidida por ninguém menos do que o legendário Dwight Stifler. Mas o caos se estabelece quando uma fraternidade rival, ultra-conservadora, ameaça as sensuais festas organizadas pelos betas, que se vêem obrigados a armar um plano para continuar com as badernas de sempre. Sábado, às 23h45.



“Querem Acabar Comigo”, na Globo



Nick é um conquistador que se apaixona por Suzanne, uma mãe solteira. Quando Suzanne precisa que alguém leve seus filhos para passar o Natal com ela, em Vancouver, Nick vê nisso a grande chance de conquistar o coração da moça. O que ele não sabe é que os filhos dela vão transformar a viagem num grande pesadelo. Domingo, às 13h45.



“O Contrato”, na Globo



Ray Keene (John Cusack) é um pai de família que parte numa viagem para tentar a reconciliação com seu filho. No entanto, ele está no meio de uma missão: escoltar um criminoso procurado pelo FBI (Morgan Freeman) que cruza seu caminho. Ao mesmo tempo em que tenta proteger seu filho, ele precisa fugir de um grupo que tenta resgatar o criminoso. Domingo, às 23h50.



“Água Negra”, na Globo



Dahlia Williams (Jennifer Connelly) separou-se recentemente. Ela tenta começar uma vida nova, em um novo apartamento e em um novo emprego. Mas a separação litigiosa se transforma em uma complicada batalha pela custodia da criança. Paralelamente, fatos estranhos começam a acontecer no apartamento para o qual ela se mudou. Domingo, às 1h35.



“Stardust – O Mistério da Estrela”, na Globo



Para conquistar uma garota, Tristan lhe promete uma estrela cadente. A jornada o leva a uma terra esquecida e misteriosa, além dos muros da cidade em que vive. Lá, ele descobre que a estrela é, na verdade, uma linda mulher. Ele embarca então em uma incrível aventura para proteger a beldade celestial, já que uma poderosa feiticeira quer roubar sua luz. Segunda-feira, às 22h45.






Lançamentos em DVD/Blu-Ray




“Os Pilares da Terra: Destruição do Templo”



Saga medieval de cobiça, paixão e fé, motivada por uma disputa pelo trono da Inglaterra. A trama adapta o romance homônimo de Ken Follett, publicado em 1989, sobre os eventos em torno da construção da catedral de Kingsbridge – do desenvolvimento da arquitetura gótica às intrigas da corte inglesa. O próprio escritor assina a adaptação para a TV. O elenco inclui Ian McShane, Rufus Sewell, Matthew Macfadyen e Donald Sutherland. A minissérie tem oito episódios e levou um ano para ser filmada. A produção é dos irmãos Ridley e Tony Scott. O filme traz formato de tela widescreen e áudio em Dolby Digital 5.1, e, como extras, Entrevista com Elenco, Entrevistas com a Equipe, Cenas de Batalha e Maquiagem.



“A Última Música”



Ambientado em uma pequena cidade praiana do sul dos EUA, onde um pai afastado (Greg Kinnear) tem a chance de passar o verão com sua relutante filha adolescente (Miley Cyrus), que preferia estar em casa, em Nova York. Ele tenta se reaproximar dela por meio da única coisa que eles têm em comum - a música - em uma história sobre família, amizade, segredos e salvação, e também sobre primeiros amores e segundas chances. O disco traz o filme com formato de tela widescreen e áudio em Dolby Digital 5.1, e, como extras, Visita Pelo Set com Bobby Coleman, Bastidores do Videoclipe "When I Look At You" com Miley Cyrus, Videoclipe "When I Look At You" com Miley Cyrus, e Comentários em Áudio da Diretora Julie Anne Robinson e da Co-produtora Jennifer Gibgot.



“Tarde Demais”



Estados Unidos, meados do século XIX. A jovem e tímida aristocrata Catherine vive sob o rígido controle do pai, o Dr. Austin. Quando Morris, um rapaz bonito e pobre, a pede em casamento, seu pai não autoriza o matrimônio, afirmando que o moço só está interessado na herança da filha. Vencedor de quatro Oscars, entre eles o de melhor atriz (Olivia de Havilland), Tarde Demais tem direção do grande William Wyler. O filme foi adaptado para o cinema através da peça homônimo, que é baseado no romance Washington Square, de Henry James. O disco traz o filme com formato de tela standard e áudio em Dolby Digital 2.0, e, como extras, Trailers de Clássicos e Vida e Obra de William Wyler.



