quinta-feira, 16 de setembro de 2010

Coluna Claquete – 17 de setembro de 2010


Newton Ramalho - colunaclaquete@gmail.com – colunaclaquete.blogspot.com

O que está em cartaz

A campanha presidencial se acirra, os ânimos se exaltam e as farpas voam para todos os lados. Para relaxar, que tal conferir a ficção “Resident Evil 4: Recomeço”, com Milla Jovovich, o nacional “400 Contra 1 – Uma História do Crime Organizado” e o drama “Coincidências do Amor”, com Jennifer Aniston? Continuam em cartaz o romance “Amor à Distância” (vejam na Sessão Filme da Semana), com Drew Barrymore, o infantil “Como Cães e Gatos 2: A Vingança de Kitty Galore”, o belo drama nacional “Nosso Lar”, baseado na obra de Chico Xavier, o remake “Karate Kid”, com Jackie Chan, e a ficção-científica “A Origem”, com Leonardo DiCaprio e Ellen Page. Nas programações exclusivas, o Cinemark exibe da ação “Solomon Kane”, o nacional “As Melhores Coisas do Mundo”, com Caio Blat, a animação “Meu Malvado Favorito”, e “O Segredo dos Seus Olhos”, com Ricardo Darin, na Sessão Cult, enquanto o Moviecom mantém a aventura “O Último Mestre do Ar”.

Estreia 1: “Resident Evil 4: Recomeço”

Em um mundo devastado por uma infecção viral, no qual as vítimas tornaram-se semi-mortos, Alice (Milla Jovovich) continua sua jornada em busca de sobreviventes, levando-os a um lugar seguro. Sua batalha mortal contra a Corporação Umbrella atinge um novo patamar, mas Alice recebe a ajuda inesperada de uma velha amiga, Jill Valentine (Sienna Guillory). Uma pista promete um refúgio em Los Angeles, mas, quando chegam lá, descobrem que a cidade está tomada por mortos-vivos, e Alice e seus aliados estão prestes a entrar em uma armadilha. A franquia é baseada numa série de videogame criada no Japão e responsável por popularizar o gênero do "survival horror'' nos games. A direção é de Paul W. S. Anderson, marido de Milla na vida real. “Resident Evil 4: Recomeço” estreia nesta sexta-feira, na Sala 6 do Moviecom, e na Sala 6 do Cinemark. Classificação indicativa 16 anos.

Estreia 2: “Coincidências do Amor”

Em “Coincidências do Amor”, Kassie (Jennifer Aniston) é uma mulher madura e bem sucedida que sempre sonhou em ser mãe mas, infelizmente, o homem certo ainda não cruzou o seu caminho. A vida segue até que ela, enfim, decide engravidar através de inseminação artificial. Seu melhor amigo, Wally (Jason Bateman), extremamente neurótico e inseguro, decide, então, substituir o sêmen do doador pelo seu e é forçado a conviver com o segredo de que é o verdadeiro pai da criança. Mas, nem tudo nesta gravidez ocorre como planejado e as surpresas só estão começando a aparecer. A direção é de Allan Loeb. “Coincidências do Amor” estreia nesta sexta-feira na Sala 7 do Cinemark. Classificação indicativa 12 anos.

Estreia 3: “400 Contra 1 – Uma História do Crime Organizado”

William da Silva, um dos grandes articuladores daquilo que viria a se tornar o Comando Vermelho, vai parar no presídio de Ilha Grande, onde presos ‘comuns’ eram colocados lado a lado com presos políticos. Neste universo de fugas consecutivas, assaltos e enfrentamento com os policiais locais, as amizades se destacavam e geravam dívidas que faziam com que foragidos retornassem à ilha para libertar seus companheiros. Com direção de Caco Souza, o filme é inspirado no livro autobiográfico “Quatrocentos Contra Um”, de William da Silva Lima. No elenco estão Daniel de Oliveira, Daniela Escobar, Negra Li, Jonathan Azevedo, Jefferson Brasil, e Rodrigo Brassoloto. “400 Contra 1 – Uma História do Crime Organizado” estreia nesta sexta-feira, na Sala 2 do Moviecom, e na Sala 5 do Cinemark. Classificação indicativa 16 anos.

Sessão Cult: “O Segredo dos Seus Olhos”

Após trabalhar a vida toda num Tribunal Penal, Benjamín Espósito se aposenta. Seu tempo livre o permite realizar um sonho longamente postergado: escrever um romance baseado num acontecimento que vivera anos antes. Em 1974, foi encarregado de investigar um violento assassinato. A Argentina entrava num ciclo de extrema violência política e a investigação colocou em risco sua vida. Ao escavar velhos traumas, Benjamín confronta o intenso romance que teve com sua antiga chefe, assim como decisões e equívocos passados. Com o tempo, as memórias terminam por transformar novamente sua vida. A direção é de Juan José Campanella, e, no elenco estão Ricardo Darín e Soledad Villamil. Indicado ao Oscar de Melhor Filme Estrangeiro 2010. “O Segredo dos Seus Olhos” está em cartaz a partir desta sexta-feira, às 14h, na Sala 1 do Cinemark. Classificação indicativa 16 anos.

Confira na TV

“Super Tiras”, no SBT

Na fronteira dos EUA com o Canadá, os aloprados patrulheiros rodoviários e os policiais locais vivem em pé de guerra. Para estes rivais, até mesmo as investigações de crimes se transformam em disputa. Sexta-feira, às 23h30.

“Dupla Confusão”, no SBT

Quentin é um maluco que foi preso após tentar assaltar um banco. Na prisão conhece Ruby, um criminoso que está na mira de Vogel, um chefão da máfia. No seu plano de fuga, Quentin inclui seu mais novo amigo Ruby que, livre, se vê em apuros com Quentin, Vogel e a polícia no seu pé. Com Gerard Depardieu e Jean Reno. Sábado, às 23h25.

“Nada a Perder”, na Globo

Um publicitário acha que a mulher está tendo um caso com seu chefe. Ele sai de carro, sem rumo, vai parar num bairro perigoso e acaba sendo assaltado. Sem nada a perder, ignora a arma do ladrão e parte com ele no carro para uma inesperada aventura. Eles se tornam amigos e acabam criando um plano mirabolante para se vingar do chefe e ficar com milhares de dólares. Com Martin Lawrence e Tim Robbins. Sábado, às 23h44.

“E Se Fosse Verdade”, na Globo

David alugou um belo apartamento em São Francisco. Logo surge uma bela jovem, Elizabeth, que insiste que o apartamento é seu. David imagina que houve um grande mal entendido. Ele muda a fechadura mas isto não impede que Elizabeth ressurja. David fica convencido de que ela é um fantasma e passa a ajudá-la a passar para o "outro lado". Com Reese Witherspoon, Mark Ruffalo. Domingo, às 13h50.

“Gladiador”, na Record

Nos dias finais do reinado de Marcus Aurelius (Richard Harris), o imperador desperta a ira de seu filho Commodus (Joaquin Phoenix) ao tornar pública sua predileção em deixar o trono para Maximus (Russell Crowe), o comandante do exército romano. Sedento pelo poder, Commodus mata seu pai, assume a coroa e ordena a morte de Maximus, que consegue fugir antes de ser pego e passa a se esconder sob a identidade de um escravo e gladiador do Império Romano. Domingo, às 23h15.

“Superbad – É Hoje”, na Globo

Evan e Seth são amigos, adolescentes, não muito populares. Eles se juntam para festejar sua formatura na escola e o ingresso na faculdade. Acreditam que essa seja a chance de compensar o fracasso com as meninas. Só que embarcam em uma balada tão hilariante quanto constrangedora, que jamais será esquecida pela dupla. Segunda-feira, às 22h30.

início

Lançamentos em DVD

“22 Balas”

Depois de anos vivendo fora da lei, Charly Mattei (Jean Reno), resolveu se dedicar a família e viver harmoniosamente com sua esposa e seus dois filhos pequenos. No entanto, em uma manhã de inverno ele é encontrado em um estacionamento com 22 balas no corpo. Apesar de muitos acreditarem que ele havia morrido, Charly misteriosamente sobrevive. Agora, ele sai à caça de Tony Zacchia (Kad Merad), o único homem que se atreveria a tentar matá-lo. O disco traz o filme com formato de tela widescreen e áudio em Dolby Digital 5.1.

“Querido John”

“Querido John” conta a história de John Tyree (Channing Tatum) e de Savannah Curtis (Amanda Seyfried). Durante sete tumultuosos anos, o casal é separado pelas missões cada vez mais perigosas de John. Apesar de se encontrarem apenas esporadicamente, o casal mantém o contato por meio de uma enxurrada de cartas de amor. Essa correspondência acaba por provocar uma situação com consequências nefastas. O disco traz o filme com formato de tela widescreen e áudio em Dolby Digital 5.1.



“Adeus às Armas”

No inverno de 1917, um americano motorista de ambulâncias (Rock Hudson) se alista no exército italiano e é ferido em ação. Ele recebe os cuidados de uma bela e jovem enfermeira (Jennifer Jones). Quando percebem que estão apaixonados, tentam fugir dos horrores da guerra indo para a Suíça em busca de paz e felicidade. Lá o destino aguarda para perturbar seus planos. Baseado no romance de Ernest Hemingway. O disco traz o filme com formato de tela widescreen e áudio em Dolby Digital 2.0.



“O Grande Mestre”

Um gênio do Wushu, a escola de artes marciais da China, Ip Man cresceu numa China despedaçada pelo ódio racial, radicalismo nacionalista e pela Guerra. Ele ressurgiu como uma Fênix das cinzas, graças à suas participações em lutas contra vários mestres Wushu e lutadores de kung-fu, e, finalmente, treinando icones de artes marciais como Bruce Lee. Esta cinebiografia do diretor Wilson Yip mostra a história da vida de Ip. O disco traz o filme com formato de tela letterbox e áudio em Dolby Digital 5.1.



Filme da Semana: “Amor à Distância”


Talvez o maior paradoxo de nosso atual estágio de civilização seja a de que, apesar das comunicações terem evoluído tanto, a ponto de se poder comunicar com alguém do outro lado do mundo de maneira instantânea, a distância ainda é um problema nos relacionamentos. Este é o mote do filme “Amor à Distância”, estreia da semana em nossos cinemas.

No caso de Garrett (Justin Long), a comunicação é problemática, mesmo estando perto. Já o encontramos em maus lençóis com a namorada, pois apesar de ela ter dito que não queria presente de aniversário, a mensagem era outra, mas, ele não entendeu. O resultado foi o fim do namoro, e lá foi o rapaz afogar as mágoas em um bar, acompanhado dos fiéis amigos Dan (Charlie Day) e Box (Jason Sudeikis).

Lá ele encontra Erin (Drew Barrymore), uma simpática e desajeitada aspirante a jornalista, que, aos 32 anos, ainda faz universidade e faz estágio em um jornal de Nova York, onde sonha vir a trabalhar.

A química entre os dois é imediata, e como ambos vêm de relacionamentos mal sucedidos, concordam em simplesmente curtir a companhia do outro, enquanto durar o estágio de Erin na cidade.

Quando chega a hora da moça voltar para São Francisco, onde reside, é que os dois sentem que a atração é mais forte que imaginavam, e decidem continuar o namoro, mesmo separados por quatro mil quilômetros e quatro fusos horários de diferença.

Os dois têm a ajuda da tecnologia, com telefone, celular, email, mensagem de texto, MSN, etc., a seu favor. Contudo, a diferença dos horários e a falta da presença física atrapalham muito.

Esporadicamente, acontecem as visitas. Quando Garret vai visitar Erin na Califórnia, já se enreda em confusão na chegada, quando a fúria da paixão reprimida os coloca em maus lençóis perante a irmã da moça, Corrine (Christina Applegate) e o marido Phil (Jim Gaffigan).

Mais adiante, uma sonhada proposta de emprego virá desestruturar a relação do casal, pois a vaga é em São Francisco, e não há perspectiva de trabalho para Garret por lá. O destino parece conspirar para a separação dos dois.

Obviamente o conflito terá uma solução, alegre ou triste, como todo romance que se preza. Mas, essa solução não é a melhor parte de “Amor à Distância”. Mais do que uma comédia romântica tradicional, o filme é uma alegre e divertida sequência de situações e diálogos afiados, com muitas piadas e palavreado mais pesado, sem dúvida nenhuma direcionado ao público adulto jovem.

Embora mencione as duas cidades mais bonitas dos Estados Unidos, Nova York é a rainha das atenções do filme, mostrada em muitas facetas, com as lindas imagens do verão, época em que está mais viva e multicolorida. Tudo isso ainda fica melhor embalado por uma ótima trilha sonora com músicas do The Cure, The Pretenders e Weezer. Aliás, já imaginou fazer amor com direito a DJ exclusivo? No filme tem...

O elenco está muito bem, e todos dão a impressão de estar se divertindo muito. Drew Barrymore e Justin Long demonstram uma química perfeita, Christina Applegate, que tem se dedicado mais à TV, está ótima como a irmã possessiva com mania de limpeza, e algumas das melhores piadas (as mais escabrosas, também) são criadas por Charlie Day, que faz o aloprado companheiro de quarto do protagonista.

Um bônus extra, para quem quer extrair algo sério deste filme que não se leva a sério, é o questionamento sobre quem deve se sacrificar para ficar juntos, ou mesmo, será que estar junto é mais importante do que realizar os seus próprios sonhos? E mais, será que existe alguma distância em que seja possível o amor à distância?

Nenhum comentário: