sexta-feira, 12 de março de 2010

Coluna Claquete – 12 de março de 2010



Newton Ramalho - colunaclaquete@gmail.com – colunaclaquete.blogspot.com

O que está em cartaz

Depois das emoções do Oscar, que decepcionou os fãs de “Avatar”, vão chegando outras novidades nos cinemas. As estréias da semana são o suspense “Ilha do Medo”, com Leonardo DiCaprio, o drama “Lembranças”, com Robert Pattinson, e a reexibição do ganhador do Oscar “Guerra ao Terror”. Continuam em cartaz o ótimo drama “O Amor Acontece” (vejam na sessão Filme da Semana), com Jennifer Aniston e Aaron Eckhart, a ficção “Contatos do 4º Grau”, com Milla Jovovich, as comédias românticas “Simplesmente Complicado”, com Meryl Streep, e “Idas e Vindas do Amor”, e a aventura “Percy Jackson – O Ladrão de Raios”. Nas programações exclusivas, o Cinemark exibe “Avatar”, “Toy Story 2 – 3D”, “High School Musical – O Desafio”, e “A Garota de Mônaco”, na Sessão Cult, enquanto o Moviecom mantém o belo drama “Um Olhar do Paraíso”.

Estreia 1: “Ilha do Medo”


Adaptação do romance escrito por Dennis Lehane cuja história, ambientada em 1954, mostra o detetive americano Teddy Daniels (Leonardo DiCaprio) e seu parceiro Chuck Aule (Mark Ruffalo) sendo levados para Shutter Island, uma ilha que abriga o impenetrável Hospital Psiquiátrico Ashecliffe, a fim de investigar o misterioso desaparecimento de uma assassina. Enquanto uma tempestade se aproxima, as suspeitas ficam cada vez mais assustadoras. Dentro de um hospital assombrado pelas terríveis atitudes passadas de seus pacientes e pelos planos desconhecidos de seus médicos, que realizam experiências radicais com os pacientes, Teddy começa a perceber que, quanto mais se aprofunda na investigação, mais é forçado a encarar alguns de seus piores temores. E entende que pode nunca sair vivo da ilha. A direção é de Martin Scorsese. No elenco estão, também, Max von Sydow e Ben Kingsley. “Ilha do Medo” estreia nesta sexta-feira, na Sala 6 do Moviecom, e, na Sala 2 do Cinemark. Classificação indicativa 14 anos.

Estreia 2: “Lembranças”

Nova York. Tyler Roth (Robert Pattinson) é um jovem rebelde que não tem uma boa relação com o pai, Charles (Pierce Brosnan), desde que uma tragédia abalou sua família. Tyler não crê que alguém possa compreender o que sente até que conhece Ally Craig (Emilie de Ravin). Sem esperar, ele se apaixona. Através do amor que sente por Ally, Tyler sente-se feliz e, enfim, encontra um sentido para a vida. Só que, a revelação de um segredo, envolvendo a forma como se conheceram, pode pôr fim a este romance. A direção é de Allen Coulter. “Lembranças” estreia nesta sexta-feira, na Sala 4 do Moviecom, e na Sala 7 do Cinemark. Classificação indicativa 12 anos.



Estreia 3: “Guerra ao Terror”

Para um grupo de soldados americanos, alguns dias os separam do retorno para casa. Um período relativamente curto, se não fosse por tantas ocorrências que transformassem esse fim de jornada em um verdadeiro inferno. As forças armadas precisam de especialistas não só nos campos de combate, mas também no dia a dia, na proteção do grupo contra insurgentes que promovem atentados, matando milhares de cidadãos. Concorrente ao Oscar de Melhor Filme e Diretor. A direção é de Kathryn Bigelow, e o elenco conta, ainda, com Brian Geraghty, Guy Pearce, David Morse, Evangeline Lilly e Ralph Fiennes. “Guerra ao Terror” estreia nesta sexta-feira, na Sala 3 do Moviecom. Classificação indicativa 14 anos.


Sessão Cult: “A Garota de Mônaco”

Bertrand Beauvois (Fabrice Luchini) é um famoso advogado que chega a Mônaco e passa a ser protegido pelo guarda-costas Christopher Abadi (Roschdy Zem) para defender uma criminosa. No paradisíaco principado, ele conhece Audrey Varella (Louise Bourgoin), uma sexy garota do tempo de uma emissora de TV. Fascinado pela beleza da moça e cada vez mais seduzido por ela, Bertrand prefere não ouvir os conselhos de Christophe e não se dá conta do que pode causar a presença da garota em sua vida. A direção é de Anne Fontaine. A partir desta sexta-feira, na Sala 4 do Cinemark, na sessão de 14h. Classificação indicativa 16 anos.





Confira na TV


“O Som do Trovão”, no SBT

No ano de 2055, é possível viajar ao passado para caçar dinossauros. Mas, um pequeno acidente irá modificar todo o futuro. Com Edward Burns. Sexta-feira, às 22h15.

“Táxi 3”, na Globo

Uma gangue de criminosos vestidos como Papai Noel espalha o terror e a destruição pelas ruas de Marselha. A polícia esforça-se para prendê-la e utiliza-se de várias técnicas para detê-la. Só quando entra em ação o louco, feroz e destemido taxista Daniel que a situação muda. Sexta-feira, às 23h20.

“Cálculo Mortal”, no SBT

Cassie (Sandra Bullock) e seu novo parceiro investigam um homicídio. Tudo indica que os autores são jovens inteligentes que buscam o crime perfeito para enganar a polícia; porém o passado de Cassie põe em dúvida seu próprio trabalho. Sexta-feira, às 23h15.


“A Máquina do Sexo: A Busca Continua”, na Band

Um corrupto psicólogo quer roubar o aparelho de Dr. Fez... Mas Fez está ocupado, pois encontrou em uma artista semelhanças espantosas com a mulher que foi o grande amor de sua vida, e morreu há algum tempo. Sábado, às 2h.

“Tigre Branco”, na Globo

Quando um policial e sua família são cruelmente assassinados por traficantes, seu parceiro vai atrás do famoso senhor das drogas de Hong Kong e sua gangue. Sábado, às 23h40.

“Jurassic Park 3”, na Record

Apesar de ter ficado abalado com seu último encontro com dinossauros vivos, o Dr. Alan Grant (Sam Neill) continua dedicando sua vida a estudá-los e volta para a ilha onde os dinossauros eram criados. Sábado, às 21h45.

“Os Meus, Os Seus e Os Nossos”, na Record

Frank Beardsley (Dennis Quaid) é um viúvo que tem oito filhos. Quando ele reencontra Helen North (Rene Russo), o amor fala mais forte. O problema é que ela tem dez filhos. Domingo, às 11h.

“Quarteto Fantástico”, na Globo

Um desastre atinge uma nave espacial, fazendo com que seus quatro tripulantes sofram modificações em seu organismo de forma a ganharem poderes especiais. Domingo, às 13h05.

“A Arte do Amor”, na Band

Abby é uma jovem artista que tem um amigo de infância, Sy, que acaba se tornando seu namorado... imaginário. Agora, já na faculdade, ela conhece Quinn e ao se apaixonar começa a buscar um modo de contar a verdade ao mocinho.. Domingo, às 21h45.

“Arrebentando em Nova York”, na Globo

Um perito em artes marciais chega a Nova York e compra briga com motoqueiros e mafiosos. O incidente causa enorme tumulto na cidade. Com Jackie Chan. Domingo, às 23h55.

“A Queima-Roupa”, na Band

A família inteira do chefe de polícia de Milwaukee se vê envolvida em uma rede de intrigas e crimes, quando a filha mais nova é acusada de assassinar um homem de negócios multimilionário. Com Charles Bronson. Domingo, às 01h.




Lançamentos em DVD

“Os Piratas do Rock”

Ao som de diversos hits, o filme acompanha um bando de DJs malucos que cativou a Grã-Bretanha tocando diversas músicas que definiram uma geração. Em 1966, a BBC tocava apenas duas horas de rock por semana. Mas, uma rádio pirata, muito agitada por sinal, resolveu pegar o estilo e botá-lo no ar por 24 horas. Montada por diversos DJs dentro de um grande navio de pesca, a nova estação de rádio conseguiu um número surpreendente de ouvintes: 25 milhões, mais da metade da população da Inglaterra. O disco traz o filme com formato de tela widescreen e áudio em Dolby Digital 5.1.

“Toy Story 2 – Edição Especial 2010”

Enquanto Andy está no acampamento de férias, um ganancioso colecionador de brinquedos rapta Woody. Antes que se possa dizer "Ao infinito e além", Buzz Lightyear, Sr. Cabeça de Batata, Porquinho, Rex e Slinky entram em ação, numa missão de resgate hilariante. O disco traz o filme com formato de tela widescreen e áudio em Dolby Digital 5.1, e, como extras, Toy Story 3: Os Personagens, Comentário em Áudio, Diário de Missão de Buzz Lightyear: Estação Espacial Internacional, Caminhos para Pixar: Artistas Técnicas, Histórias do Estúdio: Toy Story 2: Laboratório de Privação de Sono, Histórias do Estúdio: Pinóquio, Histórias do Estúdio: O Filme Desaparece, O Zoetrope do Pixar e Celebrando nosso Amigo Joe Ranft. Disponível em DVD e Blu-Ray.


“Coco Antes de Chanel”


Após a morte de sua mãe, a pequena Gabrielle "Coco" Chanel e sua irmã são deixadas pelo pai em um orfanato. Na juventude, Coco trabalha como cantora de cabaré, mas é como costureira que ela encontra sua verdadeira vocação, abrindo seu caminho até tornar-se uma estilista de sucesso e um dos maiores ícones da moda. Com Audrey Tautou, Benoît Poelvoorde e Alessandro Nivola. O disco traz o filme com formato de tela widescreen e áudio em Dolby Digital 5.1, e, como extras, Comentário da Diretora e Roteirista Anne Fontaine, Especial de TV Internacional e Making Of.

“Pequenos Invasores”

É verão, mês de férias, e as crianças da família Pearson não têm nada para fazer em um chalé de veraneio à beira de um lago com seus pais nerds. Até que um bando de alienígenas verdes, baixinhos e encrenqueiros aterrissa no telhado. Eles querem dominar a casa e o planeta Terra! Esperteza, coragem e técnicas de combate de videogame são tudo que estes jovens têm para enfrentar os invasores e salvar o mundo. O disco traz o filme com formato de tela widescreen e áudio em Dolby Digital 5.1, e, como extras, Final Alternativo, Cenas Excluídas e Erros de Gravação.









Filme da Semana: “O Amor Acontece”

Semana passada comentei sobre a mentira no cinema, diferenciando do sentido de ficção, e usada como instrumento de marketing. Hoje volto a relacionar a mentira com o cinema, mas, com um enfoque diferente, desta vez como tema do filme “O Amor Acontece”.

O título leva a pensar em mais uma comédia adocicada, ainda mais com a ex-Friends, ex-Brad Pitt, Jennifer Aniston. Mas, o filme trata, realmente, das perdas pessoais, e de como as pessoas afetadas reagem a elas.

Burke Ryan (Aaron Eckhart) parece ser o caso bem mais sucedido de superação de perdas. Viúvo, após ter perdido a mulher em um acidente de automóvel, ele não só superou o trauma, como ainda escreveu um livro contando sua experiência e os passos que utilizou para sair da depressão. O livro se tornou um Best seller no mundo da auto-ajuda, e, agora, ele percorre o país promovendo workshops para divulgar suas idéias.

Depois de muito tempo, Burke retorna a Seattle, a cidade dos pais de sua mulher, para realizar mais um seminário, com a ajuda do amigo Lane (Dan Fogler). Suas aparições, como sempre, são típicas de um show, com direito a jogo de luz e efeitos especiais. A única coisa que ameaça estragar a festa é a presença inesperada do pai de sua falecida mulher (Martin Sheen).

Outro encontro, porém, parece ser bem mais agradável. Burke tem a atenção despertada por uma bela florista, Eloise (Jennifer Aniston), que finge ser surda-muda para se livrar dele, e que tem o estranho hábito de escrever palavras enormes, que existem no dicionário, mas, nenhum americano sabe o que significam.

Vencendo a estranheza inicial da moça, os dois, aos poucos, vão descobrindo gostos em comum. Eloise se encanta com o charme de Burke, mas, à medida que vão se conhecendo melhor, ela percebe que existe muita diferença entre o que o homem fala, e o que ele realmente sente, cuidadosamente escondido por trás de uma máscara.

Muito bem resolvida, Eloise não aceita a fantasia que Burke criou, e o empurra de volta à realidade, que é a confrontação dolorosa da perda da mulher, do sentimento de culpa e de uma total solidão.

Burke terá que encarar a sua dor, para que possa viver novamente. Para isso, porém, terá de desistir do personagem que criou, mesmo que isso lhe custe toda a credibilidade e até uma fortuna em contratos milionários.

Essa situação do filme, apesar de fictícia, é mais comum do que parece. Não apenas nas situações de perdas trágicas, como a morte de alguém, mas, até em situações muito mais simples, as pessoas tendem a criar uma situação fantasiosa, mantendo uma imagem externa que nada tem a ver com a sua condição íntima.

Obviamente, por ser uma situação comum, as outras pessoas aceitam e convivem com essa imagem, por gostar da pessoa ou por não dar importância ao fato. O problema, como acontecia com o personagem, é quando a pessoa detesta essa própria imagem, por ter a consciência de que é uma coisa falsa, mas, é obrigada a mantê-la, por conveniência.

“O Amor Acontece” é uma produção relativamente barata, mas, muito bem feita, com fotografia correta, realçando as imagens pouco conhecidas de Seattle, conhecida como uma das cidades mais chuvosas do mundo. O elenco, fora o trio central (Eckhart, Aniston e Sheen), é formado por nomes pouco conhecidos, mas, muito competentes.

O filme merece ser assistido, seja como romance, seja como drama psicológico, inclusive para servir como discussão sobre o tema.

Nenhum comentário: