sexta-feira, 3 de setembro de 2010

Coluna Claquete – 03 de setembro de 2010

Newton Ramalho - colunaclaquete@gmail.com – colunaclaquete.blogspot.com

O que está em cartaz

Após molhar os pés no Pacífico e respirar ares, digamos, civilizados, este colunista retorna à rotina semanal, com as baterias recarregadas. Neste final de semana teremos duas ótimas estreias, o infantil “Como Cães e Gatos 2: A Vingança de Kitty Galore”, e o drama nacional “Nosso Lar”, baseado na obra de Chico Xavier. Continuam em cartaz o remake “Karate Kid”, com Jackie Chan, o romance de ação “Par Perfeito”, com Ashton Kutcher, a ficção-científica “A Origem” (vejam na Sessão Filme da Semana), com Leonardo DiCaprio e Ellen Page, a animação “Meu Malvado Favorito”, e os infantis “O Aprendiz de Feiticeiro” e “O Último Mestre do Ar”. Nas programações exclusivas, o Cinemark exibe “Sonhos Roubados”, na Sessão Cult, enquanto o Moviecom mantém a ação “Os Mercenários”.

Estreia 1: “Como Cães e Gatos 2: A Vingança de Kitty Galore”

Kitty Galore, uma ex-colaboradora da organização MEOWS de espiões felinos, está cada vez mais pirada e bolou um plano maligno para, além de derrotar de vez seus inimigos caninos, também derrubar seus ex-companheiros de espionagem e transformar o mundo em seu arranhador de estimação. Diante dessa ameaça sem precedentes, cães e gatos serão obrigados a unir forças, pela primeira vez na história, em uma aliança que poderá salvar suas vidas – e as de seus humanos. O filme, que é continuação de “Como Cães e Gatos”, mistura live action, bonecos de última geração e animação digital. A direção é de Brad Peyton. “Como Cães e Gatos 2” estreia nesta sexta-feira, na Sala 7 do Moviecom, e na Sala 6 do Cinemark. Classificação indicativa livre. Cópias dubladas.

Estreia 2: “Nosso Lar”

Ao despertar no Mundo Espiritual, André Luiz se depara com criaturas assustadoras e sombrias vivendo, juntamente com ele, neste lugar escuro e sombrio. Além disso, ele também se assusta por perceber que apesar de ter "morrido" ele ainda continua vivo e ainda sente fome, sede, frio e outras sensações materiais. Após um longo período de sofrimento, ele é recolhido dessa zona de sofrimento e purgação de falhas do passado por espíritos do bem e é levado para a Colônia Espiritual Nosso Lar, de onde surge o nome do filme. A partir desse momento, ele começa a conhecer melhor a vida no além-túmulo e a aprender lições e adquirir conhecimentos que mudarão completamente o seu modo de enxergar a vida. A direção é de Wagner de Assis e o filme é baseado na obra homônima de Chico Xavier. “Nosso Lar” estreia nesta sexta-feira, nas Salas 3 e 6 do Moviecom, e na Sala 2 do Cinemark. Classificação indicativa dez anos.

Sessão Cult: “Sonhos Roubados”

Jéssica, Sabrina e Daiane sonham como jovens de qualquer lugar do mundo. Moradoras de um bairro pobre da periferia do Rio de Janeiro, eventualmente se prostituem para sobreviver e satisfazer seus desejos de consumo. Mas, mesmo nesse quadro de absoluta incerteza e total falta de horizontes, elas teimam em amar, se divertir e sonhar com um futuro melhor. A direção é de Sandra Werneck, e, no elenco estão Nanda Costa, Kika Farias, Amanda Diniz, Nelson Xavier, MV Bill, Marieta Severo e Ângelo Antônio. “Sonhos Roubados” está em cartaz a partir desta sexta-feira, às 14h, na Sala 1 do Cinemark. Classificação indicativa 16 anos.

Confira na TV

“Como Cães e Gatos”, no SBT

Cães e gatos usam de alta tecnologia para se enfrentarem. Os gatos querem dominar o mundo e, para isto, precisam deter a criação de uma vacina contra alergia a cães. Com Jeff Goldblum, Elizabeth Perkins e Miriam Margolyes. Sexta-feira, às 23h25.

“O Cavaleiro Templário”, no SBT

Criado em um mosteiro, Arn Magnusson se torna um homem culto e um bravo guerreiro. Ao sair, apaixona-se perdidamente pela bela Cecília. Jovens e inconsequentes, eles desafiam os princípios da época e acabam punidos pela Igreja. Enquanto Cecília é aprisionada em um convento, Arn é exilado para a Terra Santa como Cavaleiro Templário, onde a guerra entre cristãos e muçulmanos é iminente. Sábado, às 23h25.

“O Mestre de Armas”, na Globo

Huo Yuanjia (Jet Li) foi o maior e mais famoso mestre de toda a China. Porém, no início do século 20, o país foi dominado por estrangeiros. Decididos a acabar com a cultura do povo chinês, os novos governantes organizam um torneio que contará com guerreiros de vários países. A ideia é mostrar a todos a superioridade dos estrangeiros frente aos chineses. Sábado, às 23h35.

“Doze é Demais 2”, na Globo

Tom e Kate são os chefes da família Baker que tem doze filhos. O casal precisa agora lidar com o afastamento de alguns deles e, tentando reunir a família uma última vez, Tom propõe que todos passem uma temporada de férias em uma casa a beira do lago onde já haviam se hospedado anos atrás. Domingo, às 13h50.

“A Liga Extraordinária”, na Globo

O filme se passa em Londres, em 1899. Com a crise na Europa, o Império Britânico enfrenta graves problemas. Para combater um poderoso inimigo alemão chamado Phantom, as autoridades chamam o aventureiro Allan Quatermain, que lidera um grupo de homens especiais: Capitão Nemo, Tom Sawyer, Homem Invisível, Dr. Jekyll, a namorada de Drácula e Dorian Gray. Domingo, às 0h10.

“Vira-lata”, na Globo

Um acidente no laboratório de alta tecnologia do doutor Simon Barsinistro faz com que um cachorro beagle desabrigado, chamado Engraxate ganhe poderes extraordinários. Com isso ele passa a vestir um traje de super-herói e se auto-denomina o Vira-lata, jurando defender os cidadãos de Capitol City. Segunda-feira, às 22h30.

início

Lançamentos em DVD

“Fora de Controle”

Produtor de Hollywood em decadência (Robert De Niro) tenta revitalizar a carreira com o lançamento de um novo filme, ao mesmo tempo em que precisa lidar com a filha adolescente que está crescendo rápido demais, suportar uma legião de ex-esposas e se ver livre de uma horda de personalidades de Hollywood que parecem nada querer além do que tornar sua vida ainda mais complicada. O disco traz o filme com formato de tela widescreen e áudio em Dolby Digital 5.1.

“O Preço da Traição”

Catherine (Julianne Moore) e David (Liam Neeson), ela uma médica, ele um professor, são à primeira vista, o casal perfeito. Felizes, com um filho adolescente talentoso, eles parecem ter uma vida idílica. Mas quando David perde um vôo e, consequentemente, sua festa de aniversário surpresa, Catherine começa suspeitar do marido. Colocando em cheque a sua fidelidade, ela decide contratar Chloe (Amanda Seyfried), uma acompanhante para seduzir David e testar sua lealdade. Refilmagem da produção francesa “Natahlie X”. O disco traz o filme com formato de tela widescreen e áudio em Dolby Digital 5.1, e, como extras, Making Of e Cenas Deletadas.

“Capitão Blood”

Na Inglaterra, em meados do século 17, o Dr. Peter Blood (Errol Flynn) é preso erroneamente por traição ao Rei James (Vernon Steele), ao socorrer um soldado rebelde ferido. Peter não consegue provar sua inocência e é sentenciado à morte, mas, em vez de condenado, ele embarca para Jamaica para ser vendido como escravo. Blood é comprado pela bela Arabella Bishop (Olivia de Havilland), para trabalhar em uma plantação. Tempos depois, um ataque de piratas espanhóis à Jamaica dá a Peter e seus amigos a chance de fugir, formando a mais famosa tripulação de piratas, comandada pelo "Capitão Blood". O disco traz o filme com formato de tela standard e áudio em Dolby Digital.

“Terror Sobre Rodas”

Seguindo os passos do clássico “Encurralado”, de Steven Spielberg, “Terror Sobre Rodas” narra o pesadelo vivido por quatro amigos que cruzam as estradas da Austrália em busca de aventura. Após serem jogados para fora da pista por um caminhão, encontram o enorme veículo abandonado num acostamento, alguns quilômetros adiante e, ao decidirem usá-lo para chegar à próxima cidade, acabam embarcando numa enorme jornada de terror e morte, para qual jamais poderiam ter se preparado. O disco traz o filme com formato de tela cheia e áudio em Dolby Digital 5.1.

início


Filme da Semana: “A Origem”

Como seria de esperar, o filme “A Origem” causou confusão até para definir a que gênero pertencia. Chegaram até a classificá-lo como uma versão high-tech de “Onze Homens e um Segredo”, por envolver roubo e a uma quadrilha. Para mim, não houve dúvida em classificá-lo com ficção-científica legítima, já que se parte da hipótese de que algo bem absurdo – no caso, interferência em um sonho coletivo – seja possível, e daí se construa a história.

No início do filme, em algum tempo não determinado, vamos encontrar Dom Cobb (Leonardo DiCaprio) em plena atividade. Cobb é um ladrão, refinado e sagaz, mas, que atua de uma forma muito diferente. Ele invade a mente de suas vítimas através de seus sonhos, para roubar segredos, a mando de seus concorrentes.

Mas, quando está tentando obter informações secretas de Saito (Ken Watanabe), a operação é atrapalhada por Mal (Marion Cotillard), a mulher de Cobb, e o golpe é frustrado. Ao fugir, Cobb e Arthur (Joseph Gordon-Levitt) são interceptados por Saito, que, ao invés de vingar-se, propõe, aos dois, um novo trabalho.

O desafio é invadir a mente de alguém, mas, ao invés de roubar um segredo, ele quer implantar uma idéia. O alvo é o jovem herdeiro de uma corporação que detém o controle de 60% da energia do mundo. Embora a idéia, a princípio, pareça impossível, Cobb já a utilizou antes, sendo essa a causa de todos os seus problemas. Foi isso que causou a morte de sua mulher, e ele teve que fugir, pois foi acusado de te-la matado.

Vendo neste novo trabalho a chance de retornar ao seu país e reencontrar os filhos, Cobb cai em campo para montar um novo grupo. O primeiro desafio é encontrar um arquiteto. Essa pessoa é quem “constrói” o cenário do sonho, a seu bel-prazer, e precisa fazê-lo tão perfeito que a vítima não perceba que está sendo iludida.

Esse papel, no início, era do próprio Cobb. O problema é que, com a morte da esposa, a projeção dela invade os seus sonhos, perturbando e atrapalhando os seus planos. Para conseguir esse novo colaborador, Cobb recorre ao seu sogro, Miles (Michael Caine), que foi quem o iniciou no mundo dos sonhos.

Relutante, a princípio, Miles indica uma de suas alunas, Ariadne (Ellen Page). A garota estranha o novo ambiente, mas, rapidamente se adapta, tornando-se capaz de construir mundos com facilidade.

Fascinada, Ariadne logo descobre que esse novo mundo tem um lado negro. Sonhar conscientemente se torna um fardo e um vício, já que a pessoa torna-se incapaz de ter sonhos normais. Além disso, como a mente adormecida trabalha em um ritmo muito mais frenético do que acordada, a sensação de tempo é maior, e muitos se ligam em um sonho coletivo para viver mais.

É assim que a moça descobre o drama de Cobb. Ele e Mal viviam – literalmente – em um mundo de sonho, construído pelos dois. Ela, porém, perdeu a noção da realidade, e queria viver ali para sempre. Cobb consegue implantar a idéia de que, se morressem, sairiam do sonho. Essa idéia persistiu após o retorno, e ela decidiu que ainda estavam sonhando, e deveriam morrer para acordar. Ao suicidar-se, deixou cartas incriminando Cobb, para forçá-lo a acompanhá-la.

Para o trabalho atual, Cobb precisará da ajuda de outras pessoas, além de Arthur e Ariadne. Para isso ele alicia Eames (Tom Hardy), um ladrão com inúmeras habilidades, e Yusuf (Dileep Rao), um químico capaz de fabricar um sedativo infalível. Saito decide acompanhar o grupo em sua jornada. O ambiente será um sonho triplo, ou seja, um sonho dentro de sonho dentro de outro sonho.

O alvo do grupo é Robert Fischer (Cilliam Murphy), que, após a morte do pai, assumirá o controle da corporação. O objetivo da missão é convencer o jovem a desistir de manter a empresa como está, e vendê-la aos pedaços.

Para aproximar-se do jovem e sedá-lo, é fácil. O problema surge logo no primeiro nível de sonhos, quando eles são atacados por um exército de mercenários. É quando Cobb descobre que o jovem foi treinado para proteger-se de ladrões de sonhos – de pessoas como ele.

Enquanto escapam, sob uma chuva de balas e até de um trem em pleno asfalto (!), eles mergulham em um novo sonho, para penetrar na mente do jovem. De um luxuoso hotel, mais uma vez sob ataque de perseguidores, eles mergulham em um novo sonho, para tentar entrar em uma fortaleza gelada.

Enquanto os amigos vão ficando pelo caminho, caberá a Ariadne, como sua xará da mitologia grega, seguir Cobb até nos labirínticos recônditos de sua mente, para recuperar sua vítima e conseguir o objetivo do grupo.

Conseguirá Cobb voltar para casa e rever os seus filhos? Será que ele fará isso de modo real, ou, apenas nos seus sonhos? Caberá ao espectador decidir isso, pois, o diretor reservou os segundos finais do filme para deixar essa dúvida em evidência. Como “Matrix”, restará sempre a dúvida sobre qual é o mundo real.

O diretor Christopher Nolan retorna ao universo dos filmes não-convencionais, iniciados com o estranho “Amnésia”, o insólito “Insônia”, passando pelas melhores versões de Batman, “Batman Begins” e “Dark Knight”. Unindo um argumento inteligente, ótimos efeitos especiais, e um elenco aplicado, conseguiu levar às telas um dos melhores filmes de ficção-científica dos últimos tempos.

Nenhum comentário: