O que está em cartaz
As estreias desse final de semana são interessantes, por se tratar de boas produções que não foram tão badaladas. São elas “Um Sonho Possível” (vejam na sessão Filme da Semana), que rendeu o Oscar de Melhor Atriz para Sandra Bullock, e “O Livro de Eli”, um drama apocalíptico com Denzel Washington. Continuam em cartaz o suspense “Ilha do Medo”, com Leonardo DiCaprio, o drama “Lembranças”, com Robert Pattinson, o ótimo drama “O Amor Acontece”, com Jennifer Aniston e Aaron Eckhart, a comédia romântica “Simplesmente Complicado”, com Meryl Streep, e a aventura “Percy Jackson – O Ladrão de Raios”. Nas programações exclusivas, o Cinemark exibe “Avatar”, “Toy Story 2 – 3D”, “Idas e Vindas do Amor”, e “A Garota de Mônaco”, na Sessão Cult, enquanto o Moviecom mantém o ganhador do Oscar “Guerra ao Terror”.
Estreia 1: “Um Sonho Possível”

Estreia 2: “O Livro de Eli”

Sessão Cult: “A Garota de Mônaco”
Bertrand Beauvois (Fabrice Luchini) é um famoso advogado que chega a Mônaco e passa a ser protegido pelo guarda-costas Christopher Abadi (Roschdy Zem) para defender uma criminosa. No paradisíaco principado, ele conhece Audrey Varella (Louise Bourgoin), uma sexy garota do tempo de uma emissora de TV. Fascinado pela beleza da moça e cada vez mais seduzido por ela, Bertrand prefere não ouvir os conselhos de Christophe e não se dá conta do que pode causar a presença da garota em sua vida. A direção é de Anne Fontaine. A partir desta sexta-feira, na Sala 3 do Cinemark, na sessão de 14h. Classificação indicativa 16 anos.
Confira na TV
“Tenacious D: Uma Dupla Infernal”, no SBT

Confira na TV
“Tenacious D: Uma Dupla Infernal”, no SBT
O jovem JB e o preguiçoso KG formam uma banda de rock batizada de Tenacious D. Os dois sonham em ser a maior banda de todos os tempos e acreditam que isso só será possível quando usarem uma palheta que está no museu de história do rock. Sexta-feira, às 22h15.
“Amaldiçoados”, na Globo
Ellie (Christina Ricci) e Jimmy (Jesse Eisenberg) são jovens que têm suas vidas modificadas após serem atacados por um lobisomem, que aparentemente estava perdido em Los Angeles. A situação deles se complica ainda mais após saberem que, para se livrar da maldição passada pela mordida, precisam matar a criatura que os atacou. Sexta-feira, às 23h20.
“A Casa de Cera”, no SBT
Seis jovens amigos viajam de carro quando, cansados, param no meio do caminho para acampar e passar a noite. Na manhã seguinte um dos carros está quebrado e, mesmo desconfiados, aceitam carona de um cara muito estranho até uma cidadezinha cuja principal atração é a casa de cera de Trudy, cuja perfeição das estátuas aterrorizam. Sábado, às 23h15.
“Sexo: Prazer e Emoção”, na Band
O super espião Rod Steele - o agente 0014 - cruza seu caminho com o Dr. Fez acidentalmente acaba trocando um de seus super-dispositivos secretos de sobrevivência com o aparelho erótico do misterioso doutor. Sábado, às 2h.
“Senhores do Crime”, na Globo
Em Londres, enfermeira se compadece de um bebê cuja mãe morreu misteriosamente. Ao apurar o caso, ela descobre que a morta se envolveu com uma família de mafiosos russos e passa a correr perigo. Sábado, às 23h35.
“Gasparzinho – O Fantasma Camarada”, na Record
Ambiciosa herdeira de mansão mal-assombrada quer exorcizar os fantasmas que lá vivem para colocar suas mãos num tesouro. Com Christina Ricci e Bill Pullman,. Domingo, às 11h15.
“Aquamarine”, na Globo
Claire e Hailey são grandes amigas. Após encontrarem uma sereia chamada Aquamarine em uma piscina depois de uma forte tempestade, as duas se envolvem em uma grande aventura. Domingo, às 13h.
“8 Milimetros”, na Globo
Um detetive se infiltra no submundo da pornografia, a fim de descobrir a origem de um filme de sexo amador onde uma garota é morta após ser abusada sexualmente. Com Nicolas Cage. Domingo, às 23h55.
“Wall Street – Poder e Cobiça”, na Band
Bud Fox (Charlie Sheen) é um jovem corretor que na busca por dinheiro acaba se deparando com a oportunidade de ficar rico sem o devido esforço. Seduzido pelo poder e status que giram em volta da bolsa de Nova York, ele acaba se unindo ao inescrupuloso Gordon Gekko (Michael Douglas). Domingo, às 01h.
Lançamentos em DVD
“2012”


Em “Julie e Julia”, uma lenda da culinária fornece uma nova receita de vida para uma frustrada funcionária de escritório. As histórias reais de como a vida e o livro de receitas de Julia Child (Meryl Streep) inspiram a escritora principiante Julie Powell (Amy Adams) a reproduzir 524 receitas em 365 dias e apresentar a magia da culinária francesa para novas gerações. O disco traz o filme com formato de tela widescreen e áudio em Dolby Digital 5.1. Disponível em DVD e Blu-Ray.
“Beau Geste”


O ranzinza Scrooge é levado a uma jornada inesquecível por três espíritos, após ser alertado pelo fantasma do seu ex-sócio, que agora sofre as consequências de uma vida de crueldades. Quando algumas verdades vêm à tona, ele precisa abrir seu coração para corrigir anos de maldade, antes que seja tarde demais. Com Jim Carey, Gary Oldman, Colin Firth, Bob Hoskins e Robin Wright Penn. O disco traz o filme com formato de tela widescreen e áudio em Dolby Digital 5.1.
Eventos
“Monstros” na Sessão Cine Vanguarda

Filme da Semana: “Um Sonho Possível”
É possível que a polarização da disputa entre “Avatar” e “Guerra ao Terror” tenha ofuscado a atenção da Academia em relação a “Um Sonho Possível”, também indicado a Melhor Filme, e que terminou rendendo o Oscar – merecido – de Melhor Atriz para Sandra Bullock. Com um orçamento modesto, um roteiro sem furos e elenco afinado, este filme trouxe às telas uma história que surpreende, principalmente, por ser verdadeira.

Vivendo em albergues, lares adotivos e de favor em casa de amigos, Michael passou por onze escolas em nove anos, com grande dificuldade de aprendizagem. Em meio a todas as dificuldades, Michael sobrevivia graças a um ótimo temperamento, o físico gigantesco e a habilidade nos esportes.
Graças a seu talento para os esportes, Michael (vivido na tela por Quinton Aaron, em grande atuação), foi admitido em uma escola de classe média, aos 17 anos. Numa noite gelada, quando caminhava apenas de camiseta e bermuda, ele foi avistado por Leigh Anne Tuohy (Sandra Bullock). Ao saber que era colega de sua filha Collins (Lily Collins), a mulher ficou comovida, e resolveu levar o garoto negro para sua casa.
O que poderia ter sido apenas um gesto de bondade passageiro evoluiu para um relacionamento afetivo com toda a família. SJ ( Jae Head), o caçula, adorou ter um “irmão” com dois metros de altura. Collins venceu a própria inibição e sentava junto dele na biblioteca, para estudar. Sean (Tim McGraw), o marido, já estava acostumado com a determinação da mulher, e gostava de Michael em função de sua própria vida no basquete.
Por um acaso, uma das professoras descobriu que Michael tinha dificuldade para aprender pela leitura, porém, tinha facilidade para absorver o que era falado. Assim, todos faziam um esforço adicional para ajudá-lo, já que precisava ter uma média mínima para poder praticar esportes. Mais uma vez, os Tuohy se esforçaram, e contrataram uma professora particular, Miss Sue (Kathy Bates), para ajudá-lo.

Como é comum acontecer nos Estados Unidos, quando um jovem é bom nos esportes, as universidades se interessam, oferecendo bolsas de estudo, para que ele possa atuar nos campeonatos universitários. Com Michael não foi diferente, dado o sucesso que fazia nos campos.
Uma questão levantada por uma promotora xereta, contudo, poderia ter colocado tudo a perder, pois Michael foge de casa, em busca de suas origens, deixando a família sem ter notícias. Ele terá que descobrir, por conta própria, quem é e o que deseja ser.
Além do apuro técnico, da história empolgante e do roteiro afinado, “Um Sonho Possível” levanta alguns pontos interessantes, que devem ser usados para reflexão.
O primeiro é como uma educação massificada e estereotipada pode excluir da sociedade pessoas que tem dificuldades em aprender com os métodos tradicionais. No caso de Michael, considerado quase um deficiente mental, quando se conseguia abrir o canal de comunicação, viu-se que ele era capaz de acompanhar os colegas. Um exemplo que ilustra bem isso foi a interpretação do poema de Tennysson, “A Carga da Brigada Ligeira”, que ele só conseguiu fazer quando Sean fez uma correlação com um jogo de futebol americano.

O último ponto que gostaria de levantar é que, embora o garoto Michael, negro, pobre e com inteligência abaixo da média, tivesse a ajuda de uma alma maravilhosa, coube a ele o esforço de merecer esse auxílio. Ao invés de esperar benesses do governo, como fazem as pessoas aqui, quem quer superar as dificuldades, precisa, no mínimo, ir à luta.
Nenhum comentário:
Postar um comentário