“Lobo do Mar”



Wolf Larsen (Sebastian Koch), conhecido como lobo do mar, comanda seu navio, o Ghost, com mão de ferro, disputando a valiosa caça de focas com outro barco, o Macedônia, onde vive seu irmão Death (Tim Roth). Um dia, Wolf recolhe do mar o jovem crítico literário Humphrey Van Weyden (Stephen Campbell Moore) e o força a trabalhar como marinheiro. Quando Maud (Neve Campbell), filha do dono do Macedônia, foge de uma armadilha mortal e também se abriga no navio, a rivalidade entre o lobo do mar e o jovem Humphrey se torna um jogo perverso, ambos lutando não só pelo poder, mas também pelo amor da jovem recém-chegada. O disco traz o filme com formato de tela widescreen e áudio em Dolby Digital 5.1.







Filme da Semana: “Desenrola”



Muitas pessoas torceram o nariz ao ler a sinopse de “Desenrola”, que destacava o que parecia ser o único objetivo da protagonista, aos 16 anos, a perda da virgindade. Mas, assistindo ao filme, percebe-se que a intenção foi ir muito além disso, focando os problemas da passagem para a vida adulta, e mantendo uma visão leve e agradável.

A história acontece no microcosmos da Zona Sul do Rio de Janeiro, envolvendo um grupo de garotos de classe média, que estudam em um colégio particular. Essa delimitação poderia provocar algum pensamento do tipo “é história de filhinhos de papai”. Mas, todo mundo já teve 16 anos, como lembra Priscila (Olivia Torres), a personagem principal.

Priscila tem 16 anos e vive com a mãe (Cladia Ohana), que é separada. A menina está muito animada com uma viagem a trabalho que a mãe fará, o que a deixará sozinha por vinte longos dias. Além da sensação de independência, Priscila tem outra pergunta martelando a sua cabecinha: será essa a oportunidade de perder a virgindade?

Obviamente, o mais importante não é o quando, mas, com quem. Priscila sofre com uma paixão platônica e sofrida por Rafa (Kayky Brito), um garoto mais velho, e que parece reunir as maiores qualidades do mundo: é bonito, malhado, descolado, simpático e ainda pratica surfe! O único problema é que ele nem sabe que ela existe...

Seus caminhos irão se cruzar em um bar, onde ele a protege de um sujeito mal encarado. Ele a acompanha até em casa, mas, desiste de fazer qualquer coisa com ela, ao descobrir que a garota é virgem!

As coisas parecem mudar quando, ao fazer um trabalho de escola, Boca (Lucas Salles) lê o diário de Priscila, e descobre algumas das aspirações dela. Um comentário infeliz de Boca, que é gravado por seu melhor amigo Amaral (Vitor Thiré) vai parar na internet, afirmando que ele transara com Priscila.

Apesar de ficar irritada com o colega, Priscila acha que o boato será bom para ela, pois aumentará suas chances de ficar com Rafa. O que vai ajudar, também, é a inesperada amizade com Tize (Juliana Paiva), a irmã do surfista. Tida como esnobe e deslumbrada, ela, aos poucos, revela um lado amargurado, fruto de um amadurecimento precoce.

A grande chance de Priscila acontecerá quando o grupo de amigos vai acampar em uma praia distante, e quando ela terá alguma oportunidade de se aproximar de Rafa, já desfrutando de sua fama de garota “experiente”, para tristeza de Boca, que cada vez mais se apaixonava por ela.

Como disse no início, “Desenrola” não se limita à questão da virgindade, mas, das dificuldades de obstáculos para a iniciação sexual dos jovens, meninos ou meninas, e a todos os problemas inerentes à transição da adolescência para a vida adulta.

A idéia do filme surgiu de um papo sobre sexualidade entre a diretora Rosane Svartman e a amiga Juliana Lins, que também assina o roteiro de “Desenrola”. Desse papo surgiu a idéia de um filme, que passou por uma pesquisa de campo, entrevistando muitas mulheres, e que se tornou realidade com a série de TV “Quando Éramos Virgens”, exibido no canal pago GNT. A série virou um livro, transformou-se na web-serie “Desenrola”, chegando finalmente ao filme.

“Desenrola” é um filme interessante, onde discute problemas de sexualidade sem cair no lugar-comum de cenas de sexo e nudez, alternando assuntos sérios com as brincadeiras típicas de adolescentes, tornando-o um bom passatempo.

O elenco jovem está muito bem, em especial a protagonista, Olivia Torres. No elenco de apoio estão nomes conhecidos, como Pedro Bial, Claudia Ohana, Marcelo Novaes, Letícia Spiller e Juliana Paes.

As paisagens do Rio de Janeiro favorecem a boa fotografia do filme, embalada por uma trilha sonora interessante. O único senão fica por conta da qualidade do áudio dos diálogos, o que prejudica muito o entendimento do filme.

“Desenrola” é um filme para todas as idades, com classificação indicativa para 12 anos, pois agradará os adolescentes de hoje, e aqueles um pouquinho mais velhos, mas, que ainda guardam no coração o que é ser jovem.

Nenhum comentário: