sexta-feira, 7 de janeiro de 2011

Coluna Claquete – 07 de janeiro de 2011

colunaclaquete@gmail.com – colunaclaquete.blogspot.com - @colunaclaquete


O que está em cartaz

Ano Novo, vida nova, como é bom poder repetir este velho chavão. Para comemorar o ano que inicia, muitas estreias nos cinemas de Natal. As novidades são o suspense “Incontrolável” (vejam na Sessão Filme da Semana), com Denzel Washington, a animação “Enrolados”, o drama “Além da Vida”, com Matt Damon, a comédia “Entrando Numa Fria Maior Ainda Com a Família”, e o infantil “O Pequeno Nicolau”, na Sessão Cine Cult do Cinemark. Continuam em cartaz o ótimo policial “72 Horas”, com Russell Crowe, a comédia nacional “De Pernas Pro Ar”, com Ingrid Guimarães, a ficção científica “Tron – O Legado”, com Jeff Bridges e Garret Hedlund, a aventura “As Crônicas de Nárnia 3: A Viagem do Peregrino da Alvorada”, e a animação “Megamente”.

Estreia 1: “Incontrolável”

Uma composição ferroviária, carregada de produtos altamente tóxicos, está desgovernada, e o perigo é iminente. Um maquinista novato (Chris Pine) e um engenheiro experiente (Denzel Washington) precisam evitar que uma pequena cidade em seu caminho seja destruída. A única saída é botar em prática uma operação muito arriscada, mas, o tempo corre contra eles e o plano tem tudo para sair dos trilhos. Inspirado em fatos reais ocorridos em maio de 2001, quando uma composição de 47 vagões percorreu mais de 100 quilômetros e atravessou três condados antes de ser parada. A direção é de Tony Scott. “Incontrolável” estreia nesta sexta-feira, na Sala 7 do Moviecom, e na Sala 3 do Cinemark. Classificação indicativa dez anos.

Estreia 2: “Enrolados”

Flynn Ryder é o bandido mais procurado e sedutor do reino. Um dia, em plena fuga, ele se esconde em uma torre. Lá conhece Rapunzel, uma jovem prestes a completar 18 anos, que tem um enorme cabelo dourado, de 21 metros de comprimento. Rapunzel deseja deixar seu confinamento na torre para ver as luzes que sempre surgem no dia de seu aniversário. Para tanto, faz um acordo com Flynn. Ele a ajuda a fugir e ela lhe devolve a valiosa tiara que tinha roubado. Só que a mamãe Gothel, que manteve Rapunzel na torre durante toda a sua vida, não quer que ela deixe o local de jeito nenhum. “Enrolados” estreia nesta sexta-feira, na Sala 6 do Moviecom e na Sala 4 do Cinemark. Classificação indicativa livre. Cópias dubladas.

Estreia 3: “Além da Vida”

Três pessoas são tocadas pela morte de maneiras diferentes. George (Matt Damon) é um americano que, desde pequeno, consegue manter contato com a vida fora da matéria, mas, considera o seu dom uma maldição e tenta levar uma vida normal. Marie (Cécile De France) é jornalista, francesa, e passou por uma experiência de quase morte durante um tsunami. Em Londres, o menino Marcus (Frankie McLaren/George McLaren) perde alguém muito ligado a ele e parte em busca desesperada por respostas. Enquanto cada um segue sua vida, o caminho deles irá se cruzar, podendo mudar para sempre as suas crenças. A direção é de Clint Eastwood. “Além da Vida” estreia nesta sexta-feira, na Sala 1 do Moviecom e na Sala 1 do Cinemark. Classificação indicativa 12 anos.

Estreia 4: “Entrando Numa Fria Maior Ainda Com a Família”

Neste filme, Greg (Ben Stiller) e sua esposa (Teri Polo) irão adicionar à família os irmãos Henry e Ashley Focker, gêmeos de cinco anos do casal. O garoto será gentil e bastante sensível, enquanto a garota será travessa e se interessará por atividades mais masculinas, como carros. Jessica Alba é uma sexy e manipuladora representante da indústria farmacêutica que sofre assédio de todo o elenco masculino. Laura Dern vai viver a diretora da escola primária em que os gêmeos Focker vão estudar. A direção é de Paul Weitz. “Entrando Numa Fria Maior Ainda Com a Família” estreia nesta sexta-feira, na Sala 4 do Moviecom e na Sala 2 do Cinemark. Classificação indicativa 12 anos.

