segunda-feira, 1 de fevereiro de 2010

Coluna Claquete – 29 de janeiro de 2010


Newton Ramalho - colunaclaquete@gmail.com – colunaclaquete.blogspot.com

O que está em cartaz

Janeiro vai chegando ao fim, após semanas de manchetes negativas, reatando a esperança de dias melhores em 2010. Nos cinemas, as estreias são o thriller “O Fim da Escuridão”, com Mel Gibson, e o drama nacional “No Meu Lugar”, na Sessão Cult do Cinemark. Continuam em cartaz o ótimo drama “Amor Sem Escalas”, com George Clooney (vejam na Sessão Filme da Semana), um dos favoritos ao Oscar, “Sherlock Holmes”, com Robert Downey Jr e Jude Law, o drama nacional “Lula – O Filho do Brasil”, o infantil “O Fada dos Dentes”, a ficção-científica “Avatar”, de James Cameron, o nacional “Xuxa em O Mistério de Feiurinha”, e o infantil “Alvin e os Esquilos 2”. Nas programações exclusivas, o Moviecom mantém a animação “Astro Boy”, baseado no mangá de Osamu Tezuka, enquanto o Cinemark promove a pré-estreia do terror “Premonição 4”.

Estreia 1: “O Fim da Escuridão”

Thomas (Mel Gibson) é um detetive policial que testemunha o assassinato da filha ativista na porta de sua casa. Perturbado pela perda e convencido de que ele era o alvo, Thomas parte para uma investigação incansável, obcecado pela sede de justiça. As evidências o levarão a descobrir um complexo esquema de corrupção envolvendo políticos e a indústria de armas nucleares norte americanas. “O Fim da Escuridão” é dirigido por Martin Campell (“Casino Royale”) e é baseado numa série de TV inglesa de muito sucesso dos anos 1980. O elenco principal tem ainda Ray Winstone (“A Lenda de Beowulf”) e Danny Huston (“X-Men Origens: Wolverine”). “O Fim da Escuridão” estreia nesta sexta-feira, na Sala 6 do Moviecom, e, na Sala 2 do Cinemark. Classificação indicativa 14 anos.

Sessão Cult: “No Meu Lugar”

Um policial é obrigado a intervir num assalto a uma casa de classe média alta. A partir deste evento, o filme acompanha três histórias passadas em tempos diferentes: O policial, suspenso das suas atividades, tenta seguir adiante com o seu dia a dia normal. Uma mulher volta com seus dois filhos e o novo marido para esvaziar e vender a casa onde morou no seu casamento anterior. Um entregador de compras descobre o amor da sua vida. A direção é de Eduardo Valente. A partir desta sexta-feira, na Sala 2 do Cinemark, na sessão de 14h. Classificação indicativa 16 anos.

Pré-Estreia: “Premonição 4”


Uma das franquias de maior sucesso dos últimos anos chega ao quarto longa-metragem com muito fôlego e agora com projeção também em 3D. Nick e seus amigos vão assistir a uma corrida de carros, quando um deles, a quase 300 km/h, bate e explode na platéia causando a morte de dezenas de pessoas. Nick percebe que isso foi uma de suas premonições e terá que fazer de tudo para salvar sua vida. Afinal, a morte já foi enganada três vezes e agora ela não dará trégua, será mais brutal do que nunca! Preparem-se para muitas mortes de adolescentes bem sui generis... A direção é de David R. Ellis. “Premonição 4” terá pré-estreia neste sábado, na Sala 6 do Cinemark, na sessão de meia-noite. Classificação indicativa 18 anos. Cópia dublada.





Confira na TV

“Spawn, o Soldado do Inferno”, no SBT
O agente secreto Al Simmons abandona sua vida de assassino, mas seu superior o mata transformando-o em líder do exército do inferno. Contra sua vontade, Simmons se torna o poderoso Spawn, um super guerreiro, cujas armas saem do próprio corpo. Sexta-feira, às 21h.

“Match Point”, na Globo

Um ex-tenista irlandês é acolhido em uma família de alta sociedade inglesa, recebe um cargo em sua empresa e se casa com sua filha. Sua vida tem uma reviravolta quando vive uma aventura amorosa com a ex-noiva de seu cunhado, uma jovem e sedutora norte-americana. Sexta-feira, às 22h20.

“Tribunal Suspeito”, no SBT

O filme retrata a luta do presidiário Shango por sua inocência quanto às acusações de assassinato de reféns, num motim sangrento, em Attica - 1971. Anos mais tarde, é hora de enfrentar com sua verdade e novos aliados, o julgamento. Com Alan Alda. Sábado, às 21h.

“24 Horas – A Redenção”, na Globo

A ação começa quando a guerrilha de um país africano recruta para a milícia crianças que estão sob os cuidados de Bauer Bauer (Kiefer Sutherland), que obviamente não fica indiferente. Sábado, às 22h35.
“Doze é Demais 2”, na Globo

Tom, Kate e seus doze filhos vão acampar em um lago e tem que lidar com um velho rival e sua família igualmente numerosa. Com Steve Martin e Bonnie Hunt. Domingo, às 12h05.

“Escrava Sexual”, na Band

Numa viagem ao Egito, Justine é sequestrada em uma loja de antiguidades chinesa, apenas para servir como escrava sexual, mas, Robson chega a tempo de salvá-la. Sábado, às 1h.
“Carga Explosiva”, na Globo

Ex-soldado do exército norte-americano, que agora trabalha como transportador, descobre em sua carga uma bela garota, que está presa. Com Jason Statham. Domingo, às 22h50.
“A Última Aposta”, na Band

O filme "A Última Aposta" utiliza a montagem paralela para mostrar três histórias que aparentemente não tem nenhuma ligação, mas que acabam tendo um ponto em comum. Domingo, às 12h30.





Lançamentos em DVD


“Bastardos Inglórios”, em DVD


Durante a Segunda Guerra Mundial, na França invadida pelos nazistas, um grupo de soldados americanos de sangue judeu, conhecido como 'The Basterds' (Os Bastardos), é selecionado para espalhar medo para aqueles que impuseram as duras regras do Terceiro Reich. A missão do grupo, liderado pelo visceral tenente Aldo Raine (Brad Pitt), é escalpelar e exterminar brutalmente os nazistas, sem medir consequências. A direção é de Quentin Tarantino, e o elenco conta com Brad Pitt, Christoph Waltz, Michael Fassbender, Eli Roth e Diane Kruger. O disco traz o filme com formato de tela widescreen e áudio em Dolby Digital 5.1.




“Michael Jackson: This is It”

A morte inesperada de Michael Jackson, a cinco dias da estreia da turnê mundial, deixou o mundo atônito. As mais de cem horas de gravação dos ensaios foram usadas para montar um documentário primoroso do que seria o show, mostrando aspectos pouco conhecidos do astro, ao mesmo tempo em que presta uma homenagem ao polêmico, porem, inegavelmente brilhante rei do pop. A direção é de Kenny Ortega, e o show está disponível em DVD simples, duplo e em Blu-ray. O disco traz o filme com formato de tela widescreen e áudio em Dolby Digital 5.1.



“O Paraíso é Logo Aqui”, em DVD

Henry Poole (Luke Wilson) decide largar seu trabalho e sua vida na cidade para passar o resto da sua vida em uma casa no subúrbio, de papo para o ar. Quando sua vizinha Esperanza (Adriana Barraza) jura ver a imagem de Cristo na parede da sua casa, esta vira um santuário. Quando a linda vizinha divorciada Dawn (Radha Mitchell) passa a acreditar no poder misterioso da parede é que Henry vê seus planos mudarem completamente. O disco traz o filme com formato de tela widescreen e áudio em Dolby Digital 5.1.


“A Queda do Império Romano”, em DVD




No auge da expansão geográfica do império romano, o general Lívio (Stephen Boyd) comanda a nova política do imperador Marco Aurélio (Alec Guinness), que quer a pacificação de fronteiras e a adoção para os povos conquistados uma certa autonomia. Mas Marco Aurélio acaba envenenado por Commodus (Christopher Plummer), filho ilegítimo que assume o trono e mergulha Roma no caos político e administrativo, o que dá origem à queda do Império Romano. Direção de Anthony Mann. O disco traz o filme com formato de tela letterbox e áudio em Dolby Digital 5.1.






Filme da Semana: “Amor Sem Escalas”


O que significa ter sucesso na vida? Constituir uma família, ser um profissional disputado, ou, alcançar alguma meta quase inatingível? È sobre essas coisas que o filme “Amor Sem Escalas” se aprofunda, embora a questão maior seja mesmo a busca da felicidade.

O filme é construído sobre três personagens pouco usuais. O primeiro é Ryan Bingham (George Clooney), um cinqüentão que tem uma profissão estranha. Ele é um consultor terceirizado, que tem a tarefa de demitir funcionários, evitando desgastes para a direção da empresa, possíveis ações na justiça e auxílio na preparação para conseguir um novo emprego.

Ryan é um dos melhores profissionais nesse estranho emprego, e passa o tempo todo viajando e atendendo as empresas nos mais variados pontos dos Estados Unidos. No último ano, esteve viajando mais de 320 dias, vivendo mais tempo em aviões, aeroportos e hotéis. Para completar a estranheza, em uma sociedade onde o status se mede pelas propriedades ou pelo tamanho da hipoteca, Ryan mora em um minúsculo apartamento alugado.

Ele, porém, adora o que faz, e adora viajar. Numa dessas viagens ele encontra sua versão feminina, Alex (Vera Farmiga), uma descolada e ousada executiva, que tem os mesmos gostos por hotéis, aviões, cartões de fidelidade e sexo. Alex parece a companheira perfeita para Ryan, que acha sua vida de solteiro uma maravilha: sem exigências, sem cobranças, encontram-se ao sabor de suas agendas, só para curtir.

A terceira personagem é a jovem Natalie Keener (Anna Kendrick), colega de Ryan, novata na empresa, que apresenta uma técnica revolucionária para cortas custos da própria empresa: aplicar as demissões por videoconferência, através da internet. Enquanto o chefão adora a idéia e quer adotá-la de imediato, Ryan protesta com veemência, ressaltando a inexperiência de Natalie, o que se contrapunha à difícil tarefa que exerciam. O resultado da disputa é que o chefe obriga Ryan a levar a garota em suas próximas viagens, para que ela aprenda na prática.

Os próximos dias são passados nas viagens, onde Natalie sofre com a separação (“enviada por email”), descobre que existe vida além de seu ex-companheiro e é obrigada a enfrentar as suas primeiras demissões, inclusive utilizando o sistema criado por ela.

Enquanto Natalie aprende aos trancos, Ryan enfrenta os seus próprios problemas, com o casamento de uma irmã, o divórcio da outra, o aconselhamento ao noivo indeciso, mas, curte o final de semana ao lado de Alex, o que o faz duvidar da sua própria certeza sobre o valor da vida de solteiro.

Mas, a vida traz seus percalços, e, enquanto uma tragédia atrapalha o asséptico sistema demissional de Natalie, Ryan irá descobrir alguns detalhes da vida de Alex que não combinam com os seus sonhos recém adquiridos. Na viagem de volta, ele é surpreendido com uma meta que acalentara a vida inteira, e percebe que não sabe o que fazer com isso. E, aí, voltamos ao questionamento inicial, nessa pergunta que é cada vez mais atual, o que é necessário para conseguir a felicidade?

Assim como “Juno” e “Obrigado Por Fumar”, “Amor Sem Escalas” (esse título é péssimo, não tem nada a ver com o filme”) procura mostrar que, embora sempre procuremos a felicidade nos outros ou em coisas, o lugar mais provável de encontrá-la é dentro de nós mesmos. O diretor e roteirista Jason Reitman nos presenteia com um drama equilibrado e delicado, sustentado na excelente atuação do trio central, e que, certamente, traz alguma coisa em que se pensar.

Uma grande e merecida indicação ao Oscar e outras premiações.

Nenhum comentário: