sexta-feira, 26 de março de 2010

Coluna Claquete – 26 de março de 2010


Newton Ramalho - colunaclaquete@gmail.com – colunaclaquete.blogspot.com

O que está em cartaz

A mudança de estação parece ter influenciado os cinemas. As novidades da semana são a animação “Como Treinar o Seu Dragão”, que estreia em quatro salas, e, o drama nacional “É Proibido Fumar”, com Glória Pires, na Sessão Cult do Cinemark. Continuam em cartaz o ótimo drama “Um Sonho Possível”, com Sandra Bullock, “O Livro de Eli”, com Denzel Washington, o suspense “Ilha do Medo”, com Leonardo DiCaprio, o drama “Lembranças”, com Robert Pattinson, e a comédia romântica “Simplesmente Complicado”, com Meryl Streep. Nas programações exclusivas, o Cinemark exibe o romance “Idas e Vindas do Amor”, e “Xuxa e o Mistério da Feiurinha”, enquanto o Moviecom mantém o ganhador do Oscar “Guerra ao Terror” e a aventura “Percy Jackson – O Ladrão de Raios”.

Estreia 1: “Como Treinar o Seu Dragão”

“Como treinar seu dragão” é uma aventura cômica que se passa num mundo mítico de Vikings corpulentos e ferozes dragões, baseada no livro de Cressida Cowell. A história gira em torno de um adolescente magricela que vive na ilha de Berk, onde combater dragões é um modo de vida. O dia de sua iniciação está chegando e essa é a sua única chance de provar seu valor para a tribo e para seu pai. Mas, quando ele se torna amigo de um dragão, seu mundo vira de cabeça para baixo. A direção é de Chris Sanders e Dean DeBlois. “Como Treinar o Se Dragão” estreia nesta sexta-feira, nas Salas 6 e 7 do Moviecom, e, nas Salas 1 e 6 do Cinemark. Classificação indicativa livre. Cópias dubladas e legendadas.

Sessão Cult: “É Proibido Fumar”

Baby (Glória Pires) é uma professora de violão, romântica e solitária, que deseja ardentemente viver uma grande paixão. Com a mudança de Max (Paulo Miklos), um músico de bar recém-separado, para o apartamento vizinho ao seu, Baby tem a chance de realizar seu sonho. Para conquistar o amor, ela faz um grande sacrifício e abandona seu antigo companheiro, o cigarro. Quando o amor parece finalmente ter acontecido em sua vida, Baby descobre que está sendo traída. Em meio à decepção e uma forte crise de abstinência de nicotina, ela entra em um espiral de ciúmes que a levará a conhecer os lados mais sombrios de seu coração. A direção é de Anna Muylaert. A partir desta sexta-feira, na Sala 3 do Cinemark, na sessão de 14h. Classificação indicativa 14 anos.

Pré-Estreia: “Dupla Implacável”

A vontade de um agente do governo norte-americano de brilhar além das sombras da sua profissão se torna realidade quando ele está lado a lado com seu novo parceiro no crime – Wax. Como os dois estão em Paris em uma missão antiterrorista de paz, o nosso jovem agente descobre que a pior arma é a que mais amamos. Com John Travolta e Jonathan Rhys Meyers. A direção é de Pierre Morel. “Dupla Implacável” terá pré-estreia na quinta-feira, na Sala 7 do Moviecom, na sessão de 21h35. Classificação indicativa 14 anos.



Confira na TV

“Beerfest”, no SBT

Os irmãos Todd e Jan Wolfhouse participam, na Alemanha, de uma competição secreta chamada "Beerfest", onde bebedores de vários países disputam entre si um verdadeiro teste de resistência à cerveja. Sexta-feira, às 22h15.

“Refém de uma Vida”, na Globo

Eileen (Helen Mirren) e Wayne Hayes (Robert Redford) levam uma vida pacata e aparentemente feliz, até que Wayne é seqüestrado em sua própria casa. Eles tem que lidar com o seqüestrador (Willen Dafoe), que não tem nada a perder. Sexta-feira, às 23h25.

“O Aviador”, no SBT

O jovem e herdeiro milionário, Howard Hughes (Leonardo DiCaprio), é apaixonado por cinema e aviões e por isso dedica sua vida e fortuna na produção da maior obra cinematográfica já vista até então. Também investiu no setor aéreo tornando-se umas das pessoas mais influentes de sua época. Sábado, às 23h15.

“Sedução Final”, na Band

O Dr. Fez decide abrir o misterioso aparelho que encontrou para ver se descobre como ele funciona, e provoca uma onda erótica em um grupo de agentes federais. Sábado, às 2h.

“Gigolô Europeu por Acidente”, na Globo

Vários gigolôs europeus são assassinados e as suspeitas recaem sobre T.J. Hicks, o cafetão de Deuce Bigalow. Ele, então, vai à Europa para tentar limpar o nome do amigo. Sábado, às 23h35.

“Um Salão do Barulho”, na Record

Depois de ser insultada por seu patrão, uma cabeleireira abre o seu próprio salão e entra em guerra com ele. Com Queen Latifah, Alicia Silverstone, Andie MacDowell e Kevin Bacon. Domingo, às 11h.

“Hora da Virada”, na Globo

Um treinador que vive mais interessado em acordos comerciais do que em ganhar jogos, é obrigado a treinar um time de adolescentes que nunca ganhou. Com Martin Lawrence. Domingo, às 13h05.

“Baladas, Rachas e um Louco de Kilt”, na Globo

Um químico descobre uma nova droga que promete revolucionar o mercado do tráfico. Para negociá-la, parte rumo a Liverpool ao lado de um traficante de drogas. Mas, eles têm que enfrentar uma matadora de aluguel, que está atrás da droga. Domingo, às 0h15.

“Assassinato em Gosford Park”, na Band

No início dos anos 30, um eclético grupo se reúne em uma mansão, onde acontece um assassinato misterioso. De Robert Altman, ganhador do Oscar de Roteiro Original. Domingo, às 01h.






Lançamentos em DVD


“Lua Nova”

Bella Swan (Kristen Stewart) está devastada com a partida repentina de seu namorado, Edward Cullen (Robert Pattinson), após um incidente durante sua festa de aniversário. Mas, seu espírito é reanimado pela crescente amizade com Jacob Black (Taylor Lautner). De repente, ele se vê atraída pelo mundo dos lobisomens, inimigos ancestrais dos vampiros, e vê sua lealdade e sua verdadeira paixão, sendo testada. O disco traz o filme com formato de tela cheia e áudio em Dolby Digital 5.1, e, como extras, Comentários em áudio, Sinopse, Ficha Técnica e Trailer. Disponível em DVD e Blu-Ray.


“Imortal”


Permeando pelo mesmo clima assombroso das narrativas de Edgar Allan Poe, Imortal conduz o espectador para a história de Jonathan Merrick, um escritor de sucesso que de repente torna-se alvo dos feitiços da irresistível Ligeia. Marcada para morrer por conta de uma doença fatal, a bela mulher decide lutar contra a morte usando magias místicas capazes de sugar a alma do corpo humano. O disco traz o filme com formato de tela widescreen e áudio em Dolby Digital 5.1.



“O Baile”


Um dos filmes mais importantes do diretor Ettore Scola, “O Baile” conta parte da história da França, da década de 30 aos anos 80, a partir de personagens reunidos em um salão de dança. Através das recordações das pessoas, da música e da dança, traça um panorama da evolução do país, da ocupação nazista ao surgimento do rock'n'roll. A ausência dos diálogos, longe de atrapalhar, permite que a história seja interpretada apenas pelos ritmos e pelas roupas dos personagens. O disco traz o filme com formato de tela widescreen e som Dolby Digital 5.1, e, como extras, Bio-Filmografia, Galeria de pôsteres e Trailer.


“Xuxa e o Mistério de Feiurinha”

Uma princesa desapareceu, Feiurinha (Sasha Meneghel), mas ninguém sabe o que fazer ou se lembra de sua história. Eis a chave do mistério. Alguém deve ir para o mundo real encontrar um escritor para que se conheçam quem é Feiurinha e, assim, resgatar a princesa de seu trágico destino. Com Xuxa, Daniele Valente, Lavínia Vlasak, Simone Soares, Angélica e Hebe Camargo. O disco traz o filme com formato de tela widescreen e áudio em Dolby Digital 5.1.






Eventos

100 anos de Akira Kurosawa


Nascido há cem anos, Akira Kurosawa, certamente o mais conhecido cineasta japonês, não era muito admirado em seu país, sendo considerado muito “ocidentalizado”. Essa é uma visão injusta para o célebre diretor, ele mesmo advindo de um clã de samurais, e que presenteou o mundo com 32 filmes, entre os quais se destacam “Os Sete Samurais”, “Kagemusha”, “Rashomon” e “Ran”. Sua influência continuou mesmo depois de sua morte, quando os seus fiéis colaboradores realizaram o filme “Depois da Chuva”, concretizando um roteiro escrito pelo mestre.




Cinema pela internet: um futuro presente?

Nas últimas semanas, os órgãos de imprensa especializados parecem ter olhos apenas para o mundo tridimensional, seja nas salas de cinema, nos televisores, blu-rays e até consoles de videogames 3D, estes, sem nem precisar dos famosos óculos. Mas, indiferente a esse bafafá tecnológico, o mundo caminha silenciosamente para outra direção, a do filme pela internet.

Quando falo desta relação do cinema com a internet, não me refiro apenas ao pessoal que “baixa” o filme ou o seriado horas depois da estreia nas telas ou na programação doméstica. O aluguel de filmes via download já é uma realidade no mundo – pelo menos, no mundo onde a maioria das pessoas dispõe de internet banda larga veloz.

Mesmo aqui, no Brasil, onde esse privilégio restringe-se a uma pequena parte da população, e que vive nos grandes centros, já existem empresas que disponibilizam filmes para assistir online, como é o caso da Saraiva, por exemplo. A já mencionada velocidade de tráfego, e o alto custo das locações restringe o processo, que ainda vai demorar a se popularizar por aqui.

Por outro lado, é cada vez maior o número de pessoas que procuram filmes para baixar da internet. A razão disso? Talvez o número cada vez menor de locadoras, o preço das locações e dos discos originais, a pobreza de títulos no mercado, etc.. A isso poderíamos acrescentar a ansiedade das pessoas em assistir um filme, que, muitas vezes, ainda não foi lançado nos cinemas do Brasil.

Quando eu era menino, lá em Santa Rita, já sabia que um filme lançado em Hollywood levaria anos para chegar à minha cidade, depois de passar pelo Sul-Maravilha, por Recife, pela capital da Paraíba, até chegar à tela do velho e saudoso Cine Avenida. E, de lá, a cópia ainda rodaria anos, Brasil afora, percorrendo todos os rincões, da Ponta do Seixas à Serra do Divisor.

A realidade agora é totalmente diversa. Um filme importante precisa fazer estreia simultânea mundial, para não correr o risco de encontrar o DVD pirata na porta do cinema, se defasar alguns meses. Os aficionados se reúnem em bandos para produzir as legendas, muitas vezes a partir do próprio áudio, num trabalho extenuante, apenas pelo prazer de fazê-lo.

Mas, antes de demonizarmos os torrents, seeders e leechers da vida, é preciso reconhecer que, embora o download de filmes novos seja uma praga, a internet é uma maravilha para se encontrar filmes fora de catálogo, que nunca foram – e, provavelmente, nunca serão – lançados em DVD.

Mesmo um usuário jurássico como eu, que aprendeu a usar computador em linguagem Fortran, no tempo em que uma CPU de 32 Kb ocupava uma sala inteira, foi fácil entender o mecanismo para procurar o filme, encontrar a legenda e exibir o conjunto. Na verdade, foi mais fácil baixar o filme do que entender o porquê de milhões de pessoas se dedicarem a disponibilizar filmes e legendas só pelo prazer de fazê-lo!

Foi assim que consegui assistir “O Homem Que Queria Ser Rei”, com Sean Connery e Michael Caine, as divertidas produções francesas estreladas por Jean Paul Belmondo, “O Magnífico” e “O Homem do Rio”, o belo musical “A Encruzilhada”, com Ralph Macchio, “Carter, o Vingador”, com Michael Caine (não é a refilmagem com Stalone) e até o divertido “Os Últimos Durões”, com Burt Lancaster e Kirk Douglas.

Observe-se que todos estes filmes foram lançados em VHS e a maioria já passou nas sessões da tarde da vida. Nenhum deles, porém, mereceu uma edição em mídia digital.

O mercado caminha para o cinema à La carte, onde o freguês escolhe o que quer assistir, no momento que melhor lhe convier. As pessoas não querem ficar aprisionadas aos horários das emissoras, ao plim-plim dos intervalos comerciais, ao horário de devolução na locadora, e, principalmente, à escolha do marketing dos estúdios, que decidem o que vai ser lançado, ou, não.

O futuro será – ou talvez, já seja – o do download digital. Se antes a inovação era o DVD que lia avi e mp4, agora os próprios aparelhos blu-ray e os novos televisores já tem condições de acessar a internet e exibir seu conteúdo.

Resta, à indústria do cinema, entender a forma de pensar deste novo consumidor, e adaptar-se a ele, mudando radicalmente a lógica fordiana de distribuição, e pensando, por exemplo, no download autorizado, mediante uma pequena taxa, a exemplo do mercado de músicas.

sexta-feira, 19 de março de 2010

Coluna Claquete – 19 de março de 2010

Newton Ramalho - colunaclaquete@gmail.com – colunaclaquete.blogspot.com


O que está em cartaz

As estreias desse final de semana são interessantes, por se tratar de boas produções que não foram tão badaladas. São elas “Um Sonho Possível” (vejam na sessão Filme da Semana), que rendeu o Oscar de Melhor Atriz para Sandra Bullock, e “O Livro de Eli”, um drama apocalíptico com Denzel Washington. Continuam em cartaz o suspense “Ilha do Medo”, com Leonardo DiCaprio, o drama “Lembranças”, com Robert Pattinson, o ótimo drama “O Amor Acontece”, com Jennifer Aniston e Aaron Eckhart, a comédia romântica “Simplesmente Complicado”, com Meryl Streep, e a aventura “Percy Jackson – O Ladrão de Raios”. Nas programações exclusivas, o Cinemark exibe “Avatar”, “Toy Story 2 – 3D”, “Idas e Vindas do Amor”, e “A Garota de Mônaco”, na Sessão Cult, enquanto o Moviecom mantém o ganhador do Oscar “Guerra ao Terror”.


Estreia 1: “Um Sonho Possível”

O adolescente Michael Oher (Quinton Aaron) sobrevive sozinho, quando é encontrado na rua por Leigh Anne Tuohy (Sandra Bullock). Ao saber que é colega de turma de sua filha, Leigh Anne insiste que Michael passe a noite em sua casa. O que começa com um gesto de bondade evolui para algo maior, pois Michael passa a fazer parte da família Tuohy. Vivendo no novo ambiente, o adolescente tem de encarar outros desafios. E, à medida que a família ajuda Michael a desenvolver todo o seu potencial, tanto no campo de futebol americano quanto fora dele, a presença de Michael conduz todos por uma jornada de autodescoberta. A direção é de John Lee Hancock. “Um Sonho Possível” estreia nesta sexta-feira, na Sala 4 do Moviecom, e, na Sala 2 do Cinemark. Classificação indicativa dez anos.


Estreia 2: “O Livro de Eli”


Num mundo pós-apocalíptico Eli (Denzel Washington) é um homem solitário que vaga em direção ao oeste, e tem como missão proteger um livro sagrado que pode conter a resposta para salvação da humanidade. Sua jornada, porém, está cheia de obstáculos, desde bandoleiros que se alimentam dos viajantes até o inescrupuloso prefeito (Gary Oldman) de uma pequena cidade, que tem sonhos de reconstruir o mundo para se tornar o novo líder. Nesse universo sem esperanças, a única ajuda que Eli encontra vem de uma cega (Jennifer Beals) e sua filha (Mila Kunis). A direção é dos irmãos Albert e Allen Hughes. “O Livro de Eli” estreia nesta sexta-feira, na Sala 6 do Moviecom, e na Sala 7 do Cinemark. Classificação indicativa 16 anos.



Sessão Cult: “A Garota de Mônaco”

Bertrand Beauvois (Fabrice Luchini) é um famoso advogado que chega a Mônaco e passa a ser protegido pelo guarda-costas Christopher Abadi (Roschdy Zem) para defender uma criminosa. No paradisíaco principado, ele conhece Audrey Varella (Louise Bourgoin), uma sexy garota do tempo de uma emissora de TV. Fascinado pela beleza da moça e cada vez mais seduzido por ela, Bertrand prefere não ouvir os conselhos de Christophe e não se dá conta do que pode causar a presença da garota em sua vida. A direção é de Anne Fontaine. A partir desta sexta-feira, na Sala 3 do Cinemark, na sessão de 14h. Classificação indicativa 16 anos.




Confira na TV

“Tenacious D: Uma Dupla Infernal”, no SBT

O jovem JB e o preguiçoso KG formam uma banda de rock batizada de Tenacious D. Os dois sonham em ser a maior banda de todos os tempos e acreditam que isso só será possível quando usarem uma palheta que está no museu de história do rock. Sexta-feira, às 22h15.

“Amaldiçoados”, na Globo

Ellie (Christina Ricci) e Jimmy (Jesse Eisenberg) são jovens que têm suas vidas modificadas após serem atacados por um lobisomem, que aparentemente estava perdido em Los Angeles. A situação deles se complica ainda mais após saberem que, para se livrar da maldição passada pela mordida, precisam matar a criatura que os atacou. Sexta-feira, às 23h20.

“A Casa de Cera”, no SBT

Seis jovens amigos viajam de carro quando, cansados, param no meio do caminho para acampar e passar a noite. Na manhã seguinte um dos carros está quebrado e, mesmo desconfiados, aceitam carona de um cara muito estranho até uma cidadezinha cuja principal atração é a casa de cera de Trudy, cuja perfeição das estátuas aterrorizam. Sábado, às 23h15.

“Sexo: Prazer e Emoção”, na Band

O super espião Rod Steele - o agente 0014 - cruza seu caminho com o Dr. Fez acidentalmente acaba trocando um de seus super-dispositivos secretos de sobrevivência com o aparelho erótico do misterioso doutor. Sábado, às 2h.

“Senhores do Crime”, na Globo

Em Londres, enfermeira se compadece de um bebê cuja mãe morreu misteriosamente. Ao apurar o caso, ela descobre que a morta se envolveu com uma família de mafiosos russos e passa a correr perigo. Sábado, às 23h35.

“Gasparzinho – O Fantasma Camarada”, na Record

Ambiciosa herdeira de mansão mal-assombrada quer exorcizar os fantasmas que lá vivem para colocar suas mãos num tesouro. Com Christina Ricci e Bill Pullman,. Domingo, às 11h15.

“Aquamarine”, na Globo

Claire e Hailey são grandes amigas. Após encontrarem uma sereia chamada Aquamarine em uma piscina depois de uma forte tempestade, as duas se envolvem em uma grande aventura. Domingo, às 13h.

“8 Milimetros”, na Globo

Um detetive se infiltra no submundo da pornografia, a fim de descobrir a origem de um filme de sexo amador onde uma garota é morta após ser abusada sexualmente. Com Nicolas Cage. Domingo, às 23h55.

“Wall Street – Poder e Cobiça”, na Band

Bud Fox (Charlie Sheen) é um jovem corretor que na busca por dinheiro acaba se deparando com a oportunidade de ficar rico sem o devido esforço. Seduzido pelo poder e status que giram em volta da bolsa de Nova York, ele acaba se unindo ao inescrupuloso Gordon Gekko (Michael Douglas). Domingo, às 01h.





Lançamentos em DVD

“2012”


Em 2008, o presidente americano (Danny Glover) convoca uma reunião de emergência com as principais potências para conversar sobre um grande perigo para a humanidade. Anos mais tarde, em 2012, o escritor Jackson Curtis (John Cusack) leva sua vida de marido separado, pai de dois filhos, como motorista de limusine e tendo que aturar as reclamações da ex esposa (Amanda Peet). Ao levar os filhos para passear, ele descobre os primeiros sintomas da destruição do planeta. O disco traz o filme com formato de tela widescreen e áudio em Dolby Digital 5.1, e, como extras, Comentários em áudio, Roland Emmerich: O Mestre do Épico Moderno, Cenas Inéditas, Final Alternativo e Trailers.








“Julie e Julia”

Em “Julie e Julia”, uma lenda da culinária fornece uma nova receita de vida para uma frustrada funcionária de escritório. As histórias reais de como a vida e o livro de receitas de Julia Child (Meryl Streep) inspiram a escritora principiante Julie Powell (Amy Adams) a reproduzir 524 receitas em 365 dias e apresentar a magia da culinária francesa para novas gerações. O disco traz o filme com formato de tela widescreen e áudio em Dolby Digital 5.1. Disponível em DVD e Blu-Ray.





“Beau Geste”

Beau, John e Digby Geste são três aventureiros e inseparáveis irmãos que foram adotados pela senhora Brandon. Quando a vida se torna financeiramente difícil para a família, A Sra. Brandon resolve vender o seu mais precioso tesouro - a safira "Lagoa Azul". A jóia acaba sendo roubada durante uma queda de energia, enquanto a Senhora a mostrava para seus filhos e os garotos Geste. Envergonhados e sentindo-se culpados, os três garotos fogem durante a noite, cada um acusando a si mesmo do crime. Eles aliam-se à Legião Estrangeira e são enviados para o norte da África, no deserto do Saara. O disco traz o filme com formato de tela widescreen (preto e branco).





“Os Fantasmas de Scrooge”

O ranzinza Scrooge é levado a uma jornada inesquecível por três espíritos, após ser alertado pelo fantasma do seu ex-sócio, que agora sofre as consequências de uma vida de crueldades. Quando algumas verdades vêm à tona, ele precisa abrir seu coração para corrigir anos de maldade, antes que seja tarde demais. Com Jim Carey, Gary Oldman, Colin Firth, Bob Hoskins e Robin Wright Penn. O disco traz o filme com formato de tela widescreen e áudio em Dolby Digital 5.1.









Eventos

“Monstros” na Sessão Cine Vanguarda


Neste domingo, dia 21 de março, o Cineclube Natal, em parceria com o Teatro de Cultura Popular Chico Daniel, apresentará, em sua primeira sessão Cine Vanguarda do ano, o clássico americano “Monstros”, de Tod Browning. O filme conta a história do amor do anão Hans pela bela trapezista Cleópatra. Ao saber da fortuna que Hans herdou, ela e o amante, Hércules, arquitetam um plano para se apossarem da herança. Fingindo corresponder ao seu amor, a trapezista casa-se com Hans e tenta envenená-lo, mas, seu plano criminoso é descoberto pelos "monstros", cuja vingança será implacável. A sessão tem início às 17h e a taxa de manutenção custa R$ 2,00. Classificação indicativa 14 anos.




Filme da Semana: “Um Sonho Possível”

É possível que a polarização da disputa entre “Avatar” e “Guerra ao Terror” tenha ofuscado a atenção da Academia em relação a “Um Sonho Possível”, também indicado a Melhor Filme, e que terminou rendendo o Oscar – merecido – de Melhor Atriz para Sandra Bullock. Com um orçamento modesto, um roteiro sem furos e elenco afinado, este filme trouxe às telas uma história que surpreende, principalmente, por ser verdadeira.

A história de “Um Sonho Possível” é a de Michael Oher, um jovem negro que não conheceu o pai, que abandonou a família quando ele nasceu, e mais tarde foi assassinado. A mãe, viciada em drogas, teve nove filhos, e pouco tinha a oferecer. Michael vivia num bairro barra pesada de Memphis, no Tennessee.

Vivendo em albergues, lares adotivos e de favor em casa de amigos, Michael passou por onze escolas em nove anos, com grande dificuldade de aprendizagem. Em meio a todas as dificuldades, Michael sobrevivia graças a um ótimo temperamento, o físico gigantesco e a habilidade nos esportes.

Graças a seu talento para os esportes, Michael (vivido na tela por Quinton Aaron, em grande atuação), foi admitido em uma escola de classe média, aos 17 anos. Numa noite gelada, quando caminhava apenas de camiseta e bermuda, ele foi avistado por Leigh Anne Tuohy (Sandra Bullock). Ao saber que era colega de sua filha Collins (Lily Collins), a mulher ficou comovida, e resolveu levar o garoto negro para sua casa.

O que poderia ter sido apenas um gesto de bondade passageiro evoluiu para um relacionamento afetivo com toda a família. SJ ( Jae Head), o caçula, adorou ter um “irmão” com dois metros de altura. Collins venceu a própria inibição e sentava junto dele na biblioteca, para estudar. Sean (Tim McGraw), o marido, já estava acostumado com a determinação da mulher, e gostava de Michael em função de sua própria vida no basquete.

Por um acaso, uma das professoras descobriu que Michael tinha dificuldade para aprender pela leitura, porém, tinha facilidade para absorver o que era falado. Assim, todos faziam um esforço adicional para ajudá-lo, já que precisava ter uma média mínima para poder praticar esportes. Mais uma vez, os Tuohy se esforçaram, e contrataram uma professora particular, Miss Sue (Kathy Bates), para ajudá-lo.

Outro aspecto importante de Michael foi descoberto por Leigh Anne. Ao conhecer o perfil psicológico do rapaz, ela descobriu que embora tivesse problemas em muitas áreas, o senso de proteção de Michael era altíssimo. Quando ele teve dificuldades no futebol americano, um esporte aparente agressivo, Leigh Anne invadiu o campo para explicar que ele teria que proteger o atacante do seu time. Daí pra frente, o desempenho do rapaz foi imenso.

Como é comum acontecer nos Estados Unidos, quando um jovem é bom nos esportes, as universidades se interessam, oferecendo bolsas de estudo, para que ele possa atuar nos campeonatos universitários. Com Michael não foi diferente, dado o sucesso que fazia nos campos.

Uma questão levantada por uma promotora xereta, contudo, poderia ter colocado tudo a perder, pois Michael foge de casa, em busca de suas origens, deixando a família sem ter notícias. Ele terá que descobrir, por conta própria, quem é e o que deseja ser.

Além do apuro técnico, da história empolgante e do roteiro afinado, “Um Sonho Possível” levanta alguns pontos interessantes, que devem ser usados para reflexão.

O primeiro é como uma educação massificada e estereotipada pode excluir da sociedade pessoas que tem dificuldades em aprender com os métodos tradicionais. No caso de Michael, considerado quase um deficiente mental, quando se conseguia abrir o canal de comunicação, viu-se que ele era capaz de acompanhar os colegas. Um exemplo que ilustra bem isso foi a interpretação do poema de Tennysson, “A Carga da Brigada Ligeira”, que ele só conseguiu fazer quando Sean fez uma correlação com um jogo de futebol americano.

A segunda questão, extremamente óbvia, é a certeza de que milhares de jovens talentosos, que poderiam estar brilhando no esporte, perdem a vida diariamente, envolvidos com o crime e com as drogas. Hoje mesmo, dois atletas famosos do Brasil estão nas páginas policiais, ligados, de alguma forma, a traficantes de drogas.

O último ponto que gostaria de levantar é que, embora o garoto Michael, negro, pobre e com inteligência abaixo da média, tivesse a ajuda de uma alma maravilhosa, coube a ele o esforço de merecer esse auxílio. Ao invés de esperar benesses do governo, como fazem as pessoas aqui, quem quer superar as dificuldades, precisa, no mínimo, ir à luta.

sexta-feira, 12 de março de 2010

Coluna Claquete – 12 de março de 2010



Newton Ramalho - colunaclaquete@gmail.com – colunaclaquete.blogspot.com

O que está em cartaz

Depois das emoções do Oscar, que decepcionou os fãs de “Avatar”, vão chegando outras novidades nos cinemas. As estréias da semana são o suspense “Ilha do Medo”, com Leonardo DiCaprio, o drama “Lembranças”, com Robert Pattinson, e a reexibição do ganhador do Oscar “Guerra ao Terror”. Continuam em cartaz o ótimo drama “O Amor Acontece” (vejam na sessão Filme da Semana), com Jennifer Aniston e Aaron Eckhart, a ficção “Contatos do 4º Grau”, com Milla Jovovich, as comédias românticas “Simplesmente Complicado”, com Meryl Streep, e “Idas e Vindas do Amor”, e a aventura “Percy Jackson – O Ladrão de Raios”. Nas programações exclusivas, o Cinemark exibe “Avatar”, “Toy Story 2 – 3D”, “High School Musical – O Desafio”, e “A Garota de Mônaco”, na Sessão Cult, enquanto o Moviecom mantém o belo drama “Um Olhar do Paraíso”.

Estreia 1: “Ilha do Medo”


Adaptação do romance escrito por Dennis Lehane cuja história, ambientada em 1954, mostra o detetive americano Teddy Daniels (Leonardo DiCaprio) e seu parceiro Chuck Aule (Mark Ruffalo) sendo levados para Shutter Island, uma ilha que abriga o impenetrável Hospital Psiquiátrico Ashecliffe, a fim de investigar o misterioso desaparecimento de uma assassina. Enquanto uma tempestade se aproxima, as suspeitas ficam cada vez mais assustadoras. Dentro de um hospital assombrado pelas terríveis atitudes passadas de seus pacientes e pelos planos desconhecidos de seus médicos, que realizam experiências radicais com os pacientes, Teddy começa a perceber que, quanto mais se aprofunda na investigação, mais é forçado a encarar alguns de seus piores temores. E entende que pode nunca sair vivo da ilha. A direção é de Martin Scorsese. No elenco estão, também, Max von Sydow e Ben Kingsley. “Ilha do Medo” estreia nesta sexta-feira, na Sala 6 do Moviecom, e, na Sala 2 do Cinemark. Classificação indicativa 14 anos.

Estreia 2: “Lembranças”

Nova York. Tyler Roth (Robert Pattinson) é um jovem rebelde que não tem uma boa relação com o pai, Charles (Pierce Brosnan), desde que uma tragédia abalou sua família. Tyler não crê que alguém possa compreender o que sente até que conhece Ally Craig (Emilie de Ravin). Sem esperar, ele se apaixona. Através do amor que sente por Ally, Tyler sente-se feliz e, enfim, encontra um sentido para a vida. Só que, a revelação de um segredo, envolvendo a forma como se conheceram, pode pôr fim a este romance. A direção é de Allen Coulter. “Lembranças” estreia nesta sexta-feira, na Sala 4 do Moviecom, e na Sala 7 do Cinemark. Classificação indicativa 12 anos.



Estreia 3: “Guerra ao Terror”

Para um grupo de soldados americanos, alguns dias os separam do retorno para casa. Um período relativamente curto, se não fosse por tantas ocorrências que transformassem esse fim de jornada em um verdadeiro inferno. As forças armadas precisam de especialistas não só nos campos de combate, mas também no dia a dia, na proteção do grupo contra insurgentes que promovem atentados, matando milhares de cidadãos. Concorrente ao Oscar de Melhor Filme e Diretor. A direção é de Kathryn Bigelow, e o elenco conta, ainda, com Brian Geraghty, Guy Pearce, David Morse, Evangeline Lilly e Ralph Fiennes. “Guerra ao Terror” estreia nesta sexta-feira, na Sala 3 do Moviecom. Classificação indicativa 14 anos.


Sessão Cult: “A Garota de Mônaco”

Bertrand Beauvois (Fabrice Luchini) é um famoso advogado que chega a Mônaco e passa a ser protegido pelo guarda-costas Christopher Abadi (Roschdy Zem) para defender uma criminosa. No paradisíaco principado, ele conhece Audrey Varella (Louise Bourgoin), uma sexy garota do tempo de uma emissora de TV. Fascinado pela beleza da moça e cada vez mais seduzido por ela, Bertrand prefere não ouvir os conselhos de Christophe e não se dá conta do que pode causar a presença da garota em sua vida. A direção é de Anne Fontaine. A partir desta sexta-feira, na Sala 4 do Cinemark, na sessão de 14h. Classificação indicativa 16 anos.





Confira na TV


“O Som do Trovão”, no SBT

No ano de 2055, é possível viajar ao passado para caçar dinossauros. Mas, um pequeno acidente irá modificar todo o futuro. Com Edward Burns. Sexta-feira, às 22h15.

“Táxi 3”, na Globo

Uma gangue de criminosos vestidos como Papai Noel espalha o terror e a destruição pelas ruas de Marselha. A polícia esforça-se para prendê-la e utiliza-se de várias técnicas para detê-la. Só quando entra em ação o louco, feroz e destemido taxista Daniel que a situação muda. Sexta-feira, às 23h20.

“Cálculo Mortal”, no SBT

Cassie (Sandra Bullock) e seu novo parceiro investigam um homicídio. Tudo indica que os autores são jovens inteligentes que buscam o crime perfeito para enganar a polícia; porém o passado de Cassie põe em dúvida seu próprio trabalho. Sexta-feira, às 23h15.


“A Máquina do Sexo: A Busca Continua”, na Band

Um corrupto psicólogo quer roubar o aparelho de Dr. Fez... Mas Fez está ocupado, pois encontrou em uma artista semelhanças espantosas com a mulher que foi o grande amor de sua vida, e morreu há algum tempo. Sábado, às 2h.

“Tigre Branco”, na Globo

Quando um policial e sua família são cruelmente assassinados por traficantes, seu parceiro vai atrás do famoso senhor das drogas de Hong Kong e sua gangue. Sábado, às 23h40.

“Jurassic Park 3”, na Record

Apesar de ter ficado abalado com seu último encontro com dinossauros vivos, o Dr. Alan Grant (Sam Neill) continua dedicando sua vida a estudá-los e volta para a ilha onde os dinossauros eram criados. Sábado, às 21h45.

“Os Meus, Os Seus e Os Nossos”, na Record

Frank Beardsley (Dennis Quaid) é um viúvo que tem oito filhos. Quando ele reencontra Helen North (Rene Russo), o amor fala mais forte. O problema é que ela tem dez filhos. Domingo, às 11h.

“Quarteto Fantástico”, na Globo

Um desastre atinge uma nave espacial, fazendo com que seus quatro tripulantes sofram modificações em seu organismo de forma a ganharem poderes especiais. Domingo, às 13h05.

“A Arte do Amor”, na Band

Abby é uma jovem artista que tem um amigo de infância, Sy, que acaba se tornando seu namorado... imaginário. Agora, já na faculdade, ela conhece Quinn e ao se apaixonar começa a buscar um modo de contar a verdade ao mocinho.. Domingo, às 21h45.

“Arrebentando em Nova York”, na Globo

Um perito em artes marciais chega a Nova York e compra briga com motoqueiros e mafiosos. O incidente causa enorme tumulto na cidade. Com Jackie Chan. Domingo, às 23h55.

“A Queima-Roupa”, na Band

A família inteira do chefe de polícia de Milwaukee se vê envolvida em uma rede de intrigas e crimes, quando a filha mais nova é acusada de assassinar um homem de negócios multimilionário. Com Charles Bronson. Domingo, às 01h.




Lançamentos em DVD

“Os Piratas do Rock”

Ao som de diversos hits, o filme acompanha um bando de DJs malucos que cativou a Grã-Bretanha tocando diversas músicas que definiram uma geração. Em 1966, a BBC tocava apenas duas horas de rock por semana. Mas, uma rádio pirata, muito agitada por sinal, resolveu pegar o estilo e botá-lo no ar por 24 horas. Montada por diversos DJs dentro de um grande navio de pesca, a nova estação de rádio conseguiu um número surpreendente de ouvintes: 25 milhões, mais da metade da população da Inglaterra. O disco traz o filme com formato de tela widescreen e áudio em Dolby Digital 5.1.

“Toy Story 2 – Edição Especial 2010”

Enquanto Andy está no acampamento de férias, um ganancioso colecionador de brinquedos rapta Woody. Antes que se possa dizer "Ao infinito e além", Buzz Lightyear, Sr. Cabeça de Batata, Porquinho, Rex e Slinky entram em ação, numa missão de resgate hilariante. O disco traz o filme com formato de tela widescreen e áudio em Dolby Digital 5.1, e, como extras, Toy Story 3: Os Personagens, Comentário em Áudio, Diário de Missão de Buzz Lightyear: Estação Espacial Internacional, Caminhos para Pixar: Artistas Técnicas, Histórias do Estúdio: Toy Story 2: Laboratório de Privação de Sono, Histórias do Estúdio: Pinóquio, Histórias do Estúdio: O Filme Desaparece, O Zoetrope do Pixar e Celebrando nosso Amigo Joe Ranft. Disponível em DVD e Blu-Ray.


“Coco Antes de Chanel”


Após a morte de sua mãe, a pequena Gabrielle "Coco" Chanel e sua irmã são deixadas pelo pai em um orfanato. Na juventude, Coco trabalha como cantora de cabaré, mas é como costureira que ela encontra sua verdadeira vocação, abrindo seu caminho até tornar-se uma estilista de sucesso e um dos maiores ícones da moda. Com Audrey Tautou, Benoît Poelvoorde e Alessandro Nivola. O disco traz o filme com formato de tela widescreen e áudio em Dolby Digital 5.1, e, como extras, Comentário da Diretora e Roteirista Anne Fontaine, Especial de TV Internacional e Making Of.

“Pequenos Invasores”

É verão, mês de férias, e as crianças da família Pearson não têm nada para fazer em um chalé de veraneio à beira de um lago com seus pais nerds. Até que um bando de alienígenas verdes, baixinhos e encrenqueiros aterrissa no telhado. Eles querem dominar a casa e o planeta Terra! Esperteza, coragem e técnicas de combate de videogame são tudo que estes jovens têm para enfrentar os invasores e salvar o mundo. O disco traz o filme com formato de tela widescreen e áudio em Dolby Digital 5.1, e, como extras, Final Alternativo, Cenas Excluídas e Erros de Gravação.









Filme da Semana: “O Amor Acontece”

Semana passada comentei sobre a mentira no cinema, diferenciando do sentido de ficção, e usada como instrumento de marketing. Hoje volto a relacionar a mentira com o cinema, mas, com um enfoque diferente, desta vez como tema do filme “O Amor Acontece”.

O título leva a pensar em mais uma comédia adocicada, ainda mais com a ex-Friends, ex-Brad Pitt, Jennifer Aniston. Mas, o filme trata, realmente, das perdas pessoais, e de como as pessoas afetadas reagem a elas.

Burke Ryan (Aaron Eckhart) parece ser o caso bem mais sucedido de superação de perdas. Viúvo, após ter perdido a mulher em um acidente de automóvel, ele não só superou o trauma, como ainda escreveu um livro contando sua experiência e os passos que utilizou para sair da depressão. O livro se tornou um Best seller no mundo da auto-ajuda, e, agora, ele percorre o país promovendo workshops para divulgar suas idéias.

Depois de muito tempo, Burke retorna a Seattle, a cidade dos pais de sua mulher, para realizar mais um seminário, com a ajuda do amigo Lane (Dan Fogler). Suas aparições, como sempre, são típicas de um show, com direito a jogo de luz e efeitos especiais. A única coisa que ameaça estragar a festa é a presença inesperada do pai de sua falecida mulher (Martin Sheen).

Outro encontro, porém, parece ser bem mais agradável. Burke tem a atenção despertada por uma bela florista, Eloise (Jennifer Aniston), que finge ser surda-muda para se livrar dele, e que tem o estranho hábito de escrever palavras enormes, que existem no dicionário, mas, nenhum americano sabe o que significam.

Vencendo a estranheza inicial da moça, os dois, aos poucos, vão descobrindo gostos em comum. Eloise se encanta com o charme de Burke, mas, à medida que vão se conhecendo melhor, ela percebe que existe muita diferença entre o que o homem fala, e o que ele realmente sente, cuidadosamente escondido por trás de uma máscara.

Muito bem resolvida, Eloise não aceita a fantasia que Burke criou, e o empurra de volta à realidade, que é a confrontação dolorosa da perda da mulher, do sentimento de culpa e de uma total solidão.

Burke terá que encarar a sua dor, para que possa viver novamente. Para isso, porém, terá de desistir do personagem que criou, mesmo que isso lhe custe toda a credibilidade e até uma fortuna em contratos milionários.

Essa situação do filme, apesar de fictícia, é mais comum do que parece. Não apenas nas situações de perdas trágicas, como a morte de alguém, mas, até em situações muito mais simples, as pessoas tendem a criar uma situação fantasiosa, mantendo uma imagem externa que nada tem a ver com a sua condição íntima.

Obviamente, por ser uma situação comum, as outras pessoas aceitam e convivem com essa imagem, por gostar da pessoa ou por não dar importância ao fato. O problema, como acontecia com o personagem, é quando a pessoa detesta essa própria imagem, por ter a consciência de que é uma coisa falsa, mas, é obrigada a mantê-la, por conveniência.

“O Amor Acontece” é uma produção relativamente barata, mas, muito bem feita, com fotografia correta, realçando as imagens pouco conhecidas de Seattle, conhecida como uma das cidades mais chuvosas do mundo. O elenco, fora o trio central (Eckhart, Aniston e Sheen), é formado por nomes pouco conhecidos, mas, muito competentes.

O filme merece ser assistido, seja como romance, seja como drama psicológico, inclusive para servir como discussão sobre o tema.

sexta-feira, 5 de março de 2010

Coluna Claquete – 05 de março de 2010



Newton Ramalho - colunaclaquete@gmail.com – colunaclaquete.blogspot.com

O que está em cartaz

O mês de março chega, trazendo a expectativa da premiação do Oscar, que ocorrerá no próximo domingo. Nos cinemas, as estréias da semana são o ótimo drama “O Amor Acontece”, com Jennifer Aniston e Aaron Eckhart, a ficção “Contatos do 4º Grau”, com Milla Jovovich (vejam na sessão Filme da Semana), e “A Garota de Mônaco”, na Sessão Cult do Cinemark. Como ocorreu na semana passada, a animação “Toy Story 2”, foi relançada na versão 3D. Continuam em cartaz as comédias românticas “Simplesmente Complicado”, com Meryl Streep e “Idas e Vindas do Amor”, o belo drama “Um Olhar do Paraíso”, o terror “O Lobisomem”, a aventura “Percy Jackson – O Ladrão de Raios”, e o musical “High School Musical – O Desafio”. Nas programações exclusivas, o Cinemark exibe “Alvin e os Esquilos 2”, “O Fada dos Dentes” e “Avatar”, enquanto o Moviecom mantém “O Fim da Escuridão” e “O Amor Pede Passagem”.

Estreia 1: “O Amor Acontece”

Burke Ryan (Aaron Eckhart) é um escritor viúvo, autor de um livro sobre como lidar com as perdas. Seu trabalho logo se torna um best seller, o que o torna uma espécie de guru da auto-ajuda, de grande sucesso, promovendo workshops por todo o país. Em uma dessas viagens, em Seattle, ele conhece Eloise Chandler (Jennifer Aniston), uma bonita florista, e por ela se apaixona. Só que, ao assistir o seminário de Burke, ela percebe que, na verdade, ele ainda não conseguiu superar a morte da esposa. A direção é de Nancy Meyers. “Brandon Camp” estreia nesta sexta-feira, na Sala 6 do Moviecom, e, na Sala 4 do Cinemark. Classificação indicativa 12 anos.

Estreia 2: “Contatos do 4º Grau”

O desaparecimento de pessoas em uma pequena cidade do Alasca desperta a atenção de um estudioso que acaba sendo assassinado. Sua esposa, a psicóloga Abigail Tyler (Milla Jovovich), passa a associar as estranhas visões de seus pacientes traumatizados com o crime ocorrido e até então sem solução. Após outro caso de morte, desta vez envolvendo indiretamente a psicóloga, o xerife August (Will Patton) passa a considerá-la suspeita, dando início a um intrigante e assustador jogo de perguntas e respostas sobre deuses e alienígenas através das sessões de hipnose. A direção é de Olatunde Osunsanmi. “Contatos do 4º Grau” estreia nesta sexta-feira, na Sala 7 do Moviecom, e na Sala 1 do Cinemark. Classificação indicativa 16 anos.


Estreia 3: “Toy Story 2 – 3D”

Desta vez, Woody tenta salvar um brinquedo que acaba indo parar num bazar de usados e termina por ser sequestrado por um colecionador de brinquedos, que pretende vendê-lo a um museu japonês. Na casa do sequestrador, descobre que foi o protagonista de um famoso seriado da TV de décadas atrás e conhece os demais integrantes de sua coleção. Enquanto isso, os demais brinquedos, liderados por Buzz Lightyear, partem numa atrapalhada operação de resgate. “Toy Story 2 – 3D” estreia nesta sexta-feira, na Sala 6 do Cinemark. Classificação indicativa livre.





Sessão Cult: “A Garota de Mônaco”

Bertrand Beauvois (Fabrice Luchini) é um famoso advogado que chega a Mônaco e passa a ser protegido pelo guarda-costas Christopher Abadi (Roschdy Zem) para defender uma criminosa. No paradisíaco principado, ele conhece Audrey Varella (Louise Bourgoin), uma sexy garota do tempo de uma emissora de TV. Fascinado pela beleza da moça e cada vez mais seduzido por ela, Bertrand prefere não ouvir os conselhos de Christophe e não se dá conta do que pode causar a presença da garota em sua vida. A direção é de Anne Fontaine. A partir desta sexta-feira, na Sala 7 do Cinemark, na sessão de 14h. Classificação indicativa 16 anos.







Confira na TV


“Somos Marshall”, no SBT

Após um trágico acidente, onde morreu toda a equipe de futebol americano da Universidade Marshall, cabe a um jovem e dedicado treinador a tarefa de reconstruir o time e a memória da instituição. Sexta-feira, às 22h.

“Caçados”, na Globo

Amy e Tom são recém-casados e viajam com os filhos do primeiro casamento dele, a adolescente Jessica e o pequeno David - para um safári. Enquanto o pai vai inspecionar a construção de uma barragem, as crianças e Amy saem de jipe com um guarda florestal. Quando ele vira presa de leões, a família precisa se unir para não se tornarem as próximas vítimas dos animais. Sexta-feira, às 23h15.

“O Massacre da Serra Elétrica: o Início”, no SBT

Numa pequena cidade do Texas, um grupo de jovens acidentalmente cruza o caminho da família Hewitt. É dado início a uma onda de medo e terror em que, para alguns, sobreviver já não é mais uma opção. O massacre vai começar! Sábado, às 22h.

“A Maldição Erótica do Cairo”, na Band

Depois de passar por diversos donos, o "aparelho" cai nas mãos de um corrupto advogado, Elwood Brimstone, que se diverte manipulando as pessoas e realizando todo tipo de fantasia sexual. Sábado, às 2h15.


“Cidade Baixa”, na Globo

Em Salvador, Deco e Naldinho ganham a vida fazendo fretes na zona portuária até que conhecem a stripper Karina. Os dois se apaixonam por ela e vivem um triângulo amoroso marcado pelo ciúme. Os três se separam, mas não conseguem viver sozinhos. Sábado, às 23h40.


“Herbie – Meu Fusca Turbinado”, na Globo

Maggie (Lindsay Lohan) é a mais nova dona do veículo mais independente da história do cinema - o grande, poderoso e turbinado Herbie, o fusca Maggie decide inscrevê-lo em uma poderosa competição, que, com certeza, terminará em muitas confusões. Domingo, às 13h05.

“Memórias de uma Gueixa”, na Globo

Menina vendida a uma casa de gueixas, em 1929, é maltratada pelos donos e por uma gueixa que inveja sua beleza. Acolhida pela principal rival, ela se torna gueixa e passa a desfrutar de riquezas e privilégios, até que a Segunda Guerra modifica radicalmente sua realidade no Japão. Domingo, às 2h.

“Vozes da Inocência”, na Band

Um acidente faz com que três amigos cheguem a uma cidade no meio do Texas. Ceres parece abandonada pelo tempo e seus bizarros habitantes vagam a esmo pela cidade, comandados por Joshua, um ser imortal e demoníaco. Com Chuck Norris. Domingo, às 01h.





Lançamentos em DVD


“Atividade Paranormal”


Um casal é perseguido por um espírito demoníaco dentro de sua própria casa. Dispostos a desvendar o mistério que assombra suas noites de sono, eles compram uma câmera e passam a filmar tudo o que acontece. Acabam captando estranhas atividades paranormais que os atormentam e podem ser muito mais perigosas do que imaginam... O disco traz o filme com formato de tela widescreen e áudio em Dolby Digital 5.1, e, como extra, o final original do diretor Oren Peli.







“Maluca Paixão”

Mary Horowitz (Sandra Bullock) é uma mulher excêntrica que trabalha criando palavras cruzadas. Ela está convencida que Steve (Bradley Cooper), um cinegrafista da CCN, é o grande amor de sua vida. Para tanto passa a persegui-lo ao redor do país, na esperança de convencê-lo de que foram feitos um para o outro. O disco traz o filme com formato de tela widescreen e áudio em Dolby Digital 5.1.




“Toy Story – Edição Especial 2010”

A chegada do astronauta Buzz ameaça o posto de brinquedo favorito de Andy, até então, ocupado pelo caubói Woody. Genial filme da Pixar, que revolucionou o mundo da animação. O disco traz o filme com formato de tela widescreen e áudio em Dolby Digital 5.1, e, como extras, Toy Story 3: A História, Comentário em Áudio, Diário de Missão de Buzz Lightyear: Decolagem, Caminhos para a Pixar – Artistas, Histórias do Estúdio: Baby AJ, Histórias do Estúdio: Corridas de Scooter, Buzz Conquista Manhattan, Black Friday: O Toy Story que Você Nunca Viu. Disponível em DVD e Blu-Ray.


“Recém Formada”

Ryden Malby (Alexis Bledel) tem um plano perfeito: formar-se na faculdade, arrumar um ótimo emprego, passear com seu melhor amigo (Zach Gilford) e encontrar o cara perfeito. Mas seu plano fica hilário e completamente fora de controle quando ela é forçada a voltar a morar na casa de sua excêntrica família. O disco traz o filme com formato de tela widescreen e áudio em Dolby Digital 5.1.








Eventos



“O Homem Elefante” na Sessão Cine Café

Nesta sexta-feira, dia 05 de março, o Cineclube Natal, em parceria com o Nalva Melo Salão Café, exibe o filme “O Homem Elefante”, do diretor David Lynch. O filme conta a história de John Merrick (John Hurt, em grande atuação) sofre uma horrível deformação de nascença, que lhe confere traços similares aos de um paquiderme. “O Home Elefante” mereceu oito indicações ao Oscar, quatro no Globo de Ouro e quatro para o BAFTA. A sessão será no Nalva Melo Café Salão, à Av. Duque de Caxias, 110, Ribeira (3212-1655) às 20h00 e custa R$ 2,00.


Filme da Semana: “Contatos do 4º Grau”

É possível que a mentira tenha surgido quando o Homem aprendeu a falar, sofisticando-se e enraizando-se na civilização. Embora a política seja o habitat ideal, no cinema, encontrou seu lugar, com o nome mais suave de ficção. Um exemplo interessante está no filme que estreia neste final de semana, “Contatos do 4º Grau”.

Pode ser que o leitor estranhe eu chamar atenção sobre a ficção, já que, cinema é totalmente ficção, mesmo quando se baseia em fatos reais. Quanto a isso, nenhuma novidade. O problema é quando se tenta vender a ficção como verdade, como faz a gatíssima Milla Jovovich, nos primeiros minutos de “Contatos do 4º Grau”. A atriz apresenta o filme, citando os fatos ali mostrados como reais e que cabe ao espectador decidir se acredita ou não.

Milla vive a psicóloga Abigail Tyler, uma frágil psicóloga que vive no Alasca com os dois filhos, ainda sofrendo a perda do marido, assassinado de forma misteriosa. O morto investigava o desaparecimento de pessoas muito acima do normal em uma pequena cidade do Alaska.

Mesmo abalada com viuvez recente, Abigail continua as investigações do marido, ao mesmo tempo em que atende diversas pessoas, que, como ela, sonham que são abduzidas por seres desconhecidos. Tudo leva a crer que extraterrestres montaram uma base naquele lugar há séculos, e constantemente abduzem humanos para fins desconhecidos. Muitos desaparecem para sempre, enquanto outros sentem que alguma coisa aconteceu durante a madrugada, mas, a única lembrança é a de uma coruja branca.

Além de um colega psicólogo, ela recebe a inesperada ajuda de um historiador (Hakeem Kae-Kazim), que identifica algumas palavras gravadas por Abigail como sendo de uma civilização mais velha que a egípcia, que viveu na Mesopotâmia, e que pouco se conhece. As palavras, contudo, revelam intenções malévolas.

Ao hipnotizar alguns pacientes, todos têm reações fora do comum, e terminam mortos, o que causa a fúria do xerife August (Will Patton) passa a considerá-la suspeita das mortes. Presa em sua casa, Abigail tem a filha seqüestrada pelos estranhos desconhecidos, deixando todos atônitos.

O filme é feito todo mesclando imagens de uma entrevista da Abigail “verdadeira”, e de gravações pretensamente feitas por ela e pela polícia local. Para diferenciar da representação dos atores, que é colorida, a parte “real” é mostrada em sépia. O resultado final ficou muito interessante, resultado de uma edição ágil e muito bem feita, muitas vezes sobrepondo as vozes da atriz e da personagem, ou, mostrando as duas cenas em quadros paralelos.

Ao terminar de assistir o filme, fiquei curioso para saber mais sobre o caso, e ao digitar “Abigail Tyler”, no Google, recebi um milhão e seiscentos resultados. Analisando um pouco mais, vi que a maioria refere-se ao filme, e muitas constatam que nunca houve tal psicóloga no Alaska. Não há registro profissional, trabalhos publicados ou qualquer outro indício que comprove a existência da mesma.

Como disse antes, cinema é ficção, e, embora se trate de um embuste, para estimular as pessoas a assistir o filme, não posso deixar de admitir que foi uma estratégia de marketing interessante, nos moldes de “A Bruxa de Blair”, ou, o recente “Atividade Paranormal”. Se gostou destes, assista “Contatos do 4º Grau”, pelo menos para ver Milla Jovovich sem estar dando porradas em zumbis...