Sessão Cine Cult: “O Pequeno Nicolau”

Nicolau (Maxime Godart) leva uma vida tranquila, sendo amado por seus pais e com diversos amigos, com os quais se diverte um bocado. Um dia ele surpreende uma conversa entre os pais, a qual faz com que acredite que sua mãe está grávida. Ele logo entra em pânico, pois acredita que assim que o bebê nascer ele não mais receberá atenção e será abandonado na floresta, assim como ocorre nas histórias do pequeno Poucet, de Perrault. A direção é de Laurent Tirard. “O Pequeno Nicolau” estará em cartaz na Sala 4 do Cinemark, na terça e quinta-feira, na sessão de 19h. Classificação indicativa livre.


Confira na TV

“Sexo Com Amor?”, na Globo

Três casais de idades e classes sociais diferentes vivem turbulências em suas vidas amorosas. Um executivo trai a mulher, que está grávida; um taxista se envolve com a sobrinha da esposa; e um apresentador de TV se apaixona pela professora de seu filho. Sexta-feira, às 22h10.

“Harry Potter e a Pedra Filosofal”, no SBT

O órfão garotinho Harry Potter, vive infeliz na casa de seus malvados tios, os Dursley. Ao completar 11 anos ingressa em Hogwarts, uma famosa escola de feiticeiros! Enquanto estuda magia, o jovem bruxo curte os novos amigos e investiga estranhos acontecimentos em Hogwarts. Sexta-feira, às 23h15.

“Hairspray, em Busca da Fama”, no SBT

Nos anos 60, em Baltimore, ser "legal" era participar do "The Corny Collins Show", o mais famoso programa de dança da TV. Mesmo sendo gordinha e fora dos padrões impostos pela diretora do show, Tracy Turnblad agrada os juízes e consegue uma vaga no elenco. Apesar do sucesso imediato, ela terá que enfrentar a fúria de Amber, a ex-rainha do pedaço, que promete vingança. Sábado, às 23h15.

“Terapia do Amor”, na Globo

Rafi Gardet (Uma Thurman) é uma mulher de 37 anos, que mora em Nova York e se separou recentemente. Decidida a se dedicar à carreira, ela não quer se envolver em nenhum relacionamento amoroso. Mas sua opinião muda após conhecer David Bloomberg (Bryan Greenberg), um talentoso pintor de 23 anos, por quem se apaixona. Sábado, às 23h05.

“O Dia Depois de Amanhã”, na Globo

A Terra sofre alterações climáticas que modificam drasticamente a vida da humanidade. Com o norte se resfriando cada vez mais e passando por uma nova era glacial, milhões de sobreviventes rumam para o sul. Porém o paleoclimatologista Jack Hall (Dennis Quaid) segue o caminho inverso e parte para Nova York, isto porque ele acredita que lá encontrará seu filho, Sam (Jake Gyllenhaal). Domingo, às 14h30.

“X-Men – O Filme”, na Globo

O filme se passa nos Estados Unidos num futuro próximo, quando seres humanos mutantes dotados de superpoderes são discriminados pelo resto da sociedade. Parte deles se organiza para tentar dominar o mundo, enquanto o professor Xavier (Patrick Stewart), dono de uma escola especialmente voltada para mutantes, procura impedir a guerra. Domingo, às 22h45.

“Piratas do Caribe – O Baú da Morte”, na Globo

Elizabeth (Keira Knightley), a filha do governador, está prestes a se casar com Will Turner (Orlando Bloom). Porém, o evento é atrapalhado pelo capitão do assombrado navio Holandês Voador, que tem uma dívida de sangue com o capitão Jack Sparrow (Johnny Depp), amigo do casal. Para escapar de uma vida após a morte como escravo, Sparrow precisa encontrar o misterioso baú. Segunda-feira, às 22h10.


Lançamentos em DVD/Blu-Ray


“A Noviça Rebelde - Ed. Comemorativa 45 anos”

No final da década de 30, na Áustria, uma noviça (Julie Andrews) que vive em um convento mas não consegue seguir as normas de conduta das religiosas, vai trabalhar como governanta na casa do capitão Von Trapp (Christopher Plummer), que tem sete filhos, é viúvo e os educa como se fizessem parte de um regimento. Sua chegada modifica drasticamente o padrão da família, trazendo alegria novamente ao lar da família. O box traz dois BD e um DVD, o filme com formato de tela widescreen e áudio em Dolby Digital 5.1, e, como extras, Livro com fotos e curiosidades (100 páginas), Certificado de autenticidade, Caixa musical, Comentários em áudio, Favoritos: uma comemoração interativa, Máquina musical/siga a canção (músicas em Inglês), Cenários musicais, A cidade da música, Programas de colecionador, Tesouros, Publicidade, The Sound of Music Tour - Uma História Viva e Máquina Musical/Siga a Canção (músicas em Inglês).

“A Ponte do Rio Kwai”

Quando prisioneiros ingleses constroem uma importante ponte ferroviária em território ocupado pelo inimigo de Burma, os comandos aliados são designados para destruí-la na mais inesquecível das experiências cinematográficas de todos os tempos. Um dos maiores clássicos sobre a Segunda Guerra Mundial, estrelado por William Holden e Alec Guinness. Vencedor de sete Oscars, incluindo o de Melhor Filme e Melhor Diretor (David Lean). O disco traz o filme com formato de tela widescreen e áudio em Dolby Digital 5.1.

“Reds”

Um pouco antes da Primeira Guerra Mundial John Reed (Warren Beatty), um jornalista americano, conhece Louise Bryant (Diane Keaton), uma mulher casada, que larga o marido para ficar com Reed e se torna uma importante feminista. Eles se envolvem em disputas políticas e trabalhistas nos Estados Unidos, e vão para a Rússia a tempo de participarem da Revolução de outubro de 1917, quando os comunistas assumiram o poder. Este acontecimento inspira o casal, que volta aos Estados Unidos esperando liderar uma revolução semelhante. Ganhador dos Oscars de Melhor Diretor (Beatty), Melhor Atriz Coadjuvante (Stapleton) e mais um de Melhor Fotografia. O disco traz o filme com formato de tela widescreen e áudio em Dolby Digital 5.1, e, como extras, Camaradas e propaganda.

“Minha Avó Policial”

Alberto é apaixonado por Lleana, mas sempre que tentam se casar, a avó dele, Tina De Cupis, arruma uma dificuldade. Ela é viúva de um soldado e muito apaixonado por um medalhão com o retrato se seu ex-marido. Quando o medalhão desaparece, a velha decide encontrá-lo a qualquer preço. Considerado um dos maiores nomes da comédia italiana, Steno escreveu e dirigiu esta pequena obra-prima do burlesco. O disco traz o filme com formato de tela standard, em preto e branco e áudio em Dolby Digital.



Filme da Semana: “Incontrolável”



Filmes envolvendo grandes acidentes ou situações potencialmente catastróficas não é nenhuma novidade em Hollywood, sendo um tema farto para efeitos especiais de toda sorte. Contudo, a coisa se torna mais interessante quando a história mostrada nas telas é baseada em fatos reais, como é o caso de “Incontrolável”, que estreia em nossos cinemas neste final de semana.

Cinema não é documentário, e muitas liberdades poéticas foram assumidas, para tornar o filme mais emocionante – como se um trem desgovernado não fosse emoção suficiente! A história é mostrada pela ótica de Frank Barnes (Denzel Washington) e Will Gordon (Chris Pine), dois empregados da ferrovia com perfis e histórias de vida bem diversas.

Barnes é um engenheiro experiente, com quase trinta anos de companhia, e que já foi avisado de que deverá se submeter à aposentadoria compulsória. Will está em treinamento, e este será o seu primeiro dia de trabalho real, sob a supervisão de Barnes.

Os dois tem em comum problemas familiares. Barnes é viúvo, e tem dificuldades de comunicação com as duas filhas, que pagam a universidade trabalhando como garçonetes no Hooters. Will, por sua vez, está impedido de chegar perto da mulher e do filho por conta de ciúmes, que o levaram a suspeitar que estava sendo traído.

O primeiro dia de convivência dos dois poderia ser igual ao de tantos outros trabalhadores, se, a poucos quilômetros, um incidente tomava proporções estranhas. Ao manobrar um trem mal posicionado, o condutor desce da locomotiva para manobrar um desvio e não consegue voltar a tempo. O resultado é que o trem segue, sem ninguém a bordo.

Quando o caso chega à administração da ferrovia, é que se descobre o tamanho do problema: vários vagões da composição estão carregados com fenol fundido, um produto altamente tóxico e potencialmente explosivo.

O que se segue é uma corrida desesperada para retirar outros trens do caminho, interromper as passagens de nível e prevenir qualquer tipo de acidente com o trem desgovernado. O risco maior está na cidade de Stanton, onde a linha faz uma curva acentuada, onde há o risco quase certo de tombamento do trem, com prejuízos fora de qualquer estimativa.

Barnes e Will, que escaparam de uma colisão por pouco, decidem tentar uma manobra extremamente arriscada: perseguir o trem desgovernado de marcha-ré, engatar no último vagão e tentar freá-lo! Eles irão enfrentar os mais diversos problemas, inclusive o gerente de operações que os ameaça de demissão. Conseguirão eles o seu intento?

A história do filme é baseada em um fato real, ocorrido em maio de 2001, no estado de Ohio. Um trem com 47 vagões entrou em movimento sem ninguém a bordo, e com alguns vagões carregados de fenol fundido. Por mais de duas horas a composição seguiu na direção sul a partir de Toledo, enquanto a polícia e a ferrovia tentavam evitar acidentes e parar o trem.

Houve realmente uma locomotiva que engatou atrás para frear a composição a uma velocidade suficiente para Jon Hosfeld, um empregado da ferrovia que perseguiu o trem desgovernado por quase noventa quilômetros, entrar na locomotiva e desligar os motores.

O diretor Tony Scott conseguiu transformar um fato que por si só já seria interessante em um filme de ação incessante, com suspense sempre crescente, e ainda adicionar dramas familiares e romance em uma história onde praticamente só atuam dois personagens.

“Incontrolável” é um filme correto, com intenso uso de locações e de trens reais, fugindo ao lugar comum dos efeitos produzidos em computador. A isso se soma a atuação sempre correta de Denzel Washington, uma trilha sonora envolvente e uma edição precisa, que dá o ritmo correto para um filme de ação como este. Um bom programa para toda a família.






Tomada 3 - 07 de janeiro de 2011 - jornalista Marcelo Barreto

NA TELONA – De pernas pro ar (Brasil, 2010) é uma comédia que mostra Alice, (Ingrid Guimarães) uma viciada em trabalho, que numa semana se separa, perde o emprego e torna-se sócia de uma “sex shop” enquanto tenta educar o filho. Quem carrega o filme é Ingrid Guimarães, o que me leva a crer que esse gênero é o mais difícil de elaborar e escrever sobre. Como produto, a maior qualidade é que, com apenas 6 milhões de reais de orçamento, deve dar lucro rápido e, como conseqüência, já se pensa numa continuação. Não é nada excepcional, mas como um filme feito para rir, “De Pernas pro Ar” é competente e divertido. Só não entendi o porquê da censura 14 anos. Sendo uma comédia ingênua, sem nenhuma violência, se torna até inocente com relação à temática sexual. Pra variar, essa é mais uma comédia que se passa no Rio de janeiro. Detalhe: o título original era Sex Delícia.







NA TV – As Cariocas (Brasil, 2010) é uma minissérie da Globo inspirada no livro homônimo de Sérgio Porto, mais conhecido por Stanislaw Ponte Preta. Com a direção de Daniel filho, foi exibida entre outubro e dezembro do ano passado em horário não muito convidativo, 11 da noite. Com 10 episódios, independentes entre si, cada um protagonizado por uma atriz e situado em um bairro diferente do Rio de Janeiro, a minissérie narra a vida de dez mulheres: seus amores, crises de ciúmes, sensualidade e, sobretudo paixão. A obra é bastante curiosa, e marca, além de outras coisas a volta à tv brasileira da atriz Sônia Braga (Julia em A adúltera da Urca) . Apesar das boas atuações, existe uma diferença grande na qualidade do roteiro. Como se fosse praga de colunista, achei que o melhor de todos foi “A invejosa de Ipanema” que coincidentemente foi o menos visto, e os mais vistos foram os que achei mais fracos e previsíveis. Literalmente bairrista, “As cariocas” de forma geral é uma boa obra, mas se for ver somente um, veja o citado. A minissérie pode ser vista no site do globo (se for assinante) ou se preferir, pode esperar o DVD.

Nenhum comentário: