O que está em cartaz
Após a definição da Seleção para a Copa, a única emoção da semana é a estreia de “Robin Hood”, da dupla-de-área Russell Crowe e Ridley Scott, que repete a parceria de “Gladiador”. Continuam em cartaz o suspense “A Hora do Pesadelo”, remake do filme de Wes Craven, a comédia de ação “Missão Quase Impossível”, com o acrobático Jackie Chan, a ação “Homem de Ferro 2”, com Robert Downey Jr e Mickey Rourke, a versão de Tim Burton para “Alice no País das Maravilhas”, com Johnny Depp, e a cinebiografia “Chico Xavier”. Nas programações exclusivas, o Cinemark mantém o drama “Aconteceu em Woodstock”, na Sessão Cult. Na próxima terça-feira começa a IV Semana do Filme Cult promovida pelo Cineclube Natal.
Estreia 1: “Robin Hood”
O destemido arqueiro Robin Hood (Russell Crowe) e seu bando de saqueadores eram ladrões que se preocupavam somente com suas próprias vidas. Até que decidem enfrentar o poder e a corrupção que tomou conta da cidade de Nottingham, sufocada pelos altos impostos e dominada pelo xerife local (Matthew Macfadyen). Em sua luta contra os poderosos e a favor dos oprimidos, Robin passa a ser considerado um fora da lei e, durante sua cruzada, acaba conhecendo e se apaixonando por Lady Marian (Cate Blanchett). A direção é de Ridley Scott. “Robin Hood” estreia nesta sexta-feira, na Sala 6 (legendado) do Moviecom, e, nas Salas 2 (legendado) e 4 (dublado) do Cinemark. Classificação indicativa 14 anos.
Sessão Cult: “Aconteceu em Woodstock”
Em 1969, o jovem Elliot Tiber (Demetri Martin) abandona sua carreira em Nova York para ajudar os pais a administrar o pequeno hotel da família no interior, que está falido e prestes a ser confiscado pelo banco. Ao ouvir boatos de que um festival de música hippie tivera sua licença cassada numa cidade vizinha, Elliot decide oferecer a propriedade aos produtores, para salvar os negócios da família. Três semanas depois, meio milhão de pessoas aparece para uma celebração que definiria os rumos de uma geração e influenciaria a cultura popular de forma definitiva. A direção é de Ang Lee. A partir desta sexta-feira, na Sala 1 do Cinemark, na sessão de 14h. Classificação indicativa 14 anos.
Confira na TV
“A Experiência”, no SBT
A alienígena Sil, resultado de um código genético de extraterrestres, é recebida por cientistas. Quando ela começa a causar problemas, um grupo de cientistas é convocado para detê-la. Em pouco tempo, ela se transforma numa bela mulher e tenta perpetuar sua espécie, sendo capaz de matar qualquer um que estiver em seu caminho. Com Natasha Henstridge, Ben Kingsley e Forest Whitaker. Sexta-feira, às 22h15.
“Os Goonies”, no SBT
Quando encontram um misterioso mapa que leva ao lendário tesouro do pirata Willie Caolho, os Goonies partem numa aventura enfrentando inúmeros obstáculos e armadilhas preparados por Willie e sua tripulação. Os garotos só não contavam com a perseguição da família Fratelli, bandidos que pretendem roubar o tesouro a qualquer custo. Sábado, às 14h15.
“O Casamento do Meu Melhor Amigo”, na Globo
Julianne (Julia Roberts) e Michael (Dermot Mulroney) combinaram que, se ambos continuassem solteiros quando completassem 30 anos, se casariam. Quando recebe um telefonema do amigo, as vésperas da fatídica data, anunciando que está prestes a se casar, mas com outra, Julianne se descobre apaixonada por ele e aceita o convite para ser madrinha, mas com segundas intenções. Sábado, às 14h30.
“A Vida de David Gale”, no SBT
As vésperas de sua execução, David Gale, um professor condenado pelo assassinato de uma colega de trabalho, concede à consagrada jornalista, Bitsey Bloom, uma entrevista exclusiva na qual falaria sobre o crime. Ao conhecer sua história, Bitsey encontra evidências que contradizem os fatos e inicia uma investigação paralela. Com Kevin Spacey e Kate Winslet. Sábado, às 23h15.
“O Agente”, na Globo
O aposentado atirador profissional James Dial (Wesley Snipes) está sendo perseguido por ter falhado na operação de extermínio de um dos mais notórios terroristas do mundo. Ele é convocado por seus antigos contratantes para terminar um serviço e acaba sendo envolvido num assassinato. Para provar sua inocência, precisa encontrar o assassino e a verdade. Sábado, às 23h35.
“Sonhos Eróticos”, na Band
Justine é selecionada para assessorar o professor Robson na Escócia, onde ele pretende localizar um livro raro, mas Carlotta, uma diabólica mulher, tenta roubar a descoberta. Justine frustra seus planos. Suas visões eróticas dão forças e coragem para lutar contra Carlotta e proteger Robson. Sábado, às 1h15.
“A Creche do Papai”, na Globo
Após serem demitidos e ficarem sem dinheiro para pagar a creche de seus filhos, dois publicitários criam uma instituição que cuida de crianças enquanto seus pais trabalham. A dupla coloca o plano em prática e, devido aos métodos pouco convencionais que usam, ficam famosos e geram a raiva de seus concorrentes. Com Eddie Murphy. Domingo, às 14h05.
“A Irmandade”, na Globo
Rudy Cafemeyer (Jean-Claude Van Damme), aventureiro e ladrão de jóias raras, vai a Jerusalém à procura de seu pai, um famoso arqueologista, que simplesmente desapareceu. Na Terra Santa, Rudy descobre que seu pai se meteu em uma grande encrenca ao resgatar uma escritura sagrada do século XI. Domingo, às 0h25.
Lançamentos em DVD
“Nine”
Um diretor mundialmente famoso entra em uma crise pessoal e profissional de dimensões épicas e, em meio a seu desalento, faz uma retrospectiva das inúmeras mulheres de sua vida. Um musical brilhante e provocante, cheio de amor, desejo, paixão e glamour. Com Daniel Day-Lewis Marion Catillard Penélope Cruz Nicole Kidman Kate Hudson Sophia Loren Judi Dench. Coma direção de Rob Marshall, este filme teve quatro indicações ao Oscar. O disco traz o filme com formato de tela widescreen e áudio em Dolby Digital 5.1.
“Zumbilândia”
Columbus (Jesse Eisenberg) criou o hábito de fugir daquilo que o assusta. Já Tallahassee (Woody Harrelson) não tem medo de nada. Em um mundo cheio de zumbis, os dois trabalham juntos para sobreviver, sem se darem conta que podem acabar matando um ao outro. Terror com toques de comédia e muito humor negro revive todos os chavões dos filmes de zumbis. O disco traz o filme com formato de tela widescreen e áudio em Dolby Digital 5.1.
“Ghost: Do Outro Lado da Vida - 20º Aniversário”
Sam (Patrick Swaze) é um jovem banqueiro, assassinado brutalmente nas ruas de Nova York. Com sua vida interrompida, ele junta-se a uma exótica paranormal (Whoopi Goldberg) para chegar ao seu grande amor (Demi Moore) e ainda desvendar o mistério do próprio assassinato. O disco traz o filme com formato de tela widescreen, e, como extras, Comentários do Diretor, Histórias de Ghost: O Making Of de um Clássico, Aparições: Os Efeitos Visuais de Ghost, Por Dentro da Paranormalidade, Alquimia de uma Cena de Amor, Trailer de Cinema, Comerciais de Tv e Galeria de Fotos.
“Amor Sem Escalas”
Pago para viajar pelos Estados Unidos despedindo funcionários de empresas em crise, Ryan Bingham sempre se contentou com um estilo de vida desapegado, passado em meio a aeroportos, hotéis e carros alugados. Ele consegue carregar tudo o que precisa em uma mala de mão, é membro de elite de todos os programas de fidelidade existentes e está próximo de atingir 10 milhões de milhas voadas. O disco traz o filme com formato de tela widescreen e áudio em Dolby Digital 5.1, e, como extras, Comentários do Roteirista e Diretor Jason Reitman, do Diretor de Fotografia Eric Steelberg e do Primeiro Assistente de Direção Jason Blumenfeld, Shadowplay: Antes da História, Cenas Inéditas, Trailer Teaser e Trailer de Cinema.
Eventos
Criatividade
A criatividade dos vendedores de DVD piratas é comparável à dos próprios cineastas. Escutei um deles explicando de que se tratava o filme “Invictus”: “É a história de Nelson Mandela. Teve uma guerra civil entre a África do Sul e a África do Norte, e ele promoveu a paz através do esporte.”. Clint Eastwood certamente não iria concordar com esta versão, mas que foi bem contada, foi...
Especial: IV Semana do Filme Cult
Como já está se tornando uma tradição, o Cineclube Natal promove a IV Semana do Filme Cult em Natal. Os filmes selecionados estão em sintonia com o tema escolhido para o mês de maio, “Terror, o Masoquismo do Sofrer”. O filme cult, por definição, é aquele que, embora nunca tenha alcançado fama e público considerável, reúne uma pequena legião de seguidores fiéis. Nessa definição, enquadram-se tanto o badalado “Blade Runner”, de Ridley Scott, quanto “Plano 9 do Espaço Sideral”, de Ed Wood, considerado o pior filme de todos os tempos.
Ao contrário dos blockbusters, o que atrai esses seguidores fanáticos é um conteúdo original, que foge ao padrão bem comportado das produções de Hollywood. Esses filmes são chamados de alternativos, filmes B e undergrounds, com uma produção muitas vezes pobre e improvisada e história dando margem a múltiplas interpretações. Na programação da IV Semana estão filmes feitos entre 1952 e 1990, ligados ao tema citado acima:
TERÇA-FEIRA (18/05) - Curta de animação: O Demônio (JAP, 1972)
Longa: “Suspiria” (ITA, 1977). Direção: Dario Argento. Um jovem estudante de balé americana (Jessica Harper) viaja para a Europa a fim de estudar em uma famosa escola de artes. Ao chegar, ela cruza com outra jovem que está fugindo da escola. Esta jovem é assassinada em seu apartamento por uma hedionda criatura. Enquanto isso, a jovem americana está tentando se adaptar à escola, mas, ela escuta estranhos ruídos, e é atormentada por ocorrências bizarras. Posteriormente, ela descobre que a escola é uma mera fachada para uma organização muito mais sinistra.
Longa: “O Monstro da Lagoa Negra” (EUA, 1954). Direção: Jack Arnold. Carl Maia (Antonio Moreno) é um arqueólogo que descobre nas margens do rio Amazonas, um fóssil de uma estranha criatura marinha. É, então, organizada uma expedição para resgatar o resto do esqueleto perdido, com dois especialistas, David Reed (Richard Carlson) e Mark Williams (Richard Denning), e pela bela Kay (Julie Adams). A expedição chega à Lagoa Negra, um local assombrado por muitas lendas, que se vão se mostrar verídicas. O local é o habitat de um estranha criatura anfíbia, um elo perdido entre as criaturas marítimas e terrestres.
QUINTA-FEIRA (20/05) - Curta de Animação: Sereia (RUS, 1996)
Longa: “O Reflexo do Mal” (ING/CAN, 1990). Direção: Philip Ridley. Seth Dove (Jeremy Cooper) tem apenas sete anos, e vê o mundo por uma ótica muito particular. Seth acredita que sua vizinha é uma vampira, e fará de tudo para impedir o relacionamento entre ela e seu irmão mais velho (Viggo Mortensen). O diretor Philip Ridley construiu um sufocante retrato da perda da inocência em que assassinatos, pedofilia, loucura e morbidez servem como um assustador rito de passagem.
Longa: “O Ladrão Silencioso” (EUA, 1952). Direção: Russell Rouse. Thriller hitchcoquiano sobre um físico nuclear que trabalha na capital Washington, mas também age como espião para um país que jamais é mencionado. Quando ele mata um agente do FBI, fica atormentado pela consciência de culpa. A curiosidade fica por conta de ter sido feito sem nenhum diálogo - o que alguns dizem ser a única história de suspense da era do som no cinema, mas, realizado sem esse recurso. ''O Ladrão Silencioso'' é também um dos primeiros filmes a fazer uma clara denúncia ao ainda recente período da Guerra Fria, quando os comunistas estavam infiltrados em todas as fases da vida americana.
SÁBADO (22/05) - Curta de animação: O Inventário Fantasma (FRA, 2004).
Longa: “A Vingança do Sexo” (ARG, 1969). Direção: Emilio Vieyra. Um jornalista descobre que o responsável pelos estranhos desaparecimentos de jovens casais que estão acontecendo na cidade é um obscuro personagem chamado Dr. Zoide, que extrai a energia de pessoas envolvidas no sexo para evitar a transformação em um ser monstruoso.
Longa: Canibal Holocausto (ITA, 1980). Direção: Ruggero Deodato. Quatro documentaristas se aventuram nas florestas da América do Sul para realizar um trabalho. Desaparecem. O material filmado é encontrado e a verdade é revelada... Os efeitos especiais no filme eram tão realistas que o diretor Ruggero Deodato teve que provar que era maquiagem e sangue falsos. Ele teve, também, que mostrar os atores no set de uma mostra Italiana na tevê, a fim de provar que não tinham sido comidos vivos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário