sexta-feira, 20 de novembro de 2009

Claquete – 20 de novembro de 2009



Newton Ramalho - colunaclaquete@gmail.com – colunaclaquete.blogspot.com


O que está em cartaz

Enquanto os vampiros e lobisomens disputam o coração de Bella, o FESTNATAL 2009, mais uma vez, supera os obstáculos e reafirma sua presença no calendário cultural potiguar e nacional. A principal estréia da semana é “Lua Nova”, a sequencia de “Crepúsculo”, onde o vampiro Edward arranca suspiros só o olhar. A outra estreia é o drama nacional “Um Romance de Geração”, de David França Mendes. Continuam em cartaz a ficção “2012”, de Roland Emmerich, o thriller “Código de Conduta”, com Gerard Butler e Jamie Foxx, a animação “Os Fantasmas de Scrooge”, e o nacional “Besouro”. Nas programações exclusivas, o Cinemark exibe o terror “Jogos Mortais VI” e o drama “Sinédoque, Nova York”, na Sessão Cult, enquanto o Moviecom mantém o documentário “Boca a Boca”.


Estreia 1: “Lua Nova”


Bella Swan (Kristen Stewart) está devastada com a partida repentina de seu namorado, Edward Cullen (Robert Pattinson), após um incidente durante sua festa de aniversário. Mas, seu espírito é reanimado pela crescente amizade com Jacob Black (Taylor Lautner). De repente, ele se vê envolvida no mundo dos lobisomens, inimigos ancestrais dos vampiros, e vê sua lealdade e sua verdadeira paixão sendo testadas. Bella terá de enfrentar, também os seres mais perigosos do mundo, os vampiros centenários do Velho Mundo. Segunda parte da série “Crepúsculo”, da escritora americana Stephenie Meyer. A direção é de Chris Weitz. “Lua Nova” estreia nesta sexta-feira, nas Salas 4 (dublado) e 6 (legendado) do Moviecom e nas Salas 1 (dublado), 2 e 4 (legendado) do Cinemark. Classificação indicativa 12 anos.


Estreia 2: “Um Romance de Geração”

Carlos Santeiro escreveu um livro que a crítica adorou. Mas ele nunca faz outro livro. Esquecido, entrega-se à vodca e às corridas de cavalos. Um dia, uma jornalista aparece para entrevistá-lo. É sua chance. Entretanto, para seduzir a jornalista, ele precisaria estar escrevendo. Santeiro, numa mistura de Sherazade com o Homem do Subterrâneo, de Dostoiévski, inventa livros que nunca escreveu. Ele inventa, ela o desmascara. E eles entram pela noite, num divertido e ácido duelo. A direção é de David França Mendes. “Um Romance de Geração” estreia nesta sexta-feira, na Sala 3 do Moviecom. Classificação indicativa 14 anos.



Sessão Cult: “Sinédoque, Nova York”

Caden Cotard (Philip Seymour Hoffman) é um diretor de teatro que está preparando uma nova peça, ao mesmo tempo em que enfrenta problemas pessoais. Sua esposa, Adele Lack (Catherine Keener), resolveu deixá-lo para morar em Berlim, levando consigo a filha Olive (Sadie Goldstein). Madeleine Gravis (Hope Davis), sua terapeuta, aparenta estar mais interessada em divulgar seu best seller do que em ajudá-lo. Preocupado com a vida e seu estado de saúde, cada vez mais debilitado, Caden decide reunir um grupo de atores em um armazém de Nova York. Lá ele pode enfim dar vazão à sua criatividade, buscando uma peça que seja cada vez mais um paralelo de sua própria vida. A direção é de Charlie Kaufman. A partir desta sexta-feira, na Sala 6 do Cinemark, na sessão de 14h. Classificação indicativa 18 anos.




Confira na TV


“Totalmente Sem Rumo”, no SBT

Grupo de amigos se reencontra muitos anos depois e retoma uma promessa do passado: achar o tesouro de Db Cooper. Sexta-feira, às 22h15.

“Teoria da Conspiração”, no SBT
Jerry Fletcher é um taxista que vê sua vida ameaçada quando uma de suas teorias conspiratórias se revela verdadeira, e busca a ajuda da promotora Dra. Alice Sutton, por quem é apaixonado. A situação se complica e logo os dois se veem numa fuga desesperada para salvar suas vidas. Com Mel Gibson e Julia Roberts. Sábado, às 22h15.

“Operação Sol Nascente”, na Globo

O ex-agente da CIA Travis Hunter (Steven Seagal) deve achar os terroristas responsáveis pelo assassinato do governador de Tóquio. No entanto, o crime é somente o começo de uma rede violenta de corrupção envolvendo a Yakuza, a máfia japonesa. Sábado, às 22h10.

“Academia do Prazer”, na Band

O aparelho erótico do Dr Fez cai nas mãos dos instrutores de uma academia à beira da falência e o utilizam para tirar vantagens. Sábado, às 0h45.

“Os Flinstones em Viva Rock Vegas”, na Record

O jovem Fred Flintstone (Mark Addy) conhece e paquera a bela Wilma Slaghoople (Kristen Johnson), junto com seu melhor amigo Barney Rubble (Stephen Baldwin) e sua futura noiva Betty (Jane Krakowski). Domingo, às 9h15.


“Sobrevivendo ao Natal”, na Globo

Cansado de passar o Natal sozinho, executivo rico decide voltar à casa onde viveu sua infância para recordar as festas que passava em família, mas as pessoas que moram lá agora são totalmente desconhecidas. Com Ben Affleck e Christina Applegate. Domingo, às 12h05.

“Os Bad Boys”, na Globo

Dois detetives de Miami precisam encontrar 100 milhões de dólares em heroína roubada em 72 horas. Para complicar, eles precisam fingir que um é o outro, para convencer uma importante testemunha a depor. Com Will Smith e Martin Lawrence. Domingo, às 22h10.


“Nos Bastidores do Jogo”, na Band

Um jovem e talentoso jogador enfrenta a máfia em um milionário jogo de pôquer. Domingo, à meia-noite.





Lançamentos em DVD

"Adrenalina 2: Alta Voltagem", em DVD


Mesmo saltando de um helicóptero e caindo bem no meio das ruas de Los Angeles, Chev (Jason Statham) está de volta e passa bem - pelo menos até descobrir que o seu coração indestrutível foi trocado por uma bomba artificial movida a bateria. Ao saber que o seu coração está sendo levado para um chefão da Tríade que precisa de um transplante, Chev e sua namorada Eve (Amy Smart) vão tentar recuperá-lo. Eles têm pouco tempo, pois a bateria do aparelho que o mantém vivo é de pouca duração. O disco traz o filme com formato de tela widescreen e áudio em Dolby Digital 5.1.


“A Onda”, em DVD


Rainer Wegner, professor de ensino médio, deve ensinar seus alunos sobre autocracia. Devido ao desinteresse deles, pro­põe um experimento que explique na prática os mecanismos do fascismo e do poder. Wegner se denomina o líder daquele grupo, escolhe o lema "força pela disciplina" e dá ao movi­mento o nome de A Onda. Quando o jogo fica sério, Wegner decide interrompê-lo. Mas, é tarde demais, e A Onda já saiu de seu controle. Baseado em uma história real ocorrida na Califórnia em 1967. O disco traz o filme com formato de tela widescreen e áudio em Dolby Digital 5.1.


“Intriga Internacional: Ed. Especial - Aniversário de 50 Anos”, em DVD duplo

Neste clássico de Hitchcock, Cary Grant interpreta um publicitário de Manhattan envolvido numa trama de espionagem por James Mason e uma contra-espiã (Eva Marie Saint), várias vezes sequestrado, acusado de assassinato, caçado e numa inesquecível seqüência, perseguido por um avião. Ele também se agarra por sua própria vida nas faces dos quatro presidentes americanos imortalizados no monte Rushmore. O disco traz o filme com formato de tela widescreen anamórfico e áudio em Dolby Digital 5.1, e, como extras, Comentários do roteirista Ernest Lehman (roteirista), Trailer de Cinema, Documentário: Cary Grant (produzido pela TCM), Um Toque de Mestre: A Assinatura de Hitchcock e Um Tour Guiado por Hitchcock.
.

“Harry Potter – Anos 1 a 6”, em Box Especial

Toda a saga de Harry Potter em um Box com os seis filmes em sete discos: “Harry Potter e a Pedra Filosofal”, “Harry Potter e a Câmara Secreta”, “Harry Potter e o Prisioneiro de Azkaban”, “Harry Potter e o Cálice de Fogo”, “Harry Potter e a Ordem da Fênix” e “Harry Potter e o Enigma do Príncipe”. No disco de extras, Um Olhar Íntimo sobre o Elenco de Harry Potter, J.K. Rowling: um Ano dentro da História, Conte Tudo em um Minuto, Responda Rápido e O Mundo de Magia de Harry Potter: em Primeira Mão.






Eventos

“Os Fuzis”, na Sessão Cine Vanguarda


Neste domingo, dia 22, às 17h00, o Cineclube Natal, em parceria com o Teatro de Cultura Popular, exibe o filme “Os Fuzis” (1964), do diretor Ruy Guerra, que ganhou o Urso de Prata de Direção no Festival de Berlim. Um grupo de soldados é enviado ao nordeste do Brasil para impedir que cidadãos pobres saqueiem armazéns por causa da fome. Excepcionalmente, o custo de manutenção da sessão será o equivalente à rifa de uma obra de arte, no valor de cinco reais, ajudando o Cineclube a pagar a sua sede. A classificação indicativa é 16 anos.




Especial: FestNatal 2009

Até a próxima quinta-feira, dia 25, será exibida a Seleção Oficial do 19º Festival de Cinema e Vídeo de Natal, o FestNatal 2009, na rede Moviecom, com sessões às 15h20, 17h40 e 20h00, sempre na Sala 3. A premiação de todas as etapas do FestNatal acontece no dia 26, com a cerimônia de encerramento. A programação dos filmes da Seleção Oficial é a seguinte:





20/11 – “Inversão” (Dir.: Edu Felistoque) - Em meio aos atentados do PCC a São Paulo, em maio de 2006, Juliana (Marisol Ribeiro), uma delegada recém-formada, é pressionada até o máximo de seu limite para resolver o desaparecimento do empresário Mendonça (Tadeu di Pietro), sequestrado por um bando de criminosos capitaneado pela bela e insensível Milla (Giselle Itiê). Mergulhada num universo machista, Juliana terá de descer ao mais profundo submundo do crime para manter seu emprego, ou enlouquecer tentando.


21/11 – “Elvis e Madona” (Dir.: Marcelo Laffitte) - A motociclista Elvis (Simone Spoladore) sonha em ser fotógrafa, mas, precisa trabalhar e consegue um emprego de entregadora de pizzas na Muzzarela & Cia. A travesti Madona (Igor Cotrim) é uma cabeleireira que sonha em produzir um show de teatro de revista. De um encontro inusitado entre as duas, nasce uma divertida e moderna história de amor.


22/11 – “Tapete Vermelho” (Luiz Alberto Pereira) - Quinzinho (Matheus Nachtergaele) mora em uma roça bem distante de qualquer cidade grande. Ele fez recentemente uma promessa ao seu filho Neco (Vinícius Miranda), de 10 anos: levar o garoto para assistir a um filme estrelado por Mazzaropi em uma sala de cinema. Desejando cumprir a promessa a qualquer custo, Quinzinho, sua esposa Zulmira(Gorete Milagres), Neco e o burro Policarpo viajam pelas cidades em busca de um cinema que possa exibir o filme.


23/11 – “Depois Daquele Baile” (Dir.: Roberto Bomtempo) - Dóris (Irene Ravache) é uma viúva sensual, que mora em Belo Horizonte e leva a vida cuidando de uma pensão. Ela é ajudada por Bete (Ingrid Guimarães), sua sobrinha, que veio para a cidade com o objetivo de estudar enfermagem. Entre os clientes mais assíduos de Dóris estão Freitas (Lima Duarte) e Otávio (Marcos Caruso), dois amigos que têm em torno de 60 anos, e que disputam o coração da viúva. É quando Freitas propõe uma aposta a Otávio, em que ele terá um mês para conquistar Dóris e, se perder, será obrigado a abrir caminho para o rival.

24/11 – “O Grão” (Dir.: Petrus Cariry) - A velha Perpétua, sentindo a presença da morte, resolve preparar Zeca, o seu querido neto, para a separação que se aproxima, contando-lhe a história de um rei e uma rainha, muito ricos e poderosos, que perderam o único filho e querem trazê-lo de volta à vida. Enquanto Perpétua conta a história, Damião e Josefa trabalham para sustentar a família e preparar o casamento da filha Fátima. Ao final, a história contada por Perpétua e o destino daquela família se cruzam.


24/11 – “Divã” (Dir.: José Alvarenga Jr) – Mercedes (Lília Cabral) é uma mulher de 40 anos, casada e mãe de dois filhos que decide, mesmo sem saber bem o porquê, procurar um psicanalista. No divã, Mercedes questiona o seu casamento, a realização profissional e seu poder de sedução. E, assim, antes o que era apenas uma curiosidade, se transforma em uma experiência devastadora, que provoca uma série de mudanças em sua vida cotidiana. Com Reynaldo Gianecchini, Cauã Reymond, José Mayer e Alexandra Richter.


25/11 – “O Signo da Cidade” (Dir.: Carlos Alberto Riccelli) - São Paulo. Gil (Malvino Salvador) é casado, mas, está mais solitário do que nunca. Lydia (Denise Fraga) gosta de se arriscar. Josialdo (Sidney Santiago) nasceu para ser mulher. Mônica (Graziella Moretto) é interesseira e quer apenas se dar bem. Todos ouvem o programa noturno de rádio da astróloga Teca (Bruna Lombardi), que lida com os anseios de seus ouvintes e os seus próprios problemas. Aos poucos, o destino enreda a todos numa única teia. Na luta para romper o isolamento e achar o rumo da redenção, eles vão descobrir o poder transformador da solidariedade.

Nenhum comentário: